Qual o tamanho do pau de Francisco?, por Sergio Saraiva

Por mais irônico e trágico que seja, a Lava Jato corre o risco de se juntar a Eduardo Cunha em seu destino de ser descartável quando não mais servir aos poderosos.

por Sergio Saraiva

“Eu tenho um sonho que um dia esta nação se levantará e viverá o verdadeiro significado de sua crença – nós celebraremos estas verdades e elas serão claras para todos, que os homens são criados iguais”. Martin Luther King Jr.

Sintomático que, a esta altura dos acontecimentos, o procurador Deltan Dallagnol perceba a necessidade de defender a Operação Lava Jato junto à opinião pública.

Parece-me que não é outra coisa o que está sendo tentado com seu artigo “Lava Jato, de onde veio e para onde vamos” , na Folha de 30 de outubro de 2016.

Sintomático porque aparentemente desnecessário. A Lava Jato deveria ser uma unanimidade, já que tem tudo para se firmar como um divisor de águas no modelo político brasileiro.

Desnudou a arrasadora e deletéria influência do poder econômico sobre o poder político e a corrupção dela advinda. E, sem dúvida, já trouxe um grande ganho para esse modelo que vem a ser a proibição do financiamento empresarial das campanhas eleitorais.

Não fossem as revelações da Lava Jato, tal evolução do nosso processo político não teria sido obtida.

Quem se colocaria contra isso?

Por que Dallagnol sentiu a necessidade de defender a Lava Jato?

Porque a sente ameaçada:

 “o ataque mendaz à credibilidade da Lava Jato e dos investigadores tem um propósito, prepara-se o terreno para, em evidente desvio de finalidade, aprovar projetos de abuso de autoridade, de obstáculos à colaboração premiada, de alterações na leniência e de anistia ao caixa dois”.

E por que só agora a Lava Jato começa a ser ameaçada?

Após as investigações levarem a 52 acusações contra 241 pessoas, por crimes como corrupção, lavagem e organização criminosa e dentre elas, 110 serem condenadas a penas que ultrapassam mil anos de prisão”.

A resposta está nas palavras do próprio Dallagnol:

“verdade que os partidos mais atingidos na Lava Jato são PT, PP e PMDB. No Supremo, dentre os 17 políticos acusados, 9 são do PP, 4 do PMDB, 3 do PT e 1 do PTC”.

 É preciso dizer que está faltando alguém no Nuremberg curitibano?

Alguém ainda se lembra de Pedro Barusco afirmando que começou a receber propina já em 1998, no governo FHC? Alguém ainda se lembra do vídeo de Fernando Baiano delatando as traficâncias envolvendo o nome do filho de FHC. De Paulo Preto ninguém se lembra mais, mas alguém ainda se lembra do vídeo do Youssef descrevendo em detalhes a corrupção em Furnas e o envolvimento de Aécio Neves? Alguém ainda se lembra da citação dos contatos de Romero Jucá com ministros do Supremo buscando “estancar a sangria” pela derrubada da Presidente Dilma.

Onde estão o DEM e o PSDB e o atual ministério do governo Temer e mesmo o próprio presidente de facto Michel Temer?

Não estão no texto de Dallagnol ou nas celas de Sergio Moro, mas estão nas delações premiadas da Lava Jato que deverão agora ser investigadas. Ocorre que tais partidos e personagens estão e estiveram no poder desde sempre.

Dallagnol não é tão ingênuo que não perceba a relação causal entre as novas delações envolvendo tais partidos e personagens e as atuais dificuldades enfrentadas pela Lava Jato. Apenas usa de subterfúgios linguísticos para declará-las.

Os fãs de ontem são os linchadores de hoje e de amanhã – diria o poeta.

Dallagnol sabe disso, até porque já viu isso acontecer em passado recente:

”a história do Brasil é também uma história de fracassos na luta contra a corrupção. Casos como Anões do Orçamento, Marka Fonte-Cindam, Propinoduto, Banestado, Maluf, Castelo de Areia, Boi Barrica e tantos outros caíram na vala comum da impunidade”.

Se Dallagnol tivesse o cuidado de identificar os partidos envolvidos nesses casos, teria deixado claro aos seus leitores quem são os que estão tentando inviabilizar as investigações. Porém teria de reconhecer que nenhum deles é petista.

E, a menos que seja um completo desavisado, deve ter prestado atenção ao alerta premonitório do professor Rogério Cezar de Cerqueira Leite:

“só vai vosmecê sobreviver enquanto Lula e o PT estiverem vivos e atuantes, ou seja, enquanto você e seus promotores forem úteis para a elite política brasileira, seja ela legitimamente aristocrática ou não”.

A Lava Jato não é mais útil, prezado Dallagnol. E passarão a usar contra ela a denúncia de todos os abusos que foram permitidos a ela na caçada ao PT. E prezado Dallagnol não se auto engane afirmando “se “abusos” ou “excessos” existissem, os tribunais os corrigiriam”.

 Abusos e excessos só seriam corrigidos se os tribunais estivessem “motivados” para fazerem-no. Mas como relatado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região que deveria corrigir a Lava Jato:

“é sabido que os processos e investigações criminais decorrentes da chamada operação ‘lava jato’ … constituem caso inédito no Direito brasileiro. Em tais condições, neles haverá situações inéditas, que escaparão ao regramento genérico, destinado aos casos comuns”.

 Tal exceção valeu em relação ao PT, não vale mais.

Não deixa de ser irônico: o PT foi derrubado por ter cometido os mesmos malfeitos cometidos pelos que o acusavam. Agora, a Lava Jato corre o risco de ser invalidada por cometer contra os adversários do PT no poder os mesmo “abusos” com os quais auxiliou a derrubar o PT do poder.

E, suprema ironia, a Lava Jato assim se juntaria a Eduardo Cunha no mesmo destino descartável.

Triste também ouvir o chamado desesperado de Dallagnol:

“a sociedade tem de reagir. Parafraseando Martin Luther King, estamos rodeados da perversidade dos maus, mas o que mais tememos é o silêncio dos bons”.

Prezados Dallagnol, não espere varandas gourmet indignadas. De há muito suas panelas silenciaram. Não sonhe com a Avenida Paulista apinhada de pessoas brancas em camisolas amarelas brandindo cartazes pedindo a cabeça do “careca” ou do “santo”.

Porém, receba toda a minha solidariedade e apoio. Valem pouco, mas são sinceros.

Ainda trago comigo, amarrotado na carteira, o discurso de Rodrigo Janot de quando ele foi reconduzido ao cargo de Procurador Geral da República pela presidente Dilma, que, aliás, jamais interferiu na Lava Jato:

“o que tem sido chamado de espetacularização da Lava Jato nada mais é do que a aplicação de princípio fundamental de uma República: todos são iguais perante a lei. Pau que dá em Chico dá em Francisco”.

Estamos diante de um enigma mortal: qual o tamanho do pau de Francisco?

Prezado Dallagnol, é do conhecer essa dimensão que depende o seu e o meu sonho, contidos na continuidade da Lava Jato, somente para ficar na citação a Martin Luther King Jr. que também tinha o sonho sermos todos iguais perante a lei.

 

PS.: A Oficina de Concertos Gerais e Poesia só trabalha com fitas métricas calibradas com um mesmo peso para uma mesma medida.

Redação

16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A Globo já mandou um recado
    A Globo já mandou um recado aos lavajateiros : mexeram con o Careca e com o Santo, sumiram do Jornal Nazional. Bye bye holofotes !!!

  2. Ah, as ilusões da classe média…

    – A Lava-Jato não “desnudou” nada, a não ser o ódio que a elite e seus “juízes” têm do povo.

    – A corrupção continua, agora com chefes de quadrilha no ministério. Eles ganharão montanhas de dinheiro com a privataria que irão perpetrar.

    – O financiamento empresarial voltará, pelas mãos desse congresso de bandidos e desse stf de lacaios da elite.

    Dia 11 de novembro haverá greve geral de protesto, mais um esquenta rumo à Greve Geral por tempo indeterminado. Aí, sim, teremos chance de derrotar o golpe.

  3. A Lava Jato não trouxe nada além da destruição do país

    Ora ora, acho que nem a velhinha de Taubaté desconhecia este tipo de corrupção. A Lava Jato não nos disse simplesmente nada que todos não soubessem. O financiamento público de campanha é uma bandeira antiga que jamais vingou, entre outras coisas porque o povo é contra, mal informado que sempre foi. A Lava Jato não tem a menor intenção de combater corrupção, isto talvez a velhinha de Taubaté não saiba. Seu objetivo é destruir nossas empresas e o PT e isto até a velhinha de Taubaté pode concordar, se explicarem direitinho a ela.

  4. JUSTIÇA REPUBLICANA JÁ!

    A PARTICIPAÇÃO DA JUSTIÇA (Polícia Federal, Ministério Público, Juízes, Ministros, etc) JÁ TEVE O RESULTADO ELEITORAL QUE QUERIAM. Está mais do que na hora de que os seus membros sejam realmente PROFISSIONAIS e REPUBLICANOS. Para tal, é necessário investigar, julgar e punir todos os corruptos: do PT, do PSDB, do PP, do PMDB… os corruptores empresários, lobistas, doleiros, empreiteiros, mídia (GLOBO, RBS, VEJA…) banqueiros, multinacionais… os policiais, promotores, juízes corruptos… etc, etc…

    CHEGA DE HIPOCRISIA E DE CINISMO!

    REFORMA CONSTITUCIONAL DO SISTEMA POLÍTICO JÁ!

    FIM DO MONOPÓLIO/OLIGOPÓLIO DA MÍDIA JÁ!

    JUSTIÇA REPUBLICANA JÁ!

  5. Ficou provado nessas eleições

    Ficou provado nessas eleições de ontem que o PT passou.

    Não há mais motivo pra perseguição. O PT agora agora é partido pequeno. Não devia nem dar audiência mais. É irrelevante saber o que alguém do PT vai fazer hoje, amanhã, depois, sei lá. Não está no poder, não interessa.

    Lula não devia nem aparecer mais. Vai aproveitar a vida que é melhor. Já há muitos processos pra se preocupar.

    Dilma saiu e está aproveitando a vida dela. A imprensa é que ainda busca alguma informação, mas ela largou a vida pública.

    Então, se a lava-jato quiser mesmo mostrar serviço, vai ter que ir atrás dos outros partidos, porque o PT já era. Conseguiram acabar com o PT.

    Quanto à esquerda, admitam que perderam, que erraram, que precisam evoluir em propostas que façam sentido, que sejam responsáveis onde ainda governam.

  6. Acabou a eleição ontem,

    Acabou a eleição ontem, 30/10/16, sobrou algum petista no tabuleiro? … Não. Então não precisarão mais do justiciamento da lavajatismo. Aguardem a próxima chamada, que talvez agora a própria grobo dê conta por enquanto.

  7. “Qual o tamanho do pau do

    “Qual o tamanho do pau do Francisco?”

    Simples: Para os petistas 30 cm com 6cm de rodo, para os tucanos e afins, 3 cm, sem rodo.

  8. ingenuidade tem limites

    Dallagnol, Moro e Cia não estão nem um pouco preocupados com os destinos da lava jato.  Do inicio ja sabiam onde chegariam e para que serviriam.  Cumprido seus fins como toda peça peão neste Xadres talvez o que lhes provoquem a falta são os olofotes que por alguns momentos lhes permitiram sonhar em, quem sabe talves, pelos serviços prestados passarem a serem uma torre, um cavalo quem sabe.  Doce “dream”.  Estão dispensados ao anonimato Dallagnol, Moro e Cia. Ah!  e obrigado pelos serviços prestados à Casa Grande.  

    1. E…………………

      “……………….. e CIA  !!!!!

      Agora irão gozar os dividendos auferidos DO iMPÉRIO, pela atuação !!!

      E o resto… (Brasil. povo), que se danen !!!!!!!!!!

  9. Falando sério. 
    É exatamente

    Falando sério. 

    É exatamente por isto que não podem prender o Lula. Se prenderem estará decretado o fim da lava rato, inclusive o apoio da midia golpista. 

    Assim que o Lula for condenado, eles, os integrantes da lava rato é que passarão do papel de algozes do PT a perseguidos pelos outros partidos.

    Acusações contra eles não faltarão. Todos sabem das inúmeras ilegalidades da lava rato e dos prejuízos bilionários(em dólares) causados ao país. Bastará a mídia mostrar isto para os 12 milhões de desempregados.

    Os que estão no poder agora e a mídia golpista sem vergonha esperam ansiosamente o lance final da lava rato.

    No outro dia, eles que rezem para ser esquecidos, porque senão, poderão ser vítimas do pau do francisco.

  10. Dallagnol lava alguma coisa?

    Não existe nenhuma diferença no que já se mirou nas operações “mensalão” onde se condenou o inocenteGenoino e se prendeu Dirceu por atenção a literatura mas mesmo sem provas. E o dono da bufunfa, dantas nem foi citado, patrão do operador comum desde demotucanos até da coligação do PT mensalão poupou demotucanos por idade ou prescrição de penas.O mesmo na lavajato de janot, e  patetas associados, agora confessadamente atento a não demotucanos.

    A bem da verdade, lavajato é operação leza pátria fantasiada em combate a corrupção destrui valores e bens da nação como nunca antes em toda nossa história. Atacar corrupção caso fosse o preincipal motivo teria que começara “em casa”, na justíça onde “autoridades” se valem de seus cargos para benesses exorbitantes como remuneração, impunidade e  partidarismo.

  11. A Lava a Jato toma a parte pelo todo

    O fato de ter que justificar porque toma a parte pelo todo, significa que há algo de podre na República Bananeira de Curitiba.

  12. Porque a mão que afaga é a mesma que apedreja

    O beijo é a véspera do escarro. Acabou a lua-de-mel a começa o divóricio entre a Lava-Jato e a opinião pública. O serviço sujo já foi feito. Pé na Bunda do Dallagnol e Moro.

  13. A farsajato nunca quis

    A farsajato nunca quis combater a corrupção e muito menos que tucanos fossem denunciados. É só ver os vídeos, quando os delatores tentavam enfiar a tucanalha no meio de uma delação os interlocutores tergiversavam e mudavam de assunto. Mesmo assim não houve como impedir a avalange de denúncias contra Aécio e mais uma penca de tucanos, como Serra, Aloysio Nunes, Alckmin e FHC. E agora esse tal de Dalenganol quer dar uma de santo, perseguido. Lá na Igreja dele esse papinho com certeza dá certo mas aqui ninguém paga dízimo pra acreditar nesse besteirol.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador