Tribunal decreta impeachment de Witzel

Com a decisão, o político ficará inabilitado para o exercício da função pública e será oficialmente destituído do cargo

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Jornal GGN – O Tribunal Especial Misto (TEM) decretou, hoje, o impeachment do governador afastado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC). Pouco antes das 17h desta sexta (30), já se consolidava 7 votos necessários para a condenação de Witzel por crime de responsabilidade, acompanhando o voto do relator Waldeck Carneiro, deputado pelo PT.

Para que fosse efetivada, a condenação precisava ser aceita por dois terços dos votos do colegiado – composto por 5 desembargadores e 5 deputados estaduais, ou seja, 7 votos pelo impeachment de Witzel.

Com a decisão, o político ficará inabilitado para o exercício da função pública e será destituído do cargo. Neste caso, Cláudio Castro (PSC), atual governador em execício assume interinamente. E mesmo que o Tribunal optasse por inocentar, uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteria o governador afastado do cargo.

Logo no início da sessão final do Tribunal Misto, Wilson Witzel afirmou que espera “um julgamento justo e técnico”. “Não desistirei jamais do cargo”, completou.

Após o voto do relator a favor do impeachment, o governador afastado se manifestou nas redes sociais: “Lamentavelmente o Relator Deputado Waldeck Carneiro do @ptbrasil está usando exclusivamente a delação de Edmar Santos para fundamentar seu voto, absolutamente contrário a técnica jurídica sem compromisso com um julgamento justo.”

Em seguida, o desembargador José Carlos Maldonado de Carvalho, 1º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Estado, também votou a favor do impeachment do governador. Seguiram o mesmo voto o deputado estadual Carlos Macedo (Republicanos), o desembargador Fernando Foch de Lemos Arigony da Silva, o deputado Chico Machado (PSD), a desembargadora Teresa de Andrade Castro Neves.

Redação

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador