Torquato Jardim, um ministro deplorável e patético, por Janio de Freitas

temer_torquato_-_marcos_correa_pr.jpg
 
Foto: Marcos Corrêa/PR
 
Jornal GGN – Em sua coluna de hoje (1) na Folha de S. Paulo, o jornalista Janio de Freitas comenta sobre os três titulares do ministério da Justiça durante o governo Temer: Alexandre de Moraes, ex-secretário de Segurança de São Paulo e hoje ministro do STF, Osmar Serraglio, deputado ligado aos ruralistas, e Torquato Jardim, ex-ministro do TSE e que ocupava a pasta da Transparência.
 
O novo ministro mal assumiu o cargo e já devastou sua imagem, pontua Janio, ao dar uma entrevista com falas que “entraram pelo grotesco e saíram na indicação de que trouxe um risco à continuidade de investigações importantes”.
 
O colunista classifica Torquato como deplorável e patético, e afirma que agora os integrantes da Força-Tarefa da Operação Lava Jato terão razão ao achar que as investigações estão “sob ameaça real de cerceamento”. 

 
Leia mais abaixo: 
 
Da Folha
 
Deplorável é a palavra mais branda a aplicar-se a Torquato Jardim
 
Por Janio de Freitas
 
Os Irmãos Marx eram três. Três são os Patetas. Os irmãos Metralha são três. Sucessos sugestivos, entre tantos possíveis, de que o número tem boas relações com o patético e o cômico. Talvez esteja aí a explicação para o sucedido aos selecionados de Michel Temer para ministros. No caso, os sucessivos no Ministério da Justiça, que se não chegam a ser um trio são, ao menos, uma trinca.
 
Secretário de Segurança do governo Alckmin, Alexandre de Moraes vivia seus dias opacos em tranquilidade. Oferecida pela atenção intermitente e ligeira dada no Estado ao êxito, interno e além divisas e fronteiras, do paulista PCC. Apesar da boa vida, topou passar por ministro da Justiça em uma composição ministerial já mal conceituada.
 
Era exposição demais para os fundos de Moraes. Logo a pretendida reputação de constitucionalista estava rebaixada à condição de plagiário, com a revelação pública de que se apropriou de texto alheio. Em retribuição a suas providências, quando secretário, para defender a imagem de recato de Marcela Temer, ganhou um lugar no Supremo Tribunal Federal. Sem que a toga encubra, jamais, o efeito da revelação de sua indevida coautoria.
 
Osmar Serraglio surgiu como relator na chamada CPI do mensalão. Não aproveitou o bom conceito feito então, voltando a ser um deputado federal sem aplausos e sem críticas. Pescado por Temer para substituir Alexandre de Moraes, Serraglio foi em geral identificado com aquele relator. Por pouco tempo.
 
Quem apareceu com a nomeação foi o Serraglio de ligação sorrateira com interesses ruralistas de más finalidades, como a ação contra índios para apropriações de terras.
 
Em complemento à nova imagem, uma gravação conectou-o à corrompida fiscalização de frigoríficos no Paraná. Se a própria voz lhe foi infiel, não foi mais cordial o seu “amigo de 30 anos” Michel Temer, que lhe pespegou alguma coisa nas costas. Parece que muito dolorosa, porque Serraglio nem foi à posse do sucessor. Como também não se mostrará no Ministério da Transparência, que poderia ser um raio-X.
 
Sabia-se pouco sobre Torquato Jardim, o que justifica ignorar-se ser pessoa apressada. Genro do professor Leitão de Abreu, que governou o país para encobrir a inabilitação absoluta de Médici e, em substituição a Golbery, de Figueiredo, não consta que tenha se aproveitado da relação familiar –uma raridade em Brasília daqueles e de todos os tempos.
 
Seus anos no Tribunal Superior Eleitoral ampliaram-lhe a imagem de sério e competente. Ministro da Transparência de um governo emparedado, Torquato Jardim irrompeu para a Justiça, em substituição a Serraglio, de modo repentino e abrutalhado. Michel Temer não perde oportunidades de errar. Mas o seguimento foi do novo escolhido.
 
Torquato Jardim não esperou ser ministro da Justiça de fato e de direito para devastar a sua imagem. Na primeira entrevista depois de escolhido, para Daniela Lima na Folha, exalou disposições subservientes. Não bastando a fuga às indagações, mesmo as mais simples, fez afirmações que entraram pelo grotesco e saíram na indicação de que trouxe um risco à continuidade de investigações importantes. A começar das que se apliquem a comprometimentos de Michel Temer.
 
Deplorável é a palavra mais branda a aplicar-se ao Torquato Jardim que emerge do cargo de ministro da Justiça de Temer. Mas a palavra merece companhia: deplorável e patético.
 
Integrantes da Lava Jato enfim estarão certos, e sem paranoias, se deduzirem que as investigações agora estão sob ameaça real de cerceamento. 

Assine

Redação

18 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Eles não vao estancar a hemorragia?

    Enquanto era sangue petista que jorrava, ninguém se preocupava em estancar a hemorragia, pelo contrário, em vez de embolizar, eles rompiam no procedimento, de forma que o petista abrisse a pupila e o capeta o abraçasse.

    Agora que o sangue azul começa a mostrar a sua cor… Torquato vai embolizar. Antes tarde do que mais tarde ainda.

  2. DITADURA fhc NORTE AMERICANA JURIDICO MIDIATICA STF GLOBO!

    A folha é de propriedade de criminosos. Seus jornalistas e colaboradores são da mesma laia. Tudo o que eles produzem, inclusive esse ministro e esse presidente aí, não presta. 

    Assassinos!!!!

    Imagem relacionada

     

  3. Governo fake

    So sei que qualquer um que assuma um posto de primeiro escalão num governo ilegitimo e caindo pela corrupção é porque não tem ideias claras sobre Democracia e Republicanismo. Eh obvio que Temer quer um ministro da Justiça que controle a PF e lhe passe informações antecipadas. Eh para isto que Torquato Jardim foi posto la. Não ha nada de ético e moral nesse governo. Quem la permanece é porque, além das benesses do poder, coaduna com tudo isso.

    Sobre a imagem de Marcela Temer. Mais uma vez ocorre que tudo é falso em Temer. Até a recatada e do lar é apenas uma mera imagem a enganar patos amarelos.

  4. Patético e deplorável, a criatura feita à semelhança do criador!

    Não se passaram nem 24 horas do ato falho de Miguel Elias Lulia quando propalou alto e bom som: “quem assumir a locomotiva em 2018 encontrará um Brasil (o trem!) nos trilhos!”….esquecido de que seu triste destino de golpista usurpador que infelicita uma nação agonizante tem seu fim em 31/12/2018, logo após um processo eleitoral viciado e conspurcado em sua origem e execução….Torquato não foge ao sofrível padrão dos que o antecederam neste desgoverno TEMERário, como de resto não fogem os ministros odebretchianos pós Dilma.

  5. Torquato…..

    Primeiramente a imprensa deve tratar da sua bipolaridade. Mas então, as investigações, os resultados, os indiciameentos das Investigações da PF e de parte do Judiciário são importantes ou não? Contra todas as figuras envolvidas, mas principalmente contra a farsa de Estado que acreditavamos ter. Ou parte da nossa Elite acreditava que tinhamos. Quem quer participar desta farsa. Farsante almeja ser. Mas o mais inacredotável: o povo, a nação que deveria ter a última palavra em tudo, não participa do processo. Eleições diratas agora? Eleições diretas sempre. Liverdade sempre. Liberdade para qualquer um decidir se vota ou não. Liberdade para discordar deste sistema de eleição. Liberdade, liberdade, liberdade.   

  6. Deploravl e patético é o

    Deploravl e patético é o artigo do Janio de Freitas. Elogia o Ministro Torquato, seu perfil, fala mal dos anteriores no que não deixa de ter razão mas depois diz que o novo Ministro é inadequado. Se a descrição de seu perfil é bom, inclusive porque não

    se aproveitou de parentesco em Brasilia, porque agora é deploravel e patético?

    Para analisar se uma indicação é boa ou má é preciso antes saber quais são as opções de quem nomeia. Dentro do atual universo politico do Planalto o nome do novo Ministro parece perfeitamente adequado, tem formação e experiencia profissional de sobra, tem vivencia politica em Brasilia, Temer teria à mão opção melhor? Qual?  Então porqu é deploravel e patético?

    O arrazoado não fecha, parece apenas mania de critica sempre, tudo e todos, sem uma analise logica da realidade.

    1. Quer dizer que se as opções fossem o Beira-Mar e o Marcola…

      Que dizer que se as únicas opções do Temer fossem o Fernandinho Beira-Mar e o Marcola, nenhum deles seria deplorável nem patético?

      O fato do Ministro ‘não deplorável e não patético’ não ter praticado nepotismo em Brasilia não significa que não possa vir a macular-se, como insinuou que vai fazer, botando a PF nas rédeas curtas.

      André, eu lhe agaranto… que você… sei não, hein

    2. Entra ano e sai ano e eu

      Entra ano e sai ano e eu continuo lendo os textos desse Andre Araujo, tentando entender por quem os seus sinos tocam.

      Por vezes desce o pau no atual governo, agora defende o novo ministro.

      No presente caso, acredito que sua atitude se deva a citação de Leitão de Abreu e a inabilidade do ditador Medici para governar.

      Tocou na ditadura o AA fica bravo.

  7. Patetas

    “Integrantes da Lava Jato enfim estarão certos, e sem paranoias, se deduzirem que as investigações agora estão sob ameaça real de cerceamento.”

    Janio de Freitas , nas entrelinhas , marca com ferro o conceito de que só a esquerda é pura.

  8. Ministro da justiça é o fiel

    Ministro da justiça é o fiel escudeiro do presidente. Sem um ministro competente, o presidente pode cair. Pegue Lula-Márcio Thomaz Bastos e Dilma-Zé Cardoso. Não preciso dizer mais.  O que Temer escolheu é um ministro que consiga livrá-lo das guilhotinas vindas de várias frentes = PGR, PF, TSE e até, por incrível que pareça, Globo. E chegamos a um tamanho caos político que não vou me surpreender que Temer complete esse ano e meio de mandato, mesmo com apoio popular zero e não fazendo todas as reformas que o mercado, o real patrão de Temer, gostaria. E por um motivo = que político que quer ter futuro aceitaria, via eleição indireta, ser presidente com a obrigação de realizar as reformas da previdência? Logo, que Temer faça o serviço e tenha um salvo conduto para ir pruma cela. 

  9. Patético ou não, se esse

    Patético ou não, se esse sujeito acabar com a palhaçada nas corporações, ainda que seja por axfixia de verbas, poderá entrar para a História do País !

  10. O Ministro Bosta do Caralho foi demitido pq não contralava a PF

    O Osmar Serraglio tirou a bunda da cadeira porque, segundo o Aécio Neves:

    “(…) É um bosta de um caralho, que não dá um alô, peba, está passando mal de saúde pede pra sair. Michel tá doido. Veio só eu e ele ontem de São Paulo, mandou um cara lá no Osmar Serraglio, porque ele errou de novo de nomear essa porra desse (…). Porque aí mexia na PF.

    O que que vai acontecer agora? Vai vim um inquérito de uma porrada de gente, caralho, eles são tão bunda mole que eles não (têm) o cara que vai distribuir os inquéritos para o delegado. Você tem lá cem, sei lá, 2.000 delegados da Polícia Federal. Você tem que escolher dez caras, né?, do Moreira, que interessa a ele vai pro João”.

     

    De fato, André Araújo, as opções do Temer são parcas. Em razão disso, ele tirou um merda, Alexandre Moraes, botou um bosta, Osmar Serraglio, em seu lugar, e agora troca um bosta por um bolo fecal.

    O Joesley jogou bosta no ventilador dos golpistas.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador