O pessimismo e o mea culpa de Zuenir Ventura

Sugerido por implacavel

Do O Globo

A onda de mau humor
 
Zuenir Ventura
 
Reclamam sem saber bem de quê, em geral, de ‘tudo isso que está aí’, com prazer masoquista. Hoje o pretexto é a Copa, seria outro se não houvesse esse.
 
Algumas pessoas já perceberam que uma onda de mau humor nos atingiu. O sociólogo italiano Domenico De Masi, admirador e estudioso do Brasil, aonde vem com frequência, declarou em entrevista que o país está “deprimido”, e sem motivo para isso, pois acha que poucas nações avançaram tanto nesses últimos 30 anos. Ele acredita que podemos contribuir para a construção de um modelo de vida universal, “baseado na miscigenação, na sabedoria, na beleza e na harmonia”. E, eu acrescentaria, na vocação para a alegria. O humorista Tutty Vasques, que faz crítica com graça, a exemplo do Chico Caruso, também acha que o clima está pesado, tanto que tem medo de rir em público e ser advertido por alguém: “Está rindo de quê?” A campeã olímpica de judô, a francesa Lucie Décosse, passando por aqui, observou: “As pessoas estão muito irritadas; todo dia tem uma greve!” Uma amiga chegou a classificar de “núcleos de entusiasmo” os grupos que ainda teimam em contrariar a moda da cara emburrada. Até Alice anda irascível porque continua sem resposta para a pergunta “quem manda no mundo?” Ela deve estar querendo fazer também alguma reclamação. Outro dia contei aqui histórias de um motorista de táxi bem-humorado e otimista. Pois bem, um leitor achou que se tratava de um “personagem inventado” e um repórter da TV Bandeirantes entrevistou-o por ser uma raridade.

 
Muitos nos acusam, a nós, jornalistas, de contribuir para o pessimismo atual, com a suposta crença de que nós achamos que notícia boa é notícia ruim. Pode ser, mas, se isso é verdade, encontra eco entre os leitores que gostam de não gostar. De Masi, numa reunião informal, quis a opinião dos presentes. Alguém aconselhou-o a perguntar também a um psicanalista, porque, ao lado das justas motivações, há aquelas internas, autoinsatisfações, que nem sempre têm a ver com o que acontece do lado de fora. Há queixosos que reclamam sem saber bem de quê — em geral, de “tudo isso que está aí” —, com evidente prazer masoquista. Hoje o pretexto é a Copa, mas seria outro se não houvesse esse.
 
Os indignados que acreditam na eficácia do ranger de dentes e da crispação ou nos muxoxos e na rabugice esquecem que ridicularizar pelo riso funciona mais do que xingamento. E, além do mais, estudos médicos revelam que mau humor faz mal à saúde, porque libera a adrenalina, que eleva a tensão arterial e aumenta o nível de açúcar no sangue. Já o indivíduo bem-humorado produz endorfina, o hormônio que relaxa e estimula o bem-estar.
 
Se não bastassem todas essas desvantagens, o mau humor apresenta o risco de ser viral, de contagiar. A gente acaba falando contra ele com mau humor, como desconfio que fiz nesta coluna — e não só nesta.
Redação

41 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Isso que digo.
    Tem muita

    Isso que digo.

    Tem muita gente com problemas pessoais, principalmente financeiro, que projeta suas falhas em qualquer coisa.

     

    Tem gente que quer retornar ao sucesso que era antes e, frente a essa frustacao, resolve se capitalizar da forma mais facil hoje em dia: taca pedra na Geni  por qualquer coisa: Lobao, Falcao, Ronaldo,Roger, etc

     

    1. Só personagens…

      É, Francy: só indivíduos aos quais toda a Civilização, desde os seus primórdios, deve tudo!

      Em tempo: estou de ótimo humor! 

  2. Dinheiro honesto e moeda que defenda o Brasil

    Num destes nucleos de entusiamos que frequento, perguntei se interessaria apoiar um dinheiro honesto circulando por aqui, um que desse origem a uma moeda que defendesse o Brasil e sua população, que passaria a ter metrôs construidos em menso de dois anos, hospitais com diagnósticos precisos e acessíveis a todos e uma política clara para desmontar a armadilha da concentração de renda?

    Todos responderam que sim, Afinal, são uns otimistas estes entusiasmados.

  3. Seria caso de seção geral de psicanálise …………

    É Zuenir, o bicho está solto!!!!!!!!!

    “Alguém aconselhou-o a perguntar também a um psicanalista, porque, ao lado das justas motivações, há aquelas internas, autoinsatisfações, que nem sempre têm a ver com o que acontece do lado de fora.”

    Realmente seria o caso de se perguntar aos psicanalistas, o que pode estar ocorrendo, mas “correndo” o risco de eles também estarem com suas autoinsatisfações inatendidas, e nos darem um diagnóstico errado!!!!

     

  4. A TV está conseguindo deixar

    A TV está conseguindo deixar todo mundo deprimido com tantas notícias ruins, parece que o mundo está acabando.

     De manhã, já saimos  de casa irritados, o simples trânsito de pessoas e automóveis ja nos  provoca stress. Vivemos com a sensação de que a qualquer momento seremos assaltados, atingidos por uma bala perdida ou envolvidos em algum acidente e que se não morrermos aguardando o resgate, com certeza morreremos numa  maca de hospital sem atendimento médico.

    Com tantas expectativas negativas, dá pra ser feliz ?

      

  5. Pobre Zuenir

    Não deve ler o jornal onde escreve.

    E nem os outros da mídia tradicional.

    Se ler, aí sim ficará deprimido e com um sentimento de culta sem tamanho.

    Mas, Zuenir, aproveite o momento e escreva espalhando alegria, quem sabe isso abafa um pouco o resto que sai nos jornais e nas TVs.

     

  6. Onda de bom humor

    Gostaria de sugerir que as pessoas daqui postassem fotos de suas ruas enfeitadas para a Copa.

    Podem ser também fotos de carros, de lojas.

    No interior do país ainda há essa tradição.

    Acredito que em bairros mais populares e apaixonados pelas coisas do Brasil também.

     

    Vamos mostrar que gostamos de nosso país EM TODOS OS MOMENTOS.

     

    FORÇA, GENTE DO BEM!

    1. taí um bom exemplo:
      Um dos

      taí um bom exemplo:

      Um dos mais famosos pontos populares para assistir aos jogos da Copa, o Alzirão, na esquina das ruas Alzira Brandão e Conde de Bonfim –a um quilômetro do Maracanã, na Zona Norte do Rio –, está quase pronto para receber entre 20 e 30 mil pessoas que acompanharão os jogos num inédito telão de 24 metros. A tradição começou em 1978, quando um grupo de amigos levou para a rua uma televisão de 20 polegadas para assistir aos jogos da Copa na Argentina

      Link: http://www.brasil247.com/pt/247/favela247/142456/Alzir%C3%A3o-est%C3%A1-quase-pronto-para-a-Copa-do-Mundo.htm

  7. Tergiversando por linhas tortas

    O engraçado é que o Zuenir falou, falou, falou, e não disse nada sobre as motivações eleitorais da mídia em geral, e de seus patrões em particular.

  8. Vou discordar…

    Discordo quando Zuenir escreve: Muitos nos acusam, a nós, jornalistas, de contribuir para o pessimismo atual, com a suposta crença de que nós achamos que notícia boa é notícia ruim. Pode ser, mas, se isso é verdade, encontra eco entre os leitores que gostam de não gostar.

    A grande mídia, inciou com Lula e tornou-se mais incisiva com a Dilma, vem apostando no quanto pior melhor, e mais do que isso omite deliberamente notícias “boas” ou que não lhes convem, por exemplo: A última pesquisa Ibope quando noticiada na rede globo e associadas CBN, apenas divulgaram que a dessaprovação do governo aumentará. Nenhuma linha sobre a inauguração do trecho da ferrovia Norte-Sul.

    O público em geral é bombardeado diariamente e insistetemente com notícias negativas e tendenciosas, não existe um contraponto, não há democracia nos meios de comunicação.

    Água mole em pedra dura tanto bate que até fura!

    1. Uma dica para quem não

      Uma dica para quem não suporta os jornalões do PIG. A TV BRASIL tem um jornal ótimo, as 9 da noite, com notícias variadas e com enfoque diferente da mesmice. Sei falar da presença “luxuosa” de Nassif comentando economia e Emir Sader, que dá um banho, ao comentar política internacional.

  9. O PIG causa

    O PIG causa esquizofrenia…

    Nos diz para AMAR quem nos espolia…

    E para ODIAR quem luta por nós…

    O PIG tem lado e sabe manipular MUITO bem suas informações…

  10. Estou bem.

    Me incomoda este pessimismo sem motivo, quando eu acho que só tenho motivos para ser feliz. Na verdade a política e os políticos nunca me deram tanta allegria. Lembro que temos um político como o Lula e agora a Dilma. Políticos enganjados em uma causa e compromissados 24 horas por dia com ela. 40 milhões de brasileiros fora da pobreza.Vejam os bons projetos que a câmara aprovou, incríveis. A festa da copa pela frente com tudo certinho e muito bonito.

    Quando escuto é coisa assim: a senhora que trabalha em minha casa está com três filhos na universidade e procura uma casa para morar no minha vida vinha casa, mas chora o mal atendimento do inss e disse que “tudo tem que mudar”; ontem estive com uma pessoa ligada a área social e ela me disse; este país está uma desgraça (isso mesmo), as pessoas estão recebendo para tomar cachaça logo pela manhã; e um amigo, da área elétrica, se expressou dizendo que a Dilma só pode estar doida pelo que faz ( de ruim). confesso que não tive como contra-argumentar. Foram trabalhados e levados a isso.

    Há o culpado, não tenho díuvidas, o globo, a itatiaia, o e.m…. o pig.

     

     

    1. Não esquecendo a rádio “Jovem

      Não esquecendo a rádio “Jovem Pan”, prá mim a pior de todas e só comparável `a revista de Esgoto. Agora, além Neumane, contratou o Tio Rei. Eu gostava de ouvir no rádio de cabeceira p/ esperar o sono, agora não dá mais, tal a desgraça, ódio e mentiras que destilam. Eu gostaria mt de saber a quem pertence esta “rádia”. Alguem sabe ?

  11. Para alguém se achar feliz…

     

    Para alguém se achar e declarar feliz num ambiente onde o Estado é omisso no cumprimento do seu dever de proteger a vida e o patrimônio das pessoas que ralam, dependem de ônibus e são assaltadas, estrupadas e mortas de forma vil sem nenhuma punição aos autores por parte desse Estado que também acoberta tantos que se locupletam e riem na sua cara, é porque esse alguém é no mínimo um sádico, pra não dizer coisa pior.

    1. Estimado Aldo, a língua

      Estimado Aldo, a língua portuguesa não merece ser ‘estrupada’! Um pouco mais de delicadeza e atenção, por favor.

      1. Pois é!

        Pois é, Paulo VI,

        Língua inculta e bela, mas não tosca, né?!

        Concordo: morda a língua mas não agrida a fala.

        E, a tantos quanto, não desistam, continuem que a gente melhora.

    2. Êpa!

      Então tá bom, já deu o teu “recado”! Agora já pode montar no teu carro, e falar prá mamãe no teu smartfhone que você deu uma lição nos “comunistas”… O próximo por favor…

  12. Pois eu não gosto de notícia

    Pois eu não gosto de notícia ruim. Antes de frequentar os blogs simpatizantes ao governo, lia e ouvia a mídia normal. Todavia, sempre desconfiei que havia alguma coisa errada. Pois eu, que sou funcionário pública, estava satisfeita com o governo (não 100%, é claro, tem muita coisa no governo que não apóio). Minha família, que em sua maior parte é constituída de gente humilde, teve grande melhora no governo Lula e manteve no governo Dilma. Vi, também, que havia oferta de trabalho e muito carro na rua. Então, como é que o país estava indo para o pau, como queria fazer crer a mídia? Ainda bem que encontrei os blogs de esquerda, onde, normalmente, encontro boas notícias. Então, bom dia para todo mundo, boa copa, bom resto de ano. Bom de tudo para todo mundo.

  13. Eu não vou comentar nem ler

    Eu não vou comentar nem ler nada vindo da goebbels que pareça ser positivo. A chance de fazer papel de bobo é muito grande.

  14. Estaria o feitiço começando a

    Estaria o feitiço começando a virar-se contra o feiticeiro? Tô sentido o cheiro no ar…Tomara que caia!

  15. O Chico Caruso falou que não

    O Chico Caruso falou que não entende o porque do mau humor? Finalmente ele soltou uma mais engraçada que as charges pre-aprovadas pelo Kamel, que ele publica.

    Esse mercenário eh parte do problema. Diariamente serve carne sangrando, em forma de charges, para bandos de reacionários que como abutres, se aglomeram em torno da carcaça que sao os sites do jornal onde ele trabalha. Depois de receber doses diarias de odio e pessimismo, os reacas saem de la querendo tocar fogo no Brasil.

  16. Os estrangeiros agradecem,

    A Copa no Brasil é sem dúvida o maior sucesso da história do futebol e da FIFA, e melhor, conseguiram  fazer a maior festa, no melhor pais dos trópicos e sem os nativos; Os estrangeiros chegaram, e encontraram um pais somente para eles, graças a mídia, agora eles é que convidam os nativos para a maior festa do mundo.

  17. Curiosamente  ou

    Curiosamente  ou coincidência, esse clima  em que  se vive  no país,desde   o momento  em que  a mídia,sejamos claros, PIG, antecipou a campanha sucessória e ato contínuo brotaram pelas ruas  “manifestações  espontâneas”,apoiadas, estimuladas e aplaudidas pela mídia. Desenvolveu-se, paralelamente,pessimismo,derrotismo,altamente alimentado por todos os veículos disponíveis. Isto faz lembrar  o período que antecedeu  o golpe no Chile,naquele  11 de novembro de 1973,para nós,sul americanos, bem mais importante  do que outro,que apenas  acertou um prédio e não vitimou um continente inteiro.

  18. Se estamos assim……

    Não adianta ficar culpando o PIG por estarem fazendo o seu papel!

    Cabe a nós, militantes virtuais, descontruir o que eles vêm fazendo ao longo destes doze anos de governo do PT!

    Se conseguem fazer a cabeça do povão que está se beneficiando dos avanços sociais feitos, e mesmo assim não exergam o que seria a volta dos abutres, lavo minhas mãos!

    Por outro lado, fico a pensar se não seria nossa incompetência na atuação politica, deixar que tudo isto aconteça, pois temos e devemos usar a máquina politica, já que eles usam a mídia, e  não deixar que voltem a saquear este nosso País!!!

    Avante guerreiros, pois o momento é de grande preocupação devido a Águia estar com  vôo rasante e tudo fará para desestabilizar os governos chamados por eles de “rebeldes”, e que antes eram seus capachos!

    Tudo indica que desde junho do ano passado, está por trás destas manifestações/eventos a mão do império, com seus asseclas, aliados à quinta-coluna nojenta deste País, que sempre ficou de quatro, e sente saudades de quando tirava os sapatos para lá entrar!!!!!!

  19. Pra gente se divertir um

    Pra gente se divertir um pouco!

    Coxinheitor, o site que gera opiniões ‘coxinha’! Se você deseja transformar as suas redes sociais em grandes canais de divulgação deste tipo de “informação”, seus problemas acabaram!

    Use o Coxinheitor e ganhe muitos likes você também! (devido ao volume de acessos, o gerador de frases coxinhas apresenta instabilidade no momento)

    http://www.zueracard.com.br/coxinheitor/

  20. Tudo isso por causa da

    Tudo isso por causa da criminalização da política.

    A rixa entre jornalistas e os políííticos levou a isso. O políticos não falam com a população, só os jornalistas é que o fazem. Não venha alguém dizer que um ou outro comício ou filmete de horário de propaganda partidária se comparam ao conjunto de veículos de comunicação social atuando a todo instante todo dia na cabeça de todos.

    É certo que os políticos abusaram, sobretudo em períodos ditatoriais. Mas não é só isso.

    O aumento da competição eleitoral – WGS está cansado de demonstrar esses dados – trouxe para a cena política uma legião de fulanos do posto, da padaria, da pipoca, da farmácia, etc. e isso os jornalistas não toleram. “Se acham” mais preparados, chiques e informados que esses e outros. Até outro dia desse se usava muito a divisão “alto” e “baixo” clero. Ou seja, os “chiques” e os “fisiológicos”. Atualmente, nem isso mais. A coisa é tão irracional que mesmo sem ser a intenção, acaba sobrando pra oposição também. Propagar que os governistas são bandidos e a oposição é boazinha só cola para uma minoria de prosélitos que têm lá seus motivos específicos para aderir a essa mixórdia.

    No fundo o que não se aceita em certos salões é que o povo não está somente votando; está também sendo votado. Daí que, conhecendo quem são, a consequencia é óbvia: criança mimada quando começa a perder quer acabar com a brincadeira…

    Não precisa chamar psicanalista nenhum. Qualquer um que brincou na rua sabe bem disso.

  21. Ninguem que eu conheço está

    Ninguem que eu conheço está infeliz, todo mundo está vivendo a sua vida – querem que sejamos infelizes – isso é outra coisa; desde a época do cansei e suas mulheres de preto com caras amarradas estão preparando esse clima, com aquelas passeatas de meia duzia de gatos pingados; a copa entrou no pacote, vi um apresentador hoje reclamar da copa, porem o patrão dele deu um rombo de 5 bi que daria para construir 5 arenas do corintians e 3 maracanão, isso pode não? O negocio é esconder as boas coisas do país levar o clima para a eleição e ver se o povo cai nessa lorota e muda o governo, põem esses que já disseram que vão deixar o povo REALMENTE infeliz, para gaudio da meia de duzia de empresarios de sempre.

  22. Mea culpa, meia boca…

    “Muitos nos acusam, a nós, jornalistas, de contribuir para o pessimismo atual, com a suposta crença de que nós achamos que notícia boa é notícia ruim.Pode ser, mas, se isso é verdade, encontra eco entre os leitores que gostam de não gostar.”

    Ah, vá!

  23. O texto até que ia bem, mas

    O texto até que ia bem, mas parei de ler quando o Zuenir disse que Chico Caruso faz crítica com graça. Daqui a pouco vão dizer que Sheherazade faz linchamento com graça.

  24. Caras emburradas…

    Zuenir Ventura, concordo com você, isto está realmente acontecendo. Para comprovar veja na midia as caras de: William Wack, William Bonner, Eliane Catanhede, Mirian Leitão, Faustão, Leilane Nueabart (não sei escrever este sobrenome) Datena, Marcelo Rezende, Boris Casoy (este já vem de muito tempo), Romário (este, por não ter como aparecer, descobriu que cara amarrada agora é  chic, e tome cara feia). Bem, a lista é imensa, não caberia aqui. Mas, sem querer, acabei descobrindo, apos reler minha lista, que todos tem algo muito em comum: a ideologia política.

  25. Tenho conversado com pessoas

    Tenho conversado com pessoas que nunca vi e pessoas na faculdade. Pergunto sobre como vai a vida e a resposta é sempre muito boa ou ótima, o país é que está mal”. Pergunto por quê? A copa é a resposta. Ai vem o papo que ao invés da copa, teríamos que estar investindo em educação, blablablá. Pergunto se eles conhecem o PROUNI, PRONAT, PNAE, MAIS EDUCAÇÃO e tantos outros. O PROUNI E O PRONATC, quase todos conhecem. Pergunto se isso não é investir em educação? Eles ficam meio sem resposta, porque “não deduzem” que isso é investimento em educação. Pode um negócio desses? Eles devem achar que esses programas são financiados pelos deuses lunáticos, extraterrestres. Só pode!!!!!!!!!!!!!

  26. Concordo com o renomado
    Concordo com o renomado sociólogo italiano Domenico De Masi, que constantemente está no Brasil para palestras e para desenvolver pesquisas. Esse mau humor e onda de “revolta” é o resultado de uma insidiosa campanha midiática contra o governo, na carona de movimentos de rua surgidos a partir de temas difusos, mas que inicialmente nada tinham a ver com essa questão da Copa do Mundo, que é coisa politiqueira e orquestrada.O Brasil nem está no caos, nem está indo para o caos. Como já profetizava o grande antropólogo Darcy Ribeiro, há mais de duas décadas, o Brasil desponta para o mundo como uma espécie de “nova Roma”, porém muito melhor, porquanto tropical e com capacidade de reinventar-se (desde que livrando-se de suas amarras culturais senhoriais e escravistas… dos tempos de colônia e império).É esse mesmo Brasil a que se reporta De Masi. Que nada tem a ver, nem de longe, com sua Itália e sua Europa em escombros, fruto das desumanas políticas neoliberais, à serviço do capitalismo financeiro (rentista e) mais abjeto…

  27. A broxada dos anos THC

    O Ministério da Saúde informa: Alerta! Votar em tucano causa impotência e e disfunção erétil.

    Duvidam? Dêem uma olhada na broxada do PIB que o desgoverno THC causou ao País no artigo do Conversa Afiada, do PHA, no link:

    http://www.conversaafiada.com.br/economia/2014/05/28/nao-fosse-o-fhc-o-brasil-era-a-china/

    Parece que a pisada no freio do desgoverno de THC foi feita de encomenda, coisa de pau mandado dos gringos, do tipo sossega aí e nem pensar em ultrapassar Japão, Alemanha, França, dentre outros. Isto tudo vendendo, digo, doando as jóias da Coroa do País na sanha neoliberal entreguista dos tucanos. A grande aposta desta gente para retornar ao poder encontra-se na abissal falta de memória do Brasileiro alavancada por esta mídia que Zuenir vem querer fazer mea culpa.

    Em compensação, olha só que empinada bonita, bem potente,  no período Lula-Dilma!

    Os dados são do Banco Mundial.

     

    http://www.conversaafiada.com.br/wp-content/uploads/2014/05/grafico.jpg

  28. Isso lembrou um filme que assisti…

     

    Queria lembrar o nome do filme, mas uma das cenas que mais me chamou atenção e que parece que é o que está acontecendo no Brasil atualmente foi a seguinte:

     

    Estava lá o cara triste porque seu melhor amigo tinha se suicidado. De repente ele percebeu algo incompreensível. Tinham preparado um funeral com ritual indigena para seu amigo. Ele perdeu as estribeiras e falou algo do tipo “Estão malucos? Ele foi roqueiro a vida inteira, o negócio dele era motos e havy metal, nunca conheceu um índio na vida. De quem foi essa idéia?

    Acho que foi de alguém meio exotérico que frequentava o mesmo psicólogo que seu amigo frequentou antes de se suicidar. Nesse momento ele viu o psicologo e olhou para ele com uma raiva danada. E o psicólogo disparou algo como: “Coitado. Não aguentou sua infeiicidade…”

    Ai o colega vivo se enfureceu e disse coisa do tipo: “Seu idiota. Ele era o cara mais feliz que eu conhecia, até você o convencer de que ele só era feliz porque não conhecia a ‘realidade’…”  E voou na goela do psicólogo…

    A história foi mais ou menos assim, não lembro de todos os detalhes, mas as palavras do amigo para o psicologo que convenceu o cara que a felicidade dele era uma ilusão me parece muito parecida com o que a nossa mídia anda fazendo. Olharam para o povo e via um povo feliz, alegre, mundialmente conhecido por sua hospitalidade de alegria e SE INDIGNARAM COM ESSA ALEGRIA, como se pensassem “Estão felizez porque? Não tem nada que ser feliz, vou “entupi-los” de tanta notícia ruim até acabar com essa MANIA de felicidade desse povo. E tome notícia ruim, bastava clicar numa teve ou abrir um site de notícias que parecia que o Brasil estava se esvaindo em sangue e chamas. E aí daquele que ousasse publicar algo de positivo. Notícia boa se tornou quase pressuposto de demissão sumária…

    Depois que passaram meses a fio entupindo o povo com sangue, brigas, “TRINTA E SEIS HORAS POR DIA” (rs), agora aparecem com a cara lavada como se não tivessem nada a ver com isso…   Ah! Vai catar coquinho…  É como jogar spray de pimenta na cara da pessoa e depois perguntar porque ela está chorando… o racinha viu?

    O POVO ERA FELIZ ATÉ A MÍDIA CONVENCER ELE DE QUE NÃO HAVIA NADA QUE PRESTASSE PARA SE SER FELIZ. SER FELIZ ESTÁ PROIBIDO…

    Como não quero morrer infeliz, aliás, se dependesse de mim nem morreria (hahahahaha). Vou continuar com meu gênio feliz, que o bom Deus me deu e rir muito. Aliás, toda vez que vejo uma foto da “Castanhazeda” ou da “Mirian Porcão” caio na gargalhada, não guento ver a cara de tristeza delas… hahahahaha   XÕ AZEDUME! rs rs rs

  29. ESTE MAU HUMOR É PRODUZIDO

    ESTE MAU HUMOR É PRODUZIDO NOS LABORATÓRIOS DOS SETORES QUE QUEREM RETROCESO ECONÔMICO E SOCIAL( TUCANOS E OUTROS) E PROPAGADO POR BOA PARTE DA MIDIA

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador