O Brasil é nosso principal parceiro do futuro, diz Macri

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Durante entrevista coletiva, o candidato oposicionista que presidirá a Argentina disse que o Mercosul está “em uma situação de quase congelamento há muitos anos”
 
 
Jornal GGN – O candidato oposicionista, novo presidente da Argentina, Mauricio Macri, que teve a sua vitória anunciada na noite deste domingo (22), afirmou em seu discurso que pretende fortalecer as relações comerciais com os países latinoamericanos. “Eu quero dizer aos irmãos da América Latina e do mundo que queremos ter boas relações com todos os países. Queremos trabalhar com todos. Sabemos que a Argentina tem muito a oferecer ao mundo”, disse, após os agradecimentos iniciais e as promessas para a sua gestão, a partir de 2016.
 
 
Durante coletiva de imprensa, que está sendo realizada na manhã desta segunda (23), Macri afirmou que o Brasil é o principal parceiro futuro da Argentina. “Eu já disse que como viagem oficial, a primeira que vou ter será ao Brasil, que é nosso principal parceiro futuro. Já liguei para vários [políticos brasileiros], para cumprimentar e reiterei a todos as mesmas palavras que afirmei ontem a noite. Queremos ter, construir, proteger boas relações com todos os irmãos da América Latina, e com o mundo”, disse o novo presidente. “A Argentina necessita fazer intercâmbios econômicos, culturais, com todos os países, buscando, assim, melhores oportunidades para nós, argentinos”, completou.
 
 
Ainda nesta manhã, Mauricio Macri afirmou que o Mercosul está “em uma situação de quase congelamento há muitos anos” e expôs a necessidade de aumentar as relações comerciais com o Chile. “Integração vai depender muito de colocar dinâmica no Mercosul, que está em uma situação de quase congelamento há muitos anos. E eu gostaria de pedir à presidente Bachelet para intensificar a relação com o Chile. Sou um admirador do povo chileno, de todos os avanços e progressos que tiveram. Então, anuncio com o maior dos entusiasmos a agenda de integração séria, para unificar uma matriz energética, aumentar o intercâmbio econômico e cultural de modo geral”, afirmou.
 
 
Durante o discurso proferido na noite de ontem, com o anúncio da vitória do oposicionista, que foi esperada, mas bastante acirrada, por 51,42% dos votos – apenas 2,8 pontos percentuais de diferença do seu adversário governista, Daniel Scioli -, Macri convocou os eleitores do reduto kirchnerista. “Peço aqueles que não votaram em nós que se unam. A Argentina precisa que todos fortaleçam nossas capacidades. Essa Argentina, nós vamos construir, se cada um de vocês encontrar o caminho do desenvolvimento e do progresso, e eu estou aqui para ajudá-los a descobrir esse caminho”, disse.
 
“Hoje é um dia histórico. É uma nova era. Eu disse a vocês,e você acreditaram, que será maravilhoso”, afirmou. “É uma mudança que tem que nos levar para o futuro, para as oportunidades que precisamos para crescer”, frisou. Mauricio Macri deixou claro que a chegada de uma oposição, após 12 anos de kirchnerismo, não significará rompimento. “Esta mudança não pode parar em revanches ou acerto de contas. Devemos colocar toda a energia em construir a Argentina que queremos”, reforçou. 
 
No discurso, alguns objetivos foram expostos, como na área social, com o avanço de “uma Argentina com a pobreza zero”, e a “derrota do tráfico de drogas”. Para isso, afirmou que é preciso “vitalidade”.
 
Ainda mirando nos projetos de desenvolvimento para o país, Macri disse que “este é um dos países do mundo com mais espírito empreendedor. “E por uma razão: Os nossos avós, nossos pais, atravessaram de barco um oceano sem Facebook, Twitter, não sabendo o que iriam encontrar. Vieram ao nosso país em busca de oportunidade, e se estabeleceram e construíram uma fase maravilhosa da Argentina. Cabe a nós recuperar esse posto”.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Seria cliping do dia, mas… vai bem aqui.

     

     

     

    Resta saber se o tal candidato, que com certeza a igreja católica de forma silenciosa  fez “vencer”- sabe-se lá com que meios, e de forma a dividir um país – seguirá a lógica evangélica que como dito abaixo: “se expressa na humildade e na gratuidade, se afirma silenciosa , mas eficazmente com a força da verdade.” …A lógica deles, na realidade é de cumplicidade ao capitalismo selvagem e dominador das riquezas do mundo, que a todos deveria pertencer. …E nesse desenrolar dos acontecimentos, silenciosa significa por baixo do pano, eficazmente significa os fins justificam os meios, e força da verdade foi apenas a senha para liberar a operação: aliena-se os crentes quanto a política, e age-se eficazmente no resultado do pleito. …Que Deus e a agora oposição argentina (a que eles dizem que perdeu as eleições), nos ajudem!

    Papa Francisco Angelus   – 22/11/2015. http://br.radiovaticana.va/news/2015/11/22/angelus_o_amor_%C3%A9_a_for%C3%A7a_do_reino_de_cristo/1188696

     

    Angelus: o amor é a força do reino de Cristo – 

    Papa saúda multidão na Praça S. Pedro no domingo, 22 de novembro – AFP

    22/11/2015 12:43

    PARTILHA:

       

    Cidade do Vaticano (RV) – Milhares de fiéis rezaram com o Papa Francisco o Angelus este domingo de sol e frio na capital italiana.

    [video:http://media02.radiovaticana.va/audio/audio2/mp3/00504368.mp3%5D

    Na Praça S. Pedro, antes da oração mariana, o Papa recordou a solenidade de Cristo Rei do Universo. O Evangelho, disse Francisco, nos faz contemplar Jesus enquanto se apresenta a Pilatos como rei de um reino que “não é deste mundo”.

    “Isto não significa que Cristo seja rei de outro mundo, mas que é rei de outro modo, mas é rei neste mundo”, explicou, acrescentando que se trata de uma contraposição entre duas lógicas. A lógica mundana se fundamenta na ambição e na competição, combate com as armas do medo, da chantagem e da manipulação das consciências. A  lógica evangélica, ao invés, se expressa na humildade e na gratuidade, se afirma silenciosa, mas eficazmente com a força da verdade.

    Na falência, o amor

    Mas é na Cruz que Jesus se revela rei: “Mas alguém pode dizer: ‘Padre, isto foi uma falência’. Mas é justamente na falência do pecado, das ambições humanas, que está o triunfo da Cruz, da gratuidade do amor. Na falência da Cruz se vê o amor.”

    Falar de potência e de força para o cristão, disse o Papa, significa fazer referência à potência da Cruz e à força do amor de Jesus. Se Ele tivesse descido da Cruz, teria cedido à tentação do príncipe deste mundo; ao invés, Ele não salva a si mesmo para poder salvar os outros.

    “Dizer que Jesus deu a vida pelo mundo é verdadeiro, mas é mais bonito dizer que Jesus deu a sua vida por mim”, afirmou Francisco, que pediu a todos na Praça que repetissem essas palavras em seus corações.

    Bom ladrão

    No Calvário, quem entende a atitude de Cristo é o bom ladrão, um dos malfeitores crucificados com Ele, que suplica: “Jesus, lembra-te de mim quando vieres com teu reino”.

    “A força do reino de Cristo é o amor: por isto a realeza de Jesus não nos oprime, mas nos liberta das nossas fraquezas e misérias, encorajando-nos a percorrer os caminhos do bem, da reconciliação e do perdão.” E mais uma vez o Papa pediu a participação dos peregrinos, convidando-os a repetirem as palavras do bom ladrão quando nos sentirmos fracos, pecadores e derrotados.

    E concluiu: “Diante de tantas dilacerações no mundo e das demasiadas feridas na carne dos homens, peçamos a Nossa Senhora que nos ampare no nosso esforço para imitar Jesus, nosso rei, tornando presente o seu reino com gestos de ternura, de compreensão e de misericórdia.”

    (BF)

     

    1. “Honesto” macri ! Só se for intimado a isto.

      Pouquissímos católicos têm acesso a esse belo discurso acima. E eu acredito na boa fé de Francisco. Mas a realidade é que a grosso modo o baixo clero (no sentido moral) que contagia a maioria do clero, fazendo-os sentirem privilegiados esclarecidos, frente à uma massa ignorante , continuam pregando uma religião de alienação ( a reedição de que este mundo é só ilusões e devemos esperar somente a vida após a morte para vivermos plenamente – eu ouvi isto no domingo ) .

      Pregação esta que vai diretamente contra o que foi dito por Francisco : “Isto não significa que Cristo seja rei de outro mundo, mas que é rei de outro modo, mas é rei neste mundo”, explicou, acrescentando que se trata de uma contraposição entre duas lógicas. A lógica mundana se fundamenta na ambição e na competição, combate com as armas do medo, da chantagem e da manipulação das consciências. A  lógica evangélica, ao invés, se expressa na humildade e na gratuidade, se afirma silenciosa, mas eficazmente com a força da verdade.

      Problema grave nessa história toda é acobertar os erros cometidos por esse baixo clero (no sentido moral). Aí nesse caso, realmente, somente Deus e nossas lutas de cada dia para nos salvar.

      A propósito, o evangelho lido neste domingo, por toda igreja católica:

      Evangelho: João 18,33-37

      Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, Pilatos chamou Jesus e perguntou-lhe: “Tu és o rei dos judeus?” Jesus respondeu: “Estás dizendo isso por ti mesmo ou outros te disseram isso de mim?” Pilatos falou: “Por acaso, sou judeu? O teu povo e os sumos sacerdotes te entregaram a mim. Que fizeste?” Jesus respondeu: “O meu reino não é deste mundo. Se o meu reino fosse deste mundo, os meus guardas lutariam para que eu não fosse entregue aos judeus. Mas o meu reino não é daqui”. Pilatos disse a Jesus: “Então tu és rei?” Jesus respondeu: “Tu o dizes: eu sou rei. Eu nasci e vim ao mundo para isto: para dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade escuta a minha voz”. – Palavra da salvação.

  2. parceiro

    Parceiro em quê, senhor Macri? Primeiro diga quem é e a quê veio.Se é para puxar o cordão da direita no Cone Sul, vai dar com os burros nágua.

  3. Cheiro forte de governo pau

    Cheiro forte de governo pau mandado, se comparar as capas dos jornais de lá com as capas quando o fhc se elegeu parece que elegeram um super homem, e por estes anos aprendi um detalhe, o lado da midia não é o lado do povo e dos interesses do país.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador