Xadrez da delação da Folha contra jornalistas

Passo 1 – a matéria sem gancho da Folha

Na quinta-feira, a Folha de S Paulo publicou uma não-matéria.

A não-notícia é que o governo Temer resolveu proibir toda publicidade de empresas públicas nos blogs críticos a ele. Ora, esse fato ocorreu no primeiro dia em que Temer assumiu o cargo. Qual a novidade para justificar a matéria? Nenhuma.

O gancho da matéria é o não-fato de que, desde que Temer anunciou a proibição de publicidade de empresas públicas nos blogs, nenhum órgão público anunciou mais nos blogs. Cadê a notícia?

A reportagem usou a não-notícia como álibi para falar dos valores aplicados nos blogs no ano passado, recusando-se a comparar com os valores investidos na velha mídia, tanto antes como depois dos vetos políticos aos blogs.

Tem lógica? Do ponto de vista jornalístico, não. Do ponto de vista político, sim.

Entende-se a reportagem juntando outras peças do jogo:

1. A PGR (Procuradoria Geral da República) insiste na tese da organização criminosa nacional, infiltrada em todos os poros da República, submetida a um comando central. A Lava Jato reitera essa versão.

2. O TRF4 (Tribunal Regional Eleitoral da 4a Região) autoriza o Estado de Exceção e consequentemente a aplicação do direito penal do inimigo.

Com base nesses dois pontos, qualquer crítica à Lava Jato pode ser enquadrada como articulação da organização criminosa.

Todos os sinais são  de que se arma  uma ofensiva contra todos os pontos críticos à Lava Jato e ao golpe. O próximo passo será investir contra os blogs, que a Folha trata como se fosse uma organização vinculada ao comando central.

Até agora, esse estímulo à barbárie se dava de forma diluída, com colunistas endossando as arbitrariedades, colocando lenha na fogueira, mas sem nominar os “inimigos” a serem alvejados.

Com Otávio Frias Filho, a Folha abre mão dos pruridos e torna-se o primeiro veículo a partir para a delação explícita, sendo secundada por blogueiros especializados em deduragem.

O que está por trás disso?

Passo 2 – a incompatibilidade do golpe com a liberdade de expressão

Como alertei em vários capítulos da série Xadrez, os passos iniciais do golpe permitiam o exercício da hipocrisia. Para Fulano A apoiar o golpe, sem afetar sua imagem, as pessoas têm que acreditar que ele acredita que o golpe foi feito para combater a corrupção. Para Fulano B apoiar, as pessoas precisam crer que ele acredita que a Lava Jato é politicamente isenta. Para apoiar o governo Temer, o Fulano C tem que esquecer as denúncias que já saíram contra Eliseu Padilha, Geddel Vieira Lima e o próprio Michel Temer e fingir que acredita que eles sào verdadeiros varões de Plutarco.

Por mais que seja difícil acreditar, a sociedade brasileira ainda está submetida a algumas formas de restrição de consciência, mesmo com a velha mídia tratando-a como fraqueza moral em sua linha editorial. Grandes atos de canalhice, falta de isonomia, delação, posições arbitrárias, injustiças ainda têm o condão de despertar sentimentos de indignação.

Ainda há algumas linhas morais que não podem ser ultrapassadas, sob risco de manchar indelevelmente a reputação de quem o fizer.

Com a liberdade de expressão da Internet e das redes sociais, esse jogo da hipocrisia, de fingir que não se sabe, torna-se inviável.

Dia desses, um post sobre a delação de Eike Baptista -mostrando como os procuradores da Lava Jato fugiam de qualquer menção ao PSDB – rendeu mais de 420 mil visualizações apenas no GGN, sem contar a reprodução em vários outros sites independentes e blogs. A série do Xadrez tem conseguido de 60 a 100 mil visualizações únicas no GGN, também sem contar a republicação por outros sítios. O mesmo acontece com artigos de outros blogs.

Com o avanço do Estado de Exceção, esse jogo de delações praticado pela Folha cria a possibilidade concreta de mandar blogueiros para a cadeia, submetê-los a processos, ou intimidá-los ante o risco de serem alvo de arbitrariedades. Vivem-se tempos de exceção.

Mesmo sabendo disso, a Folha não vacilou. Aparentemente, Otávio decidiu atravessar a tal linha moral.

Hoje em dia, os blogs independentes são a última cidadela contra a escalada do arbítrio. É nesses blogs que as consciências individuais, nas diversas áreas profissionais, vêm buscar ânimo para romper com a cultura do medo que se instalou no seu meio e no país

Se conseguirem nos calar – como pretende Otavinho – os próximos alvos serão os próprios jornais, assim que ousarem se colocar minimamente no caminho do arbítrio. Não existe arbitrariedade que se esgote em si. Cada ato desses cria jurisprudência, abrindo espaço para sua reiteração.

Passo 3 – a bolsa mídia e o pacto com Temer

A segunda razão dessa armação contra os blogs tem a ver com a bolsa-mídia, em preparação no governo Temer. Seu preparo já foi suficiente para segurar as denúncias contra o Ministro-Chefe da Casa Civil Eliseu Padilha. De uma das grandes capivaras do meio político, Padilha tornou-se um douto senhor, pontificando sobre temas complexos e sendo tratado com respeito reverencial.

Como expliquei em outros lances do Xadrez, provavelmente a bolsa-mídia consistirá nas seguintes etapas:

1. Financiamento do BNDES.

2. Publicidade oficial maciça, com campanhas e cadernos especiais bancados pelos Ministérios.

3. Operação fisco. Na crise, a primeira conta a não ser paga é com o fisco. Em outros tempos, grupos de mídia conseguiram se safar de multas bilionárias através de diversos expedientes, como advogados da União perdendo prazo, redução retroativa de alíquotas de impostos, desaparecimento de processos na Receita.

Com liberdade de expressão, esses caminhos tornam-se complexos. Por isso mesmo, a agressão contra os blogs não irá parar na reportagem de hoje.

Lembro que foi uma firme posição moral que, nos idos dos 80 e 90 transformou a Folha no maior jornal do país.

Nos tempos em que havia um comercial lembrando:

“É possível contar um monte de mentiras, dizendo só a verdade. Cuidado com a informação do jornal que você recebe. Folha de São Paulo: o jornal que mais se compra. E que nunca se vende”.

Agora, uma frouxidão moral inesculpável poderá ser o seu epitáfio.

PS – Meus respeitos ao repórter desconhecido, que se recusou a assinar a matéria na Folha, sabendo que seria utilizada como instrumento de delação de colegas.

 

Luis Nassif

127 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Infelizmente, conheço pessoas

    Infelizmente, conheço pessoas direitas, honestas, trabalhadoras, sem passado mafioso eou golpista que, ainda – e desde sempre – se recusam a entender o quanto manipulados são pela mídia plutocrata. 

  2. Não entendi nada.
    O que li

    Não entendi nada.

    O que li hoje( sabia há muito tempo) que foi cortada verba pra blogs apoiadores do PT.

    Normal,Porque quem assumiu é CONTRA o PT.

    Então, pergunto:

    Vcs querem falar mal do governo e ter  verba dele?

    Ou querem ser oposição ?—-vai buscar grana de outro lado,meu.

    ps: Pela terceira vez não consegui ser assinante deste blog. Perguntei minhas dúvidas 300 x e ninguém respondeu.

    MEU E MAIL É CONHECIDO DOS SRS.

    ps 2 : Não partilho da cartilha do blog. Mas curto pra caramba desde o nascedouro( na verdade, acompanho o Nassa desde sempre na Folha , há uns 25 anos…)

    Abraços a toda a equipe do blog.

    1. Anarquista
      ninguém está

      Anarquista

      ninguém está cobrando publicidade de ninguém. O que aponto é que a notícia do corte de verbas foi de junho. Voltar com essa história agora não tem explicação jornalística. Qual a razão de falar de verbas publicitárias do passado, sem colocar as verbas dos grandes veículos? Apenas essa tentativa de colar a versão de que todos eram financiados pela organização criminosa.

      1. Tens toda a razão.

        você tem sido muito soft em relação a esse assunto, mesmo depois do delegado não ter aparecido na audiência, que evidência o motivo subreptício da demanda.

        Quanto a Folha, que considero um pouco mais antenada com a realidade que os demais veja, globo, estadão nem conta, ela sabe que se não destruir de uma ou outra maneira esses blogs não consiguirá mais espaço, simples, porque esses blogs são lidos por aqueles que deram a folha a posição de destaque na imprensa na década de 80 e 90.

        Ou seja, questão de sobrevivência.

        Preocupemo-nos com a decisão do TRF-4 que assinou embaixo do pior fascismo judiciário ao DAR TOTAL APOIO A TODAS AS EXCRESCÊNCIAS  E ARBÍTRIOS COMETIDOS NA REPUBLICA DE CURITIBA. AI INCLUÍDO PF, MPF E JUIZ.

        Hoje o Moro se manifestou dizendo que por conta da corrupção endêmica e sistemática do sistema político as MEDIDAS JURIDICAS NÃO PRECISAM OBSERVAR A LEGALIDADE.

        Ditadura é pouco!

        Não vou dizer, mas você sabe que existe somente uma saída para esse estado de coisas.

        Como dizia minha avó… há duas coisas inexoráveis na vida… uma é a morte e a outra é a burrice.

         

        1. Respondo a

          Respondo a paulmoura,29/09/2016-20:55.Não vou nem considerar uma das hipoteses da sua avó,para as coisas inexoraveis da vida.”Quanto a folha,que considero um pouco mais antenada com a realidade que os demais……” Vou parar por aqui.Não leu  o texto de Nassif.Se leu não entendeu.A cada dia essas estrelas daqui se desmoralizam ainda mais.Fala sério.

      2. Dificuldades cognitivas

        Boa perca tempo com explicações 

        Como todo coxinha,  ele tem dificuldade de compreender a realidade.  Problema causado pela leitura excessiva da Veja.

        Ele só vai se tocar quando estiver no olho da rua sem SUS e sem seguro-desemprego.

        Aí  ele vai se tocar o quanto foi burro em apoiar quem quer vender o país. 

        1.   Edson, 
            Permita-me

            Edson, 

            Permita-me discordar. Quando se responde a um comentário desses como fez o Nassif, não se responde apenas ao comentarista, mas a TODOS os que leram. Deixar sem resposta equivale, para muitos dos eventuais leitores, a dar razão ao comentário não rebatido, justamente por não ser rebatido.

            Então não é perda de tempo, é um exercício necessário. Comunicação se faz a todo momento, é um combate infindável – e foi justamente aí que os governos petistas se perderam, ao imaginar que bastava mostrar os avanços conquistados na época das campanhas eleitorais.

          1. Respondo a André

            Respondo a André élebê,30/09/2016,11:33.Veja você o que é a vida.Vai até onde estou,me agride gratuitamente,seja por ciume,despeito,amizade ou horror,respondo de forma educada e polida,sem você merecer,mando ler meu escrito no Fora de Pauta,vai e não volta.Dou uma espiadinha na relação de comentaristas,encontro você comentando abobrinhas com um igual.Um,que chegou aqui com a roupa do corpo,mais ou menos como você,fez a mesma coisa,imprimiu o que chamei de intelectualidade de botequim,respondi a altura,desapareceu,sumiu do blog .Era até colunista daqui.Boçalizou-se.Pelo que li atentamente de seus comentarios,tal qual o outro,me parece ser um intelectual de orelha de livro,quando muito,de cadernos de cultura desses horrorosos jornalões paulistas,falidos,decrepitos e vendidos.Da proxima vez,tenha um pouco de recato,controle a ciumeira e ansiedade.Se nada mais der certo,um Lexotan resolve.Aprendi com meu Pai,um intelectual de altissima grandeza,como você deve ter percebido no Fora de Pauta,nunca se deve bulir com quem está quieto,pois jamais saberemos o que vamos encontrar lá.

      1. Ora, os “grandes” meios de

        Ora, os “grandes” meios de comunicação destroçaram o governo Dilma  durante seis anos e ela não cortou a verba deles!

        Select ratingRuimBomMuito bomÓtimo ExcelenteRuimBomMuito bomÓtimoExcelente

        Sabe por que ?Porque ela não soube se impor,( imagina eu com um poder desse)

        Nassa:

        Estou muito chateado com a política.Muito mesmo,

        Se vc ler TODOS os editoriais do ESTADÃO fica mais bronqueado ainda;

        Perguntará vc : Não é isso que vc gosta ? Não—sistematicamente,não.

        Pro Estadão. Lula não fez nada pro bem ?

        Nem eu que sou antipetista concordo com o jornal.

        Sobre a Folha:

        Direita,Cento e Esquerda a condenam .( leia blogs com opiniões contrárias as suas e verifique)

        Sendo assim, está no caminho certo.

    2. Verba de publicidade é nossa

      A verba de publicidade (que não deveria existir) não é do governo, é dinheiro nosso, portanto a distribuição deveria ser equitativa (ou proporcional)  principalmente nos veículos da blogosfera porquê a mídia impressa já era há muito tempo.

  3. Leio Nassif e não sou petista.

     

    A Constituição de 1988 garante uma sociedade plural, mas infelizmente já não podemos contar mais com o guardião dessa Carta de 88. O que esperar do STF se um juiz de primeira instância tudo pode ???

     

  4. Dizem, livros e pessoas, que

    Dizem, livros e pessoas, que houve e há ditaduras comunistas, de “esquerda”. Não duvido. Mas tenho certeza, porque vivi pessoalmente, ditadura capitalista, de “direita”, em ’64. E desse mesmo tipo, estou vivendo agora.

  5. Pior que a Venezuela?

    Pior que a China?

    Igual a Coréia do Norte?

    Os EUA não vão se opor a uma provável censura, como fez contra a China, Venezuela?

    Que vergonha!

    Cada dia o Brasil afunda mais…

     

  6. SOCMINT Warfare

         Delatar alguem no Brasil, ou mesmo expo-los nominalmente, alem do risco intrinseco aos expostos, tambem tornou-se, como já ocorrido na época da ditadura, uma forma que veiculos de imprensa e seus profissionais, encontraram de pressionar o regime de plantão, afinal trair e/ou delatar seus pares de profissão, até mesmo seus possiveis concorrentes, alem de ganhos politicos ( adesismo explicito ), tambem é uma consagrada formula de auferir ganhos financeiros futuros, é até classico. 

           Nas ditaduras, ou mesmo estados de exceção, predecessores a esta era, o sistema foi mais simples, iniciando com a asfixia financeira, chegando até ao corte do fornecimento de papel, empastelamento de redações/oficinas, e no limite a censura indireta com o cancelamento de concessões, culminando com a censura direta, portanto era muito mais facil “derrubar”, melhor dizendo : conduzir a liberdade de expressão e silenciar os “contrarios”.

          Mas atualmente com varias redes de informação dispersas, acessiveis globalmente, ficou mais dificil um estado de exceção controlar estas novas midias, estes novos canais alternativos de informação, como Blogs e Redes Sociais, que principalmente repercutem entre os mais jovens ( < 35 anos ) e mais escolarizados.

           Já escrevi neste sitio sobre a doutrina de inteligência “SOCMINT” ( monitiramento de inteligência em redes sociais), um conjunto de ações bem desenvolvido nos USA, Russia, China e alguns paises europeus, na qual o monitoramento de blogs e até mesmo a intervenção neles ( haters, trools, fishing etc.. ) são utilizadas de diversas formas ( algum dia explico melhor ), até mesmo deixam que blogs contrarios funcionem a toda, não pela liberdade de opinião, MAS para produzir mais inteligência e até alvos para futura repressão, eletronica ou até direta.

            Mas no Brasil, parece que a doutrina vai pela costumeira burrice, não utiliza-se das opiniões dos blogs contrarios para agregar mais inteligência, ou mesmo sentir o “pulso” de suas ações, preferindo o caminho da repressão imediata, de criminalizar blogs, ameaça-los judicialmente ( este é o futuro, se foram financiados por uma Ocrim, formaram base da disseminação das informações, que a Ocrim desejava, portanto membros ativos dela  ),  até mesmo expor pessoas, o que é na atual situação de radicalismos, um risco para a segurança, inclusive do Sr. Nassif , pois grupos podem vir ataca-lo, tanto moralmente como até fisicamente.

    1. No final so vai sobrar eu

      No final so vai sobrar eu postando aqui da Suiça? Escondido nos Alpes?

      Ah, Barroso… Ah, Ministros do STF!

      Nessa altura do campeonato, todo sorrisos em solenidades no Planalto, com dublê de Mussolini e fazendo boca de urna para candidato a prefeito do interior.

      Nesse contexto, nao posso esquecer de uma perturbadora semelhança notada por uma colega de sala:

  7. Fico pensando se não seria

    Fico pensando se não seria possível para Dilma, enquanto no poder, não usar da estratégia de, usando como desculpa o corte e gastos do governo, de ela cortar TODAS as verbas de publicidade para todos os orgãos, de blogs a organizações globo. Como o Paulo Nogueira diz, essas grandes empresas como a Globo não vivem sem verba do governo. Sei que seria arriscado – mas talvez tivesse sido um golpe que a grande mídia não esperava. Agora, inês é morta e vai é sobrar só pros blogs que critiquem esse governo que ai está . 

  8. Se espalhar pelo país todo o

    Se espalhar pelo país todo o que aconteceu em Goiais, eles tremem, recuam. Todos, golpistas, PIG, e judiciário iriam pensar duas vezes antes de atacar a Democracia desse jeito.

    O povo vai ter que reagir.

    Quanto maior a agressão maior tem que ser a reação.

    O brasileiro cordial, simpático, gente boa, já era, acabou com o golpe.

    Povo nas ruas com a faca nos dentes para estancar o que está por vir.

    E você olheiro, espião, infiltrado, militar ou civil, que estão monitorando os comentários dos blogs, o que disse é o sentimento de muito brasileiros.

    A canoa pode virar

     

  9. Senti o mau cheiro quando li no Uol

    Nassif,

    Quando li a matéria da Folha (acessei pelo Uol), fiquei tentando entender o motivo de requentar o assunto neste momento. Tentando recorrer ao “pai dos burros”,  vim ao seu blog algumas vezes durante o dia, certo de que encontraria a explicação. Agora, entendi.

    Em seguida àquela leitura, de manhã, li outra matéria que me parecia estar relacionada, como se fosse um contrapeso, para servir à postura de “imparcial, pura” que a Folha se preocupa em passar.  Refiro-me à matéria sobre o Doria: “Privatista, Doria recebeu R$ 10,6 milhões de governos”. 

    A democracia está precisando de escudos de defesa (os blogs têm feito esse papel), mas os blogs também estão precisando de escudos. 

    Um ponto fraco central que vejo é a falta de engajamento da comunidade jurídica na defesa democrática, através das instituições (OAB principalmente).  Há membros dessa comunidade alertando contra o arbítrio, mas são vozes dispersas, assinando manifestos aqui e acolá.  Precisam de um canal mais forte para expressar sua voz e acho que os blogs dos jornalistas progressistas poderiam ser esse canal;  em contrapartida, ter nomes respeitados no meio jurídico como colunistas regulares do seu e dos outros blogs,  ajudaria nessa ideia do escudo para enfrentar o que vem pela frente.

    Sugiro que você faça contatos nesse sentido e tente aglutinar juristas para escreverem sobre temas jurídico-políticos, a quem os jornais não dão espaço, com colunas regulares, um para as segundas, outro às terças, etc.  Sites especializados, como o Justificando, Consultor Jurídico, etc. não possuem uma audiência massificada, são lidos mais pelo público do próprio meio.

    Certamente,  há juízes do Trabalho (muitos), Cíveis, Penais, Federais, Estaduais, advogados, procuradores, etc. que não estão mergulhados na cegueira dominante,  que podem dar uma contribuição em dobro, de enriquecer o espaço de debates dos blogs e, ao mesmo tempo, conferir-lhes certa garantia contra as deturpações do estado de exceção.

     

    1. Roberto Amaral,

      Roberto Amaral,

      Não foram poucos os comentadores deste blog que, desde 2012, 2012, perceberam os movimentos de unificação do bloco reacionário. No momento em que os juros chegaram a 7,5%, todos corriam pra poupança, e a renda fixa não “dava nada”, o Sr. FHC percorria todos os salões propagando o “nós contra eles”.

      … Sem falar na reduçao do preço da energia, desvalorização cambial…

      Os donos da comunicação já tinham aprendido – somente depois da terceira derrota consecutiva, diga-se – que o noticiário econômico tinha que ser negativo (apesar do pleno emprego) se quisessem derrubar governo.

      A campanha do tomate foi só o primeiro movimento.

      O que eu quero dizer é o seguinte: onde estava o “campo acadêmico”? Respondo eu mesmo: tomando vinho e viajando.

      Não adianta, portanto, contar com esses palermas.; tampouco com OAB e “juristas”…

      Enquanto a “espinha” dos meios de comunicação de massa – esse modelo que foi criado na década de 60 – não for quebrada, já era.

      E eles, os donos da comunicação, sabem disso.

      1. O momento político era outro

        Lucinei,

        Concordo com os fatos mencionados, mas não com sua conclusão.  O momento político era outro, forças reacionárias existiram o tempo todo, conheço muita gente que, à época de FHC, dizia que o país era governado por um comunista, que os que foram exilados na ditadura estavam no poder.

        Se o impeachment foi, no mínimo, um “tropeço” da democracia (pra mim foi um grande tombo), é preciso unir forças para curar os joelhos esfolados e voltar a ficar de pé, não se estatelar de vez e arrebentar o nariz no chão.

        Enquanto os “acadêmicos” tomavam vinho, a classe C se deslumbrava nos shoppings e Dilma pensava que governava.

        Certamente,  há professores de Direito criticando em salas de aula a escalada do arbítrio, nas Federais do Nordeste, no RS, na PUC, USP.  Juízes do Trabalho estão inconformados com as propostas de reformas trabalhistas, mas só têm espaço de se expressar nos corredores dos fóruns ou na Anamatra (que poucos têm tempo de frequentar, como qualquer associação).

        O que quis demonstrar ao Nassif é isso:  não se pode deixar esse pessoal com as opiniões abafadas porque a audiência das faculdades, dos fóruns é ínfima.  Num site como o Justificando, quantas pessoas lêem um artigo? 500, 1.000, 2.000?

        Se o blog do Nassif tem audiência para 60.000 leitores em um post, é preciso canalizar essa comunidade para cá.

      2. Não só os donos da

        Não só os donos da comunicação sabem disso. A não ser que os “donos” sejam a plutocracia.

        Por isso, uma das primeira medidas da Ditadura Militar foi estabelecer uma parceria com um meio de comunicação, no caso a Globo era a porta voz do Governo Ditatorial. Não por acaso os militares tbm fizeram vista grossa, por um bom tempo, e depois inventaram uma maneira de bancar o aporte financiamento do grupo Time-Life na Globo.

    2. Democracia?

      Amaral, na minha avaliação a Democracia já foi para o balde com o “impeachment” sem crime de responsabilidade, coonestado pelas instituições autodenominadas “republicanas”.

  10. Senha

    Essa atitude estava sendo desenhada pelos ladrões-golpista-nazistas que assumiram o poder e a senha pode ter ocorrido no momento em que o MPF aceitou a denúncia do Daniel Dantas contra Paulo Henrique Amorim. Lembrando que a CUT e o PT abriram mão de peitar os golpistas e defender a democracia, papel que foi logo assumido pelos blogs independentes, portanto, é natural que os ladrões-corruptos-nazistas temam mais os blogs independentes do que esses carreiristas da CUT e do PT. Provas? No tribunal nazista de Curitiba, sob o comando do Janot e do Moro, provas não são coletadas, provas são fabricadas. É o estado totalitário cafungando no cangote do povo. 

  11. Resumo da ópera: querem

    Resumo da ópera: querem porque querem silenciar qualquer crítica a essa glória do direito nacional chamada vaza jato. Impressinante como o ego desses santos de curitiba não está cabendo na via láctea. Tudo, claro, graças aos holofotes da honestíssima globo.  Qualquer historiador no futuro, ao ver aquelas cenas em que o Eike tenta entregar os políticos do psdb e a os investigadores não aceitam, vai ter um ataque de perplexidade ao comparar o dizem dessa operaçao o que que ela foi de verdade.

    O que mais me revolta é ver como a Dilma e seu carma José eduardo Cardoso trataram até ontem esses golpistas dessa operação a pão-de-ló. Até seis meses atrás para presidenta e para o zé da justiça haviam um republicanismo total nas ações. A Dilma só acordou pra verdade quando a corda chegou ao seu pescoço, ou seja, quando foi afastada pela câmras dos puros do senhor cunha.

    Não sei porque, mas acho que  quase todos os leitores desse blog imaginavam que tudo foi feito com o objetivo de acabar com o Pt. Pegavam um bagrinho aqui e outro ali do psdb para demonstrarem uma falsa imparcialidade, mas qo que queriam era o Pt acabado. Deu no que deu, mas não foi por falta de aviso. Da próxima vez, se é que haverá outra, a esquerdaq tem que ser esquerda na oposição e na situação. nunca mais fazer vistas grossas pra tanto golpismo escancarado.

    1. Sem explicação

      Pois é Celso li todos os livros sobre o Golpe-2016 e nenhum deles explicou o que mais gostaria de entender: como é que a Presidenta Dilma com todos os instrumentos e poderes que um governo presidencialista tem, serviços de “inteligência” incluídos, pode entregar a rapadura tão fácil e ainda por cima fazer tudo que podia para se desgastar perante a nação. Enquanto é quase consensual que o Golpe foi urdido de fora (ao Norte do continente), a Presidenta continua insistindo que foi uma ação isolada do CUnha seguido de um efeito-manada a favor do Golpe. Desde o início de seu segundo mandato todos as entidades que apoiaram sua reeleição denunciaram a conspiração que estava sendo desenvolvida escancaradamente contra o governo eleito e os “blogs sujos”, principalmente, denunciavam que havia um golpe em andamento desde o término das eleições de 2014. Será que Dilma achou que todos estavam desinformados ou eram paranóicos?

       

      https://gz.diarioliberdade.org/artigos-em-destaque/item/60659-chossudovsky-queda-de-dilma-foi-ordenada-por-wall-street.html

       

      https://dinamicaglobal.wordpress.com/2016/09/05/estados-unidos-contra-a-america-latina-a-unica-coisa-que-esperamos-e-sermos-donos-do-mundo/

      1. “a Presidenta continua

        “a Presidenta continua insistindo que foi uma ação isolada do CUnha seguido de um efeito-manada a favor do Golpe.”

         Porque ela entende tanto de política quanto o Sarney entende de Física Quântica.

  12. A empolgação dos golpistas é

    A empolgação dos golpistas é consequencia de anos e anos falando sem nenhum contraditório. Muita gente achou que era chique tratar a mlaquina de propaganda com tanta frivolidade…

    O pior é que ainda existe, ainda existe quem espera bom senso de fanáticos, respeito de fascistas.

    Como já comentaram aqui: uma coisa é advesrsário; outra é inimigo. Qualquer coisa que se mexa que pareça “de esquerda” tem a morte mais que desejada nestes tempos bicudos…

    O roteiro básico de se queimar o bode expiatório é um só: basta ver do que eles acusam; tudo que eles acusam nos outros é o que eles próplrios fazem.

    Compram, compram a “opinião pública”, a “base” parlamentar; achacam empresas, aparelham os tres poderes, sufocam a oposição…

    … E, pior de tudo: não aceitam perder eleições; parterm pra ignorância!

    Mas os “cavalheiros” acham que vão ser bem recebidos no salão…

    Mal sabem que estão jurados de morte com humilhação!

    1. Eu sempre

      falei que a direita fascista usa a tática do batedor de carteira. Eles roubam e depois saem critando pega ladrão e o PIG repercute tal estratégia e para piorar o PT e o Lula sempre bancaram de republicanos. O que mais me revolta é o republicanismo do PT.

  13. A foia já era, ninguem lê,

    A foia já era, ninguem lê, nem o outro jornal walking dead de sp, vão espernear, gemer, escarar, mas o fim é inevitável, podem despejar um caminhão de dinheiro naqueles tumulos, só vão desperdiçar o dinheiro do contribuinte…..

  14. Xadrez da Imprensa

    Caro Nassif, depois de alguns anos ainda o respeito. Pois é, há alguns anos adverti que o Boechat era um vendido, quando você alardeava a independência e a inteligência dele (o grande jornalista que vai ser reconhecido). Agora, acho que ele é maçom. Não tenho dados, apenas suspeitas (Dalagnol dixit). Mas isso deve ser suficiente para quem tem o poder de investigar.

  15. que 93 por cento de crediblidade sao estes das pesquisas

    Meu, de onde o Datafolha e o IBOPE tiram estes 93% de credibilidade, que eles dizem que sua pesquisas têm a confiabilidade de 93%? -Alguém ja viu 93% de pessoas dizendo que confiam nas pesquisas eleitorais ou que confiam na justiça brasileira? Pois é, e como se não bastasse o Temer, que é a cara do Charada do Batman, não mostra nenhuma criatividade para tentar mostrar que é inteligente, e que o povo é que é burro de não acompanhar o seu raciocínio; pois ESTÁ TUDO ESCANCARADO. Aqui em São Paulo, não é que a população seja incapaz de pensar, e por isso acredita em tudo que o PSDB fala. O que acontece é que a população acha que ser inteligente, é ser contra o PT, de modo que, sendo contra o PT, vale até a pena deixar o PSDB fazer o que quiser e dizer que “NÃO TEM QUE EXPLICAR NADA”. E infelizmente, muitos brasileiros, “resolveram imitar São Paulo, em seus estados”, contra o PT, assumindo um NACIONALISMO IMBECIL, de dizer que a nossa bandeira nunca será vermelha, como se “ALGUM DIA ALGUÉM DO PT TIVESSE DITO QUE QUERIA MUDAR AS CORES DA BANDEIRA DO BRASIL” ; ESSA BANDEIRA QUE NA VERDADE É A BANDEIRA DA COROA PORTUGUESA, e não uma bandeira legitimamente criada para representar a Republica do Brasil; e que mais uma vez FOI USADA PARA ENGANAR OS BRASILEIROS, pois “O AECIO E OS DENAUS DO PSDB QUE DIZIAM QUE A PETROBRAS ERA DOS BRASILEIROS, e MOTIVARAM O POVO A SAIR AS RUAS CONTRA A DILMA, AGORA JA ESTÃO QUERENDO PRIVATIZAR A OUTRA PARTE QUE O PT TINHA SALVO, depois QUE O FHC e o SERRA PRIVATIZARAM 45% dela. E a imprensa fica calada, porque faz parte desse governo atual do Brasil, que além de ter A MIDIA AO SEU LADO, ainda QUER QUE NÃO EXISTAM MAIS O LIVROS DE HISTORIA NAS ESCOLAS, a TAL ESCOLA SEM PARTIDO, para que assim o povo que ja não são bem informado pela grande midia, não consiga informação também na escola. Quando as pessoas vão descobrir que Comunismo não é Ditadura? Quando vão descobrir que A COITADA DA COR VERMELHA NÃO QUER DIZER COMUNISTMO, visto que nas bandeiras dos: Estados Unidos, Inglaterra, Canadá, França, Alemanha, Espanha, Italia, Portugal, Japão, Coreia do Sul;  e estc, também são vermelhas?

  16. Para não esquecer as

    Para não esquecer as gravações do Romero Jucá :”Rapaz, a solução mais fácil era botar o Michel””estancar a sangria””O primeiro a ser comido vai ser o Aécio””Quem não conhece o esquema do Aécio””Fui do PSDB 10 anos, não sobra ninguém””Conversei ontem com alguns ministros do Supremo. Os caras dizem ‘ó, só tem condições sem ela. Enquanto ela estiver lá essa porra não vai parar nunca””Michel é Eduardo Cunha””É um acordo, botar o Michel, num grande acordo nacional. Com o Supremo, com tudo. Aí parava tudo.

  17. Para não esquecer as

    Para não esquecer as gravações do Romero Jucá :”Rapaz, a solução mais fácil era botar o Michel””estancar a sangria””O primeiro a ser comido vai ser o Aécio””Quem não conhece o esquema do Aécio””Fui do PSDB 10 anos, não sobra ninguém””Conversei ontem com alguns ministros do Supremo. Os caras dizem ‘ó, só tem condições sem ela. Enquanto ela estiver lá essa porra não vai parar nunca””Michel é Eduardo Cunha””É um acordo, botar o Michel, num grande acordo nacional. Com o Supremo, com tudo. Aí parava tudo.

  18. E quanto recebeu a folha, a
    E quanto recebeu a folha, a empresa que está denunciado os blogs? E a globo? e o uol? e o veja? Pera, vamos responder: 1. Globo – 400 milhões de reais.2. Uol – 15 milhões de reais.3. Veja – 20 milhões de reais. A canalhada não tem jeito mesmo, esse país virou uma republica bananal, quando vi esse assunto no uol fiquei sem entender, porque faz meses que nada é pago e isso foi amplamente explicitado no 1 dia do governo do golpista. Não tem limites para o que esse pessoal está fazendo com o Brasil.

  19. Tutoia Hilton

    Lembra Cláudio Marques, no falecido Shopping News, dedurando colegas (entre os quais Vladmir Herzog) e chamando o centro de tortura do Doi-Codi, na rua Tutoia, de Tutoia Hilton

  20. Ditadura no Brasil

    Há uns tempos fiz um comentário neste blog onde parece que previ o futuro.

    Afirmei que o primeirio da fila da lava rato seria o PT e os políticos petistas, Acabado este serviço, o próximo seria a perseguição aos blogs “sujos”. Parece que já começou e o primeiro da fila é o “Conversa Afiada” , que aliás, quase sempre acerta com o infalível Tirésias e o Oráculo.

    Depois dos blogs, provavelmente serão os eleitores do PT. Não pode sobrar pedra sobre pedra, como dizia certa ex-presidente”, e os primeiros da fila serão aqueles que fizeram doações para pagar as multas da AP 470.

    A fim de auxiliar o Moro, eu confesso: Doei dinheiro para pagar a multa do José Dirceu, o primeiro preso político da ditadura de curitiba.

    PS. confesso outra coisa: Odeio este Moro e toda esta farsa jato, menos pela perseguição escancarada ao PT, embora também por isto, e,  mais pelo mal que estão fazendo ao Brasil e as futuras gerações de brasileiros. Este pessoal da lava jato deveria ser preso e fuzilado.

    1. Doadores

      Também doei, e para o José Genoíno também e para a Presidenta Dilma idem. Terão que perseguir milhares de pessoas.

       

      O nível dos comentários sobre a matéria estão excelentes, tão bons de ler como a matéria em si.

      1. Eis um dos diferenciais deste

        Eis um dos diferenciais deste blog.

        Boa parte dos comentários são tão importantes quanto o post em si.

        É muito diferente da seção de comentários de um G1, de uma Folha ou mesmo um Brasil247 da vida. Nesses outros blogs e portais imperam o senso comum e a baixaria apenas.

        Tendo em vista o melhor nível dos comentaristas deste blog (estou certo de que muitos aqui formam opniões em seus grupos familiares ou profissionais), o Estado de Excessão não hesitará em voltar a artilharia contra tais comentaristas: seres pensantes e questionadores são um perigo para regimes ditatoriais.

    2. Basta lembrarmos que o tal


      Basta lembrarmos que o tal sistema “Guardião” trabalha com muitas bases de dados, entre elas, a Receita federal.

      Eu temia e pelo visto ocorrerá: irão (se é que já não foram) atrás dos doadores das multas da AP470. Se não rolar prisão ou aqueles desgastantes processos e infindáveis intimações, haverão “extrema unções” profissionais.

      Mais.

      – Após a perseguição aos blogueiros, logo em seguida serão avaliados e perseguidos os comentaristas dos diversos blogs, obviamente seus nomes serão “cruzados” com os doadores das multas da AP470.

      – Silenciosamente creio que já ocorre um “apartheid” profissional aos não-coxinhas

      – Filhos dos não coxinhas serão perseguidos.

      Pergunta ao Nassif: Caso ocorram tais arbitrios contra os blogueiros, não cabem pedidos de asilo político?

  21. Os grupos de mídia estão desesperados, sabem que o modelo de neg

    Os grupos de mídia estão desesperados, sabem que o modelo de negócio que os sustentam está com os dias contados. O que a folha está fazendo é uma ofensiva desesperada para adiar ao máximo o seu inevitável fim. Enquanto isso a mídia alternativa tem crescido e se adaptando muito bem à nova realidade. A ascensão de blogs e veículos alternativos como a mídia ninja e os jornalistas livres é uma realidade concreta que veio para ficar.

    Recentemente o grupo mídia ninja divulgou um dado impressionante: o engajamento dos usuários da sua página do facebook superou os engajamentos de grupos poderosos como veja, estadão, folha e globo. O grupo informou que em uma semana chegaram a atingir 90 milhões de usuários. Essa é uma tendência que dificilmente o cartel midiático conseguirá conter.

    Fonte:

    https://ninja.oximity.com/article/M%C3%ADdia-NINJA-ultrapassa-Veja-Folha-1

  22. Então o motivo era esse.
    Eu

    Então o motivo era esse.

    Eu vi essa matéria no Tijolaço. Achei que o motivo do ataque era o prestígio jornalístico dos blogs alternativos. Não atentei ao fato de que vivemos num regime nazi fascista. E tal como nos regimes brutais e autoritários os ataques não são morais, são físicos.

    Bandidos.

  23. O risco do caminho sem volta

    Numa era em que a internet tornou barato ser editor de si mesmo, calar vozes dissonantes exige duas coisas:

    1) Supressão das vozes dissonantes existentes

    2) Algum tipo de bloqueio na internet para evitar que novas vozes dissonantes possam aparecer e serem lidas

    O item 1 é fácil porque é “analógico”, envolve forças que eles controlam bem. Mas e o item 2? Ainda é mais ou menos possível criar uma identidade “em separado” na internet, criar um blog num LiveJournal da vida e alimentá-lo em um acesso via VPN para algum outro país. Como eles podem evitar que isso aconteça?

    Nesse caso, vão ter que começar a golpear o Marco Civil e transformar a internet brasileira em algo mais próximo do que ocorre em países como Índia e Turquia, onde a internet convive com a censura a vozes dissonantes (extremismos, críticas ao governo etc).

  24. Parabéns

    Obrigado Nassif por nos mostrar a diferença entre empresa jornalística e jornalismo.

    Entre dignidade e servidão.

    Coragem e pusilanimidade.

    Devo confessar que até ontem não tinha a devida clareza da diferença entre o joio (alguns donos de empresas jornalisticas) e o trigo (os jornalistas que amam a verdade dos fatos e não se curvam diante dos poderosos que teimam em distorce-los para servir aos seus interesses escusos).

    Hoje, já temos um farol (creio ser esse o da virtude – como ensinou Aristóteles*) a iluminar nosso caminho.

    O farol dos (verdadeiros) jornalistas aguçam nosso olhar para podermos navegar em dia de nevoeiro, num mar revolto e cheio de poderosos pedregulhos. 

     

    *Diferente do farol da vênus platinada que aponta para o caminho da servidão.

  25. Outros fatores no xadrez da imprensa

    1-Reescrever a história do golpe: Eles já tem uma versão dos fatos na qual eles são os heróis… é óbvio que atualmente no meio de tanta confusão ninguém parece se importar com isso… mas com o tempo eles terão que dominar bem a opinião pública para que a história verdadeira não se sobreponha às versões que eles criaram.

    Além disso eles tomaram partido descaradamente… se o tempo mostrar que isso foi apenas projeto de poder do PSDB… eles estarão comprometidos. 

    2-O isolamento internacional da imprensa brasileira: A imprensa internacional apareceu como uma ameaça real ao monopólio da informação no Brasil. Os blogs de esquerda parecem ser uma das fontes que nutrem a imprensa internacional, que vê o monopólio da Globo com maus olhos.

    3-Camuflar o estilo chapa branca: Manter o teatrinho com críticas pontuais aos governos PSDB/PMDB para que não se escancarem como chapa branca total. Os blogs de esquerda empurram eles para a defesa do governo… rasgando a fantasia. As críticas inofensivas da mídia ao governo FHC, por exemplo, hoje em dia causariam até risada.

  26. Mau Caráter

    A Folha é o Aloysio Nunes.

    O Estadão é o Bolsonaro.

    O primeiro é muito pior, muito mais nocivo.

    Explico.

    Do Estadão você pode – e deve – esperar todo o reacionarismo político desde que foi fundado, lá pelos idos de 1875. Você pode detestar o Estadão (assim como o Bolsonaro) mas nunca vai se surpreender. No Estadão você lerá os próceres da direita militar, da Opus Dei, ultra neoliberais e os cambau. Apoiou em editorial o Aécio em 2014. Era seu direito e foi sincero. Mas você sabe o que vai encontrar quando abre o jornal. Da mesma forma que não há surpresas quando você ouve o Bolsonaro, você sabe o que virá. 

    Aloysio: militou na ALN,  foi próximo de Marighella, foi filiado ao Partido Comunista FrancÊs. Tudo isso para depois de velho tornar-se um pilantra traidor e golpista da pior espécie. Dissimulado. Traidor. Golpista.

    Assim como a Folha.

    Moderninha nos anos 90 (minha família foi assinante por muito tempo), me lembro que todo dia esperava de manhã o jornal para ler o Nassif, Janio de Freitas, Clovis Rossi, as charges do Angeli, Laerte, Glauco, Fernando Gonzales e tantos outros. Era O jornal da redemocratização. Mas a gente vai crescendo, vai lendo, vai estudando e aí percebe que a Folha é o orgão mais safado, salafrário, dissimulado da imprensa brasileira. Anos depois li o livro da Beatriz Kushner, Cães de Guarda, que me ajudou a entender o que é Folha e os Frias.

    Qualquer um que tenha militado em alguma organização política sabe que o pior e mais traiçoeiro tipo de companheiro é o dissimulado, o pseudo extremista, aquele que hoje toma posições revolucionárias e amanhã está jogando contra. Traidor. Falso. Pilantra. O pior defeito da natureza humana, na minha opinião.

    A Folha e o Aloysio (o Gabeira também) são assim.

    O Nassif ajudou a construir a reputação da Folha, nos áureos anos 90. Agora o Otavinho bota na bunda dele sem nenhum remorso.

    Desculpem a expressão chula, mas agora não encontro melhor.

    O Ruy Mesquita, com todo o seu conservadorismo, tinha uma lógica e um caráter, ao contrário dos Friazinhos. O Jornal da Tarde é um jornal que tenho saudades, apesar – repito – do seu conservadorismo.

    A Folha é mau caráter. Não entendo como o Boulos, Singer e Safatle ainda escrevem lá. O Janio de Freitas ainda entendo, pois é antigo lá e a Folha precisa muito mais dele do que ao contrário.

    Para terminar, GGN: assinei vocês com muito prazer. Os chamados blogs sujos são uma esperança de um Brasil melhor. A Plebe durou 34 anos mantido pelos seus leitores. O velho Leuenroth, se vivo fosse, estaria na blogosfera como vocês.

    Abraços a todos.

  27. E eles ainda tem o problema Glenn Greenwald

    O Glenn estava quietinho no Brasil, começou a ser envolvido pelo turbilhão criado pelo golpe, surgiu o The Intercept Brasil que tá bombando na rede.

    Imagino que o governo vá querer fazer um agradinho aos Irmão do Norte mandando o Glenn de volta. Quero ver como vão fazer isso.

  28. Lula é o troféu. Depois de abatido, o céu será o limite

    A perseguição seguirá com força pra cima dos peões. Os comunicadores são sim peças que podem desequilibrar o jogo e não serão poupados. Olha que há  poucos anos atrás eu teria dito que você está com complexo de perseguição, hoje não. Nem me importo se Lula é ou deixa ser usuário-não-proprietário  de triplex ou sítio. E nem mesmo quem está querendo derruba-lo está ligando pra isso, lula é apenas um troféu .O que importa é saber que usam do expediente do moralismo inescrupuloso (!!!) para derrubar o “inimigo”, que a lei foi posta a reboque da convicção, que estão nos empurrando goela abaixo pseudo reformas, perda de direitos, expropriação do patrimônio nacional e, tudo isso, com aval institucional e omissão dos homens de bem, se é que isso ainda existe.

  29. Os barões da mídia estão de

    Os barões da mídia estão de olho nos milhões de reais do sempre e bom BNDS, a custo zero! Sempre foi assim, só os bobos que levam a sério a seriedade global !

  30. Há algum tempo eu perguntei:

    Há algum tempo eu perguntei: “Quem vai morrer primeiro, a Folha e deixar os seus quase 3 leitores sem jornal ou os quase 3 leitores e deixar a Folha sem ter quem a leia”. Hoje tenho a resposta: Quem vai morrer primeiro são os quase 3 leitores, que já estaõ bem velhinhos. Saporque ? Desde um certo tropeço democrático o jornal não se interessa mais por leitores, só por bolsa midia.

  31. Amigo Nassif… acabo de ver

    Amigo Nassif… acabo de ver nas suas palavras o grito desesperado do rouxinol de Hesíodo nas garras do falcão que o manda calar porque ele, o falcão, é o vencedor (Poemas e dias)

    É impressionante como se esmaga algo com tanta facilidade como se acaba de fazer com nossa frágil e tênue democracia. Tá tudo dominado! Tudo.

  32. “Se conseguirem nos calar –
    “Se conseguirem nos calar – como pretende Otavinho – os próximos alvos serão os próprios jornais, assim que ousarem se colocar minimamente no caminho do arbítrio. Não existe arbitrariedade que se esgote em sim. Cada ato desses cria jurisprudência, abrindo espaço para sua reiteração.”

    Esse parágrafo é do tamanho da verdade que ele carrega, ou seja, grandioso.

  33. A selfie defasada e o Jornalismo inconsequente.

    Eu gostaria de pensar em uma coisa mais concreta.

    Como se irá driblar a opinião pública no dia em que por conta do modelo de desenvolvimento brasileiro estaremos alijados do lançamento do último celular I-Phone.

    Se for lançamento mundial quero ver chegar aqui e alguém compra-lo em uma economia pauperizada.

    No dia em que o celular não puder mais fazer a selfie desejada, que a galera não puder mais fazer essas coisas básicas do consumo capitalista quero ver quem segura a boiada desembestada quebrando tudo por ai.

    O Jornalismo pode até se associar ao neoliberalismo mais radical do mundo, valorizar o mercado em detrimento da carteira assinada e do desenvolvimentismo e do consumo de massas, porém, a propaganda capitalista em um país que já experimentou ser uma vitrine dos últimos lançamentos mundiais de consumo tecnológico não servir para nós, essa propaganda (só propaganda e não consumo real) vai fazer um estrago enorme na sociedade, muito maior do que a censura, a perseguição e o Estado de Exceção.

    As esquerdas organizadas, os movimentos sociais, o jornalismo independente sabem se virar, sabem como sobreviver, como se reerguer em meio a Ditadura mais radical que se avizinha, até o momento da retomada do período democrático.

    Porém, tem um povo que é movido pelo imediato das horas e das quinquilharias capitalistas e só. Não havendo substituições de felicidade do ter para o ser! E se esse povo resolver tomar as ruas do Brasil, meio que sem destino e desorganizadamente por estar impedido de consumir a propaganda capitalista? 

    Como solução à revolta do povo vão descer a porrada? Porrada em gente que não sabe quase nada do que está acontecendo no País? Gente perdida a olhar uma timeline de Facebook, Zap Zap 24 horas por dia? Porrada quando elas se sentirem impedidas de consumir o que lhes foi dado, gradativamente e em crescimento, no período Lula e primeiro mandato de Dilma? Vão se tornar os primeiros presos políticos despolitizados?

    Quando a Miami sumir do itinerário, quando não puderem comprar um carro novo, quando a balada virar exceção, quando a escola da Burguesia virar um lugar exclusivo dela, Burguesia, sem rebarbas para a classe média, quem segura esse verde-amarelo midiota?

    Não há modelo de desenvolvimento beneficiando só o capital internacional e os banqueiros que vá sustentar a não fúria das classes desorganizadas no Brasil.

    Um dia a bomba vai estourar e não da nossa parte, mas, dos enganados e desorganizados de plantão, que verão suas vidas definharem como um todo.

    O Brasil do 1% pós Era Lula e Dilma é um risco total.

    Quero ver quem vai sobreviver nos meios de comunicação quando essa gente toda se sentir impedida de ir além das necessidades básicas de sobrevivência.

    A velha mídia vai fingir que não enganou a classe média tradicional esse tempo todo?

    O PT construiu um modelo de desenvolvimento inclusivo, onde a classe C, a classe média e os ricos poderiam ter determinadas coisas em comum. Compravam o mesmo celular, o mesmo perfume, andavam de carro (apesar da diferença de modelo e preço), compravam TV de LED/Smart Full HD, etc. Pagavam os pobres e a classe média no cartão e o rico à vista, mas todos estavam consumindo.

    Por incrível que pareça, o Golpe de Estado pode dar com os burros n´água no momento exato em que nos rebaixarmos ao nível de um país que só uma casta pode consumir a propaganda globalizada do capitalismo.

    E não falta muito.

    Podem rir de nós agora, comemorar uma suposta vitória, mas um dia desses não quero estar na pele de Moro, Temer, Jucá, Aécio, Janot, FHC, Serra, etc. quando os desorganizados da sociedade fizerem igual aquela turba desembestada e furiosa de verde-amarelo que ia na Paulista pedir o Impeachment de Dilma.

    Um bando de doidos multiplicado por mil (juntando os periféricos da classe C) ninguém segurará.

    Vão mandar a PM bater numa multidão sem destino, sem noção de Política, sem noção do que é o Capitalismo e da força do Neoliberalismo no mundo atual?

    Quero ver se Moro, Temer, tucanos e outros inconsequentes de plantão vão saber lidar com a situação.

    O Brasil de 2016 não é o Brasil de 2003 para trás.

    Lula e Dilma fizeram muitas coisas pelo Brasil. Claro, que não só ensinar o povo a consumir. Porém, é na possibilidade de consumir que pode estar a revolta do povo se desenhando, quando lhe for tirada a possibilidade de trocar seu celular por um modelo novo e a selfie ficar defasada ou sequer ser possível de ser clicada.

    E terminar o Estado de Exceção. 

    1. O lastro, o que embasou o

      O lastro, o que embasou o golpe foi justo a preocupação dos mais ricos em ver um mínimo de diminuição em relação aos mais pobres. O golpe também foi para que pobre deixe de andar de avião e frequentar shoppings… e comprar iPhones, claro. E a publicidade dos iPhones só chegar “a quem de direito”.

      A massa para rebelião, existe; mas amorfa. E, sem comando – é por isso que estão cortando todas as cabeças que a poderiam comandar – essa massa continuará amorfa.

      ESTAMOS NUMA DITADURA!

      1. José!

        Este modelo de desenvolvimento não contempla nem a classe média verde-amarela, não pensa assim?

        Eu ainda penso que uma revolta social dos desorganizados possa acontecer. 

        Quando a tal da meritocracia for só pra Elite vão todos se calar? 

        Sem selfie de I-Phone, sem Miami como era nos tempos de FHC para trás, onde só a Burguesia viaja com a família para o exterior e filhos da classe média viajam entre amigos e nunca entre familiares, porque era uma ação de quem juntava dinheiro sozinho e não tinha contas a pagar e/ ou família para sustentar. 

        Quando os pais não tiverem mais condições de levar os filhos pra Disney vai se manter um silêncio sepulcral? 

         

        1. Alexandre,
          Sempre tive a

          Alexandre,

          Sempre tive a percepção que o maior risco que o Brasil corria e hoje corre mais do que nunca, é a revolta social dos desorganizados. E digo mais: são a maioria silenciosa que (ainda) não foram às ruas. O povo é bem desconfiado, acredite

          1. Elvys!

            Acredito que seja mesmo. 

            As pessoas podem ser manipuladas pela mídia, porém, no bolso a reação é outra.

            O celular ainda está clicando. A conta da vivo, tim, oi ainda está possível para uma parcela significativa das pessoas. Quando começar a ser maioria os que não podem ter as quinquilharias sonhadas é que o bicho vai pegar.  

            Já está acontecendo um processo de mudança de propaganda, de vitrines, etc.

            Carros populares são anunciados com algumas vantagens dentro, GPS dentro, mas é carro popular e não anúncio de carrão, se me entende. Vamos em um shopping e a loja de tênis já coloca em destaque tênis olimpikus de 200 reais e não o mizuno de 1000. 

            Quanto tempo vai demorar para cair a ficha no povo de que o Impeachment não foi para sairmos da “crise”, que não é nada daquilo que lhes tentou e tenta dizer a velha mídia?

            Um abraço,

            Alexandre!

          2.   Alexandre, tenho uma visão

              Alexandre, tenho uma visão semelhante à sua.

              No entanto, acredito que essa ficha já caiu há vários anos: obviamente a paz social é um objetivo que deve beneficiar a todos, mas entendo que o banditismo é a saída procurada por muitos. Em outras palavras, obviamente quero polícia na rua e crimes (de alto a baixo) punidos conforme manda a lei, mas até entendo a revolta que sente um jovem que nada pode comprar. Se a própria classe média muitas vezes se morde de inveja do vizinho que comprou o carro da propaganda, o tal que é “o melhor da categoria”, aquele que vai te fazer morar numa casa bonita e ter um “mulherão bem-de-consumo”, imagine os que nem uma bicicleta velha podem comprar.

              Com isso defendo o crime? Obviamente não. Mas também deveria ser óbvio que a grande maioria dos criminosos não é assim porque “nasceu ruim”.

              Fossem politizados teríamos uma revolução. Não o sendo, haja igreja e valores familiares para segurar o desejo de ter o que a novela e os intervalos da novela os mandam querer, sem poder.

             

  34. Lógica impecável

    O que o Nassif coloca pode ser visto como uma tendência muito forte, mas acho que não seja possível afirmar categoricamente que de fato acontecerá como descrito. É possível que aconteça. Talvez seja provável que aconteça, mas pode surgir algo imprevisível, ou algo que está na penumbra entre em cena, como uma grande constestação popular, ou alguma reviravolta nas eleições municipais….

  35. E ainda tem uma cambada

    que fica escrevendo colunas para esse jornalzinho ajudando essa porcaria de jornal a mostrar pluralidade. Lógico que pluralidade depois do golpe consumado e de ter colocado que eles querem no poder.

    Esse povo é muito burro e se vende por alguns trocados. Com raras excessões.

  36. Quem derrubou a Dilma foi o Cunha? …quáquáquá

    Quem rerrubou a Dilma foi a velha mídia. Que a gente via e ouvia a turma falando na Blogosfera que a velha Imprensa não tinha mais poder nenhum… E Dilma.. e Lula .. e o Paulo Bernardo  (toc toc toc .. que tomava conta da comunicação). eo republicano Zé também acreditavam nisso. Tanto que cagaram e andaram para a mídia progressista (os blogs por exemplo) nos 13 anos de governo petista! Uns retrógrados nesse sentido. Gente: Dilma nos seus dias de calvário passou a dar entrevistas para os Blogs.. O Cafezinho..Kenneddy Alencar .. Nassif .. e outros. Por que não fazia isso antes com mais frequencia? Pq não acreditava nessa mídia! No segundo mandato de Lula e primeiro de Dilma, chamavam alguns blogueiros no Palácio para uma rodada de café com pão de queijo… De quanto em quanto tempo acontecia isso??? Claro, se esse encontro fosse frequente seria do caramba!!!  Imagine os Ministros de Lula e Dilma dando exclusivas para a mídia progressista? Mas não era isso que acontecia.. Chamavam os blogueiros sujos lá no Alvorada para não pegar mal… Enterraram MILHÕES NA GLOBO… e nos outros. Aí os Blogs Sujos além de levarem uma merreca de publicidade, mesmo tendo audiência, eram chamados de “chapa branca”… Olha, é muita inabilidade…MUITA! Fico triste, frustrado e puto pelo partido – o PT. Mas chorar por Dilma e Lula, tô fora!!! 

    RECORDAR É VIVER E AS VEZES CHORAR:

    http://www.cartacapital.com.br/blogs/midiatico/emissoras-de-tv-receberam-mais-de-r-10-8-bilhoes-publicidade-federal-7609.html&nbsp;

    TODOS DERAM UMA BANANA PARA O PT, O LULA E A DILMA.. 

    Segundo dados divulgados nesta segunda-feira pelo UOL, a Rede Globo e as 5 emissoras de sua propriedade teriam recebido R$ 6,2 bilhões em publicidade federal durante os últimos doze anos de governo petista. A segunda maior verba foi destinada à Record: R$ 2 bilhões. De 2003 a 2014, o SBT recebeu R$ 1,6 bi, a Band, R$ 1 bi e a Rede TV! ficou com R$ 408 milhões.

  37. O governo pode entuchar o

    O governo pode entuchar o rabo do pig de dinheiro público mas isso não vai fazer com que as pessoas comprem jornais mais. Estão derretendo.. Agora só restou o dinheiro público.

     

    1. Ou seja, o dinheiro que

      Ou seja, o dinheiro que pagamos pontualmente os impostos.   Esse dinheiro vai para a globo, folha, estadao, veja, etc., etc. Aconteceu em 1964, quando a redentora destruiu as comunicacoes.  Hoje nao havera incendio nas empresas televisivas pois todas elas estao a favor do golpe.   

    2. Ou seja, o dinheiro que

      Ou seja, o dinheiro que pagamos pontualmente os impostos.   Esse dinheiro vai para a globo, folha, estadao, veja, etc., etc. Aconteceu em 1964, quando a redentora destruiu as comunicacoes.  Hoje nao havera incendio nas empresas televisivas pois todas elas estao a favor do golpe.   

  38. Reagir

    A tragédia brasileira pode ser contada em muitos atos. Em praticamente todos eles, podemos ter ou como protagonista ou atras dos atores politicos e financeiro, a imprensa brasileira.

    Na historia brasileira, nenhum governo sobreviveu por muito tempo sem se aliar ao empresariado que comandava os meios de comunicação. Vargas teve que se aliar a Samuel Weiner e seu Ultima Hora. Não foi o suficiente para barrar a “Republica do Galeão” em sua aliança entre a oposição politica, forças armadas (principalmente a Aeronautica) e a oposição da então grande imprensa para derrubar Getulio.

    Quando Dilma se deu conta de que não tinha mais forças para nomear um Ministro em seu governo, provavelmente se deu conta de que também seria apeada da presidência e pelas mesmas forças que décadas atras tinham derrubando Getulio e, de mesmo modo, João Goulart.

    Eh importante estar atento e sobretudo reagir, antes que chegue o dia em que nos daremos conta de que não temos mais força para manter um site de informação plural, que faz parte dos poucos que ainda se agarram à ideia que muitos de nos temos do que deva ser Jornalismo.

    Nassif e Lourdes, gostaria imensamente de assinar ao GGN. Por favor, se possivel, ofereça opções de pagamento.

  39. Penso que o Nassif só comete um grande erro,

    é achar que os verdadeiros golpistas já estão no poder.  Para mim estes não passam de pilantras que aproveitaram a oportunidade. Os verdadeiros golpistas e o verdadeiro golpe ainda está em gestação.

    Na vida, como em tudo o mais, um bom diagnóstico é fundamental para um bom tratamento. Caso o mal não tenha cura, curado está.

    Por mais que tenhamos intensos e péssimos sentimentos diante de patifes como Temer, Moreira Franco, Padilha, Jucá e Geddel, parece-me que dar-lhes o título de golpistas é um elogio às suas parcas inteligências. Para mim eles são meramente os oportunistas que vendo um cavalo passando sem cavaleiro, mais do que depressa tomaram as rédeas do animal.

    Então a quem pertence o cavalo?

    Pertence a um grupo muito mais inteligente e organizado do que estes trapalhões. Este grupo é formado por membros de várias corporações: Procuradoria, Polícia Federal, Justiça, Velha imprensa e PSDB ( e deve obviamente contar com apoio estrangeiros)

    Foram eles que minuciosamente foram articulando o enfraquecimento dos governos populares Lula e Dilma, aproveitando cada oportunidade para avançar e quando necessário recuar estrategicamente.

    Este processo foi um contínuo desde a AP470, vulgo mensalão, até chegar ao Impedimento de Dilma.

    Sem dúvida nenhuma este processo teve e tem os seus líderes. O primeiro foi o Barbosa, que serviu de instrumento para decapitar o PT de seus principais quadros políticos.

    A Lava a Jato vem em seguida e aprofunda o processo. Quando o Cunha ainda era presidente da Câmara, o presidente do Senado, Renan Callheiros, ainda não estava totalmente inserido no golpe sendo mesmo considerado como sendo da base do governo.

    Nesta época ele ameaçava não aceitar no Senado qualquer proposta de impedimento que viesse da Câmara dos Deputados. Foi quando o PGR Janot envia ao STF um pedido de prisão para Cunha, Calheiros e Sarney. Esta foi a forma que o líder sedicioso, Janot, encontrou para neutralizar Calheiros.

    No STF o ministro Gilmar Mendes não perdia um momento para avançar suas teses, e tal como um general foi encarregado de um plano B, que seria cassar a chapa Dilma-Temer no STE. (neste momento, ele matreiramente está pouco ativo, esperando para dar o próximo bote)

    Diante do impedimento, este plano B foi adiado estrategicamente para o ano que vem, quando permitirá que um quadro do verdadeiro grupo sedicioso ocupe o palácio.

    O grande problema é o que fazer hoje. Não lutar contra o governo Temer seria incompreensível para grande parte da população. Contudo o Fora Temer nada mais é do que jogar a favor do outro golpe, pois será muito fácil cassar no STE um governo odiado pelo povo.

    Já se perdeu uma grande oportunidade deixando Calheiros engavetar uma solicitação muito bem fundamentada de impedimento de Gilmar Mendes. Cortar a cabeça deste canalha deveria ser uma das mais importantes tarefas das lideranças populares. E isto tem que servir de exemplo para outros filhotes de golpistas que há no STF.

    Da mesma forma está se perdendo a oportunidade para se fazer um acordo com Temer, que permita aprovar uma legislação que coloque um freio nos verdadeiros golpistas da Procuradoria.

    Assim como Gilmar Mendes tem que ser impedido no STF, Janot tem que ser expulso da PGR.

    Ou o Legislativo assume sua tarefa e cria as leis necessárias para colocar um freio nestas corporações ou será tragado por eles, levando junto o processo democrático.

    Nisto o PT tem um papel fundamental a jogar. Ficar só no Fora Temer será um suicídio. Temer tem que ser convencido a fazer o que Dilma deixou de fazer. Tirar do Ministério da Justiça um elemento que é claramente uma ponta de lança do golpe de 2017, e colocar alguém em seu lugar capaz de por a PF a trabalhar dentro da lei. Todos os policias que praticaram atos contrários à legislação tem que ser investigados e colocados em outros postos, a começar pelo seu diretor geral.

    No Congresso temos que ter a coragem de aprovar leis que regularizem o caixa 2 e retirem o poder absoluto dado aos Procuradores. No mínimo retirar o direito de eles fazerem investigações por conta própria.

    Sim, pode dizer que isto é fazer acordo com canalhas, mas isto é o preço que temos de pagar para continuar jogando dentro dos marcos democráticos. A outra alternativa é preparar as forças e apoios para uma Rebelião popular, incluindo aí as Forças Armadas. Assim como o levante dos capitães em Portugal levou a uma rebelião popular e ao fim do salazarismo, pode se tentar o mesmo por aqui.

    Antes que algum comentarista que se acha muito inteligente diga que isto é o que queria o Jucá quando disse que “temos que parar a Lava a jato” eu adianto: é isto mesmo. Temos de para este arremedo de justiça em que se transformou a Lava a jato, e Moro tem que responder por seus crimes contra a ordem jurídica, política e econômica.

    O tempo urge, pois se deixarmos acabar este ano, os sediciosos terão vencidos e agirão com a maior naturalidade, depondo Temer e colocando em seu lugar algum figurão.

    Quanto à participação dos USA no processo, penso que é secundário se falar, pois eles nunca esconderam seus propósitos. Eles nunca esconderam que queriam um fim do governo Allende, Hugo Chavez, e muitos outros, ao longo de uma longa História.

    Eles sempre estão do lado de seus interesses e este não era o lado dos governos Lula e Dilma. Não me parece que eles estarão ao lado de Temer, quando terão a oportunidade de colocar em seu lugar alguém politicamente mais inteligente e menos odiado pelo povo. Um ditador mais palatável.

    Enfim, eles, os norte-americanos defendem os seus interesses. Que nós defendamos os nossos que é o de pertencer a uma nação soberana e justa com seu povo.

    1. Respondo a Jose

      Respondo a Jose Muladeiro,30/09/2016 – 6:48.Seu texto ainda que relevante,ultrapassa os limites da razoabilidade que norteia a Rede Social.Verifique o texto produzido no dia de ontem pela da Jornalista Helena Chagas.Ele nos ensina de fotma sublimar como os textos devem se comportar em uma Rede Social.

      1.   De início achei que você

          De início achei que você fosse apenas chato, mas começo a desconfiar que é pancada. 

          Você nasceu assim ou foi ficando? Fora que tá irritante essa sua mania de “prenunciar” o que todo mundo já sabia, Junior Acácio.

        1. Respondo a André

          Respondo a André élebê,30/09/2016 – 11:12 Seja lá o que seu nome venha a significar,ciumes não fica bem para o sexo femenino,imagine o masculino.Vá lá na secção Fora de Pauta,leia o que escrevi,volta para conversar comigo.Se puder.

          1. Não fui nem vou. Para vc
            Não fui nem vou. Para vc dançar eu bato palma aqui mesmo.

            Agora vá tomar os remedinhos certos, pelo andar da carruagem logo você está usando chapéu de Napoleão, Sertanejo Acácio.

          2. Respondo em treplica a Andre

            Respondo em treplica a Andre elebe,30/09/2016 – 15:38.Claro que foi,e ficou maravilhado com o que viu,partiu para agressao pura e simples.Segundo um afamado blogueiro da blogosfera suja,limpa e mal lavada,o bom da inveja e que ela corroi o individuo por dentro.Pergunte a Fernando Henrique Cardoso se a razao nao me acolhe.A discussao termina aqui,voce nao possui os predicados intelectuais e domesticos para discutir comigo.

  40. Consideracoes de um Sertanejo

    Consideracoes de um Sertanejo Togado,acima de tudo sobre um ato de covardia.Quem me le ate a contragosto,nao me negara o direito de ter afirmado ha uns 20 dias atras,em contraste com editor do blog,quando defendia eu a tese,que ja nao estavamos em um estado de excecao,e sim via sinais eloquentes da barbarie.Nao prescisei mais que esses  20 dias,para afirmar que novamente a razao me acolhe.Ainda ontem a correstissima jornalista Helena Chagas vem a corroborar com minha constatacao,citando como exemplo a barbarie Goiana e em diversos outros Estados da Federacao.O caso da Folha torna-se emblematico por ser a confirmacao da barbarie a qual estou a me referir.Nao poderia ser de outra forma.O Jornal Folha de São Paulo representa,como seu porta voz,o que ha de pior no jornalismo brasileiro,por ter saido na frente para ser a porta bandeira dessa barbarie a qual me refiro.Dissimulado,traicoeiro,e acima de tudo covarde,perdeu completamente qualquer recato,se e que o tinha.Quem sai aos seus,nao degenera,reza a lenda.Desde que esse Otavinho,um ordinario que nao serve a coisa alguma,assumiu o controle do jornal,tem praticado toda sorte de patifarias,canalhices,e semvergonhices mil.Diria que supera a Revista Veja,por que age sob o manto da dissimulacao e um tal pluralismo,referendado por jornalistas senao alugados,mas infectado pelo virus da senilidade.A pesquisa fraudulenta do Datafolha,publicada dias atras,em conluio com a omertà palaciana,para favocerer abertamente um governo criminoso e sem legitimidade,por mim denunciado,era o sinal mais evidente,que o jornal entrava de vez no submundo do jornalismo e passava a ser um esgoto a ceu aberto.Esse episodio denunciado pelo faro e aquilo que eu identifico como percepcao sensorial,trazido por Luis Nassif,o mais brilhante jornalista de sua geracao,pode ter causado surpresas para muitos,menos para mim.A cacada criminosa do esgoto a ceu aberto que se tornou A Folha,contra os blogueiros progressistas,tem como alvo maior o jornalista Luis Nassif,por motivos mais que obvios.Nao  saberia dizer se foi por ter trabalhado alguns anos la,Nassif conhece como ninguem a capadocagem que o jornal practica a socapa,e mais,o busilis da questao,tem pleno conhecimento do carater latrinal de Otavio Frias Filho,que nunca perdou Nassif de expor as visceras de um jornal covarde,golpista e reacionario.Provando mais uma vez,sua coragem,valentia e de jornalista  sem medo,Luis Nassif,desnuda de forma irrefutavel,que a Folha de São Paulo,torna-se o representante mor do “marcarthismo”,praticado pela maior maquina de moer carne do planeta,que e a midia brasileira.

  41. Em que pese certo saudosismo

    Em que pese certo saudosismo do blogueiro em algum momento do jornal do rato,a verdade é que,desde a redemocratização,essa gente vem manipulando informações.

    Pode-se dizer até que publicavam matérias em quantidade compatíveis contra e a favor de derminados assuntos ou partidos políticos mas,como em determinadas contas,a ordem dos fatores altera o resultado,e essa gente fez e abusou destas ordens desconexas.

    O golpismo esteve e está no sangue dessa gente.

     

    1. As conexões.

      O beilhante Nassif sempre consegue enxergar e ligar os pontos aparentemente isolados que nos permitem entender a lógica dos movimentos da Grande Concertação do Golpe. Importante observar que o bravo e honrado Eugenio Aragão nos trouxe informações preciosas dos bastidores do GOLPE, revelando que um de seus principais pilares, a PGR, revelou, na pessoa do Golpista Janot, que o próprio Eugenio lamenta de ter ajudado a chegar lá, que “…a Lava Jato é maior do que nós!!” Isso nos leva a suspeitar que realmente a Vaza a Jato é maior do que tudo o que já vimos, ou que já foi visto, em termos de Guerra Híbrida, cujas características exigem que não haja fronteiras entre o Legal e o Ilegal, como acaba de confirmar o TJ do PR.

      http://brasil.elpais.com/brasil/2014/12/05/internacional/1417804181_973994.html

      Então a Vaza a Jato, com seus meninos vaidosos, ignorantes e “…idiotas…”, talvez seja apenas a ponta de lança de um movimento muito maior, porque o Brasil é muito grande e precioso no contexto geopolítico. Esqueçamos semelhanças entre primavera árabe e a Ucrânia. O poder rentista internacional sabe melhor que o Tom Jobim que o Brasil não é um país para amadores. Para nós eles montaram a tempestade perfeita e certamente ainda há raios e trovões à espreita que nós nem ainda conseguimos ouvir ou enxergar.

      Uma questão importante é que guerreiros como o Nassif e outros “sujos” são as nossas últimas linhas de defesa e, para os especialistas, é importante perceber que, salvo engano, já há interferência causando estabilidade em vários portais, além do bombardeio judicial que se anuncia. Esses sintomas de instabilidade parecem ocorrer com mais frequencia aqui no GGN e no Viomundo, smj. ressalvadas melhor avaliação dos especialistas.

  42. A perseguição aos blogs

    A perseguição aos blogs independentes é mais uma da série NÃO EXISTE MEIO GOLPE e ao mesmo tempo a constação de que a mídia alternativa é forte e incomoda muito a imprensa familiar de direita no país.

    Principal fonte de informação de milhares de brasileiros os blogs fazem um grande trabalho de guerrilha jornalística mostrando o quanto é ridícula e medieval o pensamento conservador da elite nativa estampado em seus periódicos falidos economicamente e, principalmente, moralmente.

    Força Nassif!

  43. Cada dia q se passa parecemos
    Cada dia q se passa parecemos mais com a Alemanha nazista,esse vídeo
    da Folha caí como uma luva,nas circunstâncias atuais,cito tb as reportagens
    do fantástico sobre CRIMES NA INTERNET,já estão “LOBOTIZANDO”os
    brasileiros,td coordenado,PREPAREMOS O ANTÍDOTO !!

  44. Nassif, isso é muito, muito, muito sério

    Porque coloca em risco não só a sua segurança profissional, como a expõe você, sua família e todos nós, seus leitores, à prisão, à tortura e ao arbítrio.

    Sua leitura está correta. A não notícia da Folha passou desapercebida porque pressupõe como verdade a acusação estapafúrdia de Sérgio Moro, de que o PT seria uma organização criminosa. Nenhum brasileiro acredita nessa merda e a prova foi o esculacho daquele PPT ridículo do Dallagnol.

    O Golpe avança e se assume cada vez mais fascista. Temer e sua quadrilha serão descartados. O que que está por vir é muito mais Alemanha de 33 que Brasil de 64.  Ontem o ex-ministro Eugênio Aragão comparou Moro ao juiz nazista Roland Freisle, presidente do Tribunal Popular da Alemanha (DCM, 29 set. 16: https://goo.gl/EjX2FE).

    O Golpe marca também a decadência de Otavinho Frias, o junkie que dissipou a herança do pai e que agora, no fundo do poço, transforma-se num alcagueta colaboracionista.

    1. “Rapaz, a solução mais fácil

      “Rapaz, a solução mais fácil era botar o Michel””estancar a sangria””O primeiro a ser comido vai ser o Aécio””Quem não conhece o esquema do Aécio””Fui do PSDB 10 anos, não sobra ninguém””Conversei ontem com alguns ministros do Supremo. Os caras dizem ‘ó, só tem condições sem ela. Enquanto ela estiver lá essa porra não vai parar nunca””Michel é Eduardo Cunha””É um acordo, botar o Michel, num grande acordo nacional. Com o Supremo, com tudo. Aí parava tudo.

       

  45. Assustador!

    Nassif, suas previsões inclusive as mais sombrias tem se revelado como precisas neste nosso conturbado moemento. O mundo tem ainda como frescas lembranças o estrago que se deve a Hitler numa Alemanha fragilizada pela guerra de 14-18.  Que pode sair de consequência de um regime autoritário e desregrado como este golpista num país potencialmente muito mais poderoso , maior e autosuficente? Passamos a ocupar lugar de destaque nas preocupações mundiais,risco muito maior que a Coreia do Norte.

  46. Democracia demais faz mal

    Os Estados Unidos perceberam que democaracia demais no Brasil, e no resto do mundo, inclusive neles, faz mal aos interesses das corporações escudadas pelos exercitos americanos. Daí, como quem está debaixo d’água, apenas um canudinho para respirar.

  47. Caro Nassif
    Há uma muito interessante monitorização, com respeito ao que é que vai acontecer com os blogs. Esta é a leitura mais interessante e ajustada, se há e que tipo de profissionais há, por trás da quadrilha do Temer. Bom, a Folha, esta já era fake nos anos 80, final e noventa, com aquela loucura do matinas, vindo do japão, querer difundir ( mas a palavra que ele queria era fabricar ) cultura, e com caderno de cultura onde todos os jornalistas ( não sei o que Coelho, era o máximo no pedaço – a mistificação pura, do jornalismo informação com o jornalismo análise – enfim algo parecido com uma mistureba mal feita entre o que a folha entendia como ‘cultura jornalística,’ importando leituras de fora e falando pobremente no que correspondia ao Brasil, e a adoração do próprio umbigo, de quem adorava ver seu nome naquele caderno – um bom editor já resolveria … sem gastar muito) lá eram incensados. Fake cultural pura. Depois aquela distribuição fascicular que no fundo, Atlas e que tais, foram trucidados pelos google maps e pela cultura digital. Ou seja, e pra não cansar: o matinas jornalista viajou à sociedade mais tecnológica da época para aprender como se vendia jornal no japão, e esqueceu reportar o que a cultura tecnológica japonesa e coreana (depois ) iriam instalar. Vendeu um projeto de dez anos e hoje faz editoria em cidade do interior. humiiiilde…perdeu o furo e o tempo do furo. Jornalismo não é cultura? Cultura não é entender ciclos tecnológicos? No meio da civilização mais tecnologica? Cito estes fatos pra decifrar a liderança da folha. Antes de ser caráter, ou falta dele, é incompetência mesmo… Mudando de assunto, o delegado na prática extinguiu o processo, sem comparecer à audiência?

  48. E quando a hegemonia PSDB/Mídia saltar aos olhos da população???

    Muito em breve teremos eleições… ela vai deixar claro o resultado do esforço coletivo de todas as instituições em destruir o PT e a esquerda enquanto blindam ao máximo o PSDB.

    A soberania ditatorial do blocão PSDB/PMDB/Mídia vai ficar tão evidente que se tornará impossível de esconder… ainda mais depois da mídia bombardear durante anos seguidos que o PT tinha se fortalecido demais, ameaçando a democracia. 

    Podem se antecipar à um discurso ensaiado da mídia tentando minimizar o aumento gigantesco do PSDB… vão dizer que na realidade foi encolhimento do PT, vácuo de poder, fruto natural das investigações, blá-blá-blá… eles estão indo com muita fome ao pote… a única coisa que vai ameaçar o projeto de poder deles é a própria ambição.

    Como explicar para a população que, os políticos que eles tanto defendem são na realidade os representantes máximos do poder no Brasil… Serra, Aécio, Alckmin, Temer… são os chefes do maior bloco político-midiático que se teve notícia desde a formação do Brasil.

    Quero ver se vão colocar aquele habitual mapa do Brasil pintado de vermelho e azul… agora vai ficar tudo azul… e tudo com o símbolo da Globo.

  49. Nssif,voce com seus post de

    Nssif,voce com seus post de xadrez,esta conseguindo clarear muita coisa nessa escuridão que estamos.Devo reconhecer,que quando voce disse pela primeira vez que o Janot era o lider do golpe,eu fiquei bem desconfiado de voce.Mas logo o Janot,que a Dilma brigou tanto para reconduzi-lo ? Hoje eu tenho absoluta certeza que sim ! E não esqueça da sugestão que eu te dei,de um xadrez,sobre ele ter pedido a divisão dos inquerito em tres,que na minha opinião,ele não poe o psdb no meio,porque ai não teria como condenar o Lula como lider de quadrilha,que é o sonho de consumo deles.

  50. Por essas e outras que faço

    Por essas e outras que faço campanha permanente para a esquerda política deixar de oferecer sua voz a esses órgãos que se dizem plurais. Cada artigo nessa “grande” mídia assinado por um esquerdista dá ares de legitimidade àquelas capas e editoriais sempre voltados contra a justiça social. 

     

  51. Em atitude de pura

    Em atitude de pura subserviência o temeroso USURPADOR se viu obrigado, à exemplo de um ex-embaixador brasileiro, a tirar os sapatos em frente a um apresentador de TV GOLPISTA

  52. Não se trata de propaganda,

    Não se trata de propaganda, nem conheço o homem pessoalmente, mas decidi votar em Eduardo Guimarães por causa de sua combatividade com relação ao PIG. Sim, vou usar PIG porque é a forma mais simples de nomear quem deve ser nomeado. Precisamos que mais pessoas que se disponham a encarar na atuação parlamentar esta que talvez seja a mãe de todas as batalhas para defender a democracia. Sem o PIG haveria muito mais dificuldade em se desfechar o golpe. Revoltado, eu ouço o povo burro da periferia dizendo que vai votar em joão dollar ou estufando o peito pra dizer que votou em aécio. Em cada cidade pessoas deveriam procurar se informar sobre candidatos que se disponham a enfrentar o monstro.

    1. “Sem o PIG haveria muito mais

      “Sem o PIG haveria muito mais dificuldade em se desfechar o golpe.”

      Eu diria que seria impossível.

      O PIG aproveitou as manifestações de 2013, que não tinham especificamente nada a ver com Dilma ou o com o PT, e maquiavelicamente souberam canalizar aquilo contra o governo federal.

      Aquelas manifestações eram genuinamente apartidárias; Acabaram se transformando em miríades de idiotas raivosos, manipulados, entretidos com patos e gozação.

      E que fizeram a diferença. “O povo” pediu… “o povo” conseguiu…

  53. vamos cancelar nossa assinatura na folha

    Na verdade mantenho a assinatura nesse jornal apenas para entreter meu pai que esta muito velho e nem de casa esta saindo mais.  Noentanto vejo que estou fazendo um mau maior, e ja providencio outra fonte de leitura mais descente.  Estou cancelando minha assinatura e penso que se todos que percebem a gravidade do que foi publicado fizessem o mesmo essa bolsa teria que passar tambem a comprar nas bancas esse lixo.

    1. Isso é pra ontem, amigo

      Cancelei minha assinatura de Veja há mais de 20 anos e da Folha acho que há uns 15 anos.

      Há 5 anos não assisto mais TV aberta, nem futebol. E há mais de 1 ano e meio deixei de ler grandes portais de notícias, como UOL, G1, Terra (foi um presente de Natal que me dei em 2015).

      Os únicos conteúdos mainstream que suporto, ainda assim uma vez por semana ou a cada 15 dias, é a BBC Brasil e El País on line.

      1. Ler ou Não Ler

        Veja, dá para não ler, mas é melhor ficar de olho.

        O contraponto neste momento em que os conservadores resolveram assumir publicamente seus discursos raivosos é um bom momento para afinar leituras mais justas de mundo, mais instrutivas.

        O contraponto serve de esclarecimento das contradições e o mais importante é entender os raciocínios dos dominadorres escravovratas e ampliar as leituras de cada ponto de vista a toda sociedade. Este foi o erro de vários grupos de esquerda ao assumir o poder: parar com as leituras, com as interpretações críticas e constantes da realidade e das correlações de força na humanidade.

        A busca por domínio de energias, tecnologias e informações, são as estratégias mais eficazes dos que dominam 90% da riqueza do mundo!

        Veja bem! Analise o discruso e divida conosco com máximo de clareza!

  54. Muito bom, Nassif

    Mas considero importante começar a distinguir as duas operações lava jato, dentro da operação:

    1. lava jato do PT: contra o PT, aliados (tesoureiros, parentes, marqueteiros) e blogueiros/jornalistas (que o diga Breno Altaman);

    2. lava jato dos golpistas/entreguistas: contra PP, PMDB, PSB e PSDB e aliados;

    É importante fazer esta distinção, já que são operações completamente diferentes. 

    A primeira rasga a constituição, prática perseguição política doentia, usa de mentira, calúnia e difamação contra seus inimigos, ou seja, coloca em prática o direito penal do inimigo.

    A segunda é a operação da impunidade que o consórcio do judiciário-mpf-pf-mídia garante para os donos do poder. Nesta operação todo devido processo penal será respeitado, já na outra todo devido processo de linchamento será realizado.

    PS: Parece redundante, mas é importante fazer essa distinção.

     

  55. Sarau já!

    O tempo não para. Já que estamos aqui só de passagem e acreditar na democracia e na justiça se tornou uma profissão de fé, pois agora é cada um com sua consciência e sua ética e salve-se quem puder, que tal promover um sarau democrático em cada cidade brasileira? Todo o mal que tentam nos empurrar goela abaixo a gente repele com música, diálogo e um encontro com muito calor humano.

  56. Deja Vu Mouro…

    Todas as tiranias eliminam gradativamente e “higienicamente” seus opositores, para que no final do processo de “limpeza da sociedade” restem somentes aqueles e aquelas que se subjugam ao seu mando, ou por medo ou por cumplicidade. Lembrem bem disso quando Temer, Moro, Aécio, Gilmar Mendes e todos os ratos e ratazanas nazi-fascistas que estão comendo do banquete do golpe começarem, já tendo eliminado os “bandidos do PT e seus aliados”, a procurar outros e outras “inimigos(as) da ordem nacional” e você, que ainda adora chamar petista de ladrão e bandido, for um dos alvos… na Itália fascista de Mussoline foi assim, na Alemanha nazista foi assim, no Brasil de Temer e Moro não haverá de ser diferente.

  57. A pisoteda democracia

    No longo caminho da evolução espiritual, por conta da expiação, há 72 anos que aqui estou procurando melhorar minha alma (assim acredito e espero). Desta vez, profissionalmente, como um engenheiro diferenciado da grande maioria de minha classe, alienada e distante da política. Além do que, já tenho tempo suficiente para adquirir capacidade de perceber muita coisa localizada abaixo da superfície, invisíveis para a grande maioria.

    Também, por circunstâncias do destino, afinal, acompanhei de perto a truculenta e sanguinária ditadura militar, conferindo-me boa capacidade de visão, que outros profissionais, em menos tempo, já estão aptos a enxergar, como os grandes jornalistas e intelectuais preocupados com a sorte da humanidade.

    Posto o introito, vamos ao que interessa. Vamos ao que nos assusta e aterroriza: o truculento golpe contra a presidente Dilma/PT, mulher patriota, nacionalista e honesta.

    Já na fase do show midiático-judicial-mensalão que era possível perceber o poder da grande força oculta (visível) por detrás das localizadas, seletivas, truculentas e tendenciosas ações dos golpistas. Com a chegada das siderais badernas por todas as grandes capitais do Brasil, em impunes destrutivas selvagerias, jamais vistas, inclusive, criminosamente, ceifou a vida de um jornalista. Nesse dantesco cenário de verdadeira guerra contra a democracia, visando minar a esplendida economia Dilma/PT de até junho de 2013, acabou por colocar fim definitivo em alguma esperança que ainda restava.

    Ficou a triste certeza: os fascistas, tendo à frente perigosas facções da turma de preto (informação), com apoio da CIA, prosseguem no projeto de por fim em todos os governos não entreguistas da América Latina, área dos EUA (assim acreditam). Já tiveram sucesso na Argentina. Na Venezuela, riquíssima e petróleo, nada conseguiram apesar de toda sabotagem empregada. No Brasil, sucesso completo (será mesmo?).

    Pela própria natureza e compromissos dos golpistas, à medida que a economia do Brasil continue entrando num grande atoleiro, tentarão manter bem longe da consciência, o inevitável crescente descontentamento do povão, em especial, da classe média e a dos menos favorecidos. Nessas horas, a bonita fachada “mundo livre” vai para o espaço. As truculências do governo tendem a agravar junto com a censura aos meios de comunicações e artísticos. Cinicamente e sem escrúpulo algum. Assim foi em todas as ditaduras da América Latina.

    Afinal, não são democratas, muito menos patriotas. Não conseguiram chegar ao Poder pelo voto. Por isso mesmo, não devem nenhuma explicações ao povo. Devem explicações, aos seus patrões, aos EUA, aos grandes grupos econômicos daqui e de fora, ávidos em privilégios, em facilidades. Sedentos por comprar siderais riquezas do Brasil, riquezas do povo, a preços de bananas, como no entreguista governo FHC/PSDB. Acorda, Brasil!

    Fora Temer!

  58. Nunca é demais reiteirar o

    Nunca é demais reiteirar o que escrevi no meu comentario.Essa ação covarde sem precedentes do jornal Folha de São Paulo,como de praxe,enviezada e acanalhada,tem como alvo o mais brilhante jornalista de sua geração,Luis Nassif,que sabe disso bem melhor que eu.Está a caminho,o mais frontal ataque a um jornalista que tenho noticias,com o viés de “blogueiros progressistas”,se me faço entender.Que as senhoras e os senhores cadastrados daqui,não tenham duvidas.Fiquem atentos,liguem as antenas,e todos os sinais de alertas.Ciumentos ou não.

  59. Convido a todos,cadastrados

    Convido a todos,cadastrados ou não,a dá uma espiadinha no Fora de Pauta de hoje.André élebê foi e não deu sinais de retorno.Gostou tanto do que leu,deixou o ciúme de lado.Creio eu.  
     

  60. “A não-notícia é que o

    “A não-notícia é que o governo Temer resolveu proibir toda publicidade de empresas públicas nos blogs críticos a ele.”

    Somente quando escancarou seu carater sedicioso, golpista, usurpador, traidor… Enfim, quando aliado a Cunha partiu para a conspiração, quando passou a ser mais notado na decoração do poder, foi que temer passou a ser criticado pela blogosfera. Antes era uma môsca quase morta dormindo no Jaburu. Creio que sua ação contra os blogs tem menos a ver com críticas a ele e  a seu grupo mafioso e mais com ordem do cartel midiático.

    A blogosfera independente tem feito um trabalho de formiguinha, minando a hegemonia da velha mídia. Antes, os colunistas e editorialistas do cartel reinavam soberanos, absolutos. Os mervais, azevedos, leitões, e outros menos votados diziam o que queriam sem contraponto. Hoje,praticamente em tempo real, são desmentidos ou contraditados. Ainda tem grande influência sobre os chamados midiotas, ou nem tanto, mas até a idiotice tem limites.

    Creio que, com a mãozinha da Globo no caso Valor, a Folha foi escalada para dar o ponta pé inicial na escalada de perseguição à mídia independente. Aproveitou para tirar o velho camburão da garagem. É… aquele que transportou presos políticos na ditadura para serem torturados. Tudo com nova roupagem, claro.

    Apesar das expectativas pessimistas, acho que artigos como o do Nassif, do Fernando Brito e outros craques da novíssima mídia, abortaremos quaisquer tentativas de cereamento da nossa liberdade de expressão.

  61. Em síntese, o post trouxe

    Em síntese, o post trouxe informações sobre um alienígena.  O alien Ovotavinho botou o primeiro ovo para ser chocado daqui em diante. Neste caso, do ovo expelido sairá o modo de  atuação da mídia golpista e de outros fascistas. Ovotavinho já botou outros ovos. Podemos citar, como exemplo, aquele que pretendia trazer à ditadura militar um novo verniz, o de que aquele período de exceção não passou de um ditabranda. Se, para o alien botador de ovos, a ditadura militar foi uma ditabranda, talvez aguarde que o período de exceção do atual governo golpista venha a se tornar  uma verdadeira ditadura.

    Por causa disso, Ovotavinho caprichou no ovo atual, que é enorme e lustroso; portanto, deve ter sido difícil e doloroso de ser botado, mesmo sendo um ovo de alienígena. Ovotavinho talvez esteja tentando se redimir do ovo da ditadura militar, que foi fraco, botando um ovão forte e resistente, capaz de produzir uma verdadeira ditadura, deixando a ditabranda de joelhos.

    Quando Ovotavinho decidir escrever sua biografia, que certamente encomendará a um de seus apaniguados, este terá, sem dúvida, a lembrança do filme “Alien, o oitavo passageiro”, de Ridley Scott.

    Segui abaixo algumas imagens desse filme profético:

    O OVÃO:

    O Ovão

     

     

     

     

     

     

     

  62. Houaiss

    DELATAR

    1 ( t.d.bit. e pron. ) [prep.: a] denunciar a responsabilidade de (alguém ou si mesmo) por crime

        ‹ durante o interrogatório, delatou o comparsa (ao delegado) › ‹ cansado de fugir, delatou-se à polícia ›

    2 ( t.d.bit. ) [prep.: a] revelar (delito ou fato relacionado a um delito)

        ‹ d. o crime (às autoridades) › ‹ d. o esconderijo dos bandidos (ao investigador) ›

    3 ( t.d. ) fig. mostrar inadvertidamente; deixar perceber; evidenciar, revelar

        ‹ os gestos bruscos delatavam sua inquietação ›

     

    SUPOSTAMENTE A FOLHA TERIA USADO A DELAÇÃO NO SENTIDO DO ITEM 3 DO HOUAISS. OS ITENS 1 E 2 SE REFEREM A CRIMES E DELITOS. CONCLUSIVAMENTE PODE-SE DIZER QUE O JORNAL “EVIDENCIOU” UM FATO. AS  RAZÕES PORQUE O FEZ É OUTRA HISTÓRIA, MAS DEFINITIVAMENTE  NÃO HOUVE A DELAÇÃO DE UM DELITO OU CRIME.

    QUANDO O PT VOLTAR AO PODER TUDO VOLTARÁ AO QUE ERA.  DAÍ,  OS BLOGS DE DIREITA SOFRERÃO IDÊNTICAS SANÇÕES ATUAIS DOS PROGRESSISTAS. TRIVIALIDADES POLITICAS.

  63. Carlos Heitor Cony

    provocou polêmica ao ofender Hélio Fernandes de “dedo-duro da ditadura”.  Agora, novamente todos (muitos veteranos) se uniram para mais um golpe e alcaguetagem e canalhices.

        Quando o Jornalista Marco Aurélio Carone foi preso pela Justiça de Minas, Jornalista que eu lia no Observatório da Imprensa, e respeitava, escreveu que “ele fazia Jornalismo atrás de um computador”, e dessa forma justificando sua prisão.

    Marcos Aurélio acusava Aécio Neves Cunha e alta cúpula do PSDB de mutios crimes e foi preso no começo do ano de 2014 e solto depois das eleições.

      A Justiça foi usada pelos acusados de crimes gravíssimos para cometer muitos abusos contra Marco Aurélio e Geralso Elísio: invasão, apreensão, desrespeito e até a prisão.

  64. Guerra e Informação

    A guerra começa por esconder as informações e transformar verdades em mentiras.

    As empresas que faziam anúncios de páginas inteiras antes e durante as eleições de 2014 são indícios fortes de onde se obtem recursos para tais manipulações.

    Em muitas localidades as TVs a cabo já tiraram a TvBrasil do ar. Bloquearam os canais nos hotéis e bares.

    A sociedade brasileira é tão conservadora e bélica quanto às européias e estadunidense.

    Colocar o Serra na central de doação de passivos para os capitalistas mundiais e o partido que defendeu nos juros altos no poder são as guerras mais duras para manteer a pobreza grande e a riqueza na mão de poucos. A reforma do ensino é para manter a ignorância (vale a política de só ensino ténico do PSDB). E assim vai o Brasil abrindo mais suas veias para escoar as riquezas e terras para os estrangeiros.

    E assim vamos perdendo, como sempre, as guerras, os espaços, as casas, as terras, os direitos.

    Mas permanecemos na luta!

    1. “Rapaz, a solução mais fácil

      “Rapaz, a solução mais fácil era botar o Michel””estancar a sangria””O primeiro a ser comido vai ser o Aécio””Quem não conhece o esquema do Aécio””Fui do PSDB 10 anos, não sobra ninguém””Conversei ontem com alguns ministros do Supremo. Os caras dizem ‘ó, só tem condições sem ela. Enquanto ela estiver lá essa porra não vai parar nunca””Michel é Eduardo Cunha””É um acordo, botar o Michel, num grande acordo nacional. Com o Supremo, com tudo. Aí parava tudo.

       

  65. Mídia

    Nassif

    Vocês,. blogs de esquerda, tem que se unir e enfrentar essa mídia. Nós podemos colaborar mandando todo dia via e-mail um desagravo contra todos estes jornais.É só combinar que eles receberâo 200 mensagens por dia contra e opinião deles.

  66. Lá na Argentina a Cristina
    Lá na Argentina a Cristina Kirchner partiu pra cima do Clarin e no final ela caiu…

    Mas caiu matando!

    E aqui, ufanistas, o que o Messias de vocês promoveu?

    Agora estão lamentando, né.

    Isso é bom pra aprender a ter juízo crítico.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador