Sobre o realismo na política

Sustentar o espírito crítico é barbada…

O difícil é dizer quais são as alternativas existentes hoje ao governo capitaneado pelo PT.

Quais são as alternativas?

O PCO é a alternativa? Ou talvez o PSTU, o PSOL, o PV da tucana verde Marina Silva?

O governo que está aí nem pode ser classificado como governo do PT, pelo simples motivo de que o PT detém 88 dos 513 deputados federais (17,1%) e 15 dos 81 senadores (18,5%). Quantos votos são necessários para aprovar uma simples lei ordinária? Pois bem, na Câmara são necessários 257 votos, e no Senado, 41. E para aprovar uma Emenda Constitucional? Na Câmara, 308 votos, e no Senado, 49…

Então, digam os nobres analistas como seria possível ao PT comandar o Brasil sozinho, sem fazer alianças? Como seria possível ao PT implementar, na íntegra, o programa histórico do partido no governo federal?

Bom, o PT sozinho não conseguiria… Ótimo, e a esquerda (PT, PSB, PDT, PC do B e PSOL), conseguiria governar sem nenhum compromisso com o centro e com a centro-direita? Vejamos, a esquerda não tem nem 30% dos votos na Câmara dos Deputados. E não chega a ter nem 25% dos votos no Senado!!!

Está na hora de parar com a demagogia barata de criticar por criticar e não mostrar as REAIS alternativas existentes hoje na política brasileira. Para mim, muita coisa já melhoraria se implementássemos uma autêntica reforma política, com voto em lista fechada, financiamento público exclusivo das campanhas e fim das coligações proporcionais.

E quem sabe, num futuro distante, quando o PT tiver mais de 60% dos parlamentares no Congresso Nacional, possamos cobrá-lo pelo não cumprimento efetivo da plataforma original do partido…

Enquanto isso, devemos nos lembrar de ver a realidade como ela é, e não como nós gostaríamos que ela fosse.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome