Um ano após ataque ao Capitólio, Trump segue impune e a democracia, em risco

Segundo editorial do New York Times, americanos afirmam que a normalidade política está longe de ser realidade no país.

Foto: Pixabay


Um ano se passou e os americanos continuam enfrentando resquícios da invasão ao Capitólio. Donald Trump segue em liberdade e dezenas de legisladores republicanos tentam fraudar legalmente as próximas eleições.

O objetivo é criar leis que darão um verniz de legalidade às fraudes eleitorais, segundo o New York Times. Centenas de leis que dificultam o voto livre, por exemplo, já foram propostas. 

Mais de 30 projetos de leis já foram aprovados na Câmara. Elas permitem que as legislaturas estaduais sabotem suas próprias eleições e derrotem a vontade de seus eleitores. 

Essas leis permitem desde mudar as regras para tornar mais fácil aos legisladores rejeitarem votos, caso não gostem do resultado, até substituir funcionários eleitorais profissionais por atores partidários que defendem seus próprios interesses. 

Além disso, Donald Trump segue sem ser acusado pelo atentado, mesmo propagando mentiras e atiçando a violência política no país. A Comissão bipartidária da Câmara já interrogou 300 pessoas e analisou 45 mil documentos para acusar o ex-presidente americano, porém, o órgão não tem poder para abrir processos criminais. 

Essa não é uma realidade muito distante. Jair Bolsonaro nunca escondeu que flerta com o modelo de governo de Trump. Ele nem mesmo criticou o ex-presidente após o atentado, e ainda  disse que no Brasil poderia ocorrer pior caso fosse mantido o voto eletrônico.

Desde sua vitória nas eleições, Bolsonaro não parou de atiçar a desconfiança em relação ao processo eleitoral, mesmo sem provas.

Ele convocou e liderou manifestações golpistas e contra instituições, acusando ministros do Supremo. A mais marcante foi a de 7 de setembro, quando manifestantes furaram o bloqueio e chegaram a 500 metros do Supremo Tribunal Federal. Qualquer semelhança não é mera coincidência.

Em artigo publicado em O Globo desta quinta (6), a jornalista Miriam Leitão lamentou que Trump tenha saído do episódio no Capitólio impune, já que o Departamento de Justiça americano não dá o menor sinal de que pretende investigar a participação do republicano no atetando.

Para Leitão, é um péssimo sinal para o Brasil e o mundo. Passa a mensagem de que ataques à democracia por parte de quem já esteve no poder não são passíveis de punição.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador