“O trabalho libertará você”: Mulher usa frase nazista em protesto contra isolamento

A frase "Arbeit macht frei" se traduz em "o trabalho libertará você" e foi usada nos portões de Auschwitz. Museu repudia uso da frase em manifestação nos EUA

Do Buzzfeed News

O Memorial de Auschwitz, na Polônia, condenou uma foto viral de uma placa usada um protesto anti-bloqueio em Chicago (EUA) na sexta-feira, que trazia uma frase do campo de concentração nazista.

A placa com a inscrição “Arbeit macht frei, JB” foi feita por uma mulher não identificada em um protesto “Re-Open Illinois” no distrito de Loop da cidade, e endereçada ao governador JB Prtizker, que é judeu.

“Arbeit macht frei” traduz do alemão para “o trabalho vos libertará”, e foi usada nos portões de Auschwitz, onde pelo menos 1,1 milhão de pessoas morreram durante o Holocausto.

A foto foi tirada por volta das 12h30 pela enfermeira Dennis Kosuth, que participou do evento como contra-manifestante.

Kosuth disse que vários manifestantes anti-lockdown estavam tentando provocar ele e outras enfermeiras alegando que eram atores ou que o número de mortos pelo coronavírus não era exato. “Minha abordagem era ignorar as pessoas”, disse ao BuzzFeed News em uma entrevista por telefone no sábado, “mas então eu a vi assinar e disse: ‘Isso é uma grande bagunça. Por que você trouxe isso aqui?'”

Segundo Kosuth, a mulher defendeu sua placa e disse que tinha amigos judeus.

Kosuth, que perdeu um amigo e colega para o coronavírus esta semana, disse que estava enojado com a frase nazista.

“Como você ousa comparar o Holocausto com uma ordem de permanência em casa?”, ele disse.

Kosuth compartilhou a imagem no Twitter na quinta-feira, onde foi compartilhada mais de 14.000 vezes.

Entre os que o compartilharam, havia funcionários do Memorial de Auschwitz, na Polônia, que disseram ser “doloroso ver esse símbolo instrumentalizado e usado novamente para espalhar o ódio”.

Segundo o museu, a placa foi colocada em cinco campos de concentração – Auschwitz, Dachau, Flossenbürg, Gross-Rosen e Sachsenhausen – e também no gueto de Theresienstadt.

Kosuth não tinha conhecimento da resposta do memorial até sua entrevista ao BuzzFeed News, mas disse que concordava “100% com essa afirmação”.

“Estou feliz nesse sentido, que essa foto tenha sido divulgada aqui porque mostra o lado sombrio da história”, disse ele.

Parecia haver alguma confusão nas mídias sociais sobre se o símbolo era real.

Em um post publicado na sexta-feira, a Associate Press disse que uma foto viral de uma placa citando o “slogan nazista que se traduz em ‘O trabalho liberta você'” foi alterada e originalmente lia “Empresa de pequeno porte gratuita!”

Mas um porta-voz da AP deixou claro para o BuzzFeed News que sua verificação de fatos se referia a um sinal de um protesto de Pittsburgh em 20 de abril , não do de Kosuth em Chicago.

Kosuth negou que sua imagem tenha sido alterada e disse que a levou com seu próprio telefone.

Ele forneceu ao BuzzFeed News a foto ao vivo que mostrava a mulher se mexendo enquanto segurava a placa enquanto outra mulher gritava “os portões de Auschwitz”.

Placas com imagens e frases nazistas apareceram em outros protestos contra o bloqueio, incluindo um em Springfield, Illinois, na sexta-feira e em Michigan no mês passado .

Questionado sobre o motivo pelo qual ele pensou que sua foto se tornou viral, Kosuth respondeu: “Acho que muitas pessoas não gostam de nazistas – e isso me dá esperança”.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador