Para quê serve o Ministro da Justiça?

Os índios invadem o Esplanada. São recebidos por Ricardo Berzoini, Secretário Geral da Presidência da República.

Os caminhoneiros prometem lockout. São demovidos pelo Ministro da Defesa Aldo Rabelo, ameçando jogar sobre eles a Força Nacional.

Caminhoneiros invadem estradas no Rio Grande do Norte. São alvos de uma ação de reintegração de posse da AGU (Advocacia Geral da União).

Enquanto isto, o Ministro da Justiça José Eduardo Cardozo dá entrevistas para a Folha e para a IstoÉ para explicar porque nada faz em relação à Lava Jato.

Aguardam-se para as próximas semanas novas entrevistas para que Cardozo explique porque nada faz em relação a nada.

 
Luis Nassif

93 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Má vontade é algo!

    Caro Nassif.

    Não simpatizo em nada com o ministro da justiça, porém não foram as tropas da força nacional que acabaram com o movimento dos caminhoneiros, foi sim a perpectiva de ganharem multas salgadas e perderem pontos na carteira de habilitação que acabou com o movimento, e isto foi formulado e apresentado pelo ministro da Justiça, não pelo Aldo Rabelo. O Aldo Rabelo teve uma reação correta na sua pasta com a questão do general, mas no movimento dos caminhoneiros quem agiu rápido e corretamente foi o Ministro da Justiça. Ou seja, sem bravatas ele simplesmente desmontou o protesto que era potencialmente perigoso, mais do que muitas das coisas que ocorrem por aí.

    O que o movimento queria era realmente as forças nacionais de segurança reprimindo o movimento, este foi reprimido com um bloco de multas, sem nenhuma violência ou truculência.

    Negar isto não é nada jornalístico, é simplesmesnte má vontade.

      1. Calma Nassif, tira duas semanas de férias sem telefone e sem …

        Calma Nassif, tira duas semanas de férias sem telefone e sem olhar a Internet, verás que na volta estará tudo igual (ou melhor) e que o Brasil não depende de ti nem muito menos de mim.

        Ficar vivenciando a política dia a dia deixa o sujeito somente estressado, vai para a Europa, num hotelzinho bom e barato, visite os países do leste europeu para ver como o mundo gira apesar de tudo.

        As coisas na volta ficarão mais claras.

        1. Aí discordo totalmente,

          Aí discordo totalmente, rdmaestri. Se fizer isso, Nassif estará alimentando essa oposição, essa PF, esse MP e esse PJ que se mostram golpistas e que atuam de forma político-partidária escancarada, como você, o Nassif, outros que escrevem artigos publicados e a imensa maioria dos leitores já constatamos. Como diz a letra de um samba-de-breque cantado pelo Morengueira: “Eu nunca fui de dar refresco ao inimigo”. É preciso reagir, como fizeram Guido Mantega e Patrus ananias. E, claro, partir para a ofensiva. É o que percebo nos artigos de Nassif postados ontem e hoje, o primeiro sobre o elo de ligação entre sérgio moro e Carlinhos Cachoeira e o segundo com essa ácida crítica ao Ministro da Justiça.

    1. Não é dado a confrontos com a

      Não é dado a confrontos com a direita, exceto quando o confronto é diretamente com o cargo de Dilma. Se esse confronto é para ferrar o PT ou movimentos populares, o corpo dele fica mais mole ainda. Agora, quando é o cargo de Dilma que está em jogo, aí amigo, é o próprio emprego que defende.

      Já notou como FHC e cabeças pensantes do golpe falam dela, mesmo prpondo derrubá-la, fazem questão de frisar sua honestidade pessoal, mas, decontrole com os ” corruptos” do PT ……… Eles sabem que manter a biografia dela limpa é fundamental para sua inação quando os perseguidos e enlameados são os outros.

      A única hora que ela ouve Lula, é quando seu cargo balança. Foi assim desde o primeiro dia de governo. Lula, o PT e os movimentos populares que se f……… Esses só serviram e servem de escada para que alcançasse o poder.

  2. Pergunta interessante. Eu

    Pergunta interessante. Eu sugiro que se derreta e façamos pesos de papel. Hoje em dia, com a era da informática, eles são tão inúteis como o Cardoso.

  3. Sobre o Ministro da Justiça

    Gostaria de manifestar meu apoio ao Ministro José Eduardo Cardoso. Ele é discreto e muito correto. Faz as coisas sem buscar aparecer como heroi. Estou integralmente de acordo com a manifestação do leitor que disse:

    não foram as tropas da força nacional que acabaram com o movimento dos caminhoneiros, foi sim a perpectiva de ganharem multas salgadas e perderem pontos na carteira de habilitação que acabou com o movimento, e isto foi formulado e apresentado pelo ministro da Justiça, não pelo Aldo Rabelo. O Aldo Rabelo teve uma reação correta na sua pasta com a questão do general, mas no movimento dos caminhoneiros quem agiu rápido e corretamente foi o Ministro da Justiça. Ou seja, sem bravatas ele simplesmente desmontou o protesto que era potencialmente perigoso, mais do que muitas das coisas que ocorrem por aí.

  4. Precisamos de um Ministro mexa com o statu quo

    Rdmastri, de vez em quando, o Ministro Cardozo resolve agir e faz algo. Essa das multas aos caminhoneiros que estavam bloqueando estradas foi uma boa solução, mas nada que impusesse ao Ministro sair de sua zona de conforto. 

    Essa tem sido a maior atuação de José Eduardo Cardozo. Permanecer num patamar em que, é melhor levar criticas de blogs e petistas, do que enfrentar a imprensa que é devastadora com petistas e da oposição que pia alto. Não ficarei surpresa se, ao deixar o governo Dilma, Cardozo deixe também o PT. 

    Sua atuação na crise indigena em MS é muito timida. Por la, os fazendeiros têm imposto sua propria lei aos indios, que têm vivido um martirio. Para mudar esse estado de coisas é preciso coragem, e isso, até então, infelizmente o Ministro Cardozo não demonstrou possuir.

    1. Calma Maria Luiza, estamos com menos de doze meses de crise!

      Temos que havaliar temporalmente as coisas, doze meses de crise na história de um país não é nada. Mais um ano para recuperar a economia e em três anos todos esqueceram do passado.

      Há coisas mais importantes que devem ser tocadas, ao ver esta crise da república do Paraná, o ministro deve fazer tudo para que ela fique restrita ao Paraná, deixar que as estrepulias dos procuradores, delegados e do juiz Moro se arrebentem por si mesmo (e cada vez mais se prevê um futuro patético a lava a jato) e montar um arcaboço jurídico e gerencial para que não ocorra mais.

      Hoje olhando a capa do Correio do Povo aqui do RS, não vi nenhuma referência ao movimento dos caminhoneiros, à lava jato e outras pautas caras a esta oposiçanzinha chefiada pelo Aécio (aí está a verdadeira piada, a oposição perdeu um ano em fazer oposição com a ação do Aécio). Quem vem depois, o Cunha (???), o Cerra (???), os pastores com o Bolsonaro (???), ou ainda os Revoltados On Line.

      Faça uma lista dos opositores ao governo, é uma verdadeira piada, com toda a lava a jato, com todo o apoio da grande imprensa, o que eles conseguiram? Nada. Para dizer a verdade conseguiram deixar a maioria dos jovens brasileiros contra eles!

      Calma, o mundo não foi feito em sete dias, apesar dos pastores desejarem que fosse assim.

      1. Visões diferentes

        Não estou nervosa, muito pelo contrario.  Acontece, rdmastri, que Cardozo não chegou a pouco tempo no governo. Ele esta la ha cinco anos, é o ministro mais longevo no mesmo cargo. Nesse ttempo todo não tomou medidas necessarias em momentos importantes, não colocou fim a certas crises, em que poderia ter atuado, e principalmente, em relação à Lava Jato, que ha muito deixou as fronteiras paranaenses, não tomou as medidas necessarias para que a operação não desandasse, como é o caso; que se transformasse num braço de ferro entre o judiciario e o governo, com intenção evidente de atingir o partido governista e nada mais. Apesar do slogan de pretender passar o Brasil a limpo. Mais um engodo. 

        Os opositores ao governo, em larga escala, são ridiculos e patéticos. Mas piam alto e conseguem repercutir suas parvoices.

        Para que serve a ABIN hoje (parece que até mudaram a sigla). A ABIN esta paralisada. Pelo menos não se tem noticia da ABIN no ministério de Cardozo. E por ai vai. E nem toquei nos inumeros problemas do governo com a PF que se arrastam.

        1. Existe ação e estratégia.

          Ação é que um prefeito de uma cidade do interior deve fazer no seu dia a dia, estratégia é que um governo deve fazer durante um mandato.

          O que poderia ser feito contra a Lava a Jato em que dezenas de executivos do setor público (Petrobrás) e do setor privado (construtoras) se declararam LADRÕES. Impedir as investigações? Punir os responsáveis pelas mesmas investigações? Ou simplesmente deixar que a justiça ande! Há seis mese procuravam responsabilizar Dilma pela compra da refinaria, ninguém fala mais, o BNDES era o próximo objetivo, nem saiu da casca.

          Será que a ABIN ou sua sucessora está parada? Queria o que? Que uma agência de inteligência publicasse seus resultados a cada dois meses?

          Os agentes golpistas da polícia federal estão se enrolando com a escuta ilegal. Os promotores criaram asas, contrariaram a lei e quiseram passar de Pato a Ganso indo até a Suíça fazer o que não deviam. Moro não ganha mais holofotes, o pessoal cansou de ver aquela cara de ranço falando da MCDXXXII fase da Lava a Jato. O Moro está virando o Jasom Voorhees da Sexta Feira 13, está toda a hora assustando as criancinhas! 

          Não esqueça que a Eletronuclear já saiu do Paraná e o Moro não consegue mais expandir seus domínios, daqui por diante vai ficar uma briga entre os advogados de defesa e o Moro.

          Só concordo contigo com a intepretação da oposição, ela é patética, desunida, se associa com qualquer um e não tem uma figura notável para levar algo a frente.

          Quanto a grande imprensa, os dados mostram que logo, logo elas vão virar pequena imprensa ou pior vão falir.

          Há muito tempo uso uma expressão que retirei de um filme de Akiro Kurosawa, A montanha não se move. Que na verdade significa, a montanha deve se mover quando tem chance de aniquilar a oposição, e parece que é isto que o governo está fazendo.

          1. Vitória de Pirro
            Maestri,

            Vitória de Pirro

            Maestri, contraditório seu comentário, a oposição é, de fato, patética, desunida e incompetente, mas, mesmo assim, deixou esse governo de rodilhas. Qual a força de um governo que é abalado por Revoltados Online soprando cornetas?

            Sua interpretação sobre a vitória do governo no longo prazo pode até ser correta, mas o que isso significa para o país?

            Dilma continuar presidente e Cardozo ministro até 2018, enquanto a pauta conservadora, derrotada nas eleições, é imposta ao país?

            Você fala em questões operacionais e estratégicas, mas não percebe que sua leitura do cenário político incorre nesse mesmo erro: você vê a árvore, mas não vê a floresta.

            Você celebra que Dilma não será derrubada, mas derrubar Dilma para quê?Os conservadores estão implementando sua agenda, graças à inação do governo, a Lava Jato com seus arbírtrios é muito mais nociva para a Democracia do que um eventual impeachment de Dilma.

            Na verdade, para os conservadores é até melhor implementar sua agenda via um governo supostamente progressista, que, na visão do eleitor, será responsabilizado.

            Dilma enganou seus eleitores, eleita, ela representa quem não votou nela.

  5. ao contrario dos demais…

    eu tenho muito mais medo de quem se finge de morto…

    diz o ditado que o melhor operador é o que aparentemente não opera, que você não vê ele se movimentando, mas que faz tudo nas surdina…

    em relação ao Ze Cardoso eu tô sempre com um pé atras…

     

  6. O que ele tinha que fazer

    O que ele tinha que fazer exatamente Nassif ?

    Você que diz circular entre Procuradores e não sei o que, continua derrapando ao não ter certeza sobre as prerrogativas do Ministro da Justiça

    Você queria um ator político feroz a defender o partido ?

    Quanto tempo demoraria para a opinião pública, Poder Judiciário e Exercito defenestrar um ator meramente político neste cargo ?

    Digo defesnetrar por pressão política contra a fraquinha presidenta

  7. Parece que o Nassif ainda não entendeu a dinâmica dos golpes.

    Golpear um governo legalmente instituído sem apoio das forças armadas é algo extremamente difícil, e esta dinâmica que o Nassif ainda não entendeu.

    Para golpear no caso descrito é necessário criar antes de tudo um “mártir” ou melhor vários “mártires”, isto que tem sido feito em todos os países segundo a cartilha da CIA. Porém como toda a grande estrutura pública ou privada (miultinacional), a CIA não consegue adaptar a sua cartilha caso a caso e esta dificuldade de adaptação é que a impede de prosseguir seus golpes.

    Eles esquecem que no Brasil a repressão a manifestações públicas é uma prerrogativa dos estados federados e, como em 2013, fica difícil passar ao governo federal a culpa pela repressão.

    Colocar a força nacional a agir sem a solicitação dos governadores dos estados, como desejaria o Nassif, era exatamente o que os golpistas queriam, pois achar um manifestante exaltado e um membro da força nacional com o dedo leve no gatilho é a coisa mais fácil. A liderança dos manifestantes estava esperando isto, pois no momento que eles tivessem um cadáver nas mãos aí a vaca ia para o brejo. Agora um policial rodoviário com dedo leve para preencher uma multa não cria martires, cria motoristas que suas mulheres vão dizer nos próximos dois anos, “Viu, e não disse que não devias ir nesta manifestação”, isto sim que é mortal, mortal para os próximos movimentos.

    O que está havendo é que dentro da avaliação do planalto as contradições internas dos diversos movimentos contra o governo levarão os mesmos à exaustão no máximo em seis meses, a manifestação que deu não deu em nada deixa bem claro que a interpretação está correta. O Planalto está reagindo exatamente nos momentos críticos, e não saindo apagando pequenos focos de incêndio como queriam os mais exaltados.

    Qualquer manifestação em que o Governo Federal intervir e der num problema sério deve ser muito bem calculada em relação ao perigo de cada uma. As forças de direita estão se dispersando e lendo, por exemplo, o que as pessoas estão falando do Aécio Neves em blogs de jornais conservadores, mostra o esgotamento das propostas golpistas do mesmo, por total falta de credibilidade, e não está se vendo nenhum “líder de oposição” surgindo no cenário nacional. O problema sério da oposição no Brasil é que tem mais Cacique do que Índio.

    A aparente leniência do ministro da justiça, cada dia fica mais claro para mim, que é algo pensado e bem estruturado, e atualmente o governo parece que está voltando a governar, quando o ministro da defesa teve que reagir ele reagiu, quando o ministro da justiça teve que reagir ele também reagiu.

    Se daqui a seis meses a situação se estabilizar, a oposição volte ao seu devido lugar, é tudo lucro, e quando se chegar as distantes eleições de 2018 as coisas estarão noutro pé.

    1. Pausa para reflexão

      Gosto dos comentários serenos do rdmaestri.

      Permitem parar para refletir. Talvez, mesmo, mudar algumas ideias ainda não solidificadas.

       

    2. Na mosca.
      Acho até que não se

      Na mosca.

      Acho até que não se deve alardear muito isso não, deixemos que eles pensem que o governo está acuado.

      Sempre tenho dito a amigos que ela não ‘emburreceu” de repente, apenas herdou um congresso pateticamente conservador e venal, e tenta administrar o jogo de xadrez dentro do possível. A permanência do Zé deve ter seus motivos, obviamente…

      1. O fraco desempenho dos partidos de esquerda que levaram a …

        O fraco desempenho dos partidos de esquerda que levaram a situação atual, com as babcadas dos três Bs (Bala, Bíblia e Boi), a presidente Dilma está fazendo milagres. E o mais incrível quem mais defende o governo e ataca a oposição não são os deputados e senadores do PT, são de outros partidos.

        Dilma deixou simplesmente a oposição colocar as garrinhas para fora, e com isto eles conseguiram derrubar as suas própria lideranças. O voto jovem que estava afastado da política, com a truculência da oposição foi colocado no colo do governo, porém os líderes do governo no poder legislativo não estão sabendo capitalizar isto.

        Depois a Dilma que é fraquinha e o Zé que é frouxo.

    3. Anacronismo
      Maestri, sua

      Anacronismo

      Maestri, sua leitura é equivocada, os tempos dos tanques ocupando o Planalto já passaram, a situação hoje é diferente.

      Golpe pra quê, se a agenda conservadora já é implementada pelo governo progressista e seus aliados?

      Não precisa de golpe, o governo de esquerda já está implementado as medidas da direita!

      Golpe pra quê, se adversários políticos já são perseguidos, vítimas de arbítrios e prisões de cunho claramente político, pelas instituições “republicanas” do país, muitas delas subrodinadas diretamente por políticos membros do mesmo partido perseguido?

      Enquanto o setor republicano do PT continuar perseguindo membros do seu próprio partido, com o único objetivo de aparecer bonito em matérias do PIG, apresentando ações arbitrárias e perseguiçoes políticas como exemplo de republicanismo, a direita não precisa dar golpe algum, que continuem elegendo essa “esquerda republicana”!

      1. Quando Jango assumiu a presidência…

        Quando Jango assumiu a presidência o então ministro do planejamento Celso Furtado queria fazer um pequeno ajuste fiscal antes de lançar as Reformas de Base, a turma dos Daytonas da época, chefiada pelo saudoso Brizola enfiaram abaixo a tentativa de começar as Reformas de Base com a economia desequilibrada, deu no que deu.

        Se tivessem seguido o Celso Furtado a história do Brasil seria outra.

        Veja Daytona, a crítica não é sobre o que fazer, mas sim quando fazer.

        1. Celso Furtado queria fazer um

          Celso Furtado queria fazer um ajuste ortodoxo antes de fazer reformas estruturais, não conseguiu fazer nenhum dos dois, não por culpa do Brizola, até parece que a realização do ajuste dependia do Brizola. É o mesmo que dizer que a presidente Dilma não consegue governar por culpa do PSOL.

           

          1. Peças desculpa ao falecido, por favor.

            Brizola era alguém que o voluntarismo superava qualquer coisa, ele era impaciente e devido a sua impaciência que cometeu alguns erros dentre centenas de acertos.

            Já o PSOL qual acerto que ele fez?

      1. Caro amigo.

        Pior que existe um livro editado por um professor norte-americano (agora não me lembro o nome) que mostra os passos didaticamente para a derrubada de um governo.

        Vi a referência deste livro num documentário sobre as revoluções coloridas onde o autor é entrevistado.

        Se achar coloco aqui.

  8. Bom, parece que o

    Bom, parece que o comentarista com o chimarrão realmente tem razão. Foi bom desmantelar o lokout sem estardalhaço, que inevitavelmente o pig faria no caso da intervenção da Força Nacional. 

    Mas o que se mantém é a percepção de que o Cardoso só age quando sente que não será questionado pela imprensa. Nesse caso dos caminhoeiros “revoltados online” até a Folha mostrou-se contra num editorial em que condenou com veemência o ato de sabotagem golpista. Talvez porque sente que atos truculentos e criminosos desse tipo desgasta a campanha pelo impeachment.

    Já qualquer ação no sentido de recuperar a  autoridade sobre a PF, acabando com o vale-tudo, principalmente em relação aos vazamentos (uma benção para o pig) será considerado intervenção para impedir investigação de petistas e do Lula, claro.

    O Cardoso é filiado formalmente ao PT, mas segue mesmo é a agenda do pig. Essa é que é a verdade.

  9. Quem dá roupagem jurídica a

    Quem dá roupagem jurídica a um governo é o Ministro da Justiça.

    Não obstante, o PT sempre olvidou a importância do Ministro da Justiça.

    Resultado, mensalão contra o PT, Lava Jato contra o PT, possibilidade da operação zelote virar contra o PT, festival de asneiras promovidas pela grande mídia/oposição e movimentos pagos contra o governo…, daí por diante…

    1. Bem, Nilo me responda as seguintes perguntas.

      Quem fez caixa dois no mensalão?

      Quem admitiu e quem demitiu os diretores ladrões da Petrobrás?

      Quem não foi cuidadoso e deixou as raposas cuidando do galinheiro?

      Acho que não foi o ministro da justiça.

  10. General Queipo de Llano Y Sierra

    Quando da marcha para Madri, na Guerra Civil Espanhola : “A quinta-coluna está esperando para saudar-nos dentro da cidade,”

  11. Nassif, em que pese a

    Nassif, em que pese a pertinência da crítica do rdmaestri, você tem razão ao criticar a inação do Ministro da Justiça. Vaidoso, ele prefere estar bem com a mídia, que hostiliza e golpeia o governo a que ele serve, a cumprir os deveres de Ministro de Estado. A PF não tem comando e os delegados fazem o que bem querem; José Eduardo Cardozo não tomou nenhuma providência ou medida disciplinar ou administrativa contra os delegados que mandaram instalar escutas ilegais na carceragem da PF, sem autorização judicial, em Curitiba. Nenhuma medida disciplinar ou administrativa foi tomada pelo Ministro da Justiça em relação aos delegados aecistas que, nas redes sociais digitais, ofenderam e hostilizaram a presidente Dilma e o ex-presidente Lula, declarando apoio ao então candidatto do PSDB à presidência da república, Aécio Cunha. O policial federal que treinava tiro ao alvo com uma caricatura da presidente Dilma recebeu como “rigorosa punição” a suspensão do trabalho por 4 dias (ISSO MESMO: QUATRO DIAS).

    Tomo de empréstimo uma citação que tem sido usada pelo jornalista Paulo Nogueira : “Tenho citado com freqüência um jurista alemão do século 19 chamado Rudolph von Ihering. Ele, num livro clássico, consagrou a tese de que buscar reparação é, mais que um direito, uma obrigação da pessoa diante da sociedade.” Guido Mantega colocou em prática a tese do jurista alemão. No início desta semana, Patrus Ananias fez o mesmo, ao reagir a ofensas que recebeu, quando ele e amigos estavam num bar, em BH. O ex-prefeito de BH, que por muitos anos foi professor de Direito na PUC-MG e ocupa o Ministério do Desenvolvimento Agrário, fez o que todos devemos fazer, quando formos insultados e desrespeitados. Seguem abaixo, trechos do que disse Patrus em resposta às ofensas que recebeu.

    [Após ter sido hostilizado, no último domingo (8), em um restaurante de Belo Horizonte (MG), o ministro do Desenvolvimento Agrário Patrus Ananias divulgou mensagem em sua página oficial no Facebook na qual afirma que o Brasil “não será o país do ódio”.

    As ofensas a Ananias foram registradas por uma câmera e divulgadas nas redes . Na gravação, o ministro aparece sendo insultado por um homem que grita frases como “PT ladrão e desonesto” – os demais presentes engrossam o coro. Ao fim do discurso, o ministro desafia o agressor: “Põe no papel o que você está dizendo a meu respeito que vou entrar com um processo”.

     

    “Tivemos uma conversa altiva e buscamos negociação e diálogo, com convém a uma sociedade democrática. Fizemos isso porque ninguém vai nos tirar das ruas e dos bares de BH. Nenhuma reação de uma manifestação organizada, travestida de espontânea, vai nos intimidar e limitar nosso direito de sentar com os amigos e a família em um bar numa tarde de domingo em qualquer cidade”, escreveu Ananias na postagem. “Porque este não vai ser o país do ódio generalizado, mesmo que esse seja o sonho de tantos que não conseguiram vencer democraticamente. Este não vai ser o país onde se toma o poder pela força, usando mentiras e calúnias sem fundamento.”]

    Luís Nassif, o grande jornalista que coordena este canal de notícias, tem se mostrado mais contundente nas críticas a figuras públicas, como o juiz ségio moro e o ministro da justiça. Concordo que deva ser assim, pois não se pode devolver confetes, quando somos agredidos a calúnias, pedradas, à bala… A crítica à atuação enviesada, político-partidária, persecutória em relação à esquerda política e condescendente/leniente/permissiva/acumpliciada com os crimes praticados pela direita política (sempre parceira do grande capital nacional e internacinal e subserviente aos interesses estrangeiros, notadamente dos EUA) e golpista de um juiz federal, que deveria aplicar e fazer cumprir a Lei, deve ser forte, contundente, implacável. No artigo publicado ontem, Luís Nassif mostra o elo de ligação entre Carlinhos Cachoeira e sérgio moro: o anti-jornalismo canalha da esgotífera ‘veja’.

    Num momento grave como o atual é sempre bom lembrar os versos de um poema cuja autoria tem sido atribuída ao alemão Bertolt Brecht e ao russo Vladimir Maiakóvski, mas que, segundo alguns pesquisadores e apreciadores da leitura e da literatura, são de autoria do brasileiro Eduardo Alves Costa, que os escreveu em 1936, em Niterói. O título do poema é “No caminho, com Maiakóvski.” Independemente de quem seja o verdadeiro autor do poema, os versos que cito abaixo têm uma força e atualidade impressionantes. Os que têm uma visão progressista e desejam uma sociedade menos desigual e mais justa, os que se identificam com o pensamento das esquerdas e os que defendem a democracia e o Estado de Direito e que se colocam contra o retrocesso, precisam ter sempre à mão e na ponta da língua o significado desses versos.

    Na primeira noite eles se aproximam
    e roubam uma flor
    do nosso jardim.
    E não dizemos nada.
    Na segunda noite, já não se escondem;
    pisam as flores,
    matam nosso cão,
    e não dizemos nada.
    Até que um dia,
    o mais frágil deles
    entra sozinho em nossa casa,
    rouba-nos a luz, e,
    conhecendo nosso medo,
    arranca-nos a voz da garganta.
    E já não podemos dizer nada.

  12. Boa Pergunta!

    Nassif: eis a questão. Não sei se é ineficiência do governo (como um todo). Não sei se se trata de falta de definições do próprio ministério. Não sei se a questão reside apenas no ministro. Alíea, sobre este, a pergunda calada na garganta é —quem trepou esse tatu na árvore?

  13. Não sei porque dessas suas

    Não sei porque dessas suas reiteradas críticas ao ministro da justiça. Ele só faz o que faz porque tem o respaldo da presidenta. Essa senhora aí que perdeu completamente a noção, e vive em mundo paralelo, alheio a realidade.

    1. Será?

      Esta senhora está governando! E governar não é ficar apagando focos de incêndios criados por falsos líderes de oposição que são verdadeiras estrelas cadentes (e decadentes).

      Deixar Aécio, Cunha e outros nulos chefiarem a oposição é uma ação inteligente, pois são personalidades fracas ou altamente comprometidas que vão se desfazendo por si mesmo.

      1. Maestri, quiçá você estava

        Maestri, quiçá você estava incomunicável em alguma profunda caverna nos últimos meses, por isso não ficou sabendo da quantidade de votos que Aécio recebeu nas eleições.

        A votação do Aécio, um candidato horrível, é tudo, menos sinal de fraqueza, e o fato de um candidato tão ruim quanto o Aécio ter recebido tamanha votação é um exemplo da debilidade do governo Dilma.

        O que o governo Dilma está fazendo é muito mais grave do que você imagina. A política atual, que chegou nesse estágio devido à inação do governo, deseduca o eleitor, como se pode perceber nas votações expressivas não apenas de Aécio, mas de candidatos como Bolsonaro.

        Esse incontestado discurso político radical ameaça levar o país ao mesmo tipo de equilíbrio político que os conservadores conseguiram implementar nos EUA, onde, há décadas, o candidato da direita é eleito para evitar a eleição do candidato da extrema direita.

        Temos esse cenário delineado aqui, pode ocorrer que, em eleições futuras, o campo progressista comemore a eleição de um conservador, alguém do PMDB, por exemplo, contra um Bolsonaro.

        Esse será o legado da debilidade do governo Dilma.

        1. Daytona, faça o seguinte, leia o que escrevi nos últimos meses.

          Daytona, não estava numa caverna coisa nenhuma, nunca acreditei na vitória do golpe, para ter certeza leia o que escrevi nos últimos meses.

      2. Matéria bastante oportuna

        Matéria bastante oportuna sobre o veto da “esquerda progressista” ao projeto de lei que regulamenta o direito de resposta aprovado pelo senado.

        Home Eu quero ajudar Regras de Uso Voltamos Fale Conosco POLÍTICA8

        A Presidenta preferiu a tela azul do Cardozo ao seu próprio coração valente…

         

        tela

        A ilustração aí de cima é para que a Excelentissima Senhora Presidenta da República, Dilma Rousseff, veja como será a transmissão de um seu hipotético direito de resposta seu a uma matéria ofensiva a ela que, amanhã, venha a ser veiculada pela Rede Globo, mostrando montagens de imagens que a reúnam aos piores dos sem-vergonhas desta República, exibida em rede nacional.

        É assim, com esta tela azul e letras brancas, que ela vai protestar, na voz de um locutor frio, gelado, às mais candentes e dramáticas ofensas à sua honra pessoal. Talvez, quem sabe, na toada que as coisas vão, até em relação à sua vida pessoal e à de sua família.

        Porque é assim que será, porque ela deu às emissoras de rádio e televisão de transmitirem deste jeito o direito de resposta concedido pela Justiça, com texto previamente examinada por um Juiz – o que já garantiria, óbvio, uma fala equilibrada, sem baixarias ou devolução de ofensas. Foi o que fez, a confirmar-se o que a Folha noticia,  quando tomou a decisão de vetar o artigo que o Senado restabeleceu – depois de derrubado pela Câmara de Eduardo Cunha – o artigo que garantia ao ofendido, querendo,  o direito de apresentar, pessoalmente ou por quem achasse conveniente, a contestação a ofensas recebidas nos meios de comunicação.

        Certamente teve a aconselhá-la este Varão de Plutarco que é o Ministro da Justiça, sempre a postos e disposto a combater pela República nas páginas amarelas da Veja ou em entrevistas à Folha.

        Ele, só ou com outro assessor sabujo ao lobby emissoras de TV fez o serviço, criando a alegação de que ao não “definir critérios para a participação pessoal do ofendido, o dispositivo poderia desvirtuar o exercício do direito de resposta ou retificação”.

        Que critérios, “seu Zé”, se o material será gravado e submetido antes ao juiz, o que resta regulamentar que possa ser razoável? Nem a roupa que o fulano deverá usar, pois que quiser aparecer pelado o juiz poderá mandar refazer por uso de forma inconveniente para o exercício do direito!

        O que o veto traz, isto sim é que fica evidentemente estabelecido o desequilíbrio.

        William Bonner, com suas caras e bocas faz a ofensa: vil, baixa, odiosa. Cobrindo suas palavras, imagens desfavoráveis, cenas editadas, quem sabe até uma trilha sonora dramática, amplificando as palavras ferinas.

        A Presidenta, ofendida, reage com um processo judicial, dias depois, porque é preciso conseguir advogado, burilar o texto para que o Juiz nele não veja ofensa devolvida, cuidar da linguagem, do tempo, por que este há de ser, no máximo, igual ao da ofensa, recolher as custas, esperar a defesa e conformar-se ao tempo do Fórum, sempre tão assoberbado.

        Dois meses depois – e isso é rapidez das bem rápidas – enfim, vem a reparação.

        Então, vem esta tela azul, aí em cima, debaixo da qual uma voz minguada, sem expressão, lê burocraticamente um texto já de si burocrático, enquanto o cidadão fala – ih, propaganda de candidato, de novo – e se levanta para pegar a cerveja na geladeira, enquanto a “sua senhora” trata de tirar a louça do escorredor e guardá-la…

        Nenhum olhar, nenhuma expressão facial, nenhum embargo na voz que denote quanto o que se fez foi indigno, foi sujo, foi sórdido.

        O dia seguinte, os jornais, para a meia-dúzia que ainda os lê, repercutirão as respostas e, na internet, enquanto os adversários reproduzem as ricas imagens da agressão, seus defensores mambembes se esmerarão, com programas gratuitos de edição de vídeo em colocar, pelo menos, um rosto sobre a maldita tela azul, para que aquele texto ganhe alguma aparência humana,

        A Presidenta não precisaria ter feito nada, apenas sancionar o que os senadores, a começar pelo valente Roberto Requião, lutaram contra o lobby das emissoras de televisão e rádio para aprovar.

        Mas fez, embora não tudo, o que as famílias proprietárias da grande mídia queriam. Como não fez tudo, ainda reclamam, claro.

        Preferiu ceder a quem nada lhe concede.

        Se um dia se arrepender e, ofendida, pleitear e conseguir o direito a responder, já está pronta a cartela aí em cima. O resto, peça ao José Eduardo Cardozo.

        Quem não acha que olhar no olho do nosso povo faz diferença, quem não  crê que a emoção dê vida nova às palavras, quem não acha que o coração dá tom à voz, não precisa mais que isso.

         

            

        POSTS RELACIONADOS…

        cofrelatuff49

        O cofre de Alckmin é a confissão do “Metrolão”. E do cinismo nacional.

        teatrinho24

        Teatro infantil: “As correntes”. Estrelando: Coxinhas. Direção: Eduardo Cunha

        porteira53

        José Eduardo Cardozo: a porta aberta para o golpismo “institucional”

         

        Comentários no Facebook

         

        8 RESPOSTAS

        Comentarios8Notificar0Everaldo 12/11/2015 às 10:51

        Exatamente FB….Por exemplo, isto não vai acontecer…
        http://youtu.be/DA3ZVeWwiwk

        ResponderIskra 12/11/2015 às 10:58

        Nada de novo, simplesmente a mesma anomia , mesma covardia e subserviência que caracterizam o segundo des-governo Dilma Rousseff !
        Caro Fernando, defender esta gestão é cada vez mais defender a desonra dos ideais que ocasionaram a fundação do Partido dos Trabalhadores e da luta da esquerda deste País.
        FORA DILMA !

        ResponderJosé Carlos Vieira Filho 12/11/2015 às 11:17

        Torço para que, ao final desse mandato, ainda haja um resto de País para consertar.

        ResponderAlexandre 12/11/2015 às 11:49

        Eu sou a favor da Presidenta. Primeiro ninguém vai conseguir produzir nenhum vídeo dramático ao nível do apresentado na mídia que errou. No máximo vai pessoalmente ao JN falar um texto, lido em papelzinho. Sem contar que daqui a pouco a Globo estaria criando matérias do tipo “A cor da camisa do Aécio”, ela mesma entraria com o direito de resposta e chamaria o Aécio para desfilar na tela…Enquanto o Lula, se este fosse, sabemos como os paneleiros se comportariam…Ir pessoalmente a Tv pode dar espaço para os anseios de muitos egos. Sou mais o texto lido por Cid Moreira da resposta do Brizola. Muito mais gostoso…

        ResponderAlexandre 12/11/2015 às 11:50

        Lembrando, Dilma vetou a presença ao vivo nos meios de comunicação de TV/Rádio, somente o Parágrafo Terceiro do Art.5. O resto, a lei foi sancionada em sua integralidade…

        ResponderCelso Junqueira 12/11/2015 às 12:00

        A resposta será elaborada por quem ofendeu? Estamos mal de Presidente. Muito mal. A Pres. Dilma terá que explicar a manutenção desse Cardoso no Min. da Justiça. Não dá para entender. Há algo de muito estranho nessa história.

        ResponderArthur 12/11/2015 às 12:03

        Essa foi a maior burrada da Dilma esse ano. Quando finalmente a câmara e o senado conseguem aprovar algo útil, ela, que deveria ser progressista, barra o direito do próprio ofendido tomar o espaço!

        ResponderBatista Nogueira 12/11/2015 às 12:21

        Perai não da pra ficar culpando o Cardoso o tempo todo. Tem de perguntar por a Dilma Rousseff o mantem no Ministerio.

        Responder

        DEIXE UMA RESPOSTA

        Nome *

        Site

        Comentário

        TIJOLAÇO | “A política, sem polêmica, é a arma das elites.” © 2015. All Rights Reserved.

          

        http://tijolaco.com.br/blog/a-presidenta-preferiu-a-tela-azul-ao-coracao-valente/

  14. Independente do Zé, acho que

    Independente do Zé, acho que o governo conseguiu agir de forma coordenada (aleluia !) nessa crise dos maluquinhos que queriam derrubar a Dilma do caminhão.

    Tenho a impressão de que quem assumiu essa boleia foi o Wagner. 

  15. Como ficou demonstrado…

    …quando o Ministro da Justiça age como tal (caso dos caminhoneiros elogiada corretamente por rd maestri pela ação sensata e veloz) passando de espectador (invasão da Esplanada) para ator a Instituição funciona. As críticas Nassifianas são sempre válidas quando ao invés de ministrar justiça Cardozo paira como magistrado esperando que se lhe “apresentem” demandas, para que seja “provocado” – um sujeito passivo e não ativo como é necessário ser qualquer cargo executivo (seja público ou privado) como ele mesmo menciona em entrevista.

    Quem sabe ele toma gosto a partir desse episódio?

  16. quem nomeou ele ministro ??

    Ele não tem culpa alguma . Ele foi convidado e é ministro até ser destituido pela Presidenta . A (ir)responsável é Ela !!!

  17. O que o governo parece não

    O que o governo parece não entender é que o fascismo se baseia em demonstrações de força.

    O líder fascista demonstra sua autoridade e agrega seguidores demonstrando força, assim, o combate ao fascismo exige a exposição de sua debilidade.

    Dessa forma, os fascistas são melhor combatidos pelo enfrentamento, como a reação do ex-ministro Mantega, que processou seus caluniadores, ou a recente reação do Patrus em BH. Confrontados, os fascistas se retratam, pedem desculpas, desconversam. Note que, no caso do Patrus, assim que ele começou a reagir, falar alto, bater no peito, não apenas o palhaço fascista recuou, como o auditório da mesa vizinha, que antes gritava e aplaudia, se quedou em silência. 

    O fascista é, acima de tudo, um covarde.

    Bem diferente a reação do ministro da Justiça ao ser hostilizado por Revoltados Online em SP. Só faltou comprar um kit impeachment e sair soprando cornetas pela derrubada da presidente.

    1. É verdade, já ouvi essa

      É verdade, já ouvi essa história antes. Cada vez mais  vamos vendo que essa história só pode ser verdadeira. Amor platônico de Dilma por José Cardozo. Só pode ser isso, para justificar a teimosia dela de mantê-lo num cargo onde o mesmo se comporta como um letárgico. 

    1. Calma Martin, agora é o momento de começar a levantar os dados.

      Uma auditoria da dívida pública quando a situação econômica estiver estabilizada seria o melhor momento, mas tem-se que preparar isto com bastante trabalho e documentação, pois quando se entra numa desta não é para fazer como os Gregos fizeram, de forma apressada e sem muito cuidado tendo que retroceder.

  18. Ministro da Justiça não é guarda de trânsito

    Fernando Morais, no Facebook: segunda-feira, 9 de novembro, 17p1 :

    ” isto tem nome: locaute. se eu fosse ministro da justiça mandava a força nacional de segurança. mas eu não sou.”

     

     

    1. Ainda bem que ele não é o ministro!

      A estratégia levada pela CIA em todas as revoluções coloridas contava exatamente com esta ação, porém ninguém vai sair com uma multa num caixão fazendo alarde da truculência do governo Dilma. Multa e perda de pontos na carteira nem dá para a Fox News noticiar como uma ofensiva antidemocrática do governo brasileiro, não dá Ibope mas tem efeito.

      Espero que daqui por diante as multas se sucedam para todos os caluniadores, temos agora uma lei que pode enxer as páginas das revistas, dos jornais e das falas dos jornais televisivos de retratações, isto é bem mais poderoso que a força de segurança nacional.

  19. Já desisti de entender o
    Já desisti de entender o porquê de Dilma insistir na presença de Cardozo.

    Ou melhor: desisti de entender segundo essa pergunta. Se a pergunta não me deu a resposta, talvez ela estivesse errada, e resolvi refazer a trilha.

    Fato é que Cardozo parece ser uma craca em Dilma desde 2010, noves fora sua já proverbial inoperância, quando não tiros no pé do governo.

    Ora, É notório ser Cardozo um despachante de luxo de Daniel Dantas (sempre ele). Por essa e mais aquela me vejo forçado a concluir que quem sustenta Cardozo não é Dilma, mas Dantas, seja lá por quais meios – desde chantagem pesada até singelas e gordas doações de campanha.

    1. Nádegas Flácidas

      Fernando

      Será que ele foi um dos que pediram para a Dilma se acovardar e vetar o artigo do Direito de Resposta ?

      É por essas e outras que eu admiro o Ciro Gomes e, mais recentemente, o seu irmão Cid Gomes.

  20. O General Jukov deu uma grande lição de estratégia.

    Durante a segunda grande guerra o comandante do exército vermelho, assim como o resto do estado maior deixou um legado de estratégia que devemos considerar no momento, enquanto as tropas alemães avançavam com mais armamento e munição ele foi retrocedendo e aumentando aos poucos a resistência, chegado ao ponto limite, Stalingrado e Leningrado o lema mudou, resistência a qualquer preço. Com isto o desgaste das tropas alemães foram aumentando até que estagnaram e mostraram a sua fraqueza. Neste momento o exército vermelho começou lentamente a avançar até o momento em que na batalha de Kursk ele jogou a cartada final, entrou com todo o poderio do exército vermelho sobre um exército alemão já sem moral e ciente da perda da guerra e deste momento em diante a ordem era só avançar.

    Acho que o momento atual é da derrota em Stalingrado e Leningrado, as tropas da direita começaram a recuar, a presidente Dilma recuou o que pode e organizou a defesa, não se chegou a batalha de Kursk, porém o momento é de começar a expulsar o invasor, que no momento ainda luta dentro do nosso território, mas esgotou todas as suas reservas, ações como as do lockout era a investida final dos alemães sobre Stalingrado, e foi resistido com inteligência e presteza, a manifestação com um potencial destrutivo e que deixaria o governo numa encruzilhada, junto com a manifestação do general que queria homenagear um torturador (esta seria Leningrado) poderiam representar derrotas definitivas.

    O momento agora é de partir para a ofensiva no início lentamente mas sem retrocessos, ainda estamos lutando dentro de nossas linhas, mas não é o momento de enfraquecer a ofensiva com “fogo amigo”. O adversário é claro e ficar simplesmente desqualificando o governo e seus ministros é fazer o jogo dos adversários.

    Temos Aécio, Cunha, FHC, e mais uma miríade de tropas que estão combalidas mas não estão derrotadas, Kursk ainda não chegou, mas se continuar no momento a não dar tréguas com o tempo recupera-se o terreno perdido e se passa para a ofensiva final, Berlin ainda está longe, mas é a direção que devemos nos mover.

    1. Posso postar seu comentário

      Posso postar seu comentário no FB?

      Muito bom ver que tem gente pensando em meio a troca de tiros. O pessoal se enrola e atira pra dentro da trincheira; como pode ser isso? É guerra. Vale qq coisa MENOS atirar pra dentro da trincheira. Pessoal pirou; todo mundo pensando que é comandante.  Tá fazendo muita falta o Zé Dirceu

    2. Eis a mesma percepção que

      Eis a mesma percepção que tenho atualmente.

      Creio que estão se exaurindo as forças dos golpistas, o que pode ser um indicador de um iminente ponto de inflexão.

      Coxinhas raivosos do dia a dia estão começando a ficar isolados, a crise economica (boa parte do tamanho dela fabricado pela sabotagem oposicionista/golpista) está virando contra o feiticeiro: muita gente já vê claramente o “quanto pior melhor” praticado pelo PIG, pelo PSDB e pelos baderneiros profissionais, tipo Revoltados Online, MBL.

      Está claro para muitos afetados pela crise, pela queda de renda ou pelo desemprego, que o consórcio golpista prejudica demais o país e não apresenta uma proposta sequer, trata-se apenas de golpe pelo poder.

      Alguns eventos que indicam a chegada de um ponto de inflexão:

      – A total desidratação de Cunha e o abandono por parte de seus aliados

      – STF jogando água no chope do impeachment

      – A vertiginosa queda de audiência da Globo

      – A Lava Jato falhando em incriminar Lula a qualquer custo

      – Sérgio Moro cada vez mais nu

      – A aprovação da Lei de Direito de Resposta

      – Lock-out e acampamentos dos “Bunda-livre” não surtem o efeito esperado

      – Menifestação coxinha com cada vez mais baixa adesão

      – Solidificação da imagem de Aécio como mau perdedor e golpista

      – PSDB indo ladeira abaixo

      – Muitos empresários sentindo no bolso o preço do mero inconformismo eleitoral

      – A completa derrocada da Editora Abril

      – As barbaridades que Alckimim vêm cometendo em SP (fechamento de escolas, chacinas, falta de água, etc) não estão sendo mais possíveis de ser seguradas pelo PIG.

      Obviamente precisamos continuar denunciando, o jogo esta sendo jogado ainda.

      Torço para que tenhamos que queimar a lingua quanto ao “Zé” da Justiça.

    3. rdmaestri vc tem razão!

      Não tinha lido seu comentário antes, mas dando mais atenção a ele acho que vc tem razão. A estratégia do governo pode ser essa mesmo e, pelo visto, está conseguindo seu objetivo, já que a fúria do “inimigo” está arrefecendo. No mais, é torcer para que o governo tenha fôlego para “recuperar o terreno perdido e chegar até Berlim” como vc diz.

  21. Talvez Cardozo apenas esteja

    Talvez Cardozo apenas esteja agindo sem estardalhaço, em ações off record. Os resultados reais são que os fascistas minguam e não crescem como cresceriam se confrontados, os caminhoneiros estão se dispersando até pelas multas que Cardozo impôs… a situação, tanto da Justiça quanto da PF, é delicada. Por exemplo, policiais podem sim sabotar ordens do mais bem-intencionado “chefe”.

     

    Observatório da Imprensa: “Ninguém manda na polícia”:

    http://observatoriodaimprensa.com.br/caderno-da-cidadania/ninguem-manda-na-policia/

     

    É claro que a turma do “quanto pior, melhor” quer o confronto. São capazes de atravancar a Economia do noss país só para provocarem prejuízos ao PT.

    É como Dilma. O pessoal reclamava, por exemplo, que ela não afrontava a chamada grande mídia. No entanto, ó lá o Direito de Resposta vigorando, e o melhor, sem transformar o país num crescendo de violência e caos, que interessa somente aos sabotadores da república. A grande mudança é governar sem fascismo. E Cardozo defende mais a República do que ao PT ou ao governo. Nem o PT nem o governo são a República, esta é bem maior que aqueles dois juntos.

    1. 100% de acordo.

      Na última eleição a maioria dos candidatos do PT colocavam nas dimensões mínimas que a justiça eleitoral permitia o nome de Dilma, agora seus simpatizantes dizem que o governo abandonou o PT.

  22. Obnubilado ( a )

       Nassif, se caso for real, que o MinDef Rabelo, ameaçou lançar a Força Nacional contra o lockout dos caminhoneiros, ele com esta atitude, “caroneou ” ( passou por cima ) Zé Dudu – o playboy da Rua Monte Alegre -, uma vez que a FN, sua mobilização, sua atuação, depende diretamente de uma ordem do MJ/Senasp, a FN não é, nunca foi, adida a estrutura do MinDefesa, no maximo, na ausencia do MJ, ela pode ser acionada pelo GSI/PresRep.

         Aliás tb. me causou certo espanto, a apenas singela posição do MJ, relativa a sem nexo, absurda, “Lei Anti-terrorismo” que tramita no Congresso, algo que é de direto interesse deste ministério, que pode influir em todas suas ações, nem mesmo a Senasp pronunciou-se.

         As vezes é até dificil entender a inoperancia, não apenas dele próprio, mas de toda a estrutura ligada ao MJustiça, na Copa do Mundo foi assim, na preparação da segurança para o Rio 2016, está ocorrendo o mesmo que em 2014, o MinDef e os militares assumindo funções que seriam atribuições do MJ/DPF/Senasp.

          Não sei, é um dos “mistérios de Fátima” , como bem foi colocado em um dos posts abaixo, mas quem esta mais obnubilado, namorando com a inconsequencia de seus atos, Zé Dudu ,ou a obnubilação tem outro endereço: Palacio do Planalto, a Sra. Presidenta Rousseff ????????

          P.S.: Para deixar Zé Dudu nervoso, com mania de perseguição, poderia ser colocado em seu lugar, no MJ, seu “amigo” de tempos passados, eles ainda se encontram, o advogado Dr. Alberto Zacharias Toron – ia ser engraçado.

  23. Está lá exatamente para isso

    É provável que José Martins Cardozo esteja lá exatamente para isso: não fazer nada. 

    Os órgãos que estão sob a batuta do Ministério, a Polícia Federal em particular, é intocável, ou quase isso. 

    Quando José Dirceu dizia que a Polícia Federal era “meio tucana” imaginava-se que meio fosse algo próximo de 50%. Investigações como a Lava-Jato dão a entender que o ex ministro errou. Para menos. 

    Assim, ao que parece, o Ministro está lá para impedir qualquer marola. Ao menos na PF. 

    PF: o prato já vem feito. 

     

     

  24. Estou de fato cansada!

    Estou de fato cansada! Muito cansada!

    Cansada de ver COVARDES como esse sr. José Eduardo Cardoso.

    Estou cansada de defender a minha presidente que não demite esse incompetente que nunca teve Culhão.

    Cansada de ver a covardia escancarada, vergonhosa!

    Como um sujeito, depois de trocentas capas de um LIXO chamado Veja, de golpistas contra MINHA presidente, que mentem para destruir o PT e Lula, dá uma “entrevista” lambendo o rabo de quem nos tortura há anos?

    Um sujeito que delegados e policiais da PF, fazem chacota, gargalham ao sabem quem é o “patrão”?

    Quando será que os filiados do PT, como eu, filiada há 32 anos, teremos oportunidade de dizer pessoalmente ao sr, José Eduardo Cardoso, o que temos para dizer, o que está entalado na garganta de todo Petista?

    CHEGA! CHEGA!

    Eu não sou filiada há tantos anos, para engolir tanta covardia!

      

     

     

  25. Os astros não ajudam o José Eduardo

    Ele faz um monte de merda no Ministério da Justiça, e é  acertadamente criticado. Quando ele faz algo certo – jogar a Força Nacional, contra os terroristas que bloqueavam as estradas, o crédito é dado a outro Ministro: Aldo Rabelo.

  26. Sobre o veto da Dilma ao projeto do Requião.

    Do Face do Stanley Burburinho.

    Muitos estão caindo no papo de que, o veto de Dilma à parte da lei do Direito de Resposta, sancionada por ela ontem e publicada hoje, Dilma se curvou para a velha mídia. MENTIRA! O Senador Roberto Requião do PMDB-PR, autor da lei, disse: “Estou chocado com a presidente Dilma, pois ela cedeu ao lobby das tevês. O governo dela é assim.” Nada disso! É mais uma forma de confundir o inocente útil que vota no PT, mas sempre está inseguro porque não procura a informação correta. Vou explicar o motivo do veto:

    1) Mesmo com o veto a um dos artigos, a lei sancionada por Dilma ainda é alvo de críticas da velha mídia. A partir de agora, o veículo que atentar contra a honra, intimidade, reputação, conceito, nome, marca ou imagem está sujeito ao direito de resposta;

    2) Ao justificar o veto, a presidente disse que “ao não definir critérios para a participação pessoal do ofendido, o dispositivo poderia desvirtuar o exercício do direito de resposta ou retificação”;

    3) O veto foi para evitar alguns tipos de armações. Por exemplo: digamos que um político da oposição se sinta ‘ofendido’ e peça o direito de resposta no Jornal Nacional e ganhe. Esse político terá, em horário nobre, um horário eleitoral gratuito fora de época que ele aproveitará, também, para meter o malho no PT, Lula e Dilma;

    4) O veto não significa que Dilma se curvou à velha mídia, mas vetou porque o texto na lei não estava claro. Assim que as correções forem feitas, ela sancionará a parte antes vetada.

     

    1. Votei em Dilma porque

      Votei em Dilma porque simboliza a luta da esquerda, e vou continuar defendendo o Governo, mas francamente, foi uma escolha infeliz de Lula, não estava preparada, e ainda não está para tal tarefa.

      Quando tenta acertar, pois na maioria das vezes fica inerte, acaba sempre errando, mas por sorte….a esquerda ainda tem Lula.

       

    2. Que monte de bobagem, até

      Que monte de bobagem, até parece que Aécios da vida precisam do veto da presidente para ficar se promovendo nos veículos de mídia de seus amigos.

      Já passou da hora de parte dessa esquerda sair de seu estado de coma e começar a admitir não apenas os erros, mas as traições do governo Dilma.

  27. Na boa

    Nassif, dia sim o outro também você pede a cabeça do cara… A Dilma gosta dele…. Alivia aí por favor se não a Dilma inventa a Maria do Rosário na Justiça só pra te encher o saco!!! Hahahah

  28. Tava na cara que isso ia

    Tava na cara que isso ia ocorrer em represália ao protesto do PT contra essa operação lesa-pátria. Se alguém duvida de que estamos vivendo em um arremedo de democracia, aí está a prova. Os fascistas encastelados no MPF, PF e judiciário passaram de todos os limites da decência, moralidade e imparcialidade. O pulha do Moro ganha um salário indecoroso de 77 mil, ganha prêmio da Globo e vai a eventos do Lide e da Veja de forma imoral. Quebrar sigilo da sede do PT é umas das coisas mais absurdas que já vi. O próximo passo é encarcerar líderes de movimentos sociais, da esquerda, eleitores e blogueiros progressistas. Temos que denunciar esses pilantras antes que todos que não compactuam com seu ideário fascista acabem trancafiados em alguma cela no PR sem condenação alguma, como já ocorre com o Vaccari. Enquanto isso o CÚnha e sua mulher bandida estão livres, leves e soltos. Assim como o Aébrio, denunciado pelo Youssef. Fascistas e golpistas malditos! Está chegando a hora do acerto de contas com a história, esses fascistas são o sub-produto da ditadura que jamais foi condenada nessas bandas.

     

    http://www.ocafezinho.com/2015/11/12/lava-jato-assume-que-e-ditadura/#comment-127150

  29. Fatores

    O JE Cardoso, pelo que li tempo atrás, está com alguma doença (me temo que terminal), e isso o torna mais vagaroso e reflexivo.

    Ainda, dentro da luta aberta que ocorre no campo político, policial e etc., no Brasil, parece ser o Zé um dos poucos com bandeira branca, e isso protege, em parte, a estrutura de comando do Governo, enquanto as coisas ocultas estão aparecendo.

    Acho cedo contar a história, pois ainda estamos em pleno combate.

  30. rdmaestri me leva a uma

    rdmaestri me leva a uma grande reflexão: o confornto aberto, as praças de guerra, a violencia institucional (em alguins casos bem justificada) só interessam aos golpistas.

    Creio que o jogo jogado exija muito sangue frio e paciência.

  31. DILMA AMA O ZÉ …

    e pronto! vai ficar até o fim do governo dela… Zé só sai se quiser e pronto!

    EM TEMPO: o que o Ministro da Educação foi fazer em Mariana?

    Mercadante não deveria estar cuidando da Patria Educadora? Gente pq um ministro da Educação numa comitiva dessa?

    Tudo bem: alguém vai dizer  aqui, “pô mas numa desgraceira dessa quantas escolas não foram pras cucuia. E onde os alunos vão estudar?”  Mas precisa deslocar o Ministro da educação? Porra o cara não tem o que fazer???

    Tá todo mundo louco! Dilma está mais … 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador