O retorno de Chávez à Venezuela

Do O Globo

Chávez anuncia no Twitter que voltou à Venezuela

Segundo vice, presidente está internado em hospital militar de Caracas

Chávez embarcou em Havana às 4h30m da manhã

CARACAS – Centenas de chavistas foram às ruas e cercaram o hospital onde o presidente Hugo Chávez está internado em Caracas para celebrar seu retorno. “O povo de Bolívar desperta feliz. No entorno do Hospital são ouvidos fogos celebrando a volta de Chávez”, destacou o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação e genro do presidente, Jorge Arreaza, em sua conta no Twitter. O ministro das Comunicações, Ernesto Villegas, convocou todos os venezuelanos a tomarem as praças para comemorar a volta do líder.

Chávez anunciou no Twitter, por volta das 6h desta segunda-feira, que desembarcou em Caracas, mais de dois meses depois de ter sido submetido a uma cirurgia em Havana para combater um câncer. O líder venezuelano também fez agradecimentos ao presidente de Cuba, Raúl Castro, e ao líder cubano Fidel Castro.

“Chegamos de novo à Pátria venezuelana. Obrigado meu Deus!! Obrigado Povo amado!! Aqui continuaremos o tratamento”, escreveu Chávez em sua conta no Twitter. “Sigo com fé em Cristo e confiante nos meus médicos e enfermeiros. Até a vitória, sempre! Vamos viver e vencer!”, acrescentou.

Em carta divulgada pela Agência de Informação Nacional cubana, o presidente Fidel Castro saudou o retorno de Chávez.

“Me satisfaz muito que tenha conseguido voltar ao pedaço de terra americana que tanto amas, e ao povo irmão que tanto te apoia”, disse Castro. “Uma especial menção ao povo venezuelano que o brindou com mostras diárias de apoio entusiasmado e irredutível. A isso se deve uma volta feliz à Venezuela”, acrescentou o líder cubano.

Especulava-se que Chávez não estaria bem o suficiente para viajar, apesar de seu desejo de retornar para sua terra natal para continuar o tratamento contra a doença. Mas o vice-presidente Nicolas Maduro confirmou que o presidente embarcou em Havana por volta das 2h30m (4h30m no horário de Brasília) e que se encontra em um hospital militar, acompanhado do ministro Arreaza, do presidente da Assembleia Nacional, Diosdado Cabello, de seu irmão Adán Chávez e de sua filha Rosa Virginia.

O chanceler Elías Jaua Milano expressou seu agradecimento à solidariedade do povo:

“Vamos comandante, até a vitória sempre. Obrigado povo nobre por tanto amor e lealdade”, postou no Twitter.

Também pelo microblog, o ministro Ernesto Villegas manifestou seu entusiasmo e mandou recado à oposição.

“Voltou, voltou, voltou. Derrotadas as vozes ameaçadoras, aquelas que estavam colocando em xeque a informação divulgada pelo governo sobre a saúde do presidente”, afirmou Villegas.

O líder da oposição, Henrique Capriles, que perdeu as eleições presidenciais para Chávez em outubro passado, deu as boas vindas ao presidente e desejou que “seu retorno gere sensatez” no governo. Ele escreveu no Twitter “que o retorno do Presidente signifique que o Sr. Maduro e os ministros comecem a trabalhar por que há milhões de problemas para resolver”.

O anúncio da volta de Chávez à Venezuela aconteceu menos de um dia depois de Jaua dizer que não era possível negar que o mandatário está enfrentando uma situação complexa e difícil.

– Apesar das dificuldades, Chávez está encarando com entusiasmo a batalha pela vida em Cuba – afirmou o ministro das Relações Exteriores.

O governo da Venezuela divulgou na sexta-feira as primeiras fotos do presidente desde que ele foi internado em Cuba no início de dezembro.Em Havana, Chávez passou pela quarta cirurgia para a retirada de um tumor, que foi seguida de várias complicações, incluindo infecção pulmonar. O líder venezuelano luta contra um câncer desde meados de 2011.

 Reprodução

Mensagens de Hugo Chávez em seu Twitter @chavezcandanga Reprodução

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador