Xadrez da Previdência e a quadrilha que assumiu o poder

Peça 1 – os cabeças de planilha de Temer

Uma característica de todo economista neófito de governo são as propostas radicais, voluntariosas, a radicalização das medidas propostas, como se não houvesse limites sociais e políticos, e como se todas as soluções da economia dependessem apenas da força de vontade e quanto mais radicais, mais virtuosas.

São ignorantes na análise do tempo político ou mesmo nos efeitos de medidas radicais sobre o ambiente econômico e social. Todos acreditam na fada das expectativas positivas – basta mostrarem firmeza que os agentes econômicos acreditarão e da fé nascerão os investimentos.

No governo Dilma, o exemplo acabado foi Joaquim Levy e seu pacote radical que permitiria a superação da crise em três meses.

No governo Temer, poupados pela mídia, o desmonte passou a ser comandado por meia dúzia de cabeças de planilha que cercam Henrique Meirelles, pessoas como a Secretária do Tesouro Nacional Ana Paula Vitali Janes Vescovi, cujo radicalismo enterrou o governo do Espírito Santo, o Secretário Executivo da Fazenda Eduardo Guardia, o presidente do Banco Central Ilan Goldjan, verdadeiro inventor da planilha no qual passaram a se espelhar os cabeções, e, principalmente, Mansueto de Almeida, uma espécie de contador alçado à condição de formulador de política econômica.

São todos seguidores de livros textos, de fórmulas genéricas, sem a menor sensibilidade para os efeitos colaterais de suas decisões, sem nenhuma noção de proporção, sobre os limites políticos, sobre as implicações macroeconômicas.

Só isso para explicar a maluquice da proposta de reforma da Previdência. Apelou-se para um radicalismo obsceno, burro, desnecessário.

Todo golpe de Estado – militar ou parlamentar – deixa a opinião pública atordoada por algum tempo. Por alguns meses, os cabeções julgaram-se os donos da cocada preta. Qualquer medida seria endossada pela mídia, corroborada pelos parlamentares e aceita pela opinião pública. Porque sempre se tinha a retórica da tragédia acompanhando: se as medidas não forem aprovadas, o Brasil jamais sairá da crise.

Esse tipo de retórica, própria para iludir incautos, não resistiu quando rapidamente a opinião pública foi se dando conta da verdadeira natureza da reforma da Previdência. Passaram os seis meses em que tudo é permitido. As ondas do choque amainaram e a opinião pública passou a entender a verdadeira extensão da reforma.

Nem se diga de seu ângulo mais perigoso, o desmonte de toda a rede de assistência social, dos BPC (Benefícios de Prestação Continuada), a hecatombe que provocaria nos idosos economicamente vulneráveis. A reação veio com a constatação do que a reforma faria com os direitos dos atuais contribuintes.

Não se considere que o despreparo desses planilheiros se restrinja a aspectos sociais e políticos. Há um risco brutal na reforma. Desestimulando a entrada de novos contribuintes (a troco de que irão contribuir para uma Previdência que provavelmente não lhes assegurará benefícios futuros) promoverão o desequilíbrio fatal do modelo, aquele em que o sistema de repartição entra em colapso.

O resultado desse exagero foi que caiu a ficha de parte relevante da classe média, incluindo aí procuradores, magistrados, policiais.

É possível que a proposta passe porque parte dos deputados está mais preocupada em pavimentar seu presente, tratando de saquear o que podem, antes que a Lava Jato caia sobre eles.

Cena 2 – o loteamento da CEITEC

O preço da base do governo tem sido o desmonte total de políticas públicas e projetos estratégicos.

Não há setor do governo, por mais sensível e estratégico que seja, que não esteja à mercê da sanha da quadrilha que se apossou do governo.

Tome-se o caso do Ceitec (Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada). Trata-se de um projeto estratégico, acalentado por décadas pelo país, uma fábrica de alta tecnologia para a produção de semicondutores.

Até agora, o governo federal investiu mais de R$ 1 bilhão na empresa. E a empresa já conseguiu alguns feitos, como o desenvolvimento de um chip para o passaporte brasileiro, certificado por uma das mais renomadas certificadoras da Europa. Há o desafio, agora, de fazer a Casa da Moeda do Brasil usar um componente, que encomendou do CIETEC sob contrato, desistindo da história de usar componentes importados para o passaporte – outra história mal contada na profusão de negócios obscuros que tomou conta do governo.

A empresa está no organograma do Ministério de Ciências e Tecnologia, loteado para o PSD de Gilberto Kassab de porteira fechada.

Kassab entregou a CIETEC ao deputado e ex-goleiro do Grêmio Danrlei de Deus Hinterholz. Sua primeira decisão foi a substituição do presidente da CIETEC, Marcelo Soares Lubaszewski, considerado uma das cinco maiores autoridades da área de semicondutores do país, para colocar em seu lugar Paulo de Tarso Luna, um obscuro técnico cearense radicado em Florianópolis.

Em seguida passou a exigir a troca de técnicos lotados em cargos comissionados por seus “parças” – como trata seus colegas de futebol. No toma-lá-dá-cá de Kassab, o senador Lazier Martins filiou-se ao PSD e passou a exigir sua fatia no bolo. Para não deixar espaço, Darnlei decidiu correr e ocupar todos os espaços possíveis, para não permitir ao novo sócio emplacar suas indicações. Entre seus feitos, consta a nomeação de uma modelo, namorada de seu chefe de gabinete, para a Diretoria de Recursos Humanos

Dias atrás, o último nomeado foi Luiz Fernando Záchia, ex-deputado estadual e secretário de meio ambiente de Porto Alegre, que assumiu o cargo de diretor administrativo (https://goo.gl/jO4ypV). Záchia fez carreira política a partir de um cargo na direção do Internacional de Porto Alegre.

Ostenta enorme capivara. Tem uma condenação no caso do Detran, na gestão Yeda Crusius (PSDB). Em abril de 2013 passou cinco dias detido no Presídio Central de Porto Alegre, no âmbito da Operação Concutare, da Polícia Federal. No ano passado foi condenado por improbidade administrativa em um esquema levantado pela Operação Rodin  (https://goo.gl/QSGxNo)

Não é só a CEITEC, mas também a Nuclep (Nuclebrás Equipamentos Pesados), outra empresa estratégica. Recentemente foi aprovada uma lei exigindo currículo e experiência compatível para diretorias de S/As estatais. Quem define é a Casa Civil. De Eliseu Padilha ou Moreira Franco.

Toda essa esbórnia de Temer é endossada pela mídia e por setores de mercado que julgam que a ampliação da corrupção é um preço a se pagar para se conquistar as reformas draconianas.

Peça 3 – o vácuo político

A exposição gradativa de todos os vícios da junta que assumiu o poder está fazendo com que o governo Temer se desmanche no ar. É impactante a miopia dos grupos que assumiram o poder.

Não se nega a necessidade de ajustes graduais na Previdência. Mas nenhum analista minimamente preparado aceitará como definitivo um pacote enfiado goela abaixo dos sindicatos e dos contribuintes, ao preço da ampliação da corrupção política. Qual a garantia de manutenção desse exagero? Qual o impacto dessa loucura nas eleições de 2018?

O mínimo que se espera dos poderes que colocaram essa quadrilha no governo – Procuradoria Geral da República e Supremo Tribunal Federal – é a montagem de uma estratégia de medidas judiciais que contenha o saque. O que teria a dizer desse assalto à luz do dia o Ministro Luís Roberto Barroso, que avalizou o estado de exceção para crimes políticos? Não venha o Supremo dizer que esse problema não é dele. É dele sim. É responsabilidade direta de Barroso, Celso de Mello, Marco Aurélio, Lewandowski, Facchin, Gilmar e Toffoli, Fux , Rosa e Carmen Lúcia

O resultado desse jogo é que esses grupos de elite chegarão a 2018 sem um projeto de país, sem o álibi de terem contido a corrupção e sem nenhuma chance para as eleições. E a reconstrução do país levará décadas.

Assine

Luis Nassif

65 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Discordo da frase, referente

    Discordo da frase, referente a reforma da previdência: “o resultado desse exagero foi que caiu a ficha de parte relevante da classe média, incluíndo aí procuradores, magistrados, policiais”. 

    A ficha nunca cai para a classe média coxinha imbecil. Seria esperar um milagre de proporções divinas. Se passou a prestar mais atenção foi por puro egoísmo, que ela conhece tão bem.

    A cada dia que passa vai ficando cada vez mais claro que nosso problema nunca foi a corrupção. Sempre foi a inacreditável mediocridade daqueles a quem chamamos “elites”, ou seja, funcionários públicos de alto coturno, banqueiros, industriais, formadores de opinião, grandes latifundiários, boa parte das forças armadas e grandes varejistas. 

    São incapazes de formular um projeto de Estado-Nação. São incapazes de pensar no país como um todo. Inacreditavel como são toscos, ignorantes, preconceituosos, egoístas, imediatistas e tolos. 

    Por conta dessa gente, no Brasil a burrice ganhou estatus de ciência.

    1. Concordo integralmente

      Concordo integralmente, Marcos.

      A plutocracia brasileira é lamentável sob todos os aspectos. E foi ela quem incentivou este golpe que nos remeteu de volta ao status de República das Bananas, que deixa envergonhada qualquer pessoa que seja realmente democrata. 

  2. Barroso?! Dirá mirando o

    Barroso?! Dirá mirando o espelho: esta é a alternativa de poder que nós temos. Atrás de si onze parças, entre eles, brilhando em neon, o primeiro ministro do stf, ao se lado celso lâmpada queimada.

  3. 30 anos – ou mais – de contribuições desaparecidas

    A Previdência social tornou-se uma pirâmide financeira, uma espécie de Telex Free, que se locupletou no início do sistema, mas que hoje possui uma base insuficiente para garantir a camada que hoje sai por cima. Essa base continua caindo.

    Mas, essa lógica está correta?

    Não! Eu mesmo respondo

    A lógica está totalmente errada e fora de “timing”. Quem deposita hoje não devia pagar a quem se está aposentando, pois em tese aquele último já depositou o que precisava para sim mesmo, muitos anos atrás. Ocorre que houve uma usurpação de dinheiro do antigo depositante e querem que seja o dinheiro novo de hoje quem pague o que desde 30 anos atrás já devia existir, na conta do atual aposentado, com juros e correção monetária.

    O Estado Brasileiro e todos os governos gastaram o dinheiro que hoje devia estar bancando quem começa a se aposentar e querem que jovens de hoje façam esse pagamento, ainda com duvidosas expectativas de que o seu próprio dinheiro lhes poderá garantir a aposentadoria de amanhã.

    O dinheiro está mal gasto, injustamente distribuído e espertamente cobrado das gerações de hoje.

    Mal gasto, pois não teve contrapartida na sua origem nem uma conta especial de débito, assim como existe a conta da dívida brasileira, que é paga religiosamente todos os anos.

    Injustamente distribuído, pois são as elites brasileiras – as mesmas que hoje querem embutir este engodo acima do povo mais desfavorecido – as que foram pegando para sim as nossas economias e poupanças em previdência desde muitos anos. Filhas e netas de militares; procuradores e Juizes corruptos demitidos ainda jovens e sumariamente com “aposentadoria integral”; políticos de dois ou tres mandatos já cobram esse privilégio. O próprio Temer, aposentado aos 50 e poucos anos, com algo em torno de 28 mil (comentado pela imprensa), depõe contra qualquer possibilidade do seu governo liderar com um mínimo de moral uma cruzada deste tipo.

    Finalmente, é espertamente cobrado da juventude de hoje, como se fosse a sua responsabilidade a aposentadoria do seu avô; como se este avô não tivesse depositado nada na sua vida ativa; como se o dinheiro de hoje deva esconder um buraco de 30 anos, aberto na nossa cara e que hoje escondem como coelho dentro de uma cartola.

    Da mesma forma como este engodo foi criado, assim deverá ser desfeito. Demorará tempo em tirar o coelho da cartola. A reforma da previdência devia reconhecer o seu enorme passivo e pagar corretamente o dinheiro comprometido a todos que estão dentro dela. As novas gerações deverão possuir conta individual, capitalizada e consultada diariamente pela internet. Esse novo dinheiro, além de capitalizado, deverá ser de responsabilidade do Estado, até que as pessoas queiram se aposentar, depois de um determinado tempo em diante, onde o seu próprio dinheiro lhes permita pelo menos um salário mínimo para cima, ou mais, se depositarem mais ou se poupam por maior tempo. Isso será de consenso e desejo individual do próprio novo trabalhador que ingresse ao sistema, sabendo que irá aposentar com o seu próprio dinheiro.

    Ajudas sociais poderão haver (campesinos, pescadores e etc.) mas, de algum fundo social, não com o dinheiro de cada um, que estará em conta individual, com CPF e etc.

    Nesse ínterim, o Governo deverá ser responsável, pelos próximos quase 30 anos, de cumprir com as pessoas que já depositaram e, se tiver coragem, lutar contra essas classes privilegiadas que levam a maior parte da aposentadoria de todos. Esse é o alvo a combater, não o povo trabalhador.

    Há 30 anos de dinheiro oculto, caindo no bolso das elites. Hoje querem que o trabalhador pague a conta. Trata-se apenas disso.

    1. Ok ! Sua proposta de novo

      Ok ! Sua proposta de novo modelo de previdência é interessante e deveria ser considerada (conta individual, capitalizada e garantida pelo governo).

      Mesmo assim, o modelo atual de seguridade social (saúde, assistência social e previdência), constante na Constituição de 1988, é superavitário.

      Veja o vídeo do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receite Federal

      1. Também OK

        Concordo com aquela tese Jorge e grato por lembrar aqui.

        Estamos tentando desmontar um discurso falso, tanto no que você aqui destaca como o fato de que deva o neto de hoje pagar a aposentadoria do avô, como se o dinheiro que o avô depositou não existisse. Onde está o dinheiro do vovô?

        Dinheiro desaparecido: O governo apresenta uma armadilha do tempo, com déficit entre o que paga hoje a base da sociedade e o que aposentados deviam receber pelo proprio dinheiro, depositado durante muitos anos atrás.

        1. Bom, para vocês que defendem
          Bom, para vocês que defendem a capitalização individual aconselho se informar com o caso do Chile. Se acham que vão ter melhor aposentadoria saibam que termina pior que o sistema de reparto. As administradoras privadas ficam com a maior parte do lucro e quando nao tem a rentabilidad minima não são elas que ficam no prejuizo. As pensões aqui são abaixo do salario minimo para a grande maioria da população. E isso que o Estado teve que entrar com um “pilar solidario” para o sistema não quebrar. Agora não se informem com os globos e folhas de são paulo daqui porque, como aí, só se preocupam com a post-verdade.

          1. Em parte

            Grato pelo comentário, mas não confunda a conta individual com quem administrará esse dinheiro

            Eu postulo que seja o Estado brasileiro.

            No Chile a capitalização individual foi surrupiada pelas administradoras privadas, que hoje dão o cano. Falo de cadeira, pois sou chileno e, mesmo com 30 anos trabalhando no Brasil, tenho dinheiro de previdencia, por quase 13 anos, depositado no Chile.

            Acho bom a conta individual, pois permite separar as gerações e o dinheiro de cada qual sem depender de “base” alguma, que é um engodo. O ruim é colocar uma turminha, digamos, do tipo ex-diretores da Petrobrás, para gerir o fundo.

          2. FGTS

            Achei sua poroposta muito interessante. Corrija se estiver errado, mas ela pode ser comparada ao FGTS, em que cada trabalhador tem a sua conta individual, que pode ser acompanhada quase que em tempo real, é adminnistrada pela CEF, com participação dos proprios representates dos trabalhadores através do FAT. O trabalhador poderá fazer o saque quando é mandado embora e não pode efetuar deposito enquanto está desempregado, no Fundo de Previdencia o deposito continuaria a ser feito caso o desempregado ou trabalhador autonomo quisesse, alem de que o saque só seria feito em caso de aposentadoria, afastamento temporário, invalidez ou morte.  

          3. Não tinha pensado nisso

            Excelente comentário Edivaldo.

            Existe aí um exemplo, embora parcial, que identifica o teu, o meu dinheiro. Hoje, nestes tempos da informática, seria muito fácil individualizar as contas. Valeu!

          4. Poderia pegar esse gancho

            Poderia pegar esse gancho para desenvolver mais sua proposta tendo por base o sistema FGTS, que usa a grana para financiar a construção de casa própria, saneamento básico, reestuturação de empresas=PDVs etc. 

             

            Um FGPS (Fundo de Garantia de Previdencia Social) poderia servir para financiar estado e prefeituras na construção de equipamentos voltados para segurança e saúde e mesmo finaciar a mnelhoria do SUS, que são areas mais afeitas a previdencia social, digamos assim.

            Mas é sempre bom ressaltar: Diferente do Chile, a iniciativa privada, principalmente a banca deve ficar longe dessa grana e a participação do trabalhadores, via centrais é fundamental no seu controle.

            Não sei como se dá, mas o FGTS repassa grana para bancos privados financiarem construção e saneamento. Isso poderia se repetir na sua proposta.

             

            Depois de pronta compartilha coma gente aqui no fora de pauta.

    2. função e obrigação social do estado

      Lembrando, todos os trabalhadores rurais foram incluídos nos benefícios da previdência com um salario mínimo sem previa contribuição.

      1. Certo Ugo

        E isso devia estar por conta de um serviço social do Estado e não no fundo da previdencia, onde estará o meu e o seu dinheiro, claramente identificados. Há também pescadores e outros.

        O problema são as polpudos beneficios que levam mais de 70% da previdencia para apenas 1 milhão de espertos, de diversas categorias.

      2. Não é bem assim. O produtor

        Não é bem assim. O produtor rural, quando faz a venda de seus produtos, contribui, mas é a empresa compradora que tem obrigação de recolher a contribuição previdenciária.

  4. Eu e minha mulher fomos à

    Eu e minha mulher fomos à Argentina em 2010. E uma coisa que chamou a atenção da gente foi o número de pessoas idosas pedindo esmola e que você percebia que não tinha o perfil comum de um morador de rua. Isso quando ainda era a Era Kirchner (não lembro se com Nestor ou Cristina). Imagine agora depois do plano Levy que o Macri implantou lá. Enfim, com essa reforma (que eu chamo de soluçao final) implantada por nosso Eichmann, o que vi na Argentina será o que vai acontecer aqui no Brasil com boa parte dos idosos. 

    Nesse momento, Temer deve se sentir que nem o Hitler quando se deu conta que não ia vencer a guerra. Então, decidiu  concentrar os esforços contra os judeus, acelerando o extermínio deles. E é por isso que Temer e gangue vai fazer de tudo pra passar a reforma. E ele só será tirado de lá se a elite que o pôs lá ver que ele não conseguirá passar as reformas. Até porque gente disposta a fazer isso não falta = Rodrigo Maia, Carmén Lúcia, etc…

  5. ALCATÉIA DE LOBOS

    Temer, seu desgoverno e suas propostas tresloucadas radicais nos remetem à imagem de uma alcateia de lobos famintos ferozes encurralando (ou curreando) uma presa indefesa suculenta e estraçalhando-a num banquete regado a capitalismo ultraselvagem.

    A presa indefesa suculenta é a sociedade, o mercado e os recursos naturais do país. 

    O desmonte do ainda embrionário Estado de Bem Estar Social que os governos Lula e Dilma tentavam implantar é de tal amplitude e magnitude que, ao fim e ao cabo, restarão um governo cleptocrata à serviço de uma classe dominante, especialista em espertezas, negócios obscuros, rentismo e parasitismo, e um povo abestalhado, subserviente, pobre e sem perspectivas sobre o futuro.

    Só falta um terremoto para virarmos um Haiti.

    Cruz, credo ! Sai, satanás !  Larga o pescoço, vampiro ! Desencarna, mordomo de defunto !

  6. O vacuo da construção de uma nação

    Como falava-se ontem em um Post, poucos são os que se interessam em saber a verdade por tras de tanta manipulação de fatos e dados. E se tem um governo mestre nesses quesitos é a atual camarilha, tendo a frente Temer levando o Brasil para o abismo e com a ajuda luxuosa da imprensona, STF, PGR e boa parte do Judiciario. Eh desolador saber que em postos de alto escalão exista tanta gente incompetente, ideologica da liberalização cega, quando não puro saqueadores do bem publico. E falava-se tanto no aparalhamento petista. Tolinhos! E Fica aquela sensação de que nos somos ainda bem toscos enquanto nação.

    1. Pois é.
      E ainda vem uma

      Pois é.

      E ainda vem uma daquelas bestas da província agrícola dizer que Lula é quem inventou a corrupção no Brasil, chegando ao disparate de tentar fazer “pegar” um novo termo, a tal “propinocracia”.

      Vivemos dias cinzentos nesta coxinhocracia.

      Eu mesmo me sinto completamente impotente, sem qualquer esperança de futuro, vendo como uma grande saída me preparar de alguma forma para ir embora de vez daqui.

  7. Enquanto isso o ministro

    Enquanto isso o ministro sinistro continua comandando a massa,

     

    como foi dito aqui, é dele a engenhosidade do impeachment, e agora é dele a safadeza de mudar o sistema eleitoral, primeiro tirando-a das amarras da CF, e tudo isso á luz do dia em reuniões descaradas com corruptos e larapios, até quando????

  8. Quando digo, com tristeza e

    Quando digo, com tristeza e consternação, que o Brasil se tornou inviável como nação próspera, industrializada, desenvolvida, democrática  e igualitária, colegas consideram um exagerado pessimismo, mas pensem bem: guardadas as devidas proporções, os EUA entregariam a direção da NASA a um ex-jogador de basquete ou de futebol americano e ainda mais a um daqueles que não foram gigantes no esporte, mas a um medíocre esportista?

     

    Hoje mesmo li a notícia de que o Brasil não participará do Conselho de Segurança da ONU pelo menos até 2033, é assim que estamos, um país com o quinto maior território e populção do mundo tratado como um anão inexpressivo e sem qualquer contribuição a dar aos grandes temas mundiais, é isto.

  9. Para Luis Nassif chamar,quadrilha de quadrilha é,porque já passo

    u disso faz tempo.Não há setor do governo, por mais sensível e estratégico que seja, que não esteja à mercê da sanha da quadrilha que se apossou do governo.

     

  10. Nassif, numa boa, não adianta

    Nassif, numa boa, não adianta culpar Barroso, ele é apenas um jurista intelectual e que não tem dimensão para muito mais do que isso.

    A culpa maior pelo estado atual é de Dilma e Cardosão, estes sim, eram do executivo e não tiveram estratégia mínima para agir perante ao Estado.

    Deu no que deu.

     

    1. Ambos erraram em doses

      Ambos erraram em doses cavalares, a história ainda há de nos esclarecer o porquê de a Dilma ter mantido o Zé por todo este tempo.

      Errou principalmente em não ter ido para a jugular da Globo.

      Entretanto, Dilma foi, acima dos erros que cometeu, uma vítima dessa quadrilha golpista.

      Não adianta imputar toda a “culpa” nela sendo que a mesma tem que ser imputado nessa coletânea de quadrilhas que tomou o GF de assalto.

      Ainda procuro compreender Dilma, entendo o quão “impossível” era fazer um trabalho minimamente sério com essa pocilga representada pelo atual Legislativo cheio de Cunhas, Felicianos, Franceschinis, Bolsonaros, Aécios, Serras, Maltas et caterva.

      Como fazer um trabalho sério com um Judiciário totalmente partidarizado e classista?

      Como fazer um trabalho sério com uma PF que mostra-se de um amadorismo, uma falta de profissionalismo espatosa?

      Como fazer um trabalho sério com uma elite econômica rentista, avessa ao trabalho, aves de rapina e, acima de tudo, que jamais acreditou no Brasil?

      Como fazer um trabalho sério com classes sociais mais altas mesquinha, vagabunda (avessa ao trabalho), egoísta e que também jamais acreditou no Brasil?

      Como fazer trabalho sério com uma classe média burra e acima de tudo, esnobe?

      Enfim, prefiro acreditar que ao menos Dilma tentou enfrentar esses canceres acima, infelizmente, perdeu a batalha.

      Me alegra o fato de ela ter sido atraído bastante atenção na Europa nesta semana e a consequente irritação por parte da quadrilha golpista.

    2. Bom Daniel, buscar culpados
      Bom Daniel, buscar culpados neste momento não serve de nada. Dilma e Cardoso ja não podem fazer nada mas Barroso podia ser uma voz dissidente e defender a Constituição o que, aliás é sua obrigação.

    3. Bom Daniel, buscar culpados
      Bom Daniel, buscar culpados neste momento não serve de nada. Dilma e Cardoso ja não podem fazer nada mas Barroso podia ser uma voz dissidente e defender a Constituição o que, aliás é sua obrigação.

    4. Ele nao está culpando (coisa

      Ele nao está culpando (coisa do passado). Está IMPLORANDO p qq um que tenha poder paralize este desmonte! Será q os poderosos de HOJE! não veem?, nao farao nada ?…

      “…O mínimo que se espera… …é a montagem de (FUTURO)…”

    5. Assino embaixo

      Concordo com o senhor de todas as formas possíveis, dileto comentarista. As entrevista da Dilma pós-pé-na-bunda medíocre são ótimas mas revoltantes até as últimas consequências: onde estava essa mulher coerente, brigadora e inteligente quando ocupava a cadeira presidencial? A incapacidade do PT, salvo Lula e Haddad, de serem Poder Executivo, ou seja, vidraça, é gritante e assustadora, com os “republicanismos” imbecis e quejandos. Tanto é assim que manteve o Cardoso anos a fio fazendo porra nenhuma e deixando os tucanalhas empoleirados na casta judiciária se refestelarem, só colocando o excelente Aragão nos 45 do segundo tempo quando não tinha mais jeito.

      PT no executivo, nunca mais, salvo Lula.

    6. Absoluta e rigorosamente nada a ver

      Qual a estratégia que Dilma deveria ter adotado? 

      Deveria ter demitido o Sérgio Moro? Só se for em livros de ficção científica pois o Moro é integrante do Poder Judiciário e não do Poder Executivo.

      Deveria ter salvado o gângster Cunha no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados? Se é isso os que defendem essa tese que a expliquem melhor – todo mundo sabe que o golpe do impeachment foi jogado sobre a mesa no dia 02 de dezembro de 2015, meia hora depois que o PT votou contra a salvação do Cunha no Conselho de Ética. 

      Antes de vir com papos furados sobre a culpa da mulher de vestido curto que foi estuprada (e não sobre a culpa do estuprador), situação que se aplica a Dilma Rousseff e a seu legítimo governo, a quem culpam ao invés de culpar os delinquentes golpistas, as pessoas deveriam ser objetivas e dizer com todas as letras o que ela deveria ter feito para impedir que o golpe de estado fosse consumado. 

      É absolutamente incrível ver alguém escrevendo um texto sobre o golpe sem citar Cunha, Temer, Aécio, Globo et caterva e, ao mesmo tempo, dizendo que a culpa pelo golpe é de quem foi golpeado e não dos golpistas! 

    7. Ja nao adianta culpar
      Ja nao adianta culpar ninguem. Dilma e Cardoso ja nao podem fazer nada. No entanto, Barroso podia ser pelo menos uma voz dissidente na defesa da Constituicao. Alias, esse e o seu trabalho. Para isso o estado lhe paga um salario.

  11. Duas observações: o blog não

    Duas observações: o blog não abre no abre no iphone 4 há vários dias  e comentários estão desaparecendo no envio.

    1. Leia o link de postagem, Vera

      (Se o link depois que voce posta o comentario disser “reply” ao final e nao “comment” e um numero, o comentario nao entrou.  E ultimamente tem uma chance muito  boa de ter sido por causa do captcha, embora o mesmo problema ja aconteca ha anos.

      Quanto ao iPhone nao sei, tenho que esperar minha filha chegar pra testar, mas no iPad ta normal.)

      1.  Percebo claramente que após

         Percebo claramente que após a ascensão do emperucado exotico gozador,Presidente dos EUA e homem mais poderoso do mundo,Donald John Trump,houve uma melhora significativa em seu linguajar.Alviseras e receba meus parabens.Xingamentos e utilização de palavras de baixo calão,não levam a lugar nenhum,principalmente você que tem o privilegio de viver bem longe desta josta.

    2. Bem minha amiga Dona

      Bem minha amiga Dona Vera,pongando na sua observação,ou meu comentario desapereceu no envio ou a palavra “CENSURADO”comeu no birro.Como eu sou um não cadastrado que conheço o Blog como a palma da mão,aposto da hipotese numero dois.

  12. Ué,a primazia de pegar pesado

    Ué,a primazia de pegar pesado é só do editor?Se blogueiro sofre,comentarista não cadastrado sofre mais ainda.

  13. “O mínimo que se espera dos

    “O mínimo que se espera dos poderes que colocaram essa quadrilha no governo – Procuradoria Geral da República e Supremo Tribunal Federal – é a montagem de uma estratégia de medidas judiciais que contenha o saque.”

    Eu não espero nada dessa casta, a não ser o pior. Gilmar está operando a olhos vistos na cara de todos para salvar a quadrilha.

    Carmen Lúcia sumiu, está em algum lugar, escondida atrás de sua mediocridade. Lewandovski e Marco Aurélio aparentemente desistiram. Celso de Mello diante do vale tudo deu asas ao seu antipetismo. Fachin é um pusilânime. Barroso entrou na lista de mais uma das decepções do Nassif. O resto esqueci quem são.

    Já o PGR só tem olhos para o pig. Seu papel é dar aparência de normalidade institucional à agenda da mídia, qual seja, consolidar a direita no poder, de preferência com os tucanos e garantir que a esquerda não tenha chance alguma em 2018.

    PS: Eu estou quase convencido de que o Janot fecha com a “solução Gilmar”. Só não participa dos convescotes com ele, MT, Angorá e Primo no Jaburu, para não escancarar de vêz. 

  14. Realmente, a previdência só

    Realmente, a previdência só precisa de alguns ajustes, que podem e devem ser feitos. Mas, ao contrário de Nassif, não tenho a mínima esperança no STF, que virou um departamento jurídico das oligarquias. Nesse cenário, a direita não tem nenhuma chance em eleições diretas, portanto, é provável que não se realizem e, para isso . ela conta com a colaboração do citado departamento jurídico.  

  15. meninas

    Seu Nassif, aqui o sr. disse: “O mínimo que se espera dos poderes que colocaram essa quadrilha no governo – Procuradoria Geral da República e Supremo Tribunal Federal – é a montagem de uma estratégia de medidas judiciais que contenha o saque. O que teria a dizer desse assalto à luz do dia o Ministro Luís Roberto Barroso, que avalizou o estado de exceção para crimes políticos? Não venha o Supremo dizer que esse problema não é dele. É dele sim. É responsabilidade direta de Barroso, Celso de Mello, Marco Aurélio, Lewandowski, Facchin, Gilmar e Toffoli.”

    Pergunto: E as meninas? Delas nada se espera, mesmo sendo uma PresidentE? Terão elas meeeeeeedo do gilmau? Ou do PLIMPIG? As mulheres no Brasil são maioria e são guerreiras. Estarão tambem elas mal representadas no supremo de phrango?

    1. O João de Paiva apontou uma

      O João de Paiva apontou uma ambiguidade saborosa do Nassif. Aqui é o contrário, uma compreensibilidade, muito saborosa no estilo. Sabe-se perfeitamente o que esperar das supremas, por isso nem foram citadas.

  16. Crônica maravilhosa, com saborosíssima ambigüidade.

    Prezado Nassif, prezados leitores.

    Esta crônica da série “O xadrez do golpe” (que pelo visto está longe de terminar) é histórica, didática, elucidativa. Nassif chama os que tomaram de assalto  o poder no País pelo que de fato são: uma quadrilha.

    Não sei se foi intencional ou casual, mas o terceiro parágrafo da Peça 3 contém uma saborosíssima ambigüidade que diz o que eu e muitos outros brasileiros pensamos e alguns tivemos a coragem, a ousadia, de escrever e dizer de forma explícita. Intencional ou casual, tal ambigüidade deve ser mantida, pois ao contrário de confundir, ela chama a atenção para algo gravíssimo, que um jornalista não pode dizer ou escrver de forma literal. 

    Para quem não percebeu a ambigüidade genial, reproduzo o trecho em que ela aparece, destacando as frases e que ela é observada.

    “O mínimo que se espera dos poderes que colocaram essa quadrilha no governo – Procuradoria Geral da República e Supremo Tribunal Federal – é a montagem de uma estratégia de medidas judiciais que contenha o saque. O que teria a dizer desse assalto à luz do dia o Ministro Luís Roberto Barroso, que avalizou o estado de exceção para crimes políticos? Não venha o Supremo dizer que esse problema não é dele. É dele sim. É responsabilidade direta de Barroso, Celso de Mello, Marco Aurélio, Lewandowski, Facchin, Gilmar e Toffoli.”

    Algum leitor crítico, atento, observador e honesto intelectualmente pode negar que os termos em negrito formam uma sentença denotativa, que resume as instituições que, juntamente com o PIG/PPV, detêm hoje o poder defato no Brasil? à equipe de redação, edição e revisão do GGN e ao jornalista Luís Nassif peço encarecidamente que NÃO tirem do textoessa preciosa e reveladora ambigüidade.

  17. Nosso povo não aprovou tudo

    Nosso povo não aprovou tudo isso ??

    Não foi as ruas seguir o pato ??? Não deixou aessa gente fazer o que quer ???

    Reforma da previdência é pouco castigo perto do que o nosso povo merece.

    O Brasil é um solo salgado. Com esse povo, nada aqui terá jeito.

     

    1. EU respondo! E vê se não me

      EU respondo! E vê se não me censura!!!

      Sim! Nosso povo foi as ruas pedir tudo isso. Pediu, implorou, queria o “ForaDilma”;  posava com os pixulecos, afinal, Lula era a nova encarnação do Anti-Cristo; fez do Pato Amarelo o seu Bezerro de Ouro (desculpe Moisés, mas só os hebreus foram burros o suficiente para fazer a mesma coisa. Ou seja, contrariar as coisas. Só que a briga era com Deus e Ele ficou Puto. E com razão…); usava a camiseta da CBF como o Manto Sagrado; fez do áudio ilegal do Moro os Dez Mandamentos; teve gente que fez promessa. Teve gente que desfilou pelada e prometeu ficar ainda mais pelada… Só faltou Nossa Senhora Aparecida (perdoe a Blasfêmia), sair andando sozinha lá do Santuário e acompanhar o MBL em procissão até Brasília…

      Estes retardados mentais foram influenciados por uma rede de TV? Foram! Mas quem disse que isso expia suas culpas ou me serve de desculpa? Burrice não tem desculpa.

      Em 2016 descobri que Deus não gosta de idiotas. Descobri que tanto castigo é pouco para um povo tão estúpido. Deus não ajuda idiotas e imbecis que não se ajudam.

      Em resumo: concordo com você!

       

  18. “São todos seguidores de

    “São todos seguidores de livros textos, de fórmulas genéricas, sem a menor sensibilidade para os efeitos colaterais de suas decisões, sem nenhuma noção de proporção, sobre os limites políticos, sobre as implicações macroeconômicas.”

    Desculpe, mas será?

    Na presidência FHC seus capos da economia  também eram seguidores de livros textos e sairam milionários do governo. Não acredito em nenhum homem público que está no poder hoje. Sejam sócio de banco dirigindo o Banco Central, os justiceiros de Curitiba, os chefetes da PF, procuradores e juizes, magistrados das altas cortes ou os políticos ladrões descarados que estão no governo. Acompanha-os os capos da imprensa que correm por fora com as verbas da Secom e sua cumplicidade com a plutocracia.

    A alta cúpula que governa o Brasil hoje não é digna do país e do povo que os sustenta.Uns sabem muito bem a quem servem e onde estão suas contas em paraísos fiscais, outros  são cúmplices pelo silêncio e covardia com que atuam. Quem cala consente, não é mesmo?

    PS. Gostaria que o GGN fizesse uma matéria sobre o desmonte que sendo feito nos Correios. O executivo da Bombril contratado está maltratando os empregados e preparando a sua divisão para entregar a parte lucrativa ao mercado e deixar o serviço postal simples para o Estado. No futuro as regiões longínquas do país ficarão sem esse serviço porque faltamente a empresa ficará deficitária. Os líderes sindicais poderão contar o descalabro que os peixinhos do corrupto Kassab estão fazendo nessa empresa pública secular e que é a maior empresa de logística da América Latina, além de ser uma das empresas que mais empregam no país. O ex-executivo da Bombril que não entende nada da empresa criou 6 super diretorias com salários milionários de indicados e cortou 25% dos salários das áreas administrativas e do departamento jurídico. 

     

     

     

     

    1. Dona Vera,peço a opinião da

      Dona Vera,peço a opinião da senhora com todo respeito.Vamos começar colocando a seguinte situção:A senhora fez seu comentario com + ou – 25 caracteres ou linhas.Por obvio,isso lhe tomou tempo.Fiz o meu comentario com + ou – 30 caracteres ou linhas.Me tomou mais tempo ainda.Se se obedece as regras do respeito e dos bons costumes,que em determinadas situações são desprezadas pelo Blog,a senhora acha justo ter esse comentario censurado?A senhora está com a palavra.

  19. Faltou dizer do….
    Faltou

    Faltou dizer do….

    Faltou dizer do P. Parente ..um cara que vende o patrimônio do brasileiro como se fosse a cueca da mãe dele  ..Sem levar em conta as vantagens comparativas da Nação (tão bem explorada por EUA e CHINA) ..olhando só o CP  ..não entendendo a importância de termos distribuidores de gas e combustível, gasolutos do Estado pra se contraporem as “forças” cartelizadas de mercado ..nem atento à geopolítica, a segurança energética, o mais pra frente e o depois  ..ou a manutenção de bons empregos (de técnicos, gerencias e diretorias q normalmente são eliminados em fusões e aquisições entre Cias)

    ..aliás, esqueceu tb de dar um exemplo da reciclagem que há na mídia, aonde se tira manteiga pra se por margarina, ou 24 em prol de duas duzias, como no caso da Boile que disse que se o país não fizer as reformas ele continuará a ser uma economia “medíocre” (a 8a ecnomia do planeta  ..com destino certo pra se ser a 5a)

    UM exemplo de como essa turma é “boa de gestão” (fora a liquidação de empresas estatais)  ..A secretaria de Saúde de SP falou em fazer um mutirão de exames (mais de 100 mil)  ..mas NÂO sabe dizer qtos estão pendentes, pois não possui dados UNIFICADOS do Estado (como ?!  ..e isso é a gestão do tucanato, há praticamnte 30 anos no comando do Bandeirantes)

    em tempo ..a mídia noticia hoje que o Itamarati desistiu de representar o país  ..o BRASIl acaba de perder o prazo de se candidtar a participar do Conselho de Segurança da ONU até 2033 (nós, o 5o país em população no mundo) 

  20. A reponsabilidade

    “O que teria a dizer desse assalto à luz do dia o Ministro Luís Roberto Barroso, que avalizou o estado de exceção para crimes políticos? Não venha o Supremo dizer que esse problema não é dele. É dele sim. É responsabilidade direta de Barroso, Celso de Mello, Marco Aurélio, Lewandowski, Facchin, Gilmar e Toffoli”.

     

    A responsabilidade é por co-autoria…

  21. Um dado interessante trazido a tona sobre as discussões ocorrida

    Um dado interessante trazido a tona sobre as discussões ocorridas nas redes sociais, durante as manifestações contra a reforma da previdência, foi a quantidade de pessoas desmobilizadas que começaram a se engajar contra a proposta.

    A mídia ninja divulgou um estudo apontando que a maioria das postagens contrárias a reforma não partiram de pessoas vinculados nem a direita ligada ao MBL, Vem Pra Rua; nem a esquerda ligada aos sindicatos ou movimentos sócias. A indignação partiu de pessoas comuns que não se alinham a nenhum dos dois lados da disputa política.

    É um estudo bastante interessante, vale a pena conferir:

    Fonte:

    https://ninja.oximity.com/article/GreveGeral-Temer-cumpre-sua-promessa-1

  22. CEITEC S/A, brasileiro comum já ouviu falar?

    Quanto mais eu leio e tomo conhecimento sobre os feitos dos governos Lula e Dilma em assuntos estratégicos – coisas para glorificar – eu vejo que na mesma medida os seus governos eram péssimos de propaganda, divulgação e envolvimento da população – ao menos emocional – com tais projetos.

    Nunca ouvir falar da CEITEC e outras do mesmo tipo. E tenho certeza que 99% dos brasileiros também não. Aliás, nem mesmo a VALEC, que é algo óbvio, era divulgado. A imagem do governo ficou retida no oba oba da militância, de ocupar espaço, da auto-estima de quem nunca foi governo e estava nos palácios. Enfim, aquele carnaval que é óbvio que irrita qualquer cidadão comum. Dá no que deu. A criação, implantação, ampliação e fortalecimento de empresas publicas devem estar afinadas ao sentimento de nação, de fazer um país. 

  23. Suspeita destruição de nossas empresas

     

    A julgar pela grande envergadura da deliberada ação golpista em furiosas ações de destruição de importantes empresas brasileiras, dentre elas a Odebrecht, sob cínico pretexto de combate da muito antiga e ampla corrupção, é para acreditar num plano maior externo em conluio com o grande capital interno, objetivando tomada de posse de bilionários mercados, internos e externos, construídos por essas grandes empresas brasileiras ao longo de muitas décadas de muito trabalho.

    Mais algum tempo de pesado bombardeio judicial, midiático e financeiro, e outras providências demolidoras, importantes e estratégicas empresas brasileiras entrarão em falência, e ou, serão adquiridas a preços de bananas pelos gringos, contando com a participação dos traidores da Pátria.

    Por outro lado, enquanto prossegue a fúria destruidora e impiedosa sobre importantes empresas, comanda por um governo golpista, ilegítimo, nada probo, composto de indivíduos altamente suspeitos, importantes instituições sabidamente corruptas, pai e mãe de toda essa tragédia econômica e social que desabou sobre o Brasil, prosseguem livres de maiores investigações. Continuam fortes e impunes, acima das leis, como de sempre. Até quando?

  24. enquanto os notáveis cheios

    enquanto os notáveis cheios da nota de jmimimSHEL se derretem na história…. Dilma, enorme no mundo.

    proxima semana irá estrondar nos EUA. como já fez na espanha, itália e frança…..

    o minitemer? tentou pedir esmola com chapeu dos outros e saiu com rabo entreas pernas….

    corre mimimiSHELL! come minitemer!

    foge homúnculo!

     

    não vai levar 21 anos de novo. sem crime, sem impeachment!

    o poder emana do povo. o povo é chave! abriremos os portões.

  25. Vou prestar um serviço de

    Vou prestar um serviço de utilidade publica,dada a impossibilidade de Nassif faze-lo,no que tem toda a razão.Todo comentario que envolva a figura do Ministro de Gilmar Mendes,há que se ter um pouco de cuidado para preservar o blog,consequetemente o editor.Não se trata de medo,covardia,receio ou coisas do genero.Gilmar Mendes é um paquiderme,e não tenham a menor duvidas,ele tem os dedos duros nas redes sociais para entregar a rapadura.Tem as costas largas e quentes,e o escudo dele é a Globo.A rede de proteção a Mendes é quase intransponivel.Os colegas de toga dele,dão caganeira ao enfrenta-lo.Um processo para Gilmar Mendes,é um piscar de olhos e se duvidar,não paga nem as custas.Òra,para Nassif ou qualquer outro blogueiro que não reze em sua cartilha,teem que conviver com o Inferno de Dante,e principalmente a questão financeira.Você cair na tarrafa dessa corja judicial que domina o País,só escapa se for pelas maõs de Deus.Utilizam-se dos mesmos metodos praticados pelas Mafias mundo afora.No caso em tela,lhe detonam pelo bolso.È a mais cruel das mortes.Diante do exposto,todo cuidado com comentarios que envolva Gilmar é pouco.Não sei se Nassif,mas tem blogueiro por aí comendo o pão que o diabo amassou com ele.PHA que o diga.

    1. Resumo da òpera,já que para

      Resumo da òpera,já que para mim o post não ficou tão claro.O Brasil de hoje,é dominado de ponta a ponta pelo consorcio juridico/midiatico,vice versa.Em uma ponta a Globo,na outra ponta o Judiciario,representado por Gilmar Mendes.Moro por ora,é ator coadjuvante da Globo.Um blogueiro como Nassif,sem duvidas,o mais importante deles,sem demeritos aos demais,é o mais visado.Cair nessa tarrafa atraves de um processo judicial,patrocinado por Mendes,só se salva pelas maõs de Deus.À condenação da pena de morte,ou pela Cadeira Eletrica,Fuzilamento,Forca ou Decaptação,se dá pelo bolso.Uma sardinha podre das bandas do Sul,se me faço entender,tem tirado o sono de Luis,imagine Gilmar Mendes.Era o que estava faltando no comentario acima.

  26. Obrigado Nassif pelas

    Obrigado Nassif pelas informações. Me assustou o loteamento de instituições de tecnologia de ponta nas mãos de ex-craques de futebol, que dificilmente tiveram oportunidade de fazer mais que 8ª série.

    Depois a gente conversa sobre “uma espécie de contador”. Ou cara se diz contador sem ser, e é um charlatão impostor. Ou é contador e tu não gostaste dele estar ocupando o cargo exatamente por isso?

  27. É IMPORTANTE MANTER NO

    É IMPORTANTE MANTER NO NOTICIÁRIO ESSAS DENÚNCIAS DO DESAPARELHAMENTO DO ESTADO BRASILEIRO E PRINCIPALMENTE DAS ÁREAS QUE ENVOLVEM A CIÊNCIA E TECNOLOGIA. PRECISAMOS NOS MANTER ALERTAS E PROVER TODAS AS DENÚNCIAS, CONFORME VEMOS DIARIAMENTE NA MÍDIA PROGRESSISTA E NACIONALISTA.

    MAS IMAGINAR QUE O STF E PGR VÃO PRODUZIR ALGUM TIPO DE REPRESSÃO LEGAL AS DESMANDOS DOS GOLPISTAS É PURA ILUSÃO.

    O STF E PGR SÃO OS ABONADORES DO GOLPE.. ESSES ORGÃOS SÃO O SUSTENTÁCULO E OS BRAÇOS ARMADOS DA ILEGALIDADE.

    PODEMOS DENUNCIAR SIM; PODEMOS EXIGIR QUE O STF E PGR CUMPRAM SUAS MISSÕES LEGAIS E NÃO POLÍTICAS..  

    MAS NUNCA PODEMOS CONTAR COM ELES PARA QUE A CONSTITUIÇÃO SEJA RESPEITADA.. 

    AFINAL O GOLPE É DO JUDICIÁRIO.. OS DITADORES DO PAÍS..

     

     

  28. Sem pontaria que são, estão

    Sem pontaria que são, estão atirando prá tudo que é lado, na esperança de pelo menos conseguirem esboçar um script. Abstratos que são, tentam minimamente preencherem espaços que pertencem somente aos carismáticos, aos que têm traquejo prá coisa. Mas continuam ancorados em 2002. Nunca souberam o que é governar, e acreditaram que roubando o governo das mãos de Dilma Roussef e sua equipe, fariam igual ou melhor! Só sabem mesmo é roubar e cometer atrocidades e injustiças contra seus adversários dentro dessa ditadura e estado de exceção que implantaram Queremos de volta os nossos votos, com a  sumária devolução do comando da nação aos com direito! Fora fernando henrique cardoso clinton e sua gangue de ditadores piratas saqueadores.

  29. Já que meu comentario 5

    Já que meu comentario 5 estrelas,por que já as tenho,de 30 linhas perdeu-se nos descaminhos misteriosos da blogosfera suja,limpa e mal lavada,só me resta,prestando mais uma homenagem a Papai,filosofar,pois tambem era Licenciado em Filosofia.Se me perguntassem hoje,tres,somente 3 das maiores besteiras,cretinices ou blasfemias,ditas por Chefes de Estados ou do imaginario popular,eu sacaria essas:1)Nós podemos;2)O melhor controle para midia no Brasil,é o controle remoto;3)O Brasil é um País abençoado por Deus.A cada frase dessa,proferida na minha frente,doi-me a região situada entre o fígado e a alma.

  30. Na NUCLEP NÃO

         Qualquer intervenção politca na NUCLEP atingiria em cheio o Programa de Submarinos da MB, tanto os convencionais como o nuclear, afinal é para a NUCLEP que DCNS está fornecendo subsidios tecnológicos ( preparação de aços especiais, cascos de pressão, cascos externos ), que viabilizaram já as 1as entregas destes itens para a ICN_ Itaguai Construções Navais ( holding da Odebrecht + DCNS ).

           Quanto a desconhecida pelo grande publico, a CEITEC, o assunto não é exatamente ela ter se transformado em um “cabide de empregos ” de indicações politicas, possivelmente tem “coisa” pior ocorrendo que passa por uma empresa ( estrangeira ) instalada no  ABCD em São Paulo, a qual o “jenio” Darnley nem deve saber que existe, mas certo engenheiro sabe.

    1. PT é picareta, charlatão,
      PT é picareta, charlatão, vigarista e fake: Quem é perigoso é o Petismo! Com necessidade de PUBLICIDADE EM EXCESSO! E a toda hora, sem parar. Até hoje, em 2017! Haja vista a Coração Valente©. CORAÇÃO-VALENTE© é Publicidade e Propaganda do PT. Se se compra CARNE PODRE (com aparência de boa) — Carne fraca — é devido a ANÚNCIO e publicidade (ao estilo de João-o-Milionário-Santana). Ou, como um simples exemplo, a Revista “Carta Capital”, que é ultra publicitária do Petismo, sem nenhum senso-crítico. Tem gente naïve que nem percebe isso! burros e ingênuos, cheio nos blogs por aí. PT e entornos (os satélites), sobretudo a charlatã DILMA ROUSSEFF necessitam, precisam, URGEM usar de propaganda-publicidade, já que SÃO de QUALIDADES DUVIDOSAS, ruins. São bregas-barangos (o Petismo precisa de publicidade para “parecer” elegante, bom, de qualidade): é E-XA-TA-MEN-TE igual a nova propaganda da cerveja BRAHMA, em que a imagem de deusa faz com que “a CERVEJA PAREÇA BOA”! Como se fosse cerveja belga (belga = grande qualidade. Não precisa de propaganda…). ¿Não lembra a Engana-Trouxa, a brega CORAÇÃO-VALENTE©?… E LULA vigarista? 

  31. Esse é o perigo, para haver ou não “2018” como nós o entendemos

    >> O resultado desse jogo é que esses grupos de elite chegarão a 2018 sem um projeto de país, sem o álibi de terem contido a corrupção e sem nenhuma chance para as eleições.

    Justamente daí o pavor que o contraponto no imaginário popular – Lula/Dilma – causam nas várias pontas do(s) consórcio(s) do(s) golpe(s).

    Tamanho é o medo que o Estadão vê a necessidade de escrever um editorial com virulência fora do comum contra a Presidente ~eleita~ do Brasil, Dilma Rousseff, na sua viagem à Europa.

    O editorialista igualou-se, no nível de grosseria e de ~pós-verdade~, a um “comentarista de portal de notícias” qualquer.

    Um Homer Simpson… com espaço mais nobre.

    Resultado:

    – passou vergonha!

    rs

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador