Os quatro grandes grupos eleitorais para o 2º turno, por Carlos Emílio Schwanke

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Carlos Emílio Schwanke

Ref. ao post: No segundo turno, a disputa será política

Os quatro grandes grupos eleitorais

Considero que existem quatro grandes grupos eleitorais: 1) Ideológicos Posicionados Publicamente; 2) Ideológicos Não Posicionados Publicamente; 3) Eleitores Posicionados; e 4) Eleitores Não Posicionados.

Os anti-petistas pertencem ao grupo de Ideológicos Não Posicionados Publicamente. Este grupo não faz a defesa do seu candidato porque não quer assumir compromissos com as pessoas que travam um diálogo. Eles querem opinar, influenciar o voto mas não querem se comprometer com o candidato que porventura venha a ganhar. É um comodismo anti-democrático!

Tal quanto o estágio de desenvolvimento social e econômico que conseguimos atingir neste início de século XXI a política possui também seus pontos fortes e fracos, suas ameaças e oportunidades. Que comodismo perfeito poder falar da política apenas no ponto que quer atribuir como fraco, incitar o ódio sobre aquilo que não gosta (sim porque o anti-petismo pertence unicamente a categoria do ódio)!

Aonde está o propositivo e o positivo no anti-petismo? Qual a proposta para o Emprego e Renda? Qual a proposta para a Saúde e Educação? O anti-petismo possui alguma referência de partido, país ou governo que esteja propondo como exemplo a ser seguido?

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “…Eles querem opinar,

    “…Eles querem opinar, influenciar o voto mas não querem se comprometer com o candidato que porventura venha a ganhar. É um comodismo anti-democrático!…”

    Por isso, devem ir todos para o “paredón”. Não merecem viver…

  2. Nassif, na nossa pagina nao

    Nassif, na nossa pagina nao tem mais link para os comentarios…

    Assim fica impossivel, principalmente após vc dedicar um topico para cada estado.

    1. Clap, clap, clap!

      Já enviei 2 mensagens sobre isso usando o formulário de contato do Blog. Os comentários em nossas páginas perderam os títulos, o que, além de nos impedir de reencontrá-los nos tópicos em que estao, ainda castra o conteúdo dos comentários, de que os títulos fazem parte integrante. Pior, o sistema de avisos sobre respostas a nossos comentários às vezes funciona, às vezes nao, de modo que ficamos sem saber se houve respostas. Espero que seja provisório, só por causa do aumento de acesso nessa época eleitoral. Mas seria bom se mais gente mandasse os formulários, porque o Nassif seguramente nao lê todos os comentários de todos os tópicos… 

  3. Ou seja, quem não vota no PT

    Ou seja, quem não vota no PT não merece o respeito porque não entende nada sobre nada.

    Segundo o texto só Petista discute proposta. No entanto, não entendi qual é a proposta eis que o programa de governo foi apresentado faltando 1 semana para a eleição.

    Estes textos são sempre iguais. Parte do pressuposto que “eles” não entendem de nada e por isso não votam na ” gente”.

    Parece que o FHC fez o mesmo hoje, mais de forma mais direta e sem este rodeios que tentam dar um ar de intelectualidade ao autor.

    1. Tu não entendeste o texto…A

      Tu não entendeste o texto…A referência é ao antipetista, assim como atribuo raciocínio similar ao anti peessedebismo…A questão é o exagero do anti, que cega e não traz um argumento sequer, salvo o de ser anti…

  4. O problema de vocês é que

    os antipetistas são um grupo muito insignificante dos 57 milhões de votos de ontem. Eu (que votei duas vezes no Lula, uma na Dilma e ontem no Aécio) não me considero antipetista. Mas não acho que tenha que me comprometer com um governo de gestão ruim. Aliás, sob sua ótica, tanto me comprometi com o Lula que votei na Dilma em 2010, praticamente apenas em função do apelo dele. Não vou repetir o erro este ano.

    Sábado o meu irmão fez uma apelo no sentido que eu repetisse o voto na Dilma, alegando que a mudança óbvia que eu pleiteava (equipe econômica que não seja uma total calamidade) seria feita de modo gradual pela própria Dilma. No entanto, o discurso dela se dirige cada vez mais p/esquerda. Vocês criticam o Aécio por já ter anunciado o Armínio Fraga. Não seria a hora da Dilma anunciar o Nelson Barbosa imediatamente?

    Por enquanto não há nada que possa convencer os eleitores de 2010 desgarrados em mudar de ideia. Quem elegeu o Lula foi o pessoal da Carta aos Brasileiros mais os eleitores históricos do PT. Sem o primeiro grupo, vocês nunca levaram eleição presidencial. E mesmo que levem agora, sem mudança de rumo, será mero preparo para uma derrota monumental em 2018.

    Se conselho fosse bom, acho que vocês tem que mudar o discurso urgentemente. A Dilma perdeu feio (ganhando ou não mais 4 anos em janeiro). Não sei o seu Estado, mas o pensamento do PT paulista de que todo mundo tem ódio do Lula e quer tirar o PT de qualquer maneira nem de longe é verdade aqui no RJ. E o resultado p/vocês aqui foi um desastre.

    Parece-me ainda lógico que bem mais da metade dos votos da Marina irá p/o Aécio, pelo simples fato de que, se não fosse p/ele, a Dilma teria fechado a eleição ontem em função de voto útil para evitar segundo turno, o que não aconteceu. Fico simplesmente espantado com a noção de alguns petistas de SP de que o Serra seria um candidato mais competitivo que o Aécio. É um erro de avaliação grave.

     

    1. Concordo que você critique a Dilma…

      Mas a solução que você chegou é ridícula! Porque você que um mauricinho cheirador filhinho de papai que nunca fez nada na vida tem capacidade de governar o Brasil. O Aécio é pura farsa e se você nunca veio a MG deveria fazer uma vistinha aqui e conversar com pessoas bem informadas (não aqueles que assistem Globo e leem Veja) sobre o que foi o “choque de gestão”do Aécio, sobre a situação das escolas públicas estaduais em MG, sobre a morte da TV Minas, sobre os desvios da ssaúde para a Copasa e dali para o caixa da campanha dele, sobre o financiamento da campanha usando tráfico de drogas (lembra do helicóptero do Perrela com meia tonelada de coca’na? Valor de mercado 50 milhões de reais- boa ajuda prá camapanha né?), sobre o controle de imprensa e a prisão de jornalistas,…

      A lista é imensa meu amigo e se você considera a a administração Dilma como ruim espere para vocêver um “desastre” Aécio e o Brasil saindo dos BRICS para entrar no PIGS ( Não partido da imprensa golpista e sim Portugal, Ireland, Greece & Spain os países que receberam choques de gestão estilo Aécio!!)

      Acorda amigo! E que seja a tempo de mudar de ideia pro segundo turno porque Aécio presidente vai ser o fim do Brasil!!

      Você não conhece Aécio se você conhecesse um pouco mais dele teria nojo do que fêz ontem!

  5. é preciso entender a política

    é preciso entender a política de inclusão social de dilma

    que beneficia a todos

    contra a política de exclusão social

    que ferrará a maioria produtiva do país,

    com aécio e o psdb….

  6. O problema é o PIG e…
    O problema é o PIG e o Ministério Público eleitoral, pois o crime eleitoral campeia diariamente nos meios de comunicações e nada é feito, são totalmente parciais, só vale contra o PT…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador