Um roteiro para entender Gilmar

As investigações da CPI de Cachoeira ainda estão no começo.

Da relação de gravações constam conversas pinçadas, não contextualizadas, que exigem trabalhos adicionais de investigação para separar o joio do trigo – as conversas banais das pistas consistentes.

Aqui vai um pequeno roteiro das menções ao Ministro Gilmar Mendes, com sugestão de pesquisas adicionais, visando esclarecer objetivamente os fatos, inclusive para não cometer injustiças.

Até agora, levantamentos dos inquéritos da Polícia Federal indicam os seguintes episódios envolvendo o Ministro Gilmar Mendes, do STF(Supremo Tribunal Federal).

O caso do avião

No Apenso 1, Volume 2 , página 9, conversa de Carlinhos Cachoeira com o ex-vereador Wladimir Garcez, considerado seu elo com o governador Marconi Perillo.

Wladimir pede autorização a Cachoeira para que seu avião possa trazer Demóstenes Torres e Gilmar de São Paulo. Provavelmente refere-se a Gilmar Mendes. Cachoeira autoriza e diz para Wladimir preparar o avião, enquanto ele localiza o piloto.

Houve algum problema e, em um segundo telefonema, Wladimir informa ter conseguido um King Air com um certo Rossini. Na conversa, reitera que junto com Demóstenes viria Gilmar.

Pesquisa: levantar a chegada de Gilmar e Demóstenes em São Paulo e os registros que comprovem se foram para Brasília no avião emprestado. Gilmar continua devendo os comprovantes de seus gastos na viagem à Alemanha.

Sobre o araponga de Gilmar

Na página 47, uma conversa entre Cachoeira e o araponga Jairo, não degravado pela Polícia Federal.

A conversa é sobre a reportagem do Estadão sobre os “personals arapongas” utilizados por Gilmar Mendes.

Pesquisa: a degravação da conversa.

Sobre um habeas corpus a um preso

No Apenso 1, voluma 3, páginas 84 e 85

É uma gravação de conversa de Gleyb Ferreira da Cruz com um advogado de nome Eney. Gleyb era homem de confiança de Cachoeira. Olavo, prefeito de Piraquê.

Eney informa Gleyb sobre um HC impetrado por Olavo Júlio Macedo.. Diz que o relator é Gilmar Mendes. Pede a Gleyb para “manter contato no STF, visando liberar o preso, cujo HC está com o Ministro Gilmar Mendes”.

Pesquisa: resultado do HC, se é que chegou a ser concedido.

O caso CELG

No Apenso 1, Volume 5, páginas 115 e 116

São conversas de Cachoeira com Demóstenes sobre a CELG (Centrais Elétricas de Goiás). O objetivo de Cachoeira era reduzir as dívidas da CELG.

Na conversa, Demóstenes diz que “conseguimos puxar aqui para o SUPREMO uma ação da CELG aí, viu!? O GILMAR mandou buscar … deu repercussão geral pro trem aí… pode .. dependendo da decisão dele pode ser que essa CELG .. essa CELG se salva, viu!” A reação de Cachoeira é entusiasmada, propondo uma comemoração a Demóstenes.

Pesquisa: qual o interesse objetivo de Cachoeira na CELG. Participaria da privatização? E também o trajeto da ação no STF. Qual foi a sentença de Gilmar? A redução da dívida chegou a se concretizar?

 

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador