Os black blocs são os filhos não amestrados da iniquidade

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Do Diário do Centro do Mundo

Por que a direita e a esquerda se unem no ódio aos black blocs

Por Paulo Nogueira

 
 
É melhor entendê-los para combatê-los

É melhor entendê-los para combatê-los

Ninguém gosta dos black blocs exceto eles próprios.

Cheguei a essa conclusão depois de ver Dilma, pelo Twitter, condená-los pelo ato “covarde” de bater num coronel da PM. Segundo Dilma, eles têm protagonizado cenas de “barbárie”.

Você lê o Globo e a Veja e lá estão eles, atacados como vândalos, baderneiros, criminosos, bandidos etc.

A direita e a esquerda estão unidas no ódio aos black blocs por diferentes razões. Para a direita, eles são um incômodo porque denunciam escandalosamente a desigualdade social brasileira.

Para a esquerda, especificamente a ligada ao PT, eles são um incômodo porque mostram que não estão satisfeitos com os avanços sociais feitos nos últimos dez anos por governos petistas. Em consequência, atrapalham a marcha de Dilma rumo ao segundo mandato.

No meio do calor das discussões parece ficar de lado uma questão crucial: por que irromperam na cena brasileira estes mascarados pouco amistosos e extremamente combativos?

Sem responder a isso a polêmica em torno dos black blocs é estéril. Os black blocs são os filhos não amestrados da iniquidade. Poucos dias atrás, uma militante do grupo concedeu uma entrevista cândida à BBC Brasil, republicada pelo DCM.

Ela contou que virou black bloc por causa da “concentração de renda”. Não viu nos partidos políticos convencionais nada que a interessasse.

Eis o ponto.

O PT, com as alianças no poder em busca da “governabilidade”, deixou de ser atraente para jovens inconformados, idealistas, indignados com tanta miséria no Brasil.

Eles querem algo novo. E é então que entram em cena os garotos do Passe Livre e do Black Blocs. Ao contrário de outros grupos que poderiam e talvez deveriam estar protestando nas ruas – sindicatos e UNE, por exemplo – eles não têm o rabo preso com o PT.

Querem que o Brasil melhore socialmente – com PT ou sem PT. Por isso são tão detestados pelo PT.

A emergência dessa nova categoria de manifestantes – que não têm nada a ver com os demagogos que falam em “corrupção” para comover a classe média como já aconteceu em 1954 e 1964 — mostrou uma coisa. O Brasil pede um partido de esquerda que represente, hoje, o que o PT foi em seus primeiros tempos.

O PT poderia caminhar mais para a esquerda e atender aos anseios dos neomanifestantes? Eis a grande questão. Pessoalmente, não acredito. Os compromissos em nome da “governabilidade” tornam virtualmente impossível fazer alguma coisa muito diferente do que se fez nos últimos dez anos.

Como proteger os índios decentemente, para ficar num só caso, se alianças com ruralistas são vitais para que o governo toque a sua vida?

Uma coisa parece certa: a Rede Sustentabilidade não é a novidade que os inconformados das ruas pedem. Mudam os personagens, mas os compromissos permanecem: Marina jamais falou em aumentar o imposto dos mais ricos porque vai depender deles para tentar se eleger.

Spinoza dizia sobre certas coisas que o importante não era gostar ou desgostar delas, mas entendê-las. Ninguém parece estar entendendo os black blocs.

Querem que eles sumam? Experimentem reduzir a desigualdade social que está na origem deles.

O resto é silêncio, como escreveu Shakespeare.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

103 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Os mascarados estão in

    A violência dos mascarados diminui o apoio da população às manifestações.

    E isso é muito bom para os governos.

    E se depois de terem colaborado com o poder os bb não se dispersarem, eles serão severamente dispersados. Para uma polícia habituada com toda espécie de criminalidade, seria muito fácil.

    O perigo é os bb resolverem se estruturar como um grupo terrorista. Aí é só colocar na conta da mídia de extrema direita que botou esse ovo de serpente. Os bb devem ler Veja, Folha e Estadāo.

    1. Vc tocou sucintamente nas 2 funçoes dos BlackBlockers

      1) Espantar a populaçao em geral das manifestaçoes

      2) Servir para justificar o endurecimento legal, com legislaçoes anti-“terroristas” etc, que serao depois aplicadas aos movimentos sociais.

      Os Black Blockers estao aí para isso mesmo. Provavelmente bem financiados. 

  2. Simplismo elevado ao

    Simplismo elevado ao quadrado. Ou melhor: reducionismo desbragado. 

    Quer dizer que se “entendéssemos” a mensagem dos black bloqs acataríamos a sua forma violenta e desordeira de agir?

    Então, tá. 

    Quer dizer que à falta de partidos políticos que representem os anseios desses ou de outros jovens, a saída é “partir para o pau”? Que a “sede de justiça” elimina qualquer barreira legal ou moral? 

    Sei…….

    Ninguém odeia esse movimento. Usar esse termo foi uma maneira de aliviar para o lado dos “pobrezinhos incompreendidos”. O que se quer simplesmente é que eles exerçam seus direitos políticos, dentre os quais o de manifestação, sem apelar para a violência e a depredação.  

    O mundo evolui. Vivenciamos hoje, se não uma democracia plena, mesmo porque esse máximo é impossível por ordem prática, mas pelo menos numa sociedade onde há canais dos mais diversos para as mais diferentes manifestações. Por que esse movimento procurou, de saída, uma marginal?

    Talvez pior que tolerar esse black bloqs é ter que suportar intelectuais, jornalistas ou formadores de opinião com suas elucubrações teóricas pedantes acerca do que não passa de mera expressão de bandidagem travestida de genuína manifestação política. 

  3. Método

    O problema são os métodos adotados, violentos, que são rejeitados pela maioria, como ja foram no passado. A diferença é que hoje temos governos legítimos, eleitos, enquanto no passado era a ditadura.

  4. Paulo Nogueira

    Paulo Nogueira fez uma análise simples e no entanto a mais robusta que já li entre as inúmeras feitas pela grande imprensa e blogs alternativos.

    Essa consistência se deve à coragem na abordagem do tema e na equidistância de julgamentos prévios e morais.

    De tirar o fôlego.

    Está aí a análise objetiva, crua, fria, e direta, sobre o que são, o que querem e a origem da emergência destes grupos.

    Black Blocs e similares não são novidades na história do mundo e o surgimento deles tem como base o anticapitalismo e a desigualdade social manifestada pela insatisfação  juvenil.

    A dificuldade dos analistas em entender estes problemas talvez esteja na forma cartesiana das análise, de qualquer coisa que fuja do entendimento do dois mais dois, com base no maniqueísmo, ou mais simplesmente na procura de se rotular se eles são a favor deste ou daquele governo. Ou, como diz  o autor:

    Spinoza dizia sobre certas coisas que o importante não era gostar ou desgostar delas, mas entendê-las. Ninguém parece estar entendendo os black blocs.

    Paulo Nogueira deu uma aula de análise sobre fatos, suas causas e origens, e aponta (o que todos deveriam saber) que só se resolve problemas a partir da compreensão deles. Tentar esconder a poeira embaixo do tapete como dizia determinado ministro, ou se atacar a consequência com a utilização da repressão já se mostrou insuficiente em toda a história mundial.

     

     

  5. Aumentar o imposto dos mais

    Aumentar o imposto dos mais ricos o Haddad já está fazendo, mas muitos manifestantes devem achar que é demagogia, porque a maioria deles não tem foco na reinvidicação e até lêem a grande mídia.

    Querer o PT conivente com os Blacks Blocks francamente, tudo que os adversários querem para acusá-los de vândalos.

    BBs não se importam com a iniquidade, eles seguem ordens dos ILLUMINATTIS e Nova Ordem Mundial, querem apostar???

  6. Blacks

    “…jovens inconformados, idealistas, indignados com tanta miséria no Brasil…”

    Paulo Nogueira viajou. Um bando de delinquentes é o que são.

     

  7. Banditismo por uma questão de classe?que

    Até hoje especialistas, historiadores, e toda sorte de interessados não conseguiram determinar os contornos de um fenômeno tão complexo (e ao mesmo tempo, aparentemente tão simples) como o cangaço, que foi muito mais amplo que Lampião e seu bando, mas que teve nele sua maior expressão…

    “Banditismo ou pura maldade/Banditismo por uma questão de classe?” Perguntava Chico Science à bordo de seu Nação Zumbi, únicos!

    Espanta que tanta gente consiga definir, AGORA e JÁ, os blackbostas, como algo além do que as aparências iniciais, isto é: um bando sem controle e direção, niilismo primitivo e destrutivo…

    É possível que estas formas arcaicas e ancestrais de violência pendam para esquerda ou direita? Tudo é possível. É possível até que várias partes aconteçam, e cada uma delas se oriente para um lado, ou espectro da luta política, enquanto outros virem executivos mais “agressivos” de corporações cujas vidraças hoje quebram…

    Mas de imediato, definir que a esquerda se incomoda com o fenômeno porque ele denuncia desigualdade ainda presente, ou porque seria uma contradição aos avanços é de doer…

    Penso que duas condições levam a esta “conclusão”: ou estupidez ou pressa em se tornar o pai da teoria final do fenômeno…

    Paulo Nogueira não é um idiota, mas fez um enorme esforço para parecê-lo, e quase nos convence disto…a vaidade de se tornar o dono da explicação tem este risco (alto)…

    Ora, seria cômodo a esquerda, ou a ala mais progressista do governo, que deseja imprimir um ritimo mais agudo de transformações sociais poder contar com uma milícia deste naipe, ou não?

    Militantes petistas não raro se confrontam com policiais ao redor do Brasil, quando em movimento por sindicatos que lutam contra governos de adversários (e até aliados) e os patrões de sempre…

    Logo, se os blackbostas tivessem alguma representação simbólica que os aproximasse da política, ainda que na tática cotidiana, não seria nada demais tentar a aproximação, ou não?

    A História Brasileira nos ensinou que toda, titia disse TODA violência, pode ser instrumentalizada, desde a coluna Prestes, passando pelos galinhas verdes de PLínio Salgado, até o grupo do famoso cangaceiro…Vargas (e Lira Neto em sua maravilhosa biografia) nos ensinaram isto…

    Por que esta incomodaria a um governo que deseja que a crítica a desigualdade seja usada como aríete para que ele avance ainda mais?

    Bem, titia acha que uma presidenta que superou a tortura, e que escolheu a política como instrumento de mediação de seus conflitos, não cederia a tentação da violência tentadora dos blackbostas, como fizeram alguns “intelectuais e militantes” da ultra-esquerdalha e outros considerados mais “equilibrados”…

    Esta é a questão pessoal, importante, mas restrita dentro da dinâmica dos fatos com esta dimensão.

    Outra idiotice difícil de ler é que a força motriz destes dementes mascarados seja a presença da insistente desigualdade social…

    Então teríamos que ter movimentos mais agudos e violentos nos rincões onde a pobreza absoluta ainda vige e a desigualdade chicoteia o lombo do povão com a acréscimo da precariedade total, ou não?

    Será que um senso entre os debilóides revelaria ali trabalhadores que ganham entre 1 e 3 salários mínimos, moradores das favelas das grandes cidades(sim, porque achar desempregado no país hoje tá difícil, ainda que estatisticamente) ?

    Pois é…um primeiro vento de bom senso derruba este castelo de cartas…

    Foi Alba Zalhuar, a teórica mais destacada, titia se recorda, que cometeu a heresia fundamental das ciências sociais brasileiras ao dar contornos teóricos a uma construção chula: de que a criminalidade é fruto da desigualdade social e da pobreza, o chamado risco social…

    De um lado, Alba serviu aos truculentos apresentadores de TV e a toda sorte de experiência autoritária de segurança pública, que, imediatamente, encamparam-na com gosto, e partiram para invadir e ocupar, os territórios urbanos mais pobres (UPP?) como se o crime fosse uma exclusividade de classe (pobre)…O resultado sabemos: algo entre 40 e 50 mil jovens pretos mortos por ano, todos por arma de fogo…amarildos não são um “ponto fora da curva”…

    De outro lado, Alba serviu para destroçar a esquerda e qualquer pensamento sério sobre segurança pública e criminalidade, quando criou um sofisma desastroso: ao invés de separarmos pobreza do crime, passamos a misturá-los, e assim, por culpa (e medo) deixamos de enfrentar os dois(pobreza e crime) como fenômenos distintos, embora em alguns casos, pudessem até estar juntos…

    Deste modo, avançamos da distribuição de renda, nas conquistas sociais, mas permanecemos com números de letalidade violenta equiparados ao Congo ou ao Afeganistão…

    A raiz deste fracasso (que pode ser revertido a qualquer momento que se tenha coragem) é abandonar de vez baboseiras como esta do Paulo Nogueira…Errar é humano, permanecer no erro é Paulo Nogueira, podemos dizer…

    Blackbostas não são filhos de nossa inércia, porque este país se moveu em 10 anos como nunca na direção de mais justiça social…

    Blackbostas não são um tipo de violentos não-amestrados, como nos diz Paulo Nogueira…Ao contrário, traatm-se de imbecis amestrados pela banalização da violência, pelo desrespeito ao outro, que ameçam e espancam professores em escolas públicas, que estupram suas vítimas de roubo, mesmo que já tenham satisfeito suas demandas patrimoniais, que queimam índios em praças públicas, que se reúnem em falanges organizadas com camisas de clubes e tornam estádios locais proibidos ao público comum, que enforcam mendigos e postam fotoss no feicebuquistão, enfim, são um tipo de violência que não é nova, mas que não pode ser elevada a uma categoria diferente do que são: um grupo de bandidos, que como Lampião têm um significado contextualizado e datado, mas que não seriam capazes de alterar ou ajudar a mudar as estruturas do sistema vigente, a não ser para justificar mais e mais violência.

    Quanto as razões da direita para detestá-los, fica a triste constatação de que somos incapazes de disputar o discurso da “ordem” com os gorilas da veja ou de outro ramo do PIG…falar neste tema ainda á tabu na esquerda…

    Surpreendente mesmo é ver ultra-esquerdalóides brandindo símbolos, bandeiras, vocifernado contra policiais e forças de segurança, e reivindicando personagens de regimes que não abriram mão da manutenção dela…e com braço de ferro, que o diga a KGB, STASI, etc…

    Paulo Nogueira, a juíza que lliberou o neonazista que se mostrou enforcando um adicto morador de rua, os babantes do PIG, e alguns poucos ultra-esquerdalhas e seus (pseudo)intelectuais, são cepas da mesmo vírus ideológico, embora gostem de se imaginar diferentes….

  8. Será que em pleno século XXI

    Será que em pleno século XXI ainda há espaço para se falar em revoluções tendo por apanágio a violência em qualquer das suas formas? 

    Será que  as terríveis experiências históricas não serviram de aprendizado? Me apontem uma, uma só, tentativa de transformação da realidade que fez uso da violência e conseguiu perenizar seus anseios. 

    Devaneios sobre rupturas é para intelectual fracassado ou alienado. Se não ocorreram intrasistema posteriormente voltaram, pelo menos em parte, ao seu leito natural, 

    Outra coisa que agride a nossa santa paciência são certos chavões e palavras de ordem, a exemplo do combate ao capitalismo. Qualquer manifestação, desde um simplório flato até atos de vandalismos despropositados  recebem a leitura de “anticapitalismo”.

    Ora, vamos respeitar as nossas inteligências, já que desdenham das nossas paciências. Quer queiramos ou não; quer nos coçemos ou não; quer estribuchemos ou não; ele está aí há três séculos. Cometeu, e continua cometendo seus desatinos, mas o que tivemos, ou temos para substituí-lo? 

    Por uma questão de coerência esses fanáticos anti-capitalistas deveriam abdicar do usofruto da sua lavra. A começar pelo retorno à vida do campo, De preferência morando numa caverna. 

  9. Quanta baboseira nesta

    Quanta baboseira nesta análise. Parece mais um pretexto para atacar o PT. Quando esse bando de arruaceiros, bandidos, que são esses black blocs, se manifestaram contra a desigualdade social? Eles querem apenas destruir, destruir. Não vejo que seja possível alguém de bom senso apoiá-los, mesmo porque não têm nenhuma boa causa. Eles são filhos da classe média que mora no Alto de Pinheiros, no seu apartamento de 4 quartos, junto com os irmãos. Já passou da hora da Tropa de Choque dar resposta a estes imbecis.

  10. Como disse no comentário em

    Como disse no comentário em post anterior, há muitos jornalistas que se deslumbraram com os BBs e tentam glamourizar e politizar o pequeno grupo.

    Repararam na foto “fofa” do casal black bloc que ilustra o post?

    Nos anos 80, 90 e 2000 centenas de punks fizeram os mesmos atos de vandalismo e confronto com PMs em datas e acontecimentos específicos. Mas ali havia num sentimento de anarquismo real. Esses punks acabavam apanhando da polícia, eram presos por dias sem nenhuma justificativa e nenhum jornalista sequer se interessava por sua histórias. Fotógrafos preferiam ficar longe da confusão. A mídia não se preocupava com esses “desordeiros”, eram tratados quase como personagens folclóricos e marginais. 

    Agora os punks foram substituídos por um novo movimento sem causa (ou com todas e mais variadas causas). Entraram na moda.  Tinham uma vibe mais “classe média”. E a mídia veio atrás. “Formadores de opinião” à esquerda e à direita também…

    Note-se que agora, parece que a mídia já se cansou. A população também.  Apesar de mascarados, os BBs, mais de 300 deles, já foram presos, fichados e identificados pela Policia. Nome e endereço.

    Não vou me surpreender se alguns deles começarem a desaparecer “misteriosamente” pelas ruas de SP. A gente sabe como isso funciona por aqui. No fim, ninguém vai saber que o “desaparecido” era um BB. Só a Policia.

    Por paradoxal que seja, o anonimato pode se virar contra essa gente.

    Os BBs saíram de moda. Isso é perigoso. Para eles.

     

    1. Acrescentaria só o seguinte:

      Acrescentaria só o seguinte: não é a cúpula da polícia que faria isso, mas justamente aquele que, em 64 ou agora, se beneficiava da ordem para impor a manutenção do seu status quo.

      Ou vocês acham que o lojista da 25, ou o cidadão que vive na região e quer sossego, ou o classe média que se incomoda com a favela, não são capazes de pagar para a polícia ou quem quer que seja fazer o seu serviço sujo?

  11. Os coiteiros de ontem…e de hoje…

    Paulo Nogueira, os ultra-esquerdalhas, alguns comentaristas deste blog e pseudo-intelectuais são os coiteiros modernos dos lampiões-mascarados!

  12. Em bez de “é melhor

    Em bez de “é melhor entendê-los para combatê-los” deveria ser:

    É melhor prendê-los para para que admitam viver em sociedade!!! 

  13. Pelo mesmo raciocinio é

    Pelo mesmo raciocinio é possivel entender e defender os S.A. que abriram o caminho para o Partido Nazista e os “Camisas Negras” que prepararam o terreno para o Fascismo em Roma, eram desempregados ou incompreendidos pela ordem social vigente.

  14. black block

    Não confio na violencia com solução. Destruindo caixas eletronicos vamos mudar o país? Vamos lá pessoal, bom senso… os blacks blocks passam apenas a idéia de ser um bando de arruaceiros que não querem  ser identificados. Não existe conotação politica nos seus atos selvagens e irracionais… Querem apenas destruir, extravasar… vão ver jogo de futebol e xingar o juíz… francamente… pobres caixas eletronicos…

  15. Lendo os comentários ao

    Lendo os comentários ao artigo percebo que é duro envelhecer.

    Se não perceberam, o artigo não é uma questão de apoio aos Black Blocs, mas de explicar via causa e efeito a sua existência nos protestos atuais. Ou seja, “se a situação não fosse essa…então o resultado não seria este…”.

    Às vezes vale a pena fazermos um meia-culpa não pelo que fizemos diretamente, mas pelo que deixamos de fazer ou pelo que deixamos os outros fazerem errado.

    1. A alternativa a envelhecer é morrer cedo…

      E tem gente que morre vivo, ou seja, antes de envelhecer e amadurecer(como é de se esperar), mata o cérebro antes, e vaga por aí como zumbi…

      Titia conhece vários zumbis…é fenômeno recorrente no debate político…

      A crítica não foi feita por quem não entendeu o texto…ao contrário…todos os críticos aqui, os velhos, jovens, e os do meio, entenderam a tarefa ridícula que o autor de propôs:

      Dar causa e efeito ao que não tem…

      Se desigualdade social fosse a causa, a favela deveria estar no asfalto ontem…

      Ahhhh, mas se fosse a favela, o entendimento de todo mundo seria diferente, inclusive do zumbi aí de cima…

       

      Se há uma causa para o desmiolamento dos fascistas mascarados, esta não é política…

       

      Volta pr’o mar, oferenda, volta…

       

      PS: de onde o “jênio” aí de cima imagina que surgiu o país (com todos os problemas, mas muito melhor do que era) onde ele vive hoje, e aonde pode, democraticamente, até falar asneiras como falou? milagre?

      Definitivamente, quem não respeita a História já nesceu morto…

      1. Essa é a questão, a favela já

        Essa é a questão, a favela já está no asfalto faz tempo. Basta ver os altos índices de violência pelo país inteiro, como furtos, assaltos, assassinatos e etc… A diferença entre a violência no asfalto e a violência dos BlackBlocs é que o primeiro não é organizado, fora quando articulado por grupos como o PCC, e o segundo é organizado nos protestos. Mas a origem de ambas é a mesma: o descompasso entre a realidade dos políticos brasileiros e as necessidades da sociedade. Ninguém procura justificar a ação dos Black blocs, assim como ninguém quer justificar a ação dos assaltantes e ladrões. Apenas queremos mostrar que há um problema anterior a tudo isso. 

        No final das contas, a violência sem sentido está subindo das classes menos favorecidas para a classe média. Mas os olhos vendados evitam enxergar isso. Quando os focos de violência sem sentido estavam restritos às classes menos favorecidas não importava, mas quando esses focos de violência subiram para a classe média, aí a violência passou a ter importância, porque é da classe média. A sociedade está agindo como crianças birrentas que querem chamar a atenção de pais negligentes. Mas os pais só prestam atenção nos filhos, no momento em que o favorito deles abre o berreiro. Antes, quando o filho mais mirradinho fazia pirraça e quebrava vidraças, ninguém prestava atenção para procurar a razão das estripulias.

        Violência é violência. Pode ter consequências sociais ou políticas, dependendo da classe em que é gerada. Mas a negligência dos governantes para os anseios sociais está na origem de ambas agora. Só lamento que a atual esquerda no poder só abriu os olhos para a violência quando ela tomou a segunda forma, a da violência com consequências políticas. Pelo histórico dela, já deveria ter enxergado o monstro crescendo pelo país há muito tempo.

        Não adianta ninguém querer procurar lideranças para negociar pautas entre os Black Blocs e colocar fim aos protestos violentos. As feridas já estão expostas faz tempo e só aumentando cada vez mais, mas a classe política se negou o tempo todo a enxergar. Talvez o único que conseguiu enxergar a saída foi o prefeito Haddad, mas isso porque provavelmente o deixaram sozinho com os lobos. Em alguns momentos ele está pagando o pato até pela pressa em solucionar todo o problema, como no caso do cancelamento das linhas de ônibus. Resumindo, ele está errando por querer acertar rápido demais. Mas é o único na direção certa até agora. Todos os demais deveriam olhar para o que ele está procurando fazer, sem demagogias políticas, como a direita gosta, ou sem frufrus ideológicos, como a esquerda gosta.

        Mais do que uma crítica às esquerdas, o que busco é criar um alerta: ou a esquerda busca enxergar todos os atos violentos, desde a violência urbana até os protestos violentos, como um grito de socorro da sociedade, ou corre o risco de perder o bonde da história. Precisamos todos fazer um mea-culpa urgente.

  16.   Bobagem simplista. Muito

      Bobagem simplista. Muito bonita essa coisa de “entender” os BB, mas só tem um problema: além de tacar fogo em lixeiras e fazer quebra-quebra, até agora não apareceu UM pra dizer qual o objetivo deles ou como chegar lá, mas apenas que estão chateadinhos com a falta de compreensão e “com tudo que está aí”. Parece coisa de molecada de playground.

      Só pra dar um exemplo, vai: o que eles propõem para diminuir (mais rapidamente) a desigualdade, queimar ônibus? Se isso funcionasse era só votar no PCC.

      1. Peço ajuda

        Quando respondo a algum comentárista, minha resposta aparece como se fosse comentário ao post.

         O que estou fazendo de errado ?

        1.   Bom, seja lá o que for

            Bom, seja lá o que for parece que você já acertou, Mario. Tá aparecendo como resposta.

            Quanto aos BB, não sei se tem a ver com o PCC, mas acredito que não. Fiz a associação só pra dizer mesmo quais grupos agem dessa forma.

        2. (Ta com cookie errado!  Va na

          (Ta com cookie errado!  Va na caixa de opcoes dos comentarios e aperte “lista encadeada e expandido” e o numero de comentarios que voce quizer,  Depois, “salvar”.  Eh so isso mesmo, nada mais.)

    1. “tacar fogo”,diz tudo. Falta

      “tacar fogo”,diz tudo. Falta pensar. Falta sensibilidade para entender e entaõ agir. Primeiro age (“tacar fogo”), depois pensa (se pensa).  

  17. Espanto

    Que a direita se mostre horrorizada com as atitudes desses jovens é coisa esperada e natural.

    Da esquerda, e dos líderes da esquerda, principalmente da Dilma, se esperava coisa diversa.

    Há algumas décadas atrás a presidente fez parte de uma parcela da juventude que optou pela violência contra a opressão.

    Se, hoje, os Black Blocks quebram monitores de caixas automáticos, aqueles radicais assaltavam bancos. Se os mascarados de agora trocam sopapos com a polícia e picham fachadas de lojas, os militantes de antanho praticavam sequestros e assassinatos seletivos.

    Nem se diga ser aquela a época de uma ditadura, pois cabe ao oprimido definir a opressão que o atormenta.

    O Brasil petista se transformou numa terra de valores burgueses, de validação da humanidade pelos princípios do consumo.

    Ofereceu-se o estudo universitário, é verdade, mas como forma de ascensão econômica e não de valores morais. E, mesmo nisso, se fracassou pois, possuidora dos diplomas, esta geração se vê acorrentada a trabalhos desgastantes, horas extras, com um salário desprezível. Em 95, um chefe de seção em uma metalúrgica ganhava por volta de cinco mil reais, nada precisando além do ensino médio. Hoje, na mesma função, se percebe em torno de três mil reais, com formação universitária, domínio de inglês etc…

    Sobre os jovens de agora está sendo jogado o ônus de sustentar aposentadorias impossíveis, não tendo sido feita a necessária e profunda reforma previdenciária.

    Se conseguir chegar ao Olimpo do funcionalismo público, esta geração não terá os mesmos benefícios que as anteriores tiveram, tendo suas pensôes futuras limitadas.

    O PT reprova o discurso de defesa da ecologia, tema caro aos jovens, e arrasta, por isso, parcela considerável deles à posições antagônicas. Só que, do outro lado encontram a tal da rede, com uma Marina manietada pelos interesses econômicos que irão sustentar sua campanha.

    O que resta, então, a quem tem um mínimo de humanidade e consciência, e disposição física própria da juventude, senão a vontade de arrebentar com as estruturas perversas, colocar tudo ao chão e ver se, da terra devastada, nasce algo de bom e novo.

    Os Black Blocs não nos perturbam por serem como são, mas por nos lembrarem do que deveríamos ter sido, antes de naufragarmos nos interesses corporativos e no egoísmo.

    1. Uiiiii, lá foi mais uma uldericada…

      Titia se prometeu a não mais sacanear o pobre do ulderico, afinal, carregar uma alcunha destas já é sacanagem suficiente…

      Mas comparar a resistência armada a Ditadura com o fascismo dos blackbostas é, de verdade, uma uldericada…

      Vamos a melhor uldericada do dia:

      “(…)Nem se diga ser aquela a época de uma ditadura, pois cabe ao oprimido definir a opressão que o atormenta.(…)”

      Se couber ao oprimido definir a opressão, como definir quem é bandido ou quem é manifestante?

      Uauuuu, Marcola para presidente, JÁ! Ulderico vice…

       

      1. Sua medíocre convicção de que

        Sua medíocre convicção de que o direito de protestar violentamente está restrito a algumas sociedades classificadas na tabelinha democrática que te ensinaram na escola, que escalona a democracia pelo direito civil, condenaria Malcom X, os Panteras negras, os jovens de 68 em Paris e mais algumas centenas de movimentos mundo e história afora. Vivendo no século XIX, você condenaria até mesmo os abolicionistas. Ou seja, você é o supra-sumo do conservacionismo. 

        E o pior, se acha engraçado por alegrar, como bobo-da-corte que é, aos pelegos do blog. Longa vida ao(s) rei(s), sejam eles quem forem. 

        1. Fiote…

          Lave sua boca para falar de Malcolm X ou dos Black Panthers, pois ao vinculá-los a esta delinquencia juvenil desmiolada você revela não ter: a) noção do que eles eram e representavam; b) respeito por o que eles eram e representavam…

          Mais ou menos como compará-los a abolicionistas ou militantes da luta armada…Sua noção de História é pobre, pueril, tacanha…ou melhor dizendo, binária e inútil…

          Em relação a “jovens de 68” eu me socorro em Wanderley Guilhereme dos Santos e outros: Só serviram para duas coisas:

          a) instalar mais uma grife mundial de ideia vaga de juventude e rebeldia, como james deans esclarecidos e falando francês;

          b) treinar alguns deles para se domesticarem com força nas hostes de tudo aquilo que queriam jogar abaixo(queriam?)

          A necessidade de prisão de políticos corruptos é um fato, mas a criminalização da política defendida por vós te coloca em espectro bem mais conservador que deseja imprimir aos outros…

          titia faz o papel de boba da corte com gosto…pior é quem faz o papel de tolo sem saber…mas este problema tem cura, pois lembre-se: o suicídio é o único problema filosoficamente sério paraa Humanidade”, portanto, mãos à obra, filho…

        2.   Malcolm X jamais sairia por

            Malcolm X jamais sairia por aí depredando ônibus. Ele sabia que isso não ajudaria em nada sua luta. O mesmo valeu para os panteras negras.

            Ademais, tanto um quanto os outros sabiam muito bem o que queriam, ao passo que os BB até agora não tiveram sequer a capacidade de esboçar uma única proposta. É só quebra-quebra mesmo.

      2. Meu amigo, seu problema e da

        Meu amigo, seu problema e da pelegada – obrigado JC – toda começa justamente em dividirem o mundo entre bandidos e mocinhos. Mas não acaba aí.

        1. O diabo e os detalhes…

          Tem razão, desculpe titia: entre um roubo a uma banca de jornal, uma paulada na cabeça de um PM desarmado(após roubarem sua arma), e um ônibus queimado, justamente o veículo que os trabalhadores que dizem defender vão ficar sem, é preciso enxergar as nuanças…

          Você tem razão…é preciso ver “poesia” por detrás das máscaras…rsrsr…

           

    2. Parabéns.
      Não espere resposta

      Parabéns.

      Não espere resposta dos pelegos ao seu comentário, pois eles não as tem. 

      É evidente que a seguirmos a atual organização sócio-econômica, totalmente voltada ao lucro, onde cada caixa-eletrônico faz o trabalho que 20 bancários do passado, onde não conseguimos gerar vagas de emprego simplesmente para atender aos jovens que chegam a cada ano ao mercado de trabalho, onde ao invés de contrabalancear a automação, a mecanização e a informatização com jornadas diárias menores, com mais descansos, com encurtamento de carreiras, o capitalismo gera a cada ano um batalhão de desocupados e sem perspectivas futuras, não iremos a lugar algum senão a uma implosão social. E para que isso não aconteça, está em curso o maquiavélico plano dos capitalistas em todo o mundo para manterem uma parcela da sociedade a margem do sistema laboral através de programas de transferência de renda condicionadas.

      Mas por aqui, pelo visto, o que abunda, são comentaristas que ainda acreditam que o sistema encontrará as respostas para os problemas que ele mesmo cria e, enquanto isso, vão se protegendo como podem das mazelas do sistema e acreditando na eficência da polício que o Estado lhes provê para ter uma vida minimamente digna, vivendo trancafiados em suas casas, carros, shopping centers e outras cidadelas herméticamente protegidas dos perigos da sociedade “moderna”.

       

  18. Eu gostei do texto do Paulo

    Eu gostei do texto do Paulo Nogueira. BBs incomodam ao governismo por não deixarem esquecer de algumas coisas, por pior que eles escolham o modo de se manifestar.

    O discurso da ‘governabilidade’ passou do ponto. E ou o PT volta um pouco atrás ou crescerá a esquerda. Aí, um dia, sindicatos e até mesmo a UNE e MST podem deixar de ser cooptados e passar a oposição.

    1. Eis o coiteiro-mor…

      Dr Jekhyl Gunter & Mr Hyde Zibel,

      Se a sua lógica fosse lógica, poderíamos comemorar, mas:

      a) Partido não é governo, e a não ser que você enxergue o PT como um bloco coeso e monolitico(e não é), não faz sentido algum a sua afirmação que, propositadamente, mistura os dois;

      b) se ainda fosse, seria ótimo imaginar que a defesa da “governabilidade” faça a esquerda prosperar…O tipo de esquerda que você imagina NUNCA vai prosperar, porque ela só se legitima  em ambientes de ruptura, coisa que estamos longe de experimentar, ainda que vosmicê defenda que este momento de surtos psicóticos em grupo seja algi parecido com um movimento político ou a divisão de eras na História.

       

      Sendo assi,  imaginar que a violência gratuita e desmedida seja algo aproveitável como causa de algum movimento político (mais para a esquerda, ou mais para o centro, de qualquer grupo envolvido) é como dizer que precisamos do PCC para nos lembrar como devemos formular políticas públicas de segurança…

      É…olhando você nos últimos tempo, embora nada disto faça sentido, deve fazer algum sentido para você…

      Fase ruim, hein?

      Novo slogan do blog: Adote um cangaceiro mascarado antes que um nazista o adote!

      1. Titia sempre ótima. Mas faço

        Titia sempre ótima. Mas faço um pedido, titia: perdoa Gunterzinho? Ele só está assim, em fase radical, porque muita gente ainda acha (tanto nazistas como stalinistas) que nosotros maricons debemos ir al paredón! 

        1. Eu não sou nem um pouco radical.

          Seria até a primeira vez que leio isso de mim.

          Eu não me preocupo com esse assédio do estilo da Simone/Morgana e de tantos colegas, apenas mostra pra mais e mais gente (embora relativamente pouca gente leia comentários em posts) uma faceta do governismo acrítico.

          Não é isso que vai mudar as predisposições eleitorais. Antes torna mais fácil fazer discurso de oposição.

          1. A primeira vez, a gente nunca esquece…

            her gunter, titia pegou pesado com você, mas nunca foi desonesta…Dizer que defendemos aqui uma faceta acrítica do governo ou vice-versa é má-fé, coisa de cretino que titia sabe que você não é (ou ao menos, não era)…

            Se não estivesse lendo o seu nome, veria ali uma argola e uma tarja preta…

            Mas titia, como pediu o colega, vai deixar passar…

          2. Não tem outro jeito mesmo

            Afinal é o meu jeito de pensar que está crescendo no Brasil.

            Você é que está com dificuldade de lidar com isso.

          3. pretensão e caldo de galinha…

            Crescendo no Brasil, ehhh, onde?

            Você não vai me dizer que você reivindica como crescimento é justamento o entulho conservador religioso que fez marina crescre em 2010, junto com o vomitório classe mé(r)dia que ataca a tudo e a todos, inclusive os gays, e só os “protege” como bichinhos exóticos da parada que gera receitas?

            Titia não acredita que está lendo isto…

             

  19. um belo gol contra

    Black blocs são vitrine. Os protestos são sua única expressão. Neste contexto, eles são um desastre. Quando um grupo qualquer quer defender seus interesses deve convencer terceiros. Os grupos empresariais possuem contatos de alto nível no governo. Grupos populares devem convencer a sociedade para criar uma onda de pressão. É aí que entra o black bloc. Como ferramenta de convencimento, o grupo funciona como um gol contra. A sociedade não gosta de atitudes violentas e destrutivas. Seria muito mais eficiente ser vítima da violência policial (vide passeata do grupo pelo passe livre). 

    O black blocs prejudicam qualquer causa que defendem e tornam-se objeto de manipulação de quelquer grupo oponente de sua causa. Quem tocar aquele grupo se contaminando. 

  20. Black-bobos querem

    Black-bobos querem smartphones e roupas legais. O resto é besteira,  como este artigo. Desde quando destruir uma banca de jornais ou um ponto de ônibus é demonstração válida contra as desigualdades do capitalismo? Estes vândalos não têm nada a acrescentar. Jamais terão.

  21. Nova linha da direita,

    Nova linha da direita, aparecendo em varios posts ao mesmo tempo:  a culpa eh da “desigualdade social”, viu, gente?

    “De tudo isso que esta ai”…

    Ignorem seus olhos, nao eh conspiracao nao.  Voces estao imaginando coisas…

  22. Direita e Esquerda contra black blocs, Titias e Titios!

    Mais de 10 anos e um envelhecimento precoce. Copa do mundo, FIFA e esta onda que não passa atrapalhando o trafico, vai arrastando,  aumentando o coro e as lutas. Num pais sem leis, o supremo ditou, os governos calam, e os 39 ministérios ausentes, sem partidos, sem bandeiras e políticos se borrando e estão todos com medo!

    A onda pode aumentar com a Fifa e acabar com este seu carnaval.

    01

    1. Gomorra…

      Os blackbostas enfim, conseguem escrever algo, embora fique claro que tenham fixação por “figurinhas”…É da natureza do “fenômeno”…A violência por natureza dispensa ilações escritas, vide Stanley Kubrick, em a Laranja Mecânica, e Assassinos por Natureza de Oliver Stone. 

      Há vários anos, irmã mais nova da teoria da sociologização do crime, havia uma outra que derivava da primeira, que de certa forma tentava explicar a realidade dos morros cariocas com a chegada do tráfico como uma atividade econômica global de larga escala.

      Boa parte da esquerda passou a romantizar as relações de poder que se estabelecia nestas comunidades, procurando justificar uma leniência no combate ao arbítrio dos traficantes, sob duas justificativas, ambas ingênuas e/ou cínicas:

      a) o tráfico promovia uma espécie de justiça social, substituindo o Estado;

      b) o Estado só se manifestava nos morros como repressão mais violenta.

      Esta lógica também procurava justificar a idealização dos cangaceiros do sertão…

      Sabemos onde isto foi dar…Como os cangaceiros estavam em um ambiente não-propício a inseminação de atividades esógenas (como o tráfico), e a violência simbólica estrutural, decorrente das tradições econômicas já instaladas, já estava nas mãos dos coroneis, que ao final se impuseram, tudo voltou ao “normal” no sertão…

      Já nos morros e favelas, a coisa foi diferente…

      Com o tempo, as atividades econômicas relacionadas ao tráfico, como toda atividade econômica sem controle (sendo estas legais ou ilegais, neste caso, as duas desregulamentadas, no jargão dos economistas) alteraram gravemente os laços culturais e sociais da comunidades onde atuam…

      Roberto Saviano nos prova em Gomorra, livro que dá causa ao filme homônimo, que em qualquer estágio de civilização que se encontre estas comunidades, a presença de atividades econômicas de larga escala, como tráfico de armas, gente, drogas, prostituição, contrabando, lavagem de dinheiro, etc, todas elas ligadas de forma siamesa as atividades tradicionais e legais do capitalismo global ( como os últimos escândalos de trabalho escravo das marcas europeias famosas e o escândalo do HSBC com lavagem do dinheiro do tráfico provam), tendem a dissolver os laços de solidariedade culturais que possam existir nas comunidades.

      Como o capo da cosa nostra, romantizado nos filmes, subordinados as “leis e éticas” do crime e das organizações patriarcais, deram lugar a uma total anarquia criminal, ultraliberal, o tráfico e o dono do morro deixaram de ser o “protetorres” sociais do morro, e transformou-se na expressão mais pura a autoritária da violência sem sentido, que não seja o de determinar o funcionamento da atividade econômica…cada vez mais jovem, cada vez mais descontrolada…

      Mas alguns setores de esquerda ainda idealizam o tráfico como forma de violência social de reação ao arbítrio do Estado, assim como tentam fazer agora com os cangaceiros mascarados…

      É a tal violência pura, que se pretende neutra, porque está acima de todos os conflitos sociais e políticos, e como a ideia do mercado onipresente, passa a regrar tudo…

      De verdade, qualquer um sabe que isto é impossível, e se na Europa, os blackbostas possam estar filiados a este ou aquele grupo político, como aqui, a mensagem é uma só: violência pela violência, que no fim das contas, só aproxima a realidade dos ambientes mais e mais conservadores…

      Esta violência é de mesma natureza dos blackbostas quando se reivindicam acima dos conflitos entre esquerda e direita.

      Os blackbostas são, portanto, o “sonho de consumo” dos ultra liberais, como o ambientalismo radicial é o sonho dos ecoliberais, e por ai vamos…

      Este comentário, embora quase gutural, traz esta essência ao debate…

      Se deixarmos de agir agora, será cada vez mais difícil…

      Nem vale a pena debater as tolices dos coiteiros modernos…é hora de agir…

      1. DONA REINALDA

        Os blackbostas são, portanto, o “sonho de consumo” dos ultra liberais, como o ambientalismo radicial é o sonho dos ecoliberais, e por ai vamos…

        Este comentário, embora quase gutural, traz esta essência ao debate.”

        Magnifica formulação DONA REINALDA.

        No ‘blog” do Noblat temos a vovó fascistinha como moderadora dos comentários.

        Nassif pode inovar e colocar uma “titia” fascistinha.

        Ficaria lindo os comentarios dos X9;: titia blackbosta às 17;30. nassifox nele

        1. Camarada Kraus…

          Como pode alguém que ostenta os símbolos (foice e martelo), como legado histórico de uma experiência que matou milhões nos gulags, torturou e mutilou outros tantos, e que implantou um dos maiores aparatos de repressão estatal contra o povo que dizia libertar, reivindicar ou  classificar a titia aqui?

          É saudade da KGB ou da STASI?

          Titia vai repetir o que já disse a outros do seu “gênero”: seu julgamento não me é referência…ou melhor, é sim: se você me elogiasse eu estaria preocupada…

          Quando você renunciar ao lixo ideológico que traz no seu balaio, aí a gente volta a conversar…por enquanto, senta aí e observa…

           

  23. BB, direita, esquerda, que bobagem

    Inútil ficar procurando ideologia nesses pitbuls. Direita, esquerda e qualquer pessoa contra esses vândalos,  são contra porque vêem neles o primitivismo conscientemente inadmissível que há dentro de cada um e ponto. Eles não têm objetivo nenhum a não ser a violência pela violência.  Os movimentos não se manifestam contra eles simplesmente porque são úteis para dar visibilidade às suas causas, então usam gostosamente os Black Blocks. Não precisamos de hordas de justiceiros.  É inútil ficar teorizando sobre o sentido da existência deles. A respostas estão dentro de nós mesmos. 

  24. Não sei o que é mais tosco;

    Não sei o que é mais tosco; se o comportamento dos BB’s ou  a ginásica acadêmica na tentativa de produzir “conhecimento” acerca do que todo mundo ( menos eles ) parecem estar carecas de conhecer. Queimar onibus, depredar, agredir… nada disso é novidade para ninguém; na verdade é como disse o André, se é isso vamos votar no PCC. A novidade está, exatamente, no que os teóricos dos BB’s, alegam que o grupo ataca, ou seja, a concentração, desigualdade, etc… ( bem isso são os teórios do movimento pq os BB’s mesmo, não falam nada). Então facilitando para os teóricos, é o seguinte pq os BB`s podem fazer o que o ninguém pode, sem responder, criminalmente por isso? E, vou insistir, na proposta; como as autoridades devem lidar com a questão. Fossem pessoas comuns e já saberíamos que daqui pra frente a coisa ia engrossar pq atacaram um Coronel da PM e, pelo menos, para o resto dos mortais, a reação a esse tipo de ataque a corporação é conhecida. Vamos ver…

    1. Ha! Podem matar o gato!

      O supremo pode atacar. Cabral pode fazer.

      Dilma falar o que quiser e fazer.

      O congresso pode.  Sabe o que.

      Os juízes e a justiça podem fazer e não são criminalizados.

      O que Ele disse sempre são besteira e Ponto, chega!

      PCC com BBs, é também politica coisa estupida ( não é você)

      Não vaI acontecer nada, os mascarados estão nem ai com as novas leis.

      A corporação esta ai como sempre esteve. Seja de todos os tipos e gêneros.

      Você Cristina já foi melhor do que isto, rasa e com medo.

      Sinceramente, criminalizar e sabe lá que vira depois.

      A lei foi feita para o honesto e o desonesto.

      Va lá nas prisões e procure justiça,

      Alguns Podem sem dignidade e respeito

      A governabilidade esta matando o gato e ele esta desceu do telhado!

       

      1.   Ah, que texto

          Ah, que texto bonitiiiinho… dá até pra passar pro miguxês:

          “u supremu podi atacah…… kabrau podi faze……

        dilma falah u ke kise i faze…… (…)

          vAh LAH NAxXx pRiSOexXx I PRoCure JuStIXXah…

        ALGunxXx pOdI SeM DIgNidaDI I REspeiTU

        a gOVeRNABILIdaDi estaH maTAnu u gatu i ELe eSTaH DISceu du tELHadu!!!!!”

         

          Agora que você já cresceu e abandonou o miguxês, que tal você e seus aMiGuiNHussS pararem de chilique e fazerem alguma PROPOSTA?

      2. Não entendi muito bem o que

        Não entendi muito bem o que vc quis dizer mas vamos lá; de início é isso mesmo, alguns podem fazer  o “que querem”, nesses grupos estão incluídos, de acordo com vc mesmo, as Instiuições, cujos poderes são delegados, direta ou indiretamente, pela sociedade  e os… BB’s (???? ). Aqui concordo com vc, alguma coisa não bate. 

        O resto de nós mortais, faz parte daquele grupo de pessoas que, aqui na minha cidade, por exemplo, está sujeito a multas de 150 pratas p/ jogar uma bituca de cigarro no chão. Não gosto de imaginar o que aconteceria que, tacássemos ogo em um ônibus que demorou a passar ou quebrassemos um caixa eletrônico que não tivesse fazendo saques.

        Sim, com relação ao “rasa e com medo”… Vc quase acertou. A profundidade a que me proponho é essa mesma, o mais raso e superficial possível a respeito desse tema e o medo, não dos BB’s mas um pouquinho mais acima. Eu explico: A PM não pode fazer nada, o Exército não pode fazer nada, a Academia, limita-se a observações panorâmicas, vomitando clichês a torto e a direito… Algumas dezenas de pessoas com “passe livre” para fazer nas ruas o que quiserem e vc acha mesmo que EU vou entrar nessa? João, já tô meio velha pra cair nesse tipo de arapuca. Fico aqui na segurança do raso, só observando e se alguém disser que eu disse alguma coisa eu nego.

    1. Se…

      Se, e titia diz SE, do grupo de cangaceiros mascarados, houver 10% de trabalhadores que pegam estas conduções, titia para de escrever aqui…para sempre…

      Alguém imagina que algumas desats pessoas possam estar nos protestos?

      e aí?

      1. E ir ser selvagem entre árvores e esquecimentos

        [video:http://www.youtube.com/watch?v=6Uu2v2xJ5L8%5D

        É titia assim você mostra a tua outra face.

        Pouco a pouco.

        Se não existir nenhum daqueles nos movimentos das ruas, ainda vale a pena brigar por ELES, dignidade e respeito. Querendo mais e melhor na qualidade de vida de todos

        Não me importa se eles não estejam nesta luta, mais sei que é um combate para uma vida melhor de qualquer brasileiro e ser humano. Não me importa se eu posso pagar em dólar, mas é para mim igualmente importante quem não pode pagar. Não é que não ande em transporte coletivo que não veja e observe sua importância e valor na relação homens e o transporte. Não é que tenho um bom plano de saúde que queira que o SUS e a previdência quebrem. Se eu não guerrear por direitos meus e coletivos o poder esmigalha agente.

        Não me importa que eu lute pela coletividade se eles não estão presentes.

        Não quero que o pobre, o ignorante e os humildes explodam, não é por suas ausências que as políticas públicas devem deixar de beneficiar em função dos grupos mais politizados.

        Os políticos e as ideias se perdem pelas trincheiras corporativistas.

        Uploaded on Apr 5, 2008

        Não sei sentir, não sei ser humano,
        Não sei conviver de dentro da alma triste, com os homens,
        Meus irmãos na terra.
        Não sei ser útil, mesmo sentindo ser prático, cotidiano, nítido.
        Vi todas as coisas e maravilhei-me de tudo.
        Mas tudo ou sobrou ou foi pouco, não sei qual, e eu sofri.
        Eu vivi todas as emoções, todos os pensamentos, todos os gestos.
        E fiquei tão triste como se tivesse querido vivê-los e não conseguisse.
        Amei e odiei como toda gente.
        Mas para toda gente isso foi normal e instintivo.
        Para mim sempre foi a exceção, o choque, a válvula, o espasmo.
        Não sei se a vida é pouco ou demais para mim.
        Não sei se sinto demais ou de menos.
        Seja como for a vida, de tão interessante que é a todos os momentos,
        A vida chega a doer, a enjoar, a cotar, a roçar, a ranger,
        A dar vontade de dar pulos, de ficar no chão,
        De sair para fora de todas as casas, de todas as lógicas, de todas as sacadas
        E ir ser selvagem entre árvores e esquecimentos.

         

  25. Gosto do Paulo Nogueira, mas

    Gosto do Paulo Nogueira, mas ele forçou demais a barra querendo explicar até o que os próprios BBs não conseguem:

    “Estamos lutando por algo que ainda não sabemos o que é, mas que pode ser o início de algo muito grande que pode acontecer mais para frente”, diz uma integrante do movimento Black Bloc em entrevista à BBC Brasil.

    Fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/10/131014_black_bloc_entrevista_mm.shtml

  26. Tratam parasitas a pão de ló…

    Ó, que defesa apaixonada dos parasitas Black Blocs…

     

    Quer dizer então que os parasitas fantasiados são os ‘filhos da iniquidade social’? Que bonito, não? Que romântico, quem sabe façamos um filme holywoodiano enaltecendo os neo Robin Hoods! Definitivamente, é de amargar…

     

    O Brasil tem uma das maiores concentrações de renda do mundo. Isto é correto. Mas o índice de Gini, que mede a desigualdade, está no seu ponto mais baixo desde 1960. O país vive num regime de pleno emprego, com inflação controlada, dezenas de milhões de pessoas ascendendo socialmente, aumentos reais nos dissídios da classe trabalhadora, aumentos reais no salário mínimo, dezenas de universidades públicas construídas, etc. Ou seja, os dez anos de governo do PT estão DIMINUINDO as desigualdades sociais que Paulo Nogueira aponta como sendo a mãe dos parasitas fantasiados.

     

    Os Black Blocs, parasitas fantasiados, não querem combater a desigualdade social. Se o quisessem, apoiariam o governo federal, mas, ao contrário, querem aniquilá-lo! Esses parasitas existiriam em qualquer situação de igualdade ou desigualdade social. Atuam nos EUA, na Alemanha, na Inglaterra e em vários outros países do globo terrestre. Ou seja, para eles tanto faz a conjuntura política ou econômica. Eles sempre dão um jeito de aparecer para destruir os movimentos populares e para fortalecer a direita e a repressão do aparato policial. 

     

    Os parasitas fantasiados são a espada sobre o pescoço da esquerda, não da direita. A direita não está nem aí para esses lúmpens, anarcoprimitivistas, bandoleiros, mercenários e bandidos contratados que se escondem atrás de fantasias, fazendo a festa dos infiltrados. Enquanto esses parasitas forem úteis para desgastar o processo mais pujante já surgido na história do país, de liberdades públicas, de pleno emprego, de redução das desigualdades sociais, de política externa independente e de controle inflacionário, comandado pelo PT desde 2003, a direita irá tolerá-los.

     

    Se conseguirem o objetivo de derrotar Dilma em 2014, logo em seguida a direita toma as devidas providências para ‘varrer’ os parasitas, com o estridente apoio da classe média que só os tolera hoje, também, porque vê neles uma esperança difusa no intuito de desgastar e derrotar o Partido dos Trabalhadores.

    1. Parasitas da sociedade são

      Parasitas da sociedade são todos os políticos burgueses, petistas inclusos.  Ou, como bem os definiu Nietzsche, são o supérfluo da sociedade.

      1. Parasitas fantasiados. Que falta faz um Lenin!

        A sorte dos Black Blocs, parasitas fantasiados, é que o Brasil não é uma União Soviética e que não tem nenhum Lenin. Sorte, muita sorte dos parasitas anarcoprimitivistas do Black Blocs… O PSTU, o PCO e o PSOL já fizeram documentos bastantes lúcidos sobre os parasitas fantasiados.

         

        Antes tarde do que nunca, a esquerda está se dando conta do que são os parasitas a serviço da direita.

         

        Estão se dando conta de que esses parasitas são isso mesmo, parasitas dos movimentos sociais, que enfraquecem os mesmos em todos os lugares onde atuam, servindo de escada para os interesses da direita e da reação. A esquerda precisa se livrar desses parasitas, antes que esses vermes fantasiados a destruam de vez. Que falta faz um Lenin!

          1. Pois é Diogo…

            Por tudo isto, a atual Rússia, legado histórico de Lênin, que por sua vez legou a Stálin, e este a Kruschev, e este a Brejnev, e depois dos outros dois, Gorbi e Yaltsin, chegamos a Putin, deve ser o melhor lugar do mundo para se viver…rsrs…

            Dado estranho para um país que viveu tanto tempo sem política “burguesa” (embora a política de burocracia de Estado mantivesse uma casta cheia de privilégios):

            A curva demográfica está revelando um dado alarmante: 

            Herança do período soviético, o alcoolismo mata boa parte dos homens russos em idade produtiva, o que lhes nega qualquer bônus demográfico em futuro próximo…

            Isto sem mencionar a letalidade violenta…que também a assemelha a países periféricos como o… ops, Brasil…

            Fica a pergunta: por que o JC ainda não foi morar na Coreia do Norte?

  27. O SERTÃO E A SECA Animais

    O SERTÃO E A SECA

     Animais disputam espaço para saciar a sede em um pequeno acúmulo de água. Seres humanos pegam água impura para beber, cozinhar e realizar os afazeres domésticos. Este o cenário que ainda é observado em Salgueiro, resultado de uma das mais severas estiagens dos últimos anos.O poder público promete ajudar, faz anúncios frequentes de apoio ao homem do campo, mas o que a nossa reportagem flagrou não condiz com o que é divulgado pelo governo. Homens do campo e animais ainda sofrem na pele a falta de chuvas no Sertão pernambucano e a falta de políticas públicas eficazes para resolver o problema. Com informações Alvinho Patriota.http://opovocomanoticia.blogspot.com/2013/10/o-sertao-e-seca.html

     

    1. Acorda Maria Bonita, acorda pr’á fazer café…

      Esta lógica das figurinhas aí de cima, do “jão”, é a mesma argumentação simplista que lampião buscava para legitimar a si, a seu bando e seus atos…

      Quem lê um poquinho mais(não é o caso do “jão”) sabe que esta linha de raciocínio só serviu para jutsificar o injustificável…

      Mas como disse uma vez Julius Caesar, que já antecipava Bordieu: “é muito difícil que não acreditemos na imagem que fazem de nós mesmos”…

      Assim, lampião se achava o redentor do sertão…como os cangaceiros mascarados do asfalto imaginam ser a ponta de lança da luta anti-capitalista, e o “jão”…bem, o “jão” não deve saber porra nenhuma mesmo, nem de si, nem do que o cerca…

  28. A iniquidade do Paulo Nogueira

    Paulo Nogueira fala muito em iniquidade social, do alto de sua posição classe média. Não tem como não concordar. Mas vendo as imagens da passeata do MPL em SP, em que os coxinhas pararam a cidade, mais uma vez na hora do rush, e vendo a expressão das pessoas comuns nos pontos de ônibus, de completo desânimo: “Pô, mais uma vez vou chegar de madrugada em casa, tendo que estar de volta amanhã cedo”, que nem queriam saber dos panfletos distribuídos pela rapaziada “socialista”.

    “A direita e a esquerda estão unidas no ódio aos black blocs por diferentes razões. Para a direita, eles são um incômodo porque denunciam escandalosamente a desigualdade social brasileira”.

    “Para a esquerda, especificamente a ligada ao PT, eles são um incômodo porque mostram que não estão satisfeitos com os avanços sociais feitos nos últimos dez anos por governos petistas. Em consequência, atrapalham a marcha de Dilma rumo ao segundo mandato”.

    Santa superficialidade, Batman. .Trezentas pessoas param o centro da cidade, justamente na hora em que as pessoas precisam voltar para casa depois de ralar o dia inteiro, não parecem muito preocupados com iniquidade social.

    Iniquidade é invadir um terminal rodoviário cheio de gente e depredar um ônibus com as pessoas dentro causando terror e desespero na população simples.

    Pelas imagens se vê que os BaBões já vinham acompanhando a passeata do MPL desde o começo. Tipo assim: a gente faz um movimento com viés social e no final vocês vão lá e quebram tudo. Esse MPL é uma fraude, assim como essa esquerda que parece ter como único discurso atacar o PT. 

    Começam com faixas genéricas contra o Alkimin e acabam atacando o sistema municipal de transportes gerido por um prefeito do PT. Justamente o Haddad que vem dedicando muitas ações na melhoria do transporte público. Assim não pode, assim não dá, o PT não pode dar certo. Nâo conseguem nem mais disfarçar.

    Eu não sou nem nunca fui do PT e não odeio esses blac bostas só repudio essa tentativa de inserir essa palavra ódio no cotidiano da população e justificar essa violência imbecil.

    O Paulo Nogueira aos poucos vai revelando sua verdadeira face. Os blac bestas são os filhos amestrados da direita e da esquerda sem voto. A direita e a esquerda parece que estãoestão unidas no seu ódio ao PT.

  29. essa quebradeira tem
    essa quebradeira tem fundamento. essa revolta,não confiam, não acreditam no Velho Discurso.todos estão de saco cheio  e tudo mais.a esperança que o pt vende,não está refletindoem são paulo nem no rio. o psdb, partido de safadosbrasileiros, é o  retrato da ilegitimidade da direita,do descaso, da meia-boca, e da privataria, do propinaçode 20 anos no metrô, sem esquecer o estilo luxuosodo morumbi, e do generoso pé direito dos apartamentos dehigienópolis…mas não estou aqui pra falar do partidoque é preferido para os acéfalos da classe média paulistana compreendo a coalisão um processo em que todos os partidossão de responsabilidade para a correção dos problemas do páis mas escolhemos , concordamos com a democraciae os blackblocs estão definitivamente fora do contexto.O pt tem que fazer valer sua política social, começando pelos militantes 

     

     

  30. pode.

    O CRM pode matar!

    O grupo de medico brasileiro pode impedir saúde publica.

    SUS pode não funcionar e TODOS com seguros de saúde privado

    Partilhas e concessões podem privatizar

    Matar lavradores pode.

    Indios tambem.

    1. Alguém se habilita?

      Quem quiser adotar o jão, titia garante o fornecimento da ração…alguém quer adotar esta pobre alma?

      Ele surta assim de vez em quando, mas no fundo, no fundo, bem lá no fundo, deve ser bonzinho…

      E aí…ração diária e mais um pichulés por mês para aguentar isto aí, quem topa?

  31. > Cheguei a essa conclusão

    > Cheguei a essa conclusão depois de ver Dilma, pelo Twitter, condená-los pelo ato “covarde” de bater num coronel da PM. Segundo Dilma, eles têm protagonizado cenas de “barbárie”.

    Um sujeito que bota entre aspas o adjetivo covarde para se referir ao espancamento de uma pessoa indefesa por uma turba mostra bem seu nível moral, que nem essa conversinha mole de injustiça social consegue disfarçar. Daqui a pouco vem algum outro do tipo (se não o próprio) dizer que prender o agressor covarde (sem as aspas indevidas) do coronel da PM é “perseguição política” (aqui, sim, as aspas são bem merecidas).

  32. Perguntar não ofende (às vezes):

    Admitindo que os blackbostas são a expressão mais aguda do desconforto social com tudo o que está aí, e levando em conta que teve “jênio” a compará-los com Malcom X, Martin Luther King, Black Panthers e até os nossos abolicionistas, titia pergunta:

    Por que a esmagadora (senão todos) os nossos rebeldes, ainda que mascarados, pareçam ser TODOS brancos?

    Ué, tem neste país alguma etnia mais subjugada e violentada (diariamente) pela opressão policial-capitalista que os negros?

    Pois é…cadê este pessoal?

    Será que alugaram os blackbostas como dublês?

    Se foi o caso, pelo menos eles poderiam estar caracterizados como  fez Al Johnson… 

      1. Ok.

        Tudo bem a tia reconhece que é politicamente incorreto, então vai: blackfezes, blackexcremento, blackbolo fecal, não fica sonoro como o outro, mas já é algo não?

        Olha só, que coisa, os vândalos quadrilheiros reclamando de violência simbólica de titia…não falta mais nada, hein, débil mental…?

  33. Periferia e Esgoto, Qualidade de vida!

    6/08/2012 POR ECOLÂNDIA

    A precariedade do saneamento básico no Brasil

     

    Não é novidade que o saneamento básico é uma questão preocupante em nosso país. A situação é tão alarmante, que quase a metade da população das 100 maiores cidades do Brasil ainda não contam com coleta de esgoto. O problema é ainda mais prejudicial ao meio ambiente do que o desmatamento.

    E nesta quinta-feira, foram revelados dados de um estudo que mostram que o nível de mortalidade infantil (de 1 a 4 anos) entre os 10 municípios com a pior colocação em ranking que considera as 100 maiores cidades do país é de 2,63 entre 1 mil nascidos, portanto 61% maior do que o nível de mortalidade registrado entre as 20 cidades com melhores condições no saneamento.O trabalho está baseado nos indicadores do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento Básico (SNIS), do Ministério das Cidades.

    Do volume de esgoto gerado entre os municípios do ranking, em função da água consumida pela população, apenas 36,28% foram tratados (semelhante à média nacional de 37,9%). Ou seja, as 100 maiores cidades do país lançam por dia no meio ambiente o equivalente a 3.200 piscinas olímpicas de esgoto, ou quase 8 bilhões de litros sem tratamento algum.

    Abaixo, o ranking referente ao saneamento das cidades que irão sediar jogos da copa do mundo em 2014:

     

    Brasília (11º);

    Curitiba (12º);

    Belo Horizonte (16º);

    São Paulo (18º);

    Salvador (32º);

    Rio de Janeiro (37º);

    Fortaleza (41º);

    Porto Alegre (49º);

    Recife (68º);

    Natal (78º);

    Manaus (82º);

    Cuiabá (84º).

    Adaptado de LuisNassif

    http://ecolandia.wordpress.com/2012/08/

     

  34. Não concordo com os dois

    Não concordo com os dois lados. A favor a qualquer preço e os contra, que subestimam e insistem em minimlzar a todo custo o valor dos tais black blocs. Eles podem ser isto ou aquilo: filhos de papai, coxinhas, encantados com a descoberta da rebeldia etc. Mas acho que ha uma parcela da sociedade, que ainda vota no PT, que se sente representada por esse movimento, o qual relembra, toda vez que sai às ruas, que ha um grande mal-estar no seio da sociedade brasileira. E que nem tudo melhorou da porta para dentro de suas casas, quiça da porta para fora. 

  35. Finalmente um texto em que ele acertou a mão

    Concordo com o post.

    Já está mais do que na hora de tentar entender exatamente o que move os BlacK Blocs brasileiros.

    O discurso, manjado, de atacá-los porque não se dobram ao PT é inócuo e apenas dá razão a eles. Essa é justamente uma das razões pelas quais os Black Blocs estão nas ruas. O PT quer minar qualquer alternativa política ao que está aí, sempre com o discurso intolerante, que fecha o diálogo e parte para a desqualificação do interlocutor. Essa é a tônica dos petistas, especialmente dos que militam na Internet. Isso é que defnitivamente não é democrático. Avisem a Dilma Rousseff, antes que seja tarde. Porque, se um marketeiro, de razoável talento, souber trabalhar isso e mostrar isso para o eleitorado, a intolerância petista para com a diversidade, para com a pluralidade política, o negócio vai ficar muito ruim para os projetos de poder do partido, que é o que, no fundo, motiva, exclusivamente alimenta a máquina partidária petista, segundo todas as evidências.

    O PT de hoje está mais preocupado em manter-se no poder do que qualquer outra coisa e independentemente de qualquer outra coisa. Essa é a finalidade número 1. Todas as outras estão relegadas a segundo plano. Não se trata de dizer “todo partido almeja o poder”. Se fosse isso, não haveria problemas. O problema é a sede de poder apenas pelo poder, sem qualquer outro compromisso sério além deste. Só assim para entender a intolerância para com o contraditório, a virulência anti-democrática da militância petista na Internet, o seu autoritarismo inerente. Não, isso não é democrático.

    Quem verdadeiramente quer o melhor para a sociedade deve estar disposto a, pelo menos, ouvir a opinião alheia, porque sempre existe a possibilidade da opinião alheia ser a melhor. Os petistas não consideram as coisas assim, afinal, a opinião deles “é” sempre a melhor. Inclusive eles perderam o respeito por antigos aliados e “companheiros” políticos, como Marina Silva, Heloísa Helena, Cristovam Buarque, Plínio de Arruda Sampaio e tantos outros que ajudaram decisivamente a construir a história do partido, mas hoje são tratados aos ponta-pés e de forma indigna pelos amantes insaciáveis do poder de Brasília, o que é uma coisa vergonhosa, mesquinha, pequena, desrespeitar antigos companheiros em nome do poder, de forma ignominiosa como eles fazem. Eles pegaram o osso e não querem largar.

    O PT atual trata o poder como se fosse sua casa, como se fosse propriedade sua. A noção entre o público e o privado, quando se trata de exercer o poder, inexiste entre muitos petistas. Eles são os “donos do poder” no Brasil e se comportam autoritariamente como tais. Quem divergir deles, automaticamente recebe o carimbo de “inimigo”.  Não há abertura para o diálogo. Autoritarismo é o nome mais apropriado para esse perfil. Avisem a Dilma Rousseff, porque se isso ficar claro para o eleitorado, ela baila ano que vem, digam o que disserem as pesquisas, que não impedirão isso.

    Basta que se saiba criar uma mensagem que comunique exatamente a ideia para o eleitor, de uma forma que ele seja capaz de entender o atraso que muitos militantes e simpatizantes do PT andam pregando (não todos, é verdade, mas estes são cada vez mais raros), sob a falsa desculpa de que não há alternativa ao que está aí. Isso é falso. Sempre há alternativa. Essa alegação, concretizada na intolerância e na virulência da militância virtual para com o contraditório, é a máscara do autoritarismo contra a qual os mascarados do Black Blocs se revoltam, com toda a razão.

    Os militantes petistas, ao invés de convencerem pela força de seus argumentos, querem se manter no poder à base de cotoveladas, agressões, desqualificação e demonização de quem simplesmente pense diferente. Essa é a tônica do comportamento dos militantes petistas, especialmente na Internet. O aparelhamento das instituições promovido pelo PT é inequívoco, em vários setores.

    O MST, hoje em dia formado por pelegos de carteirinha, foi cooptado há muito tempo. A Reforma Agrária no Brasil anda a passos lentos, diga-se de passagem (até há uns anos atrás, a área de assentamentos no Governo Lula era menor do que a área que o Governo FHC conseguiu assentar!! E quem disse isso foi o próprio Stédile, numa entrevista de uns anos atrás), e o número de ações do MST, pelo menos as visíveis como outrora, sumiram da pauta política brasileira. Cooptados pelo dinheiro público vindo de Brasília. Não há outra explicação. Pararam as ocupações em nome do acordo do Governo com os setores que lhe dão sustentação, entre eles os ruralistas.

    No ententanto, os militantes petistas querem justificar esse tipo de coisa, que contraria frontalmente a história do partido, quando se deparam com as críticas óbvias que surgem contra essa postura falsamente de esquerda, por meio de ataques pessoais lançados contra os críticos, que viraram, de uma hora para outra, “reacionários”, “direitistas”, “tucanos” (Marina Silva agora é tucana) e etc, mesmo que muitos deles tenham fundado o PT.

    A fórmula é tão simples quanto falsa: quem não estiver com o PT é “demotucano”. A crítica de Marina Silva quanto a este ponto está irremediavelmente correta.

    O discurso, a tática de muitos militantes petistas é em tudo similar a dos sionistas israelenses. Lá, eles acusam falsamente os críticos de serem “antissemitas”. Aqui, os petistas autoritários acusam falsamente as vozes dissonates de serem, necessariamente, “de direita”, “reacionárias”, “anti-populares”, “contrários à igualdade social” e etc. É um falso discurso que tenta legitimar-se pela desqualificação do oponente político, exatamente como Israel faz com os seus críticos. O PT faz exatamente isso no Brasil de hoje. A culpa é do ranço stalinista que tomou de assalto o partido, marcado pelo culto à personalidade e tudo o que gira em torno disso.

    Então, eu hoje já começo a ter uma visão diferente do movimento Black Bloc brasileiro. Eles têm sim muitas razões para estarem nas ruas. Se souberem se articular melhor, conseguindo apoio popular, o cenário político ficará mais interessante.

    O problema é que eles apostam mais no caos do que na ordem. Querem mais incomodar do que qualquer outra coisa. E, pelo visto, nisso eles são bem sucedidos.

    1. Meu deus….

      O “fenômeno” Dr Jekhyl Gunter e Mr Hyde Zibel é conatgioso, afora temos Dr Jekhyl Allessandro e Mr Hyde Argolo?

      Deu um triplo tuíste carpado para desdizer tudo o que disse ontem sobre o tema, e que pode ser lido aqui:

      https://jornalggn.com.br/noticia/um-grande-caldeirao-de-violencia-e-as-tantas-formas-de-alimentar-o-fogo

      Em anos e anos de convivência com os alienados na Cada Verde dos Alienistas de Machado, o bruxo do Cosme Velho, titia nunca imaginou que houvesse um vírus da esquizofrenia…

      Valha-me deu…

      1. Morgada Encalhada

        Não há contradição, encalhada (“titia” é código para encalhada no jargão das neuroses freudianas rsrs).

        O que eu disse sobre os Black Blocs eu mantenho. Até porque é uma possibilidade. Mas, como tudo que é gestado originalmente no exterior, o movimento Black Bloc brasileiro pode sofrer as influências dos movimentos internos. Você mesma disse em outro post (https://jornalggn.com.br/noticia/continuando-o-debate-black-blocs-sao-imbecis-amestrados-pela-banalizacao-da-violencia) que os movimentos podem ser capturados, apesar dessa percepção óbvia não a ajude em nada, pois você está mesmo interessada em cercear o debate político.

        O que eu dissse é que, dependendo, os Black Blocs podem se organizar e virar algo mais legitimado. Não há qualquer controle sobre isso. O movimento está nas ruas.

        É justamente isso que pessoas como você, que engrossam as fileiras dos pelegos governistas, não querem que aconteça. Aí ficam demonizando os Black Blocs, no que fazem deixando claríssimo o pendor anti-democrático.

        Criticar os Black Bloc quando eles começam a quebrar tudo, sem qualquer tática racional aparente (não sabemos exatamente por que eles estão fazendo isso, podemos cogitar, apesar do elemento desestabilizador da ordem democrática existir claramente como bandeira do Black Bloc, o que pode atender a certos interesses internacionais), e ver nisso uma coisa ruim não é o mesmo que desqualificá-los a priori como representantes necessários da direita, como você fez..

        Pode haver apenas uma falta de direcionamento do movimento, falta de um diálogo maior com a sociedade, que, justamente por isso, esteja atendendo a certos interesses internacionais. Mas o fato é que isso pode mudar. Basta uma maior articulação política, uma abertura de diálogo com a sociedade, inclusive a organizada, sem que isso signifique retroagir em sua posição contrária ao governo, que é o que você gostaria que acontecesse, pois, para você, importa a mitigação das alternativas políticas.

        É contra esse interesse hegemônico que eu me insurjo e começo a entender melhor a razão de existir do Black Bloc. Neste contexto, eles têm mais é que protestar mesmo.

        Você, com essa bandeira de hegemonia política, com esse discurso anti-pluralismo na política, e tudo o que você representa são uma farsa política. Você quer cercear o pluralismo pólítico em nome de um projeto de poder.

        1. Avante, companheiros!

          O novo projeto político nacional, com as bençãos do ideólogo dos grupos violentos que devem “ser incoporados” a política:

          Partido do primeiro comando da capital dos blackbostas…

          Chapa: 

          01- Presidente – Marcola/ vice: argola.

          02- Senador – tio gunter.

          03 – deputado federal – leonidas

          04- deputado estadual – rebolla.

          Irmãos:

          Estamos aqui,  de paus e pedras nas mãos, buscando a compreensão de vocês para que possamos nos incorporar ao debate democrático, nem que seja à força…Não somos de direita, não somos de esquerda, aliás, somos contra tudo, mas ainda assim, a baderna que provocamos favorece, é claro, a direita…

          Somos a violência pura, e nossos paraninfos são lampião e o cabo anselmo…

          Contamos com ampla mobilização de coiteiros virtuais…

          Representamos o povo, mesmo que o povo nem tenha a menor noção de nossa existência ou de nossas intenções (quais são mesmo?)…

          Pois é, chega de conversa, e vamos para a rua que ‘tá na hora de queimar uns ônibus…

          PS: depois de elegermos nossos representantes, vamos matá-los todos, só para provar que não temos vínculo com ninguém..rs

          1. Morgana, a encalhada, cada vez mais aloprada

            A tática agora da encalhada Morgada é vincular o interlocutor de quem ela discorda a perfis que ela, em sua confusão mental e política, acha que são demonizadores o suficiente.

            Como não pode fazer frente aos meus argumentos, a encalhada Morgada tenta me vincular ao que ela considera de “direita”.

            Exatamente como ela faz quando ataca, histericamente, como convém a uma “titia”, digo, encalhada, os críticos do PT.

            Cada comentário da encalhada Morgada só me dá mais razão. Ela faz exatamente o que eu acuso nela.

            Patético.

          2. aleluia…aleluia…aleluia…

            uau, titia tá cercada…você agora diz a cada comentário que cada palavra de titia está prevista, enquadrada e medida por você….uauuuu

            eu tava falando com deus e não sabia…

            mas é claro, eu não acreditava em deus…mas agora tive uma revelação…eis o “verdadeiro” deus…e ele vem de tarja preta e de argola…

            ajoelho-me aos Vossos pés, o poderoso da santíssima argola divina…

            perdoe minhas blasfêmias, minhaa culpa, minha maxima culpa…

             

    2. Por que, como o Presidente

      Por que, como o Presidente Lula disse, você não vai ser o político que imagina seria o perfeito, em vez de ficar vendo tantos erros nos outros? Caia no baião da vida política, vamos ver se sabe dançar!

  36. Situação do Saneamento no Brasil

    Números mais importantes:

    Atendimento em água potável: quando consideradas as áreas urbanas e rurais do País, a distribuição de água atinge 82,4%da população.O atendimento em coleta de esgotos: chega a 48,1% da população brasileira.Do esgoto gerado, apenas 37,5% recebe algum tipo de tratamento.Crescimento das ligações:  entre 2010 e 2011, houve um crescimento de 1,4 milhão de ramais de água e 1,3 milhão na rede de esgotos de esgotos no País, crescimentos relevantes quando se trata de ampliação de sistemas complexos nas cidades brasileiras.O Consumo de água por habitante no Brasil: foi de 162,6 litros por habitante ao dia, um pequeno incremento de 2,3% em 2011 com relação a 2010. A região com menor consumo é a Nordeste, com 120,6 litros por habitante por dia; já a região com maior consumo é a região Sudeste, com 189,7 litros por habitante por dia.Perda de água: a média de perdas de água na distribuição alcançaram 38,8%, mantendo-se no mesmo patamar de 2010.Receitas totais geradas pelos serviços de água e esgotos:  alcançaram os R$ 76,0 bilhões no ano de 2011.Investimentos: movimentação financeira de R$ 76,0 bilhões no ano de 2011, referente a investimentos que totalizaram R$ 8,4 bi, mais receitas operacionais de R$ 35,0 bi e despesas de R$ 32,6 bi. Postos de trabalho: em 2011 o setor de saneamento gerou 642,9 mil empregos diretos e indiretos e de efeito renda em todo o país. Desses, 198,9 mil nas atividades diretas de prestação dos serviços e 444,0 mil gerados pelos investimentos.

    Fonte: SNIS 2011 (Ministério das Cidades) 

    Cada R$ 1 investido em saneamento gera economia de R$ 4 na área de saúde

    Fonte: Organização Mundial da Saúde, 2004.

    No Brasil são 7 milhões de habitantes que ainda não tem acesso a banheiro.

    Fonte: Estudo Progress on Sanitation and Drinking Water – OMS/UNICEF, 2011.

    Nas 100 maiores cidades do Brasil, municípios tratados no Ranking do Saneamento – base SNIS 2010, vivem 77 milhões de habitantes, ou seja, 40% da população brasileira.Dos 77 milhões, em 2010 pouco mais de 90% da população tinha acesso a água potável, então quase 7 milhões de habitantes ainda não tinham acesso. 31 milhões não tinham acesso à coleta de esgotos em 2010.Do volume de esgoto gerado nessas 100 cidades somente 36,28% é tratado, ou seja, são quase 8 bilhões de litros de esgoto lançados todos os dias nas águas brasileiras sem nenhum Tratamento.20 das 100 cidades analisadas ofereciam água tratada a 100% de sua população34 das 100 cidades possuíam índice de coleta de esgoto superior a 80% da população e apenas 5 delas atendiam a 100%: Belo Horizonte, Santos, Jundiaí, Piracicaba e FrancaSó 6 municípios possuíam índice de tratamento de esgoto superior a 80%. Sorocaba, Niterói, São José do Rio Preto, Jundiaí, Curitiba e Maringá.Os 100 municípios investiram em melhorias no saneamento em média 28% da receita com esses serviços. Apenas 8 municípios investiram acima de 80% na ampliação e melhorias do sistema de água e esgotos – Ribeirão das Neves (MG), Recife (PE), Teresina (PI), Praia Grande (SP) e Vitória (ES).A média de perdas de água para os 100 municípios foi de 40,46%, pior, portanto que a média nacional que foi de 36% em 2010.

    Fonte: Ranking Trata Brasil com avaliação dos serviços de saneamento nas 100 maiores cidades do País, base SNIS 2010.  
    + Informações

    Dos 62,8 milhões de domicílios, quase 27 milhões de residências (42,9%) ainda não têm rede coletora de esgotoO número de domicílios beneficiados por rede coletora de esgoto aumentou de 54,9% em 2011, para 57,1% em 2012.O maior crescimento regional ocorreu no Sul, onde o avanço foi de 35,7% em 2011 para 42,3% em 2012.A região Norte se manteve estável em relação a 2011 com 13% de domicílios com acesso a rede coletora de esgotoO Sudeste ainda é a região com melhor a cobertura de rede de esgoto, 84,1% dos domicílios tem o serviço.Acesso a serviços essenciais no Brasil, segundo residências atendidas – Pnad 2012 Iluminação elétrica (%)Coleta de esgoto (%)Rede de água (%)Coleta de lixo (%)Fossa rudimentar (%)201199,3

    54,9

    84,6

    88,8

    16,6201299,557,185,488,816,6

    Fonte: Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – Síntese dos Indicadores de Pnad 2012

    Estudo do Trata Brasil “De Olho no PAC”, que acompanha a execução de 138 grandes de saneamento em municípios acima de 500 mil habitantes (sendo 112 obras do PAC 1 e 26 obras do PAC 2), mostra que apenas 14% das obras foram concluídas até Dezembro de 2012. 90 das 138 obras monitoradas encontram-se paralisadas, atrasadas ou não iniciadas. Significa que 65% das obras não estão cumprindo os cronogramas.

    Fonte: Pesquisa ‘De Olho no PAC’ – Instituto Trata Brasil

    Impacto financeiro:

    Em 2010, as perdas de faturamento das empresas operadoras com vazamentos, roubos e ligações clandestinas, falta de medição ou medições incorretas no consumo de água, alcançaram, na média nacional 37,5%.Índices de Perdas por região: 51,55% na região Norte; 44,93% na região Nordeste; 32,59% na região Centro-Oeste; 35,19% na região Sudeste; e 32,29% na região Sul.Somente 40% dos estados brasileiros apresentaram, em 2010, índices de perdas de faturamento inferiores ao nível médio das perdas nacionais.Uma redução de apenas 10% nas perdas no País agregaria R$ 1,3 bilhão à receita operacional com a água, equivalente a 42% do investimento realizado em abastecimento de água para todo o País naquele ano.

    Fonte: Estudo: “Perdas de Água: Entraves ao avanço do saneamento básico e riscos de agravamento à escassez hídrica no Brasil” – Instituto Trata Brasil

    Impacto na saúde:

    88% das mortes por diarreias no mundo são causadas pelo saneamento inadequado. (IBGE, 2012).Em 2011, no Brasil, 396.048 pessoas foram internadas por diarreia; destas, 138.447 foram crianças menores de 5 anos (35% do total)Nas100 maiores cidades do País, 54.339 pessoas foram internadas por diarreias; 28.594 delas foram crianças entre 0 e 5 anos de idade (53% do total).Em 45% dos 100 municípios analisados mais de 50% das internações foi de crianças de 0 a 5 anos.O Norte e o Nordeste apareceram entre 2009 e 2011 como as áreas com as taxas mais elevadas de internações por diarreias – 7 das 10 cidades com pior desempenho eram dessas regiões.O município de Ananindeua (PA) pode ser considerado um caso crítico, uma vez que ocupou o primeiro lugar com a pior taxa de internação em todos os anos analisados, com valores acima de 900 internações por 100 mil habitantes.Em números absolutos, Ananindeua (PA) apresentou os maiores gastos por internação por diarreias, gastou em 2011 um total de R$ 314.459,00 por 100 mil habitantes.Taubaté (SP) é o município com o menor gasto por internação por diarreias, o gasto total foi de R$ 721,00 por 100 mil habitantes.Analisando os índices de atendimento em coleta de esgoto em 2010 (dado mais recente do SNIS), o estudo apontou que em 60 das 100 cidades os baixos índices de atendimento resultaram em altas taxas de internação por diarreias.Em 2011, os gastos do SUS com internações por diarreia no país foi de R$ 140 milhões.Nas 100 maiores cidades este gasto foi de R$ 23 milhões, ou seja, 16,4% do total.

    Fonte: Estudo “Esgotamento Sanitário Inadequado e Impactos na Saúde da População 2008-2011” – Instituto Trata Brasil

    Impactos à sociedade:

    Por ano, 217 mil trabalhadores precisam se afastar de suas atividades devido a problemas gastrointestinais ligados a falta de saneamento. A cada afastamento perdem-se 17 horas de trabalho.A probabilidade de uma pessoa com acesso a rede de esgoto faltar as suas atividades normais por diarreia é 19,2% menor que uma pessoa que não tem acesso à rede.Considerando o valor médio da hora de trabalho no País de R$ 5,70 e apenas os afastamentos provocados apenas pela falta de saneamento básico, os custos chegam a R$ 238 milhões por ano em horas-pagas e não trabalhadas.De acordo com o DATASUS, em 2009, dos 462 mil pacientes internados por infecções gastrointestinais, 2.101 faleceram no hospital.Cada internação custa, em média R$ 350,00. Com o acesso universal ao saneamento, haveria uma redução de 25% no número de internações e de 65% na mortalidade, ou seja, 1.277 vidas seriam salvas.

    Fonte: Pesquisa Benefícios Econômicos da Expansão do Saneamento Brasileiro – Instituto Trata Brasil/FGV, 2010. + Informações

    A diferença de aproveitamento escolar entre crianças que têm e não têm acesso ao saneamento básico é de 18%;11% das faltas do trabalhador estão relacionadas a problemas causados por esse mesmo problema;Apesar do relevante aumento de arrecadação e renda resultantes de maior fluxo de pessoas em 20 destinos turísticos indicados pela Embratur, essas localidades acusam ainda um subinvestimento das necessidades básicas;Cada 1 milhão investido em obas de esgoto sanitário gera 30 empregos diretos e 20 indiretos, além dos permanentes quando o sistema entra em operação. Com o investimento de R$ 11 bilhões por ano reivindicado pelo setor de saneamento, calcula-se que sejam gerados 550 mil novos empregos no mesmo período;Se os investimentos em saneamento continuarem no mesmo ritmo, apenas em 2122 todos os brasileiros teriam acesso a esse serviço básico.As 81 maiores cidades do país, com mais de 300 mil habitantes, despejam, diariamente, 5,9 bilhões de litros de esgoto sem tratamento algum, contaminando solos, rios, mananciais e praias do país, com impactos diretos a saúde da população.

    Fonte: Pesquisa Saneamento, Educação, Trabalho e Turismo – Instituto Trata Brasil/FGV, 2008. + Informações

    Ganhos ao cidadão e ao país:

    Ao ter acesso à rede de esgoto, um trabalhador aumenta a sua produtividade em 13,3%, permitindo assim o crescimento de sua renda na mesma proporção.Com a universalização do acesso a rede de esgoto, a estimativa é que a massa de salários, que hoje gira em torno de R$ 1,1 trilhão, se eleve em 3,8%, provocando um aumento na renda de R$ 41,5 bilhões por ano.A universalização do acesso a rede de esgoto pode ainda proporcionar uma valorização média de até 18% no valor dos imóveis.A valorização dos imóveis pode alcançar R$ 74 bilhões, valor 49% maior que o custo das obras de saneamento avaliado em R$ 49,8 bilhões (considerando apenas novas ligações).Em longo prazo, o acesso à rede de esgoto implicaria um aumento na arrecadação do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) na mesma proporção do valor médio dos imóveis, um ganho estimado de R$ 385 milhões ao ano. Já no Imposto Sobre Transferência de Bens de Imóveis (ITBI) o crescimento esperado é superior a R$ 80 milhões por ano.

    Fonte: Pesquisa Benefícios Econômicos da Expansão do Saneamento Brasileiro – Instituto Trata Brasil/FGV, 2010. + Informações

    O Brasileiro conhece o tema ‘Saneamento Básico’ e a responsabilidade do Poder Público quanto a estes serviços?

    Com o objetivo de verificar o nível de conhecimento do brasileiro sobre os serviços de saneamento básico, mais especificamente sobre o acesso à água potável, coleta e tratamento dos esgotos, o Instituto Trata Brasil realizou junto com o IBOPE uma pesquisa de opinião. Realizada com 1008 pessoas em 26 grandes municípios – com população acima de 300 mil habitantes-, o estudo revelou que os brasileiros estão mais críticos e bem informados sobre o assunto. Vejam alguns resultados: 81% dos entrevistados souberam relacionar saneamento com os 4 serviços da área (água, esgotos, resíduos sólidos e drenagem)Quase metade dos entrevistados (47%) afirmaram haver esgoto ou córrego correndo a céu aberto próximo da residência.31% citaram o saneamento (Esgoto + Limpeza Pública + Coleta de Lixo + Abastecimento de água) como a área mais problemática, ficando atrás somente de saúde (61%), segurança (46%) e drogas (40%).Metade dos entrevistados disse que se pudesse não pagaria para ter seu domicílio ligado à rede coletora de esgotos. Outros resultados explicam: Com relação à qualidade dos serviços, 58% afirmaram que o valor pago pela água / esgoto é caro em relação à qualidade do serviço prestado.Sobre as melhorias nos serviços de saneamento no bairro onde moram, 41% afirmaram que houve melhora, 44% que permaneceram iguais e 11% que pioraram.75% das pessoas afirmaram que, apesar dos problemas, não cobram melhorias nos serviços. 59% dos cidadãos afirmaram que mesmo quando foram feitas reclamações à Prefeitura ou empresa de água e esgotos reivindicando melhorias, nenhuma medida foi tomada.A maioria dos entrevistados (68%) sabe que o Prefeito é o principal responsável pelos serviços da área de saneamento básico. No que se refere à fiscalização, a maior parte dos entrevistados (55%) diz caber também à Prefeitura e 18% ao governo do Estado. A Agência Reguladora, órgão realmente responsável, foi citada por apenas 1% dos entrevistados. 13% das pessoas não sabem.

    Fonte: A percepção do brasileiro quanto ao saneamento básico e a responsabilidade do poder público – Instituto Trata Brasil/Ibope, 2012. + Informações

  37.  A culpa é do PT que não

     A culpa é do PT que não ocupa a esquerda no espectro político. Paulo, menos…então vamos criticar o Piçol, o PSTU que ocupam esse espaço e não atende os ‘anseios’ dos BB. ( Os ultra-esquerdistas do blog também reclamam do PT, e se isentam da ineficácia dos seus agrupamentos políticos.)

    Tudo que acontece é responsabilidade do PT?

    O Alckmin já criou o Dia do Ovo atendendo essas reinvindicações. É o chefe da PM, e não é nem lembrado na situação?

    A titia Morgana disse a frase do dia: Paulo Nogueira não é um idiota,mas fez um baita esforço para parecê-lo, e quase nos convence disto…

  38. Naturalmente

    Um bando de desordeiros mascarados resolvem sair as ruas quebrando tudo, de quem é a culpa? Do Lula e do PT naturalmente, o mais curioso é que não tem muito tempo os mesmos analistas jogavam a culpa sobre os mesmos protagonistas da “passividade” da massa ignara diante de todas as mazelas que persistem na Terra de Vera Cruz. Em cima de uma pretensa “neutralidade” o texto reproduz a velha arenga do grupo apeado do poder em 2002.

     

     

  39. Qual dialogo se nao for as ruas?

    RELEMBRANDO: Que dialogo se ela jah havia criado um pacto![video:http://www.youtube.com/watch?v=XEj3UH69g5k%5D

    Tudo nao passa de farofas, deixa ver para estar e como fica!

    Todos estao errados, soh ela certa!

    1 . BRASÍLIA – A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta sexta-feira, 21, em cadeia nacional de rádio e TV, que vai conversar nos próximos dias com chefes de outros Poderes da República, governadores e prefeitos das principais cidades do país a fim realizar um grande pacto em torno da melhorai dos serviços públicos.

    – onde esta as ruas neste pacto de cima para baixo.

    2. De acordo com o pronunciamento, a proposta de Dilma terá três eixos. O primeiro deles terá como foco a elaboração do Plano Nacional de Mobilidade Urbana, que privilegie o transporte coletivo. O segundo, a destinação de 100% dos recursos do petróleo para a educação.

    3 . E o terceiro, trazer, de imediato, milhares de médicos do exterior para ampliar o atendimento do Sistema Único de Saúde, o SUS. 

    4. “Precisamos de suas contribuições, reflexões e experiências. De sua energia e criatividade, de sua aposta no futuro e de sua capacidade de questionar erros do passado e do presente”, declarou.

    5. No discurso, a presidente afirmou que é preciso “oxigenar o nosso velho sistema político”. Segundo ela, é preciso encontrar mecanismos que tornem “nossas instituições mais transparentes mais resistentes aos malfeitos e acima de tudo mais permeáveis à influência da sociedade”.

    6 “É a cidadania, e não o poder econômico, quem deve ser ouvido em primeiro lugar”, completou. 

    – Ela nem ouve nem os 39 ministros e o PT, iria escutar as ruas!

    1. fogo com fogo!

      Como os “mudernos” imaginam combater a intolerância religiosa dos evangélicos? Com mais intolerância religiosa contra evangélicos…

      Ora, santo zeus: ele defende os blackbostas pela possibilidade potencial de que sejam incorporados aos espectro político, mas negam este direito aos religiosos, ainda que sejam os mais conservadores…

      Então, considerar os blackbostas como um fenômeno político pode, mas os seguidores da malafaia não? Será que falta a eles queimarem uns ônibus?

      o “jênio de argola” deve ser o primeiro ser do mundo que já viu ou ouviu alguma esfera de poder político rejeitar a influência das Igrejas…e religiões…

      Se esta é uma imagem desejável? Óbvio que não, mas como fazer política sem considerar a realidade que nos cerca? Só a política (e nunca o preconceito) poderá dar as respostas necessárias, inclusive para enquadrar as religiões dentro do Estado ( e não ocontrário), como tem sido feito, aliás, com a católica.

      Cuidado, esta é a nova face dos blackbostas do blog: dizer com quem pode, e com quem não pode posar na foto…

      Com um bando destes, nem precisamos perder tempo aqui no blog…vamos ficar uns 50 anos no poder…no mínimo…

      1. Morgada, a encalhada, cada vez mais ridícula

        Agora, a defesa da demagogia como prática política virou algo aceitável.

        O fundo do poço não tem fim.

        1. tá bom, fiote, você é o

          tá bom, fiote, você é o guardião dos códigos e etiquetas da prática política…

          vou pedir ao lindbergh, e todos os candidatos e mandatários do PT para te ligarem para saber o que é, e o que não é demagogia política, rsrsr…

          você, um fenômeno dos votos e da análise, cientista político de quatro costados, que veio de família que chegou nas primeiras caravelas…

          tá bom, pode esperar aí que o lindinho vai te perguntar com quem ele deve posar para fotografia…

           

          rsrsr…este rapaz tá com problemas sérios…rsrs

  40. Parasitas fantasiados

    PARASITAS FANTASIADOS – Quem dera se fossem revolucionários os fantasiados! Black Blocs são apenas parasitas. Nada mais e nem menos do que parasitas dos movimentos sociais. E estes parasitas não se dispõe a fazer nenhum tipo de revolução, muito antes pelo contrário! 

    São contra revolucionários, são parasitas que por onde passam destroem a esquerda e criam o caldo de cultura para o endurecimento das forças de repressão do Estado.

    E isto não é nenhuma novidade, isto é a história que está aí para provar! Onde estes parasitas fantasiados passam, deixam como rastro a destruição das forças populares, ondem estes parasitas fantasiados passam, com suas táticas imbecis que não levam a lugar algum, em pouco tempo legitimam o discurso da repressão, da lei e da ordem. 

    Aqui no Brasil não é diferente. Não demorará muito até que a população brasileira peça de forma nítida o endurecimento da repressão contra os parasitas do Black Bloc.

    E aí eles se farão de vítimas, e aí a repressão vai pegar parelho. Vai pegar os parasitas fantasiados, vai pegar o sindicalismo e os movimentos populares. A esquerda deve se afastar dos parasitas Black Blocs o quanto antes. 

    Esses vermes são a justificativa que a direita precisa para descer o cacete. Só não o fizeram ainda porque tem uma parte significativa da classe média reacionária que está a tolerar os parasitas.

    E que os tolera, por enquanto, porque enxerga na tática deles uma forma de desgastar o Partido dos Trabalhadores. A classe média só tolera os parasitas fantasiados porque odeia a esquerda como um todo, e o PT em especial, e encontrou nos parasitas do Black Bloc uma esperança no intuito de interromper o ciclo iniciado por Lula em 2003. 

    E a tática dos parasitas é sempre a mesma. Quebram tudo que encontram pela frente, não propõe coisíssima nenhuma e se fazem de vítimas quando a repressão se agudiza! Quem sabe todos os brasileiros deveriam aplaudir a depredação sem sentido algum dos parasitas? 

    A classe trabalhadora deveria aplaudir efusivamente a destruição do patrimônio público, feita pelos parasitas fantasiados? 

    A sorte desses parasitas é que o Brasil atual não é a União Soviética. Queria ver esses ludistas parasitas destruírem o patrimônio público ao tempo de Vladimir Lenin. Ou lá na Cuba de Fidel Castro.

    1. Ô infeliz, agência de banco,

      Ô infeliz, agência de banco, carro da imprensa burguesa e ônibus de empresários mancomunados com políticos agora viraram bens públicos ?

      E onde os black blocs encontrariam isso em Cuba ou na URSS ? 

      Haja paciência.

      E já que você deitou falação agora usando indevidamento o nome de Lênin para defender o Estado burguês, vai aí só uma pequena parte da aula de Lênin sobre Estado burguês. Não posto tudo porque sei que você não é afeito a leitura e ao estudo.

       

      Qualquer que for a forma com que se encubra uma república, por democrática que for, se for uma república burguesa, se conservar a propriedade privada da terra, das fábricas, se o capital privado mantiver toda a sociedade na escravatura assalariada, quer dizer, se a república não levar à prática o que se proclama no programa do nosso partido e na Constituição Soviética, o Estado será sempre uma máquina para que uns reprimam outros. E devemos pôr esta máquina em mãos da classe que terá de derrocar o poder do capital. Devemos rechaçar todos os velhos preconceitos em torno de o Estado significar a igualdade universal; pois isto é uma fraude: enquanto existir exploração, não poderá existir igualdade. O proprietário não pode ser igual ao operário nem o homem faminto igual ao saciado. A máquina, chamada Estado, diante da qual os homens se inclinavam com supersticiosa veneração, porque acreditavam no velho conto de que significa o Poder do povo todo, o proletariado rechaça e afirma: é uma mentira burguesa. Nós temos arrancado aos capitalistas esta máquina e temos tomado posse dela. Utilizaremos essa máquina, o garrote, para liquidar toda exploração; e quando toda hipótese de exploração tiver desaparecido do mundo, quando já não houver proprietários de terras nem proprietários de fábricas, e quando não mais existir a situação em que uns estão saciados enquanto outros padecem de fome, só quando tiver desaparecido de vez tais hipóteses, relegaremos esta máquina para o lixo. Então não existirá Estado nem exploração. Tal é o ponto de vista do nosso partido comunista. Espero que voltemos a este tema em futuras conferências, uma e outras vezes.

      1. Pravda!

        Fome, prisões, torturas e exploração do trabalhador por uma casta (burocrática)…este é o legado legado de Lênin, que afinal, escolheu Stlain, e não outro para tocar o seu partido e seu projeto de país…

        Aliás, em um lugar e em uma história tão perfeita, como imaginar tamanha degeneração?

        É, ainda bem que rejeitamos este lixo desde 1981, no Colégio Sion…

        jc, tens certeza de que não és o argola de sinal trocado, só para aumentar a tensão por aqui?

         

         

  41. Eheheheh
    O tal do xacal,

    Eheheheh

    O tal do xacal, expulso pelo Nassif quando fez uma brincadeira de mau gosto discutindo consigo mesmo a coisa de um ano atrás, resurge agora como Morgana. 

    Engraçado, um sujeito desses,  deve ter algum problema psicológico grave, só pode. Vai se tratar maluco. Heheheheh

     

     

    1. Já desconfiava disso

      É verdade, Brandes. Tudo indica que é o Xacal. Já atendeu pelo nome de Douglas da Mata.

      Agora entendo tudo. É o “policial carioca” que um dia me “ameaçou” rsrs.

      Deve ser também a pessoa por trás do manipulador das fotos alheias (Jorge Juka).

      Eu nunca tinha visto esse tipo de conduta por aqui. Logo percebmos o “nível” do sujeitinho.

      É um stalker de quinta categoria.

       

      1. Uma deusa?

        Titia tá lisonjeada, afinal ela é todos e tudo ao mesmo tempo…

        Será uma deusa?

        Será que dá para fundar uma religião?

        Nomeio meus sacerdotes: jc – o impostor, argola – o tarja preta, e ivan – o glande, guardiões dos meus segredos, e que me veneram como o santíssimo quadrilátero:

        morgana deusa mãe, xacal, o filho bastardo, douglas da mata, o espírito de  porco, e jorge o editor de imagens…

        Aleluia, aleluia…

         

  42. Por sinal, ja que o post foi

    Por sinal, ja que o post foi fechado pra comentarios:  “morgana profana” e “Xacal” e “Charlie” sao a mesma pessoa, um delegado de policia de Sao Paulo totalmente psicotico.

    Releiam os posts dele agora com outros olhos.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador