O que quer Temer?, por Luis Felipe Miguel

O que quer Temer?

por Luis Felipe Miguel

Ainda não há muita clareza quanto ao objetivo de Temer com a intervenção no Rio. O que está bem estabelecido, até agora, é que ela é inconstitucional, já de partida por não ter cumprido o rito da consulta ao Conselho da República. Também restam poucas dúvidas de que ela não cumprirá seu objetivo declarado de pôr fim ao estado caótico da segurança pública no Estado. Dos principais especialistas no assunto ao jornal popular Meia Hora de Notícias, em sua histórica capa de hoje, há consenso de que colocar tropa para combater crime organizado não é solução.

Mas o que quer Temer? Talvez ele mesmo não saiba ao certo. Às vezes, quando o jogo parece perdido, o jeito é embaralhar as peças meio às cegas para ver o que sai. De qualquer jeito, sua aposta, mesmo que confusa, aponta na direção do aprofundamento do golpe. No momento em que a insatisfação popular com seu governo se torna mais vocal, o chamamento às forças armadas serve tanto para reaproximar as franjas mais conservadoras da classe média, sempre prontas a bradar por “lei e ordem”, quanto para intimidar os grupos que eventualmente pudessem se engajar em ações mais organizadas de resistência.

Temer pode estar num de seus momentos delirantes, pensando que, com a dificuldade da direita encontrar um nome, ele pode se impor como sucessor de si mesmo. A intervenção seria uma demonstração de “firmeza”, no momento em que está perceptível que ele não conseguirá forçar a aprovação da reforma da Previdência.

Ou Temer pode estar pavimentando o caminho para uma nova virada de mesa, menos ou mais maquiada, que implique o fechamento ainda maior do regime. É significativo o timing: no momento em que os escândalos chamuscam os juízes, os militares são chamados a salvar a pátria.

 

Luis Felipe Miguel

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Delírios temerosos

    Pois é Miguel, em seguida virá o Ministério da Segurança e, com este, o chefe de uma das organizações criminosas que hoje ocupa a presidência do país tornar-se-á o chefe direto de todas as polícias – com tal poder nas mãos, o Vampirão, de fato, em seu delírio, espera ser ungido o candidato a mais quatro anos no Palácio do Planalto, se eleições houver. 

  2. Os gênios deram um golpe “com

    Os gênios deram um golpe “com o @STF com tudo” para entregar o petróleo a Embaixada dos EUA e agora o Rio de Janeiro não tem dinheiro nem para contratar professores. O direito à educação foi revogado e isso explica porque o usurpador Michel Temer colocou os jagunços do Exército nas ruas.

  3. O Temer não quer nada, pelo visto ele está combinando o ……

    O Temer não quer nada, pelo visto ele está combinando o seu EXÍLIO quando o golpe militar vier.

    Ou seja, toda esta verdadeira palhaçada é simplesmente uma forma de ir testando a capacidade dos militares em tomar o poder.

    O que os militares querem, e logo veremos isto, é que parte dos coxinhas cariocas que estão envergonhados saiam todos de branco pelas ruas de Copacabana apoiando a intervenção militar no Rio e dando apoio a um golpe militar no resto do país.

    O Temer está tremendo e provavelmente já está acertando para que país irá que não tenha nenhum acordo de extradição com o Brasil e ficar vivendo daquilo que ele conseguiu com todas as suas maracutaias.

    Pensar em outra coisa além disto é como um avestruz, esconder a cabeça num buraco e se achar imune ao que vai acontecer, porém a HISTÓRIA mostra que isto é completamente errado, que estando ou não com a cabeça dentro do buraco o tiro vem e a mata de qualquer forma.

  4. O país se tornou …

    O país se tornou um hospício jurídico.

    O que está escrito na Carta é letra morta.

    Conselho !? Que Conselho !?

    No AI5 Costa e Silva ao menos fingiu ouvir o Conselho.

  5. Pergunta errada…….
     
    A

    Pergunta errada…….

     

    A correta seria; O que querem do golpisto?

     

    Já não teve assessor reclamando dessa agenda recessiva que “não era a deles”?

     

    Irrita-me essa estória escrita pelos jornais de que o mercado está insatisfeito com isso ou aquilo: por que não dar os nomes aos bois? Quem p….são esses pulhas do mercado, criaturas sem rosto com poder de pressionar o governo???????? Enquanto forem tratados com essa deferencia vão deitar e rolar, tem que trazer esses vampiros de almas para a luz do sol, o mais urgente possível….

  6. Delirante ou não, Temer está

    Delirante ou não, Temer está partindo para o velho “ou vai ou racha”. Ou consegue, por um milagre, elevar seus inexistentes índices de popularidade a ponto de – puro delírio – ganhar mais quatro anos de impunidade pela via “democrática”, ou se manda do país com os seus bilhões roubados no Porto de Santos e em outras safadezas. Nesta segunda opção, que é de longe a mais provável, o país estará entregue “legalmente” aos milicos, que aparentemente não o querem. Aguardemos…

  7. O que fará?

    O que fará o exercito quando um soldado de 19 anos morrer em confronto na favela? O que fará o exercito quando houver conflito entre facções na favela? O que fará o exercito quando o um soldado por acidente matar um estudante de escola publica? O que falar o exercito quanto seus oficiais se corromperem com os traficantes? Como se vê o exercito caminha para demoralização. Tudo com o apoio do STF . O Golpe continua!!

  8. Há uma coisa que me preocupa

    Há uma coisa que me preocupa profundamente sobre o minúsculo Temer.

    Um presidente fraco, com um ego desproporcional à sua estatura política e social, é um campo aberto para que um militar esperto possa fazer as vezes de puxa-saco oficial e ficar estimulando a brincar de general contra favelados e daí a ir apertando, ir apertando… até que ele mesmo dê um golpe, ou auto-golpe, sei lá, volto a repetir que Temer está mais para Bordaberry que para Fujimori.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador