Por que Aécio escolheu Aloysio Nunes como vice

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Xadrez regional

Por André Singer, na Folha

A escolha de Aécio Neves por um vice paulista ligado ao seu figadal adversário interno, José Serra, mostra quão longe foram as aproximações inesperadas neste pleito presidencial. Tais coalizões precisam ser compreendidas se quisermos ter uma visão de conjunto sobre o que vem pela frente.

Nos dez Estados nordestinos, que congregam quase um terço do eleitorado brasileiro, a diferença em favor do PT sobre o PSDB subiu para incríveis 45 pontos percentuais (em junho era de 40 pp), segundo o último Datafolha (1º e 2/7). Supera até mesmo a alcançada no segundo turno de 2010 (42 pp), tornando pouco provável que os tucanos consigam tirar qualquer prejuízo por lá.

Em compensação, o quadro no Sudeste, onde estão concentrados mais de 40% dos votantes, oscilou, ainda que dentro da margem de erro, em favor do peessedebista no último mês. Aécio está agora a apenas uma casa de distância em relação à presidente Dilma (28% contra 27%), quando em junho ficava três pontos atrás. A tentativa de abrir uma vantagem expressiva em terreno menos blindado explica, em parte, a escolha do senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) para vice do tucano.

Note-se que embora Dilma tenha, segundo a mesma pesquisa, recuperado intenção de voto em todos os segmentos da sociedade, a melhora da petista foi particularmente sensível no interior. Nas regiões metropolitanas a performance não melhorou. Dado o peso do triângulo urbano formado por São Paulo, Rio e Belo Horizonte, compreende-se também o empenho de Aécio em reforçar a artilharia no que Henfil chamava de sul maravilha.

É provável que a batalha decisiva se dê em São Paulo. Com um colégio eleitoral gigantesco, a disputa paulista pode ter peso em pleito apertado. Daí o interesse nacional pelo jogo de alianças armado em torno das disputas pelos cargos de governador e senador.

Devido à unificação, na última hora, do PP e do PSD em torno da candidatura de Paulo Skaf (PMDB) para governador, a candidata do PT está obrigada a dividir-se, não podendo apoiar o candidato do seu partido, Alexandre Padilha, de maneira firme.

Por outro lado, a aproximação entre Geraldo Alckmin e o PSB de Eduardo Campos obrigou Aécio a escolher um parceiro de chapa ligado ao seu principal adversário do PSDB. O fez para compensar o fato de existir outro postulante à Presidência no palanque tucano. Pelo mesmo motivo, Aécio movimentou-se para que a Serra fosse dado o lugar de candidato ao Senado na chapa liderada por Alckmin. Quem diria!

É trabalhoso entender o significam essas alianças sem conteúdo programático, mas indispensável para vislumbrar o futuro do país.

ANDRÉ SINGER escreve aos sábados na Folha de S. Paulo

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

22 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ausência de aliança de peso

    Ausência de aliança de peso. Há quem veja nisso a falta de perspectiva de vitória. Uma chapa pura do PSDB pode ser mera incapacidade de atrair aliados. Como ganhar votos assim fora do sudeste?

  2. Aluísio 300 mil?

    Envolvido no escândalo do trensalão tucano? Que manda reporter  que perguntou de seu envolvimento no trensalão tomar no “Coelhinho, se eu fosse como tu” e corre atrás para pegar de pau? Desculpe minha lerdeza política. Mas não entendi. Quer dizer, se a Dilma perguntar para ele isto, vai receber a mesma resposta dos coxinhas?

  3. “É trabalhoso entender o

    “É trabalhoso entender o significam essas alianças sem conteúdo programático, mas indispensável para vislumbrar o futuro do país.”

    Os sujeitos são do MESMO partido político!!!

     

    Conteúdo programático só nas alianças de Dilma com Sarney, Collor e Renan Calheiros… isso sim

     

    Outro analista do PT querendo discorrer sobre o que acontece nos outros partidos.

    Porque não pegar um analista do PSDB para falar sobre o PT?!?!?

    1. Zancheta,
      Eu tinha feito uma

      Zancheta,

      Eu tinha feito uma promessa para o meu “Padim Pade Cíço” de não retrucar nada teu.Mas hoje faço uma exceção.

      As alianças com o Sarney, Renam, e Malufs da vida, merce de não serem do meu agrado, são de cunho pragmático, e não programático. Isso também vale para os governos FHC quando essa mesma turma deu as cartas, 

      Entendeu, agora, ou precisa desenhar? 

  4. Discordo dessa percepção do

    Discordo dessa percepção do André Singer. Se há um estado onde o PSDB está bem assentado é exatamente em São Paulo. A maioria dos paulistas AMAM, ADORAM, os tucanos. Não fosse assim não estariam no Poder há quase 20 vinte anos, merce da resultante não ser lá essas coisas todas. Ao contrário: pouco se pode extrair em termos de êxito que seja proporcional a tanto prestígio recebido. 

    Será que algum eleitor paulista militante ou simpatizante do PT ou do PSB vai mudar o voto em razão desse vice Aloysio PQP Nunes? Ora, aqui vale o ditado “chover no molhado”. 

    O problema é que o PSDB padece de certas “enfermidades” políticas, a começar pelo excesso de caciques, líderes, seja lá o que for. Todas as principais cabeças são majestáticas. Falta um líder que articule e comande alianças. 

    Por fim, uma perguntinha: será que no nordeste, centro oeste, norte e sul do país, dentre as dezenas de lideranças existentes não havia uma capaz de compor a chapa tucana com Aécio Neves? Ou, dito de outra forma, a escolha de Aloysio Nunes não foi do tipo “se não tem tu, vai tu mesmo”?

    1. Pois é, caro Costa, esse

      Pois é, caro Costa, esse “paulicentrismo” é muito persistente. Principalmente contra os fatos. E pega de paulistas de esquerda( caso do Singer) à direita. Senão me engano, em todas as eleições que o PT ganhou de 2002 para cá, perdeu em SP (pode ter havido alguma exceção, não lembro).

      “Desistir’ do nordeste pode ter sido um erro fatal do Aécio. Tenho certeza que ganhará em SP, mas terá que ser acima de 60%. E ainda contar com uma boa vitória no Rio e Minas. Tudo leva a crer que novas Mayaras Petrusos ficarão com raiva dos “baianos ” e paraíbas”. Eu não, ficarei bem contente

  5. Impressionante,até a foto

    Impressionante,até a foto destes elementos exala mentira,traição,covardia,cinismo,vulgaridade aonde a dita oposição chegou.Como diz o dito cujo do lado direito do retrato,PQP!

  6. Repito mais uma vez: os
    Repito mais uma vez: os tucanos não querem perder SP, o Senador mineiro que está cumprindo tabela para 2018, talvez….afinal o psdb tem um certo ex-tudo-não-sei-lá-o-que

  7. Um dos motivos pode ser a punição aos menores infratores

    Aluizio Nunes é autor do projeto de lei que aumento o rigor aos menores infratores e ugrande parte da sociedade defende essa tese.

    Eles não querem combater a impunidade .

    Quando o Aécio não sopra o bafômetro ele dá uma mensagem que a lei deve ser rigorosa com os adversários e contra o povão ,pois, a elite sempre tem mecanismos pra se safar.

    Eles sabem fingir muito bem que são duroes contra os menores , mas, sabem safar os menores da elite ,, querem apenas atingir a parte de baixo e continuar com a impunidade do pessoal do andar de cima.

    HIPÓCRITAS

    ELITISTAS

    ENGANADORES…. 

  8. Como já foi dito aqui esta

    Como já foi dito aqui esta mais que evidente que  o PSDB   abre

    mão de governar o país mas não de governar São Paulo. Tucano

    é ave em extinção , perdendo o reduto acaba a linhagem.Serra só

    observa, Aécio que se cuide.

     

  9. Não acredito que o tal

    Não acredito que o tal Aloysio acrescente votos ao Aécio em São Paulo; dependerá muito mais do discurso a ser adotado pelo Serra; se for neutro, foi-se o Aécio; o Aloysio foi eleito senador – tenho muitas dúvidas – em função da mídia e, agora, 4 anos passados, até mesmo os paulistas perceberam o engano, já que o tal nada faz de útil no Senado e, pior, ainda corre atrás de blogueiros em xigamentos histéricos. Portanto, o Aloysio é apenas mais um dos tantos erros do FHC, mentor “inculto” do Aécio.

  10. Por que Aécio escolheu Aloysio Nunes como vice

    Tinha que ser alguem ligado a trilho, trem, metrô…. É a área que mais conhecem. e além do mais, São Paulo se agachou para o aócio, visto não ter ninguem com capacidade para se candidatar a Presidencia, hoje, amanhã e por muitos dos proximos anos.

    Aócio traiu Çerra, que aceitou a traição. 

    A “revolução” de 32 começou por muito menos que esta traição.

    Os coxinhas estão acostumados a se agacharem para Minas.

  11.   Manternho minha impressão

      Manternho minha impressão inicial: Aloysio é o compromisso de não-agressão de Serra em relação a Aécio. 

      Serra não conseguiu ser candidato e não há atmosfera para que fosse vice, então aceitou a indicação de seu office-boy. A disputa ficou encerrada em empate entre o mineiro carioca e o mooquense tucanos.

     

      A versão ventilada na mídia e passada adiante pelo André Singer não bate. SP, como disseram, é reduto tucano, não precisa ser “reforçado” o caráter paulicêntrico do PSDB; além disso, chapa puro-sangue é desprestigiar os já raros aliados. Repito: a versão NÃO BATE.

    1. Acordos e Espertezas

      LB,

       

      concordo contigo, e vou alem…

      quando a esperteza é muita, ela come o esperto!

      pra mim tambem nao bate essa de reforçar time que está ganhando.

      o esperto fez um acordo de nao agressão e cedeu a vaga de senador em SP pro Serra, achando que era o esperto da jogada. Serra sabe que ele nao ganha pra nada, e nao se arriscaria concorrer onde certamente perderia. Os emboabas adoram tucanos e irão elege-lo senador.

      Aécio sabe que nao ganha facil em 2014 e tenta reverter no sul maravilha, acho uma jogada arriscada. O plano original, desses elaborados em planilhas, nao vem dando certo e o segundo turno nao está certo com a ajuda furada do Dudu.

      O plano B é o projeto pra 2018, ai hoje qualquer vice serviria…  perde SP com mais senador tucano.

      a questao pro esperto é: o acordo vale pra 2018, ou a questao das drogas volta a pauta?

      no senado os tucanos, todos, sao uma negacao. Irao ajuda-lo pra 2018? Ele se destacará? Com Serra e Aluizio ao lado?

      sei nao, mas acho que o escorpiao ainda vai picar o sapo no meio da travessia do Tiete.

       

      Onkoto C. Numvaeh

  12. esqueceram do Quercia

    Ao escolherem ALuizio, os tucanos esqueceram do Orestes Quercia. Foi ele, quando percebeu que não tinha condições de saúde para concorrer ao senado que transferiu seus votos para Aluizio. Será que ele, sozinho, rende votos? Como senador, tem sido tão inexpressivo quanto todos.   Os tucanos também esqueceram que, no restodo Brasil, há uma certa irritação de candidatos saídos do eixo Rio-SP-BH. Paciência

  13. O eleitor do Aécio é um grande dificultador

    É esse tipo de mudança por que espera boa parte dos eleitores do candidato Aécio Neves. Assim fica difícil… É impossível concordar com quem anseia por esse tipo de retrocesso. E assim Dilma vai conseguindo se manter onde está. Merecidamente, quando levamos em conta os anseios de pessoas como as que figuram na foto.

  14. Fora de São Paulo…

    É meio complicado explicar certas coisas que pensa o eleitor típico do PSDB. Como convencer a população a abraçar certas bandeiras inconfessáveis?

  15. Os que escandalizam em vídeos!

    Aécio é inseguro.Tratou logo de arranjar um companheiro para fazer-lhe companhia em ” Vídeos da PESADA”. Agora temos o candidato a presidente aparecendo cambaleante no vídeo do Cervantes. Para não ficar sozinho no escândalo, aceita o candidato a vice, que aparece no vídeo, usando palavras de baixíssimo calão ao jovem Blogueiro. Devem estar apostando em quem aparece melhor na foto! KKKKK  !!!!  Auto-crítica senhores candidatos!  Querem competir seus medíocres comportamentos com a DIGNIDADE de nossa Presidenta?  

  16. Observando a foto da dupla

    Observando a foto da dupla presidenciável que ilustra o post, eu diria que ela ASSUSTA mais uma criança que história de BICHO PAPÃO…

    XÔ coisa feia, heim!?!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador