TV GGN 20h: Itamaraty lança campanha mundial contra Lula e o PT

Confira o comentário de Luis Nassif sobre os últimos acontecimentos da política e da economia brasileiras nesta quarta-feira, 30 de setembro

O tema do TV GGN 20 horas é a campanha feita pelo Itamaraty contra Lula e o PT. Confira este e outros destaques logo abaixo:

Nassif comenta sobre a sinuca de bico em que está o ministro da Economia, Paulo Guedes. “Os governos morrem quando não conseguem decifrar os enigmas econômicos”

“O governo Bolsonaro está chegando na mesma encruzilhada de outros presidentes. É uma crise de três pernas: crise de inflação, os dados de emprego estão em uma situação complicada (…) Desde o início da crise, foram 12 milhões de empregos perdidos”.

“É um quadro que, por onde você olha, você vê uma crise brava pela frente. Então, você vai ter o desafio de administrar três enigmas: a inflação, a taxa futura de juros e a questão do desemprego. O balanço final da economia ainda não foi dado”

“Paulo Guedes entrou em uma fria irresponsável, que amarrou a expectativa de mercado à Lei do Teto de tal jeito que não dá para segurar a guerra-fria”

“Se tivesse um ministro realmente eficiente e ponderado, se poderia abrir mão da transição da Lei do Teto sem problemas. Guedes criou um rastilho, ele não tem competência para apagar e vai explodir”.

“O Bolsonaro cada vez mais está dependendo da renda básica para se sustentar politicamente”.

Não tem como financiar a renda básica com a Lei do Teto, e o Guedes tem muitos bloqueios ideológicos para aumentar a arrecadação em cima de quem ganha mais. Então ele criou uma armadilha que não tem jeito

Você tem um conjunto de incertezas e algumas certezas. Certeza 01: descarte de Guedes. Ele é um figurativo (…) Bolsonaro já não vai na conversa dele e o mercado se desencantou com ele por ser atrapalhado, não ter foco (…) Ele vai ficar até o momento em que Bolsonaro mandar romper a Lei do Teto

À medida em que Bolsonaro precisa da Renda Cidadã, Bolsonaro vai radicalizar. Vai ter aumento da repressão política. A Polícia Federal está se encaminhando para ser uma polícia política

Está um clima de fim de festa (…) Você vai ter situação social se agravando, desemprego, Supremo alinhado com o Bolsonaro (…) Agora vai ter que ter a reavaliação para ver o que tem por aí”

Agora existe um ponto complicado: os diplomatas receberam do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, um vídeo para divulgar em todas as embaixadas com ataques pesados ao PT e ao Lula.

“Ele está mandando por whatsapp para todos os diplomatas divulgarem esse vídeo”. A gravação em questão aponta Lula como “ladrão” e Bolsonaro como “honesto, humilde e corajoso” com “ministros técnicos e cidadãos de boa índole”

“Isso está sendo distribuído para as embaixadas brasileiras divulgarem no mundo inteiro. O que consola um pouquinho é ver o debate entre Biden e Trump e o sinal de queda de um grande império”.

“Você nunca viu candidatos tão despreparados, China com uma organização primorosa casando Estado e mercado, e os EUA nas mãos de um presidente que mente tanto que parece que ele e o Bolsonaro tiveram a mesma criação. O nível dele (Trump) e do Biden envergonharia qualquer americano branco”, pontua Nassif.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora