O Ministro Cardozo tem paura, peur, angst, miedo, phóbos

Os jornais destacaram a parte mais irrelevante e óbvia do depoimento do Ministro da Justiça José Eduardo Cardozo à CPI da Petrobras: a de que doações legais a campanhas políticas podem ser criminalizadas se forem fruto de propina e o beneficiário tiver ciência disso. Cardozo limitou-se a dizer o óbvio.

No seu depoimento, o que espantou foi a total alienação do chefe da Polícia Federal, ele próprio, em relação às atividades da sua tropa.

Cardozo eximiu-se de qualquer responsabilidade invocando o tal “republicanismo”. Admitiu que vazamentos de depoimentos sigilosos são crimes. Mas admitiu como se fosse um mero observador referindo-se a um episódio distante sobre o qual não teria nenhuma ingerência.

Ora, delegados da PF e procuradores são, no mínimo, cúmplices daquilo que o Ministro admite como crime; no máximo, seriam autores. E o Ministro, chefe maior da PF, admite o crime e informa que foi aberto um inquérito para apurar, mas que ele não está acompanhando.

A falta de comando dividiu a outrora eficiente PF em grupos políticos se digladiando internamente. A corporação cuja meta, em algum momento da década passada, era se tornar tão eficiente quanto o FBI, hoje está envolvida em lutas intestinas, sendo instrumento de disputas políticas externas, das quais o principal alvo é o governo ao qual Cardozo supostamente serve.

Cardozo abandonou-a à sua própria sorte e comprou blindagem contra críticas deixando a tropa solta, indisciplinada. Parece um general, em plena guerra, entregando os pontos e negociando a rendição previamente com os inimigos.

Definitivamente, não é  “republicanismo” interromper o processo de modernização e profissionalização da PF, abandonar totalmente a integração de dados com outras polícias, tirar o corpo totalmente da mediação da questão indígena, não cobrar a PF quanto a um vazamento – a infausta capa da Veja na véspera das eleições – que quase custa a vitória à sua presidente e sequer cobrar do delegado-geral explicações sobre suas declarações de que o MInistro da Justiça só pode ter ingerência administrativa sobre a PF.

O que o Ministro Cardozo tem, é fácil de diagnosticar. Em qualquer idioma, o diagnóstico correto é medo, paura, peur, angst, miedo, phóbos.

Quanto à sua chefe suprema, ainda não se chegou a um diagnóstico sobre o fato de manter no leme da Justiça o piloto do Titanic, mesmo depois de abalroado sucessivamente por todos os icebergs lançados por seus insubordinados.

A frase mais eloquentes de Cardozo é um acinte:  “Temos de parar com aquela mania de proteger os amigos e pedir punição para os inimigos”. Para um partido – o dele – em que as principais lideranças foram punidas com prisão e perda de direitos políticos, e que atualmente é alvo de uma operação que isentou – contra todas as evidências – o presidente do partido contrário, a frase soa irônica.

A frase correta deveria ser: “Temos de ganhar a coragem de pedir punição não só para os amigos como para os adversários que cometam crime”.

Luis Nassif

80 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nassif, você foi bonzinho. O

    Nassif, você foi bonzinho. O que acomete o zé não é o medo, mas a covardia. No mais, concordo com o que você escreveu. Não sei por que a presidente insiste em mantê-lo como ministro. A PF não tem qualquer comando; as facções fazem o que bem entendem.

  2. Nassif, algo não fecha!
    Nassif, acho que a última frase do Ministro esclarece muito.
    É muito estranho este Ministro permanecer no cargo. Aí tem algo não percebido.
    Eu acho que isso só pode vir de cima e a reação de Cunha e Renan, do PMDB, fica explicada.

    Só tem um problema.
    O problema é que deixaram tão solto que tudo será anulado.
    Porque o alvo Dos autores nunca foi o PMDB. Não há interesse ali.

    O PT erra aí. Em não prever o desfecho…Porque vai todo mundo ficar NO MESMO LUGAR ao fim do processo.

    Jogaram fora a governabilidade para apostar num possível e eventual expurgo.
    Bom, okay.

    Mas só será boa estratégia SE houver expurgo mesmo. Se não, será apenas tempo perdido.

    E aí voltamos ao Ministro e seu jeito de…deixar solto. Que leva a anulação e ao PT não conseguir seus objetivos.

    Algo não fecha nesta estratégia! É o Ministro!

  3. É CPI, é armadilha.

    Foram feitas muitas perguntas capciosas, fato corriqueiro em CPI’s, com o intuito de acusá-lo “puxar a sardinha para o PT”. O absurdo foi a tentativa da oposição de tentar cunhar uma tentativa de sabotagem pró-PT nas unvestigação da LJ.

    Também vejo Cardozo acanhado demais e com uma cautela que flerta com o medo, diuturnamente,  mas naquele momento ele precisava ser republicano.

  4. Ministro de araque

    Nassif,

    Se Eduardo Cardozo está ministro até hoje, é porque DRousseff gosta dele, logo, não pode reclamar.

    A PF, conforme afirmou Carlos Costa ( sem nunca ter sido desmentido), ex-diretor do FBI no patropi, foi sustentada pela CIA durante todo o governo FHC.

    Ao contrário do que passou a ocorrer no governo de Lula, a PF até 2002 não tinha $$$ pro café, não investigava ( menos de 30 diligências durante os oito anos tucanos), era um festival de necessidades. Com Márcio Thomaz Bastos, um ministro de fato e não um fantoche, a PF começou a arrumar a casa e passou a ter condições para trabalhar.

    Lembro das instalações no RJ, na região do porto, local que era uma vergonha, negócio de louco, e vejo como ficou depois de reformado – não é preciso pensar, basta olhar.

    É interessante ver o pessoal da PF reclamando, sabotando, é uma indisciplina generalizada, mas duvido que alguém traga exemplo concreto destas atuais atitudes proativas durante o governo FHC, quando estavam a pão e água. Tem uma turma por lá que deseja privilégios de, quase, ministro de Estado, consequência natural de se deixar um grupo sem qualquer tipo de comando.

    O ministro, na verdade, não tem muito tempo disponível para a PF, pois chega no ministério por volta das onze da manhã, sai para o almoço ao meio dia e meia e retorna às três da tarde, quando deve avançar com a sua tese de doutorado. Prá se mexer de verdade, só me lembro de uma ocasião, quando foi a Salvador para negociar o fim da greve de policiais e, assim, garantir o carnaval que estava chegando. Vida difícil, a do ministro de araque.

     

     

  5. Muitas críticas são feitas ao

    Muitas críticas são feitas ao Ministro Cardozo. Ás vezes, até concordo com elas. Mas outras vezes penso nos riscos que envolvem cada decisão que ele ou mesmo o Janot possam tomar. Se parecer que o MJ está tentando blindar o PT, dá mais munição pra oposição.   

    Sobre o Janot, tento imaginar o que poderia acontecer se ele incluisse o Aécio nas investigações. Poderia ser  muito arriscado. Neste momento conturbado, ele poderia convocar os coxinhas pra rua e tentar o golpe, com apoio da Camara, do Cunha, e do Senado, do Renam.

    Acredito que a maior qualidade que o Cardoso precisa neste momento é usar toda sua serenidade. Ainda que isso possa ser visto como um defeito, dependendo do ponto de vista.

     

  6. Uma das pérolas de Cardozo

    Uma das pérolas de Cardozo foi dizer que preferia morrer a ter que ir para a masmorra que é o sistema penitenciário brasileiro – como se ele, na condição de ministro, não tivesse nada a ver com isso. Quando se compara o quadro montado de ministros de Lula ao de Dilma, é comparar os números de Schumacher com o de Barrichelo. 

  7. Nassif, a verdade é uma só: a

    Nassif, a verdade é uma só: a presidenta é uma analfabeta política, assim como milhões que estão nas redes sociais fazendo a campanha falso moralista anticorrupção e pelo impeachment, escudados pela campanha fim de mundo da velha mídia através da qual formam opinião.

    Dilma sempre foi uma leitora ávida de jornais e revistas semanais e por esses meios pautou seu governo no primeiro mandato, quando iniciou uma tal faxina que tinha a veja como fonte jogando às feras partidários e aliados.

    Depois descobriu-se que o bandido Cachoeira era a eminência parda por traz do denuncismo vazio.

    Dilma jamais se pejou a fazer a luta política, o debate da corrupção na sociedade, a não ser quando as conveniências eleitorais se impuseram.

    Debaixo de suas saias as jornadas de Junho de 2013 se formaram silenciosamente, alimentadas pela tão decantada honestidade da presidenta, só dela e de mais ninguém.

    Sempre tratou o congresso eleito pelo povo com total desprezo, ao invés de tê-lo como aliado e jogar a responsabilidade para quem de fato tem. Primeiro para os partidos políticos que deram legenda, segundo para os TREs que registraram as candidaturas e os diplomou e terceiro para o povo que os elegeu.

    Se Dilma fosse mesmo politizada,  jamais teria indicado Cardozo para o MJ, dada suas ligações históricas com  Daniel Dantas. Foi repetidas vezes avisada nas redes sociais pela militância virtual. Cardozo sem se fazer de rogado, indicou para diretor Geral, Leandro Daiello Coimbra, o homem que fez de tudo para impedir que a Satiagraha saisse às ruas.

    Agora a PF de Daiello faz o acerto de contas com o partido que o indicou, o qual Dantas atribui seu infortúnio.

    Cardozo é mantido no MJ porque a presidenta ficou refém do tal republicanismo que a acompanha desde o primeiro mandato e teme fazer o enfrentamento necessário para salvar a economia e os empregos ora ameaçados, além dos sentimentos pessoais que a envolvem com Cardozo, segundo as más línguas e a minha também.

     

    1. Pau mandado

      esquiber,

      O comportamento dos parlamentares do PT e do próprio governo federal na CPI de CCachoeira, acintosamente covarde, pode ter marcado o início desta triste submissão pelo lado da situação.

      Naquela ocasião teria sido possível enquadrar todos da grande mídia, mas o então presidente da Câmara e seus amigos preferiram tentar uma composição, atitude capaz de fazer corar o Beira-Mar.

      Quanto a ECardozo, você tem razão, foi a amizade com DDDillinger que colocou o incapaz pau mandado na cadeira de ministro. 

       

    2. “além dos sentimentos

      “além dos sentimentos pessoais que a envolvem com Cardozo, segundo as más línguas e a minha também.”

      caramba. só assim para tentar entender o porque deste desidioso ser mantino no MJ.

      Vão morrer abraçados.

    3. jogada?

      É suposição…

      Vc vislumbra uma estratégia que faz sentido.

      A própria presidenta já falou que é “jogada política” toda essa coisa.

      É um jogo perigoso, mas o prêmio é deveras valioso.

      Faxina geral?

      Renan já percebeu alguma coisa e joga bem.

      Cunha não, e vai prás cucuias.

      Qto ao Ministro Cardozo, poderia ser a salvaguarda para o Judiciário, talvez até com o Juiz Moro.

      Afinal, a Lava Jato é um trumfo extraordinário e o Janot pode ter entrado no jogo.

      O que há nas delações deve ser nitroglicerina e pega todos e talvez seja oportunidade única.

      A imprensa e alguns setores da oposição talvez já tenha percebido e faz recuo tático.

      Se Dilma reconduzir o Janot, podemos ter certeza que algo muito grande vai acontecer.

      Haveria um acordo tácito?

      Tudo bem que falta combinar com os russos, mas…faz algum sentido.

      Mas é assustador!

    4. Gostaria de não concordar

      Gostaria de não concordar, mas é inexplicável a permanência deste ser como Ministro…. Algumas vezes parece que o governo é realmente catatônico. Irritantemente catônico e irresponsável para com o povo brasileiro – especialmente por todos aqueles que deram à cara a bater nas últimas eleições e elegeram Dilma Roussef.

    5. muito bem dito

      Depois de tantas evidencias contra o zé do dantas , é IMPOSSIVEL imaginar um motivo honesto para mantê-lo como ministro. A falta de atitude da Presidenta com relação ao zé do dantas e a eleição , do meliante cunha , acabaran com as minhas esperanças a respeito dela. Não concordo jamais com o golpe patrocinado pelo pig e pelo cheirador do leblon.

      Estamos sem saída !

    6. Misoginia, prá não dar o nome correto…

      Nassif, não sou fã de Dilma e, para dizer a verdade, espero a queda do governo.

      Ver Cardozo se vangloriar pela demissão de Protógenes Queirós é revoltante, embora sempre seja bom lembrar que quem desprestigiou esse delegado e seu chefe, Paulo Lacerda, foi o Lula.

      Mas dizer que a presidente é refém “dos sentimentos pessoais que a envolvem com Cardozo” não é calúnia e difamação ?

  8. Silencio absoluto

    Prometi a mim mesmo que não abrirei a boca e nem escreverei nada em defesa do governo federal enquanto este senhor for Ministro da Justiça…é demais, é de tirar do sério

  9. Cardozo e seus medos

    Medo faz parte da natureza humana. O diabo é deixar-se levar por ele e chegar à covardia.

    A inação do assim chamado ministro da justiça chega à prevaricação. Deixar de tomar medidas inerentes a sua posição configuram o fato.

    Já a nomeação do chefe da PF, o completo afastamento dos acontecimentos internos da instituição, os seguidos desvios de seus quadros, tendo como última pérola, a negação da autoridade do ministro sobre a instituição.

    Cardozo sempre foi um infiltrado no PT pela sua incapacidade de agir segundo o programa do partido. De outros lado, o próprio PT está assustado e acovardado diante do quadro político. Acovardado pelo apego às benesses do poder. Acovardado por uma direção conservadora e leniente com a falta de ação de seus parlamentares, pretendo que a militância faça todo o trabalho, desmobilizada que está diante do caldo geral que parece ter virado a política. Os que dele não fazem parte estão calados e portanto concordes com tal avaliação que o povo faz e os institutos de pesquisa colhem.

    Tudo flui no vácuo da atuação política de Dilma.

     

     

  10.  
    A verdade é uma só. O

     

    A verdade é uma só. O Ministro José Eduardo Cardoso é o mais Republicano dos Ministros da Dilma. Ele com certeza sabe que barrar a operação Mãos Limpas Brasileira, criará um retrocesso de 50 anos no Brasil.

     

    1. Quanto Mais se Reza…

      A verdade é uma só, mas é outra, tu apenas não é Jesus Cristinho e sim, Jesus Cristão, como ainda foi o grande mentor político da falecida velhinha de Taubaté.  

  11. Vou baixar o nível: aqui nos

    Vou baixar o nível: aqui nos sertões do Ceará os termos para definir “autoridades” como o Sr. Ministro da Justiça são: azuado, frouxo, amarelão, “cabra” mole, “banana”, bocó, leso; e outros não publicáveis. 

    Honestamente, gostaria muito de “ver” alguma virtude nesse “homem público” enquanto no exercício de um cargo executivo no qual se exige muito mais que retórica – por mais rebuscada que seja. O maior erro dos governos Dilma e a manutenção desse ex-parlamentar que nesse ofício foi, se não brilhante, pelo menos deu para o gasto.

    Um pequeno detalhe: a comparação entre o FBI e a nossa Polícia Federal deve ser feita com muitas ressalvas. O Buerau vai além do simples papel de polícia, como é o caso do DPF. Transcrevo do sítio do FBI(seção de perguntas e respostas):

     

    É o FBI um tipo de força policial nacional?

     

    Não. O FBI é uma organização nacional de segurança que trabalha em estreita colaboração com diversos parceiros em todo o país e em todo o mundo para enfrentar as ameaças de segurança mais graves enfrentados nesta nação. Somos uma das muitas agências federais com responsabilidades de aplicação da lei.

    A propósito, o “sítio” da nossa PF é bem “pobrezinho” (em termos de riqueza de informações) em comparação com o FBI.

     

  12. Não vi nada disso

    Vi o pronunciamento do ministro e achei que tudo está normal..Ele está a par de tudo e tudo está sendo levantado. Se se comprovar os casos de escuta clandestina e vazamento as penas serão duras para os faltosos a quem ele disse que neste caso seão considerados e tratados como criminosos. Em um ambiente artificial e bandido como este do pig e seus poderosos associados, todo cuidado é pouco. O nassif sabe bulufas de política. Devia desistir.

    É isso. O nassif continua perdido. Nassif, o buraco é mais embaixo e você está perdido vendo falhas no governo. Está quase pig. Tipo fofoca destruidora..

    Agora… um comentarista econonômico (economistas????) que não comenta a proposta de recolher algo como 50 bi, sei lá, de dinheiro irregular no exterior e o que este dinheirinho faria….

  13. Não é questão de medo, é
    Não é questão de medo, é questão de INÉPCIA.

    O PT não sabe governar, não entende o que é ser e estar no poder, desconhece seus instrumentos, técnicas e métodos.

    É um amontoado de caciques sem cabedal prático ou teórico.

    Vocês ufanistas jamais aceitarão que a falha não é do “ajudante de ordens”, mas de quem comanda, reúne a equipe ministerial, elabora o projeto de governo, traça o plano estratégico fazendo, na arte da política, o melhor uso do CAPITAL POLITICO.

    Ele – segundo o ponto de vista da eficiência – já devia estar no comando de um escritório qualquer de advocacia do interior paulista a muito tempo.

    E por que não está? Repito: porque o PT é um amontoado de caciques incompetentes a começar pelo seu líder máximo, um general deslumbrado de quinta categoria.

    Falha da ” decantada intuição ” do Sr. Lula?

    Por isso, digo de novo, não tem NADA A VER com intuição, mas com a habilidade de ação, destreza, aptidão.

    1. Jumento Manso
      habilidade de

      Jumento Manso

      habilidade de ação, destreza, aptidão são complementos de intuição, e nao o oposto. E não se aprende na escola em que você juntou seu fenomenal jumental, perdão, cabedal.

      1. O que é?
        Diga-me uma coisa, então:

        Acabou a intuição, acabou a força da competência?

        Qual das duas preside com mais força as ações do governante?

        Porque se é assim tão forte a intuição, ótimo para ministros claramente incapazes de cumprir a função que cabe a eles, não é verdade?

        A Dilma e o Lula se escoram na intuição e assim justificam a permanência daqueles.

        Quando sabe-se lá quando a “intuição” voltar, aí avaliam as ações do Cardozo, neste caso em especial.

        Enquanto isso, esperamos, rezamos, renovamos as esperanças no retorno da “intuição” sofrendo os efeitos de um ministro inábil, incapaz.

        Volta, intuição, precisamos muito de você!

  14. Nassif, permita-me pequena

    Nassif, permita-me pequena correção.

    Em vez de ” “Temos de ganhar a coragem de pedir punição não só para os amigos como para os adversários que cometam crime”.

    TENHO de ganhar coragem de pedir punição não só para os amigos como para os adversários que cometam crime.

    TENHO, e não, temos.

    Obrigado.

     

  15. Bom Ministro deste Governo

    A crise atual deve-se a equívocos políticos anteriores, que permitiram que o PT entrasse no mesmo jogo de Caixa 2 que tradicionalmente impera no Brasil há séculos. Dilma herdou telhado de vidro e rabos presos vindos de gestões anteriores. Lembrando que foi ela quem demitiu Diretor da Petrobrás, quase dois anos antes de estourar a lava jato. 

    Dilma deve agora apenas governar, seriamente, como sempre o fez. O debate atual é de malfeitos antigos, não dela nem do Governo, mas sim dos equívocos de governos anteriores, tucanos e petistas, que hoje se digladiam na justiça. O PT e o PSDB erraram muito anos atrás, e hoje lutam com base nesses equívocos utilizando para isso uma arena que não lhes pertence mais: o atual Governo.

  16. Ministro Cardozo

    Gostaria de imaginar o “CID GOMES” nesta pasta. Eloquente, eficaz… Chamaria ministros, juizes, polícos etc de achacadores e daria publicidade estrondosa aos seus atos. Não seria um estorvo aos objetivos deste Governo? Quem na sua opinião cumpriria melhor o seu papel?

    Não concordo que ele tenha medo, talvez um pouco mais de eficiência!

  17. tem um ditado antigo que diz:

    tem um ditado antigo que diz: quando um chefe não manda, ele impede.

    mas, na prática quando um superior não impede as ações erradas de um subordinado, está de fato autorizando.

    ele não autoriza, mas não impede, ou seja, no fundo está fazendo, sem mandar fazer, para depois não ser responsabilizado, tirar o seu da reta quando e se der problemas jogar a culpa no subordinado.

    ou seja, não se iludam:  é o Cardozo quem está autorizando as ações, por ação, ou inação. De forma direta, ou acobertada, simulando descontrole das tropas

     

     

    1. Um vaso de samambaias….

      Sobre o Zé, não há mais o que acrescentar, logo eu me arrisco a dizer que esse suposto delegado chefe, com a sua cara de parvo e suas declarações de efeito, irresponsáveis e inadequadas no tempo e no espaço, também não passa de um Zé 2, fazendo de conta que é o que não é. Porque até é evidente que a falta de um Ministro, exercendo a função de chefe da PF, concorreria de forma significativa para formar essa esculhambação que se tornou a corporação, mas não seria suficiente. Portanto, tampouco existe delegado chefe. Estão ambos, o Zé 1 e o Zé 2 fazendo cara de paisagem para preservar as aparências, vendo o Titanic adernar, sem ter a menor condição de, sequer, organizar um plano de contingencias para salvar os passageiros e tripulantes. Duas samambaias impotentes diante do avanço das ratazanas. Por isso ocorre essa situação absurda. Porque a PF tornou-se um bando, e não uma corporação, como já foi há alguns anos.

  18. Irritação

    Nem sei o que mais decepciona. O completo alheamento do ministro sobre processos que lhe dizem respeito, sua insuportavel tibieza; a inaceitável complacência com os desmandos sistemáticos e espalhafatosos de subordinados ou a insistência em tergiversar, tentando encobrir sua inação sob o manto de um suposto “republicanismo”. A Presidenta, que o conhecia, nomeou e mantém parece que se preocupa, exclusivamente, com sua própria imagem de honestidade, como se fosse uma “ilha” e não tivesse responsabilidade com o governo, aparelhado, em áreas importantes, pelos que lhe fazem oposição..

     

  19. Explicações

    Nassif, o ministro não deve pedir explicações ao delegado.  Deve demití-lo na surdina, e deixar que o interessado saiba de sua demissão pelo Diário Oficial. Apenas para lembrar um caso semelhante: o Paulo Brossard, então ministro da Justiça, deu posse, pela manhã – numa cerimônia que contou com a presença da esposa de Sarney – a um presidente da EBN indicado pelo Planalto. O novo titular, AFN, falou à imprensa, logo em seguida.  Brossard não gostou das declarações e demitiu AFN no mesmo dia da posse. NO MESMO DIA.

  20. Sabe que o delegado chefe da

    Sabe que o delegado chefe da PF praticamente afirmar que o Cardoso não “apita” nada por lá, além de um gesto de insubordinação, foi uma real constatação?

  21. Fiquei intrigada sobre quais

    Fiquei intrigada sobre quais seriam os sentimentos pessoais da Dilma em relação ao Cardoso. Poderia explicar melhor?

     

    1. Dilma e Cardoso?

      Obrigada pelo esclarecimento, mas não vi na entrevista alguma coisa que me levasse a pensar que os dois são namorados ou algo assim. Na história do tratamento de cancer, percebi que ela por já ter passado por isso pessoalmente e com o Lula,ficou apreensiva e marcou a consulta, o que foi bom pois o ministro realmente precisava de cuidados. Também observei que o  ministro é solteiro e a presidente também…então não vejo problemas nisso, afinal ela está bonita, feminina e merece ter um relacionamento com alguém. Mulher no comando é sempre muito difícil. Talvez por isso ela tenha falado outro dia que é uma mulher cercada por homens muito bonitos. Essa Glamurama não é um site de fofocas de artista? Então está explicado, fofoca da oposição ou seria dos amigos Nassif? Se o Cardoso está ministro é porque a presidente acha que é o certo. Vou dar a ela o benefício da dúvida e ver no que vai dar. 

  22. É por isso que desisti

    É por isso que desisti (quase) de defender o governo Dilma. Enquanto ela não explicar o que significa o Cardoso no ministério da justiça, eu fico que nem ele, “republicano”, ou melhor, “golpe? É mesmo? Deixa pra lá”.

    PS: Duas manchetes interessantes para o pig: “Doação legal pode ser crime (o que justifica o impeachment)”. “Vamos parar de querer defender os amigos, ou seja, porque Dirceu e Genoino não estão em prisão perpétua? 

     

  23. A cara do governo

    Cardozo é o melhor símbolo desse governo, é a encarnação patética da inoperância deste, do apoliticismo e — o nome mais adequado em bom português — do cagaço de Dilma & Cia, que por cagaço terceirizou a política monetária, a política econômica e a política política, que, entregue a Temer, se vê reduzida a mero e rasteiro conchavismo.

  24. O jogo do faz de conta

    Faz de conta que no Ministério da Justiça há um ministro; e faz de conta que Dilma governa. E faz de conta que fica até 2018. 

  25. A Presidente é a responsável

     

    Não adianta cobrar de Cardozo, a chefe dele sabe do que ocorre e não o demite, logo, concorda com ele.

    Como ela não era do PT, não está se importando com o que venha acontecer ao partido. Depois ela retorna para o PDT.

  26. ZÉ CARDOSO, O TONTO.

    O delegado Mário Fanton fez um relatório detalhado sobre as escutas na cela do doleiro-bidelator Alberto Youssef, onde afirmou que a sindicância para apurar as responsabilidades é cheia de furos e inverdades, pedindo, inclusive, acompanhamento do MPF em uma nova apuração dos fatos. 

    Nesse mesmo relatório, o delegado Fanton afirmou que sofreu pressão do Dr. Igor – Procurador da República que acompanha as investigações da Lava Jato – para não inserir no relatório tudo que apurou, aliviando a barra dos responsáveis pela implantação da escuta.

    Mas o Zé Cardoso não sabe nada disso e afirma que o caso está sendo apurado pela corregedoria do PF. Este ministro é um tonto ou um cínico, ou os dois juntos, ou tem rabo preso com os delegados da Lava Jato.

    Acorda, Dilma. Muito de sua impopularidade e de encorajamento de seu impeachment vêm das matérias vazadas seletivamente para a imprensa, mas que o Zé Cardoso não toma as medidas cabíveis para apuração e punição dos responsáveis.

  27. Enquanto o @JusticaGovBR

    Enquanto o dorme tranquilo, Delegados da PF transformam o Brasil numa masmorra em que petistas são torturados e tucanos riem.

     

    Eduardo Cardoso é um caso sério. Ele entrou no  como jurista e sairá de lá como banana pós-graduado em Salamanca. 

  28. Ministro, por que precisamos do senhor ?

      Já que a inutilidade seria própria do cargo e não de vossa excelência largue esse osso insosso, vá cuidar do seus valiosos estudos em Salamanca, assim poupamos um salário de um ministro que segundo o próprio não serve pra nada.

  29. Coisa mais engraçada foi ver
    Coisa mais engraçada foi ver um deputado que foi da PF, não lembro o nome e o partido, que então pegou uma prova do grampo ilegal denunciado e questionou o Ministro. Falou o mesmo, que não podia demitir ou afastar os arapongas da PF porque a corregedoria iria dizer se é ilegal ou não. Inocente esse Zé que acha que a corregedoria vai ser rápida na investigação dos fatos , e pior que vai condenar os delegados arapongas da PF da Lava Jato.
    Na tréplica o deputado, olhava pra Cardozo e com um sorriso estupefato na cara por saber que Cardozo é um frouxo, enrolão incompetente e prevaricador, que só fala muito,. Ao fim disse que entregaria ao Ministro a prova do grampo que disse já ter conhecimento e enviado a corregedoria. Ou seja o Zé MJ não cumpre sua função, delega a outros.

  30. Tivesse o Zé punido e
    Tivesse o Zé punido e afastado os ilegais grampeadores em 2014, hoje a lava jato não teria se tornado essa palhaçada seletiva golpistas que está causando estragos a economia e desemprego.

  31. O pior nessa história toda é

    O pior nessa história toda é achar que temos um ministro da justiça e não ver nenhuma atitude da Presidenta, para resolver esse impasse. Parece que estamos navegando em mar de rosas…

  32. existe um jogo pesado sendo jogado

    e mal conseguimos entender as principais peças e seus movimentos no tabuleiro…

    nao podemos esquecer que basta Dilma estalar os dedos que o Zé Cardoso, enquadra a PF (afinal tem tanta ilegalidade que daria uns trocentos processos administrativos, senão demissão e prisão de alguns agentes e delegados);

    não esquecer que houve uma tramoia desde antes das eleições (o jogo mesmo começou ali, bem antes);

    não esquecer que houve a morte do Eduardo Campos, até hoje mal explicada;

    não esquecer que houve uma confluencia de forças para alavancar o nome de Marina;

    não esquecer que até o Aecim ficou de lado pra deixar a Marina passar (se ele queria tanto ser presidente, porque não puxou a toalha dela alí? porque será qoe o Aecim aceitou ali perder pra Marina? );

    não esquecer que o banco Itau, botou as asinhas de fora, que na copa mandou Dilma tomar no ITAUUUU, apoio abertamente a Marina, mas queria a chave do cofre ;

    ufa….. tem muita coisa pra ser levada em conta.

    confesso que não consigo visualizar todo o jogo, mas desde xadrez já sei o seguinte:

    o juiz Moro é só um peão

    as peças maiores estão disfarçadas ou na penumbra, o bispo, a torre, a raiha, estão deslizando nas sombras o que torna difícil identificá-las com exatidão;

    FHC é uma destas peças maiores.

    diria que o Serra é outra peça no jogo, pois é de sua natureza, e ele é um bom jogador.

    a Dilma e o Lula estão no jogo, como peças maiores, só não sei se jogando juntos ou separados.

    o PIG é ao mesmo tempo peão e chefe dos peões

    Aécio é mais um peão no jogo. Tá muito na frente no campo de batalha, pra pensar em estrategemas maiores.

    e em especial, não faço ideia de quem são os jogadores deste jogo de xadrez, mas suspeito que seja USA versus BRICS.

     

     

     

     

     

     

     

     

  33. *

    O Min. EduCardoso precisa se lembrar do seguinte: os inimigos de antes, foram os inimigos de sempre  que lutaram históricamente, contra o colonialismo, a escravidão, as oligarquias sempre lotadas no Estado, as ditaduras. Foram sempre perseguidos, torturados, massacradoos, mortos e desaparecidos. Eles hoje são os amigos que o senhor quer que  se continue com esse tratamento, com seu republicanismo vazio que se comporta apenas na palavra dita, sem conteúdo.

    Os amigos de antes, os amigos que sempre ocuparam o olho do furacão do poder, que atualmente não estão presentes apenas no Executivo Federal, portanto os inimigos atuais, que atravessaram todo esse tempo impunes até hoje, os sr. quer manter a tradição, tratando-os como acima de qualquer suspeita.

    Para que ou para quem o sr. serve?

  34. BANANA OU TRAIDOR!

    Imparcialidade é bom, e todos gostam, mas permitir que inimigos políticos sejam beneficiados, enquanto aliados são prejudicados, desculpe, mas ou é burrice, ou traição. Os dois casos não condizem com um minsitro da justiça…

  35. O pior ministro da justiça da

    O pior ministro da justiça da história republicana. É preciso muito esforço para conseguir alcançar esse grau de perfeição. Palmas para ele.

  36. Ministro da Justiça

    Se a gente olhar bem lá atrás o grande erro foi do Lula ao jogar as feras Paulo Lacerda ,para ficar bem com Gilmar Mendes.Agora a atuação do Cardozo,parece marido traído,é o último a saber,e quando fica sabendo,não faz nada.E o que é pior tudo é feito a revelia dele.

    1. A qualidade de uma SÉRIE de
      A qualidade de uma SÉRIE de decisões do Lula é uma coisa assim temerária.

      O cara vacilar uma vez, beleza, duas vezes, opa, mas foram várias!

  37. Sobre um cidadão deveras poderoso
    Um Ministro de da Justiça não é função a ser desempenhada por quem possui a estatura de um caipira mediocre do interior paulista.

    Mas por cidadão dotado de talentos e habilidades que permitam a ele na condução da atividade transformar o muito grave contexto do aparato jurídico-formal do Estado brasileiro.

    É uma pessoa escolhida a dedo durante meses pelo Estado Maior (que a precariedade das circunstâncias do gabinete presidencial não oferece) numa proposta de transformação institucional: paulatina, porém tenaz.

    Para que se faça breve idéia, a pessoa nesta função está acima de, simplesmente, duzentos milhões de habitantes.

    Dito de outra forma, a força política que o posto concentra o posiciona como uma das cem pessoas mais poderosas do país, no mínimo.

    Olhem ao redor e apontem o dedo sobre qualquer ponto. O sistema carcerário em frangalhos? Assunto do Ministro da Justiça. Assassinato em massa dos excluídos ou semi-excluidos? Assunto dele. O carreirismo egoísta das funções jurídicas de importância vital para a dinâmica social? Ele de novo.

    Convém ressaltar: isso não é um problema dele, é um problema de líderes políticos provincianos que de modo TRAGICO não compreendem a profunda gravidade de certos assuntos de Estado.

    E o pior, vocês também não entendem. No final das contas, o nível médio de compreensão dos brasileiros sobre a importância de algumas instituições altamente relevantes é baixo.

    No final das contas, como diria um grande mestre, “pedalamos em falso” sem sair do lugar enquanto problemas sociais intrincadissimos tornam-se parte da paisagem.

      1. Apenas associando o termo de
        Apenas associando o termo de modo pejorativo com a falta de visão de um provinciano incapaz de entender o conjunto do sistema.

        JK foi o Presidente mais capaz que o país teve.

        Nasceu e foi criado em Diamantina. Os limites locais não impediram sua visão.

        FHC foi um urbanoide pior que qualquer provinciano.

  38. Não vi nada disso

    Vi o depoimento e não vi nada disso. ele disse que acompanha todos os casos e que depois de apurado por quem deve apurar tomará as providências. Se confirmado qualquer vazamento ou a gravação ambos são crimes graves, mas que não pode se manisfestar antes do processo e antes da defesa dos acusados. E que é duro e que já demitiu, sei lá, 60 agentes da pf. 

    É republicano. Realmente, mas nada errado.

    1. Concordo

      Concordo. Acho que Nassif pegou pesado (novamente) no ministro Cardozo. Nem ele e nem a sua conduta na pasta mereciam esse título irônico e ofensivo. Os colunistas tinham que pegar peso nos gastos excessivos  e na lerdeza crônica do Judiciário, que é um poder aparte ao Ministro da Justiça . Uma conduta que ofende o Brasil, seu povo.

    2. Senta na cadeira desse

      Senta na cadeira desse Ministro 5 minutos e depois me conta. A barra está super pesada naquela área. Não adianta o pega e arrebenta! Têm que esperar as provas com paciência.  Estas é que vão dizer a verdade.

  39. Zé eduardo sairá do PT assim

    Zé eduardo sairá do PT assim que deixar o ministério. Na minha opinião, deveria ser expulso do PT, mas vai sair e cair no colo do PIG, vide Marta Suplicy.

  40. Na Mosca.

    Um medroso, um covarde que viu todos os seus companheiros de partido sendo liquidados politicamente e finge que nada houve. O pior é gente desse PT querer salvar a pele desse incompetente!

    Demissão já!

  41. suposto Ministro da Justiça

    Inútil tecer longos comentários acerca do suposto Ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso. A única coisa que espero desse inepto é a carta de demissão.

  42. A covardia do ministro

    Com a direita, o PT só aprendeu a sem vergonhice, mas a inapetência pelo poder, isto é próprio deste partido que nos enganou.

    Deveria ter aprendido com ACM já um dia José Dirceu foi a Bahia para salvá-lo por causa da grampolândia.

    Também na Bahia, perdeu a chance de aprender alguma coisa com Geddel que Dilma e Lula paparicaram tanto que sequer ficaram vermelho quando trairam Walter Pinheiro. Estão pagando pelos próprios pecados mortais.

  43. Duas, uma! Ou Dilma tem rabo

    Duas, uma! Ou Dilma tem rabo preso a Cardozo ou é paixão doentia. Colocar o poder em risco por um ministro incompetente. Cada um faça sua análise.

    1. Não vejo explicação lógica

      Não vejo explicação lógica para sua permanência delw no cargo, Lula durante seus 8 anos teve vários ministros da justiça.

  44. https://www.fbi.gov/about-us/

    https://www.fbi.gov/about-us/executives

    O FBI americano, modelo para muitas policias nacionais, tem um Diretor Geral indicado pelo Presidente dos EUA,

    o atual era diretor juridico da Lockeed Martin, fabricante de aviões e é prourador aposentado.

    Policias, em democracias, são força com armas e portanto devem obediencia hierarquica ao poder eleito, sempre.

    Não há policias INDEPENDENTES em democracias, são todas braços do Governo  que responde politicamente por elas.

  45. Ministro da justiça

    Pode parecer incrível mas os ultimos Ministros da Justiça de peso foram, para o bem oupara mal, os da ditadura.

  46. Nassif o que você acha da

    Nassif o que você acha da meritocracia neste caso? Dilma deve proteger todo companheiro como se estivesse em uma célula de resistência ou botar pessoas que resolvam e trocá-las quando não resolvem, porque parece que é isso que ela faz com o núcleo duro, ela trata como célula de resistência… 

  47. Ele tem medo do moro pegar

    Ele tem medo do moro pegar ele em alguma delação premiada. Não foi ele mesmo quem disse que preferia morrer a ser preso. Então é isso, não é medo, é pavor mesmo.

  48. a divisão do bolo

    A impossibilidade de Dilma avançar nas questões da justiça e do mercado financeiro, sugere que agentes externos delimitam os campos e ditam as regras. Não creio que Dilma seja politicamente ingênua a ponto de manter um pau mandado , como José Eduardo Cardozo, em cargo chave da republica. Lembremos que a soberania brasileira foi negociada no primeiro mandato de fhc.

  49. Esse Ministro, que se diz

    Esse Ministro, que se diz republicano, claro que é parte das ações para enfraquecer o Governo e derrubar Dilma. Onde já se viu: é responsável pela Polícia Federal, não interfere nas ações da corporação (nas ações policiais em si, está certo), mas tendo em conta as implicações políticas dessas ações, seu subordinado o Comandaante  da Políicia Federal não lhe dá satisfações sobre o que planeja fazer? Não diz o que procura atingir, onde pretende atuar, qual o objetivo da ação? Como burrice tem limite, não dá para acreditar nesse Ministro. Quer dizer que seu republicanismo não o deixa, na condição de responsável junto à Presidenta da República pela Polícia Feral de exercer um controle na atuação da corporação, não ação policial? Faça-me o favor, é querer fazer os demais de idiotas! Orgão policial é que nem enceradeira: tem que ter alguém comandando, segurando o cabo (e não pode ser a própria corporação) se não vai bater em tudo que é móvel, vai quebrar a cristaleira.  

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador