Rebelo é favorável à criação de liga dos clubes de futebol

Sugerido por Assis Ribeiro

Do Correio Braziliense

E o ministro se rebelou…  

Em resposta ao Correio durante entrevista pela internet, Aldo Rebelo incentiva os clubes a criarem uma liga inspirada nos modelos europeus, diz que a CBF deve se dedicar apenas à Seleção e defende calendário unificado ao do Velho Continente

Na opinião de Aldo Rebelo, a diminuição do número de jogos na temporada exige discussão imediata

Marcos Paulo Lima

Aldo Rebelo não tem poder de voto na eleição de abril do ano que vem à presidência da Confederação Brasileira de Futebol, mas fez pelo menos duas reivindicações revolucionárias em um bate-papo pela internet com blogueiros. Questionado pelo Correio sobre a preferência dele em caso de um duelo entre o mandatário da Federação Paulista e vice da CBF pela região Sudeste, Marco Polo del Nero, e o ex-manda-chuva do Corinthians, Andrés Sanchez, o ministro do Esporte ficou no muro. Ouço falar da candidatura do doutor Marco Polo Del Nero e outra do ex-presidente do Corinthians, Andrés Sanchez. Se as duas candidaturas estão postas ou se surgirá uma terceira eu não tenho informação, mas nós não pretendemos interferir nessa eleição”, afirmou.

O político alagoano não assume o papel de cabo eleitoral, mas tem na ponta da língua pelo menos duas exigências ao sucessor de José Maria Marin. Indagado pelo Super Esportes sobre a transformação do Campeonato Brasileiro em uma liga, como ocorre na Europa, Aldo Rebelo praticamente incitou os clubes a racharem com a CBF. “Sou favorável à criação de uma liga dos clubes. Onde houve a criação, houve um aproveitamento muito melhor das potencialidades dos clubes, das marcas, dos torneios que eles disputam”, argumentou o ministro. 

Na opinição de Aldo Rabelo, a entidade que organiza atualmente o Brasileirão deveria se preocupar tão somente com a Seleção. “Acho que os clubes brasileiros deveriam organizar uma liga, lutar pelos direitos deles. A CBF cumpre o papel dela de regulamentação do futebol, cuida da Seleção Brasileira, e os clubes deveriam cuidar melhor dos próprios interesses. Acho que uma liga ajudaria a defender e a projetar melhor os desejos dos clubes no país e fora do Brasil”, reforçou.

O futuro presidente da CBF também ouvirá de Aldo Rabelo argumentos em defesa da unificação do calendário do futebol brasileiro ao europeu. No Velho Continente, a temporada é disputada de agosto a maio. “Nós conversamos com a CBF sobre isso. Há parte dos clubes que jogam três meses por ano e depois passam nove sem disputar uma competição. Há uma queixa de outra parte dos clubes por conta de um calendário acima do europeu (com número excessivo de jogos), que expõe jogadores a lesões. Há quem queira folga no calendário para fazer pré-temporada e excursão ao exterior. O governo tem interesse em participar da discussão e racionalizar nosso calendário para que ele torne a vida econômica e a exposição das marcas de nossos clubes algo mais competitivo em relação ao futebol europeu”, disse.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador