Vargas, JK, Jango, Lula, Dilma e a oposição ao desenvolvimento

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Todos os governos desenvolvimentistas brasileiros foram atacados, solapados, um deles derrubado. Foi assim com Getúlio Vargas, com Juscelino Kubitschek, com João Goulart, com Lula e com Dilma. Um ranço da República Velha e da Revolução de 1930, que insiste em retardar o desenvolvimento do Brasil. Parece que não querem o País como potência mundial.

Nunca perdoaram Getúlio Vargas por ter criado o contrato de trabalho e as estatais de infraestrutura. Antes o trabalhador era quase um escravo. A CLT garantiu o direito a férias, décimo terceiro salário, FGTS, hora-extra e outros direitos.

Além desses, Vargas estabeleceu o salário mínimo, a previdência social, a escola pública e a saúde pública. Criou estatais estratégicas para o desenvolvimento do Brasil como a Eletrobrás, o Banco do Nordeste, a Vale do Rio Doce, a CSN para processar nosso aço, a Petrobras, empresa criada com apoio do movimento sindical e estudantil na campanha “O petróleo é nosso”.

Naquele momento as petroleiras, principalmente a Esso, a Shell e a Texaco, que faziam parte do cartel internacional chamado “sete irmãs”, diziam que não havia petróleo no Brasil. Evidentemente para o Brasil continuar comprando gasolina e óleo diesel delas.

As “três irmãs” bancavam a imprensa brasileira da época com gordos anúncios. O melhor exemplo disso é o Repórter Esso, uma espécie de porta-voz da UDN, que foi ao ar pela primeira vez em 28 de agosto de 1941 (uma versão norte-americana de “Your Esso Reporter”).
Ao criar a Petrobras, Vargas desafiou o conluio de petroleiras e imprensa. O ódio da imprensa da época veio imediatamente destilado em manchetes garrafais contra ele. Entre os inúmeros ataques, o jornal O Estado de São Paulo guarda em seus arquivos um memorável editorial, radicalmente contra a criação da estatal.

Vargas, que nunca ostentou riqueza, foi bombardeado dia e noite com acusações de corrupção. Seu governo era chamado pelos jornais e rádios da época de “mar de lama”.  Acuado pelos ataques da UDN, de seu líder maior, Carlos Lacerda, da imprensa que servia a ela, e dos militares, arrasado moralmente pelo massacre de notícias levianas, Vargas se matou.
As mesmas forças que o levaram ao suicídio tentaram, em seguida, impedir a posse de Juscelino Kubitschek, mas foram frustradas pela operação comandada pelo general Henrique Lott, que garantiu a cerimônia.  JK retomou o projeto desenvolvimentista de Vargas com o Plano de Metas “50 anos em 5”.

Com JK, o Brasil, que era uma grande fazenda, de agricultura, na sua grande extensão, ainda rudimentar, onde fazendeiros de Goiás se divertiam nos finais de semana cassando índios, atirando só para ver o tombo, cresceu, deslanchou a industrialização, expandiu a malha rodoviária, elétrica e telefônica, e construiu Brasília, como parte da “Marcha para o Oeste”.
No governo dele, a cultura floresceu com o Cinema Novo, o teatro, a literatura, o futebol, com a vitória do Brasil na Copa de 1958. Tudo isso embalado pela Bossa Nova elevou a autoestima dos brasileiros, projetou o Brasil no mundo e proporcionou um sentimento de futuro promissor.

Mas, mesmo assim JK comeu o pão que o diabo amassou. Durante seu mandato, as mesmas forças políticas juntamente com a imprensa familiar que servia a elas, atacou JK diuturnamente com acusações de corrupção dizendo ser “o governo mais corrupto da história do Brasil”.  JK sofreu duas tentativas de golpe, apoiadas por setores conservadores. Morreu num controvertido acidente de carro em agosto de 1976, durante a ditadura militar.

O massacre midiático com acusações de corrupção a JK criou o ambiente para a candidatura do desengonçado gramático Jânio Quadros. Jânio foi lançado como o grande salvador da pátria, o homem que iria varrer a corrupção do Brasil. O símbolo da campanha dele era uma vassoura. Mas apenas varreu a sujeira para debaixo do tapete.

Jânio foi uma marionete nas mãos dos conservadores para barrar as forças políticas progressistas lideradas por Leonel Brizola e outros políticos ligados à reforma social. Sete meses depois da posse, Jânio renunciou.

Com a renúncia de Jânio, o vice João Goulart, ex-ministro do trabalho de Getúlio Vargas, assume a Presidência da República. João Goulart, o Jango, resgata o projeto de desenvolvimento de Vargas e JK, amplia os direitos sociais, dobra o salário mínimo e tenta governar aliado aos trabalhadores.

Jango quis fazer as reformas de base, políticas públicas para inclusão social centradas na educação, na saúde, na reforma agrária, e em outras áreas, que ajudaria o Brasil a superar as injustiças principalmente com as populações afrodescendentes e indígenas, escravizadas e vilipendiadas desde o período colonial. 

Em 1964, o Brasil pulsava, vivia um raro momento de liberdade e de criatividade na música, no teatro, no cinema, na literatura, nas artes plásticas, nas universidades, na política e na vida social.

Os conservadores reagiram a isso e começaram a atacar Jango barbaramente da mesma forma que Getúlio e JK foram atacados, acusado pela imprensa familiar de corrupção e de querer implantar no Brasil uma “República Sindicalista”.

Durante todo o seu curto governo foi vítima de uma cruzada da imprensa devastadora e finalmente deposto pelo golpe militar articulado no Congresso juntamente com a Embaixada dos EUA, com a participação da CIA, como mostram documentários produzidos recentemente. Em seguida, o Brasil entra para o calvário em 21 anos de uma ditadura torturadora.

João Goulart morreu em sua fazenda, na Argentina, também de forma suspeita, com versões controvertidas sobre sua morte. Ele era um dos nomes de políticos, vigiados por militares brasileiros, constante da lista da “Operação Condor” para ser eliminado, segundo depoimentos prestados na Comissão da Verdade e em livros publicados sobre o caso. A Operação Condor era formada por militares e policiais de ditaduras da América do Sul, coordenada pela CIA, para eliminar líderes opositores aos regimes ditatoriais.

Com o fim do regime militar e a volta das eleições diretas, setores conservadores, com forte apoio da imprensa familiar, inventaram a candidatura de Fernando Collor, nos mesmos moldes da candidatura Jânio Quadros, a fim de barrar as candidaturas de Lula e de Brizola, que despontavam como alternativas da esquerda com forte respaldo nos movimentos sociais. Movimentos organizados, que fizeram a campanha por eleições diretas, participaram dos debates no Congresso Constituinte, além de outras coisas, ampliaram direitos para consolidação da democracia e da cidadania. 

Collor, vendido à opinião pública como “moderno”, declarou guerra à “Era Vargas”, ao Estado e aos direitos sociais e trabalhistas.

Empolgado com as ideias neoliberais dos governos de Margareth Thatcher, da Inglaterra, e Ronald Reagan, dos EUA, Collor queria reduzir o Estado ao mínimo com privatização irrestrita de empresas públicas e reformar a CLT. Eleito como “caçador de marajás”, o homem que também iria varrer a corrupção no País, por ironia da história, acabou impedido por corrupção.

Fernando Henrique Cardoso foi outro presidente obstinado pelo fim da “Era Vargas”. Determinado a levar a cabo o que Collor começou, Fernando Henrique deu continuidade à redução do Estado com a venda de empresas estatais, que ficou conhecida como “privataria tucana” tendo em vista a promiscuidade entre governo e mercado na formação dos consórcios compradores.

Além disso, tinha a ideia fixa de que o “mercado” resolveria os problemas do Brasil. Investiu contra conquistas sociais dos trabalhadores, mas os trabalhadores organizados não permitiram que o estrago fosse maior.

Lula e Dilma fizeram exatamente o inverso dos governos Collor e Fernando Henrique. Colocaram o Estado como indutor do projeto de desenvolvimento sustentável com inclusão social e redução das desigualdades sociais e regionais. Fizeram governos democráticos, de diálogo, aberto à participação de trabalhadores e empresários. O famoso “Conselhão” e outras instâncias foram criados para isso.

O fato é que, com essa estratégia o Brasil passou de 13ª maior economia do mundo, em 2002, para a 7ª posição. O PIB que era R$ 1,55 trilhão, em 2003, saltou para R$ 4,84 trilhões em 2013. Outros robustos indicadores demonstram melhoria generalizada em muitas outras áreas, principalmente em relação à inclusão social e à superação da pobreza. 

Ocorre que os governos Lula e Dilma, de caráter desenvolvimentista e de inclusão social, têm sofrido as mesmas perseguições que os governos Vargas, JK e Jango.  Sobreviveram, desde 2003, a ataques quotidianos, impiedosos, com o mesmo ranço golpista que caracterizaram momentos históricos passados. Como se o Brasil não pudesse tornar-se uma potência econômica desenvolvida. As informações sobre os feitos do governo têm sido deliberadamente bloqueadas pela velha imprensa familiar e em seu lugar, ataques incessantes. Mesmo no limite da indignação, em nenhum momento a liberdade de imprensa foi violada.

Isso ficou claro nas eleições deste ano com a transformação de publicações semanais e telejornais em verdadeiros panfletos eleitorais em favor do candidato da oposição. Destilaram ódio e preconceitos à exaustão, de forma subliminar, na disputa eleitoral, jogando o povo contra o governo de forma irresponsável.  O candidato Aécio Neves dizia que iria “varrer” o PT do governo, como se o Estado fosse uma propriedade da elite, como se o PT estivesse usurpando o poder. Um verdadeiro ralhado da Casa Grande à Senzala.

Lá no fundo da história, revirado pelo vale-tudo para ganhar a eleição a qualquer custo, estava o atraso, mergulhado no pântano da intolerância, dos preconceitos de todo tipo, sobretudo se alimentando do ódio de classe. Aécio Neves não teve o menor pudor de trazê-lo de volta à tona.
Andou de braços dados durante toda a campanha eleitoral com setores mais atrasados do País, que o processo de democratização se encarregou de colocá-los no ostracismo. Hoje o atraso brada contra a democracia, se espraia pela internet e pelas ruas em ondas de intolerância, principalmente entre jovens vulneráveis a seus apelos. O atraso está por aí, vociferante, atacando cidadãos.

Quem deu voz e trouxe a extrema direita para o centro da política brasileira, e flerta com ela, foi o PSDB, um partido que assumiu a ideologia da velha UDN. Isso não começou agora. O candidato Alkmin com sua Opus Dei, o candidato Serra se valendo do extremo conservadorismo, o candidato Aécio com Bolsonaro, o ex-presidente Fernando Henrique escrevendo contra o diálogo proposto pela Presidenta Dilma, e o Líder do PSDB, Carlos Sampaio, com ação na justiça pedindo recontagem de votos digitais, todos alimentando o ranço golpista, são os verdadeiros responsáveis pelo retrocesso na política, pelas ameaças à democracia e aos governos de desenvolvimento sustentável e inclusão social.

(*) Laurez Cerqueira é autor, entre outros trabalhos, de Florestan Fernandes – vida e obra; e O Outro Lado do Real.
 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

39 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. ..é de doer de rir…..

    prezados

     

    o articulista  escreveu:…..

    “….Todos os governos DESENVOLVIMENTISTAS  brasileiros foram atacados, solapados, um deles derrubado. Foi assim com Getúlio Vargas, com Juscelino Kubitschek, com João Goulart, com Lula e com dilma…….”

     

    …..eu  respondo:……KKKKKKKK..so no blog dop Nassif  se faz  essa comparação com esse adjetivo

     

    è de doer de rir……

    1. Engano seu. Além de outros

      Engano seu. Além de outros blogs “sujos” há varios livros a respeito desses governos. Ou seja, a própria história. Sem falar nos documentos da Biblioteca do Congresso dos EUA, que mostram a participação de alguns órgãos deles tentando e às vezes conseguindo seus intentos na política brasileira. Da fundação da Petrobrás aos dias de hoje.

  2. Bom texto

    Bom texto. Estou tomando nota de algumas informações para posterior análise.

    Senti a falta do Sarney, ou melhor, o porquê do Sarney,  e do Itamar Franco. 

    Saudações

     

     

  3. acho que eu vou morrer sem entender

    porque, apesar de todas as campanhas difamatórias promovidas pela imprensa, o governo ainda insiste em financia-la?

  4. Trabalhismo é a vocação política do Brasil

    A mentalidade provinciana da elite é o MAIOR obstáculo ao desenvolvimento do país, desde que por aqui se vendia pau-brasil.

    As recentes manifestações de ódio da classe médica às políticas sociais do governo Dilma, e por consequência, ao povo brasileiro, são assustadoras. Isso sim é de envergonhar o demo.

    Alguns oportunistas – com razão – acham que perderão espaço com a ascenção das classes pobres e uma melhor distribuição de renda que o movimento de placas tecnônicas das políticas sociais vem provocando.

    Uma nova elite mais inteligente, mais competente, mais honesta e mais empreendedora ocupará os espaços da velha, que hoje sobrevive por privilégios e não por méritos.

    Ou alguém acha que esse país deve ser conduzido por uma elite que nunca arrumou a própria cama?

  5. A narrativa e a retorica são

    A narrativa e a retorica são anos 50, o mundo andou, as sete irmãs são quatro,  prestadoras de serviço para estatais,

    tudo hoje é completamente diferente, as questões são outras mas a estoria contada neste texto NÃO MUDOU, tem 60 anos, dos meus tempos de jovem, como é possivel a mente fossilizar? Há 70 anos Stalin mandava na URSS, hoje a Uniao Sovietica não existe mais, a ARAMCO, maior companhia de petroleo do mundo é estatal, a ECOPETROL da Colomabia, que

    tem micro reservas de oleo, vale mais que a PETROBRAS, porque não discute isso, que é de hoje, inves do desenvolvimentismo, conceito sem o menor sentido depois que a industria mundial funciona por cadeias globais?

    Porque a esquerda insiste em ser nostagica, demodé, dos tempos da brilhantina? O mundo anda, não tem esquerda mais.

      1. Tá falando de quem?

        Do Bolsonaro?

        Do Gilmar Mendes?

        Dos que falam de bolivarianismo, com mesmo discurso anti-comunista dos anos 60?

        Dos que pedem intervenção militar?

        Dos que apelam para a ajuda do Obama?

    1. Motta Araújo, sobre seu

      Motta Araújo, sobre seu comentário vou tocar em dois pontos, a saber:

      1) hoje, os tempos são outros, mas as práticas da direita rIvosa são as mesmas do passado, haja visto o seu comentário; 

      2) Não se discute o valor da PETROBRAS, comparativamento à petroleira colombiana, porque a nossa estal não está à venda. Simples assim.

      1. Nada a ver VALOR DE MERCADO

        Nada a ver VALOR DE MERCADO com estar a venda. a PETROBRAS tem cotação de suas ações em bolsa, a ECOPETROL tambem. A comparação que se faz é do valor de mercado de uma e de outra, é apenas uma analise comparativa.

    2. Você é moderno que nem o Sarney!

      Motta Araújo é moderno igual ao Sarney… Ou igual ao Malafaia, Feliciano e Bolsonaro, todos eleitores de Aécio…

      Quem é que está pedindo a intervenção militar? Quem é que está apelando para a ajuda do Obama?

      Quem vem com o discurso do bolivarianismo? Não é a esquerda… É só trocar bolivarianismo por comunismo e voltamos aos anos 60…

      E o lider da oposição contra a corrupção, pela eficiência e pela meritocracia é o Aécio, que, entre vários outros feitos impressionantes:

      1) construiu aeroportos nas suas fazenda com dinheiro público,

      2) deixou o estado que governa com o maior endividamento entre os estados e quase 100mil servidores contratados ilegalmente sem concruso público, e

      3) aos 19 anos recebia pela Câmara e morava na praia no Rio de Janeiro…

       

  6. E o pig

    E o pig, a globo , o estadão, a revistinha do esgoto, sempre contra o país, sempre contra a petrobrás, sempre qualquer coisa que benficie o povo, sempre destilando veneno, caluniando, chantageando e.. tranquilo da vida.

    O verdadeiro pode da república, e corrupto até a alma.

  7. Didático

    Parabéns novamente!

    Em poucas linhas a matéria do autor mostra didaticamente, o “jogo sujo” que as elites e sua mídia associada fizeram e fazem à todos os governos que nesse país se dispõe a governar pros mais carentes e necessitados.

  8. Bravo!!!!

    Não tenho idade  para ratificar tudo que foi relatado. Mas tenho experiência, conhecimento e escolaridade para entender que nos períodos progressistas da história analisados são os que “determinam” o Brasil de hoje com seus raros feitos e os privilégios das capitanias de poucos com suas enormes mazelas.

    Sem Getúlio em 30 e 32, sequer teriamos uma fábrica de sabão do “conde” Matarazzo e continuariamos sendo comandados pelas vaquinhas de presépio de Minas e o café peneirado à mão com o dorso negro da escravidão. Nada mais retrógrado.

    Mas há uma grande diferença, enorme diferença, aliás. Enquanto a elite não se modernizou e pauperizou seus capangas defensores encrustrados na imprensa (que pilharam nossos pais e avós) e  continua apostando nos mesmos ataques de 60/70/80 anos atrás, a “PEBLE” estudou, em escolinhas de madeira (as brizoletas), apagando o caderno de um ano para o outro, fazendo os exercícios nos papéis de embrulho e copiando manuscritamente livros para ter material didático, aprendemos e nos conscientizamos, na mais profunda dor da desigualdade, das razões politicas de defendermos o Brasil com “S” maiúsculo.

    E nossos filhos, que não passaram por tudo isso, saberão e defenderão a importância de nunca deixar ele ser escrito com “z”.

     

     

    1. As Industrias Reunidas

      As Industrias Reunidas F.Matarazzo tinham 309 fabricas EM 1914, muito antes de Getulio, o seu apogeu foi em 1920.

      São Paulo em 1910 tinha favricas de tecidos, como o COTONIFICIO RODOLFO CRESPI com 6.000 empregados, a SÃO JOSÉ do Penteado tinha 6.500, no Rio a America Fabril, a Progresso Industrial do brasil, a Nova America, a Deodoro Industrial  todas tinham mais de 3.000 empregados cada uma , na Serra Fluminense a Petropolitana tinha em torno de 2.000 empregados, o Brasil ja tinha industrias texteis, de sabão, maquinas e implementos agricolas, fundições muito antes de Getulio. Não foi portanto Getulio quem COMEÇOU a industria brasileira, ela é muito mais antiga.

      1. Tresloucado!

        Tanta energia gasta para pesquisar dados na Wikipedia poderiam ser utilizados para compreender uma simples figura de linguagem!

        No caso, uma hiperbole!

         

        1. Hiperbole que se transformou

          Hiperbole que se transformou em leis demagogicas que aumentaram salarios sem a contrapartida da produção, sindicalistas que pressionaram até a exaustão, conseguindo benesses corporativistas para classes determinadas, desfavorecendo a maioria que não é sindicalizada.

          Hiperpobole, paradoxo, sofismas…

           

  9. oportuno este

    oportuno este post, 

    pedagógico porque simples e didático,

    só não entende quem não quer.

    é com o conhecimento destes fatos que

    podemos transformar o presente e o futuro deste país.

    deveria ser rproduzido nas escolas nas ruas, movimentos sociais…por aí…

  10. Dois lados

    Nossa! Que texto grandão.

    Sera que tem tanto inocente assim?

    A vida ensina que toda estoria tem sempre dois lados.

    Poderiamos ir de paragrafo em paragrafo fazendo o contraponto deste rosario todo.

    A história conta a versão de quem a conta.

    Só acho que não tem santo nesta estoria toda não…

    1. Brasil Pais do futuro

      O que fizeram com a CLT de Vargas?

      A jurisprudencia da justiça do trabalho hoje é o maior empecilho das pequenas, micros e médias empresas.

      JK centralizou toda mazela do Brasil numa Capital Faraonica.

      Jango titubeou, não soube se realcionar com a oposição.

      Lula e Dilma… Bem Lula e Dilma sabiam muito bem de que a legislação era desvavoravel para a governança.

      Porque não usaram do prestigio conquistado nas urnas e patrocinaram as tão necessarias reformas, que em ultimo caso os favoreciam de imediato?

      É tanto o entulho a ser retirado, que chega a desanimar.

  11. PENSAR BRASIL POR FAVOR!!!!!

    Uma absurda comparação de governos e métodos de governo de Lula e Dilma com a Era Vargas e JK.

    Ora, na sintese do desenvolvimentismo progmático havia um pensamento soberano de BRASIL que não existe nos governos atuais (Dilma e Lula). Hoje há uma ideologia Partidária acima da soberania do Estado.

    Todas as implementações de progresso daquela época (anos dourados) foram consolidadas, e poderiam vir berrando os adversários políticos que as transformações não eram alteradas.

    Hoje pelo que vemos é colocado em cheque as conquistas, ensejando o medo no povo se houvesse a derrota do atual governo, perderiam as conquistas. Acredito ainda que deveriamos mudar o pensamento em cima das questões progmáticas sintéticamente na palavra chave golpe. Discurso atrasadissimo esse!!!

    Brasil progressista pensa para frente, e não em lamúrias golpistas entre entes que não querem acordar que melhoramos. E esses que defendem as mudanças deveriam apoiar melhores desempenhos dos Brasileiros e não entrar em colapso da fatídica guerra.

    Carrego comigo uma retórica política desenvolvimentista com expansão de políticas sociais, em que um puxa e alavanca o outro, utilizando-se muitas vezes de um Estado Forte como indutor de crescimento. No modelo atual, há um grande parcela de endividamento do Estado (o que é saudável no ponto de vista Desenvolvimentista) utilizado somente no quesito social, deixando de lado a segunda parte, o da produção (ou não sabendo fazê-la) e isso não se trata de golpe.

    No plano estratégico para avançarmos, devemos pensar um Brasil com definição das políticas de desenvolvimento mais consistentes, em cima de aspectos competitivos, num receituário desenvolvimentista sempre, cuja crença tenho sempre em mente ser o melhor para o País, garantindo as conquistas estabelecidas em 20 anos. A governante terá que apoiar setores estratégicos, sem erros de decisões, como acontecera atualmente, traduzindo em uma política econômica proativa e, ao mesmo tempo previsível.

    Deverá manter um Estado forte, cumprindo o papel de indutor do setor privado. A contrapartida ao Estado forte é a exigência de definição de regras claras na concessão de benefícios, nos moldes do Estado Desenvolvimentista do antigo PSD de JK, Gustavo Capanema e Benedito Valadares (minhas inspirações politicas, que vão além da retórica de Esquerda e Direita). Isso sim era política de Progresso Desenvolvimentista, hoje temos apenas aparencias e engodos governistas.

    Vamos pensar no BRASIL!!!  Acorda gente!!!!

    1. “Ora, na sintese do

      “Ora, na sintese do desenvolvimentismo programático havia um pensamento soberano de BRASIL que não existe nos governos atuais (Dilma e Lula). Hoje há uma ideologia Partidária acima da soberania do Estado.” Isto simplesmente não é verdade. Você incompreende e superestima o Partido dos Trabalhadores. A ideologia dos atuais governos trabalhistas é fundamentalmente nacionalista, e é isso que lhes mantiveram e mantêm de pé, o amor e a luta pela nação brasileira, inclusive quando partdariamente se mostram aparentemente perdidos. Neste caso, são sustentados pelos inúmeros nacionalistas de diversos setores, que não são petistas, mas que sabem que o caminho que o PT vai abrindo os trancos e barrancos é, sim, o melhor caminho para o Brasil e seu povo.

    2. “No plano estratégico para

      “No plano estratégico para avançarmos, devemos pensar um Brasil com definição das políticas de desenvolvimento mais consistentes, em cima de aspectos competitivos, num receituário desenvolvimentista sempre, cuja crença tenho sempre em mente ser o melhor para o País” Nos todos queremos isso e tenho certeza de que os nossos governantes atuais tambem o querem. Mas, por enquanto, o nosso capital, ou seja, as pessoas que ainda detem a maior parte das nossas riquezas, nao tem maturidade – entenda-se isso um altruísmo necessario – sufuciente para investirem com a devida responsabilidade social de: reinvestir dentro do pais e nao mandar para Suica ou para empresas de fora por exemplo. Com o atual plano de governo as geracoes futuras de brasilerios, seguindo uma regressao aritmetica, estara’ mais educada e sabera policiar uma economia progressista de abrangencia maior sobre a populacao do pais. Hoje, ainda nao da, tem que ser paizao por alguns anos ou decadas. Voce, provavelmente, nao vai enxergar essa analogia, mas ela e’ clara.

  12. Ótimo texto !!!!!!!!!!!!!!!

    Pena que alguns, com o DNA da UDN, tenham dificuldade de enxergar, mas com a internet, fica mais dificil de manilpularem !!!!!!!!!

    Sobre o histórico relatado no artigo, é como colocar o dedo na ferida da direita, pois é exatamente como ocorreu e tentam agora mesmo, neste momento, reeditar !!!

    Os saudosistas, ou melhor as “viúvas negras” daqueles tempos, não se conformam e contam inclusive com a imprensa familiar, estes sim, sete irmãs mafiosas, para tentar barrar os que querem o desenvolvimento do pais, com justa distribuição de renda, num pais tão rico.

    Querem somente para eles, e seus patrões estrangeiros, pois não passam de sabujos e vassalos dos saqueadores e exploradores das nações !!!!

    O resto é retórica !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!, e não há como contra argumentar !!!!! Está na cara, ou melhor escrito nos livros da historia, gostem ou não !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  13. Maniqueísmos

    Bom se a realidade fosse assim como este texto tenta reproduzir, maus e bons em uma luta feroz!!! O que este governo bnzinho está fazendo com a nossa querida petrobrás é caracteristico de um governo patriotico? Vamos procurar examinar a historia sem tantos amores…

  14. Entre os governos desenvolvimentistas faltou o Geisel…

    Motta Araujo vai concordar comigo, minha opinião tem valor pois sou esquerdista e odeio o Bolsonaro.

    Enquanto Médici e Dutra eram lacaios do capital estrangeiro, além do Médici ter permitido as maiores violações dos direitos humanos.

    Geisel chegou a contar com simpatia de esquerdistas quando: teve uma política externa independente, nacionalismo econômico e criou a Embrafilme (única vez que o cinema brasileiro teve distribuição e ganhou mercado). Realizações econômicas:

    Proalcool, Itaipu, Programa Nuclear, Polos Petroquímicos, Fertilizantes, Celulose, construiu mais da metade das atuais linhas de Metrô do Rio, Ferrovia do Aço, etc.

     

    1. JK prometia muito mais em

      JK prometia muito mais em 65.

      Itamar Franco também seria um grande desenvolvimentista com mais tempo no poder, pena que a constituinte não permitiu a reeleição, pois já em 94 teríamos mais 4 anos com o topete em vez do tempo perdido com FHC.

      O programa econômico de Brizola (1989) era idêntico ao do Lula (pós-2003), o país perdeu muito por ele não ter sido presidente. Brizola teria como ministro da Fazenda o César Maia ligado a equipe da PUC-RJ (Formuladores do Plano Real), domaria a inflação sem entreguismo e privataria. César Maia chegaria a presidencia do Brasil, já que ele seria para Brizola o que FHC foi para Itamar e Dilma para Lula (talvez isso não seria positivo).

  15. “onde fazendeiros de Goiás se

    “onde fazendeiros de Goiás se divertiam nos finais de semana cassando índios, atirando só para ver o tombo”

     

    Eu descendo desses fazendeiros que, assim como quase todos as antigas famílias de Goiás, tem sangue indígena em suas veias. Minhas ancestralidade goiaze é a da qual eu mais me orgulho. Se Goiás não possui favelas na mesma proporção que o resto do país, se meu povo tem muito mais respeito pelo verde do que o povo do resto do país, isto remonta as nossas origens de fazendeiros de gado de uma economia não monetarizada sem busca por lucro. O verdadeiro atraso é o passado podre e escravocrata da região de ondo você saiu e que só não é mais favelada do que já é porque existe o Centro-Oeste pra receber os migrantes com hospitalidade ao invés de transforma-los em suco. 

    VOCÊ DESCEU AO NÍVEL DO DIOGO MAINARDI – VOCÊ DEVERIA SER PROCESSADO 

    1. Já morei em goiás

      …e constatei tudo que ele citou em seu brilhante texto. É um estado onde ainda existem pistoleiros e as proprias pessoas de lá relataram isso. É um estado onde existe uma parcela a ser paga aos politicos em se tratando de obras ou qualqer investimento. O politico padrão de goiás é o estilo Demostenes Torres, metido a dizer que tem reputação ilibada, mas é um canalha safado. É um estado que o povo é ainda é submetido a fazer o que os ricos mandam. Encontrei muita corrupção em goias e no norte de minas tb. Nao tiro os defeitos do meu estado, ele tb tem e muitos, mas lamento em ter que te dizer que o texto está correto sobre o teu estado e meu argumento é corroborado com muita gente daí que convivi….

  16. Pitacos

    Já foi citado aqui, mas vale recordar…

    A questão de Vargas e JK eram essencialmente desenvolvimentista pró-Brasil. O que a gente vê, nessa comparação sem fundamento, é que Vargas e JK pensavam no Brasil soberano, enquanto que Lula e Dilma pensam numa ideologia que, historicamente, provou ser fracassada. 

    Quando se fala de golpe, é bom lembrar também que Lula, Dilma, o PT e a esquerda toda que comanda o Brasil, não citam palavra por palavra o que se passa em Cuba, Equador e recentemente, Venezuela.

    Difícil, sobretudo, no cenário brasileiro, achar um “culpado” para que o Brasil nunca se desvincule do dizer de “um país do futuro”, muito por conta de que, quem está atualmente no poder não tem visão de futuro, não tem projeto desenvolvimentista, tem uma ideologia onde reina a igualdade da maioria e uma pequena minoria ganha muito com o poder sobre a maioria. Entenda comunismo.

    Do outro lado, a suposta “direita”, entre aspas mesmo, porque não há direita no Brasil. Já, a mais de duas décadas, vem perdendo poder no país. Bom seria se o Brasil tivesse direitas liberais, com ideais nobres de liberdade, onde o Estado deixa de ser o “paizão”, para ser àquele cara que observa tudo e dá os tapinhas para conduzir os caminhos. Uma nação que se abre para o mercado e que incita na cabeça de sua população de que não há vida mansa, não há bolsas, e sim desejo de crescimento e liberdade.

    1. Danilo, vc está parecendo o

      Danilo, vc está parecendo o Jô Soares: critica, critica mas nao apresenta nada de novo para melhorar, alias, estamos caminhando para melhorar so vc e a parcela brasileira leitora da Veja que nao concorda. O teu portugues parace ser bom, mas o conteúdo precisa melhorar.

    2. “onde o Estado deixa de ser o

      “onde o Estado deixa de ser o “paizão”, para ser àquele cara que observa tudo e dá os tapinhas para conduzir os caminhos. Uma nação que se abre para o mercado e que incita na cabeça de sua população de que não há vida mansa” Nos todos queremos isso e tenho certeza de que os nossos governantes atuais tambem o querem. Mas, por enquanto, o nosso capital, ou seja, as pessoas que ainda detem a maior parte das nossas riquezas, nao tem maturidade – entenda-se isso um autruismo necessario – sufuciente para investirem com a devida responsabilidade social de: reinvestir dentro do pais e nao mandar para Suica ou para empresas de fora por exemplo. Com o atual plano de governo as geracoes futuras de brasilerios, seguindo uma regressao aritmetica, estara’ mais educada e sabera policiar uma economia progressista de abrangencia maior sobre a populacao do pais. Hoje, ainda nao da, tem que ser paizao por alguns anos ou decadas. Voce, provavelmente, nao vai enxergar essa analogia, mas ela e’ clara.

    3. Se depender da Esquerda não seremos mais um país mendigo

      Caro Danilo,

       

      Vejo teu comentário com muita ansia de vômito. É o caso de se indignar mesmo, pois te mostras como “aquele cego que não quer ver”

      Caramba rapaz… tu precisa acordar… deixa o ódio de lado e aproveita para ser fliz junto com a maioria dos brasileiros.

      Precisamos continuar nesse projeto que somente a esquerda quer, faz e tem vontade de fazer. Quando tu falas contra o PT, lembras que está falando contra todos os partidos de esquerda que lutaram contra a Ditadura Militar, obviamente cientes da desgraça que foi aquele tempo. Tu falas como o burguês que não aceita que o visinho tenha um lugar ao sol, ou uma sonbra pro seu descanso.

      Aqui respeitamos a todos e a todas. e somos pessoas com vontade de justiça em todos os sentidos, desde que ligada a política do bem comum. 

      Ficas ciente que, caso seja pelo menos contra a corrupção é desse lado que a combateremos.

      No novo Governo DILMA tenho certeza que uma das marcas mais influentes será o combata à CORRUPÇÃO. Como ela mesma disse, mesmo ques seja contra os próprios aliados. Mas cá pra nós… Os tucanos vão arder e muito só em pensar no assunto!

      Avante Brasil!

  17. Getúliol venceu a guerra de

    Getúlio venceu a guerra de 1932 contra a elite paulista, mas não fez o que deveria ter feito. Ele teria poupado as vidas de Jango e JK se tivesse bombardeado impiedosamente o Palácio dos Bandeirantes, o comando da PM, as sedes do Estadão e da Folha de São Paulo e a Assembléia Legislativa do Estado rebelde. Se não fosse tão tolerante, Getúlio teria transformando São Paulo numa província totalmente dependente do governo central acabando definitivamente com os sonhos de independência dos cretinos que comandam São Paulo. O fato de Getúlio ter preservado os símbolos do poder paulista é a origem de uma parte dos problemas enfrentados por Dilma Rousseff. 

  18. No fim do século XIX e início

    No fim do século XIX e início do século XX, o Brasil foi o primeiro país a usar o telefone e foi um Brasileiro o inventor do Avião!

    O Brasil esteve na ponta destes caminhos tecnológicos!

    Telefone levou a telecomunicações para informática.

    Do avião se chegou a Lua!

    O que ficou para nossa ciência esses dois acontecimentos?

    NADA!

    Não fomos capazes de ver o que seria o futuro dos telefones e dos aviões!

  19. Verdade histórica absoluta.

    CONTRA A HISTÓRIA NÃO HÁ PROVAS. EXCELENTE TEXTO E VISÃO HISTÓRICA. ESPERO QUE ESTA ELITE AUTORITÁRIA, ANTIDEMOCRÁTICA E VORAZ, ENTENDA QUE O PAÍS É FORMADA POR SERES VIVOS. CHEGA DE GOLPE. CHEGA DE MENTIRAS DA DIREITA REACIONÁRIA.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador