Projeto quer anular ato que destituiu Jango do poder

Do Estadão

Senadores propõem anulação de ato que tirou Jango do poder
 
Grupo apresentou projeto de resolução que devolve cargo a ex-presidente
 
Débora Álvares
 
Brasília – Um grupo de senadores protocolou nesta quarta-feira, 13, um projeto de resolução para anular a sessão do Congresso Nacional que destituiu o ex-presidente João Goulart por meio do golpe militar, em abril de 1964, e lhe devolve, assim, o cargo. A formalização da proposta ocorreu no dia da exumação dos restos mortais de Jango, em São Borba, Rio Grande do Sul.

Autor da proposta, o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) definiu o projeto como um “resgate da história nacional”. “O que foi praticado no Congresso Nacional na madrugada de 1º para 2 de abril de 1964 foi uma violência contra a Constituição, contra o povo brasileiro. O que pretendemos é resgatar a história, a memória nacional, os valores da democracia”, disse após entregar pessoalmente o projeto ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

Ele foi acompanhado do senador Pedro Simon (PMDB-RS) que lembrou como “violenta” a destituição de Jango do cargo. Renan disse que essa é uma oportunidade para limpar “essa mancha na história do Brasil” e deve incluir o projeto na próxima sessão.

Os trabalhos de exumação do corpo do ex-presidente começaram antes das 7 horas desta quarta-feira com a chegada da equipe de peritos. Não há prazo para a conclusão do processo.

O ministro da Justiça José Eduardo Cardozo confirmou a recepção dos restos mortais nesta quinta-feira, 14, em Brasília, na presença da presidente Dilma Rousseff, autoridades civis e militares, além de representantes do corpo diplomático. “Essas honras são devidas há muito tempo ao presidente João Goulart”, afirmou. / Colaborou Laura Greenhalgh

 

Redação

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Jango.

    Hoje, quando as TV’s passarem a cerimônia de recepção dos restos mortais do Presidente João Belchior Goulart, vai ter gaúcho cujo coração pode não resistir. Foi muito sofrimento, foram tantas as injustiças, foram tantos os mortos e os que ousaram ficar vivos.

    Ele tinha todos os defeitos possíveis (como apontou um post ontem) mas era o NOSSO PRESIDENTE, eleito por voto direto, nas urnas. Ninguém, pelos motivos alegados à época, tinha o direito de atropelar, vilipendiar ou rasgar a constituição e apoiar um golpe para colocar os brucutus no poder. Para esses ficarão o lixo e as latrinas da história.

     

    Para o Senhor Presidente João Belchior Marques Goulart: PRESENTE!

  2. O Brasil é um pais sem

    O Brasil é um pais sem problemas economicos, educacionais, de construção do futuro, está tudo maravilhoso, o culto aos caixões QUE NUNCA EXISTIU NO BRASIL está sendo instituido por contaminação da Viuva dos Pampas e do Maduro de hospicio, antes Chavez já desenterrou Simon Bolivar para ver se ele não foi envenedado, porquem?

    Só pode ser pela CIA de George Washington e Thomas Jefferson que já queriam o petroleo da Venezuela.

    O culto ao macabro nesse desfile de exumações, embalsamamentos, umulos, defuntos, o culto à morte como politica.

    Vai anular a sessão de quase 50 anos e acontece o que? Alem da demagogia o que se constroe com isso?

    Fotos da papagaia de caixão toda de preto e com a cara azeda de sempre para justificar sua Secretaria com status de Ministerio, o que é de espantar é que estão mudando inclusive o humor do Brasil, vamos ficar com cara de carpideira..

  3. O deveria ser com mais

    O deveria ser com mais justição é de Collor para que ele terminasse o seu mandado, pois até Lula já reconheceu que foi um crime

  4. Melhor ser defundo lembrado,

    Melhor ser defundo lembrado, do que defunto vivo e escrevendo, né não?

    Os políticos de hoje tem a obrigação de fazer as reformas de base pensada por João Goulart!

    Jango vive!

    1. Por exemplo DESAPROPRIAR

      Por exemplo DESAPROPRIAR todas as terras, propriedades, casas, postos de combustiveis, fabricas numa faixa de dez quilometros de cada lado de cada rodovia, não é uma boa?:

      Outra boa é a reforma urbana, desapropriar casas grandes para nelas colocar varias familias, no estilo sovietico e cabano, não é lindo? Imaginou os Jardins em SP todos virando cortiços?

      Outra boa reforma, estatizar o capital estrangeiro nos setores basicos da economia, o Brasil seria aplaudido de pé., dariamos aulas ao Nicolas Muduro  no Curso de economia de hospicio.

      Como  diria Carl Jung ng, os blogs são o maior laboratorio para estatisticas da loucura e  desvios da insanidade.

  5. O Psol e seu cinísmo

    O Psol e seu cinísmo oportunista. Se estivesse João Goulart, hoje, no poder, adivinhem o que esses psolistas estariam fazendo? Lutando para tirá-lo do poder e dando louvas para  os grandes traidores da nação. Estariam na luta, como hoje, estão, para desestabilizar um governo popular.

  6. Ver de novo  que  Jango ia

    Ver de novo  que  Jango ia despropriar o terceiro  quarto para  criar  moradias coletivas, como se falava em 64 e também em 89 (com Lula ) é  hilário…Só faltam  repetir  que  tanto Jango quanto Lula  iam tirar o leite das criancinhas….O primeiro  para mandar para a União Soviética,  mas o segundo….Para  Cuba,  Coreia do Norte ? A extrema  direita  não teme o ridículo !

        No dia  que exumaram  Jango enterraram a Justiça…A vilania  de hoje repete a de 64…Todos os vilões  serão ,  no futuro,  enterrados no lixo da História.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador