O último discurso de Cristina Kirchner no Congresso

Jornal GGN – A presidente da Argentina Cristina Kirchner faz, agora, seu último discurso no Congresso. O mandato dela chega ao fim este ano. Ela foi recebida por uma multidão de apoiadores.

“Felicito a todos os argentinos e, especialmente, à equipe econômica do meu governo que soube e me ajudou a realizar a difícil tarefa de reconstruir todas as expectativas que tinham sido derrubadas quanto ao que seria o ano de 2014, um ano em que se previa catástrofes financeiras para nós”, disse.

Cristina discursa no Congresso e diz ter ‘desendividado’ a Argentina

Do Valor Econômico

SÃO PAULO  – A presidente argentina Cristina Kirchner faz neste domingo seu último discurso de abertura das sessões ordinárias do Congresso. Em seu segundo mandato, ela deixa o cargo no fim do ano. No começo da fala, que já dura mais de duas horas, ela cumprimentou sua equipe econômica e insistiu que seu governo tirou a Argentina do endividamento. 

“Felicito a todos os argentinos e, especialmente, à equipe econômica do meu governo que soube e me ajudou a realizar a difícil tarefa de reconstruir todas as expectativas que tinham sido derrubadas quanto ao que seria o ano de 2014, um ano em que se previa catástrofes financeiras para nós”, disse Cristina. Ela atribuiu as previsões pessimistas aos fundos abutres (os credores que não aceitaram a renegociação de títulos de dívida externa argentina e foram à Justiça americana exigir o pagamento) que, segundo a mandatária, “tentaram travar a gestão do governo, o funcionamento da economia argentina, apoiados internamente.”

“De acordo com um relatório, a Argentina é o único país que teve queda na dívida externa em todo o mundo. Uns 11% de crescimento negativo de dívida”, afirmou, acrescentando que as reservas internacionais do país fecharam a sexta-feira em US$ 31,45 bilhões. 

Sobre sua política de endividamento, a presidente disse: “Nós definitivamente ‘desendividamos’ a República Argentina. Nunca mais os governos terão de fazer uma dívida para saldar outra dívida.”

Cristina abriu seu discurso mencionando um tweet do jornalista do Financial Times Joseph Correrill: “Eles conseguiram. Eles finalmente conseguiram. Os títulos reestruturados da Argentina para 2033 estão sendo negociados acima do valor de face”, escreveu o britânico em seu microblog na sexta-feira. Após a citação no discurso, o jornalista respondeu também no Twitter: “Obrigado pela menção em seu discurso, @CFKArgentina. Mas temo que o preço do título sobe conforme lhe resta menos tempo no cargo.”

Cristina, que foi recebida no Congresso por uma multidão de apoiadores, continua o discurso listando realizações de seu governo e enumerando projetos. Ela comemorou também o bom desempenho do setor de turismo neste verão e da companhia aérea Aerolineas Argentinas. “Não nos importamos que os argentinos viajem para o exterior, mas que seja pelas Aerolíneas Argentinas.”

Redação

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Cristina atropelou os entreguistas

    Três horas e 45 minutos de discurso. Não deixou pedra sobre pedra…

    Oposição saiu espumando, cheia de mimimi, reclamando do discurso. Aonde? em TN canal de noticias do Clarin.

    Sergio Massa, candidato preferido do grupo mediático (junto com Macri, intendente neoliberal da cidade de Bs As) deu entrevista se colocando jáa um ano como novo presidente eleito do Pais. Tá se achando o candidato boi de piranha da direita argentina, uma espécie de Osmarina portenho…

    Cristina falou sobre o atentado da Amia e a morte do fiscal Nisman. Acusou na cara o próprio presidente da associação judaica de responder uma causa judicial por encobrimento e obstrução da investigação. Citou o atentado de 92 sobre a embaixada de Israel de Bs As e da qual o mesmo governo israelita não mostra nenhum interés em investigar.

    Como destaques, falou dos satélites Arsat 1, 2 e 3 que colocam a Argentina como um dos 10 paises com tecnologias própria para tal. E anunciou a reestatização total da empresa Ferrocais Argentinos, encerrando a concessão a partir de amanhã.

    Abordou praticamente todos assuntosxe realizações do seu Governo.

    1. Transmissão completa.

      01 de marzo de 2015, Buenos Aires: La presidenta Cristina Fernández de Kirchner dejó hoy inaugurado el 133 período de sesiones ordinarias, con un mensaje donde trazó un balance de la gestión de los últimos 12 años, y anunció el envío de un conjunto de leyes para la promoción de diferentes proyectos.

      Por octava vez consecutiva, Cristina pronunció un discurso por espacio de tres horas y media en la Asamblea Legislativa ante un recinto de sesiones ocupado casi en su totalidad por diputados y senadores.

      [video:https://www.youtube.com/watch?v=upVTOmzeE_U%5D

    2. Discurso Cristina

      Assisti todo o discurso, suas 4 horas, e como fala bem e não deixa pedra sobre pedra, porque responde ao que dizem dela e seu governo, relata histórias que viveu…acho que sabe muito mais do que supomos.

  2. Que inveja!

    Aqui a nossa presidente, infelizmente, não pode sequer aparecer em público, pois é brutalmente tratada com vaias e xingamentos. Ainda tem pessoas que acham que a Argentina está em uma situação política pior do que o Brasil. No Brasil, se a presidente Dilma convocar uma cadeia de rádio e tv, são capaz de negar-lhe o sinal para tanto, mesmo sendo rádio e televisão concessões públicas. É uma pena não estarmos em pé de igualdade com a Argentina, principalmente no que diz respeito à politizaçao de seu povo.

  3. Que a Presidenta Dilma se

    Que a Presidenta Dilma se inspire na Cristina  e faça um pronunciamento ao povo brasileiro, esclarecendo a verdade verdadeira, não a “”a verdade da globo””- Lei de medios já!

  4. ja vai tarde, porque essa

    ja vai tarde, porque essa raça populista gosta de falar tanto?

    certamente porque seus atos ficam somente na retorica, onde tudo é mais facil…rs 

  5. Multidão apoia Cristina em frente ao Congresso

    El kirchnerismo llenó la Plaza del Congreso para mostrar su apoyo a la Presidenta

    Movilización masiva, con el fantasma del 18F.

    Luciano Theberger  

    Foto: Luciano Theberger

    Por: Guido Braslavsky

    Con el fantasma de la comparación que sobrevolaba con el 18F, el kirchnerismo logró una masiva movilización esta tarde para acompañar a la presidenta Cristina Kirchner en su última apertura de sesiones ordinarias del Congreso. Si bien hubo un par de chaparrones fuertes, la lluvia no terminó siendo un factor, como lo fue en aquella marcha del silencio en homenaje al fiscal Alberto Nisman.

    La movilización arrancó temprano y si bien muchas organizaciones kirchneristas y gremios ya estaban alentando frente al Congreso cuando llegó la Presidenta al mediodía, miles de personas siguieron llegando a la Plaza por las calles laterales cuando el discurso estaba avanzado. Hacia la una de la tarde una gran columna del Movimiento Evita seguía ingresando por avenida de Mayo, para doblar y ubicarse a lo largo de calle Hipólito Yrigoyen. Del otro lado, sobre avenida Rivadavia, se plantó la numerosa columna de la ultracristinista La Cámpora. También se vieron las banderas de Kolina (de Alicia Kirchner), la Tupac Amaru, Nuevo Encuentro, Descamisados, la Corriente Martín Fierro, Miles (de Luis D’Elía) y de Unidos y Organizados, entre otras agrupaciones.

    Las columnas del gremialismo aliado al Gobierno se instalaron sobre la avenida Entre Ríos. Hubo presencia de UOM y Smata, de los estatales de UPCN y de la UOCRA, entre otros. La CTA oficialista se ubicó bajo una bandera en la calle Hipólito Yrigoyen.

    La movilización desde distintos puntos del conurbano quedó a la vista en cientos de colectivos que se estacionaron a lo largo de las principales avenidas cercanas al Congreso. Y los gobernadores K también sumaron gente desde sus provincias. La 9 de Julio quedó convertida en un gran estacionamiento de micros doble piso de larga distancia.

    Hubo dos chaparrones fuertes, a las 12.40 y a las 13.15, pero no duraron más de diez minutos, aunque el día siguió siendo muy intestable y por momentos, con lluvia persistente. Pero no alcanzó para alterar la movilización.

    Por pantallas gigantes instaladas en la Plaza, la gente siguió el discurso presidencial. Tras el largo repaso de las políticas de cada área de gobierno, el primer estallido de la gente fue en la arenga con la que al borde del grito Cristina Kirchner reivindicó su actuación histórica en torno a la investigación del atentado contra la AMIA.

     

  6. um país deve ser comodo
    para

    um país deve ser comodo

    para toda a gente

    não só para seus dirigentes….

    falou e disse cristina…

    final emocionante do vídeo postado pelo tony…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador