Venezuela: oposição ameaça levar Maduro a julgamento

Governo tem maioria no Congresso, mas está cada vez mais enfraquecido por crise política e econômica
 

 
Jornal GGN – Parlamentares do Congresso venezuelano se reuniram nesse domingo para debater a suspensão de referendo que seria aplicado à população para avaliar o governo de Nicolás Maduro. A consulta foi suspensa graças a uma manobra do próprio governo. Em resposta, opositores prometeram levar Maduro a um julgamento.
 
Em entrevista à Routers o deputado Julio Borges, contrário ao governo declarou: “É um julgamento político e legal contra o presidente Nicolas Maduro para ver qual responsabilidade ele tem nesse processo de ruptura constitucional que despedaçou a democracia, os direitos humanos e o futuro do país”.
 
Querer não é poder, pelo menos por enquanto. Isso porque dificilmente os parlamentares oposicionistas conseguirão abrir um processo contra Maduro, levando-se em conta que o governo tem a maioria no Congresso. 
 
Por outro lado, a manifestação aponta para o recrudescimento da crise política no país produtor de petróleo, ainda ameaçado pela queda de preço da commoditie. A decadência do setor petroleiro levou o país a comprar este ano combustível dos Estados Unidos.
*Com informações da Reuters
 
Redação

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Informações da Reuters, É?

    GGN, faz um esforço e dá uma checada se não há na notícia nenhum resquício de vício, tipo, “podemos tirar, se achar melhor”, caracteristicos dessa agência em relação a américa latina. 

    E o preço do petróleo, está mesmo em queda, em alta ou conforme o gosto de quem encomenda a notícia?

    E a maioria do congresso venezuelano é do governo, mesmo? 

    E a Venezuela está mesmo comprando petróleo nos Estados Unidos, é?

    Cacilda!

    Desse jeito daqui a pouco GGN fará com que acredite que Lula, não apenas “ganhou de presente” o Itaquerão, como levou junto, de quebra, o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar e até a Torre Eiffel, para tirar o filho do Emilio da cadeia.

    Só mesmo rindo!   

    1. Alguns problemas

      Entrei na página da pdvsa e ela, pelo menos no quesito produção, está com dados de 2010. Não possuo a capacidade de pesquisas de alguns colegas. Quanto a importação de petróleo, realmente não há , mas de gasolina há vários sites afirmando, se são confiáveis, bem….

      http://www.lacomunidadpetrolera.com/2016/08/pdvsa-mantiene-importacion-gasolina-desde-estados-unidos-venezuela-importo-un-promedio-de-63-000-barriles-diarios-de-combustibles.html

      Quanto ao preço do barril dá para acompanhar facilemente.

  2. Em circusntancias normais o

    Em circusntancias normais o Brasil seria a chave para a solução da crise venezuelana, para tal teria delegação de todo o continente. Uma solução negociada com a saida do grupo chavista, um periodo de transição com garantia da ordem por tropas de uma Força Interamericana de Paz no modelo da Republica Dominicada de 1961/1065, comandada pelo Brasil,

    (na Republica Dominicana o comandate foi o General Meira Mattos), o Exercito venezuelano está muito desmoralizado para garantir a ordem e novas eleições mas para isso o Chanceler precisaria ser um ás com carisma e liderança como foi um Oswaldo Aranha, um Saraiva Guerreiro, um Araujo Castro, um Leitão da Cunha, um Mario Gibson, um Rio Branco.

    O Brasil, maior Pais do continente e com mais fronteiras com a Venezuela, permanece alheio a tudo,  abulico, apatico, como se a Venezuela fosse a Mongolia e ainda tem pretensões no Conselho de Segurança da Onu, para que?

    Se naõ se abala com uma mega crise em Pais vizinho, vai fazer o que no Conselho de Segurança??

    Esse delegação da OEA seria concedida com total certeza, ninguem sabe como resolver o racha na Venezuela, é um Pais importante no sistema continental, muito mais que a Republica Dominicana cuja crise resolvemos e a democracia foi restabelecida desde então, o Brasil era craque nessas missões, como a de Suez, hoje é carta fora do baralho.

    O Brasil, Pais mais importante da America Latina, um gigante dopado, não se mexe e não se abala, pode pegar fogo nas suas fronteiras, hoje um pais amendrotado com sua propria sombra, não sabe quem é e nem para onde vai.

    1. Andre Araújo, entendo que vc

      Andre Araújo, entendo que vc não seja afeitos a moralismos, e concordo com você quanto a isto, mas o tipo de acordo que vc propõe não pode ser mediado por este governo. Como talvez vc não goste do termo golpe, digamos que este governo chegou ao poder de uma forma heterodoxa. Ele carece de legitimidade. Por uns bons anos, o Brasil estará impedido de tomar iniciativas diplomáticas de maior relevo. E desde que esse governo entrou, ele é totalmente hostil a Venezuela. Ou seja, ele não tem condição de arbitrar nada ali de forma serena e imparcial. O Modelo de atuação desse governo em relação ao governo Venezuelano seria parecido com o do impeachment (Pega, mata e esfola) 

      E convenhamos, o grupo que chegou ao poder não tem lá muitas pretensões ao conselho de segurança da ONU, e não é chegado a protagonismo diplomático. Acrescentaria tb que mesmo que o país ainda tivesse este tipo de pretensão, os recentes acontecimentos mostraram que Lula e Dilma estavam “Viajando na maionese” com essa história. O País não tem um pingo de condição de ser membro de conelho permanente de segurança. Não tem aparato militar e muito menos aparato de inteligência para isso. O Brasil só faria parte do conselho de segurança para ser marionete de países mais poderosos com grande influência aqui. Se fosse hoje, seriam os EUA, mas nada impede que em uma futura mudança, quem passe a puxar as cordas seja a China. O Brasil não tem vocação para líder, e sim para liderado.

  3. A Venezuela exporta oleo cru

    A Venezuela exporta oleo cru para os EUA, hoje 800 mil barris/dia, já foi o dobro e importa gasolina porque suas refinarias, espcialmente Puero La Cruz, estão sucateadas por acidentes e falta de manutenção, essa importação de gasolina já acontece há quatro anos, quem exporta é a CITGO, empresa controlada pela PDVSA e que tem refinarias no Texas.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador