Qual gigante foi acordado?

Por José Bezerra

Comentário ao post “A Sheherazade da política que engoliu o próprio autor

Nassif,

Estamos passando por um momento muito delicado no nosso país. Infelizmente. Eu pessoalmente fico triste por tudo isso.

Pessoas estão focadas em travar uma luta política contra UM governo e esquecem que o Brasil é maior que isso. Esquecem que podem estar acordando outros gigantes adormecidos no nosso inconsciente cultural e social. Gigantes que definitivamente não queremos.

Anos e mais anos de estímulo e alimentação da grosseria, do ódio e da raiva gratuita, da capacidade de se revoltar e se indignar, sem apresentar propostas e saídas, da incompreensão e falta de diálogo. Anos e mais anos de programas policiais grotescos, comentaristas de TV, radio, jornal e blogs animalescos, colunistas e formadores de opinião que regrediram na capacidade de inspirar a sociedade. Infelizmente até pastores e religiosos abraçaram o discurso fácil da grosseria e da incitação a não-tolerância (não se trata de intolerância). Todos pedindo e clamando por atitudes enérgicas, brutas, ríspidas e duras, mas sem muita direção e sentido. Todos sendo lenientes e tolerantes com o crescimento de certos atos repudiáveis. E pedem isso pelo calor do momento e da tristeza por fatos específicos, mas pedem no “ao vivo” e esquecem as consequências.

Anos a fio, manchetes e mais manchetes se esforçando para mostrar um país (que não é o Brasil de hoje) indo para o fundo do poço. Não levem isso para o lado partidário. Vejam a história recente. Estamos muito melhor hoje, não em todas as áreas, é claro, mas no geral estamos melhores. Mas a insatisfação é incompatível com a realidade. E por quê? Por quê?

Hoje quando vi os saques em Recife, percebi um bando de oportunistas, como já tínhamos visto nos protestos, nos palanques políticos e midiáticos, e no empresariado. Aí percebi que o gigante que foi acordado na Copa das Confederações, foi o gigante da ira, o gigante do oportunismo barato e aproveitador, da revolta gratuita e sem direção, o gigante obscuro que algumas vezes circula em nossas almas quando ficamos diante de barbaridades e injustiças.

Os bandidos de ontem viraram bárbaros civis que queimam, decepam, curtem a morte alheia, do “inimigo”, sem piedade. Os cidadãos viram blackblocs, saqueadores, proclamadores da justiça com as próprias mãos, justiceiros, ladrões para manter uma vida fácil, de luxo e luxuria. Nossos funcionários públicos viraram justiceiros institucionais, utilizando-se dos instrumentos do Estado para lavar suas almas, atender a seus anseios particulares e seus cinco minutos de loucura. Nossas referências foram se reduzindo, foram sufocadas por este ar poluído e por este ambiente cada vez mais árido.

Hoje protesto vira quebra-quebra, greve vira motivo para saques coletivos, prisão de criminoso vira momento para linchamento e deleite (i)moral, disputa política vira guerra de torcidas, jogo de futebol vira rinha de galo. O gigante da ira, da barbárie e da incompreensão foi acordado e espalhou-se como vírus pelo ar.

O mais irônico disso tudo é que o gigante acordou em plena Capo do Mundo no País do futebol. O futebol é, historicamente, o evento capaz de mobilizar nações para o bem , de unir povos, e que no Brasil tem um significado especial. Pois bem, a Copa virou o palco para o povo brasileiro soltar todos os seus bichos escrotos.

Depois querem se envergonhar de ser brasileiro.

Só tenho a lamentar.

Parabéns Nassif, por ter mantido um mínimo de sobriedade neste campo de batalha.

Redação

23 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O gigante da grosseria acordou

    As vezes puxo conversa com algumas pessoas nas ruas só prá medir o grau de delicadeza e noto que os brasileiros estamos ficando amargos, faça um teste ai com algum jovem  transeunte, solicite-lhe qualquer favor tipo lhe informar onde fica uma loja X,…é claro que isso é reflexo do veneno injetado a todo momento pelos meios de comunicação que criou uma falsa realidade e está em campanha acirrada para eleger o novo Collor , olha aqui embaixo a turma: Puro veneno!!! Ah,, esqueceram o Barbosa no meme

    1. Comentário sobre a foto

      É uma turminha famosa, mas nem todos estão do mesmo lado na minha opinião.

      Separaria ai o Waak, a Leitão e o Jabor, dos outros.

      Principalmente o Waak, que têm um real espírito democrático e interlocução diferenciada dos outros.

      1. Waak leva e traz para a gente levar atrás.

        Uai, o Waak não é aquele menino de recados da Embaixada dos EUA?

        Pois é, isto é que podemos chamar de interlocução diferenciada e apego a Democracia…dos outros, é claro.

        O resto do comentário não merece comentário.

      2. Dize-me quem idolatras …

        Oops, a frase é outra, não sei porque me ocorreu…

        Desculpem o “ato falho”!

         

        PS: Trinquinha do barulho, escolhida a dedo!

      3. Santa ingenuidade….

        Waak, que segundo o Snowden é X-9 da Cia,   ” … que têm um real espírito democrático e interlocução diferenciada dos outros.”

        Só pode ser piada ou ironia, vá saber!!!!!!!!!!!!

    2. A montagem ficaria perfeita

      A montagem ficaria perfeita se por trás desses nefastos fantoches estivessem as fotos de seus reais operadores. Barões da mídia , banqueiros , empreiteiros …….. que se traduzem em :  juros altos , obras públicas superfaturadas , cartel nas concessões de mídia regada a muita verba pública publicitária .  

       

      Abaixo, o ranking da Forbes americana:

      1. Marinho – 3 brothers, all billionaires (Roberto Irineu MarinhoJoao Robero MarinhoJose Roberto Marinho). Combined net worth: $28.9 billion. Source of wealth: media.

      2. Safra – 3 relatives, all billionaires (Joseph SafraMoise SafraLily Safra). Combined net worth: $20.1 billion. Source of wealth: banking.

      3. Ermirio de Moraes – 6 relatives, all billionaires (Antonio Ermirio de MoraesErmirio Pereira de MoraesMaria Helena Moraes ScripillitiJose Roberto Ermirio de MoraesJose Ermirio de Moraes Neto and Neide Helena de Moraes). Combined net worth: $15.4 billion. Source of wealth: conglomerate Votorantim.

      4. Moreira Salles – 4 brothers, all billionaires (Fernando Roberto Moreira SallesJoao Moreira SallesPedro Moreira Salles and Walther Moreira Salles Junior). Combined net worth: $12.4 billion. Source of wealth: banking.

      5. Camargo – 3 sisters, all billionaires (Rossana Camargo de Arruda BotelhoRenata de Camargo Nascimento and Regina de Camargo Pires Oliveira Dias). Combined net worth: $8 billion. Source of wealth: conglomerate Camargo Correa.

      6. Villela – 5 relatives, 2 billionaires (Alfredo Egydio de Arruda Villela Filho and Ana Lucia de Mattos Barretto Villela). Combined net worth: $5 billion. Source of wealth: Itausa.

      7. Maggi – 5 relatives, 4 billionaires (Lucia Borges Maggi, Blairo Borges Maggi, Marli Maggi Pissollo, Itamar Locks and Hugo de Carvalho Ribeiro). Combined net worth: $4.9 billion. Source of wealth: soybeans.

      8. Aguiar – 3 sisters, all billionaires (Lina Maria AguiarLia Maria Aguiarand Maria Angela Aguiar Bellizia). Combined net worth: $4.5 billion. Source of wealth: banking.

      9. Batista – 10 relatives, no individual billionaires. Combined net worth of wealth: $4.3 billion. Source: beef processing.

      10. Odebrecht – 15 relatives, no individual billionaires. Combined net worth:$3.9 billion. Source: diversified.

      11. Civita – 3 siblings, all billionaires (Giancarlo Francesco CivitaAnamaria Roberta Civita and Victor Civita Neto). Combined net worth: $3.3 billion. Source of wealth: media.

      12. Setubal – 25 relatives, no individual billionaires. Combined net worth:$3.3 billion. Source of wealth: banking.

      13. Igel – 7 relatives, one billionaire (Daisy Igel). Combined net worth: $3.2 billion. Source of wealth: gas, petrochemicals.

       14. Marcondes Penido – 2 sisters, 1 billionaire (Ana Maria Marcondes Penido Sant’Anna). Combined net worth: $2.8 billion. Source of wealth: toll roads.

      15. Feffer – 5 siblings, no individual billionaires. Combined net worth: $2.3 billion. Source of wealth: pulp and paper.

  2. A superestrutura, de direita, é claro, alimenta o ódio

    Como as pessoas podem se livrar disso eh que não sei, pois não há como se livrar da superestrutura ideológica, as tvs estão ai, as rádios, a cbn, o judiciário, o clero,…tudo

    1. Boa reflexão. Tem esta

      Boa reflexão. Tem esta questão da superestrutura, que mudanças na infra alimentam estes comportamentos, ou estariam deslocados. Para sabermos melhor, deveria haver uma contra posição, deveria partir também do Governo Federal de alguma forma ou dos partidos que lhe dão apoio,não aceitar o incitamento da mídia com fins eleitorais e alertar o que alimentam. Deveriam travar este debate de forma aberta e de forma insistente.

      Parte dos atores desta superestrutura parece estão a viver uma situação nova e com contradições, descobriu-se cidadão mas sabe que não exerce plenamente a cidadania. Imagine alguém que a 10 anos só se informava pelo JN morando em situaço precária, agora está na Internet com o seu Iphone conectado a tudo e a todos, mas pegando o mesmo ônibus no mesmo ponto de parada. O ser humano vive o presente, o imediato, sem não houver esclarecimento, informação, eles embarcam facilmente nesta onda de insatisfação.

  3. Excelente reflexões. Não lamente, Bezerra.

    Tudo o ocorre é fruto de situações mal resolvidas em uma guerra ainda não foi ganha mais de batalhas sendo vencidas.

    É o preço de centenas de anos, desde a invasão portuguesa, onde as elites quando não conseguem dominar diretamente os demais grupos insuflam uns contra outros. Isso é tática de guerra estudada em manuais; criar a distensão para depois intervir como salvadores da pátria.

    Faz parte de um processo de aprendizado, e o vandalismo de um pequeno grupo foi desmascarado e as manifestações esvaziadas, o vandalismo da grande mídia igualmente desmascarado pelas palavras de Sherazade, Boris Casoy, e pelo jornalismo catastrófico diário que provoca pânico e impulsiona a sociedade a fazer defesa pelas próprias mãos.

  4. Boa reflexão, mas coloca tudo no mesmo saco

    Penso que é preciso separar certas coisas, pois são de uma natureza diferente e carregam escopos diversos.

    O mal para o povo e a sociedade brasileira, para mim está em duas pontas principais, que venho denunciando há anos aqui no blog.

    1) A submissão ao cartel financeiro, que domina nosso dinheiro, nossa moeda e nossos meios de pagamentos, comandada por pessoas que não querem o bem do povo e do Brasil, pessoas do mal, que o fazem no atacado e são muito mal combatidas, na minha huimilde opinião, pelos que teriam condições de se oporem a estes malfeitos,

    2) O ódio pervasivo que está presente em nossa sociedade e que vem sendo alimentado por políticos ingênuos que acham que irão tirar proveito disto. Não irão, não conhecem a verdadeira força com que estão mexendo, quando colocados em uma situação real, frente a frente com ele, ficam apavorados. Aqui no Blog, no ano passado comentei sobre isto num encontro que a Cristiana teve com ele nas manifestações de junho, é uma força incontrolável e avassaladora, com um potencial destrutivo tremendo.

    O processo republicano democrático, que prima pelo Estado de Direito e leva ao progresso civilizacional têm de alimentar, nas suas elites um debate de alto nível, não menos cruel ou efetivo, mas com consequências materiais muito menos nefastas.

  5. Classe Média

    Concordo que há um bombardeio diário mostrando o que há de pior no Brasil.

    Isso vende.

    Acredito, até, que há interesses externos nesse tipo de comportamento.

    Mas também acredito que a vida para a classe média tradicional, que é o principal público da grande mídia, piorou muito nos últimos 11 anos.

    Para as pessoas dessa classe que não têm uma visão de país, a situação está muito pior.

    Talvez seja a pior situação dos últimos tempos.

    A principal razão é a falta de “servos” ou “semi-escravos” que faziam tudo, por muito pouco dinheiro. 

    Deve ser uma sensação semelhante àquela que a elite sentiu quando acabou a escravidão no país.

    Além disso, os serviços pioraram muito, porque tem mais gente usando.

    Os aeroportos estão entupidos.

    As estradas estão congestionadas nos feriados.

    Os planos de sáude só marcam médico com meses de antecedência, porque entrou mais gente.

    A segurança está cada vez mais precária.

    As diferenças de consumo, que os faziam se sentir superiores, diminuiram drasticamente. 

    Muita gente pode ter, hoje em dia, um iphone ou uma tv de led.

    Se pensarmos bem, é uma verdadeira revolução sem armas.

    A maioria ganhou.

    Mas uma minoria barulhenta perdeu. E muito!

  6. É inquestionável que a mídia

    É inquestionável que a mídia se partidarizou de uma forma que beira o insuportável nos últimos anos. No entanto, dizer que o “gigante da ira” é o que foi acordado com as manifestações é ignorar – ou pior que isso, desqualificar – os problemas concretos que estavam por trás do seu surgimento. Além disso, a expressão “estamos muito melhor hoje” usada pelo autor não se aplica necessariamente à “antiga” classe média, uma vez que ela tem sofrido com a deterioração nas condições de mobilidade urbana, o aumento brutal nos valores dos imóveis e a alta acima da inflação nos preços dos serviços – mesmo que no último caso isso tenha ocorrido por um bom motivo (o aumento no valor do salário mínimo). Sem contar com o problema da violência, que realmente não é tão ruim como a mídia demonstra – mas alguém ousa dizer que está tudo bem nesse setor? Em relação aos linchamentos, até onde eu me lembro programas como o Datena existem desde que eu me conheço por gente (e eu tenho 40 anos de idade), portanto colocar a culpa neles pelo fenômeno me parece extremamente precipitado.

    Também não vejo o futebol da maneira idílica que o autor apresenta – brigas de torcidas acontecem já há muito tempo, e não apenas no Brasil. No exterior só foram solucionadas com punições enérgicas e melhora na inteligência policial, medidas que o nosso país tem falhado em tomar.

    1. Crise evolutiva.

      Há duas questões em suas considerações que me intrigam, vamos a elasx:

      – Se antes a situação era bem pior, muitíssimo pior, para todos, desde a classe mais pobre (a ralé, ou o lumpen, como queira), passando pela classe média (ou trabalhadora), chegando a classe A e AA+, uma vez que o país enriqueceu para todos, embora alguns tenham se movido mais rápido (porque estavam em condições bem piores), bem, se tudo está bem melhor, porque a grita somente agora? E justamente direcionada ao movimento político que permitiu estes avanços, e não contra as forças conservadoras que mativeram as coisas no estado pior?

      – Bem, o outro ponto é a sofrida classe mé(r)dia. Ora bolas, os problemas de mobilidade urbana (mais carros e menos transporte público e coletivo), violência, especulação, deterioração da vida social, etc, e etc, não são resultado de escolhas políticas feitas pela classe média, que durante anos turbinou a agenda eleitoral com demandas que empurraram as cidades para este caos de especulação e segregação que temos hoje?

      Não foi a classe média que se escondeu nos condomínios em busca do sonho da felicidade exclusiva?

      Uai, agora aguenta.

      Eu até tenderia a de dar certa razão, mas quando olho a pauta da classe média, aprofundando soluções individualizadas, atacando soluções progressistas, buscando sempre se afastar de qualquer traço de vida coletiva, encharcados de paranoia, moralismo e comprimidos de Prozac, eu sou obrigado a lhe dizer:

      Dane-se a classe mé(r)dia. Adaptem-se ou desapareçam.

  7. O texto está certo , porém

    O texto está certo , porém errado .

    A política sempre funcionou desse jeito. Em qualquer governo , para quem é da oposição quanto pior melhor. E isso vale para o PT opositor das épocas de Collor e FHC.

    O PT enfrenta agora os mesmos corvos de sempre , acostumados a defender seus privilégisos contra tudo e contra todos.

  8. Ainda que seu poder esteja

    Ainda que seu poder esteja diminuindo ano a ano, não tenho dúvida que os grandes meios ainda tem o poder de pautar aquilo que lhes interessa discutir. De qualquer modo, a velha e boa frase de Joseph Pulitzer, cai como uma luva para esse momento atual:

     “Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma”

     

    Abraços

  9. O ideal nesses tempos é focar

    O ideal nesses tempos é focar no front da “guerra da informação” e não só 

    na blogsfera, os mal intencionados são sempre os mesmos e não vao   e

    nem pensam em mudar, sejam coxinhas  ou fascistas sacramentados. A

    postura politica  aliada a um discurso simples e objetivo faz muito estrago

    no “pig”, não fujir do assunto e esclarecer com dados corretos dando  as

    opções de consulta, isso na feira-livre, dentro do ônibus ou metrô na fila

    ou nas filas e por ai vai. A população tem interesse e ja anda bem ..bem

    desconfiada dos meios de comunicação tradicionais, o Pig sabe disso  e

    esta martelando de forma atabalhoada,foi  nesse ponto a propaganda do PT

    acerotu na mosca. A luta!

     

    1. Duvido…

      Aqui no blog mesmo dá para constatar o estupor com o lançamento da candidatura da Denise, uma oposição para valer que a banca e seus partidos satélites PT- PSDB – PSB , não estavam contando e não pode ser levada em consideração.

      A estratégia é cristalina : PRIMEIRO IGNORAR, FINGINDO QUE NÃO EXISTE

      Quando falhar: ATACAR ATÉ DESTRUIR QUALQUER VESTIGIO DO OPONENTE, SEJAM USADOS OS MEIOS QUE FOREM NECESSÁRIOS.

      Desespero é o da banca, que agora têm quem a enfrente nas eleições e já pode começar a chorar as mamatas e os lucros pornográficos e astronômicos que tivereram no governo do Lula e da Dilma.

       

      1. Conexão Denise Abreu

        [video:https://www.youtube.com/user/conexaodeniseabreu%5D

        https://www.youtube.com/user/conexaodeniseabreu

        O vídeo foi desabilidtado pelo GGN.

        Estréia do mundo online ‘Conexão Denise Abreu’: hangout com Denise Abreu e Olavo de Carvalho 

        Estréia nesta quarta-feira, dia 19/02/2014, 22 horas (horário de Brasília), o primeiro hangout do ‘Conexão Denise Abreu’, e em alto estilo: Olavo de Carvalho. Denise e Olavo falarão o que os brasileiros precisam saber, inclusive sobre a inveja. 

        “A inveja é o mais dissimulado dos sentimentos humanos, não só por ser o mais desprezível mas porque se compõe, em essência, de um conflito insolúvel entre a aversão a si mesmo e o anseio de autovalorização, de tal modo que a alma, dividida, fala para fora com a voz do orgulho e para dentro com a do desprezo, não logrando jamais aquela unidade de intenção e de tom que evidencia a sinceridade.”

        Trecho do artigo Dialética da inveja, de Olavo de Carvalho 
        Publicado na Folha de São Paulo, 26 de agosto de 2003
        Íntegra: http://www.olavodecarvalho….

         

  10. Concordo com o post

    Lamentável. Nunca vi nada parecido antes. Virou irracionalidade pura, ódio puro.

    As redes sociais estão irrespiráveis com a proximidade da Copa do Mundo. A sensação de caos é real. Parece que a qualquer momento uma grande batalha campal vai se instaurar em todo o país. Negócio muito esquisito, totalmente bizarro. Parece a Alemanha da República de Weimar, pré-nazista. Clima de caça às bruxas e exacerbamento ideológico. Todo mundo querendo encontrar o seu saco de pancadas. E tome linchamentos, quebra-quebra, violência, destruição, alarmismo, catastrofismo. Na falta de votos, de programa, de proposta, sobra a irracionalidade da apelação para o quanto pior, melhor.

    Alguém tem alguma dúvida em relação a quem interessa esse estado de coisas?

    Nunca pensei que o Brasil, organizando uma Copa do Mundo, fosse vivenciar esse tipo de clima. Logo o Brasil, o país que mais ganhou Copas do Mundo, onde o futebol tem tanta relação com a identidade nacional. Uma coisa quase inacreditável a vontade do brasileiro de se auto-sabotar. Foram na onda da propaganda do ódio veiculada pela grande mídia, a qual dificilmente age sozinha. Provavelmente conta com o apoio de órgãos internacionais para instaurar o caos.

    Cada um dos que divulgam os posts de páginas como a tal TV Revolta, uma página do Facebook que é um lixo virtual de péssimo gosto, além de estar sendo manipulado, salvo os de má-fé de sempre, contribui com o clima de caos e violência irracional instaurado no país.

  11. Na môsca…..

    Excelente comentário e que merece reflexão profunda!

    O relatado de fato, retrata de maneira precisa o momento que estamos vivendo e então cabem as perguntas:

    A quem interessa desestabilizar a Não? Quem está sendo afetado pelo avanço social patrocinado lpor este governo?

    Quem são os verdadeiros quinta-colunas, que sempre traíram nosso país, entregando nossas riquezas a seus mestres no exterior?

    Se nosso país, apesar da crise pela qual o mundo passa, está relativamente estável, porque este grau de desânimo e revoltas insuflados por meia duzia de mercenários a soldo dos descontentes, conseguem tumultuar nosso país?

    Finalizando diria que os descontentes em perderem seus privilégios anteriores, diga-se parcela ínfima, tudo farão para nos dividir, pois segundo a antiga tática – ” dividir para governar”, sempre foi usada, e os mais ingenuos, foram sempre suas vitimas preferênciais!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador