O mundo com os olhos voltados para o Brasil e sua democracia ameaçada, por Sergio Medeiros

Por Sergio Medeiros

O mundo com os olhos voltados para o Brasil e sua democracia ameaçada…
 
Sérgio Moro ao interceptar e divulgar as conversas da Presidente Dilma, cometeu um grande erro, erro este que a cada dia se evidencia com mais força,  e acabou por catalizar a reação de diversos setores que até então estavam retirados da cena politica nacional, intelectuais, professores, estudantes, artistas, advogados..,e, principalmente, da opinião pública internacional.
 
Ciente de que a grande imprensa o respaldaria e que este fato desgastaria o governo Dilma e o ex-presidente Lula (através das versões da imprensa, uma vez que o conteúdo é juridicamente irrelevante), o que de fato ocorreu. Moro, em sua ânsia persecutória,  cometeu um grande erro de estratégia.
 
É que, em nenhum lugar do mundo, se concebe que o governante maior seja espionado e tenha suas conversas divulgadas de acordo com a vontade do interceptador (no caso, um juiz de primeira instância).

O mundo amanheceu perplexo, até mesmo o Ministro do Supremo Tribunal Federal Marco Aurélio Mello, famoso por sua conhecida militância contra o governo, num primeiro momento não acreditou que isto tivesse acontecido… Sintomático, no entanto,  é que depois que soube ser verdade, apesar de num primeiro momento, perplexo, ter se calado, logo a seguir demonstrou toda sua contrariedade:
 
Marco Aurélio Mello: Ele não é o único juiz do país e deve atuar como todo juiz. Agora, houve essa divulgação por terceiros de sigilo telefônico. Isso é crime, está na lei. Ele simplesmente deixou de lado a lei. Isso está escancarado e foi objeto, inclusive, de reportagem no exterior. Não se avança culturalmente, atropelando a ordem jurídica, principalmente a constitucional. O avanço pressupõe a observância irrestrita do que está escrito na lei de regência da matéria. Dizer que interessa ao público em geral conhecer o teor de gravações sigilosas não se sustenta. O público também está submetido à legislação. (http://www.sul21.com.br/jornal/moro-simplesmente-deixou-de-lado-a-lei-is)..
 
Sergio Moro, não contava neste caso com o repúdio da imprensa mundial – e das consequencias disso -, a qual, se tinha alguma dúvida de que as manobras politicas eram orquestradas por forças com vistas a aplicar um golpe de Estado no Brasil, neste momento, deixou de ter.
 
Se antes estas ações eram ainda vistas como fruto da correlação de forças políticas em confronto, era porque ainda não se haviam apontado elementos incontestes que indicassem  a existência de tal movimento antidemocrático, isto em razão da blindagem patrocinada pela grande imprensa brasileira, mas, a partir deste momento, por impositivo, houve o reconhecimento acerca da efetiva existência destas articulações golpistas.
 
É que, a brutalidade e antijuridicidade da interceptação de comunicações da Presidente da República, ocorrendo de um regime democrático, tem um apelo por demais forte no imaginário político internacional, o que não deixa margem para segundas interpretações, por mais elaboradas que sejam.
 
Assim, eis que, de repente, são interceptadas as comunicações da Presidente do Brasil e, justamente pelo Juiz que esta sendo acusado como sendo instrumento de tais manobras golpistas.
 
E, tudo isso, ocorrendo sob o apoio velado da imprensa (tida como o maior partido de oposição), que usa dos mais diversos subterfúgios para justificar tal ato.
 
Ocorre que, repito, este fato, violação do sigilo das comunicações da Presidente Dilma, não se presta a interpretações outras, ele por si só revela mais que qualquer análise politica, e, o mais interessante, mostra a verdadeira cara da imprensa e das forças políticas que estão articulando a quebra da normalidade democrática.
 
Então, dentro deste contexto, acontece o impensável (para eles, que não vem nada além do seu umbigo), a imprensa mundial, atônita, passa a ter seus olhos voltados para o Brasil e, ciente de ter sido vilmente enganada, passa a ver claramente a tentativa de golpe contra a democracia e reage, ainda de forma tímida, enviando seus correspondentes ao Brasil.
 
Um deles, o jornalista e advogado norte-americano  Glenn Greenwald, em reportagem, expressa todo este panorama, e a reversão do foco da mídia mundial, frente as contradições flagrantes entre a versão da imprensa brasileira e os fatos, imponderáveis sob qualquer ótica, em um país que seja efetivamente democrático.
 
AS MÚLTIPLAS E IMPRESSIONANTES crises que assombram o Brasil agora atraem substancialmente a atenção da mídia internacional. O que é compreensível, já que o Brasil é o quinto país mais populoso do mundo e a oitava economia do mundo. Sua segunda maior cidade, o Rio de Janeiro, é a sede das Olimpíadas deste ano. Porém, boa parte dessa cobertura internacional é repetidora do discurso que vem das fontes midiáticas homogeneizadas, antidemocráticas e mantidas por oligarquias no Brasil e, como tal, essa informação é enviesada, pouco precisa e incompleta, especialmente quando vem daqueles profissionais com pouca familiaridade com o país (mas há vários repórteres internacionais que trabalham no Brasil fazendo um ótimo trabalho).
 
O esforço para remover Dilma e seu partido do poder lembram mais uma clara luta antidemocrática por poder do que um movimento genuíno contra a corrupção. E pior, foi armado, projetado e alimentado por várias forças que estão enfiadas até o pescoço em escândalos políticos, e que representam os interesses dos mais ricos e mais poderosos segmentos sociais e sua frustração pela falta de habilidade em derrotar o PT democraticamente.
 
Em outras palavras, tudo isso parece historicamente familiar, particularmente para a América Latina, onde governos de esquerda democraticamente eleitos tem sido repetidamente removidos do poder por meios não legais ou democráticos. De muitas maneiras, o PT e Dilma não são vítimas que despertam simpatia. Grandes segmentos da população estão genuinamente irritados com ambos por várias razões legítimas. Mas os pecados deles não justificam os pecados dos seus antigos inimigos políticos, e certamente não tornam a subversão da democracia brasileira algo a ser celebrado.( https://theintercept.com/2016/03/18/o-brasil-esta-sendo-engolido-pela-corrupcao-da-classe-dominante-e-por-uma-perigosa-subversao-da-democracia/)
 
Agora, os olhos do mundo estão voltados para o Brasil, e estes liberais de plantão que diziam ser democráticos, se vem emparedados frente a realidade fascista das ideias que eles estavam a apoiar, não há mais margem para omissões, e suas posições de neutralidade passam a ser vistas como elas verdadeiramente são, ou seja,  francamente golpistas.
 
A medida da importância impactante de tais atos, pode ser aferida pela superveniente  manifestação intensa da intelectualidade brasileira, a qual, ate então, estava relativamente afastada dos acontecimentos.
 
A partir desta ocorrência, foram forçados a tomarem posições concretas, e desta forma, a partir de então, começamos a ver, novamente, personalidades importantes da vida nacional, advogados, juristas, escritores, atores, intervindo, de forma incisiva, contra esta onda conservadora e antidemocrática.
 
Nesta mesma linha, reação sintomática, decorrente da repercussão de tais fatos são as manifestações de brasileiros em várias cidades do mundo em apoio a democracia.
 
Sérgio Moro, com seu gesto tresloucado, rompeu o bloqueio midiático realizado pela imprensa brasileira.
Redação

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Muito desse golpe se deve a

    Muito desse golpe se deve a isso: O mundo. Qual mundo? O grande problema foi o Brasil junto com outro países quererem discutir que o mundo não é unipolar,que só falcões da América do Norte mandam.

    A defesa de um mundo solidário e mais justo não é e nem nunca será aceita por estes falcões.

    Se eles não se manifestam contra o que está ocorrendo no Brasil (ainda mais sabendo da espionagem contra a presidência do país),podemos dizer que estão a favor.

    Assim,não podemos dizer o mundo com os olhos voltados para o Brasil.

    O correto seria: O mundo com as GARRRAS voltas CONTRA o Brasil.

     

    Todo sacrifício pela democracia é pouco.

  2. Continuo batendo na tecla:

    Moro continuará sua sanha repleta de ilegalidades até que seja exonerado (quem sabe lá por julho de 2017). Filiar-se-á a um partido político qualquer e tentará eleger-se Presidente. Será seu próprio Berlusconi.

  3. The Guardian está mal informado

    Glenn Greenwald era jornalista do Guardian que sempre foi um jornal equilibrado e progressista. Só que o correspondente tem passado aos seus editores (e aos leitores) a impressão de um levante popular democrático contra um governo corrupto. Apenas recentemente um artigo de Eliane Brum foi mais atento ao perigo institucional e às manipulações da mídia tradicional.

  4. O que me deixa realmente
    O que me deixa realmente surpreso é como vocês -sociedade brasileira – são lentos para perceber o óbvio (o golpe de estado em curso). Já faz meses que estao metodicamente destruindo a sua democracia e só agora que os seus responsáveis por comandar se deram conta?

  5. excelente post.
    esperoi que a


    excelente post.

    esperoi que a midia internacional denuncie mesmo essas infamias golpistas,

    mas sabemos de antemão oque a hegemonia midiática munidal

    é escorada e ancorada na hegemonia norte-americana….

  6. Começo do desMOROnamento?

    Finalmente a imprensa internacional trará uma luz no fim do túnel! Esse Moro tem que ser impedido judicialmente, pois utiliza-se das prerrogativas para descumprir com as leis.

  7. juizinho de primeira instância

    este Moro é um juizinho de primeira instância abusado!!!

    e pelo visto não vai subir na carreira.

    resta a ele assumir sua cadeira no PSDB……………quem sabe dep. estadual???

    presidente???…….jamais.

    nao aguenta o primeiro debate.

  8. E……………

    Está na hora de pegarmos nas armas !!!! Se os que não conseguem ganhar o poder nas urnas, e querem incendiar a Nação, não permitiremos que o golpe branco, articulado pela midia/judicário, transforme este País num bordel, que será trilpudiado até no exterior!!!! !!!!!!!!!!

    Ás armas, patriotas, pois querem nos fazer regredir às senzalas!!!!!!!!!!!!!!!!!

    A COBRA VAI FUMAR !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  9. Carta-Denúncia para amigos de fora do país (Tijolaço)

    http://tijolaco.com.br/blog/carta-ao-amigo-berlinensDenúncia: O BRASIL ESTÁ EM PERIGO!

    Esta carta tem um propósito: denunciar à comunidade internacional o que está acontecendo no Brasil neste momento.

    Articulado por setores conservadores da política brasileira – perdedores nas últimas quatro eleições presidenciais – com a ajuda da grande imprensa nacional e de órgãos e empresas internacionais, um golpe aqui está em curso.

    O objetivo é desestabilizar o governo e o país para derrubar a presidenta do Brasil, Dilma Roussef, eleita pela maioria do povo brasileiro.

    A tática é recorrente, outras economias mundiais sofreram e vêm sofrendo esse tipo de ataque. No Brasil, especificamente, a estratégia é criminalizar a política, blindando de forma absurda e com o apoio da mídia, políticos conservadores e corruptos.

    O ex-presidente Lula, eleito em 2002 e reeleito em 2006, cuja aprovação final foi a maior registrada de um presidente da república, está sendo covardemente atacado em sua honra e em toda a sua trajetória política.

    Lula é perseguido pelo judiciário e pela mídia brasileira. Uma verdadeira caça às bruxas. Querem prender o ex-presidente mesmo sem provas. A exceção aplicada beira ao ridículo.

    No dia 04 de março, ocorreu uma tentativa de sequestro de Lula. Através de um mandato de prisão coercitiva (sem qualquer base jurídica).

    O ex-presidente foi levado ao aeroporto de Congonhas, em São Paulo, com a desculpa esfarrapada de colherem seu depoimento. Dali, ele seria conduzido para Curitiba, sede da operação lava-jato – um arremedo da Mani Pulite italiana – onde seria preso sob alegação de crimes até o momento não provados.

    Salta aos olhos o desequilíbrio da força judicial concentrada apenas em Lula e políticos do Partido dos Trabalhadores. A ideia é criminalizar o partido e seus membros, através da manipulação da opinião pública – linchamento moral – como se fossem criminosos e inimigos do povo brasileiro.

    A imprensa, em especial a Rede Globo de Televisão, bombardeia insistentemente o PT e ataca o ex-presidente Lula e a presidenta Dilma com o único objetivo de disseminar o ódio nos brasileiros para, junto à direita, retomar o poder.

    Passeatas são meticulosamente organizadas e insufladas por esta mídia perversa, que, além de fazer chamamentos incisivos, cobre os eventos como se fosse a Copa do Mundo.

    Estamos todos os brasileiros sendo ameaçados em nossas liberdades, pois a perseguição política não se restringe ao Lula ou a Dilma, mas a quem ousa combater as mentiras perpetradas por essa máfia conservadora, bancada por empresários nacionais e internacionais.

    O Brasil está sob ataque terrorista internacional, e isso se estende a vários países da América Latina, numa espécie de reedição da Operação Condor, dos anos 70 e 80. Querem fazer com o nosso país o que fizeram na Síria e Iraque.

    Por isso, precisamos de todo apoio internacional para denunciar o Golpe que está em andamento. Lula pode ser preso a qualquer momento e, para isso, não precisarão de nenhuma justificativa. Será um preso político dentro do país que ele transformou.

    Se derrubarem Dilma, assumirão políticos declaradamente corruptos, como o presidente do congresso nacional, Eduardo Cunha, que, apesar dos crimes de corrupção cometidos e COMPROVADOS, não está preso e ainda comanda a presidência da câmara.

    Precisamos da ajuda do mundo.

    Na última sexta-feira, 18 de março, o povo foi para as ruas para defender Lula e a democracia. Fomos às ruas contra o golpe.

    A cobertura jornalística tenta apequenar o movimento espontâneo, da mesma forma que incha e infla as passeatas contra o governo. A manipulação é tamanha, que pessoas saem pelas ruas como se fossem arautos da honestidade.

    Parte da população brasileira está envenenada pelo bombardeio midiático e, por essa razão, está agindo com violência. Muita gente já sofreu ataques, por discordar ou, ainda mais grave, simplesmente por usar uma roupa vermelha, que representa o Partido dos Trabalhadores.

    A intolerância é uma porta aberta ao fascismo. Há de se trazer luz a esse vendaval de mentiras e boatos. De maneira irresponsável, estão incendiando o país.

    Se o golpe se concretizar, há uma grande chance de começarmos uma espécie de guerra civil. O país está dividido.

    Querem jogar o voto de 54 milhões de brasileiros no lixo.

    Sim, há resistência, muita. Os mais importantes juristas do país estão se mobilizando em favor de Lula. Artistas e intelectuais estão dando a cara a bater, e grande parte da sociedade brasileira está resistindo ao golpe. Vários setores da sociedade estão se posicionando contra o golpe, como a CNBB – Confederação Nacional dos Bispos Brasileiros.

    Eu, assim como milhares de brasileiros, defenderei meu voto e o futuro do meu país.

    Peço-te toda atenção possível, meu amigo. Traduzas essa carta-denúncia e envie para organizações, imprensa e amigos, para que todos saibam o que, de fato, está acontecendo no Brasil.

    Lutaremos!

    Um abraço, com todo o carinho, do teu amigo brasileiro,

    Jari Mauricio da Rocha

    São Leopoldo-RS, 22 de março de 2016.e-pelo-brasil-que-era-pele-e-virou-lula-por-jari-da-rocha/

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador