Andre Motta Araujo
Advogado, foi dirigente do Sindicato Nacional da Indústria Elétrica, presidente da Emplasa-Empresa de Planejamento Urbano do Estado de S. Paulo
[email protected]

Renan, o Talleyrand brasileiro, por Andre Araujo

Renan, o Talleyrand brasileiro

por Andre Araujo

Considero Charles Meurice de Talleyrand Perigord o maior estadista dos últimos duzentos anos. Nenhum outro político de grande envergadura atravessou tantos regimes sem perder o aplomb, o estilo, o charm e a envergadura. Minha admiração vem desde a juventude e, por homenagem a esse grande personagem, dei meu filho mais velho, hoje com 50 anos, o prenome de Talleyrand. Visitei várias vezes o Castelo de Valençay onde Talleyrand nasceu e morreu com 84 anos, idade extraordinária na época.

Qual a significância histórica da biografia do Príncipe de Talleyrand? Como nobre, da mais alta nobreza de França, muito mais antiga do que os Bourbons, serviu à Revolução Francesa como Chanceler, o regime que tinha por objetivo central eliminar os nobres de França. Mais ainda, a Revolução Francesa era inimiga da Igreja Catpolica, vista como associada do regime monarquico. Todas as imensas terras da Igreja foram confiscadas pela Revolução, sob assinatura de Talleyrand, que também era Bispo de Autun, portanto um dignatário da Igreja. A mesma mão assinou o decreto que levou à guilhotina o Rei Luis XVI, mas Talleyrand reaparece como Chanceler do irmão do Rei guilhotinado, o restaurado Luis XVIII. Se o irmão aceitou como Chanceler aquele que tinha responsabilidade pela execução de seu irmão é porque precisava dele, foi Talleyrand quem lhe recuperou o trono em negociação com os vencedores do Imperador Napoleão em Waterloo, os prussianos, austríacos e ingleses. Luis XVIII não tinha alternativa, precisava de Talleyrand.

Mas e Napoleão? Talleyrand foi também seu Chanceler, como tambem foi dos regime antecedentes a Napoleão, o Consulado e o Diretório.

Talleyrand atravessour OITO regimes, da extrema esquerda jacobina à estrema direita dos Bourbons restaurados, o mesmo homem, passando pelas glórias do Império Napoleônico, Napoleão o detestava mas precisava dele, é celebre a frase de Chateaubriand quando vê o manco Talleyrand entrar na Sala do Trono apoiado em Fouché, o Ministro da Polícia: “Eis que adentra a Sala o vicio apoiado no crime”. Talleyrand era notorio jogador, bebedor, alcoviteiro e corrupto, recebeu 4 milhões de francos ouro dos nobres poloneses para conseguir a independência da Polonia, não conseguiu e devolveu o dinheiro. Já Fouché era um bandido apetrechado como Chefe de Polícia, Napoleão não confiava em nenhum dos dois mas precisava deles. Eis ai a politica real.

Mais ainda, no Congresso de Viena, Talleyrand defendeu a França como se potência vitoriosa fosse, a mesma França derrotada em Waterloo, salvando todas as fronteiras francesas cobiçadas pelos vencedores e colocando a França ao lado dos vencedores, quando ela tinha sido derrotada. No entremeio criou um novo País, a Belgica, como Estado tampão das ambições prussianas e mais do que tudo manteve o status da França como grande potência.

Por essas voltas que a História dá, a residência do Principe de Talleyrand em Paris tornou-se, em 1947, a sede da Administração do Plano Marshall, e hoje é parte a Embaixada americana na França, é o George Marshall Center.

O que nos diz a biografia de Talleyrand? Que na História é fundamental o HOMEM DA NEGOCIAÇÃO, o diplomata das possibilidades, do HOMEM SEM IDEOLOGIA, porque a ideologia é uma invenção artificial que tem utilidade temporaria. A História é cambiante e melhor lhe serve o HOMEM DAS CIRCUNSTÂNCIAS, aquele que se amolda a seu tempo e está acima das ideologias, essa muleta dos pobres de espírito.

Talleyranda não foi único. Henry Kissinger atravessou o mundo do capitalismo de Nova York para chegar à China de Mao e fazer acordo com o arqui inimigo dos EUA. Que visão impressionante! Vargas, De Gaulle, Roosevelt não se prendiam a ideologias. Eram o que era necessário a cada tempo.

Renan é um tipo de político desse naipe. Se ajusta aos tempos. Não é coisa para provincianos de mente curta. É preciso um cérebro de primeira ordem para operar essas acrobacias de alta política, poucos são os que têm essa capacidade. É preciso um espirito especial que toscos jamais terão.

Nesse momento crucial do Pais, Renan é o homem certo para presidir o Congresso, pobre do Pais que tendo uma peça rara à disposição prefere um indivíduo pequeno que não tem o treinamento histórico para operar circunstâncias cambiantes. Mas como a própria Historia mostra, às vezes e muitas vezes paises cometem suicídios políticos escolhendo o pior personagem para o pior dos momentos. A História é um caos sem regras e sem lógica.

Andre Motta Araujo

Advogado, foi dirigente do Sindicato Nacional da Indústria Elétrica, presidente da Emplasa-Empresa de Planejamento Urbano do Estado de S. Paulo

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Renan é disparado o maior

    Renan é disparado o maior animal político do congresso. Sabe ver em que pé está o cenário e tem um faro pra antever pra onde vai o vento. Não votaria nunca nele, mas reconheço sua habilidade e força política.Eu diria que hoje se um presidente quiser se proteger do sistema político brasileiro  – que é um sistema que pegou o pior do parlamentarismo e o pior do presidencialismo americano e os juntou numa coisa só –  ele tem que ter esses três personagens ao lado dele = na esfera política do congresso, Renan; na esferar do judiciário, Gilmar Mendes ( que é o único item em que FHC deu um baile em Lula = se somar todos os indicados dele e de Dilma e juntar tudo não chega aos pés de Gilmar ) e na economia Delfim Neto. São todos uns FDPs de marca maior, não hesitam em falar o contrário do que disseram ontem na maior cara lavada,  mas os três têm um PHD em saber ler a realidade que é de tirar o chapéu. Aliás, esses personagens me lembram um grande filme do Alan Parker chamado Mississipi em Chamas. Nele, uma dupla de agente do FBI tem que desvendar o assassinato de três ativisas pró direitos civis em uma cidade racista até a medula dos EUA no início dos anos 60. (atenção = spoiler ) Um agente, o William Dafoe, é o certinho, criado pela avó (rs), quer seguir a lei à risca e o outro é o Gene Hackman, malaco, que cresceu nesse tipo de cultura racista e sabe como o povo de lá pensa. Até uma parte do filme, o bonzinho é que dita as regras e é claro que as investigações não chegam a nada e ainda são  alvos de chacotas dos racistas . Aí que entra Hackman, que faz a coisa do seu jeito ( ou seja, usando métodos ilícitos) e motivado não tanto pelo crime racista que investiga mas sim pra vingar a mulher do xerife,que lhe serviu de informante ( e por causa disso foi espancada quase até a morte por ele)  e por quem ele se sente atraído. A cena de Hackman dando um pau no xerife na barbearia quando o fdp estava pra começar a ser barbeado faz o telespectador ser cumplice com prazer  do que a de mais primitivo no ser humano  – eis sinal de grande arte ) Como escreveu Paulo Francis sobre o personagem de Hackman no filme ” Não se vangloria e nem tem ilusões. São pessoas assim que avançam as poucas causas em que ainda acreditamos, e não ideólogos e idealistas. São céticas, cínicas e eficientes. ” É isso aí – enquanto os petistas (tirante Lula) são idealistas de meia tigela e os bolsonimions são ideológos de quinta categoria – Renan é cético, cínico e eficiente. 

     

     

     

    1. Uma correção: no Congresso

      Uma correção: no Congresso que tomará posse na sexta-feira, o Renan é um dos únicos animais políticos que existem nas duas Casas, em uma legislatura dominada por gente da estirpe de Major Olímpio, Joice Hasselman e Alexandre Frota.

  2. Impressionante

    É o tipo de coisa que a gente acha, mas tem pejo de dizer em público.De qualquer forma, uma indagação não quer calar: se Renan é flexível, dúctil, capaz de se adapta, qual camaleão,r a qualquer ambiente ou hegemonia temporária, como é que pode contribuir para o debate e o entrechoque de idéias e programas que consideramos o motor do avanço nas normas de convivência? Em outras palavras, como pode reger ‘pesos e contrapesos’ ante as ameaças do poder arbitrário das maiorias?

  3. Simplesmente se aproveita da
    Simplesmente se aproveita da mediocridade dos políticos brasileiros ….

    Se não for Renan quem sobraria? Sarney? Que nem sei se está lá, e presidiu o senado quando quis?

    Pra mim não é Renan que é acima da média, são os outros que estão abaixo da crítica……

    O parlamento brasileiro é formado por uma fauna vergonhosa, como vimos na votação do impeachment, um show de horrores, com figuras grotescas emergindo do submundo e exibindo para o país um quadro bizarro…..

  4. até tu ?

    Ideologia num sentido amplo é o conjunto de ideias, pensamentos, doutrinas, visões de mundo. Seja pragmatico ou engajado, todo mundo tem sua ideologia.  Não existe ser humano sem ideologia e aqueles que a negam são servos da ideologia dominante, inconscientes e teleguiados.

  5. Nestes oceanos tempestuosos, Renam é um mar navegável

    Talvez exatamente por essas citadas qualidades na velha política, seja perseguido.

    Basicamente por um apoio à uma amante que não é pior do que o da jornalista global de FHC, aí protegido e preservado.

    Ressaltando que não há ainda nova política. O que vai haver (e será um desastre, aguardem) é um congresso ainda pior do que o que votou por um golpe, em vergonha internacional.

    Na verdade, a única “nova política” que tínhamos era a de Lula.

    Que para inovar, conciliou com a velha, e já precisava ser renovada.

    Mas não intoxicada…

  6. Le Souper

    Napoleão indo para o exílio, o rei  Louis XVIII na fronteira da Bélgica esperando para entrar na Franca. Talleyrand e Fouché – que ainda comanda a polícia e as “massas” parisienses – se reunem para negociar a entrada do rei.

    Baseada numa peça teatral de imenso sucesso o filme tem praticamente só os dois personagem jantando… o cozinheiro é Carême.

    …..

    Le film finit par une citation des Mémoires d’Outre-tombe

    « Je me rendis chez Sa Majesté : introduit dans une des chambres qui précédaient celle du roi, je ne trouvai personne ; je m’assis dans un coin et j’attendis. Tout à coup une porte s’ouvre : entre silencieusement le vice appuyé sur le bras du crime, M. de Talleyrand marchant soutenu par M. Fouché ; la vision infernale passe lentement devant moi, pénètre dans le cabinet du roi et disparaît. Fouché venait jurer foi et hommage à son seigneur ; le féal régicide, à genoux, mit les mains qui firent tomber la tête de Louis XVI entre les mains du frère du roi martyr ; l’évêque apostat fut caution du serment. »

     

    https://fr.wikipedia.org/wiki/Le_Souper_(film,_1992).

  7. Entre Fouchè e Tayllerand não

    Entre Fouchè e Tayllerand não sei quem era mais desgraçado. Mas alguém tem a ensinar como se faz política REAL esse alguém é eles.

  8. Ver Renan

    Ver Renan presidir o congresso é ver uma professora de jardim de infância na hora do recreio.

    A paciência em meio a dissidências, a liderança calma em meio a ingerências, os bons ouvidos na total algazarra, o cansaço mitigado  e o enjoo escondido na sua expressão estóica, fazem dele o candidato ideal.

    Renan é plástico.

    É sim, um candidato natural  e liderará a casa pela quinta vez.

    Ele tem biografia e estômago forte.

  9. Parabéns por mais um
    Parabéns por mais um excelente artigo.

    Realmente Renan é de longe o melhor nome para o senado atualmente.

    André, mudando de assunto, gostaria de lhe fazer um questionamento.

    O que pensa sobre o historiador da “moda”, Yuval Noah Harari, ja leu algum trabalho dele ?

  10. Qualidades e defeitos

    Concordo, Renan é o Talleyrand Tupiniquin nesta virada de século, seja pelas suas qualidades, seja pelos seus defeitos, por isso mesmo, imprescindível.

     

  11. Renan é diferenciado

    Gosto de pessoas conciliadoras, como Renan e Lula, ao contrário de Ciro e Bolsonaro, Renan ganhou meu respeito após todos companheiros do seu partido ajudaram a derrubar Dilma e ele se manteve integro a verdade, poderia ser mais fácil ficar do lado do PMDB mas seguiu sua conciencia da inocencia da presidenta, vislumbrou o desastre do impeachment e hoje infelizmente vive a crise das instituiçoes, esse é fiel  , tem que ser investigado, ninguem esta acima da lei ,mas como ele disse faz 15 anos que fuçam minhas contas bancarias.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador