O Itamaraty e o corte do benefício a produtos brasileiros

Da Folha

Itamaraty reage a corte de benefício pela União Europeia 

Bloco pretende excluir o Brasil dos países que têm isenções tarifárias em seu mercado 

DE BRASÍLIA 

O Itamaraty criticou ontem a decisão da União Europeia de anular, a partir de 2014, o benefício de tarifas reduzidas para certos produtos brasileiros entrarem no bloco.

A UE quer excluir o benefício da redução de tarifas -chamado Sistema Geral de Preferências (SGP)- a países classificados pelo Banco Mundial como de “renda alta” ou “renda média-alta”. A decisão ainda precisa ser referendada pelo bloco.
O BrasO Brasil está na segunda categoria e perderia o benefício. A UE diz que tais países não precisam mais do incentivo para acessar o mercado.

A diplomacia brasileira contestou. “A manutenção de economias altamente competitivas na reforma proposta põe em dúvida a adequação dos critérios.” China e Índia não seriam excluídas.

O Itamaraty diz ainda que “a participação do Brasil no SGP assegura diversidade de fontes de suprimento para a UE” e que sua “eventual exclusão poderá levar a aumento de custos para produtores e consumidores europeus”.

Ao todo, 12% das exportações brasileiras à UE se beneficiam das tarifas reduzidas. Para o governo, a decisão da UE aumentaria a pauta de exportações de bens primários do Brasil ao bloco- os produtos mais atingidos são os de maior valor agregado.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador