Um país acovardado, por Danilo Strano

stf_plenario.jpg
 
Um país acovardado
 
por Danilo Strano
 
Um STF que se acovarda frente ao poderoso Renan Calheiros, um presidente da República que tenta a todo custo proteger seus aliados com medo de abrirem a boca, uma grande mídia que com medo de perder anunciantes e parcerias com o governo não se manifesta, um judiciário que toma atitudes pensando na reação do público e dos amigos, partidos calados com medo de serem citados em alguma das tantas listas, uma Câmara dos Deputados que elege seu presidente para se proteger de acusações, sindicatos patronais que se escondem atrás de conchavos, e por fim, uma população que foi as varandas bater panela, mas agora se esconde com medo do futuro. 
 
Brasil, fevereiro de 2017, parece que a prioridade de toda população próxima ao campo conservador é se auto-proteger, seja por medo da cadeia, de perder poder, de perder dinheiro ou mesmo criar uma indisposição com parcela da sociedade, todos parecem se calar e esperar os próximos capítulos. Mas chegamos a um impasse! O foco de todas movimentações levavam a prender Lula e inviabilizar uma candidatura forte e com reais chances de vencer novamente com um projeto popular, porém, todas investigações não levaram a nada concreto e a morte da companheira da vida do ex-presidente cria uma simpatia natural da população com ele.

 
Por outro lado, o campo progressista também não faz nada para mudar o ritmo das coisas. Com medo de perder poder, o PC do B e alguns petistas votam em Maia para presidência da Câmara. Os sindicatos dos trabalhadores não conseguem promover grandes manifestações, pois tem medo de perder os poucos direitos que estão sobrando. Os antigos líderes e formadores de opinião se dividem entre o Volta Dilma e o Lula 2018, mas mesmo assim de forma envergonhada, pois sabem que parte da população ainda tem a Lava Jato como guia para vida.
 
Vivemos em um momento que a classe média não admite o que fez, pois admitir a burrice é difícil. Um momento em que as camadas populares sabem que não apoiaram com todas as forças a companheira Dilma, pois assim o golpe não passaria e não sabem para onde correr. Um momento que os verdadeiros donos do capital estão sorrindo à toa. Enfim, quem diria que o sentimento do presidente Lula verificado na escuta ilegal, onde disse “O STF está acovardado”, se espalharia para toda sociedade brasileira.
 
DANILO STRANO é cientista político
 
0gif-tarja-autores-que-sigo.jpg
 
 
Redação

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O Brasil, não; apenas essa

    O Brasil, não; apenas essa corja que tomou o poder sobre as instituições e que não representa o Brasil, de jeito nenhum.

    O Brasil não passa na TV, o que passa na TV não é o Brasil.

  2. SP à venda !!! Br à venda! Humilhação consentida!!!

    Resposta simples: ao país acovardado do Brasil restará somente a comtemplação da sua sua própria desgraça. SP é um exemplo do que acontecerá no paísinteiro:  privatização geral e irrestrita, ou seja, a entrega do patrimônio público a preço de banana !. Poderia ser diferente? Claro que sim ! Mas quem pensou nisso e implementou uma política pública de aconscientização do povo sobre a importancia do ESTADO E DAS SUAS POLÍTICAS INCLUSIVAS para construção de uma Nação independente, Soberana e voltada para o social e distribuição de renda?? Não tem jeito: um povo nascido num país rico comomo Brasil, mas vítima da despolitização e manipulação, só pode dar nisso mesmo: estupro coletico e/ou cornice consentida! O Brasil foi vendido com o povo dentro! A revolta vem,mas e daís?? Décadas de pobreza e humilhação ao povo brasileiro, simples assim… 

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=kinBUKjvdPs%5D

     

     

     

  3. O stf não está acovardado. É

    O stf não está acovardado. É preciso muita coragem pra fazer tudo que tem feito desde os tempos do julgamento do “mensalão”, ou não é? Parar com esta história de “stf acovardado”.

    1. O STF não está acovardado

      O STF não está acovardado pois fez o que fez e sabe muito bem o que fez. Repetiu o comportamento de 1964 a chancelou o golpe contra a constituição da qual se dizem guardiões.

      Não passam de uma cambada de bandidos e negociantes que trocam o poder que tem por benefícios, aumentos salariais, esconder processos em troca de vantagens, etc etc. São bandidos não covardes.

      Covarde no estrito significado da palavra é a mioria dos brasileiros que a tudo assistem e rezam para que o terror não chegue neles.

      Tem o governo que mercem o vão se foder, inclusive aqueles mais ricos.

      1.  
        Não vejo como o povo possa

         

        Não vejo como o povo possa estar acovardado. Estes não nasceram em berço de ouro. Não foram criados à tripa-forra, não tendo botim como herança, há desfrutar. Portanto, nada tendo a perder. De que iriam se amofinar acovardando-se?  Estes filhos do povo, são pessoas de outra cepa. Eles, desde que chegam ao mundo, enfrentam muita luta para sobreviver, e assim, se mantém por toda sua existência.

        Covardia e insensibilidade ataca com mais frequência o burguês midiota, É injusto e incorreto, cobrar do povo o que é de responsabilidade das elites de merda que, em sua maioria, roubam, se apropriando da terra, e dos lucros gerados pelo trabalho do povo. Da alta-burocracia do Estado, auferindo salários e benefícios de marajás, arranjados em conluio com as corporações de classe, para tal engendradas.

        Nenhuma dessas excelências de merda tem autoridade moral, ou conduta ilibada, como apregoam. Na verdade, não passam de um bando de sacripantas hipócritas. Em parte estou de acordo com você Jossimar. Discordo da sua conclusão.

        Orlando

  4. Muito estranho este Strano: será mesmo covardia?

    Não é questão de covardia. O STF não fez nada porque foi covarde. O STF fez tudo porque  compactuava e participava ativamente de tudo que está aí. O STF tirou,  mais uma vez,  a máscara, exibindo conscientemente   as diferenças gritantes de tratamento no caso Moreira Franco e Lula.  Pode não haver uma confissão de objetivos, mas já deixaram claro os objetivos, e apenas não podem ou não querem confessar. Já o haviam feito no mensalão, e apenas continuaram na mesma tônica.

    As razões são as mais diversas, mas entre elas fica claro a defesa de uma casta ( que se sobrepõe às classes economicas ) que não gosta e nem gostava de dividir seu espaço privilegiado. Quando um ministro acha impertinente o questionamento de um ex-operário, e sai a público emitindo seu julgamento, como fez o agora imaculado Teori. Quando um juiz Barroso,  formado em uma universidade pública e que usufruiu da formação de alto nível e em escolas superiores publicas,  agora defende a privatização de sua universidade. Quando um outro juiz de primeira instância trata um ex-presidente menosprezando-o e trata sua defesa de forma desrespeitosa, enquanto trata um outro ex-presidente com mesuras, ele esta afirmando que o outro não deve ousar  se aproximar. Monta um processo contra o acervo presidencial, pois quer afirmar que aquele operário não deveria jamais ter sido presidente. Uma vez investidos em seus cargos, vestem com a toga  a vestimenta desta casta,  e o que fazem não pode ser considerado covardia, mas sim tomada de posição. 

    Assim nesta mesma casta independente de quanto dinheiro tenham,   dela fazem parte aqueles que se identificam com as idéias de exclusão, foram as ruas não por causa da corrupção, mas sim para, brandindo ódio, dizer não me importa o que se faça, contanto que tirem de perto de mim estes outros. Então,  não é por covardia que não voltam às ruas. È porque o objetivo difuso foi na visão de muitos alcançado. Afinal todos sabemos que ninguém nunca ficou chocado, com a conhecida e reconhecida corrupção que sempre grassou entre os políticos da direita.  Quando se fala da corrupção dos seus, isto não é um problema, afinal todos se sentem Franciscos.

    Sim temos no dia a dia da política, políticos cujo hábito da política parlamentar  defendem esta forma de vida, pois já pertencem à mesma casta, mesmo quando defendem lados diferentes. Mas para estes. o mundo se resume à câmara. Existem alguns é claro que vêm além disto e  é claro que estes tem um olhar e uma ação que vem do compromisso com o mundo lá fora. Mas  para estes,  que se enclausuraram no parlamento, não é covardia são defesa de interesses. Interesses que se misturam é claro, e vão dos pessoais aos da bancada e em resumo da casta. Esta casta difusa que vai desde os tradicionais, aos arrivistas  e também  os que um dia foram e já  não são, mas que ainda se sentem. E há ainda os que gostariam de ser. Não importa, a quantidade de posses ou de dinheiro, apenas o sentimento de que existe o outro. 

    Mas é fácil generalizar, e esta análise de Strano ao chamar todos de covarde é também  uma introjeção dos valores desta casta. Ninguém vê  os movimentos e os protestos que ocorrem no país, de alto a baixo, pois não aparecem na telinha. E se não aparecem na telinha não existem. E quanto existem  ou quando aparecem são minimizados. O país se convulsiona, Brasília autista se isola, e os  neoliberais usando da constituição destroem o país,  o judiciário segue a lei quando  é conveniente e uma parcela vive de colocar a culpa nas vítimas .

    Pois me parece que o que querem é a Av Paulista cheia dos mesmos e  não o terão. Pois aqueles que aceitaram os ganhos que tiveram,  durante o governo Lula, e lá estavam,  acreditam piamente, que tudo aquilo não foi devido a uma política, mas sim porque era um direito deles e apenas deles.  Isto é muito similar a forma como sempre trataram  os presídios, nunca se importando com presos ou policiais, desde que seus domínios não sejam ameaçados. Aí começam a falar  da ética  que um policial deve ter , ou das obrigações sociais que um policial deve ter etc….  E todos batem palma   quando a bestialização do outro é apresentada ao vivo e a cores em programas como Cidade Alerta, patrocinados, produzidos e apresentados por um membro eminente desta casta.

      Mas a Av. também  ficou cheia com os outros. Mas cheia  nas ruas e esvaziada nas telinhas, assim como fazem com todos os protestos contra tudo que está aí. As manifestações de trabalhadores, servidores publicos e tudo o mais  não aparecem na telinha, ou quando aparecem, são tratadas sempre de forma a minimizar, ou de forma deletéria. E me parece que mesmo alguns de nossos analistas e intelectuais  introjetam e propagam a idéia de covardia, o que sem dúvida jogar a culpa na vítima. Se o objetivo é chamamento para o confronto, estão muito enganados, nenhum líder  no meio de uma batalha jamais chamou seus comandados de covardes. Já temos presos e vítimas desta repressão, mas ainda assim o chamam de covarde.

  5. ACORVARDADOS

    STF , A MÍDIA PIG, O GOVERNO NÃO  SÃO SOMENTE COVARDES SÃO TAMBÉM ESPERTOS. A ESQUERDA NÃO ESTÁ SE ESCONDENDO, NÃO ESTÃO COM MEDO DA LAVA JATO, MAS  PENSO QUE O POVO SIM, ESTÁ ACOVARDADO.

    EU DUVIDO QUE AQUELES QUE SAÍRAM PARA PEDIR FORA DILMA TEM PEITO PARA ENCARAR FORA TEMER , MOSTRAR  TODA AQUELA ENERGIA QUE MOSTRARAM CONTRA O DILMA PARA O TEMER.

    AQUELE POVO SÃO UNS BANDO DE BUNDÕES, ESTÃO COMENDO CAPIM PELA RAIZ , MAS NÃO ARREDA O PÉ NEM PARA DEFENDER SEUS PRÓPRIOS INTERESSES,O QUE ELES FAZEM AINDA, DEFENDENDO O GOVERNO NÃO É VERGONHA, NÃO É NEM DIZER QUE NÃO QUEREM DAR O BRAÇO A TORCER, ISSO CHAMA-SE PURA COVARDIA. STF, MÍDIA PIG, PF, MORO, GOVERNO,GOLPISTAS, BUNDÕES DEVERIAM TODOS LEVAR  CHUMBO GROSSO NO RABO.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador