Prisão de Loures aumenta pressão do empresariado pela saída de Temer

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Fotos Públicas

Jornal GGN – Ainda é cedo para falar de uma delação premiada de Rodrigo Rocha Loures, mas a prisão do ex-assessor especial de Michel Temer complica ainda mais a luta por sobrevivência no poder por parte do governo. Segundo análise de Kennedy Alencar, o novo e negativo fato político criado pela prisão de Loures – flagrado recebendo uma mala de propina da JBS em nome de Temer – faz com que o empresariado aumente a expectativa em torno da queda do presidente. Isso a três dias do julgamento da ação de cassação de mandato no Tribunal Superior Eleitoral. 

Por Kennedy Alencar

Prisão de Loures cria mais dificuldades para governo sobreviver

A prisão do ex-deputado federal Rodrigo Rocha Loures cria um fato político negativo para o presidente Michel Temer, trazendo mais complicadores políticos e jurídicos no momento em que o peemedebista luta para permanecer no poder. Temer travará batalha no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) na semana que vem e enfrenta um inquérito no STF (Supremo Tribunal Federal) que tem andado com celeridade.

Cresce a possibilidade de eventual delação premiada, apesar de o advogado de Rocha Loures, Cezar Bitencourt, ser contrário a essa possibilidade. Bitencourt tem dito que a prisão é uma forma de forçar eventual colaboração com a Justiça.

No entanto, uma eventual delação premiada não deve acontecer rapidamente, salvo uma mudança radical da estratégia jurídica de Rocha Loures. Ainda que ocorra decisão nesse sentido, são necessárias tratativas que demandariam semanas e até meses, se obedecido trâmite normal.

Mas a prisão de Rocha Loures já causa dano político a Temer, dificultando articulações junto a políticos e empresários para permanecer no poder. É provável que a detenção do ex-assessor presidencial acelere a apresentação de denúncia contra Temer. Advogados do presidente e um grupo de deputados federais têm questionado as condutas do ministro Edson Fachin e do procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

Já era esperada a prisão, até por comparação com o que aconteceu em relação a acusados sem mandato parlamentar ou cargo executivo que foram investigados a partir da delação de Joesley Batista. Exemplo: a irmã do senador Aécio Neves, Andréa, está presa.

Como Rocha Loures deixou o mandato de deputado federal, perdeu prerrogativas que dificultavam a sua prisão.

 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Delacao premiada, ja?????

    A conversa eh prematura demais!  Ninguem vai “esquecer” que ele foi filmado pegando uma mala de dinheiro em nome de Temer.  Prova granitica.  E o processo dele nem sequer chegou a primeira base.

    Quem nunca comeu melado quando come se lambuza.  Tem que haver essa conversa sim.  DEPOIS da condenacao.  E mesmo assim, considerando se que as provas sao graniticas, nao da pra ir pra casa com tornozeleira, simplesmente nao bate com law enforcement que eu conheco.

    Se fosse o caso de ja nao existirem provas aa prova de canhao contra Temer em varios outros processos eu ate pensaria no assunto.  Como a coisa esta agora…  eu, como investigador, simplesmente ignoraria o que Loures tem pra “delatar” pelos proximos 3 anos.  Eh irrelevante.

    Mais parece que eles estao meio desesperados por provas da menor infracao possivel contra Temer pra haver condenacaoem um unico processo (os outros desaparecem sem sombra).  Assim, Temer -ele sim- vai pra recatada, bela, e do lar sem mais problemas.

  2. Qual a solução para a crise?

    https://rebeldesilente.wordpress.com/2017/06/04/brasilumpaisporfazer/

     

    Existe solução para o grave momento político em que nos encontramos???

     

    Neste novo texto do Rebelde Silente, o debate se abre, sem pré conceitos e de forma corajosa, para que encontremos uma saída para problemas seculares que temos.

     

    “Um caminho de mil quilômetros começa com o primeiro passo”, que comecemos, então o nosso, pois temos um país por fazer, e que, durante nossa caminhada, não nos transformemos naquilo que eles são.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador