O mito da invasão bolivariana

Converso com um advogado, de um grande escritório, liberal e de cabeça aberta. E me surpreendo com seus receios: o de que a vitória de Dilma Rousseff possa ser o início de uma república bolivariana no país.

Por e-mail, um ex-executivo de banco me escreve manifestando o mesmo receio.

São pessoas supostamente bem informadas pelos meios convencionais de informação: os velhos jornais e revistas do eixo Rio-São Paulo.

Esclareço que os problemas do PT são os mesmos dos partidos convencionais: acomodamento trazido pelo poder, apego aos cargos públicos, burocratização, fechamento às manifestações da opinião pública.

Nada que o PSDB e mais partidos também não pratiquem em estados onde são poder.

***

Digo a ambos que o papel dos partidos é o de civilizar a disputa política, abrigando os diversos segmentos sociais dentro do esquadro partidário. Onde não acontece esse trabalho, a disputa política torna-se selvagem. Hoje em dia, a maioria dos movimentos sociais ganhou uma institucionalização, porque representados na esfera partidária. E o PT teve papel relevante nessa ação civilizatória.

Seu defeito de hoje foi ter fechado as portas aos novos movimentos e burocratizado sua estrutura. Mas esses movimentos buscaram o Rede, de Marina – infelizmente servindo de escada para as ambições menores de Marina, que abriu mão de criar um partido pelo canto de sereia de um cargo em um futuro governo Aécio.

Do lado do governo Dilma, houve o mesmo fenômeno do PT, do abandono dos conselhos de participação e outras formas de interação com a sociedade civil – incluindo os conselhos empresariais, que se manifestavam no Conselhão (o Conselho de Desenvolvimento Social) e nos conselhos reunidos em torno da ABDI (Agência Brasileira para o Desenvolvimento Industrial).

***

Então o que assusta meus interlocutores? O advogado explica que foi a reação de Dilma às ofensas do Itaquerão, quando generalizou e atribuiu as grosserias à elite branca. E também as manifestações populares, durante sua campanha.

Seria o mesmo que considerar que a adesão a Aécio do submundo dos preconceitos e da intolerância transformaria sua vitória em uma Noite de São Bartolomeu,

Na verdade, já era hora de ambos os partidos se desvencilharem desse radicalismo que só se manifesta na retórica dos palanques.

***

Por trás desses medos recíprocos, há um enorme déficit informacional, devido ao proselitismo cada vez maior do jornalismo atual e à incompetência cada vez maior dos partidos. A insistência em se falar de venezuelização do país mostra que o único ponto de convergência com a Venezuela é o nível de ambas as mídias.

Os tropeços da política econômica de Dilma não podem ser comparados ao populismo desbragado do chavismo. A busca de relações comerciais com a América do Sul, ou com os BRICs, se prende a uma estratégia geopolítica – que pode e deve ser criticada enquanto estratégia, não como uma tendência bolivariana.

O país cheio de comunistas escondidos no telhado das casas, prontos a atacar de noite, articulados pelo Foro São Paulo é uma criação midiática, pirações da sociedade do espetáculo, roteiros novelizados, assim como foi o fantasma da guerra fria que gerou o macartismo nos anos 50 nos Estados Unidos ou a Guerra dos Mundos, de Orson Wells.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

177 comentários

  1. Deve-se caracterizar melhor o

    Deve-se caracterizar melhor o fenômeno. A mitificação do Foro de São Paulo não é uma criação midiática por si só. Olavo de Carvalho e um bando de lunáticos se referem ao Foro como uma “organização maléfica” há mais de dez anos. Há um fenômeno midiático e não é a criação do “Foro”. É o espaço dado por veículos de expressão a um bando de paranóicos, cuja única tarefa na vida é buscar teorias conspiratórias que mostrem as estratégias do PT para implantar uma ditadura comunista.

    Olhem só como a Veja trata o Foro de São Paulo em dois momentos:

    Em 2008, a revista trata a reunião como um grupo de velhos esquerdistas fazendo debates sem expressão. É reportagem tendenciosa, mas o repórter se deslocou até o evento, ouviu as pessoas e escreveu um texto que tem início, meio e fim – http://veja.abril.com.br/040608/p_136.shtml : (…) O naipe dos principais oradores em Montevidéu – o nicaragüense Daniel Ortega e o petista Marco Aurélio Garcia, assessor do presidente Lula – ressalta a irrelevância política dos debates que aconteceram em Montevidéu. É bom que o que foi dito lá não tenha maior repercussão. (…)

    Em 2014, a revista simplesmente trata o Foro como “O maior inimigo do Brasil”, com uma colagem de referências. Não há reportagem, apenas texto panfletário – http://veja.abril.com.br/blog/felipe-moura-brasil/2014/03/24/conheca-o-foro-de-sao-paulo-o-maior-inimigo-do-brasil/ – O maior inimigo do Brasil e do continente nas últimas décadas precisa ser identificado pelos homens de bem deste país(…)

    Em seis anos, claramente a revista mudou. Pode ser que tenha reduzido o número de assinantes e esteja apenas se tornando uma revista de nicho neocon. Pode ser que colocar teóricos da conspiração para escrever seja mais barato que jornalistas, mas, acima de tudo, é lamentável ver a evidente decadência do veículo e como existem pessoas que o levem a sério.

     

     

  2. Primeiro… Admites, então,

    Primeiro… Admites, então, que os bolivarianos são populistas desbragados e estão implantando mesmo o comunismo na Venezuela, Bolívia e Equador.

     

    Segundo… Não, o país não está com comunistas espalhados nos telhados. Assim como não está com nazistas espalhados nas ruas de São Paulo, mas, se não forem controlados…

     

    Terceiro… Plebiscitos… Após acabarem com o que resta do Judiciário, o próximo passo é acabar com o Legislativo. Imaginem um plebiscito com a Dilma dizendo que se não votar na Lei de Médios que ela submeter estará votando o fim do Bolsa Família?

    • Agora participação popular é ruim?

      Agora participação popular é ruim, plebiscito agora é ruim? então, posso deduzir que sua opinião não serve para nada! Pois, minha opinão deve prevalecer e não a sua. 

      Mas , o que deve prevalcer é a opinião da maioria, nem a minha ou a sua, mas a da maioria, caso a sua ou a minha opinião esteja dentro da maioria prevalecerá, isso se chama democracia. 

      • A questão é que um plebiscito

        A questão é que um plebiscito pode ser usado pelo governo como forma para legitimar algo que não necessariamente é o melhor para o país, valendo-se de campanhas que induzam a população menos esclarecida a votar no que o governo quer.

        É um mecanismo rotineiramente usado por governos populistas para atingir seus objetivos, e é óbvio pelas condutas do PT, que o objetivo com uma reforma política não é favorecer o país, e sim perpetuar-se no poder, “fazendo o diabo”, como o próprio Lula diz.

        Veja como exemplo quando a população foi questionada quanto ao desarmamento. Que objetivo você acha que o governo tinha ao desarmar a população?

          • Ingenuidade

            Você realmente acredita que o objetivo era esse? Uma população desarmada não faz revolução… A história recente do Brasil mostra que a divisão dos atuais grupos políticos começou quando uns optaram pela luta “armada” e outros não…. ali eles começaram a divergir….. nada a ver com este “poliano” argumento de reduzir os crimes por arma de fogo 

          • Acho bom reduzir os crimes

            Acho bom reduzir os crimes cometidos com armas de fogo.

            Mas a maioria deles não são praticados por quem está de posse delas legalmente e a quem seria imposta a entrega das mesmas. Ou você acha que os bandidos entregariam suas armas quando fossem declaradas ilegais?

            Não penso que a intenção do governo fosse essa.

    • O povo precisa conhecer a Constituição brasileira!

      Zanchetta, não sei se vc é um reacionário honesto. Supondo que sim e que não estou perdendo meu tempo, respondo:

      1. O texto não admite nada. Não coloque palavras na boca dos outros. Não há uma revolução comunista em curso nesses países. Outra coisa: o comunismo, mas principalmente, o bolivarianismo, não são coisas necessariamente ruins. São experiências datadas, que não deram certo e não cabem mais no nosso tempo, mas das quais podemos extrair aprendizados importantes. Estude-os.

      2. Não há comunistas nos telhados. O discurso dos nossos radicais tem a influência de uma declaração de Caetano Veloso. Já os seus nazistas espancam cadeirantes na rua e ameaçam nordestinos nas redes.

      3. Plebiscitos, referendos, conselhos e consultas populares sim e sempre. Repito: SIM e SEMPRE, por que a democracia direta é cláusula pétrea da Constituição brasileira, segundo o artigo 1º: “Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou DIRETAMENTE nos termos desta Constituição”.

      • Ele é só um troll

        Sem compromisso com nada, é o “fanfarrão empurrador de galera”, como diria o finado Fausto Fanti, ele só quer tumultuar ambientes já complicados.

  3. Eu tenho uma teoria: jogaram

    Eu tenho uma teoria: jogaram LSD no volume morto e o pessoal está doidão! Só isso justifica a tal “cubanização” ou “bolivarianismo” ou “venezuelização” do país dita por pessoas supostamente bem informadas.

    • “supostamente bem

      “supostamente bem informadas”, conheço vários assim que são pessoas inteligentes e em boa posição sócio-econômica, mas que infelizmente assinam veja, estadão, assistem globonews e ouvem cbn… Foi onde tomei um enorme susto ao perceber que amigos meus de longa data simplesmente haviam sido doutrinados, sofrido verdadeira lavagem cerebral pela mídia a serviço da direita. Impressionante, eles repetem este mesmo amontoado de termos -“bolivarianismo, cubanização, venezueliação, foro de sp”- como os personagens do Admirável mundo novo repetiam palavras devido ao seu condicionamento.

  4. O joio e o trigo

    Há um mito, amplamente difundido entre as classes mais altas, que executivos, empresários e profissionais de destaque em suas áreas não precisam estudar.

    Por falta de tempo – outro mito – informam-se sobre política lendo a mídia tradicional e assistindo ao Jornal das 10h, na Globo, que é feito para esse público.

    Se isso funcionou no passado, hoje é comportamento de risco. Esse comodismo, que classifico como “incapacidade para ler o mundo contemporâneo”, explica a quantidade de asneiras que pessoas cultas, mas honestas, como João Ubaldo (já falecido) e Ferreira Gullar, despejam. Que dirá de executivos, igualmente bem intencionados, que desistiram de estudar?

    Esses leitores, acostumados com a dieta de gordura trans da velha mídia, perderam a capacidade de separar o joio do trigo. Consomem lixo e nem percebem.
     

    • “Por falta de tempo – outro
      “Por falta de tempo – outro mito – informam-se sobre política lendo a mídia tradicional e assistindo ao Jornal das 10h, na Globo, que é feito para esse público.”

      Em São Paulo muitos trabalhadores “white collar” se “informam” de manhã ouvindo rádio no carro, a caminho do trabalho.

      • Bem que podiam ouvir a Rádio Brasil Atual

        Ao que eu saiba, aqui em SP, é a única que faz o contraponto.

         

        No Dial FM: 93,3 (litoral paulista) 98,9 (grande São Paulo) 102,7 (noroeste paulista)

        Na Internet: http://www.redebrasilatual.com.br/radio/capa/ao-vivo

         

        Infelizmente, é dificil de sintonizar (na cidade de São Paulo).

         

        Agora, estão, inclusive, transmitindo um programa sobre o Prêmio Wladimir Herzog, no qual um dos entrevistados é um jornalista da Globo (por incrível que pareça!), a respeito das manifestações de junho do ano passado. É um programa sobre a violência policial.

    • O posicionamento de João

      O posicionamento de João Ubaldo e Ferreira Gullar não tem desculpa. São intelectuais, portanto profissionais obrigados a trabalhar com a informação. São de má indole mesmo. Assim como Ezra Pound e Borges tiveram as suas posições pessoais e políticas desprezadas, os dois também merecem desprezo.

      A obra deles não. A arte e o talento tem que ser respeitados. Mas são homens menores.

      • Borges é homem menor!

        Borges foi, como disse Antônio Houaiss e junto com ele vários outros, o maior escritor das américas. Não sei o quanto a Vera conhece da sua obra. Li-a toda, mais de uma vez, pois toda ela merece ser relida. Escrita em estilo insuperável, sua obra é impregnada de um humanismo profundo, humanismo de quem conhece a humanidade e sua história. Claro que foi “desprezado” pelos peronistas, que o perseguiram incansavelmente porque Borges acertadamente os considerava fascistas medíocres, e por idiotas avulsos mundo afora. Borges foi o escritor que Garcia Marques, seu profundo admirador, confessadamente queria ser. Mas morreu sem ter logrado escrever uma única página digna de um Borges.

        • Vc nao sabe do q fala O “Amor nos tempos do cólera” é obra-prima

          Nao é preciso desmerecer Garcia Marques para enaltecer Borges. E o comentário a que vc responde separou claramente a obra do homem. Mesmo que nao se concorde com isso, convém nao responder simulando estar respondendo a algo que nao foi dito, ou, no caso. tirando o dito do seu contexto. 

          • talento não é genialidade

            Não é desmerecer Garcia Marquez, de fato um ótimo escritor, dizer que seu sonho era poder escrever como Borges. Sinal de que tinha bom gosto e sabia distinguir talento de genialidade. Por sinal, seu bom gosto o levou também a plagiar Yasunari Kawabata (A casa das belas adormecidas) no livro Memória de minhas putas tristes.

  5. Uma coisa boa que veio como

    Uma coisa boa que veio como resultado da internet foi a desmistificação das “elites”, tanto culturais quanto econômicas. O que tem de gente estúpida e ignorante nessas “elites” não tá no gibi.

  6. regulamentar a mídia

    Pelo que se percebe em breve haverá surgimento da Ku Klux Klan em SP com enforcamento de negros e nordestinos e quem simpatizante com o PT. E a culpa será da Dilma que radicalizou, dirá imprensa. Por isso é urgente a  regulamentação da mídia  e o direito de resposta, isto é um ato civilizatório de se ter o  contraditório. 

    • Ku Klux Klan boa ideia….

      Sugiro que procure se informar melhor, o direito de resposta já existe….. Sobre o  tal do “Bolivarianismo” implantado na Venezula, porque não visitam a Venezuela ou Cuba e entendam a realidade daquele povo para perceber o quão maléfico é esta proposta de política pseudo social.  Ficar defendendo esta ideia só no campo da teoria é muito fácil … vamos à prática… talvez uma experiência como esta os tragam a realidade…A ideia da Ku Klux Klan é ótima…

      • Meu sobrinho voltou de Cuba.

        Meu sobrinho voltou de Cuba. Esteve lá nos últimos dois anos, fazendo uma pós-graduação (gratuita) em permacultura urbana, área onde aquele país é referência mundial. Adorou.

        A participação dos médicos cubanos no combate ao Ebola na África foi recentemente elogiada pela ONU e pelo New York Times, aquele jornal comunista dos “states”.

        E você? Conhece Cuba?

         

    • Isso, o PIG não veicula.

      Algumas coisas me chamaram a atenção:

       

      1) O voto NÃO de um deputado do PT (Francisco Praciano)

      2) A única OBSTRUÇÃO do PSB (Luiza Erundina) – que vai precisar remar muito para voltar a ter alguma credibilidade (para mim).

      3) A única OBSTRUÇÃO do PP (Nelson Maurer)

      4) Ninguém do PMDB obstruiu.

      5) Ninguém do PDT obstruiu (por falar em PDT, por onde anda o Brizola Neto? Sei que ele não é mais deputado.)

       

      Se com esse Congresso já é ruim desse jeito, imagina na próxima legislatura…

  7. As instituições democráticas

    As instituições democráticas não podem fechar o olho para a gravidade que a concentração da mídia propicia

    A intolerância aumentou graças ao direcionamento que a mídia realiza, segmentando o pensamento e trazendo as consequências que o post exemplifica com os personagens citados

    Não foi o resultado das eleições que dividiram o Brasil como a imprensa noticiou. Esse processo é anterior e a academia pode comprovar que suas sementes estão no modelo da casa grande e senzala e estão sendo germinadas pela imprensa

    Enquanto o povo brasileiro não exercia a sua cidadania estava tudo bem. Agora que com as novas políticas a nossa cidadania começa a aflorar o sistema maquiavelicamente estimula o separatismo entre cidadãos

    • Concentração de Mídia

      Concordo que não foi o resultado das eleições que dividiram o Brasil o resultado só evidenciou um fato que é a insatisfação de metade da população votante com o atual grupo político que está no governo e nada  a ver com esta suposta concentração da mídia aqui apregoada. Por acaso existem mais de 51.000.000 de “casas grandes” ??? E ainda vem falar de um suposto “sistema que maquiavelicamente estimula o separatismo entre cidadãos” ora o que estimula esta severa animosidade entre os cidadãos é a imperceptível, para alguns, impáfia deste grupo político, é a política assistencialista que incentiva a lei do mínimo esforço para continuidade eterna do beneficiado, que é usado como massa de manobra política por um programa que é uma escancarada compra de votos institucionalizada, com um nível de corrupção que não tem comprativo na história, isso que estimula o separatirmos com aqueles que enxergam isto dos que não enxergam ou não querem ver.

  8. Nassif, se esses dois

    Nassif, se esses dois senhores citadois como exemplos – um dos quais imagino ser quem deu entrevista ao Jô há três meses atrás – visitassem as nossas academias, teriam a mesma opinião? 

    Concordo com sua análise quanto ao empobrecimento dos partidos e ao que tem se prestado e não saberia dizer se é devido ao tempo e influência de televisão e míidias em geral do que com ideais e compromissos ideológicos.

    As rotulações no Brasil – e nas academias – são comuns. Basta discordar do pensamento hegêmonico dos porões secretos para receber a pecha de comunista ou vermelhinho. Agora, de petista. Com a nítida falta de argumentos para elevar debates ou discussões. Daí eu gostar de enfatizar o número de filiados ao PT, cerca de um milhão e setecentos mil filiados para, em confronto com os votos que recebe, mostrar que há não petistas votando no PT. Alguns por simpatia e afinidade. Muitos por discordarem do ideário conservador que, não obstante as perdas de pleitos nacionais, não perdeu o poder sobre essa gigantesca máquina pública que eu gostaria de vê-la mapeada por você Nassif para nos mostrar qual a influência do PT nela. Nas forças armadas por ex, que imagino nehuma. No poder Judiciário. Nenhuma também. Na burocracia estável com todos os seus vícios históricos mas que jogam às costas de quem chegou recentemente. Uma outra análise que eu gostaria de ver é se o PIG e as forças ocultas querem realmente acabar com a corrupção, ou a usam para faturamento e locupletação?

  9. Se não me engano, a

    Se não me engano, a confederação hispano-americana que  Simón  Bolívar queria criar, não incluia o Brasil. Ou seja, desde aquela época já se sabia que aqui não teria jogo.

    • Macartismo à brasileira

      Pois é, Bolivar queria a criação de um grande bloco na América do Sul, com os paises de lingua espanhola. O Brasil vivia de costas para a América Latina, e agora que começou a prestar atenção em seus vizinhos; jornais, radios e tevês, começaram com o macartismo sul-americano.   

  10. Tanto o advogado como o

    Tanto o advogado como o banqueiro estão querendo arrumar motivos para ajudar o Psdb a derrubar a presidente. Pessoas ricas, portanto com acesso a  educação e informação, com esse nível de pensamento! Vá se catar essa elite brasileira de “mierda”. O camarote do Itaú lidera um coro para ofender a presidente e a indignação é porque a presidente viu a classe que a ofendeu e a nomeou?  E a ofensa a uma senhora, e  a ofensa a instituição presidência da República na frente do mundo todo não toca a consciência desses dois membros da elite brasileira?

    Desde a eleição de 2010 quando o Serra linkou o meu email não sei de onde, eu recebo regularmente seus artigos de crítica ao governo. Segunda feira recebi aquele email imitanto o portal da Globo com a tal matéria dizendo que a eleição foi roubada. Claro que o Psdb esta fazendo um movimento para derrubar a presidente. A imprensa indecente apoia o movimento, vide Merval ontem, e a promoção para presidente da Câmara do corrupto deputado Eduardo Cunha, capacho de Daniel Dantas, e que lidera a banda podre do Pmdb.  E esses classe alta estão preocupados com o bolivarianismo? Ora bolas!

    Não aguento mais a tolerância destas classes média e alta brasileira como a corrupção peessedebista. Com o desprezo pelo desenvolvimento que o Brasil tem tido com as administrações petistas. O Aécio contrói aeroportos com dinheiro público em propriedades particular dele e da família e a Dilma é que é corrupta? E a grosseira, a deselegância, a falta de educação dessa elite!

    Eles afundaram o país por 500 anos e querem submergí-lo de novo calcados no preconceito, no desprezo pela nação e na falta de patriotismo.

  11. Aliás, será que este povinho

    Aliás, será que este povinho sabe o quem foi Simon Bolivar e o ideal que ele tinha ou simplesmente repetem “bolivarianismo” feito papagaios porque sai na veja? Enche…

  12. Relembrando…

     

    A Venezuela é , de fato, uma país que só produz coisas ruins para o Brasil e  o mundo, quiça, para os extraterrestres.

    (Exceto, o petróleo da PDVSA)

    Se há vida após a morte e se há inferno, esse inferno é , sem dúvidas,  na Venezuela golpista!

    As almas penadas que assombram a Venezuela são também golpistas.

    Simon Bolivar ,  Chaves, Che Guevara,  são almas penadas que “vivem” na venezuela e ameaçam os jazigos da américa latina, sobretudo, o direito de herança dos rentistas.

    Esse professor, evidentemente, foi mal escolhido para o “pograma da grobo”. Aparentemente, parece um agente “golpista” venezuelano, disfarçado de professor que invadiu a grobo para fomentar o bolivarianismo no brasil , no mundo e no espaço sideral.

    No you tube é possível ver todo o video.

    Vejam,  a seguir,   a melhor parte do inesquecível video:

     

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=bZUlN0hSHCU%5D 

     

     

    • Esse programa “Entre Áspides” é uma piada pronta.

      Quer dizer, o entrevistado lança uma pergunta simples para a entrevistadora: “Será que nesses quinze anos não houve nada de positivo na Venezuela?”. Ela fica com cara de cu (desculpe, mas é essa a cara que ela faz) e, em vez de responder, joga a batata quente no colo do Guilhon que, na maior cara de pau, não responde e tenta fazer uma ironia. Oras, um dos únicos aspectos políticos em que Brasil e Venezuela parecem ter em comum é justamente terem contra si uma MÍDIA/OPOSIÇÃO GOLPISTA.

       

      • Sou latino americano e nunca me engano…

        Tem em comum a luta contra essas sucursais midiáticas, bem como o petróleo, sobretudo agora, como o pré sal.

        Em suma:

        Petrobrás, Pemex e PDVSA, eis uma das questões.

         

  13. O socialismo perdeu

    O socialismo perdeu legitimidade historica? Eis a teoria do fim da história fazendo sucesso. Mas não é só isso, ou melhor, a coisa não é tão simples assim: desde quando o socialismo é a repetição de fórmulas abstratas, completamemte desapegado da história dos países, das formações nacionais? Só um profundo desconhecimento dos grandes teóricos do socialismo moderno chegaria a uma conclusão dessas. E podemos pensar aqui em Gramsci, Lukács e mesmo Lenin, todos, além de grandes inovadores, atentos leitores de Marx e Engles. Na verdade, esse medo tolo, para além de expressar uma precária formação cultural,revela uma coisa muit mais séria. A saber, a incapacidade de pensar o marxismo e o socialismo como parte da cultura política ocidental, a incapacidade de compreender que mesmo o capitalismo reformado (aquele que quase já não existe mais), tanto quanto as possíbilidades de manisfestação concretas do socualismo (vale dizer, distante das teorias puras), são uma expressão das conquistas filosófico-culturais deste pensamento vivo que é o marxismo.

  14. Aproveitar as boas iniciativas

    Granade Nassif, mais uma vez você é preciso e certeiro. Não há qualquer risco de nos transformarmos em uma Venezuela, primeiramente em razão da formação do nosso povo que difere totalmente da composição da população venezuelana. A Venezuela, em que pesem seus avanços institucionais e democráricos, enfrenta hoje graves problemas de abastecimento e de aumento da violência, o que ninguém em sã consciência deseja para o Brasil. Mas, sem dúvida, as boas iniciativas lançadas pelo falecido Hugo Chávez e mantidas por NIcolas Maduro merecem o nosso apoio e podem muito bem ser implementadas em nosso país. Refiro-me mais especificamente à política contrária ao monopólio da mídia e o soberanos direito à informação. A presidenta Dilma já sinalizou que em seu segundo mandato fará de tudo para criar uma política de comunicação focada no controle social, o que certamente enfurecerá os barões da mídia. Entre as medidas que esperamos ver aprovadas estaria o Conselho Federal de Comunicação, com representantes de sindicatos, ONGs e entidades da sociedade civil. Em cada grande veículo de comunicação, seriam montados comitês para analise prévia das notícias a serem publicadas ou levadas ao ar. Caso as notícias não tenham fundamentação ou o lado atingido não esteja contemplado com sua defesa, o comitê legitimamante composto vetaria a sua divulgação, o que certamente evitará que novos achincalhes e manipulações sejam cometidos. É uma proposta que tem o meu apoio e, acredito eu, de boa parte de seus leitores.

    • Discordo de comitês nas emissoras.

      Isso poderia caracterizar censura prévia. O que deveria haver, em caso de abusos, seria a proibição de retransmissão do conteúdo calunioso/manipulado e a concessão, no dia seguinte, de direito de resposta no mesmo horário, pela mesma duração e com o mesmo destaque.

      • Não seria jamais censura

        Não seria jamais censura prévia. Por dois motivos: as justificativas precisariam estar substancialmente embasadas na Constituição, o que impediria manifestações parciais ou idiossincráticas. E, o mais importante, os comitês são legitimados na medida em que são compostos por representantes da sociedade civil em suas diferentes camadas – sindicatos, entidades e ONGs.

    • ironia

      Paulo..você esta sendo ironico ou falando sério? Realmente você apoia a ditadura em que se tornou a Venezuela e chama a deterioração da democracia em avanços?

  15. bolivarianismo

    fui no wikipidia para me informar sobre o bolivarianismo.’Entre suas idéias estão a promoção da educação pública gratuita e obrigatória e o repudio à intromissão estrangeira nas nações americanas e à dominação econômica. Propõe, principalmente, a união dos países latino-americanos” aonde eu assino?”

    “todos somos iguais vai continuar uma ficção?vamos continuar com a grande divisao iqualitaria que temos hoje aqui e no mundo em a maioria fica com a labuta e poucos com o que gera dela?até lembrei do renato russo com um trecho de uma musica que diz que ele fica com a saudade e a pessoa que ele ama com outro alguém.no brasil a maioria fica com a vontade e a minoria fica com a verdade.

  16. Revolução Bolivariana

    É muito normal que pessoas mais esclarecidas e de melhor condição social temam uma aproximação com o povão pois a maioria dos ancestrais dessa gente é de classe dominante que não se misturavam com as classes C e D pois se sentiam superiores e tinham mentalidade de escravagistas. Mas isso já é passado e na sociedade moderna não cabe mais essas ideologias e o Brasil se aliar a outros blocos comerciais é um meio de se livrar da tutela do FMI e do Protencionismo americano que fragilizam a economia dos países pobres os quais permanecem sob seu dominio.

  17. “Então o que assusta meus

    “Então o que assusta meus interlocutores? O advogado explica que foi a reação de Dilma às ofensas do Itaquerão, quando generalizou e atribuiu as grosserias à elite branca. E também as manifestações populares, durante sua campanha.”

    Que argumento pífio e tolo apresentado para justificar esta bobagem que os descerebrados papagueiam como um mantra há muito tempo, bem antes da cafajestada do Itaquerão.

    Penso que um ponto da chamada “bolivarização”, cujo significado real ou pretenso, sinceramente não sei o que é, seria interessante e muito útil se aplicado fosse aqui no País e que foi aplicado na Venezuela: a leitura, estudo e disseminação de nossa Constituição Federal de 1988, a que se encontra vigendo.

    Conheço poucas pessoas no meu círculo de amizades, bem como no de relacionamento profissional, e olhe MsC’s, PHDs, Pós-Doutores e vai por aí, sequer conseguem citar um de seus artigos.

    No golpe de 2002 em Caracas, quando um Chefe de Estado esteve prestes a ser seqüestrado e entregue a forças externas ao seu País, a reação de seu povo foi exemplar: – os descamisados venezuelanos argüindo a violação dos artigos de sua Constituição e em conjunto com suas Forças Armadas desmontaram o golpe de estado de carmona e seus acólitos locais e internacionais neles incluídos os EUA e Espanha.

    Outra balela, beirando às raias da estupidez, que tenho ouvido é a questão da “comunização” do País.

    Fico pensando, com todo meu respeito, sem quaisquer ofensas a mínima sequer, no grau geral de desinformação do Brasileiro, modo geral, na sua desorganização criativa, na sua santa indisciplina, no seu total apego a liberdade: – coisa de sangue índio, branco e negro, miscigenado harmonicamente ao longo dos séculos, forja e força de um povo maravilhoso, bom e acolhedor, um exemplo a ser seguido pelo mundo.

    Modo geral, a pouca familiaridade com a sua própria história, menos ainda, com a história geral mundial, pouca familiaridade com leituras de textos longos, profundos, com grande resiliência natural em aderir a procedimentos ou regras.

    Pouca a adesão a partidos políticos, sindicatos ou associações. Resistência em participar de reuniões, mesmo as de seu interesse particular, que o digam as reuniões de condomínio, pergunto: – como poderia o Brasileiro aderir a um tal regime francamente em extinção ao redor do mundo?

    Considerando ainda que para dar estamento a tal regime fosse necessário ter-se as Forças Armadas dando suporte a tal regime,o que é impensável na Brasil. Só para lembrar a figadal ojeriza do EB, marcado na carne pela malograda Intentona  Comunista e suas marcas que até hoje persistem nos seus quadros. Sem chance.

    Enfim, coisas de mundo real, impossível de acontecer, servindo apenas como espantalho, bicho-papão de baixo da cama, que é sempre utilizado para assustar incautos e desavisados pelos espertos de sempre, os que sempre se locupletaram e saquearam nosso País desde Cabral, há mais de 500 anos.

  18. O Protencionismo Americano

    Após a segunda guerra os yankes passaram a conta para os pequenos paises aliados aplicando taxas negativas sobre os produtos importados levando esses paises a cortar verbas para a educação, saude e outros investimentos sociais. O FMI que poderia ser uma cooperativas dos paises aliados, tornou-se uma fonte de especulação tendo em vista que o maior credor é os EUA e o segundo é o Clube de Paris que aplicam a taxa chamada Risco País sobre os emprestimos e mantém oa amigos pobres sob um regime de escravidão branca que dificilmente conseguem sair.

  19. Esse negocio de comunizacao

    Esse negocio de comunizacao do Brasil eh bom pra gente fazer piada dessas pessoas, enquanto elas continuarem assim eu fico tranquilo por saber que tem mais maluco do que eu andando por ai.

  20. PT e a midia

    Por outro lado, deve ser bastante triste para o jornalista, ter uma coluna e ver que seus leitores e quem comenta são de um partido só! Não há troca de idéias e sim uma reunião de comadres!

  21. Atribuição dos insultos no

    Atribuição dos insultos no Itaquerão à elite branca não é generalização nenhuma. por definição a elite é mínima numericamente e é branca

  22. E o MASP?

    O que sobra em dinheiro para essa turma falta em cultura. Vamos parar de chamá-la de elite, por favor, voltando a fazê-lo apenas quando ela voltar a financiar a aquisição de quadros pelo MASP, o que não acontece há décadas. A estagnação desse outrora grande museu é o símbolo de uma cidade “educada” pela televisão e pelo jornalismo marrom. 

  23. O que é o bolivarianismo ?

    São contra as idéias de Simon Bolivar, que defendia a união da América Latina e o desenvolvimento social, mas são totalmente a favor do americanismo e do neoliberalismo… Esse pessoal, realmente, precisa urgente de aulas de sociologia, historia e um pouco de filosofia e poesia não fariam mal. 

    Em minhas conversas com brasileiros de passagens por aqui, sempre enveredo pela politica. Vou dizer uma coisa, afora um casal que mora em Sampa, os outros todos respondem às questões, atacando o PT. Fiquei impressionada com a ma-informação dos paulistas, principalmente. 

    • Não sabem o que é

      Não sabem o que é bolivarianismo e nem o que é neoliberalismo. O analfabetismo cultural e político é assustador. Emburrecimento geral e falta de civilidade, produtos de uma educação formal e familiar deficientes, associados ao proceso de desinformação  e manipulacão midiáticos e estamos diante de um quadro alarmante. E nos extratos sociais ditos superiores. 

        Devidamente direcionadas para uma balbúrdia com fins golpistas, essas bestas podem fazer muito estrago. Tempos difíceis pela frente. E sequer podemos esperar auxílio dos poderes legislativo e judiciário. Deixam muito a desejar.

       

  24. ET’s do espaço sideral uni-vos! O bolivarianismo é uma “ameaça!”

    Caro Nassif e demais debatedores,

    seria importante aprofundar nesse  estudo sobre o tal do Bolivarianismo.

    Seguem algumas sugestões:

    Comecemos  pela invasão espanhola, passando por Simón Bolivar. Neste ponto é importante verificar o que exatamente foram os “descobrimentos” das américas espanholas e o do pau brasil, isto é,  o bicho estranho Brasil, de idioma português, ilhado entre os espanhóis, com saúvas e sem riquezas minerais.

    Vencida essa etapa, talvez, para ganhar tempo,  seria bom dar um puta salto pra frente a fim de se compreender as eleições  do Hugo Chavez, salvo engano, em 1997 ou 1998. Em seguida, averiguar se as diversas  eleições ocorridas no  suposto país golpista representaram ou  representam, de fato, diversos  golpes eleitorais de estado ( e olha que lá parece que ainda não tem urna eletrônica…)

    No fundo, uns viviam na miséria total. Outras na riqueza total. Já volto neste ponto. Prossigamos.

    Logo após, seria muito importante verificar se a constituição da venezuela foi também um golpe de estado. 

    Em seguida, ai sim, verificar se o golpe de estado que Hugo Chavez sofreu em 2000 ou 2002 ( mais ou menos por ai) fora um golpe de 48 horas  ou não. Seria bom verifica o  porquê deste golpe e o porquê de  seu retorno ao poder após 48 horas.

    Depois verificar se houve fraudes no processo eleitoral da Venezuela quando elegeram Chavez e depois quando elegeram o Maduro. 

    Paralelamente, verificar se os Estados Unidos e  resto do mundo, reconheceram  ou não as eleições na Venezuela (já respondendo: reconheceram,  portanto, não houve fraude como teria sido ventilado pela adorável mídia mundial e suas sucursais brasileiras). Ah! , ia me esquecendo… verifiquem se  houve ou não fraude na eleição do Bush, mormente, ali, no EUA latino americano mais conhecido como flórida.

    MAS O MAIS IMPORTANTE: ( a fonte foi a wikipédia, mas há outras fontes que podem corroborar o seguinte:

    Venezuela

    Único membro latino-americano da OPEP e quinto exportador mundial de petróleo bruto, a Venezuela nacionalizou a sua indústria petrolífera em 1976. A “Companhia Pública Petróleos de Venezuela SA” (PDVSA) totalmente pertencente ao Estado venezuelano. Quanto às companhias estrangeiras instaladas no país, os contratos assinados nos anos 1990 foram modificados a partir da metade de 2005, com a aplicação de uma nova lei de hidrocarbonetos, adotada pelo presidente Hugo Chávez, em 2001.

    A situação ficou ainda mais desfavorável para as petroleiras estrangeiras. De acordo com esta lei, as companhias estrangeiras devem pagar 16,6% de royalties sobre os combustíveis, e 50% de imposto sobre os lucros. A PDVSA deve possuir pelo menos 51% das empresas de capital misto.

     

    Um pouco mais de historinha….

    “En 1830, un grupo de personas de El Moján (estado Zulia) exploró el área del río Socuy de la sierra de Perijá, donde un rezumadero de gas natural encendido, que confundieron con un volcán, los asustó grandemente. Un año antes de este acontecimiento, el 24 de octubre de 1829 el Libertador Simón Bolívar había promulgado en Quito un Decreto que consta de 38 artículos, el cual afianza y garantiza la propiedad nacional sobre “las minas de cualquier clase”, incluidas las de hidrocarburos. En esta forma se estableció el vínculo formal jurídico que a través del tiempo permitiría a Venezuela mantener soberanamente la propiedad de los recursos del subsuelo.”

     

    Enfim, esse bolivarianismo é uma ameça extraterrestre!

    Vale o aforismo ás avessas:

    Et’s do espaço sideral uni-vos! O bolivarianismo já  invadiu  suas reservas de petróleo e agora pretende arrecadar mais dinheiro para o povo da  VENEZUELA! 

    A PDVSA é deles! Oh não meu deus, isso é golpe!

    • Por falar em massa…

      Lembrei da coincidência do que ocorreu com o Aécio e um de seus apoiadores ilustres, o Felipe Massa. Ambos “chegaram lá” (Massa foi campeão por meia volta, e Aécio, presidente por poucas horas), mas a alegria durou pouco.

  25. Desinformação

    O Brasil do futuro é a Venezuela de hoje, com meios de comunicação gerenciados e manipulados pelo Governo, oposição tratada como criminosos e presos sem julgamento, violência desenfreada, economia em frangalhos muito parecida com a do Brasil pré Plano Real. E a manutenção do povo na miséria e na ignorância para garantir a eleição dos que lhe oferecem o assistencialismo de Estado, exatamente como fizeram a familia Sarney durante 40 anos no Maranhão. Alguma diferença entre os governos do PT e o chavismo??

  26. Intoxicação

    Boa parte da sociedade brasileira está intoxicada pelo veneno midiático (grande mídia), parcial, tendencioso, manipulador, de interesses escusos e inconfessáveis.

  27. Saudades……………………

    Por onde andará o Rebolla ? Ou será que foi um personagem criado para arejar os debates ?

    Se foi, dou a mão a palmatória, pois foi um personagem de fato interessante em seus argumentos em prol da direita e um grande defensor do neoliberalismo, bem como do império do norte !

    Será que está lambendo as feridas ?

    • Jorgito

      Ontem ele participou de alguns posts sobre o desejo dos separatistas de separar o Norte e Nordeste do restante do Brasil. E foi perfeito em seus comentarios, pasme 🙂

  28. Só espero que não apareça

    Só espero que não apareça nenhum Timothy McVeigh. Por enquanto, só estão sequestrando funcionários de hotéis com armas e explosivos de brinquedo…

    • Torçamos para que não apareça alguém desse naipe.

      Suspeito que não exista tanta coragem na direita, além dos machões e corajosas dos faces e cia da vida.

  29. Comunismo branco

    To vendo críticas ao pensamento de dois cidadãos a respeito do receio da República se trasnformar num estado comunista. O primeiro fato que cabe destacar aqui é a abosluta falta de respeito à opinião desses cidadãos, algo típico de quem acredita ser o dono da verdade. O receio deles tem sim fundamento, não pela força midiática, mas sim por acontecimentos, por fatos. Tivemos refinaria da petrobras nacionalizada pelo Evo Morales, coisa de comunista, e o Brasil ao invés de cortar relação com esse tipo de governo, simplesmente deixa tudo como está e ainda ajuda os caras. O Brasil estreitou relações com Cuba, país comunista, a troco de quê? Vladmir Putin foi o primeiro a dar os parabéns à Dilma pela vitória. A Venezuela encontra apoio e acolhimento do Brasil em seu modelo governista, comunista. O governo do Brasil quer regular a mídia? Ou restringir a livre manifestação do pensamento? O receio desses senhores, acredito, também decorre do absolutismo do governo, que detém maioria no Congresso, Senado e Judiciário, tudo na base da troca de favores e das composições ministeriais feitas para manter ou eternizar um grupo no poder. Isso acaba com a democracia porque tudo que é proposto pelo governo acaba aprovado, pouco importando a opinião da oposição e até mesmo a vontade do povo. Além disso, a corrupção é generalizada, sem que haja punições exemplares, pior que isso, provada a corrupção vem o governo em público exaltar os corruptos como injustiçados, isso deseduca, passa ao povo uma idéia de que são fortes e inatingíveis, que estão acima da lei. As instituições estão falidas porque perderam credibilidade. A crise no Brasil é de ética. Só acho que a opinião desses senhores sobre o comunismo no Brasil não é descabida, porque não seria o comunismo bolivariano, mas sim, uma espécia de comunismo branco, sem se declarar, mas atuando de forma institucional. Esse comunismo declarado não vai ser implantado no Brasil como as mídias dizem, mas sim, porque o governo sabe o que aconteceu no passado, quando Jango começou com suas idéias comunistas, como a nacionalização de empresas estrangeiras, por exemplo, naquele tempo, a mídia, os empresários, boa parte da sociedade, e os militares, estes últimos que viviam uma crise interna na época preocupados com o que ocorreu em Cuba poucos anos antes, deram golpe motivados em afastar a possibilidade de um comunismo na República. O governo sabe que se for nesse caminho, os militares, a mídia, os empresários e grande parte da sociedade não irão admitir e a porrada vai comer novamente. Por isso, que eu, na minha humilde opinião, não acredito num comunismo declarado, mas num modelo governista totalitário assemelhado ao comunismo. Opiniões dadas em meios de comunicação e informação contrárias ao governo, são fundamentais para a democracia, regular isso ou tentar restringir a liberdade de manifestação do pensamento, destrói a democracia. Triste será o dia em que não pudermos mais declarar opiniões contrárias aos interesses do governo, se isso acontecer, é o fim da democracia.

  30. Acho que deveria ser

    Acho que deveria ser incluído, imediatamante, nos ensinos fundamental e médio, o estudo, no mínimo, de direito constitucional. Saber como funciona nosso país, quais os direitos e garantias individuais (uma das cláusulas pétreas) não deveria ser um privilégio apenas dos graduandos em Direito.

    A grande maioria que acredita que o país possa virar um regime comunista, desconhece completamente nossa constituição e, quem não conhece nossa carta magna, não tem a menor possibilidade de fazer críticas fundadas.

    Alô Dilma, alô MEC, DIREITO CONSTITUCIONAL no ensino médio e fundamental JÁ!!

    • Pelos céus, CHEGA DE MATÉRIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO!

      Que já estao super inchados de disciplinas. Nao é tudo que é bom saber que deve virar mais uma matéria! 

      • Não sei se seria perda de

        Não sei se seria perda de tempo responder alguém que se autointitula “Anarquista”, mas respondo com uma pergunta:

        Vc acha desprezível as pessoas saberem como funciona o país?

        Acho mto mais importante saber sobre a constituição do país do que ficar anos estudando física, biologia e química.

        Dói o estômago quando ouço amigos meus, empresários, reclamando que o ICMS ta mto alto e a culpa é do governo federal.

        Desculpe, mas seu posicionamento é TOTALMENTE alienado!

        • Cacilda! Nao sabe ler

          Veja o que eu disse, e veja se isso que vc diz é uma resposta. A menos que esteja sugerindo que se retire Física, Biologia e Química do currículo. Aí é problema mental mesmo. Imagine os engenheiros que seriam formados sem saber Física e Química, e os médicos sem Biologia. Você entende tanto de Educaçao quanto eu de Física Quântica. 

  31. Dificuldades

    Tenho um amigo jornalista, dono de jornal impresso, que vai à loucura cada vez que falo no PIG. Dias atrás ele me cobrou, disse que isso já deu, não tem razão de existir esse termo.

    Aí eu leio esse texto do Nassif, que não apenas reafirma a existência do PIG, como o compara ao PIG Venezuelano.

    Pensei em enviar o link pro meu amigo, mas nem vou fazer isso. Ele simplesmente vai ignorar ou dizer que o Nassif tá louco. Será?

    Acho que louco é quem se recusa a enxergar a realidade.

  32. Desde que Olavo de Carvalho

    Desde que Olavo de Carvalho virou a grande referência de grande parte da direita/conservadores brasileiros, essa visão paranóica da Guerra Fria se firmou. O Brasil estaria sendo dominado por uma agenda gramsciana/marxista/comunista/bolivariana. Tudo, claro, a partir do Foro de São Paulo, que seria a grande “organização do mal” a coordenar “os vermelhos”.

    E aí a gente começa a ver Marco Antonio Villa, Demétrio Magnoli, e outros bem mais indigentes (Constantinos, Mainardis, Reinaldos da vida) reproduzindo essa porcaria… devido à seu espaço na mídia…

    E de repente a ideia está espalhada na sociedade, as pessoas estão reproduzindo, a gente lê isso no Facebook, Twitter, etc… vai se formando uma imagem, uma percepção poderosa…

  33. BOLIVARIANO

    Por favor, será que o Sr. não assistiu o programa do Jô, quando o não menos ilustre Juristi IVES GANDRA MARTINS se referiu a este assunto ?????  ou o Decreto que a Camara REJEITOU é de mentirinha ????

  34. O imponderável acontece
    nas

    O imponderável acontece

    nas malhas que tecem

    de um novelo espêsso

    um inexorável enredo

     

    Sua trama perfeita

    é totalmente desfeita

    no seu nó górdio

    e lhe arrebata o pódio.

     

    E  os risos aos poucos

    que doíam aos ouvidos

    agora ficam moucos

    num silêncio contrito.

     

    Agora gritam os outros

    que a bem pouco

    pressentiam a derrota      

    adentrar-lhes a porta.

     

    07/10/2014

  35. Paul Sartre

    na sua ao visita ao Brasil no início da década de 60 disse: ” O Brasil será o último Pais da América Latina a se tornar Socialista”, nossa História de lá pra cá dá razão à ele.. isso depois de escrever o livro Furacão Sobre Cuba

  36. Mito
    Texto inteligente, abrangente, bom pra o Brasil. Além dos partidos e de ideologias. Penso que, se os mitos são tão usados, é porque nossa capacidade de análise está embalada pelo medo ou pela vontade de manipular. Temos que ser analistas e contemporâneos ao tempo que vivemos. Agirmos de acordo com o objetivo ” o melhor para todos”, mesmo que tenhamos que abrir mão de algo para nosso umbigo.

  37. O PT vive há alguns anos o

    O PT vive há alguns anos o dilema já vivido por outros partidos de esquerda fundados na idéia de luta de classes marxista mas que chegam ao poder não pela revolução (que, pelo que me lembre, nunca foi uma meta do partido, ao menos não assumida) e sim pelo voto: e agora, para quem eu falo? De que lado estou? Continuo investindo num discurso sectário, de quem se coloca na vanguarda da luta de uma parte da sociedade (genericamente, “os trabalhadores”) contra a outra (também genericamente, “as elites”), tendo por norte uma transformação social profunda, radical? Adoto um discurso de apelo supostamente universal, que se não nega ao menos mitiga as contradições de classe no seio da sociedade que governo, assim assumindo um caráter de partido reformista? Fico no meio do caminho, num lance de dupla personalidade, adaptando o discurso para a audiência? Como consequência desse discurso, qualquer que seja, quem estará comigo? Com quem vou poder contar para governar e, claro, para ganhar eleições?

    Boa parte dos assim chamados movimentos sociais possui uma agenda (luta por moradia, por terra, pelo passe livre, etc) que é mero pretexto para a moblização, mas não podem ser acusados de esconder seus reais objetivos. Cito como exemplo a Carta de Princípios do MTST, que é bem explícita nesse aspecto: http://www.mtst.org/index.php/o-mtst/cartilha-de-principios. MPL e MST também não negam o que pretendem. Enfim, são quase todos, assumidamente, movimentos radicais de esquerda. É impossível ao PT governo oferecer a esses atores sociais a interlocução privilegiada que eles EXIGEM sem gerar desconfianças junto a outros atores sociais que estão do outro lado da trincheira (como os empresários, proprietários rurais, a classe média). Por outro lado, se não oferecer, o PT corre o risco de ser taxado (já é em alguns círculos mais radicais) de “neoliberal”, a pior ofensa que pode receber um partido que se identifica como de esquerda, e corre o risco ainda maior de perder a sustentação desses movimentos sociais, que eventualmente migraria para partidos sectários que hoje estão bem à esquerda do PT (PSOL, PSTU, PCO, etc).

  38. Comentário

    Me pergunto em que mundo vive o jornalista Luis Nassif?

    Fazer pouco das metas do Foro de São Paulo é desprezar a realidade. O pais não esta cheio de comunistas, muito pior, está repleto de pessoas pobres fáceis de manipular como  temos visto. O que é o MST, MTST, Via Capesina? Não são comunistas que formam o seu grande contingente, são sim pessoas comuns. O prezado colunista não frenquenta a periferia de nenhuma cidade brasileira, somente ambientes de elite como: bons restaurantes, teatros, bairro de classe média alta  entre outros. É extremamente preocupante sim a politica do PT em não manter o controle da população, parece que há um incentivo velado em promover a rebeliação, que segundo entendidos chamam isto de Marxismo Progressivo, porque a coisa vai acontecendo e ninguém se dá conta.   A escolha de uma nova imagem, mulher, branca, cara de tia, não é casual, é estratégica. O que dizer dos tais conselhos populares proposto pela Sra. Dilma, passando por cima das funções do Congresso Nacional? E da lei,  em processo de fervura,  que restringe as grandes empresas de midia, a exemplos da Argentina e Venezuela, nestes já executadas.  

    • A regulamentação da mídia

      A regulamentação da mídia nada mais é do que a QUEBRA DO MONOPÓLIO, prevista, inclusive, na constituição. Daí a palavra REGULAMENTAÇÃO. Não se trata de controle de conteúdo, mas de DEMOCRATIZAÇÃO dos meios de comunicação. A crítica não pode prescindir da informação, do conhecimento sobre o que se discute. Um pouco de esforço para compreender do que se está tratando é fundamental.

  39. Comentário

    Me pergunto em que mundo vive o jornalista Luis Nassif?

    Fazer pouco das metas do Foro de São Paulo é desprezar a realidade. O pais não esta cheio de comunistas, muito pior, está repleto de pessoas pobres fáceis de manipular como  temos visto. O que é o MST, MTST, Via Capesina? Não são comunistas que formam o seu grande contingente, são sim pessoas comuns. O prezado colunista não frenquenta a periferia de nenhuma cidade brasileira, somente ambientes de elite como: bons restaurantes, teatros, bairro de classe média alta  entre outros. É extremamente preocupante sim a politica do PT em não manter o controle da população, parece que há um incentivo velado em promover a rebeliação, que segundo entendidos chamam isto de Marxismo Progressivo, porque a coisa vai acontecendo e ninguém se dá conta.   A escolha de uma nova imagem, mulher, branca, cara de tia, não é casual, é estratégica. O que dizer dos tais conselhos populares proposto pela Sra. Dilma, passando por cima das funções do Congresso Nacional? E da lei,  em processo de fervura,  que restringe as grandes empresas de midia, a exemplos da Argentina e Venezuela, nestes já executadas.  

  40. Gente, as razões dos

    Gente, as razões dos advogados estão ridículas demais, não estão?

     

    Eles precisam compreender que, se a força hostil contra a exterioridade dos bancos públicos continuar conturbando o ambiente de serenidade do país nunca se conseguirá atuar para o controle das relações sociais ao mesmo tempo com o fardo dos interesses primitivos de poder, porque haverá descontrole no processo de ambos.

     

    Isso não é bolivarianismo é capitalismo!.

     

    Atuar no tempo é tratar a natureza que controla o ponto chave por inferir-se às relações sociais. A questão é essa; e Dilma ainda sofre a desconstrução desse regime (de natureza externa) no meio da mídia…

     

    Tudo que nos interessa agora é dar um pouco de utilidade para aqueles que sofreram o ódio dos capitalistas, e fazer a transformação da propriedade privada. Mas se quiserem fazer, de fato, o embate da obediência serviçal, vamos encurtar a agonia das reformas e falar sobre a posição central do governo e a parte da sua precedência intermediária.

     

    Em qualquer discussão de poder o valor do trabalho é a solução intermediária e não o mercado financeiro; considerando que, no jogo de forças, o trabalho é a genese comum de todas as atividades do homem. Portanto, o trabalho é o meio de exteriorização da liberdade; ao contrário do investimento externo que é o meio de exteriorização da necessidade.

     

    O jogo da necessidade perdeu as eleições. O nível de trabalho está sendo objetivado pelos bancos públicos e se estende no tempo como investimento da esfera pública. O governo não vai voltar atrás sem a formação do movimento social, considerando a situação favorável dessa grande transformação de valor para o povo brasileiro.

     

    Isso é brasilianismo e há de se estabelecer a sua propriedade a um plano superior.

      • Não vou voltar para o seio do universo;

        Não vou voltar para o seio do universo; eu serei um meio legal da existência dele

        Posso refletir exteriormente a vida dupla do mundo real e, como uma nave de equilibrio do homem, sua viagem global       

        Nem por isso, ao medir os valores naturais que assentam a organização do Estado, entre a vida privada e a administração pública, vou fazer a pilhagem recíproca como faz o mercado financeiro quando degrada-se a si mesmo num meio, e tranforma-se num joguete de poderes alheios.   , 

  41. Temos que nos preocupar sim!

    Me desculpe , não acho tão inofencivo o avanço ou tentativa do PT em implantar agumas politicas chamadas “bolivarianas”. Denominações a parte a diferença é que nunca antes na história da Republica ( democatica) vimos um aparelhamento tão ostencivo e isto é fato. Não é comparavel a nada que o PSDB tenha feito ou a qualquer atuação mesmo do PMDB até os dias atuais. A burocratização é algo assombroso nesta gestão e a tentativa de impor os conselhos polulares e regular a mídia não é algo que possamos ou devemos ignorar. Não acho paranóia as pessoas se posicionarem de forma enfática sobre estes assuntos que assombram nosso  país.Quando as diferenças são cada dia mais expostas de forma radical,  o sectarismo prevalece. O governo atual estímula este sectarismo ao invés do real dialogo, e  usa como bandeira. Nós contra eles , proletário conta a elite burguesa.Isto facina alguns simpatizantes que esperam por uma utopia e acreditam que o PT é a melhor via para uma utopia socialista.Gostam da ideia de cotas, assistêncialismo, intervensonismo do estado e não percebem que tudo isso não passa de uma distração para um proposito maior que é a perpetuação no poder.Deficit primário negativo, divída pública impagável, descontrole da inflacionário, sucateamento da indústria nacional, corrupção em estatais. Tudo vale a pena para o sonho de uma sociedade “igualitária”. Os fins justificam os meios ?

     

     

     

     

    • É para se preocupar sim, mas com estes xenofobismos.

      Meus caros, NÃO EXISTE NENHUM RISCO BOLIVARIANO OU COMUNISMO no Brasil, de hoje. Acreditar nisto é uma ofensa ao povo brasileiro, que quer sim reduzir a desigualdade, obter mais oportunidades para si e seus filhos, mas NADA COMPARÁVEL a qualquer destes rótulos que certos setores e cabeças pensantes tentar propagar.

      Em toda sociedade plural, existem pensamentos minoritários, sejam de esquerda ou de direita, mas está cristalino que o IMENSA MAIORIA do povo brasileiro e sua representação nos grandes partidos politicos, não aceita nem compartilha estes radicalismos (vejam a inexpressividade de um PSTU, de um Levi Fidelis – tão inexpressivo que sequer consigo lembrar o nome de seu partido, só para citar dois destes extremos). É claro que a imensa maioria, em uma sociedade cruel e DESIGUAL, exista um anseio por melhor distribuição de renda e de oportunidades, afinal TODOS TEMOS O DIREITO DE SONHAR UM FUTURO MELHOR, para nós e nossos filhos.

      O que dizer então dos que pregam um golpe militar ou uma ditadura??? Será que por apoiarem o Aécio, devemos temer pelo fechamento do Congresso e entrega do poder aos militares? Claro que não. Da mesma forma a continuidade com o PT, nada tem a ver com Bolivarianismo ou socialismo (será que estes que tanto pregam este medo REALMENTE SABEM O QUE DIZEM?).

      Como disse o articulista, a única semelhança com a Venezuela, é uma certa imprensa, mais interessada em GOLPES que na VERDADE. 

      E esta IMPRENSA é sim um MAL PARA A DEMOCRACIA, pois prega a cisânia, o ódio cego e e irracionalidade para fazer valer seu interesses puramente econômicos e de poder. Por isso a NECESSIDADE URGENTE DE UMA REGULAÇÃO ECONÔMICA, leiam novamente REGULAÇÃO ECONÔMICA, e nunca se disse nada em CENSURA. O que deve fazer, como foi realizados nos PAISES DESENVOLVIDOS é uma regulação que DEMOCRATIZE a MÍDIA, eliminando a CONCENTRAÇÃO DE PODER NA MÃO DE POUCOS.

      Assim como o CADE existe para evitar os monopólios econômicos, na mídia, se deve evitar os monopólios da informação, como é na Inglaterra, na Alemanha, nos EUA, que POR ISSO TÊM DEMOCRACIAS ESTÁVEIS. Eles fizeram esta regulação a décadas atrás. Nestes países, seria inaceitável que 90 % da mídia (TV, Revistas, Radios, TV a cabo, Jornais e Internet), ficassem concentradas em apenas SEIS (06) familias ou grupos econômicos (isso só ocorre aqui no Brasil, na Venezuela e países menores – na Argentina, a concentração se dava na mídia impressa, jornais, cujo grupo Clarin detinha o poder através da centralização da produção de papel jornal – matava a concorrência pelo preço do papel, cuja fabricação dominava no mercado – a regulação acabou com este  monopólio).

      Portantom não se fala NUNCA EM CENSURA, mas em DEMOCRATIZAR pela quebra dos monipólios econômicos da informação – ou seja, quem tem jornal e tv, aberta, não pode ter rádio e tv a cabo, ou internet, por exemplo, evitando assim uma massificação da opinião e aí sim a CENSURA ECONÔMICA do pensamento diverso, por falta de canais de manifestação.

       

      • NÃO SEJAMOS INOCENTES

        Olha se não fosse pelo Mensalão até acreditaria em vc, mas o mensalão foi o maior golpe de um partido tentando dominar o poder que já houve na historia.acorda.

    • E a imprensa ditadura branca

      Porque entao voce nao se preocupa com a imprensa querendo influenciar em nossas escolhas, fazendo a chamada ditadura branca, essa sim e perigosa, onde governos ditam as regras isso foi assim aqui em Minas caro amigo e por isso o Aecio perdeu em Minas, descobrimos porque so saia coisa boa do governo, ele foi ajudado pela imprensa, querem isso para o Brasil. Com certeza se ele ganhasse so ia sair coisa bonita nao ia faltar elogios dos meios de comunicacao, o que era podre ia ficar escondido .

    • OH ! pobre! Após tantos anos

      OH ! pobre! Após tantos anos do governo do PT e lá vem esse senhor c/ a história do Bolivarianismo é demais mesmo. Não entendem que os partidos tipo PMDB estão lá para barrar qualquer avanço que vise a melhoria do povo e se este mesmo povo continuar a não ter voz e real participação, nada jamais avançará no Brasil? O que depender do legislativo não passa, meu senhor. O povo adora falar s/ corrupção (levado pela mídia), mas não desconfia que no nosso país existem partidos que jamais tem candidato à Presidência e qual a razão disto? Preferem ficar c/ o poder legislativo e colocar a faca no pescoço do partido do governo, ganhar os bônus das políticas sociais e ainda defender com unhas e dentes o interesse do empresariado e dos banqueiros. Precisamos é ler mais e saber como o jogo é jogado na realidade, e não no que nos é noticiado, por aqueles que jamais defenderam nossos interesses e sim os de fora. E fique sabendo que a desindustrialização do Brasil teve início no governo Collor, o Caçador de Marajás c/ a abertura do mercado s/ uma preparação para tal,  e continuou no governo do FHC com o Real artificialmente valendo o mesmo que o Dolar. Melhor importar,era mt mais barato, né?

       

  42. temores

    O povo brasileiro não pode dar claras demonstrações de adesões ao xiitismo petista. A maior aberração foi a depredação da sede da editora Abril. Parece-nos que estamos em franco retorno aos anos de chumbo. O programa bolsa escola/família serve apenas e tão somente para sustentar uma gama enorme de vagabundos (excluei-se, apenas algumas dona de casa. Esse auxílio chega a ser equiparado por muitos brasieiros como fonte de renda. Em vários pontos do país, vereadores e secretários municipais detem vários cartões do benefício (denuncia já feitas). Não se pode e nem se deve dar credibilidade a quem afirma que irá acabar com a corrupção e com a impunidade se tem culpa no cartório ou se possui amizade com pessoas do esquema. Sinto vergonha de nossa política e de nossos políticos. Razão assiste ao Abrahan Lincon – Cada povo tem o governo que merece.   

    • Muito bem, vc demonstrou que

      Muito bem, vc demonstrou que é um “erudito” citando Abrahan Lincon, e mesmo “Xiitismo”, palavra que nem conhecia! E até sabe dos inúmeros vereadores e Secretários Municipais que detem vários dos cartões Bolsa-família. Já os denunciou? Um verdadeiro cidadão é a primeira coisa que deve fazer : Denunciar um crime. A presidenta eleita disse que irá acabar c/ a corrupção, mas no fundo ela sabe que  grande parte das pessoas são corruptas, ao não denunciar um crime de corrupção. E se o seu partido esconde todos seus crimes, protegidos pela Justiça e pela mídia, fica difícil mesmo. Concorda comigo?

  43. Continua vendendo gato como se fosse lebre

    Ei Nassif você continua sua saga de escudeiro do regime mais corrupto que já passou pelo Brasil. Das duas uma: ou você é um inocente útil, ou é uma cobra disfarçada. O que é para você a lei 8243 que caiu agora na Camara? É brincadeirinha de crianaã? E o combate ferrenho pelo fim as PMs, a única barreira para uma revolução civil? Ah Nassif, qual é meu chapa. Tá querendo dar um passa moleque em quem? Toda hora você vem com essa de dar uma no cravo e outra na ferradura, mas sempre aliviando a ferradura. Nassif para seu mal existem dezenas de vídeos postado no youtube sobre as intenções das esquerdas capitaneadas pelo PT sob ação direta do Foro São Paulo que é subordinado de Fidel Castro. Para com isso Nassif, os apedeutas que deram a eleição para Dilma não sabem ler e muito menos fazer um HÓ com o traseiro. As pessoas que pensam e acompanham política sabem muito bem qual é o caminho que deseja o PT e seus asseclas, mas só que agora eles viram que metade do país vai lutar e, portanto, se desejarem uma guerra civil é só tentar impor o caminho da comunização, disfarçada de bolivarianismo, no Brasil. Se querem, pagem para ver!!!

    • Acho que é

      Acho que o Nassif é uma cobra disfarçada. De inocente útil não tem nada.

      PS: gostei do “apedeuta”- original. O “bolivarianismo”, então, melhor ainda. E o “Foro São Paulo” moderninho, atualíssimo..

    • Mas será que o vício de

      Mas será que o vício de escrever s/ um xingamento no meio, não sai da cabeça dos tucanos? Tb se o próprio ex presidente deles tb não sabe, esperar o que , né?. Pobres , como o candidato deles não apresentou nenhum projeto para o Brasil, a não ser a “melhoria” daqueles do PT, só restou  PROSSEGUIR na desconstrução continuada e martelada dia a dia por eles e seus capangas do PIG. Por favor, gastem suas energias em novos planos p/ o Brasil e deixe o PT fazer os seus.

    • Antonio, você realmente, é

      Antonio, você realmente, é uma pessoa invejável!! Além de ser um conservador barato, ainda se acha capaz de contradizer a maioria das pessoas, baseado em reportagens caluniosas. Até onde eu li, nem mesmo a Veja, apresentou qualquer prova da manchete publicada antecipadamente, para tentar a qualquer custo, virar um jogo q já estava perdido. Puro desespero!  Mas como um bom brasileiro, vou torcer para q seu governo seja para todos, inclusive para vc…

  44. O PERIGO É REAL

    ACREDITO SIM QUE O GOVERNO DA DILMA E DO LULA TÊM PRETENÇÕES DE INSTITUIR UMA POLÍTICA CADA VEZ MAIS VINCULADA A IDEOLOGIAS PARTIDÁRIAS DO PASSADO. A ÍNTIMA RELAÇÃO COM HUGO CHAVES, COM FIDEL CASTRO , COM CRISTINA  E COM O PRESIDENTE DA BOLÍVIA, MOSTRA UMA  CONEXÃO MUITO FORTE ENTRE A FORMA DE GOVERNAR. O BRASIL SÓ NÃO ESTA PIOR PORQUE AS INSTITUIÇÕES , APESAR DE ENFRAQUECIDAS, AINDA PERSISTEM. O MEDO ESTA NO PROCESSO DE TRANFORMAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES , COM SUAS INDICAÇÕS, BARGANHAS  E APARELHAMENTOS DO ESTADO. ESTÃO TENTANTDO FAZER UMA “DITADURA” POLÍTICA ATRAVÉS DA DEMOCRACIA. PRINCIPALMENTE  FORMANDO UM CURRAL ELEITORAL ATRAVÉS DAS POLÍTICAS  SOCIAIS QUE DÃO COMIDA MAS  NÃO DÃO FUTURO.

  45. Maijésus!!!!!! Os paulistas,

    Maijésus!!!!!! Os paulistas, com toda a ditadura implantada pela oligárquica e corrupta mídia e seu psdb, vem falar em democracia? Não entendem nada de democracia. O poder democrático deles está situado no próprio umbigo. Não há nada democrático fora dele para os “democráticos” antidemocráticos. Eles vão fazer o impensável para tomar o poder que não conseguiram nos votos DEMOCRÁTICOS, na força, na violência, na discriminação, na barbárie. É da índole da direita não admitir DEMOCRACIAS PARTICIPATIVAS. Senhores: tenho uma tia com 96 anos, a mais velha das minhas 14 tias, e ela fala do medo do comedor de criancinhas, o comunismo, embora nunca tenha presenciado isso em toda sua longa vida. Realmente, o tempo no cérebro dos conservadores medrosos não avança, o tempo só avança nos seus corpos. Não há discurso novo, não há possibilidade de repensar conceitos, não há nada em seus neurônios que os façam perceber que JÁ TIVEMOS 12 ANOS DE GOVERNO POPULAR E ESSE GOVERNO NÃO MATOU NINGUÉM, NÃO EXCLUIo  NINGUÉM, NÃO TIROU NADA DE NINGUEM, APENAS AUMENTOU AS POSSIBILIDADES DE VIDAS DIGNAS PARA QUEM NUNCA TEVE CHANCE NENHUMA ATÉ O GOVERNO PETISTA. Quais as perdas desses que destilam ódio nesses anos de governo popular? Então, por que o ódio senão porque a mídia antidemocrática assim quer que eles se comportem? Eles não tem como explicar! Quando perguntas o porquê de tanto ódio, a única resposta é porque odeiam o PT! Eles não apresentam argumentos! Corrupção? Mais corrupto que o pmdb, psdb o PT não é, as estatísticas no tse comprovam isso. Tirando a mídia-psdb-justiciaria, que incentivam o ódio para se beneficiarem dele, o resto é papagaio dessa máfia antipaís, que não se informa a não ser pelos medíocres canais de tv e suas revistinhas que, com calúnias, levaram Mandella a permancer encarcerado por 27 anos, somente porque não concordava com a ditadura imposta ao negros em seu país pelos racistas, antidemocráticos, escravocratas meios de comunicação da África e seus governantes ditadores. Não vejo lógica nesse ódio em pleno século XXI. A sensação, quando encontro um raivoso, é que eles ainda vivem no tempo da inquisição, na cruel caçada “às bruxas” inventadas pelo poder corrupto da igreja. Gente, o capitalismo e sua mídia criaram mostros que têm medo de amar, mas se que sentem seguros e confiantes em si odiando tudo que não seja espelho.

  46. Coisa sutis

    Coisas sutis acontecem no reino da Babilônia,Mensalão é uma delas, esqueceu Nassif? Foi uma forma de dominação escusa, coisas que nós não damos tanta importância como num jogo de xadrez, coisas que parecem inocentes mas que não são, um exemplo, há um projeto de desmilitarizaão das pms, e um dos pontos é a subordinação das policias a União, sabiam?Hoje são subordinadas aos governadores.Quem quer implementar suas idíeas que não seja pela força, tem que ter meios sutis para isto, e aos poucos as coisas vão se encaixando, isto acontece em qualquer lugar do mundo.A força não é a única forma de dominação.

     

     

     

     

     

  47. A Venezuela é uma democracia plena!

    Nassif, quem aponta a Venezuela como uma ditadura certamente não lê e nem busca informação. Alguns dados espancam essa tese:

    1) Nenhuma, absolutamente nenhuma mudança na Constituição da Venezuela deixou de ser aprovada diretamente pelo povo, seja por plebiscito (em 2007) ou por referendo (em 1999 e em 2009);

    2) Além das consultas ao povo sobre mudanças no texto constitucional, a população da Venezuela opinou, através de referendo, se queria ou não uma nova constituição (em 1999), se queria ou não mudanças no setor sindical do país (em 2000), se queria a permanência de Hugo Chávez no poder (em 2004). Foram seis referendos em oito anos!

    3) A Constituição da Venezuela prevê a nomeação dos Juízes do Tribunal Supremo de Justiça (a Corte Constitucional do país) após escolha do Parlamento (que é unicameral), para um período de 12 anos. O candidato ao Tribunal Supremo apresenta a própria candidatura, sem indicação do presidente da República;

    4) Nas eleições parlamentares de 2005 a oposição venezuelana boicotou o sufrágio, como forma de protesto contra Hugo Chávez, alegando falta de confiança no Conselho Nacional Eleitoral, que na Venezuela é um poder independente, cujos membros são escolhidos pelo Parlamento. Assim, de 2005 a 2010 Chávez governou sem nenhuma oposição no Parlamento, por escolha própria e culpa exclusiva dos partidos de Oposição…

    5) Chávez foi presidente da Venezuela de 1999 até sua morte, em março de 2013, sempre conduzido através de eleições livres e com observadores internacionais;

    6) A oposição na Venezuela atua livremente, inclusive convocando protestos populares e marchas contra o Governo (em que ditadura há isso?). Os jornais, TV’s e rádios criticam duramente o Governo. A única vez em que a ordem constitucional e democrática foi rompida na Venezuela foi obra e graça da Oposição, que tentou um golpe de estado em 2002.

     

  48. O problema de algumas

    O problema de algumas cabecinhas ocas, que não reconhecem a possibilidade de existir o método histórico capaz de tornar acessível o desenvolvimento social – socialismo – é que eles são críticos só para atacar o PT, nos envolvendo com misticismo, extremismo e radicalismos, mas eles não conseguem se regenerar da metamorfose dos convertidos à expropriação do capitalismo.

    A mudança é: se acham que ninguém precisa lutar contra isso mudem para os EUA.

    Nós, porém, precisamos de interpretar o modo de produção de forma definida, pelas atividades dos individuos, para traçar a origem do crescimento econômico a partir de sua base.real; bem como sua reprodução; enfim apresentar a sua ação enquanto um Estado das diferentes formas de consciência.

  49. … E o Nassif acreditando

    … E o Nassif acreditando que processos sociais de décadas se resolvem com um aperto de mão.

    São décadas e décadas de pregação antisocial e antipetista. Embora essa conversa de bbolivarianismo, comunismo, stalinismo seja somente retórica, ela é funcional; ela mantém a tropa unida. Foram, mais uma vez, décadas e mais décadas de iinvestimento de energia e dinheiro nisso; não vão simplesmente “voltar atrás” Pelo contrário: já passaram do ponto de retorno há muito.

    Deixa o psdb nesse diiscurso esquizofrênico dele pra lá. Se ele quiser disputar o centro político sem abrir mão da extrema direita é problema dele; nem preciso ouvir na íntegra o discurso do líder tucano nno senado, aloísio nues. Quem tem que ser isolados são esses grupos de extrema direita capitaneados pelos donos de counicação. Precisam ser chamados pelo nome: burros, atrasados, preconceituosos, teleguiados, boçais, desinformados e, acima de tudo, bregas.

  50. No meu tempo de estudante, lá

    No meu tempo de estudante, lá pelos anos 80, tratávamos SP como a ” pauliceia desvairada” – maluquinha mesmo -, porque já se sobressaia o desejo de manipular tudo a seu favor – é só estudar o endividamento do país  até 1985 -. Contorcidos pela 4a. derrota seguidas e, por não conseguirem assumi-las, ficam construindo fantasmas e medos infantis como do tempo das carochinhas ( bruxas velhas ), para ninar ou acalentar seus próprios pesadelos. O Brasil, é um país maduro e reconhece o que já foi reconstruído. Aponta para um desenvolvimento sólido nas regiões Norte/Nordeste e, por certo, serão regiões prontas para consolidarem outra cultura política longe da idéia de heterogeneidade -de natureza desigual-, aprisionando uma massa tida como plebéia, explorada e humilhada, tudo isso, de forma genuinamente democrática. O teme SP? É isso mesmo, vai perder a falsa hegemonia por tê-la construído  em cima da humilhação dos outros estados da federação e isso vêm incomodando falso baronato da imprensa paulista. Devaneios e mitos, já estamos exaustos.

  51. Sob a muralha dos Mitos midiáticos…


    Nassif.  Mais uma vez cirúrgico e perfeito em suas colocações e preocupações.

     

    Senhores.  Compactuo da mesma preocupação do Nassif.  Em virtude disto, elenco abaixo alguns mitos que tem sido imputados pela mídia e, infelizmente, tem sido levantados como bandeiras, empunhadas por distintos brasileiros de todas as classes sociais (da dona Maria, que parou de estudar no primário, até o Sr. Carlos, que é PHD pela FGV):

    1 – Peço, com todo respeito aos senhores, que procurem conhecer a realidade de inúmeras administrações Municipais e Estaduais que trabalham com Gestão Participativa. Trata-se de um modelo de gestão que, apesar de ter sido desenvolvido inicialmente por gestões petistas, tem sido amplamente utilizados por Prefeitos e Governadores de outros partidos.  Sou de Blumenau-SC, onde já há uns 15 anos atrás um prefeito do PT adotou este tipo de gestão com resultados muito positivos (foi a melhor gestão que a cidade já viveu, pois está colhendo os frutos até os dias de hoje).  Hoje vivo aqui em João Pessoa-PB, onde o atual governandor do PSB, reeleito para o segundo mandato, que já havia adotado este modelo de gestão nos 8 anos de prefeito da capital, está adotando a mesma sistemática para o Governo do Estado (os primeiros 4 anos foram excelentes).  Imaginem uma cidade, um estado ou um país, onde a burocracia não impede que as necessidades Prioritárias do povo, das empresas, do comércio e da sociedade em geral são escalonadas e atendidas de acordo com o que é definido nos conselhos.  Esta é a realidade que vi, vivi e escutei de inúmeros colegas que tiveram experiências semelhantes à minha;

    2 – Peço, com todo respeito aos senhores, que procurem se interar de como o mundo e, principalmente, como a europa vê o Brasil.  Depois de terem visto os Deturpados ideais Marxistas sucumbirem na União Soviética, Alemanha Oriental, Cuba e outros países ditos “comunistas”, os europeus estão maravilhados com a gestão Desenvolvimentista que o PT de Lula e Dilma, tão criticado pelos senhores, tem feito aqui no Brasil.  Buscando entender o segredo do sucesso aqui obtido, os grandes pensadores e gestores europeus estão voltando a ler Marx.  Isso mesmo senhores.  Os outrora empoeirados livros de Marx estão saindo do sótão e voltando para a estante dos escriórios. Ao contrário do que boa parte de nossa mídia mostra aos senhores, a economia brasileira está entre as mais saudáveis do planeta.  Nosso baixíssimo nível de dese,emprego e pouca suscetibilidade à crise econômica internacional chama atenção de todos.  Além disto, por conta do foco Social/Desenvolvimentista desta gestão, nos últimos anos ninguém mais olha para o Brasil e pensa em Fome e Miséria como adjetivos (uma constante em outros tempos);

    3 – Finalmente, peço aos senhores que pesquisem mais nos sites oficiais (TSE, TCUs, etc…).  Os senhores saberão que, ao contrário do que a Mídia mostra, o PT está longe de ser o partido mais corrupto do Brasil.  Se pesquisarem melhor, em fontes de credibilidade, soberão que o Mensalão não foi o maior mas o décimo maior escândalo de corrupção do país.  Enquanto o mesalão do PT envolveu 52 milhões, outros escândalos como o da Privataria, Mensalão da Reeleição, Valerioduto, Metrô de SP, etc… passaram dos 100 Bilhões de reais desviados de nosso bolso.

  52. mito ?

    Será mesmo só um mito ?

    Há duas décadas atrás nenhum cidadão venezuelano acreditaria que o país pudesse mergulhar num abismo tão profundo.

    Voltando um pouco mais no tempo, temos discursos de Fidel Castro, então jovem soldado de sucesso e recém “empossado” como lider de Cuba, afirmando que “não somos comunistas” para pouco tempo depois enviar Che Guevara à ONU para afirmar: “fuzilamos e continuaremos fuzilando”, como bom assassino confesso que era.

    Aqui na nossa república das bananas temos nossa “presidenta” vestidinha de branco dizendo que vai consultar os setores da população para bem governar, sendo que esses setores são na verdade o MTST, o MST e outros movimentos cuja tônica é a violação do estado de direito através de invasões ilegais abençoadas pelo governo federal.

    Quanto ao Foro de São Paulo, é fácil encontrar no youTube um discurso de Hugo Chaves FEITO EM REDE NACIONAL na TV venezuelana onde ele afirma que conheceu Raul Reyes (homem número 2 das FARC por ele reverenciado como herói) durante um congresso onde ambos estavam com Lula.

    Será mesmo só um mito criado na cabeça dos paranóicos ? Vários povos acreditaram nisso e acordaram sob o peso vetusto da foice e do martelo.

  53. E quando é o Gustavo Franco que chama o DL 8243 de “soviete”?

    Gustavo Franco, ex-presidente do Banco Central, publicou ontem no Facebook o incrível comentário abaixo. Olha o nível de bobagem dos auxiliares do FHC: 

     

     

    Gustavo Franco13 h · 

    Caiu o decreto dos sovietes na Câmara! Viva a democracia representativa!

     

    • Tiro no pé

      Deu um tiro no pé, isto sim.

      O psdb é o partido que mais chora no Brasil, alegando que nossa estrutura política não é representativa, e em função disto prega a adoção do voto distrital.

      E esse tolo vem com essa de democracia representativa?

      hummmm

  54. Intelectuais são poucos….

    O fato de uma pessoa ter curso superior e trabalhar como diretor de um banco, não significa que este seja algum tipo de intelectual. Na minha experiência de vida, vejo que muitas pessoas com alta escolaridade não tem o mínimo conhecimento de política. Eles repetem aquilo que ouvem incessantemente. Não tem espírito crítico. Muitas vezes não sabem o que é bolivarianismo. Não sabem nem o que é trabalhismo. Não sabem que o PT, por exemplo, é um  partido trabalhista. E que o trabalhismo só existe no capitalismo.

    • O mensalão foi uma expressão

      O mensalão foi uma expressão criada por um corrupto confesso, transformado em herói pela mídia nacional. Assim como o doleiro Youssef. É muito pouco para a construção de uma alternativa de poder ao PT.

    • Imagino que esteja falando do que a midia chama de

      “mensalão mineiro” que era “obra” de políticos do PSDB e aliados?

      Ah, esqueci que políticos do PSDB e aliados são inimputáveis no Brasil. Não na Suíça e Reino Unido, mas tudo bem, eles preferem viajar para Miami ou as Ilhas Caimans.

    • controle

      Foi uma forma de controle “alternativo” do poder, uma forma de dominação através do capital, ou seja, pagar para conseguir o que se quer,certo?

    • E como fica o pensamento próprio?

      Os números do mensalão do PT em comparação aos numeros das verbas publicas desviada pelos governos tucanos é a mesma coisa de comparar 1 centavo com 100 mil reais.

      • Afora o fato de que esse

        Afora o fato de que esse julgamento, desde a formação da ação, tinha um propósito só – pegar o núcleo duro do PT.

        Algum dia tudo isso virá à tona.

  55.  Atenção Nassif!
     Sabe aquele

     Atenção Nassif!

     Sabe aquele link de denúncias online do MPF?

     Este post já tem material (comentários) para ser encaminhado.

  56. Principais Mitos…

    1 – Gestão participativa é uma ferramenta de gestão pública implantada no Brasil pelo PT que tem funcionado muito bem em inúmeras prefeituras e governos estaduais.  Por que não funcionaria no meio Federal? O que temos que entender é que, infelismente, há uma distância muito grande entre os 3 poderes e a sociedade (povo, empresasm comércio, etc…).  A burocracia do setor público aumenta ainda mais esta distância;

    2 – Os 12 anos de gestão do PT, tão criticado pela minoria, tem sido motivo de elogios do mundo inteiro.  Na europa, que continua enfrentando os reflexos da crise de 2008, os estudiosos e gestores estão buscando as respostas nos livros de Marx, isso mesmo, estão voltando a ler Marx para encontrar a solução dos seus problemas.  Aqui no Brasil, recomendo, não apenas Marx, mas que leiam toda a obra de Celso Furtado.  Celso Furtado não é Mãe Diná mas, entre outras, preveu a crise do Capitalismo Neoliberal, assim como preveu que o Brasil, por adotar o Desnvolvimentismo petista, sofreria mínimos efeitos desta crise;

    3 – O PT está longe de ser o partido mais corrupto deste país.  Não acreditam? Pesquisem em sites de credibilidade, como TSE, TCU, etc…  Os senhores verão que até o PSDB possui mais Políticos condenados em processos judiciais por Improbidade administrativa.  Se pesquisarem mais um pouco, saberão que o Mensalão está longe de ser o maior escândalo de corrupção que o Brasil tem notícia. Vejam abaixo:

     

    1o. – Banestado do Paraná (42 bilhões de reais) 1996-2000;

    2o. – Vampiros da Saúde de José Serra (2.4 bilhões) 1990-2004;

    3o. – Banco Marka e BC de FHC (1.8 bilhões de reais) 1999;

    4o. – TRT/SP (923 milhões de reais) 1992-1999;

    5o. – Anões do orçamento (800 milhões de reais) 1989-1992;

    6o. – Operação navallha (610 milhões de reais) 2007;

    7o. – 214 Sudam (214 milhões de reais) 1998-1999;

    8o. – Operação sanguessuga (140 milhões de reais) 2006; 

    9o. – Mensalão do PT (55 milhões de reais) 2005;

    10o. – Máfia dos Fiscais (18 milhões de reais) 1998-2008.

    FONTE: Editora Abril (revista Mundo Estranho. site: http://mundoestranho,abril.com.br/materia/os-maiores-escandalos-de-corrupcao-do-brasil)

    Duas coisas chamam a atenção:

    – Por que dizem que o PT é o mais corrupto se os 5 maiores escândalos listados foram da gestão FHC?

    – Por que não foram incluídos os dois maiores escândalos?

    1o. – Privataria Tucana (VALE, TELEBRAS, etc… estimado em 124 bilhões de reais);

    2o. – Mensalão da reeleição de FHC.  Este, apesar de não ter sido contabilizado, é considerado pela maioria dos juristas, como o maior ato de corrupção já realizado no Brasil.  Na ocasião o Presidente FHC comprou o voto da maioria do congresso para alterar o texto da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, que havia sido promulgada à apenas 9 anos.  Com isto o texto da constituição foi alterado em causa própria de um presidente.  Sendo o maior crime contra a democracia do país.

     

     

  57. Luz na escuridão

    Acho excelente, Nassif, discutir assertivamente as questões que o seu texto propõe – bolivarianismo, participação popular, luta de classes.

    A pauta dessa discussão, aqui no Brasil, foi sequestrada do campo das ideias e da liberdade de expressão para o território do fundamentalismo ideológico.

    O responsável, ao que me parece, é um tal de Olavo de Carvalho, ideólogo de articulistas de Veja, Folha e Globo.

    Dizem que é um intelectual, com perfil acadêmico. Nunca li nada do que escreveu. Só conheço os frutos de ódio da sua semeadura, nos atos e nas palavras dos que o seguem. Suas ideias despertam, entre esses, uma quase irresistível força de empuxo para o totalitarismo e para a supressão das liberdades. Nada disso nos interessa.

    Posto isso, vamos ao debate.

  58. 1 – Gestão participativa é
    1 – Gestão participativa é uma ferramenta de gestão pública implantada no Brasil pelo PT que tem funcionado muito bem em inúmeras prefeituras e governos estaduais. Por que não funcionaria no meio Federal? O que temos que entender é que, infelizmente, há uma distância muito grande entre os 3 poderes e a sociedade (povo, empresas, comércio, etc…). A burocracia do setor público aumenta ainda mais esta distância;
    2 – Os 12 anos de gestão do PT, tão criticado pela minoria, tem sido motivo de elogios do mundo inteiro. Na Europa, que continua enfrentando os reflexos da crise de 2008, os estudiosos e gestores estão buscando as respostas nos livros de Marx, isso mesmo, estão voltando a ler Marx para encontrar a solução dos seus problemas. Aqui no Brasil, recomendo, não apenas Marx, mas que leiam toda a obra de Celso Furtado. Celso Furtado não é Mãe Diná mas, entre outras, previu a crise do Capitalismo Neoliberal, assim como previu que o Brasil, por adotar o Desenvolvimentismo petista, sofreria mínimos efeitos desta crise;
    3 – O PT está longe de ser o partido mais corrupto deste país. Não acreditam? Pesquisem em sites de credibilidade, como TSE, TCU, etc… Os senhores verão que até o PSDB possui mais Políticos condenados em processos judiciais por Improbidade administrativa. Se pesquisarem mais um pouco, saberão que o Mensalão está longe de ser o maior escândalo de corrupção que o Brasil tem notícia. Vejam abaixo:

    1o. – Banestado do Paraná (42 bilhões de reais) 1996-2000;
    2o. – Vampiros da Saúde de José Serra (2.4 bilhões) 1990-2004;
    3o. – Banco Marka e BC de FHC (1.8 bilhões de reais) 1999;
    4o. – TRT/SP (923 milhões de reais) 1992-1999;
    5o. – Anões do orçamento (800 milhões de reais) 1989-1992;
    6o. – Operação navalha (610 milhões de reais) 2007;
    7o. – 214 Sudam (214 milhões de reais) 1998-1999;
    8o. – Operação sanguessuga (140 milhões de reais) 2006;
    9o. – Mensalão do PT (55 milhões de reais) 2005;
    10o. – Máfia dos Fiscais (18 milhões de reais) 1998-2008.
    FONTE: Editora Abril (revista Mundo Estranho. site: http://mundoestranho,abril.com.br/materia/os-maiores-escandalos-de-corrupcao-do-brasil)
    Duas coisas chamam a atenção:
    – Por que dizem que o PT é o mais corrupto se os 5 maiores escândalos listados foram da gestão FHC?
    – Por que não foram incluídos os dois maiores escândalos?
    1o. – Privataria Tucana (VALE, TELEBRAS, etc… estimado em 124 bilhões de reais);
    2o. – Mensalão da reeleição de FHC. Este, apesar de não ter sido contabilizado, é considerado pela maioria dos juristas, como o maior ato de corrupção já realizado no Brasil. Na ocasião o Presidente FHC comprou o voto da maioria do congresso para alterar o texto da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, que havia sido promulgada à apenas 9 anos. Com isto o texto da constituição foi alterado em causa própria de um presidente. Sendo o maior crime contra a democracia do país.

  59. Os maiores Mitos sobre o PT…
    1 – Gestão participativa é uma ferramenta de gestão pública implantada no Brasil pelo PT que tem funcionado muito bem em inúmeras prefeituras e governos estaduais. Por que não funcionaria no meio Federal? O que temos que entender é que, infelismente, há uma distância muito grande entre os 3 poderes e a sociedade (povo, empresasm comércio, etc…). A burocracia do setor público aumenta ainda mais esta distância;
    2 – Os 12 anos de gestão do PT, tão criticado pela minoria, tem sido motivo de elogios do mundo inteiro. Na europa, que continua enfrentando os reflexos da crise de 2008, os estudiosos e gestores estão buscando as respostas nos livros de Marx, isso mesmo, estão voltando a ler Marx para encontrar a solução dos seus problemas. Aqui no Brasil, recomendo, não apenas Marx, mas que leiam toda a obra de Celso Furtado. Celso Furtado não é Mãe Diná mas, entre outras, preveu a crise do Capitalismo Neoliberal, assim como preveu que o Brasil, por adotar o Desnvolvimentismo petista, sofreria mínimos efeitos desta crise;
    3 – O PT está longe de ser o partido mais corrupto deste país. Não acreditam? Pesquisem em sites de credibilidade, como TSE, TCU, etc… Os senhores verão que até o PSDB possui mais Políticos condenados em processos judiciais por Improbidade administrativa. Se pesquisarem mais um pouco, saberão que o Mensalão está longe de ser o maior escândalo de corrupção que o Brasil tem notícia. Vejam abaixo:

    1o. – Banestado do Paraná (42 bilhões de reais) 1996-2000;
    2o. – Vampiros da Saúde de José Serra (2.4 bilhões) 1990-2004;
    3o. – Banco Marka e BC de FHC (1.8 bilhões de reais) 1999;
    4o. – TRT/SP (923 milhões de reais) 1992-1999;
    5o. – Anões do orçamento (800 milhões de reais) 1989-1992;
    6o. – Operação navallha (610 milhões de reais) 2007;
    7o. – 214 Sudam (214 milhões de reais) 1998-1999;
    8o. – Operação sanguessuga (140 milhões de reais) 2006;
    9o. – Mensalão do PT (55 milhões de reais) 2005;
    10o. – Máfia dos Fiscais (18 milhões de reais) 1998-2008.
    FONTE: Editora Abril (revista Mundo Estranho. site: http://mundoestranho,abril.com.br/materia/os-maiores-escandalos-de-corrupcao-do-brasil)
    Duas coisas chamam a atenção:
    – Por que dizem que o PT é o mais corrupto se os 5 maiores escândalos listados foram da gestão FHC?
    – Por que não foram incluídos os dois maiores escândalos?
    1o. – Privataria Tucana (VALE, TELEBRAS, etc… estimado em 124 bilhões de reais);
    2o. – Mensalão da reeleição de FHC. Este, apesar de não ter sido contabilizado, é considerado pela maioria dos juristas, como o maior ato de corrupção já realizado no Brasil. Na ocasião o Presidente FHC comprou o voto da maioria do congresso para alterar o texto da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, que havia sido promulgada à apenas 9 anos. Com isto o texto da constituição foi alterado em causa própria de um presidente. Sendo o maior crime contra a democracia do país.

  60. infelizmente não é mito

    infelizmente não é mito não… é fato crível!

    basta dar um perdido ao doce sol farniente pelo brás, e principalmente pelo pari, para vislumbrar e observar diversas gerações de bolivianos nos seus afazeres e passeios e correrias, com suas cores, feições, gestos multifacetando a paisagem humana da cidade…

    eles já invadiram e estão aqui entre nóis! disfarçados… em meio aos palestinos, coreanos, peruanos, nordestinos, sírios, armênios, tungstênios, essênios, paranaenses…

     

  61. O que é Bolivarianismo

    Vamos estudar o assunto como se deve?

    BBC – Em sua pesquisa, a senhora encontrou conexões de Bolívar com o Brasil?

    Arana – Houve uma conexão muito concreta: ele foi convidado a ir para a Argentina quando o país enfrentava problemas de fronteira com o Brasil. Pediram a ele para vir ajudar a resolver a questão. Ele espalhou a noção de liberdade pelo Brasil. Esta foi uma época extraordinária, quando a liberdade era contagiante.

    http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/10/141007_ted_bolivarianismo_rb

    ‘Associar Bolivarianismo com Socialismo é erro’, diz biógrafa de Bolívar

    Camilla Costa Enviada especial da BBC Brasil ao Rio de Janeiro7 outubro 2014 Apesar de ter morrido em 1830, o nome de Simón Bolívar continua presente nos dias atuais na América Latina.

    Quando ainda era vivo, o venezuelano Hugo Chávez declarou seu país uma “república bolivariana”.

    Os presidentes Rafael Correa, no Equador, e Evo Morales, na Bolívia, se autodeclaram “bolivarianos”.

    Essa apropriação do nome do líder latino faz com que, no Brasil, o termo seja associado ao modelo socialista muitas vezes defendido por estas lideraças latinoamericanas atuais.

    Mas essa ligação entre Bolivarianismo e Socialismo é um equívoco, segundo uma das maiores estudiosas da vida de Bolívar, a jornalista peruana Marie Arana, editora literária do jornal americano The Washington Post.

    Ela é a autora de Bolivar: American Liberator (“Bolívar: Libertador Americano”, nunca lançado no Brasil), uma biografia do líder.

    Na obra, Arana mostra como este militar nascido na atual Venezuela teve um papel-chave na luta pela independência de diversos países do continente em relação ao império espanhol, uma atuação que faz com que ele seja lembrado até hoje como um dos políticos mais influentes da história.

    Arana falou nesta terça-feira sobre o livro e a vida de seu protagonista no TED Global, seminário que está sendo realizado no Rio de Janeiro.

    Após sua palestra, a BBC Brasil conversou com a jornalista sobre as ideias capitaneadas por Bolívar e sobre a apropriação de seu nome.

    BBC Brasil – A imagem de Símon foi apropriada de diversas formas na América Latina. No Brasil, o termo “bolivariano” é usado para falar de algumas ideias da esquerda, principalmente quanto à maior participação popular na elaboração de leis ou no debate sobre a lei. Isso faz sentido?

    Marie Arana – Isso não tem nada a ver com Símon Bolívar e com seus escritos originais. Isso vem dessa aliança “bolivariana” instituída por Hugo Chávez na Venezuela e que agora tem nove nações-membro. A apropriação do nome de Bolívar é espantosa, porque ele tinha ideias fortes sobre injustiça, esclarecimento popular, liberdade. Estas eram as coisas básicas nas quais ele acreditava. E a apropriação de seu nome por esta aliança de esquerda e socialista é errada historicamente e inapropriada.

    BBC – Então, é errado dizer que ele era um socialista? Em vez disso, ele era um libertário?

    Arana – Ela não era socialista de forma alguma. Em certos momentos, ele foi um ditador de direita. Em meio ao caos de uma revolução, ao tentar criar países, ele precisava ter uma mão forte. Ele dizia desprezar a ditadura, mas ele a usou, porque sabia que assim podia concretizar suas ideias. Ele se preocupava com o contrário, que a elite seria destituída e excluída do processo. Ele queria unir a todos.

    BBC – Qual seria a definição correta de algo bolivariano?

    Arana – Ser bolivariano é ser unificador. Significa se livrar de qualquer estrutura opressora. Se você olha para seu trabalho e seus escritos, a educação é algo muito importante para ele. Bolívar acreditava que era preciso criar uma forma de ensinar ética às pessoas. E qual é o nosso maior problema hoje? A corrupção, a ilegalidade, a informalidade. Ele entendeu muito antes de todos que tínhamos sido privados de uma educação básica e sido corrompidos de certa forma. Então, ser bolivariano seria defender a educação, a liberdade, a ética, a equidade social e o esclarecimento do homem.

    BBC – Essa apropriação do seu nome por uma ideia de socialismo pode ser, então, o resultado de um sentimento anti-americano?

    Arana – Há duas coisas envolvidas aí neste novo bolivarianismo, que não é um bolivarianismo de verdade. Primeiro, por o conceito embutir uma ideia de unificação. Bolívar acreditava nisso: eliminar fronteiras com uma grande aliança panamericana. E, em segundo lugar, Bolívar dizia admirar os americanos, mas dizia que eles “não tinham nada a ver” com os latinos. Ele viu o mercado escravocrata na Carolina do Norte e como a economia dos Estados Unidos dependia da escravidão. Também viu como era uma nação construída sobre uma só raça, religião, classe e filosofia, e ele sabia que isso não tinha nada a ver com a experiência da América Latina.

    BBC – Então, como foi possível essa apropriação de Bolívar por ditadores de direira, como Pinochet, no Chile, e Franco, na Espanha. O que eles ganhavam com isso?

    Arana – Eles ganhavam com fato de Bolívar representar uma ideia unificadora e de destruição da velha ordem. Quando se junta essas duas coisas, mesmo estando na direita, isso tem um grande apelo para as pessoas.

    BBC – Como a senhora definiria quem é Símon Bolivar e porque ele foi tão importante para a América Latina ainda hoje?

    Arana – Ele foi importante para a América Latina porque ele entendeu o prejuízo sofrido pela região por 300 anos graças à estrutura colonial espanhola. As pessoas não lembram ou não estudam o efeito que o colonialismo espanhol teve. As colônias não podiam comunicar-se entre si. Não era possível ler ou publicar nada das colônias. Não se podia plantar uma árvore e colher seus frutos. Eram regras muito opressoras. E o legado de Bolívar é importante, porque ele tem um espírito inerente de liberdade e por apontar a dificuldades sofridas no continente latinoamericano, que ficou debilitado e foi infantilizado pelo colonialismo. Quando a Espanha foi embora, não conseguíamos nos governar, porque não nos ensinaram como fazer isso. Quando a Inglaterra foi embora, os Estados Unidos já governavam a si próprios. Mas nós éramos tão dominados pela ordem espanhola que, quando eles foram embora, foi caótico. Essa foi a importante lição da experiência de Bolívar. Isso foi inesperado mesmo para ele. Ele era um péssimo político, mas um grande defensor da liberdade.

    BBC – Em sua pesquisa, a senhora encontrou conexões de Bolívar com o Brasil?

    Arana – Houve uma conexão muito concreta: ele foi convidado a ir para a Argentina quando o país enfrentava problemas de fronteira com o Brasil. Pediram a ele para vir ajudar a resolver a questão. Ele espalhou a noção de liberdade pelo Brasil. Esta foi uma época extraordinária, quando a liberdade era contagiante.

     

    • O ponto central é o método.
      A

      O ponto central é o método.

      A proposta bolivariana de unificar as pessoas, difundir a educação, foi como a entrevistadada mesmo disse: “FEITA NA MARRA”.

      Esta foi a característica que levou Hugo Chaves a se classificar de bolivariano. E na marra não se entende SÓ como militarmente, mas sim contra os princípios de muitos. Passou como rolo compressor sobre outras opiniões e sobre todos os outros interesses.

      Esse é o grande problema do Bolivarianismo: se acha e massacra os contrários. Isso não é democracia. É uma Demonicracia: usa-se o o demo engambelado para impor sua ótica demoníaca de poder.  Se os espíritos que os regessem fossem nobres, deveríamos até aplaudí-los, mas infelizmente o que os empurram para o poder é a inveja, a ganância e a vingança por terem tido menos que outros. Por isso demoníacos.

  62. Psiquiatras são necessários.

      Não estava no país quando do 2o turno, no 1o votei na menos pior dos 3, Dra. Rousseff,  quando retornei, perdi meu tempo lendo alguns comentaristas e manchetes de alguns jornalões, revistas semanais, incendiários, alem de ter ouvido no avião (rota AEP – GRU ou BsAs – S. Paulo), o papo de alguns brasileiros, dignos de investigação psiquiatrica – possivelmente acometidos de um “delirio paranóico persecutório de classe, etnia ou local de nascimento”. – Em certo momento pensei: “Será que voltei no tempo, este Airbus – 320 quando aterrisar em Guarulhos, estará transformado em um Electra, ou saí do Brasil em 2014, e voltei para o Brasil dos anos 50/60 “.

        Postagens delirantes, hidrófobas, figadais, nas famigeradas “redes sociais”, são até parte do jogo, uma arma destinada a ser usada por anonimos  covardes, ou nominados idiotas a desejarem “likes”. Mas quando supostos jornalistas/analistas/comentaristas/intelectuais, pessoas que ganham pouco, precisam de emprego, transacionam aua influência de acordo com os mandamentos de seus patrões, até os entendo – são necessitados ( idéia para o PT: “Bolsa Jornalista Desempregado, ou PJ falido”) – o dificil é crer que pessoas teoricamente “formadas”, acreditem em tudo isto, portanto é perigoso para a democracia, este tipo de midia.

         Quanto ao “protagonismo” do Foro de São Paulo – próxima reunião na Cidade do México – , em esquerdizar a América Latina ( nem coloco “comunismo” – não sou um idiota, nem sofro do Mal de Alzheimer ), soa tão ridiculo, que nem mesmo seus vetustos participantes, lhe conferem tal crédito.

          Mas, como seguro “morreu de velho”, e fascistas, neonazistas, separatistas, e outros “istas”, estão tão dispostos a realizar uma “revolução” ( no “face”), resolvi procurar comunistas em minha casa, os achei, não debaixo da cama, ou no telhado, mas na estante: Marx, Engels, Hannecker, Mao, Trotsky, Che, Marighela, até mesmo um “Manifesto Comunista” em quadrinhos ( de 1978, visava comunizar as criancinhas, e não come-las),  varios outros de Lenin – todos empoeirados, alguns com traças, como as cabeças “não pensantes”, e os discursos, desta velha direita, tão carcomida , tão ecos do passado ,como estes livros.

    • Banda desenhada, o capitalismo em quadrinhos Português

      O meu exemplar era de Portugal, banda desenhada e não quadrinhos. Nos dois devemos ter comprado os dois exemplares que venderam no Brasil rsrsrsr,,,,,

  63. Não pensava que o espirito do

    Não pensava que o espirito do judiciário paraguaio tinha avançado tanto na cabecinha das viúvas da udn. Democracia, para eles, é quando ganham a eleição, com urnas eletrônicas seguras ou não.

  64. Pedaladas

    Pode ser, mas quando a gente passa a achar normal as “pedaladas” e outras artimanhas para fraudar a transparência fiscal, ficamos um pouco mais próximo da situação atual da Argentina…

  65. O BC, tardiamente, acaba de

    O BC, tardiamente, acaba de dar um estepe para os gastos do mercado financeiro na campanha de Aécio.

    O Aécismo, contra o Bolivarianismo, não está superado. 

    Habemus um país dividido entre o concreto e o que representa o abstrato.

     

     

  66. Deixa eu advinhar, saiu no IG!

    Eu tirei férias dos idiotas de norte a sul desse imenso e maravilhoso Cubão

    mas ainda posso deixar alguns  recados, não estamos no telhados estamos embaixo das camas

    nosso plano é dar um boa noite cinderela em toda família coxinha e temos uma próxima geração toda de cubanos

    portanto nunca deixe de dar aquela verificada antes de dormir eu posso estar lá junto com alguns camaradas só pra garantir

    cuidado com cuba que cuba te pega e pega daqui  e pega de lá

    daqui a pouco vou mandar um roteiro pro history channel, já é hora de ganhar dinheiro com malucos de uma forma bem capitalista, essa será minha bolsa trololó.

  67. Fiquei com 2 dúvidas
    1. Nassif discorda da estratégia de comércio/acordos com A. do Sul e Brics?
    2. As manifestações populares da campanha deveriam ser abandonadas como radicalismo?

  68. O pessoal do PSDB estão

    O pessoal do PSDB estão parecendo portadores da doença Ebola: Precisam de enCUBAr 15 dias depois que levaram picadas nas eleições. Por causa do contagio maligno com o Aécim, é preciso isolá-los por um periíodo de 40 dias.

    No momento eles precisam  de ajuda, porque estão perdidos e não sabem o que dizem.

    É necessário muito cuidado com os transmissores do inseto.

    • EBOLA?

      Caro Miguel: acho que Senhor gostaria de dizer “quarentena” – quando se refere à epidemia que assola a África, e sim a manifestação da doença e de aproximadamente 15 à 20 dias. Porem outra incongruência de sua pare e a forma de transmissão – o vetor de transmissão do ebola não é realizado por um mosquito, mas sim pelo contato com fluidos corporais (ex: saliva, fezes). Penso que quem esta perdido é o Sr. E na verdade a população brasileira esclarecida ou não, esta cansada de tantos escândalos envolvendo o seu dinheiro e principalmente sua dignidade, e a utilização de informação incorretas como a que o Sr. descreve anteriormente, só faz piorar a situação.

                  Gostaria de acreditar que esse novo mandato da presidente Dilma Rousseff, tenha melhor fortuna que o anterior.

      • Sr. Marcos, obrigado pela

        Sr. Marcos, obrigado pela gentileza de suaa informaçãoes referentes a manifestação da doença Ebola. Reconhecço que são corretissísmas.

        Quanto aos escandalos que vc disse haver com meu dinheiro e dignidade, entretanto, faço saber que não falei mentiras: os interesses que vc representa é que não se coadunam com a sua educação, muito menos com uma inteligência minimamente responsável, insinuando a calunia que seu candito plantou, sem provas, em relação à Dilma. 

        O dia que ficar provado algum fato ilícito de Dilma eu darei algum valor ao que o senhor disse.

        Agora, até quando Aécio e o PSDB vão continuar se associando a mídia para desconstruir a governabilidade do país e aparecer de vitimas para os leigos? 

        Ebola é pouco em termos de comparação; o PSDB está se assemelhado a um câncer em estágio avançado.

  69. Olha, eu sei que enjoa esse
    Olha, eu sei que enjoa esse papo de Cuba, Venezuela, Foro De São Paulo. .. vc vai nos blogs da Veja e só dá isso. O povo nem percebe, mas se comporta como verdadeira massa de manobra, repetindo feito papagaios o que a imprensa marrom diz. Depois dizem ser informados, que tem opinião própria. Se perguntar pra eles o que significa bolivariano, a imensa maioria não sabe. São vaquinhas de presépio, verdadeiros peões!

  70. Maria, Maria…

    Nassif,

    Foi até mesmo o FHC que disse que só aqueles que votaram no Aécio são pessoas informadas, correto? Para quem teve a oportunidade de ver o vídeo da entrevista do Lula à revista Carta Capital vai achar a resposta: o preconceito contra os pobres deste país é algo que nunca poderia imaginar. E-mail, FB, WhastsApp; eu nunca vi tanta raiva na minha vida dirigida a um partido. Comportam-se como os republicanos que acreditam que o bolo é limitado e devido a isto não querem dividi-lo. A verdade é que todos ganham quando você tira seres humanos da miséria. Como o Lula disse, isto não é ser comunista ou socialista; é um ato Cristão. Eu até acho que os “Cristãos que escrevem este monte de merda contra o Lula, Dilma e o PT vão à igreja somente pela salvação e vida eterna! Como dizia o Cazuza…

    Pra essa gente careta e covarde
    Vamos pedir piedade
    Senhor, piedade
    Lhes dê grandeza e um pouco de coragem

    A mídia representa os pensamentos de uma classe e simplesmente não aceita um ex-metalúrgico tornar-se presidente. O resto todo mundo já sabe. Como li em um comentário neste site “estamos cada vez mais ficando parecidos com a Venezuela. Mas não por causa do governo ou de seus apoiadores, é a direita sem a mínima noção de civilidade…”. É por aí mesmo…Não vamos nos iludir com esse monte de merda que esses caras falam. Só temos que ficar espertos pois quando você vê um comportamento preconceituoso das pessoas e da mídia não vá imaginar que algum dia irão mudar. Pura ilusão. Só vão esperar a oportunidade para tentar derrubar este governo legítimo.   

    É simplesmente gente que convive bem com as ferramentas sujas do partido deles e que tentaram usar mensalão, Petrobras etc. para derrubar o PT. Cada um que tenha suas convicções; nada mais natural e justo. O que ocorreu neste país foi uma tentativa frustrada de golpe de estado. Este é um fato muito claro.Portanto estes dois senhores que você conversou por telefone ou através de e-mail simplesmente não quiseram dizer o que realmente sentem.

    O Sr. Abílio Diniz ao invés de escrever uma carta para a Dilma, deveria é escrever uma carta para o Aécio e seu PSDB e outra pra essa mídia contra seu jogo sujo e festival de golpes baixos. A capacidade dessa gente de inverter as coisas é algo inacreditável. Estou chocado mas não surpreso.

    Quando vi que a Dilma não poderia mais perder mais a eleição, abri a janelo do décimo quinto andar do edifício onde moro e gritei: DILMA, DILMA DILMA !!! QUE ALEGRIA! O bairro estava quieto e meu grito deve ter ecoado por muitos quarteirões!

    Por fim, lembrei do Genuíno e a injustiça que fizeram com este herói!

    Falando em herói, lembrei da nossa heroína, da nossa Musa: ela não é burguesinha nem mora no Morumbi. Ela é…

    Maria, Maria
    É o som, é a cor, é o suor
    É a dose mais forte e lenta
    De uma gente que ri
    Quando deve chorar
    E não vive, apenas aguenta

    Mas é preciso ter força
    É preciso ter raça
    É preciso ter gana sempre
    Quem traz no corpo a marca
    Maria, Maria
    Mistura a dor e a alegria

    Mas é preciso ter manha
    É preciso ter graça
    É preciso ter sonho sempre
    Quem traz na pele essa marca
    Possui a estranha mania
    De ter fé na vida

    Sempre!

    Abraços,

    Chico

     

     

    • direito de resposta

      É inegável que Dilma vem financiando obras com dinheiro do BNDES para países socialistas. É verdade que Lula e família estão milionários. É simplesmente inegável que o comunismo e socialismo acabou na Russia, na Europa do Leste, Yuoguslavia (Croacia, Bosnia, etc) onde estive ano passado.

      Nos países latino americanos os “cabeças” vivem nababescamnte, ricos, importantes e se auto-intitulam “salvadores da pátria”  mas a “plebe rude” nem comida tem para comprar nos supermercados.  Como o comunismo foi extinto porque não prestava, não compreendo como as pessoas podem ser tão burras, ignorantes, omissas, a ponto de aceitar o que Lula e Dilma estão querendo nos impor.

      Pobreza se acaba educando as pessoas desde a infância para saberem o que é dignidade, honra, ética, respeito e jamais dando o peixe, que torna as pessoas preguiçosas e capachos dos sistemas. 

      E quem for contra – cuidado, porque estão matando a torto e a direito. Acabou a liberdade de expressão.

       

       

  71. MEDIDAS BOLIVARIANAS

    Muito mais além do que vc imagina, imagine-se escrevendo um artigo como esse criticando o governo e só por isso ser “preso”. É isso que vem por aí se nós não repudiarmos esses decretos que surgem a todo instante disfarçados de carneiro no. 

  72. Considerações de um Idiota na Terra dos Espertos:

    O ideal socialista é, em essência, a eliminação das diferenças de poder econômico por meio do poder político. Mas quem arbitra e mantêm o poder politico não será sempre o mais poderoso?

    Agora companheiros, quem me explicar como é possível eliminar as diferenças de poder econômico por meio do poder político sem com isso causar o domínio do poder econômico pela classe detentora do poder político, ganha uma foice, um martelo e um pôster do Clichê Guevara…

    Socialismo não, mas sim racionalismo.

     

  73. idiota util

    “O ex-agente da KGB e dissidente soviético Yuri Alexandrovich Bezmenov explica como os marxistas usam informantes para manter listas de pessoas que serão executadas quando chegar a revolução, inclusive os esquerdistas idealistas idiotas úteis.”

    Ou seja o publico que lê este lixo, é o idiota util, e quem escreve é o “esperto” util;

  74. Esquerdismo fajuta

    Nassif, como é acreditar na “Esquerda Caviar”? Respondo, é difícil. Essas pessoas formarm uma casta na sociedade e precisam de dinheiro público para nutrir seus estômargos do bom e do melhor. Precisam viajar para a Europa e EUA, precisam de perfumes caros, uísque importado, roupas de grife, jóias e toda sorte de glutonice. Moram em bairros nobres das grandes cidades e hospedam-se em hoteis 5 estrelas. Possuem fortunas e as aplicam no mercado em fundos especulativos. Vivem nababescamente e agem como playboys capitalistas. Que exemplo!!!  Antes de tecer qualquer comentário a respeito deste excremento denominado bolivarismo é importante trazer à balia o não menos famoso “Foro de São Paulo”. Sua origem e seu anonimato por tantas décadas foram importantes para a construção de um sistema integrado de articulaçao da esquerda e seu projeto de dominação do continente sul americano, e que contou com a participaçao neste grupo de membros das FARC, a exemplo, o comandante deste organização terrorista-narco-guerrilheira, Raul Reyes. Deste Foro de São de Paulo nasceu o já putrefato bolivarismo, com toda confusão de conceitos, que só a bobos (ou glutões) convence. Para a maioria do povo resta trabalhar e muito, quando não está desempregado, e viver sua vida simples, porém, honesta.

  75. BOA TÉCNICA DE DESCONFIGURAR O ÓBVIO

    A técnica de tentar reputar inocência às condutas do governo é apenas uma tentativa infrutífera diante de tantos sinais bem claros que esse governo petista vem dando de forma continuada; não falo de pessoas sem esclarecimento que sequer sabem o que é bolivarianismo ou chavismo, falo de pessoas que leêm um mínimo necessário para terem noção básica dos acontecimentos ocorridos na AMÉRICA LATRINA; a sequência básica: assistencialismo—-população mantida empobrecida e inculta——apoio popular——-controle de imprensa——–Estado forte e inchado——aparelhamento de todas as instituições——–aparelhamento do judiciário——-fortalecimento de conselhos populares aparelhados——-desvalorização do legislativo——-tentar mudar a constituição por plebicistos ou referendos——ETC. Amigos que sabem um mínimo de história do planeta vão perceber que essa sequência ocorreu em todos os países autoritários do mundo e isso inclui os companheiros nossos vizinhos aqui na américa, as coisas ocorrem inicialmente em doses homeopáticas quase imperceptíveis, sempre de forma inocente e sutil e sob o manto sagrado da proteção dos pobres, das minorias e dos direitos humanos; buscam agir sempre protegidos por 3 sistemas de ação: 1- convencimento da população de que determinada medida é benéfica a eles( ex: ataques à imprensa livre, levando a pensar que a censura será benéfica ao povo), 2- uso de supostos grandes cientistas ou intelectuais para com seu nome respaldar idéias inatacáveis( ex: o papo de mudar a língua portuguesa para torná-la mais acessível ao entendimento, quando na verdade o objetivo é apenas imbecilizar mais ainda o inculto) e 3- criar leis que são taxadas de fruto de um desejo e apelo popular intenso( ex: o tal marco civil da internet que foi votado rapidamente como se fosse uma prioridade imediata da sociedade, na verdade ninguém falava sobre o assunto, foi algo vertical de cima para baixo).

    Aos que pensam que tudo isso que citei é balela e que meu cérebo foi lavado por direitistas psicopatas, aviso a vocês que prefiro acreditar nesse risco do que ser pego de surpresa por eventos indesejados, qualquer tipo de conduta minimamente suspeita por parte do governo deve ser barrada imediatamente pelo legislativo, sob pena de ocorrer um efeito cascata sem solução, aviso aos que amam o PT que se algo assim ocorrer todos( petistas ou não) vão sentir os efeitos deletérios de um regime autoritário.

    • Santa burrice, Batman

      Assistencialismo – qualquer país minimamente decente auxilia os menos favorecidos: os EUA tem programas de complementação de renda iguais aos nossos; os benefícios sociais europeus como seguro desemprego são muito maiores que os nossos.

      População mantida inculta – a escolaridade do brasileiro aumentou principalmente no Nordeste. Claro, eles acham que as pessas são incultas porque não aceitam suas “verdades sagradas”.

      Apoio popular – um governo sem apoio popular não governa

      Controle de imprensa – a imprensa é tão controlada que às vesperas da eleição acusa o governo de corrupção

      Estado forte e inchado – Aonde? A população não tem nem o tal estado mínimo. Vide a situação de penúria de hospitais e escolas.

      Aparelhamento – o judiciário é tão “aparelhado” que condenou os mensaleiros a toque de caixa.

      Tentar mudar a constituição por meio de plebiscitos e referendos – como disse a Dilma, a Califórnia também faz isso.

       

      É tanta bobagem, que fica até difícil dar continuidade. Sim, amigo, seu cérebro foi lavado por direitistas insanos. Você está acreditando em mitificações, e não em fatos. Vai se tratar.

      • Sobre sua frase final posso

        Sobre sua frase final posso te dizer que no início de tudo, as coisas parecem mitos distantes “afinal nosso País é totalmente diferente dos demais países sulamericanos”, só para te exemplificar sobre as prioridades desse governo petista, hoje mesmo no site do IG saiu uma notícia sobre a prioridade máxima do PT para o ano de 2015, não ache que é a regularização da economia ou a saúde ou a segurança pública, a deliberação é o urgente controle legal da imprensa, interessante isso, concorda?

        Sobre seus argumentos arcaicos e estereotipados:

        1- ASSISTENCIALISMO: Os USA e países europeus foram os inventores das medidas assistencialistas, disso não discordo, é óbvio que os mais miseráveis precisam de uma ajuda estatal, a questão é a porta de saída do BF?, são 50 milhões de pessoas que vivem disso, 1/4 da população brasileira, o que é feito para que essas pessoas saiam da pobreza, NADA; são 14 anos de planos assistenciais e nada de evolução social verdadeira das pessoas, conheço o interior do nordeste como a palma da minha mão e só o que vejo é um monte de gente que saiu da miséria e é mantido na pobreza com IDH de países da Africa subsaariana, todos amando o papai Lula e mamãe Dilma.

        2-POPULAÇÃO MANTIDA INCULTA: pelo jeito vc acredita nas “estatísticas” do PT, hoje em dia é proibido reprovar os alunos da escola pública, o garoto chega na 8a. séria analfabeto funcional, as universidades cheias de alunos sem habilidades mínimas para uso do português ou gerenciamento de problemas.

        3-APOIO POPULAR: falo sobre apoio popular relativo a condutas imorais como por exemplo o combate à liberdade de imprensa; estão convencendo o povo que somente um governo poderoso sem interferências “negativas” do legislativo e oposição é que as supostas mudanças poderão continuar, acredito que até vc ache isso. O manto da aprovação popular é coisa caçada pelo PT para suas condutas arbitrárias.

        4-CONTROLE DE IMPRENSA: ainda, repito AINDA é livre, mas os esforços para censura são enormes e vc sabe bem disso, acredito também que vc deve, inclusive, ser a favor da censura, afinal na cabeça dos petistas o que vale são os fins e não os meios, uma boa censura permitiria o governo fazer mais pelos pobres kkkkkkkkk

        5-ESTADO FORTE E INCHADO: o estado gasta mais do que arrecada, é um dragão faminto por dinheiro, a sociedade depende dele para tudo, ele regula tudo, na verdade o estado brasileiro é um gigante ineficiente, mau gestor, corrupto e controlador; lá na ponta as pessoas realmente não tem o estado mínimo mas para os ricos tão “odiados” pelo sistema esses estão bem assistidos pelo estado forte, 6 anos atrás 5% da população detinha 40% da riqueza, hoje esses mesmos 5% detêm 45% da riqueza.

        6-APARELHAMENTO DO JUDICIÁRIO: o mensalão só gerou punição devido a imprensa que não deu descanso, para enganar a massa às vezes se faz necessário o sacrifício de algum “companheiro”, e que “grande” sacrifício, prisão domiciliar, regimes semiabertos; quase todos do mensalão forma condenados com provas não documentais, mas quando o Marcos Valério falou que o LULA sabia de tudo aí, amigos, o valor da prova testemunhal voltou a ser zero. Pergunto qual o motivo de JB ter pedido para sair se não fossem as ameaças sofridas????

        7- PLEBISCITOS E REFERENDOS: Todos os países o possuem no seu ordenamento jurídico e podem usá-lo, falo apenas que os países ditatoriais sempre os utilizaram para ratificar sua sanha autoritária com o aval da população( Hitler tinha 98% de aprovação popular), esse papo de nova constituinte para reforma política é absurdo jurídico golpista, constituinte só se forma quando ocorre cissão institucional e graças à Deus tal fato ainda não ocorreu no Brasil.

        Não quero tentar convencer ninguém sobre esses fatos, quero apenas alertar sobre o risco de retorno do autoritarismo, se esse risco for de 1% já é vital o seu combate. Mas gostei das suas idéias, já que é raro algum sectário utilizar argumentos racionais sobre esses assuntos, a maioria só vomita clichês implantados pelas MAVs.

        • 1. Assistencialismo: Como

          1. Assistencialismo: Como alguém consegue viver com até 250 reais tendo 4+ filhos? Você está claramente delirando ou acreditando naquelas montagens fajutas de facebook. O BF é claramente um complemento na renda e não a renda em si. Não viaje.

          2. População mantida inculta: Nesse caso, mudou absolutamente nada do governo Sarney pra cá. A qualidade é a mesma. E apenas colocar a reprovação de volta vai adiantar nada, só vai aumentar de novo o índice de evasão escolar. O que, na prática, dá no mesmo.

          3. Apoio popular: Mas você já viu o legislativo que temos aí? Convenhamos que é necessária uma reforma no poder legislativo, a fim de tirar de lá os coroneis e colocar representantes de verdade do povo. Ou você acha que só a corrupção no poder executivo que deve ser combatida?

          4. Controle da imprensa: Não se esqueça que é necessário colocar em prática o que diz no artigo 54 da constituição no tocante a parlamentar não poder ser sócio de empresa, principalmente se for uma concessionária. Acontece que 10% dos deputados e 1/3 dos senadores controlam canais de rádio ou TV. E, para piorar, as novas concessões de rádio e TV passam pelas mãos de parlamentares, onde 1/5 deles são donos de canais.

          E sabe quantos entre eles estão filiados ao PT? 10. E sabe quantos filiados ao DEM, ao PMDB e ao PSDB? 58, 48 e 43, respectivamente. E sabia que a maioria dos donos da mídia estão filiados ao PSDB, ao PMDB ou ao DEM? Essa lenda pode muito bem estar sendo espalhada pela nossa direita, que não engole até hoje um partido de esquerda no poder. E se houver um golpe de estado, com certeza será uma ditadura aos moldes do regime militar. Lembra de 1964?

          5. Estado forte e inchado: Com ou sem Estado, os grandes vão acumular riquezas. Afinal, sem qualquer regulamentação ou interferência do Estado, a tendência é que as maiores empresas adotem práticas de concorrência desleal, como carteis, por exemplo. Não vai ser menos Estado que vai fazer a distribuição de renda.

          E se o Estado está desse jeito é mais por causa da impunidade do que do tamanho do Estado. E você seria contra o Estado contratar mais médicos, mais professores, aparelhar os policiais para que eles possam prestar um serviço melhor?

          6. Aparelhamento do judiciário: Mídia essa que deu descanso para os escândalos envolvendo o PSDB, como é o caso do tremsalão, dos aécioportos, do mensalão de minas, etc. Escândalos tão graves quanto o mensalão. E algum tucano foi condenado? Algum parlamentar do DEM foi condenado? 

          Dificilmente na história mundial políticos influentes da situação vão a julgamento e são condenados. Aconteceu aqui. Esse ‘aparelhamento’ do judiciário fez com que o Supremo Tribunal Federal tivesse poder o suficiente para soltar súmulas vinculantes para garantir direitos, condenasse políticos da situação que ainda estavam no poder e até tiraram um governador do poder por causa de… Corrupção. Coisa que nunca tinha acontecido antes.

          Como condenar o aparelhamento de um poder judiciário que está mais ativo do que nunca esteve?

          7. Plebiscitos e referendos: E qual é o problema de consultar o povo sobre determinados assuntos? Isso aqui é uma democracia. O povo quer uma reforma política, mas o seu querido poder legislativo não quer. E aí? Vai depender da boa vontade de quem está lucrando com o sistema atual para implantar um sistema que ele não tenha mais todos os seus privilégios? Espere deitado.

    • Meu caro, você só não sabe o
      Meu caro, você só não sabe o que é comunismo e o “bolivarianismo”.
      Simon Bolivar deve estar se revirando no túmulo por ligarem o seu nome ao comunismo bolivariano.
      Ele era um liberal.
      Foi Chávez que iniciou e deturpou o regime bolivariano, acompanhado da indústria midiática.

      Bolívar tinha ideias fortes sobre injustiça, esclarecimento popular e liberdade.
      Leia a biografia dele: Bolivar: American Liberator antes de repetir tudo o que os meios de comunicação propagam por aí.

  76. Infelizmente, acabo de ler a

    Infelizmente, acabo de ler a notícia pelo Terra que um dos ministros de Chaves, veio ao Brasil para negociar com o MST, sem suas palavras – conforme matéria – ” o convênio serve “para fortalecer o que é fundamental em uma revolução socialista, que é a formação, a consciência e a organização do povo para defender o que conquistou e seguir avançando na construção de uma sociedade socialista”.

    Que pedra no sapato de Dilma, Maynard e outros estarão em delírio após terem conhecimetno do fato.

    http://noticias.terra.com.br/brasil/itamaraty-cobra-explicacoes-da-venezuela-por-acordo-com-mst,558158189d389410VgnCLD200000b1bf46d0RCRD.html

     

  77. Você perde completamente a

    Você perde completamente a credibilidade ao negar algo que vem acontecendo nos últimos 10 anos.

    Quando é que vão mudar o discurso de ‘bolivarianismo não existe’ para ‘bolivarianismo é bom’?

  78. o mito

    Nunca pensei que  diria  isso a alguém, mas, la  vai: E melhor ficar calado e alguém pensar que a pessoa é ignorante que abrir a boca e a certeza da ignorancia ser  confirmada

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome