Técnicos do Tesouro previam, em 2013, o agravamento da política fiscal

Jornal GGN – O jornal Valor Econômico teve acesso a um diagnóstico elaborado por técnicos do Tesouro em 2013, que alertava o governo sobre o risco de rebaixamento na avaliação de risco soberano e falava sobre como a “contabilidade criativa”, agora conhecida como “pedalada fiscal”, afetaria a credibilidade da política econômica.

A previsão do relatório é que ao final de 2015 o Tesouro teria um passivo de R$ 41 bilhões por conta dos subsídios em atraso.

Do Valor Econômico

A história oculta das “pedaladas fiscais”

Por Leandra Peres

Dois anos e meio antes de as “pedaladas fiscais” justificarem a abertura do processo de impeachment de Dilma Rousseff e pelo menos um ano antes do início da campanha pela reeleição, técnicos do Tesouro elaboraram, em julho de 2013, diagnóstico sobre a situação fiscal e econômica do país. O relatório, ao qual o Valor teve acesso, alertava o governo sobre o perigo de um “downgrade” na avaliação de risco soberano em até dois anos, como a “contabilidade criativa” afetaria a credibilidade da política fiscal e que, ao fim de 2015, o Tesouro estaria com um passivo de R$ 41 bilhões na conta dos subsídios em atraso.

Novos avisos foram incluídos em versão de setembro de 2013. O trabalho foi concluído em novembro e apresentado ao então secretário do Tesouro, Arno Augustin. O documento foi tratado pela cúpula da Fazenda como um ato de rebelião dos escalões inferiores.

Os documentos, inéditos, que estão disponíveis aos assinantes no site do Valor, permitem recontar a história fiscal do primeiro mandato de Dilma. Não faltaram avisos em momentos­chave, como os da adoção da contabilidade criativa em 2012, do esforço de técnicos do Tesouro para barrar novas operações em 2013 e da construção da fábrica de “pedaladas” de 2014.

Redação

25 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Por essas e outras que os

    Por essas e outras que os funcionários públicos de carreira são tão odiados pelo Neo-PT de Dilma e militantes do blog: porque fazem o trabalho pelo qual são pagos, trabalhando para o ESTADO, e não para um partido e seu projeto de poder.

    E isso é inadmissível para os comissários.

  2. A lógica do governismo

    Eu reputaria esse fenômeno da surdez do governo às constatações fáticas como mais uma manifestação de uma síndrome que alguns analistas têm identificado no estágio a que chegaram os govenos ditos progressistas da América Latina: a do “governismo”.

    Por alguma razão ainda não plenamente diagnosticada, as forças políticas centrais do governismo abraçaram uma cegueira sistemática quanto aos seus próprios limites e quanto à insuficiência do seu (não-)projeto, são absolutamente incapazes de qualquer autocrítica e só reconhecem como realidade aquilo que lhes convém.

    Seria possível conjeturar que, ao abdicar das mediações sociais e de uma relação orgânica com os movimentos sociais de base, essa autonomização dogmática do mundo governista criou uma espécie de autismo social que agora o está devorando.

  3. Se forem procurar direitinho

    Se forem procurar direitinho vão achar essas recomendações e outras mais graves desde o tempo de vovô menino… Igualzinho no TCU… 

  4. Nenhuma novidade
    A história verdadeira. Mas nem precisava estar no interior do governo para perceber o que estava acontecendo.  O (não)-projeto desenvolvimentista de Dilma, sem bases sólidas, sem alicerces, estava fadado a dar no que deu já há mais de dois anos.A partir daí, tratou-se apenas daquilo que se chama de “fuga para a frente” até chegar ( e passar ) as eleições para ganhar mais um mandato e esperar que um milagre acontecesse. Ganharam as eleições e o milagre não veio.

  5. O POVO BRASILEIRO/DEFINIÇÃO DE “PIB”

                    Caro Nassif, tenho 63 anos (aos 12 anos ví meu País ser tomado pelo regime militar/<GOLPE>/ditabranda da Folha), já sobreviví aos anos de chumbo/Diretas já/plano Sarney/plano Collor/Plano Itamar/Plano “PQP” para o povo (todos apoiados pela  grande mídia). Pergunto aos “BUROCRATAS DO GOVERNO” onde eles estavam quando o brasileiro comia calango no Nordeste, catavam comida no Lixão para sobreviver, saqueavam  supermercados para saciar sua fome?., enquanto principalmente no Governo Itamar/FHC, esses recurso em lugar de ir para os programas sociais (Bolsa família/Agricultura familiar/Mais médicos/Minha Casa minha vida/etc…), gerando empregos,  eram usados para socorrer Empresas dos amigos do Rei (Bancos/PROER e Empresas dos Amigos). Sucatearam as Empresas Estatais  e doaram (à preço de banana) para os Aliados.  Nassif, sou Agrônomo, estudei em Universidade Federal Rural em plena ditadura, não sou político, nunca participei de nenhuma manisfestação política, não tenho filiação a nenhum partido político, sou filho de ex-funcionário do Ministério da Guerra  e gosto do meu País. Pelo conhecimento que tenho da área rural (40 anos convivendo com pessoas ligadas a área), posso falar para esses “BURROCRATAS” , que o único PIB que os menos favorecidos conhecem é <Produto Internado no Bucho>, ou seja, <BARRIGA CHEIA>. Não defendo FLAxFLU/DIREITAxESQUERDA, defendo meu País e quem olha para os menos favorecidos (classes mais pobres). Espero que os homens de bem (não de bens) do nosso Brasil em todas as Classes Sociais e os Poderes Constituidos (Executivo/Legislativo e Judiciário), digam <NÃO À CORRUPÇÃO NO BRASIL>  e que, sem <DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS> (Lava Jato/Moro) todos sejam investigados e punidos, não devendo <FICAR PEDRA SOBRE PEDRA>. Com o advento das Redes Sociais (Internet) talvem seja o divisor de águas para expurgarmos da vida pública esses maus políticos  (de todos os Partidos)) e seus seguidores. Sou otimista, amo meu País e tenho certeza que dias melhores virão!.  <VOTO ABERTO VAI FACILITAR MUITO NOSSA MISSÃO>. Caro Nassif, antes que alguem conteste meu péssimo Português, adianto que sou graduado em Agronomia e não em Letras. Se você quiser fazer as devidas correções no texto e divulgar, tenho certeza que ajudaria bastante na nossa difícil missão de colher melhores dias para nossa Nação. Um abraço!.

  6. E assim acaba a desculpa da

    E assim acaba a desculpa da Dilma que foi pega “de surpresa” pela crise das comodities e que o governo fez de tudo para a crise não chegar aos brasileiros, mas que agora não foi possível contê-la.

    Fica claro que o governo sabia DAS CONSEQUÊNCIAS do aumento dos gastos públicos e que a conta seria cobrada em 2015 como de fato chegou.

    Mas 2015 já teria sido reeleito e tudo nesses governos petistas orbitam em torno de eleições.

    Essa notícia com apenas 2 comentários mostra que os comentaristas bem sabem sobre a responsabilidade da Dilma sobre a crise brasileira.

    A Dilma não em apenas “culpa” pela crise. Ela agiu dolosamente, de caso pensado para a crise estourar só em 2015, depois das eleições.

     

  7. desconexao

     Incentivos fiscais a estabilidade nos preços dos combustiveis ,taxas de juros proximas de niveis internacionais, reduçao (justa e prevista em lei)  das tarifas de energia eletrica  nacional  beneficiaram diversos setores empreendedores da economia brasileira.

    Tudo isso aliado a exigencia de conteudo nacional para fornecedores da Petrobras  poderia ser o berço de um novo parametro de desenvolvimento e competitividade para o setor produtivo , poderia mas mais uma vez o empresariado nacional mostra que reduçao de impostos significa aumento de lucros ( quem se lembra da industria eletronica na decada de 70 na zona franca de manaus ) , quando a competitividade internacional vem lhe concorrer,  fecha as portas ou fazr loby para que o governo aumente os impostos dos outros .

    Bem tudo isso foi o que pensou Mantega , agora os engenheiros de obras prontas vem ao pulpito dar seu testemunho de fé, regozijando da desgraça consumada .

     Como ja disseram , o Brasil nao é para amadores !

  8. “Técnicos do Tesouro previam,

    “Técnicos do Tesouro previam, em 2013, o agravamento da política fiscal”, a dona da cantina que os tecnicos almoçavam, o porteiro do prédio dos tecnicos do tesouro, o carteiro que entrega cartas aos tecnicos do tesouso. previam o agravamento da crise fiscal.

    E então só a Dilma não sabia, claro que sabia mas entre perder o poder e prejudicar a nação a escolha sempre será pragmática.

    E olha que criaram o mito da gerentona que não gerencia.

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=5_Q9Gm6b-3w%5D

  9. gestão

    Lembro-me de vários artigos do Nassif sobre gestão, agora Nassif vc de seu conhecimento como vê essa atitude, eu acredito que nesse artigo:

    https://jornalggn.com.br/noticia/as-caracteristicas-do-modelo-dilma-de-gestao

     

    Você já teria demostrado que algo estava errado, e a crise era não saber administrar, foram escolhidos péssimos gestores que pela sua falta de capacidade criaram o resultado que temos aí, as vezes pareceres até razoaveis hoje em dia sobre determinados obras foram ignorados e agora temos elas paradas e superfaturadas, quanto a antiga reclação, inclusive sua, de uma necessidade de plano executivo era ignorada como se o tocar fosse tudo.

     

    O caso do Augustin, ele não tinha nem temperamento para estar no cargo, caso seja verdade o teor da reunião, por que vc sabe que é só olhar pelas necessidades que se pede para uma pessoa ser um gerente, vamos a algumas características, até usei copia e cola:

    • Ter facilidade em manter um bom relacionamento interpessoal, capacidade de adaptar-se a normas e procedimentos, trabalhar em equipe, boa comunicação, saber delegar funções e também identificar as prioridades; bem ele não tinha, • Saber tratar e motivar as pessoas de sua equipe, desenvolvendo as mesmas de forma profissionalmente e pessoal; • Ter a real noção da importância em disseminar as informações de importância para bom andamento dos processos e pessoas.• Utilizar da prática do CHA (Conhecimento, Habilidade e Atitude), se utilizando de Valores para assim obter uma Equipe de alta performance;• Utilizar de educação, respeito, ética, relacionamento interpessoal, empatia transparência, boa comunicação, facilidade em trabalhar com pessoas para assim poder formar uma boa equipe;• Ser um líder utilizando de práticas de coach, estimulando e proporcionando o crescimento de seus liderados;

    O problema da DIlma não é apenas política, é que ela não sabe escolher gerentes…quantas pessoas incapazes como Arno ouvimos hoje em dia??

  10. Não foi por falta de pedir para a Dilma acordar

    Mas reconheço minha ingenuidade aqui.

    A Dilma não pode acordar pois é uma Zumbi teleguiada, teria antes de ser insuflada por um sopro de vida.

    Os inúmeros telefonemas para o Agustin Arno (dezessete sem resposta em uma única ocasião) demonstram claramente que ela não tinha conhecimento do que se fazia e muito menos controle da situação.

    Que situação…..

  11. Se nas empresas estatais
    Se nas empresas estatais todos os cargos, inclusive os de chefia, fossem ocupados por técnicos como esses, não teríamos a lama que temos hoje. Onde partidos põem o dedo,  começa a deterioração.
     

  12. Pois é…

    Quem conhece as entranhas do governo federal sabe muito bem que esses cargos “sangue azul” são quase todos ocupados por coxinhas reacionários. Falo isso com conhecimento de causa. TCU, Fazenda, Planejamento, BC, CGU, Receita, PF e por aí vai.

    A questão tem a ver com a DIMINUIÇÃO DA ARRECADAÇÃO e não com “contabilidade criativa” que esses mesmos limitados NÃO VIRAM durante o governo FHC. As despesas estavam previstas e fixadas na Lei Orçamentária Anual.

    A arrecadação começou a deteriorar com o agravamento das ditas “manifestações de rua” ocorridas em 2013. E essas manifestações não eram mais do que essas mesmas sabotagens POLÍTCO/ECONÔMICAS que vemos hoje. Dois prêmios Nobel sairam em defesa da política econômica desse governo denunciando a INEXISTÊNCIA de justificativas macroeconômicas que fundamentassem essa deterioração. As questões do preço do Petróleo e das demais commodities não seriam suficientes para o cenário que se instalou porque uma parcela substancial da nossa economia estava fundada no MERCADO INTERNO e esse sim vítima do reacionarismo e manipulação de parcela significativa da elite política e econômica do Brasil.

    1. “Quem conhece as entranhas do

      “Quem conhece as entranhas do governo federal sabe muito bem que esses cargos “sangue azul” são quase todos ocupados por coxinhas reacionários”

      Olha aí o que eu falei mais cedo sobre o ódio dos militantes e filiados aos funcionários públicos…

      Obrigado por provar meu ponto.

    1. Os poucos que tiveram a

      Os poucos que tiveram a coragem de aparecer estão apelando para o manjado discurso de desqualificar o autor da mensagem, no caso, os funcionários CONCURSADOS, DE CARREIRA, que apontaram lá atrás as irregularidades.

      Para os petistas, concursado é “coxinha, sangue azul e reacionário”, como apontou um petista agora há pouco.

      Eles gostam mesmo é dos comissionados, dos apaniguados, pois esses via de regra são incompetentes que devem o carguinho ao partido, e por isso são obrigados a dizer amém para tudo o que lhes é ordenado…

       

      1. repulsa aos concursados

        “Para os petistas, concursado é “coxinha, sangue azul e reacionário”, como apontou um petista agora há pouco.”

         

        Isso não é exclusividade do petismo.

        Boa parte do espectro político (se não todo ele) tem uma predisposição prática e ideológica contra o servidor público concursado e independente, porque este tende a representar o Estado com observância do direito posto e, nesse contexto, é um potencial obstáculo às arbitrariedades (leia-se descumprimento da lei) praticadas pelos titulares do poder político e seus apoiadores de plantão.

        Daí o argumento do poder político de que o servidor público concursado “não tem legitimidade”, assertiva, entretanto, absolutamente falsa, pois este procura garantir o cumprimento do ordenamento posto e formalizado pelo próprio poder político: o servidor público concursado nada mais é do que aquele que impede o poder político de convenientemente (e subterraneamente) cair em contradição com ele próprio, poder político.

         

  13. “Técnicos do Tesouro” pilotam
    “Técnicos do Tesouro” pilotam hoje a Economia.
    O estrago tá aí para qualquer um ver.

    “Técnicos do Tesouro” são contra gastar dinheiro com pobre. Dinheiro, para os “Técnicos do Tesouro”, só para pagar juros.

    “Técnicos do Tesoura” são contra um Estado forte. O Estado, para eles, deve ter o tamanho de seus empregos. O resto é privatizavel.

  14. Este texto tem cara, cheiro,

    Este texto tem cara, cheiro, gosto aspecto pallociano. Alguém está se vingando, ao que parece. Mas também não custa lembrar que o mesmo posto de Arno, no período pallociano, foi ocupado por Levy. Arno disse o óbvio para servidores públicos: quem define a política é quem tem voto. Se alguém se sente ofendido por essa obviedade acaciana, é porque não suporta os resultados das urnas ou quer alterá-los por outros métodos. 

  15. Será Uma Ponte Para o Futuro… do Temer?

    A única coisa que realmente espanta é o GGN se prestar a simplesmente repercutir artigo encomenda de ocasião, para dar apoio e sustentação ao golpe paraguaio. 

    Seria mais justo e útil, nos atuais usos e costumes jurídicos, esclarecer por que a prática de arquivar conforme o método Grandis, ainda não reverteram ao criador o merecido reconhecimento e premiação global, pelos bons serviços prestados à “sociedade”? 

    Afinal, “tutti gente inocente… bem intencionada… e que só pensa no bem e futuro do Brasil”.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador