O PSDB no episódio Ciro

Por Alessandro Guimarães Pereira

Enquanto uns vacilam, outros piscam…

Da Folha Online

Lula colocou Ciro numa situação vexatória, diz presidente do PSDB-SP

FABIANA FUTEMA
editora-adjunta de Brasil

O presidente estadual do PSDB-SP, Antonio Carlos Mendes Thame, disse que o deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) foi enganado pelo PT e pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Pressionado pelo Planalto, o PSB deve oficializar na terça-feira que apoiará a pré-candidatura de Dilma Rousseff à Presidência. Esse apoio enterra a intenção de Ciro de sair candidato ao Palácio do Planalto.

“Ele foi feito de bobo. O que fizeram com ele foi terrível. Ficou numa situação vexatória”, disse Mendes Thame.

O tucano citou o caso da transferência do domicílio eleitoral de Ciro do Ceará para São Paulo. “Fizeram ele mudar o título para obedecer o desejo do presidente Lula. Depois deixaram ele no ar.”

Para o presidente do PSDB-SP, não há saída honrosa para Ciro nesse episódio. “Que saída honrosa pode haver para alguém que já foi ministro, já foi governador e foi candidato a presidente?”

Em entrevista ao portal iG, Ciro deixou evidente seu descontentamento e mágoa com a atuação do PT e do presidente Lula no enterro de sua possível pré-candidatura. “Ele está se sentindo o todo-poderoso e acha que vai batizar Dilma presidente da República. Pior: ninguém chega para ele e diz ‘Presidente, tenha calma’. No primeiro mandato eu cumpria esse papel de conselheiro, a Dilma, que é uma pessoa valorosa, fazia isso, o Márcio Thomaz Bastos fazia isso. Agora ninguém faz”, disse Ciro na entrevista.

Ciro também criticou aquilo que ele classifica como subserviência do presidente do PSB, Eduardo, e do vice-presidente da legenda, Roberto Amaral, ao PT. “[Eles] não estão no nível que a História impõe a eles”, disse.

Defesa

O líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), defendeu o presidente Lula e o PT das críticas de Ciro.

“Nós garantimos a ele a possibilidade de sair para o governo de São Paulo, ele não topou. Nós não concordamos com a tese de sua candidatura para a presidência. Ele que tem que arcar com a política dele, por isso está sendo muito injusto com o PT e com o presidente”, disse Vaccarezza, para depois afirmar que não queria polemizar.

Com Sucursal de Brasília

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador