Xadrez dos impasses do governo Temer

Peça 1 – a guerra dos vencedores

O golpe teve dois movimentos.

No primeiro, bastou um governo inerte e um movimento de manipulação da opinião pública para criar a figura do inimigo. Não havia riscos em afrontar o poder e havia as vantagens de se alinhar ao bloco dos vencedores.

Houve uma debandada geral do navio petista e dilmista, de parlamentares aliados a magistrados, de autoridades que ascenderam nas ondas do lulismo a petistas arrependidos.

Foi uma celebração que reuniu a malta da Câmara aos PhDs do Ministério Público, dos torquemadas da Lava Jato aos bruxos do Senado, que permitiu um exercício amplo da hipocrisia, com os presidenciáveis do PSDB propondo a fogueira aos colegas do PT, pelos mesmos pecados que ambos praticaram, enquanto Ministros do Supremo e o Procurador Geral se confraternizavam no meio da turba, agraciados com placas moldadas em chumbo quente e selfies apontando-os como salvadores da honra nacional.

O grande porre da hipocrisia nacional chegou ao fim. Agora, entra-se no segundo tempo.

Peça 2 – os agentes (não) moderadores

Perpetrado o maior ato de subversão da moderna história do país – a deposição por motivo fútil de uma presidente eleita – romperam-se os cordões do equilíbrio institucional, tanto nas relações entre os poderes, como na própria disciplina interna de cada poder.

Tem-se agora, uma guerra intestina, entre e intra-poderes, com poucos agentes moderadores.

O STF

Deflagrada esta semana, a Operação Métis – que deteve policiais do Senado que estavam fazendo varreduras em casa de senadores – é um fenômeno típico da desordem institucional do país. Os policiais cumpriam ordens. Os mandantes eram senadores, mais que isso, o próprio presidente do Senado. Qualquer intervenção teria que ter a autorização expressa do Supremo.

Em vez disso, um juiz de 1à instância autorizou a prisão dos funcionários do Senado, com a mesma sem-cerimônia com que PMs invadem bares de São Paulo e Rio para espancar clientes.

O mais grave da história não foi o explícito abuso de autoridade, mas a defesa do juiz pela presidente do Supremo, Carmen Lúcia. Ficou-se à beira de uma crise institucional, corrigida a tempo pela decisão do Ministro Teori Zavascki de segurar a operação e, por vias indiretas, enquadrar a presidente.

O episódio confirma a falta de noção de Carmen Lúcia. E fornece sinais claros sobre sua estratégia.

Não será um agente da paz e da concórdia, mas um instrumento para acirrar a guerra política.

Ela tem lado – o de Aécio Neves – e uma vontade imensa de exercer o mando e o protagonismo político, inversamente proporcional ao seu conhecimento das estruturas de poder. Seu trabalho consistirá em enfraquecer os aliados peemedebistas e investir contra o governador mineiro Fernando Pimentel.

Portanto, tem-se na presidente do Supremo um ponto de instabilidade.

A Lava Jato e o PGR

Dia desses, um investigador da PF ousou dar uma entrevista e imediatamente foi enquadrado pelo comando. A PF tem lado, mas tem comando.

Já o Procurador Geral da República (PGR) Rodrigo Janot tornou-se um ponto morto. Em dias distantes, ousou confrontar a Lava Jato, recebeu de volta a ameaça de demissão coletiva e definitivamente refugou.

Hoje em dia, é incapaz, sequer, de responder aos ataques que a instituição recebe do Ministro Gilmar Mendes. Quem fala pelo Ministério Público Federal é o procurador Carlos Fernando Santos Lima. É ele que investe contra os que tentam enfraquecer o MPF e a Lava Jato.

A falta de comando de Janot será crucial quando se ingressar na guerra mundial que se avizinha.

A Polícia Federal

A Operação Acrônimo, em Minas Gerais, é um abuso de poder e uma politização da PF mais grave que a própria Lava Jato. É toda baseada em um marqueteiro suspeito, o tal de Bené. Um dia, a PF detém  Bené e solta trechos da sua delação. Depois, solta o Bené. Mais tarde, prende de novo o Bené para novas averiguações e novas manchetes. É um movimento contínuo de marola, com o único intuito de impedir o governador de governar.

O caso Bené é elucidativo. Montou-se a operação em pleno segundo turno das eleições. Pimentel já estava eleito, mas se pensava em influenciar a campanha para presidente.  Ele foi detido em um avião com uma pasta com algum dinheiro. Bastou para se tentar tirar o mandato de um governador eleito. Na mesma época, descobriu-se um helicóptero com 500 quilos de cocaína – de propriedade de um senador mineiro – e não resultou em nada.

Tentou-se o impeachment do governador através da operação. Uma decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça) matou a tentativa. Por 8 x 6 os ministros decidiram que qualquer tentativa de processo teria que ter autorização da Assembleia Legislativa.

Na semana passada, o Estadão já deu o mote: o Supremo, pautado por Carmen Lúcia, poderá apreciar a decisão do STJ.

O Senado

Em que pese as denúncias contra ele, o presidente do Senado, Renan Calheiros, é um dos poucos agentes moderadores no quadro atual. Tem noção da relevância do cargo, da responsabilidade institucional, da importância de preservar o espaço de mediação Senado em meio ao tiroteio. Mas está vulnerável.

Peça 3 – os fatores de instabilidade

Esse quadro de poucos agentes moderadores, de mediocrização do alto comando institucional, torna mais perigosos os movimentos desestabilizadores.

1.     Lava Jato

Continuará tentando manter seu protagonismo político.

Até agora, os procuradores acreditavam que conseguiram romper a muralha que protegia a elite brasileira graças ao seu extraordinário trabalho (e a ajuda indispensável da cooperação internacional), com o apoio desinteressado da mídia.

Daqui para frente irão se confrontar com as verdadeiras estruturas de poder, o pacto tácito entre mídia, lideranças tucanas, a PGR e os Ministros mais combativos do STF. E perceberão a diferença entre bater em um governo inerte e investir contra o poder real.

Será um embate curioso.

Embora haja  uma clara tomada de posição de toda a Lava Jato contra Lula/PT e a favor do PSDB, a mina Lula está prestes a se esgotar. Para sobreviver, a Lava Jato terá que virar o disco. E virar o disco significará romper com o pacto de impunidade do PSDB.

Não é por outro motivo que Gilmar Mendes e seus blogueiros começaram a bater forte na operação e em Sérgio Moro.

Sempre haverá maneiras de procrastinar, valendo-se da estratégia padrão. Periodicamente, divulga-se uma denúncia ou outra contra um parlamentar aliado. Não permanece mais que um dia nos jornais. Procuradores e delegados têm o poder de controlar os fluxos seguintes de vazamentos, para uma mídia pouco propensa a dar espaço contra os seus. Depois, no âmbito do STF – para onde irão os acusados com foro privilegiado – a PGR poderá se valer do fator tempo de acordo com seus critérios. Bastará colocar mais gás em alguns processos que nos outros, para controlar os efeitos políticos.

Mesmo assim, a mega-delação da Odebrecht significa artilharia pesada contra todos os frequentadores do saloon, em um momento em que a blindagem do PSDB passou a incomodar até a opinião a pública não alinhada e se tornar motivo de chacota nacional.

2.     Economia andando de lado

O único fator capaz de legitimar a gestão Michel Temer seria uma eventual recuperação da economia. Mas não espere recuperação da economia com o governo Temer. Não existe nenhum fator de demanda no horizonte:

·       O aumento dos gastos fiscais não priorizou investimentos.

·       A política monetária do BC eleva de tal maneira a TIR (Taxa Interna de Retorno) para novos investimentos, que praticamente os inviabiliza.

·       A apreciação do câmbio inverteu novamente a balança comercial, desestimulando as exportações.

·       Para 2017 espera-se um aperto fiscal ainda maior, na véspera de um ano eleitoral.

·       A questão da segurança jurídica foi para o espaço tanto pela perda de legitimidade do governo Temer como pela atuação do MPF de criminalizar qualquer tipo de política pública e de contratos.

Virando o ano, ficará mais clara a incapacidade do governo Temer de virar o jogo econômico.

3.     A corrosão do governo Temer

Talvez o governo Temer entregue a PEC 241. Mas não vai entregar a reforma da Previdência. Todos os membros da camarilha que tomou o poder – incluindo o próprio Temer – estão nas delações da Odebrecht.

Além disso, Temer não possui a menor envergadura moral e política para articular um arranjo entre os poderes, que permita baixar a fervura política. É politicamente pequeno, desinformado, domina as mesóclises, mas não os rituais do cargo, e não tem envergadura para ser nem o líder político, nem o mediador com os demais poderes de que o momento necessita.

Peça 4 – o cenário imponderável

Está-se naqueles momentos de impasse, que abrem um leque enorme de possibilidades.

Tem-se, de um lado, centros difusos de poder, articulando-se, reorganizando-se, mas de maneira caótica, sem um fio condutor, sem uma liderança clara, com algumas peças sem nenhum controle, como o canhão solto no convés do navio – como é o caso da Lava Jato.

Movem-se em um cenário caótico, sem a presença de agentes moderadores, nem sequer de lideranças articuladoras.

Nesse terreno movediço, há duas variáveis chave: a delação da Odebrecht e o julgamento do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) da chapa Dilma-Temer.

Ambas são armas relevantes nas mãos de quem conseguir se articular melhor.

A eventual derrubada de Temer está condicionada aos seguintes fatores:

1.     Nenhum partido quer pegar o pepino de um governo provisório, a não ser no bojo de uma conspiração mais ampla, destinada a interromper as eleições de 2018.

2.     Por outro lado, a deterioração do governo Temer é uma ameaça geral. A desmoralização se acentuará com a não recuperação da economia, com os desmandos do seu ministério e com o aprofundamento do arrocho fiscal no próximo ano.

3.     Vive-se um caos institucional, no qual a presença de um presidente fraco não interessa a ninguém.

Há um conjunto de processos em andamento – conforme relatado em outros Xadrez -, como o maior protagonismo militar, mas ainda incipientes. Ainda não há um quadro maduro permitindo apostar todas as fichas em uma ou outra direção, embora ocorra um processo acelerado de deslegitimação de Temer.

Portanto, aos cenários que traço abaixo deve ser dado o devido desconto.

Cenário 1 – Temer se arrastando até 2018.

Cenário 2 – Temer sendo derrubado no TSE e sendo substituído por um presidente eleito indiretamente.

A eventual queda de Temer significaria o PMDB voltando ao seu papel de adjunto do poder. Mas dificilmente entraria um presidente alinhado com o PSDB, tanto pela herança pesada, como pelas divisões entre os tucanos e pelas resistências dos peemedebistas.

A hipótese de um tertius é a mais razoável.

Nesse caso, não deve ser menosprezada a alternativa Nelson Jobim, aventada recentemente. Tem senioridade, autoridade, preparo, transita bem por muitos setores.

A incógnita maior seria o conjunto de forças que o apoiaria e o perfil de seu governo: se se acomodaria a um governo de transição ou não.

Luis Nassif

105 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “É um movimento contínuo de

    “É um movimento contínuo de marola, com o único intuito de impedir o governador de governar”:

    Nassif, eu nasci la e morei la 15 anos ininterruptos:  quando eh que Minas Gerais teve governo????  Eh tudo putaiada de extrema direita.  O que mais aparece por la?  Pimentel vai ser sacrificado e todo mundo sabe disso.

    Carone tambem foi.

  2. “Nesse caso, não deve ser

    “Nesse caso, não deve ser menosprezada a alternativa Nelson Jobim, aventada recentemente. Tem senioridade, autoridade, preparo, transita bem por muitos setores”:

    Berlusconi tambem tinha.

  3. Cenários

       Como esta dificil para dormir, mesmo bebendo, ao ler este “xadrez” imaginei um possivel cenário, com até elementos que semanas atrás não colocaria na equação, mas nesta fase de que tudo é possivel, tudo pode ocorrer, como por exemplo :

        A “mãe ” de todas as delações, a do Marcelo e Cia ( Odebrecht ), terá o poder de emparedar o Congresso, governadores, prefeitos, empresários até banqueiros, caso todos os inquéritos e indiciamentos possiveis forem abertos, não sobrará nenhuma institução confiavel alem dos probos vestais do judiciario, os poderes executivo e legislativo podem ser atingidos de “morte”, as crises institucionais recentes quando comparadas a muito possivel crise futura, irão lenbrar um convescote praiano, o bicho vai pegar.

         Caso tal situação ocorra, nem mesmo midia de massa, poderá “segurar”, será uma avalanche, e a midia nunca perde, no minimo ela empata, e para descartar problemas, colocar ex-aliados na fogueira, não precisa de muito, pois para proteger seus mais diletos filhos centrais, entregar os periféricos é de lei – a da sobrevivência.

          Até recordei do ” Condestavel dos Pampas ” ( Nelson Jobim ), que até achei estranho ele não estar no “Governo Temer”, mas colocou um amigo nele, uma pessoa de sua estreita confiança, bem ao lado de Temer ,para quem conheçe o Palacio do Planalto, a sala deste amigo de Jobim, fica no mesmo andar do PR, e seu ocupante fala todos os dias com Michelzinho, não escreverei o nome, só que ele é gaucho – acho que basta.

           A “mãe” de todas as delações, pode ter a força de estabelecer um “golpe” dentro do “golpe”.

  4. Esse fim de texto me trouxe

    Esse fim de texto me trouxe Getúlio Vargas da década de 30 à mente. Deve ser porque são 2 gaúchos vivendo em em momento de bagunça institucional. Até que Temer não parece tão ruim depois dessa imagem. Pelo menos votei nele quando votei na Dilma, já mostrou que não tem perigo de mandar no Exército, e tem prazo para acabar. Se o Datafolha perguntar vou dizer que o governo tá ótimo, porque em 2018 acaba isso aí.

  5. Concordo com a apreciação. A

    Concordo com a apreciação. A politização da procuradoria e do judiciário está em tropel. Pobre de quem ficar pela frente. Em sua maioria esmagadora os vestais vaza-jato são atucanados. Mas, seu líder maior não é o aético, é o GM. Por isso, creio que na indireta do próximo ano o GM será investido como rei GM, o único. Eleições, só quando o sargento garcia prender o zorro. Ou quando o Youssef efetivamente – uma vez na vida – for cumprir pena em regime fechado…

    1. E eu concordo inteiramente

      E eu concordo inteiramente consigo. Qualquer eleição indireta será GM na cabeça. Como juiz não tenho condições de opinar mas como político é de longe o melhor de todos. É tão bom, mas tão bom, que minha convicção é de que levará até os votos do PT com a contrapartida de nomear Lula seu ministro rs rs.

      1. Melhor político do País Gilmar Mendes?!?!?

        Impossível.

        É um destemperado arrogante. 

        Quando muito um bom aticulador de bastidores quando detém algum poder especial, tal como a presidência do STF.

        Na minha humilde opinião, muitos políticos são melhores do que ele na avaliação dos cenários, no uso dos truques que realmente mudam as situações conflitantes e principalmente, alinham os interesses que se materializam em votos nas eleições.

        Só para citar alguns: Em São Paulo temos o vice-governador do meu partido, o PSB, o Vice-governador Márcio França, de longe o melhor político de sua geração, em Brasília o Senador Renan Calheiros que no telefonema que deu ao Teóri mostrou do que é capaz e no plano populista ideológico, o ex-governador Ciro Gomes, que fez o Lula perder a credibilidade e a moral no episódio da mudança de domícilio eleitoral.

        Gilmar é um ninguém neste universo.

        1. Prezado Alexandre, em parte

          Prezado Alexandre, em parte foi um pouco de ironia, todos nós sabemos quem é GM.  Como os posts do Nassif são cada vez mais do mesmo, qual seja, sempre brilhantes, fica difícil discordar ou acrescentar qualquer coisa. Então repercuti o Schell, que fez um comentário interessante. Creio que nem ele crê de verdade que o GM será “rei” mas no novo normal que vivemos o impossível vem acontecendo todo dia.

  6. Essas bailarinas tem piriri o dia inteiro!

    Pensando bem…

    Eu quero ver mesmo eh o Xadrez das Cagadas do Governo do “Brazilian Leader”!

     

     

     Vai ser seu maior sucesso, Nassif!

  7. .

    Tomara que a “ministra presidenta” do stf leia esse xadrez!

    O judiciário, ainda, poderá ser salvo se “tomar tento”.

    Os demais, (ra.tos?) que corram!

    1. Não existe mais salvação para o Judiciário

      Quando você tem um Poder da República inteiro partidarizado, decidindo abertamente com 2 pesos e 2 medidas a depender do alvo, esse Poder já se perdeu há muito tempo. Pra salvar o Judiciário só encerrando este que está aí integralmente e o refazendo do zero.

      Pra você ver: bastou Renan ameaçar acabar com a aposentadoria compulsória dos juízes condenados, e o ministro Teori fez o que ele queria. O próprio Teori, que tinha encaminhado ele mesmo o material da Operação Métis à 1ª Instância…

      1. Muito bem lembrado,

        Muito bem lembrado, Alan.

        No dia em que uma Lei dessas entrar em vigor, as corregedorias do judiciário de todo o pais vão ficar assanhadas; as cobras vão se picar no ninho com chances reais de se implodir a caixa preta.

        O safado do Renan de bobo não tem nada; tocou no nervo.

    2. Sem chance. A excelentíssima

      Sem chance. A excelentíssima ministra sem noção só lê o Estado de Minas e a Veja, e vê Jornal Nacional claro.

      Nessa parte o xadrez do Nassif é previsível. Se com o Lewandowski aconteceu tudo isso, com essa senhora o tabuleiro vai se transformar numa praça de guerra.   

  8. Alguns elementos que gostaria

    Alguns elementos que gostaria de compartilhar:

    1. A Lava Jato é uma operação de guerra desenhada pelo FBI+CIA+USAID+NED. Agora está claro;

    2. A Lava Jato tem apoio incondicional da população mais imbecilizada para quem os políticos são “todos ladrões” e “todos iguais”. Tornou-se quase sacrossanta;

    3. Sérgio Moro é o herói dessa escumalha imbecil;

    4. O objetivo da Lava Jato sempre foi capturar o sistema partidário brasileiro e com ele nossa economia;

    5. Esta captura é necessária para destruir a economia até a raiz, uma vez que os partidos são umbilicamente ligados as estatais. Não se pode destruir as estatais sem destruir os partidos. Tem que ser os dois ao mesmo tempo;

    6. Isto acontece porque os partidos vão resistir a privatizar as estatais que os “sustentam”. Isso já havia acontecido no Governo FHC. Agora a operação Lava Jato veio com tudo para limpar o caminho.

    7. Destruida a economia o campo está aberto para as multinacionais e bancos estrangeiros

    8. Rumamos para o neofeudalismo neoliberal. Salve-se quem puder. Ou tiver grana.

    Posso ter viajado demais, ou não….

    1. Cem porcento.

      Totalmente coerente com o cenário. O Comando externo tinha uma arma poderosa. A Globo/Mossack-Fonseca, instalada e ramificada em todo o território nacional. Quando esse Comando conseguiu corromper o judiciário e esse aliou-se às quadrilhas que controlam o Sistema Globo/Mossack-Fonseca, o único poder armado que restou no país foram as FFAA, tradicional amiga do Comando externo. Tanto as FFAA são cooptadas e fiéis a essa antiga amizade que, por passividade ou ignorância, assistem inertes a destruição dos projetos de Soberania e Defesa nacionais. Como diz o Nassif, mercê da extraordinária capacidade de percepção das fragilidades e cooptação das instituições, não há lideranças em nenhuma delas com visão de Estado e responsabilidade suficientes para influir no processo de destruição nacional que se iniciou em 2014 e segue célere sem encontrar nenhum obstáculo. Retornar o Brasil à condição de grande fazenda importadora de tecnologia e capital era mais do que poderiam almejar os estrategistas do Comando externo, para atenuar a sua própria fragilidade de potência decadente.

  9. As fases da decolagem do golpe

    A avaliação do Nassif é muito boa, principalmente na listagem de fatores que nos levam até a Peça 4. Apenas destaco que a PF tem lado e comando sim!: do FBI!!!!

    O governo Temer não conta nem com a determinação do Lulismo para a aplicação de medidas anticíclicas – como em 2008, nem da confiança do verdadeiro poder, que, quando apoia um partido com Green Card (tucanos), torna tudo fácil, automático e conduzido, e qualquer um pode apresentar-se como Presidente, até um playboy. Temer não possui essa confiança global. Não tem o Green Card. Não passa de um mordomo decorativo.

    O compartimento “Temer” está terminando de cumprir a sua parte na decolagem da nave mãe do Golpe, junto com o voto útil de congressistas golpistas, assustados pelos seus rabos presos. Em breve, este compartimento será solto no espaço, assim como aconteceu primeiro com Cunha, e a nave avançará mais leve até fora da atmosfera do Brasil com S, chegando à sua meta final: o Brazil com Z, rumo a os EUA.

  10. Ficaria grato se alguém me

    Ficaria grato se alguém me tirassem as dúvidas abaixo

    Estamos em 2017 e o Temer cai. Aí há eleição indireta. 

    1] Votam só os deputados federais? Os senadores não? 

    2] Como se lançam os candidatos? É como se fosse numa eleição normal, ou seja, cada partido indica um nome e estes disputam os votos dos congressistas?

    3] Cada partido indica o presidente e o vice também, ou vice será o atual presidente da câmera dos deputados? 

     

    1. Joel…

      http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/POLITICA/444301-COMISSAO-DEFINE-REGRAS-PARA-ELEICAO-INDIRETA-DE-PRESIDENTE-DA-REPUBLICA-EM-CASO-DE-VACANCIA.html

      A eleição indireta deve ser convocada pelo Congresso Nacional em até 48 horas da abertura das vagas. As candidaturas devem ser registradas até dez dias após a convocação da eleição. A votação ocorrerá em sessão unicameral, com voto ostensivo e aberto de deputados e senadores. A direção dos trabalhos ficará a cargo da Mesa do Congresso Nacional.

      Maioria absoluta

      Será eleita a chapa de presidente e vice que obtiver a maioria absoluta de votos, não computados os em branco e os nulos. Se nenhum candidato alcançar maioria absoluta na primeira votação, será feita nova eleição imediatamente após a proclamação do resultado, concorrendo os dois candidatos mais votados e considerando-se eleito aquele que obtiver a maioria dos votos válidos.

      Segundo o projeto, o resultado da apuração será proclamado em sessão solene até 48 horas depois de apurado. Os eleitos serão empossados nesta mesma sessão.

       

  11. O mais triste dessa análise é

    O mais triste dessa análise é ver que o único personagem que se salva – se comparado a Temer, Carmen Lúcia e afins – é Renan Calheiros. Quando Renan Calheiros é o ponto positivo ( ou menos negativo) de uma análise política, é porque a água já está batendo na testa (rs). 

    Talvez Renan seja o personagem mais lúcido deste xadrez porque ele tem um filho que governa Alagoas – e assim Renan tem ideia da bomba econômica que está pra explodir, com estados simplesmente não tendo dinheiro pra pagar nem seus funcionários.

    Em pouco tempo, com essa política ecônomica insana, o Brasil será um grande Rio  

  12. O Brasil é uma casa que

    O Brasil é uma casa que pertence à família PMDB desde 1986, quando, graças ao estelionato do plano cruzado, o pmdb só deixou de fazer UM governador de estado. Desde 90, com Collor, o pmdb decidiu não ficar em sua casa, mas alugá-la. E, tirando Collor que foi quase uma espécie de invasor, o PSDB e o PT foram os inquilinos. É o melhor dos mundos = a casa é sua e se os inquilinos fizerem melhorias nela, ótimo; se fizerem besteira, o dono da casa não tem culpa nenhuma. Mas, o PMDB decidiu desalojar na marra a inquilina antes do fim do contrato afiançado por 54 milhões de fiadores e o dono voltou pra casa. Mas o parente destinado a cuidar da casa não demonstra a menor aptidão para tal. A família PMDB começa a ter saudade de ter um inquilino – pra poder jogar as culpas dos problemas da casa. A última chance de arranjar um é 2017 – ou o risco de um invasor chegar com tudo e tomar a casa. 

     

     

  13. Uma das coisas mais perigosas que existe são pessoas inseguras..

    Uma das coisas mais perigosas que existe são pessoas inseguras protegidas buscando se afirmarem. É o caso da ministra Carmen Lúcia, o que ela está fazendo é justamente buscar sua afirmação através da violência e da força. Para tanto, necessita da proteção de alguém que possa realmente proporcionar a segurança e estabilidade para atender seus caprichos de afirmação.

    Não é atoa que a presidenta do Supremo foi buscar apoio das forças armadas, aceita protagonizar a narrativa forjada pela mídia golpista e agora incorpora o corporativismo do judiciário. É uma criatura extremante perigosa e capaz das decisões mais insanas.

    Não sei o que é pior, juiz corrupto ou juiz covarde? 

  14. Pra que facilitar se podemos complicar

    Por que não se prioriza a Lava Jato em cima das delações e processos já existentes? Esse acúmulo de novas delações não tumultua o processo e cria um ambiente de insegurança jurídica e política no país? Por que O Juiz Moro, a procuradoria e o STF não fazem um mutirão para dar uma solução inicial a esses episódios já iniciados?

  15. Golpe dado, serviço feito,

    Golpe dado, serviço feito, verdadeiramente corruptos como Yuoussef livres e desfrutando da res furtiva, a midia, parte interessada no processo, começa a latir para proteger aqueles que tomaram de assalto o poder

    Reinaldo da Azevedo, da Veja, solta os cachorros em cima do mouro sic Moro

    http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/262369/At%C3%A9-Reinaldo-Azevedo-se-revolta-contra-Moro-%E2%80%9CQuer-instaurar-ditadura-no-Brasil%E2%80%9D.htm

  16. Parabéns pelas crônicas da série “O xadrez..”

    Nassif,

    O livro em que serão reunidas as melhores crônicas da série deve ficar bastante extenso.

    A análise de hoje é excelente e destaco três pontos:

    1) Com muita competência você tem desconstruído, desmontado, demolido a maga patalógika que preside o STF. Não dê refresco, pois Cármen Lúcia – a sem noção, autoritária, grosseira, boquirrota e intrometida – representa um perigo para as liberdades individuais e de expressão (ao contrário do que sugere sua demagócica frase “Cala boca já morreu”) e para o Esatado de Direito Democrático. Cármen Lúcia não sabe nada de administração pública, articulação e negociação política, interesses estratégicos, funcionamento do Estado fora da área judicial; ela é um misto de joaquim barbosa e gilmar mendes, porém usando saias.

    2) Nesta crônica você mostra o perfil canalha e covarde de Rodrigo Janot, que nos últimos dias anda calado e escondido. Parafraseando Romero Jucá: Janot é Aécio. Cármen Lúcia é Aécio. Gilmar é PSDB.

    3) A ‘Lava a Jato’, ou melhor, a Fraude a Jato é uma ORCRIM institucional composta por policiais federais, procuradores do MP e juízes, com destaque para sérgio moro, desembargadores do TRF4 e ministros do STF. Não se podem usar meias-palavras ou tratamento cerimonioso, pois a burocracia do Estado se associou numa organização criminosa, com o propósito de aniquilar o PT, os petistas e a Esquerda. O demagógico discurso de ‘combate à corrupção’ só convence os fascstas tupiniquins de segunda categoria, a direita golpista e seus defensores e a malta manipulada pelo PIG/PPV, outra organização criminosa que um futuro governo democrático terá de enfrentar, se quiser sobreviver.

    1. Concordo pelnamente com sua

      Concordo pelnamente com sua análise.

      Penso que a lava jato agora está em um impasse sério: eles podem ser uma cambada de burros, mas devem ter alguma noção da desgraça que causaram ao país. Arruinaram a economia, quebraram ou colocaram em sérias dificuldades as maiores empresas do país, destruíram projetos de interesse nacional, destruíram projetos geopolíticos, destruíram o respeito internacional conseguido a muito custo, destruiram a democracia e levaram ao governo o que a de mais corrupto, nefasto e vil neste país.

      Eles tem de tentar manter o protagonismo a fim de evitar ao máximo que a população perceba o que fizeram.

      Para isto, serve muito bem a caçada ao Lula e família e aos petistas que restaram. Até por isto, acho que não o prenderão, pelo menos por enquanto, porque sabem que o dia que fizerem isto estarão acabados.

      E pode ser que não dê mais para esconder os estragos que fizeram.

      Neste caso, podem passar de algozes para principais responsáveis pela nossa desgraça.

      A globo não hesitará um minuto em lançá-los à fogueira para tirar o dela da reta.

  17. Gostaria que tudo isso fosse

    Gostaria que tudo isso fosse ficção, um bom livro de ficção… mas é a realidade brasileira desencadeada por sua elite irresponsável e anti-nacional.

    Brilhante análise!

  18. Deus me livre o Jobim!

    O mais disfarçado de todos os Tucanos. Nada pior do que o lobo na pele do cordeiro.

    Conheço um aliado do Jobim. É uma das pessoas mais perigosas que já vi na vida. Melífluo, vingativo, disfarçado, ávidíssimo por poder. Se a criatura é assim, avalie o criador. E Deus me livre de gente assim no poder…

  19. Os Golpistas vão mandar o Temer para a PEC que o pariu

    Os golpistas vão mandar o outro para a PEC que o pariu.

    “Ao traçarmos as fases mais gerais do desenvolvimento do proletariado, seguimos de perto a guerra civil mais ou menos oculta no seio da sociedade existente até ao ponto em que rebenta numa revolução aberta e o proletariado, pelo derrube violento da burguesia, funda a sua dominação.” – Marx e Engels, Manifesto Comunista

     

    “Carta aos Homens da Inglaterra

    (Shelley)

    Homens da Inglaterra, por que arar
    para os senhores que vos mantêm na miséria?
    Por que tecer com esforço e cuidado
    as ricas roupas que vossos tiranos vestem?
    Por que alimentar, vestir e poupar
    do berço até o túmulo,
    esses parasitas ingratos que
    exploram vosso suor – ah, que bebem vosso sangue?

    Por que, abelhas da Inglaterra, forjar
    muitas armas, cadeias e açoites
    para que esses vagabundos possam desperdiçar
    o produto forçado de vosso trabalho?
    Tendes acaso ócio, conforto, calma,
    abrigo, alimento, o bálsamo gentil do amor?
    Ou o que é que comprais a tal preço
    com vosso sofrimento e com vosso temor?

    A semente que semeais, outro colhe.
    A riqueza que descobris, fica com outro.
    As roupas que teceis, outro veste.
    As armas que forjais, outro usa.
    Semeai – mas que o tirano não colha.
    Produzi riqueza – mas que o impostor não a guarde.
    Tecei roupas – mas que o ocioso não as vista.
    Forjai armas – que usareis em vossa defesa!”

     

    Hasta la Victoria, Siempre!

  20. Calhorda, calhorda, calhorda

    Na Operação Acrônimo, temos, de novo, o senador derrotado, megadelatado na lavajato. O incompetente minado, que conesguiu a proeza de perder duas eleições ao mesmo tempo em 2014, a nacional e a estadual  É por isso, pela dupla derrota, que vem desestabilizando a gestão  de Pimentel, depois de ter liderado o golpe contra Dilma, como um Trump raivoso. Ele e seu serviçal, aquele que relatou, para a História, o golpe. Parafraseando vôvo, mas adaptando: CALHORDA, CALHORDA, CALHORDA!

  21. GGN pinta o horror e, em vez de eleições diretas, aponta Jobim..

    GGN pinta o horror (que é real) e, em vez de eleições diretas, aponta Jobim…

    … como solução. Tá de brincadeira. Nelson Jobim é da camarilha golpista e corrupta do PMDB (temer, cunha, jucá, geddel, padilha, moreira et caterva) e da máfia PSDB-DEM-PSB-… (FHC, Serra, Aécio, Alckmin,…). Foi este canalha golpista de Nelson Jobim (PMDB) que dava palestras, desde abril de 2015, no apartamento de Hieráclito Fortes (do PSB-DEM-PFL-PDS-ARENA) para instruir os deputados e senadores canalhas sobre como darem o golpe no governo trabalhista.

    E o Nassif vem nos apresentár Nelson Jobim como solução para o horror (real) que pinta no artigo. Tá de brincadeira. Esse golpe dos bandidos corruptos só continua com ditadura explícita, e só acaba com ELEIÇÕES DIRETAS.

  22. Cenarios possiveis

    Estamos onde estamos pois as instituições estão fracas demais, perdidas. O senado deveria ter um presidente forte neste momento. Tem um bom presidente com timing politico, mas qualquer vento forte, pode derruba-lo. Renan é fragil demais. E na Câmara, deus do céu, quem é Rodrigo Maia…. Figurinha tapa-buraco e dirigida.

    E o STF à deriva. Esse é um capitulo à parte. O Supremo fez parte de todo o processo golpista, feiru de morte a Constituição Federal e demonstra esta em meio a um governo ilegitimo sem saber qual o seu papel. Investe para um lado, investe para outro, da pitis e agora tem umA presidentA que acha que se aproximar das forças armadas é necessario. Para que exatamente?

    O governo Temer esta sendo muito pior do que todos poderiam prever. Eh um desastre. Os seus ministros são anacrônicos, pequenos, ignorantes, autoritarios por tal. Temer tem que sair antes das eleições, senão vai dar Lula com certeza. Então, chegamos à possibilidade de Nelson Jobim vir a ocupar a presidência para fazer essa passagem entre 2017 e as eleições, se mantidas, de 2018. O problema é que Nelson Jobim esta longe de ser uma marionete como Temer e seus quarenta ladrões e, mais, ele tem boas relações com as FFAA…. Pode ser um fator estabilizante neste momento, mas também pode ser a deixa para virarmos um Pais parlamentarista.

    Daqui até la, nos resta ficar de olho vivo e cantoralar “Que Sera Sera/Whatever will be will be/ The future’s not ours to see/ Que Sera Sera !”

  23. O Jobim faliria até um galinheiro. Vai falir ainda mais o Brasil

    A certa altura do artigo em comenta, lê-se:

    “Daqui para frente (Os Procuradores Dallagnol e Comandita) irão se confrontar com as verdadeiras estruturas de poder, o pacto tácito entre mídia, lideranças tucanas, a PGR e os Ministros mais combativos do STF. E perceberão a diferença entre bater em um governo inerte e investir contra o poder real.”

    Olha que o PIG girou sua metralhadora na direção dos Procuradores da Lava (dinheiro do crime) a Jato:

    “O conjunto de investigações que é associado genérica e impropriamente à Operação Lava-Jato está se transformando num PARQUE DE DIVERSÕES. Há um MAGISTRADO que já apelidaram de WALT DISNEY, assim há PROCURADORES E POLICIAIS QUE CAÇAM HOLOOTES. É compreensível que isso aconteça, sobretudo quando, de uma hora para outra, aparece um empreiteiro presenteando a mulher de um governador com brilhantes da Van Cleef…

    … Admita-se que resolvam prender Lula porque, de acordo com os documentos conhecidos, ele seria o “amigo” que recebeu R$ 8 milhões da Odebrecht. Nesse caso, os trabalhos seriam dois: primeiro, prendê-lo, em seguida, soltá-lo. Em março, o ex-presidente foi conduzido coercitivamente a uma delegacia. O balanço do episódio foi a sua martirização, papel em que há 40 anos ele se sente bem.

    Repetiu-se a dose em setembro, quando o Ministério Público fez um TEATRINHO INFANTILl, apresentando-o como cabeça da hidra da roubalheira. Num gráfico de PowerPoint, nem do português cuidaram, mencionando uma “propinocracia”. Essa espetacularização foi criticada pelo próprio ministro Teori Zavascki. Na ocasião, o relator da Lava-Jato no Supremo Tribunal Federal cobrou respeito à “seriedade que se exige na apuração desses fatos”” – Noblat, Assim, acabam não condenando o Lula

    Acabou a lua de mel dos Procuradores da Lava a Jato com o PIG. Agora vem a conturbada convivência e o desquite/divório. Danado é se os Procuradores forem como mulher de malandro, que acostumam com porrada e nunca dormem antes de serem espancadas.

    Durma-se com um barulho desses

    1. Eu não quero Lula presidente

      Eu não quero Lula presidente quando a bomba social da PEC 241  estourar. Se essa PEC passar, voto em quem o PSDB lançar.

      Quem estiver na presidência entre 2018-2022 vai levar a culpa SOZINHO pelo descalabro social da PEC 241.

      PEC 241 aprovada, Lula, Lênin, FHC, Mises, qualquer um deles pode ser presidente, o neoliberalismo estará escrito na constituição. O governo será rigorosamente igual.

      A bomba social estourará no próximo mandato. Se Lula estiver na presidência, vai ser como lançar um Satan-2 na esquerda Brasileira. 

      O Brasil é um país morto. Que a direita administre a terra arrasada.

    2. Além da eleição de Lula em

      Além da eleição de Lula em 2018, apenas para que a PEC 241 estoure no seu colo e destrua a esquerda no Brasil, ainda tem mais. O PT não terá 2/3 da câmara e muito menos do senado. Vai terque dar ministério par golpista, acomodar golpistas na base, vai ter que parar de falar em golpe e todo mundo sair impune

      2018 tem que entrar qualquer um da direita. SE a PEC estourar, a gente derruba os golpistas e os pune adequadamente por traição a pátria. Lula eleito vai ser o tiro de morte na esquerda Brasileira, e vai fazer um governo a direita do governo FHC com a PEC. E moro, STF, Aécio, todos vão herdar o poder ad infinitum e viver com o que roubaram do Brasil.

  24. Um sujeito que adorava bater papo na embaixada americana,

    apelidado carinhosamente como Nelson Johnbim pelo PHA, será que há duvidas mesmo em como seria seu governo? Só o fato de aceitar -se aceitar- assumir o cargo de presidente biônico pós-golpe já nos fornece pistas muito boas sobre o caráter do sujeito.

     

  25. A primeira e última vez que

    A primeira e última vez que vi o estranho termo “senioridade” (que não significa absolutamente nada em termos do que mais interessa) foi aqui, referia-se elogiosamente ao Temer e deu no que deu…

    Lá vem agora de novo (o estranho termo).

     

     

     

  26. Nunca antes na história da
    Nunca antes na história da humanidade houve autoridades e instituições
    tão irresponsáveis para com o seu povo e tudo isso provocado por uma
    CONCESSIONÁRIA PÚBLICA de TV(Globo)tá na cara q Temer não chegará
    em 2018,ELE É MUITO IMPOPULAR,só q a guerra é de gigantes agora e
    Renan é a peça chave,ele q vai ou não completar a obra do golpe e depois
    de feito dará as mãos a Cunha na cadeia,ele só tem um caminho,o do
    Impeachment do Gilmar e o enquadramento do Judiciário através de
    Leis “organizadoras”das mesmas,a sociedade aprovaria com certeza!!

  27. Impressionante como a

    Impressionante como a esquerda está morta !!!

    Sequer foi mencionada no texto.

    Quem ganhar essa briga, o Brasil vai perder de qualquer jeito…

    Esse país está morto !!

    Obrigado troskada !! Destruiram o páis por 20 centavos !!!

  28. Eleição Indireta só prá administrador de canil

    Todo poder emana do povo que o exerce através de representantes eleitos ou diretamente, nos termos da Constituição

    Eleger não é exercer o poder mas cumprir um dever. O voto é obrigatório. Vão à puta que vos pariu com eleição indireta.

  29. Ocorre basicamente o

    Ocorre basicamente o seguinte:

    Os problemas são de altíssima complexidade e não há capacidade para solucioná-los.

    Mais ou menos como se fosse entregue a uma criança de 4 anos exercícios de Cálculo II.

    .

    Não há densidade suficiente para que se interprete corretamente E se proponham as alternativas.

    Tal densidade poderia surgir de vários centros de pensamento, universidades, fundações, associações, partidos etc…

    Mas não é o que acontece com evidência cristalina.

    Mesmo se houvesse noção sobre o que acontece (raro), faltará um ator extremamente forte para mover as peças.

    É a segunda parte da questão.

    No entanto, é a terra dos pigmeus numa republiqueta de bananas.

    Por republiqueta de bananas leia-se fragilidade institucional gritante, bases sócio-políticas frágeis e por aí vai.

    1. fragilidade institucional gritante

      exatamente por isso que o jogo torna-se democrático, pois é na rua que se joga a democracia e o xadrez dos imapsses procura justamente ver este movimento dos poderes.

      Até pouco tempo atraz existia um comando mas os objetivos foram atingidos: derrubou-se um governo não alinhado e colocou-se a mão nas jóias do rei: a Petrobras. O comando tem outras preocupações (siria, Africa do sul, etc) e agora o jogo do xadrez está nas mãos novamente do povo brasileiro (leia-se povo como TODOS) 

      1. Eu concordo plenamente que a

        Eu concordo plenamente que a fragilidade institucional é gritante.

        Há uma democracia de fachada, um capitalismo selvagem e um imenso processo de concentração de riquezas e poder nas mãos de poucos.

        .

        Mas discordo desse tal jogo democrático sendo feito nas ruas.

        Não é bem assim não.

    2. Tempo e oportunidade

      Que o Brasil está sem Rumo, sem Norte e sem Estrela é o óbvio. 

      Que os problemas não podem ser sequer equacionados pois não se sabe o objetivo almejado, também é o óbvio.

      Agora, o Lula teve tempo, oportunidade e meios para dar encaminhamento a estas dificuldades, não o fez e quando a dona Dilma foi eleita pouco teve o que fazer, pois as condições já não eram as mesmas, a economia estava deterirada e em processo de rápida desintegração, que o Temer herdou e aprofundou, bem como a normalidade democrática alicerçada num Estado de Direito forte e vigoroso já não existia mais.

      Hoje falta tempo e oportunidade para escapar da catástrofe…

      1. Bom, caro amigo santista

        Bom, caro amigo santista Alexandre (o terra que gostei é Santos); 

        Ele nunca soube e morrerá sem saber quão desafiador é ser governante.

        Com raríssimas exceções, nenhum deles é preparado o suficiente.

        E para piorar, tanto estes quanto o público especializado ou médio acham que carisma e popularidade bastam.

        Acham certo e desejável o Presidente do Bradesco ser um super executivo com um monte de habilidades, competências etc..

        Mas não pensam que todo esse pacote ainda é pouco quando se está a frente da maior empresa de todas: os Estados.

        .

        Só Minas Gerais tem mais de 400 mil funcionários na folha de pagamento.

        Imagine, agora, o que é ser o “comandante” desse mundaréu.

        Imagine o que é ser o Presidente do Brasil.

        .

        Para piorar a situação, é sabido e confirmado que o poder inebria as pessoas.

        A famosíssima mosca azul possui confirmação científica.

        Enquanto ainda era tempo do aviso sobre o gigantesco iceberg já não estava entre nós…

        Já era um ser deslumbradíssimo com a fama mundial, o “Cara dos Caras”.

    3. Eu indico Chico Pedro

      para nosso senhor e salvador. O cara sabe tudo, principalmente que a culpa de tudo isso é da Dilma e do Lula. Quem acompanha seus comentários sabe disso.

      1. Lamento muito, companheiro…

        Mas quando o Collor, FHC e Itamar foram presidentes cada um recebeu a seu modo uma parcela alta de culpa.

        Qual o problema no Lula e na Dilma não receberem, também, suas parcelas de culpa?

        O que você acha que a oposição, o Lula e o PT faziam na decadência política do FHC?

        Rssss

        .

        Agora, qual que é o lance?

        O cara é o quê, um semi-deus?

        O tempo do Antônio Conselheiro já tem um século e meio, parceiro.

        Me ajuda um pouquinho aí.

        .

        Ele é de carne e osso, exerce FUNÇÃO PÚBLICA de altíssima relevância.

        Qual o problema de analisar? Qual o problema de dizer que o Rei está Nu.? Que possui falhas?

        Ele é seu parente?

        .

        E por último, você tem argumentos?

        Então, cai pra dentro.

        Quero ver, joga as cartas na mesa. Mostra aí os motivos da adoração.

        Eu não tô jogando conversa fora.

        É minha opinião contra a de qualquer um aqui.

        Ou tem algum tipo de norma que impede a divergência?

        Sou obrigado a pensar como todos vocês pensam?

  30. Camadas do golpe

    Parece claro a destituição do Temer para a entronização de um Presidente “indireto”, mas penso que o Jobim será a continuação do atual “governo”, mas centrado numa liderança mais forte, depois das piores medidas terem sido tomadas, tais como PEC 241 e abertura do pré-sal. A partir daí, é administrar a força e o regime. Não acredito sinceramente que depois de todo este processo de golpe, alguém pense honestamente numas eleições claras e limpas em 2018. 

    Quem é o Presidente do TSE? Gilmar. As urnas eletrônicas não são totalmente confiáveis. Alguém no seu juízo perfeito pode pensar que o Gilmar não seria capaz de cancelar as eleições, ou tentar alguma coisa em relação às urnas, com a ajuda de alguma NSA da vida? Os golpistas devem ter alguma carta na manga em relação à isso, ninguém faz isso tudo, no claro interesse nacional americano para ver o que dá nas eleições.

     

     

    1. até a metade

      vc foi bem até a metade

      eles odeiam GM e o colocam na conta dos tucanos que tbm odeiam.

      Nunca que os milicos iriam fazer todo esse jogo sujo pra entregar assim nas mãos dos bicudos.

      Eles fazem PARA ELES.

      TRAFICO de informações privilegiadas já vem rendendo lucros internamente

  31. “O grande porre da hipocrisia

    “O grande porre da hipocrisia nacional chegou ao fim.”

    Chegou ao fim coisa nenhuma. Já chegou o momento de se falar abertamente da fase hondurenha. Os nomes de FHC e Nelson Jobim já estão na roda. Quem quiser que acredite que esse monstrinho “nasceu” somente agora que estão vendo os seus dentes de fora.

    “Daqui para frente irão se confrontar com as verdadeiras estruturas de poder, o pacto tácito entre mídia, lideranças tucanas, a PGR e os Ministros mais combativos do STF. E perceberão a diferença entre bater em um governo inerte e investir contra o poder real.”
    Será um embate curioso.
    Embora haja  uma clara tomada de posição de toda a Lava Jato contra Lula/PT e a favor do PSDB, a mina Lula está prestes a se esgotar. Para sobreviver, a Lava Jato terá que virar o disco. E virar o disco significará romper com o pacto de impunidade do PSDB.”

    Eu não acredito nesse “embate”. Primeiro porque falta “motivaçao” dos ativistas da lava jato. O proposito de derrubar o “sinistro projeto de poder petralha”, ou seja, de derrubar o PT,o PT, o PT e quem um dia se associou a ele, segue seu roteiro de ir pegando um por um, agora na hora da “xepa” (é o nome de uma das fases da operação!).

    O PSDB não está nesse plano.

    E as evidencias são gritantes. Em primeiro lugar, desde o início os ativistas da lava jato tem a mídia, a mídia como “aliada”. Ora, a mídia, mídia, rede globo falando de corrupçãp!? Pior que ela só o Aécio Neves, né, não?!

    Ou seja: eles compartilham do mesmo plano; sabem muito bem onde ele vai parar.

    Os ataques de setores da mídia hoje são no sentido de tomar cuidado para não jorgar a criança fora junto com a agua do banho. E disfarçar uma freada brusca na campanha. O que interessa são as “reformas” entreguistas e reacionárias. Temer está negociando sinais claros de anistia para ele e eseu grupo. Uns e outros estão mais impacientes…. Mas a coisa vai ficar nesse miudinho aí até os donos da comunicação encerrarem o jogo. Até o PSDB não chega mesmo. São vinte anos de lealdade entre tucanos e mídia que se tornaram lealdades pessoais. Os tolos da lava jato sequer enxergam isso. Eles simplesmente enfiaram no bestunto, via supositorio, a subideologia do sinistro projeto de poder petralha. Ficaram com a broxa na mão inclusive depois do power point. O proprio reinaldo azevedo, um dos principais propagandistas do antipetismo, foi cruel. Escreveu ele: “eu não preciso provar [a tal subideologia], voces promotores, sim”

    Hahaha, ele sabe muito bem que é um slogan de propaganda….

    Mas os bobalhões, não.

    “Curioso”, portanto, vai ser se e quando eles vão cair na real. E aí eu digo: é tarde demais pra isso. Vão simplesmente mutilar a consciência e se darem por satisfeitos com a dimensão do estrago feito.

     

  32. Catástrofe pouca é bobagem

    O Nassif escreveu:: “” A falta de comando de Janot será crucial quando se ingressar na guerra mundial que se avizinha.””

    O inimigo externo unindo a nação e salvando um líder de araque. Nem que para isto seja necessário arrasar o Brasil, não deixando pedra sobre pedra no País.

    Poucos perceberam que uma vara federal de Curitiba iria colocar no poder a dupla Temer/Serra para transformar o Brasil numa Turquia.

    Vivemos em tempos interessantes.

     

  33. Dê Seu Lance

    Nassif: no último movimento do seu Xadrez, paramos naquele gambito do rei, desgraçadamente aceito pela Presidenta, propiciando a inversão das cores das peças e do jogo. E Jobim, objeto do lance secreto, que já estava com as Pretas, virou um dos Cavalos Branca.

    Mas não nos iludamos com esse tertius. Com todo respeito, a figura não vai além de uma mediocridade ilustre.

    Pode ter trânsito livre. Mas isto não é suficiente para a empreitada. O Intelectual Tardio, amiguinho do peito dele, também tem. Aquele senador do HelioPó tem até mais. Por quê não o Morcegão? Ai se completaria a obra de afundar a Nação. Pois não é esse o plano central do Savonarola dos Pinhais?

    Seria como trocar seis por cinco e meio. Talvez, quatro. Com Jobim, pode apostar, a desgraça alcançará a plenitude.

  34. Xadrez do jogo democratico

    Daria o nome de xadrez do jogo democrático para este bem balanceado xadrez!

    é aquele momento que o aparente vencedor produz uma jogada “infame” e toda a torcida diz: Ohhhhhhhhh!

    O golpe começa a fazer agua em todos os niveis pois, como bem dito, estava facil bater em um goveno inerte, moribundo, ma agora trata-se do poder real, as elites concorrendo pelo botim!

    Obrigado, Nassif, por mais uma partida de campeões, 2017 vai ser muito interessante.

  35. O Amigo Lula está a dois passos da prisão sem volta

    “Admita-se que resolvam prender Lula porque, de acordo com os documentos conhecidos, ele seria o “amigo” que recebeu R$ 8 milhões da Odebrecht. Nesse caso, os trabalhos seriam dois: primeiro, prendê-lo, em seguida, soltá-lo. Em março, o ex-presidente foi conduzido coercitivamente a uma delegacia. O balanço do episódio foi a sua martirização, papel em que há 40 anos ele se sente bem.

    Repetiu-se a dose em setembro, quando o Ministério Público fez um teatrinho infantil, apresentando-o como cabeça da hidra da roubalheira. Num gráfico de PowerPoint, nem do português cuidaram, mencionando uma “propinocracia”. Essa espetacularização foi criticada pelo próprio ministro Teori Zavascki. Na ocasião, o relator da Lava-Jato no Supremo Tribunal Federal cobrou respeito à “seriedade que se exige na apuração desses fatos”.

    Não custa ouvi-lo..” – Elio Gaspari

    O PIG acha que para prender Lula sem ter que soltá-lo imediatamente por falta de provas, basta ouví-lo, e isso não custa muito, depende apenas de uma condução coercitiva sem intimação prévia e, portanto, sem recusa anterior de comparecimento. Lula não pode negar que é amigo dos Delatores, os quais, em usca desesperada da impunidade, concorrem a dois prêmios, a lavagem do seu dinheiro sujo e a redução ou extinção de suas penas.

    Mas Lula confessará que é o Amigo com aspas?

    1. eventos-teste

      vc descreveu alguns dos eventos-teste

      os milicos usam a estratégia das tesouras 

      mais conhecido como policial bom – policial mau

      vem um e chuta o balde pra ver quem corre, vem outro e chama pra conversar com calma e assim eles vão montando em cima.

      Lula estaria masi pro fim da fila, quando toda a sua base já estiver retaliada, mas eles não iriam parar aí, eles querem o Poder

  36. Militares

    Os militares não são opção. Ninguem os quer. São  os estupidos e paranoicos de sempre. Só os bolsominions ainda investem neles. Nem a Janaina Paschoal, a grande musa dos golpistas, tem qualquer apreço por eles … mas nesses tempos ridiculos, tudo é possivel.

  37. Não adianta salgar carne podre..
    esqueçam o modelo de eleição que vocês conhecem.. as pessoas não aguentam mais falar em políticos, isso em todo o planeta.. o capitalismo se encarregou de enterrar essa forma de representação da vontade popular.. Vai demorar mais ou menos tempo, mas o único caminho é uma REVOLUÇÃO do sistema de representação política.. Esqueçam as bandeiras de esquerda.. esqueçam essa frente de esquerda.. é preciso formar uma Frente Brasil e IMPOR um sistema político que COMPARTILHE o poder com o povo.. Partidos, eleições, coligações, esquerda, direita, tudo isso acabou.. o tempo do “político-celebridade” acabou.. Eu quero acessar o site do parlamento do meu smartphone e avaliar em tempo real um político, e dependendo da “nota” que esse político receber, ele será demitido.. Eu sei que parece loucura, eu sei que doi aceitar essa realidade, assusta, mas o que precisamos é um sistema político muito próximo da democracia direta.. Digo “próximo” porque tecnicamente acredito ser necessária a existência de políticos para fazer pesos e contrapesos.. Fora essa necessidade, o povo quer influir diretamente nas questões que lhe dizem respeito.. Político definitivamente tem que virar empregado do povo.. um ente que pode ser avaliado e até destituído.. a qualquer momento.. Se liga: uma frente ampla, que envolva TODA a sociedade em torno de um projeto comum para reformar o sistema político é o ÚNICO caminho para sair da crise sem guerra.. o resto é tentativa de salgar carne podre.. Tento organizar uma discussão aqui: Sétima República

  38.  
    Eh, Nassif…gostei muito

     

    Eh, Nassif…gostei muito do “canhão solto no convés do navio.”

    O diabo é que os corsários que piratearam o navio do governo brasileiro, são comandados pelo embusteiro do temer. Um incapaz. Espero que o balanço da embarcação desequilibre o obuseiro cambaleante, e este venha a disparar um petardo, acertando as fuças do Jobim, ou, de qualquer outro pirata designado pra substituir o  pirata de merda do temer.

    Orlando.

     

  39. Duas rupturas históricas

    A História nos ensina alguns caminhos a partir de rupturas institucionais, que eventualmente poderiam se repetir por aqui, ainda que com coadjuvantes distintos:

    Solução Karamanlis:

    Entre 1967 e 1974 uma Junta de Coronéis assaltou o poder na Grécia e andou espalhando um monte de merda pelo país. Uma delas foi proibir a letra “Z”!

    E última besteira deles foi invadir o Chipre, uma ilha bastante conturbada na época, e que tinha dois povos, os gregos e os turcos. Pois bem, os gregos invairam a ilha com tanto estardalhaço, que acordaram as forças armadas turcas. Essas, um tanto mais fortes, também invadiram a ilha rapidamente, tomando parte dela. O governo turco declarou de imediato que essa parte seria turca para sempre.

    Ou seja, para a junta grega, o tiro dado por ela acertou o próprio pé. Como já estavam desmoralizados internacionalmente eles decidiram convocar um político exilado na França, o Karamanlis, e prometeram se submeter aos ditames dele.

    E o Karamanlis tratou de mostrar serviço, prendeu todos os coronéis, limpou a casa, restabelecendo a ordem no país.

    Solução Alfonsín:

    Pouco depois daqueles palhaços militares que formavam a junta militar na Argentina, serem derrotados pela Inglaterra na invasão das Malvinas, um outro milico assumiu o poder e resolveu fazer eleiçõs diretas para presidente. O tal Alfonsín, ainda candidato, prometeu por toda a milicada na cadeia e levantar as atrocidades cometidas.

    Durante o governo de Alfonsín alguns milicos ainda desesperados se rebelaram, mas a autoridade moral do Alfonsín e seus argumentos acabou fazendo os rebelados se renderem. Pena que os sucessores de Alfonsín tentaram abrandar as punições de alguns milicos.

     

    1. boas lembranças

      Boas lembranças, no sentido que esquecemos rapido, e precisamos relembrar sempre.

      A Ilha de Chipre ainda esta dividida por arame farpado ainda hoje.

      Quem lá vive, principalmente os mais jovens nem sabem o motivo mas esta prejudicando enormemente seu futuro.

      A proposito a Tv alema (DW) fez uma reportagem sobre o assunto, lá se vão alguns meses.

    1. Jobim eventualmente governará para os Militares ou para o povo?

      O que militar tem a ver com presidência? Governo não é da alçada de casernas, mas de política. Alçada de militar é a defesa contra o inimigo externo.

      A menos que os nossos Milicos sejam como aquele sujeito que disputando uma vaga de emprego na residência de uma dondoca disse que fazia tudo ao mesmo tempo: varria a casa com as mãos ao mesmo tempo em que passa o pano com os pés e espanava os móveis com o cabo do espanador enfiado no rabo. Se as nossas FAA são multifuncionais, então, Jobim neles

  40. E o Lula vai em cana ou não,

    E o Lula vai em cana ou não, o xadrez não definiu.

    Na minha opinião pelo que se apurou até agora não vai. A não ser que a Odebrecht venha com um bomba arrazadora contra o Lula, com provas, carimbo e registro em cartório.

    Posso está viajando, mas ainda acredito que o Lula possa ser um dos ponto estabilizadores da situação social do país. Em algum momento será chamado para pacificar parte da população. 

    O Moros de Dallagnois farão companhia oa Joaquim Brabosa. Lembram dele ?

  41. GOLPECRACIADom Juan Vi, foi

    GOLPECRACIA

    Dom Juan Vi, foi golpeado por Dom Pedro I, que foi golpeado pelo Legislativo e Dom Pedro II pela Revolução Republicana. Deodoro da Fonseca só conseguiu ficar 2 anos no poder e foi apeado em favor de Floriano Peixoto que terminou seu mandato. Os golpistas fizeram uma trégua até o Golpe de 1930, comandado por Getúlio Vargas, que só largou o poder em 1945, antes de ser golpeado. Getúlio volta em 1951 e se suicida em 1954, antes de um golpe eminente comandado por Carlos Lacerda. Seu sucessor foi deposto em 1955, Carlos Luz que assumiu foi corrido depois de 3 meses. Apesar das ameaças golpistas Juscelino Kubitschek conseguiu terminar seu mandato, o que não aconteceu com Jânio Quadros que golpeou a si mesmo. João Goulart teve que fugir para o Uruguai. Durante a os Anos de Trevas, a milicada foi se golpeando um atrás do outro. Tancredo Neves foi golpeado pelo falecimento. Collor só durou dois anos no poder e foi golpeado pela oposição. Agora foi a vez da Dilma de ser golpeada por seus aliados e oposição. E parece que o golpista Temer vai ser corrido devido a sua ficha suja.

    Junto com o futebol e a cachaça, a Golpecracia é também uma preferência nacional.

  42. Uma ótima análise do Nassif,

    Uma ótima análise do Nassif, mas…

    Quando li o texto, estranhei ele não ter abordado o papel do patrão do golpe (aquele titio lá do norte), mas acho que os comentários do ‘Marcos K’ às 5:57hs e do ‘Alexis’ às 7:04hs esclarecem bem o assunto…

  43. Agora policiais estão

    Agora policiais estão desocupando ocupações e prendendo sem ordem judicial. O MBL já virou uma milícia fascista. Quando os movimentos sociais começarem a reagir, e vão em algum momento, na mesma moeda, estará deflagrado o confronto aberto e sem regras.

    Sem regras, porque as próprias instituições, MP e o próprio STF aboliram, ou “relativizaram” todas elas. Daí os militares vão ser impelidos a agir, o que parece que eles querem evitar a todo custo, Etchegoyen a parte. O que eles vão fazer, deixo para o Nassif especular. Tipo “xadrez das Forças Armadas”.

    PS: Só faço uma jogada de antemão nesse xadrez. Os militares são anti-esquerda mas são nacionalistas. E o que estão achando do sucateamento dos investimentos em tecnologia militar que começou com Lula e acabou com o Moro?

    1. alguns

      alguns são nacionalistas sim, mas não todos

      neste quesito eles evoluíram para uma linha economica mais liberal, tipo china e russia

      lá dentro isso é polemico e como tudo que é polemico ninguem pode abrir o bico, exceto o que tiver mais estrela, e estes são mais viajados, eles evoluíram

      Repare, eu falei linha economica, de resto continuam obtusos, e é aí a fraqueza deles.

  44. Não creio qu

    a blindagem contra o PSDB está sendo rompida ou será rompida. Até porque essa denúncia contra o Serra não é nova. Só vou acreditar em tal tese assim que ver um tucano de alta plumagem sendo preso, até lá, a meu ver sairá uma coisinha aqui outra acolá, nada além disso, para logo em seguida cai na gaveta do esquecimento da Justiça até prescrever. Na minha opinião o que eles querem mesmo é construir uma narrativa e tentar legitimar a prisão do Lula.

  45. Gente!
    Suporem que a

    Gente!

    Suporem que a blindagem ao PSDB está terminando, ou que algum dia chegarão neles é muita ingenuidade!

    Quantas vezes a vaza-jato já tentou mostrar alguma credibilidade ou imparcialidade depois de criticas que recebeu, ou de abusos explícitos que todos perceberam, até as arvores? Eles estao sempre fazendo isso, abusam da parcialidade e do arbítrio, e depois tentam atenuar essa percepção na opinião pública.

    O problema é que existe ainda (meu deus, ainda) setores de esquerda, principalmente PT, que “pensam” que foi somente o temer e o cunha que fizeram o golpe, e tentam namorar o judiciário com essas bobagens, achando que a justiça um dia ainda irá atrás dessa corja do PSDB, ou que os golpistas sequer do PMDB serão punidas. Quantas delações e avalanches de provas já existem contra eles? o que aconteceu? Vai ser agora? pessoal petistas acha que sim, o resto da humanidade acha que não… 

  46. A  chance do governo Temer se

    A  chance do governo Temer se manter, se é que existe,  é mínima e tem a ver com a  recuperação econômica dos EUA.Dados do pib hoje reforçam essa idéia, e sinais de que aumento dos juros esteja próximo começam a ser precificados nos ativos, como a subida do dólar.A bolsa de valores, embora sempre tenha uma carga especulativa, consegue ser um bom termômetro da tendência futura na economia, pois os grandes players conseguem antever, a partir dos dados macros, o rumo da economia.A recuperação dos EUA pode trazer junto o resto do mundo e acelerar a recuperação dos preços das commodities.Talvez isso não aconteça a tempo de salvar Temer, mas quanto mais tempo correr mais suas chances aumentam.Se essa retomada econômica for consistente Temer não hesitará em abrir a caixa de bondades,  junto com os  investimentos externos, ávidos em abocanhar  ativos com preços na bacia das almas.

     

  47. EUA
    Caro Nassif Análise lúcida, inteligente e responsável, como sempre. Apenas um dado complicador: as eleições nos EUA, sobre a qual escrevi o artigo que se segue. Abraços, parabéns, não desista.

    ELEIÇÕES NOS EUA: MITOS, HIPOCRISIA

    Aproxima-se a eleição para Presidente dos Estados Unidos da América (EUA) acompanhada por todos, pois é escolha do governante da mais rica e militarmente armada nação do mundo.
    Apenas dois candidatos merecem a cobertura da mídia, das quase seiscentas pessoas que disputam aquele posto. Claro que os candidatos dos partidos Republicano e Democrático são de longe os mais importantes concorrentes, mas se esquecem de apresentar as ideias distintas dos três partidos socialistas, do Green Party, do Libertarian Party, Constitution Party, Reform Party, Independent Party e das centenas de candidatos que não figuram nas listas de todos os estados norteamericanos.
    Os EUA de hoje são um país muito diferente daquele que travou a Guerra da Secessão, que se lançou à conquista de colônias na Ásia, que participou de duas Guerras Mundiais e que invadiu países, por toda parte, no século XX. No entanto certos mitos, de poderosa influência no psicossocial americano e internacional, continuam a ser utilizados politicamente.
    O mais recorrente mito, que o candidato republicano Donald Trump procura representar, é do pequeno fazendeiro, o homem que com seu trabalho construiu uma nação e que historiadores e analistas chamam da América Jeffersoniana.
    Milhares de filmes, romances, revistas, jogos foram elaborados e divulgados com base neste mito Jeffersoniano. No entanto, a ampla e variada bibliografia da história dos EUA mostra que, desde 1865 e em ritmo crescente, aquele país vai se urbanizando e se transformando numa Nação de industriais e banqueiros, cujo interesse destes últimos se confunde hoje com os do próprio País. É o domínio da banca, o sistema financeiro internacional de todos conhecido.
    Mas há outros mitos, como do isolamento político internacional. O historiador francês Pierre Mélandri escreve que a política das “Portas Abertas”, a oposição a encontros e acordos internacionais, o Trade Agreements Act e a criação do Export-Import Bank, estes últimos em 1934, e várias outras manifestações demonstram que a ação internacional dos EUA se dava por rotas não convencionais, mas era intensa e colonizadora. Mostra, inclusive, os acordos bilaterais feitos com o Japão, Alemanha, Renânia e outros países da América (sem esquecer a intervencionista Emenda Platt 1901-1934) que moldavam o modo americano de lidar com o exterior.
    O que os EUA souberam e ainda dominam com extraordinária competência é a comunicação social. Bastaria Hollywood para demonstrar, mas esta é a parte mais visível da enorme influência do País na formação da “opinião pública”. Alimentos, vestuário, hábitos de consumo, produtos, música, expressões, enfim um colossal acervo cultural fez e faz parte da ação internacional dos EUA, além da formação intelectual e dependência econômica.
    E tudo isso ajuda a compreender a importância destas eleições, que, de resto, não surpreenderão ninguém. A senhora Clinton será Presidente e o Congresso, por ampla maioria, estará dominado pela coligação conservadora de democratas e republicanos do Sul e do Nordeste. Esta estrutura de Poder é indispensável para que a crise de 2017/2018 encontre gestores favoráveis na continuidade de concentração de renda, nas medidas financeiras que reduzam ainda mais os atores da cena econômica e política, dentro e fora dos EUA.
    Um ponto desta ação já foi anunciado por Hillary Clinton: a guerra contra a Federação Russa.
    Questionará meu inteligente leitor: mas a Rússia não é mais um país comunista. Certamente, mas é, neste contexto histórico, a mais consistente e bem articulada resposta ao sistema financeiro internacional que será o vitorioso na eleição americana.
    Veja, por exemplo, a ação militar russa inibindo que a Síria se transforme em outra Líbia ou Iraque. Repito, pois não sou desta área, o que leio nos blogs especializados em questões militares, que os EUA precisariam investir, apenas no arsenal nuclear, US$ 1 trilhão no curto período de dois mandatos presidenciais. Ainda seria necessário, para a própria engrenagem econômica, aumentar significativamente os gastos na NRO (National Reconnaissance Office) e na NSA (National Security Agency) a fim de não ser pego de surpresa pela ação dos BRICS, por exemplo. Lembre que Putin recusou encontro com Temer, obviamente não confiável e pouco expressivo.
    No bélico campo, verificamos que o emprego de mercenários (ucranianos, salafistas, wahabitas e outros) não teve o sucesso esperado pela Casa Branca.
    Mas as despesas com o Estado Islâmico, diretas e via Península Arábica, continuam significativas, ainda que rendam lucros para Halliburton e outras empresas norteamericanas.
    Assim, acossado por mitos e declarações e comunicados hipócritas, que acompanhamos a eleição nos EUA. A surpresa estará na quantidade de abstenções, que servirá para a avaliação do possível apoio popular a medidas mais drásticas, como o envolvimento bélico direto e o prosseguimento e a intensificação da recessão.
    Pedro Augusto Pinho, avô, administrador aposentado

    1. Excelente análise Pedro

      Penso que atacando o sistema financeiro e o desestabilizando hoje em dia poderíamos acrescentar as tecnologias do Blockchain e seus algorítimos, que deram origem a uma revolução nos contratos, na propriedade e seus registros e principalmente na criação das moedas virtuais, como o bitcoin.

      Por quanto tempo ainda o atual sistema funcionará e se o sistema financeiro irá conseguir dominá-lo e cooptá-lo ainda é uma grande incógnita que os atuais ataques Hackers mundiais nos dão uma pista.

      Vale lembrar, como o Nassif lembrou, que a solução zero, de terra arrazada, com um conflito mundial sempre é uma opção.

      1. Desvalorização competitiva de moedas, o gatilho da guerra

        Quem possui o ouro faz as regras.

        Russia’s Most Potent Weapon: Rapidly “Hoarding Gold” As Global Currency War Is Upon Us

        “He who holds the gold makes the rules?” notes SHTFPlan.com’s Mac Slavo…

          

        Fresh attempts at containing Russia and continuing the empire have been met with countermoves. Russia appears to be building strength in every way. Putin and his country have no intention of being under the American thumb, and are developing rapid resistance as the U.S. petrodollar loses its grip and China, Russia and the East shift into new currencies and shifting world order.

         

        What lies ahead? It will be a strong hand for the countries that have the most significant backing in gold and hard assets; and China and Russia have positioned themselves very well. Prepare for a changing economic landscape, and one in which self-reliance might be all we have.

        As The Free Thought Project’s Jay Syrmopoulos warns, Russia is Hoarding Gold at an Alarming Rate — The Next World War Will Be Fought with Currencies

        With all eyes on Russia’s unveiling their latest nuclear intercontinental ballistic missile (ICBM), which NATO has dubbed the “SATAN” missile, as tensions with the U.S. increase, Moscow’s most potent “weapon” may be something drastically different.

        The rapidly evolving geopolitical “weapon” brandished by Russia is an ever increasing stockpile of gold, as well as Russia’s native currency, the ruble.

         

        Take a look at the symbol below, as it could soon come to change the entire hierarchy of the international order – potentially ushering in a complete international paradigm shift – and much sooner than you might think.

        bankofrussia-e1475520013798

        The symbol is the new designation of the Russian ruble, Russia’s national currency.

        Similar to how the U.S. uses the dollar sign ($), the U.K. uses the pound sign (£), and the European Union uses the euro symbol (€), Russia is about to begin exporting its symbol internationally.

        After the failed “reset” in U.S./Russian relations by the Obama administration, and the continued deterioration of the countries relationship, Washington began targeting entire sectors of the Russian economy, as well as specific individuals, meant to impose an economic burden so severe that it would force Moscow into compliance.

        Instead of decimating Russia, what it precipitated was a Russian response of gradually weaning themselves off of the hegemony of the U.S. petrodollar, and working with China to create an alternative to the SWIFT payment system that isn’t solely controlled by Western interests (see Asian Infrastructure Investment Bank, New Development Bank).

        According to the Corbett Report:

          

        New reports indicate that China is ready to launch its SWIFT alternative, and for those who have their ear to the ground this is the most significant move yet in the unfolding process of de-dollarization that is seeing the BRICS-led “resistance bloc” breaking away from the financial stranglehold of the US-led “Washington Consensus.”

         

        For those who don’t know, SWIFT stands for the Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication and is shorthand for the SWIFTNet Network that is used by over 10,500 financial institutions in 215 countries and territories to transmit financial transaction data around the world. SWIFT does not do any of the clearing or processing for these transactions itself, but instead sends the payment orders that are then settled by correspondent banks of the member institutions. Still, given the system’s near universality in the financial system, it means that virtually every international transaction between banking institutions goes through the SWIFT network.

         

        This is why de-listing from the SWIFT network remains one of the primary financial weapons wielded by the US and its allies in their increasingly important financial warfare campaigns.

        Recently, financial guru Jim Rickards, author of the book “Currency Wars,” wrote that “Russia is poised for a major comeback in its economy. Russian bonds and stocks and the Russian currency, the ruble, will all benefit.” Rickards believes a “strong turnaround” is coming within Russia, and that this comeback will benefit the ruble.

        While still suffering from the economic warfare being waged by the U.S., Russia has realized that as long they are subservient to the petrodollar, there remains a clear and present danger of the Russian economy being devastated by the whims of Washington.

        The Bank of Russia, that nation’s central bank, is extremely clear about its mission, and monetary policy declaring on its website:

          

        Monetary policy constitutes an integral part of the state policy and is aimed at enhancing well-being of Russian citizens. The Bank of Russia implements monetary policy in the framework of inflation-targeting regime, and sees price stability, albeit sustainably low inflation, as its priority. Given structural peculiarities of the Russian economy, the target is to reduce inflation to 4% by 2017 and maintain it within that range in the medium run.

        In layman’s terms, that means that monetary policy, similar to nuclear weapons and the military, are “an integral part of the state policy” in Russia. While many analysts have noted the increased build-up in Russia’s military arsenal, seemingly few have highlighted the massive build-up of Russian gold reserves over the past decade.

        Below is a chart showing Russian gold reserves between 1994 and last year, 2015:

        russiangoldchart

        Since 2006, there has been a year-on-year increase that reveals a significant upward trend. The chart clearly reveals that Russia’s state policy of increasing state monetary assets, in the form of gold. Additionally, the Russian government has been converting state rubles into gold assets. From 2006 to 2015, Russia’s state holdings of gold tripled.

        Within just the past year Russia has substantially increased its gold holdings

        According to the Business Insider:

          

        In July of this year, the central bank of Russia added 200,000 ounces of gold to its reserves. The one-month uptick in Russian gold reserves — 200,000 ounces — is approximately equal to the entire annual output of Barrick Gold’s Turquoise Ridge gold mine in Nevada.

         

        At that same rate — 200,000 ounces per month — in a mere five months, Russia would add to state gold reserves the equivalent of the entire annual output of Barrick’s massive Goldstrike mine in Nevada.

        Currently, Russian gold reserves rank seventh in the world. It’s clear that there is a concerted effort by Russian authorities to build up the country’s gold reserves as part of a national strategy to negate the effects of economic warfare waged by the United States.

        Rickards, in his 2011 book “Currency Wars,” theorized that Russia and China could combine their gold reserves to form a global gold-backed currency to compete against the U.S. dollar. Currently, Russian reserves stand at roughly 1,500 tonnes, with Chinese reserves totaling over 1,800 tonnes (according to China — it’s likely more), which would amount to a combined total of roughly 3,300 tonnes of gold.

        The U.S. is about to lose overarching control of policymaking within the International Monetary Fund (IMF), thus the U.S. lockup on global gold is about to vanish, according to Business Insider.

        Imagine for a moment the distinctly real possibility that Russian-Chinese alliance could exercise indirect (or even direct) control over the IMF’s gold reserve of over 2,800 tonnes. Russian, Chinese and IMF gold combined would equal roughly 6,100 tonnes, and would allow for direct competition with the U.S. gold reserves, estimated at 8,100 tonnes.

        Russia and China have realized that the petrodollar is wielded by Washington as it’s weapon of choice when opposing a well-armed state, and clearly see the writing on the wall – thus working together to create a new global financial paradigm.

        The reality is that the United States is $20 trillion dollars in debt, and eventually the time will come when the U.S. economy begins to implode — and all the fiat currency people are stuck holding will essentially be worth nothing more than the paper it’s printed on. Hard assets, such as gold and silver, should be bought and taken custody of while there is still an opportunity to do so, as a means of hedging against the potentially disastrous results of the U.S. using the petrodollar as a “weapon.”

        Ultimately, the United States, Russia and China are all controlled by centralized power-hungry tyrants attempting to command powerful global bureaucracies like the IMF, the World Bank, SWIFT, New Development Bank and the Asian Infrastructure Investment Bank.

        It’s not Russian nuclear weapons that people should fear, as the policy of mutually assured destruction essentially voids any benefit of a state launching a first-strike nuclear attack. The true threat to America is our economic house of cards, built upon the back of a neoliberal trade policy that puts the “rights” of corporations over that of people.

  48. Sem nenhuma duvida,o mais

    Sem nenhuma duvida,o mais consistente,lucido e verossimil Xadrez produzido pelo mais brilhante jornalista de sua geração,esperando eu,e outros nobres cadastrados e cadastradas daqui,seja editados em livro.Quase me conveceu que Eduardo Cunha já é um “pato manco”.A prudência me sugere que espere por mais uns dias.Escreveu seu Xadrez antes das noticias candentes sobre o mais cretino politico brasileiro,José Serra,de ter surrupiado $ 23 milhões da Odebrecht.Tornou-se ou  também já se pode enquadra-lo na categoria de  “pato manco”?.Artilharia ele tem guardada,necessario saber se mofou.Enfatiza corretamente os pendores fascistas da normalista Carmen Lucia,tão sem noção do espaço que ocupa,já devidamente notada pelos seus pares,diria até que pelo Ministro Dias Toffoli.Configura-se como a tipica personalidade adepta dos fuxicos,das fofocas e das trancinhas.Nada mais que isso.Fiquei surpreso com a informação da queda da normalista por Aécio Neves,dando cores viva ao velho ditado,quem sai aos seus,não degenera.O encantamento deve se dado pelo nariz de Aecio.Disseram-me que o problema maior da normalista,era ter sido picado pela mosca azul, uma grande inverdade.A mosca azul morreu desde que picou e foi contaminada por Marina Silva.Qual petista ou procto-petista que “apadrinhou” a indicação de Carmen Lucia para o STF,em todas elas patenteadas como uma ação entre amigos da onça,fosse entegue na  Rua Tutoia,921,Bairro do Paraiso em São Paulo,aos cuidados de Alexandre Moraes e do General Sergio Etchegoyen.

     

    1. NOMEAÇÃO DA MINISTRA CARMEN LÚCIA

      Foi o Presidente Lula que a nomeou, num dos seus maiores erros. Ela era Procuradora do Estado de Minas Gerais durante o governo Itamar Franco. Ou seja, uma pessoa do Ministério Público e não uma juíza de carreira. 

  49. Eu pensei que os golpistas tinham um plano….

    Bem, foram muitos anos de ataques sistemáticos da mídia, de ações judiciais e muitas outras estratégias para tirar o PT do poder. Quando, finalmente, todos os setores os golpistas chegam ao poder não sabem o que fazer com ele. Temer, a mídia, o judiciário e a PF estão se desmoralizando, caindo em descrédito e muito rapidamente. Daqui a pouco, todos aqueles que perseguiram Lula estarão tão desmoralizados que se tornarão seus cabos eleitorais.

  50. O obscuro (nada oculto) golpe contra Dilma/PT

    …“No primeiro, bastou um governo inerte e um movimento de manipulação da opinião pública para criar a figura do inimigo. Não havia riscos em afrontar o poder e havia as vantagens de se alinhar ao bloco dos vencedores.

    Houve uma debandada geral do navio petista e dilmista, de parlamentares aliados a magistrados, de autoridades que ascenderam nas ondas do lulismo a petistas arrependidos.”…

    Qualquer análise do golpe de 31/08/2016 não pode deixar de levar em conta a decisiva importância da turma de preto (informação) no comando das gigantescas badernas de ruas, impunes e livres, com incontáveis atos de vandalismos, saques de lojas, incêndios de ônibus e de viaturas, depredações de agências bancárias e de concessionárias de veículos, bloqueios de trânsitos, propositalmente, em horas de intenso movimento, mais outras ações de desmoralização do governo Dilma/PT.  

    Com as badernas de rua, corria solta “as baderna de casa” também comandadas pela turma de preto na operação Lava Jato trazendo todo o tipo de acusações, vazamentos, traições, dissidências e sabotagens, com intensa participação da Justiça, Ministérios, Congresso e partidos políticos, inclusive, do próprio PT.

    Tudo, acompanhado de ininterrupto bombardeio midiático em alarmantes e bombásticas notícias ruins, com mentiras, calúnias e distorções, visando desacreditar internamente e externamente, o grande desempenho da economia do Brasil de até Junho de 2013. Viabilizando logo mais adiante, a deposição de Dilma/PT do Poder.

    Sabe-se que não existe nenhuma democracia capaz de resistir a semelhante gigantesco bombardeio, dado a própria natureza do capitalismo, incompatível com inseguranças, caos e desânimos. A essência do sistema capitalista é a crença, euforia, liberdades e segurança. Fora disso, as coisas dão errado, surge a depressão, falências e desempregos. Aliás, era isso mesmo que os golpistas buscaram para viabilizar o golpe contra Dilma/PT. Um sujo golpe contra o Brasil, contra a própria democracia.

     

     

  51.  
    Não adianta  esconder a

     

    Não adianta  esconder a cabeça embaixo da terra.

    Fernando Henrique Cardoso já deve estar, inclusive,  montando o seu ministério.

    O momento do Brasil é muito grave, e ele dará ao Brasil a tranquilidade necessária para superarmos a crise deixada  pela Dilma e pela Reich Petista.

    O currículo de FHC é impecável.

    É um político com “P” maiúsculo.

    Transita facilmente por todos os partidos, inclusive o PT.

    Tem experiência de sobra.

    Tem a consciência do momento que estamos vivendo.

    Até pela idade, não tem mais o que almejar na vida senão deixar um legado na história (mais do que já deixou).

    Sabe como, e tem credibilidade para montar um governo de salvação nacional.

     

    Como único defeito, ele já se posicionou, mais de uma vez, contra a prisão de Lula e extinção do PT.

     

    1. Curriculo do FHC, segundo o

      Curriculo do FHC, segundo o Li de Brusque: “consciência”, “experiência” “P maiúsculo” (o pai de filho dos outros), “idade”, “credibilidade”. De onde vem a coragem para expor tanta estupidez?

      1.  
        Me mostre um ex-presidente

         

        Me mostre um ex-presidente vivo, com um currículo melhor do que o de FHC para assumir o cargo de presidente do brasil nessa crise.

         

  52. a bola quica pro PSDB 17/18… e a solução é a CPMF

    Ótimo xadrez crível, no cenário futuro, acredito que a bola quica para o PSDB, porque é notório a precarização da economia com o avanço desenfreado da Lava Brasil, por isso Temer, provavelmente, será preterido de Brasília no segundo semestre do ano que vem, assim que aprovar alguma reforma insatisfatória, deixando livre o caminho para o “tertius…”, por razões lineares, na sucessão, eu apostaria no tucano Pedro Taques, ex-procurador federal de carreira política meteórica, foi eleito governador do MT,  tem bom trânsito no parlamento e atenderia aos anseios antagônicos da direita, a se levar em conta a paralisia da esquerda e a perseguição desumana contra Lula, aquele pode ser o nome nacional do PSDB para as eleições de 2018, até por que Alckmin precisa do impossível, ou seja, um vice que seja um híbrido de Brizola e Lula para conquistar a empatia dos eleitores do RJ e Nordeste, na outra via, em detrimento da decadência de popularidade deste ano, Aécio só emplacará em MG e J. Serra em SP, este deve ter proposto o despautério de indicar, seu cunhado, N. Jobim como nome presidencial na possível transição pós Temer, quem assistiu a uma única entrevista dele, sabe que o ex STF não tem perfil para isso, é como botar um incêndiario em um circo, contudo a insistência em catedratizar todos os que ingressaram na suprema corte, é a meu ver puro eufemismo, haja vista, a presidenta Carmém Lúcia sem paraquedas nem airbags no olho do furacão político-judiciário, e ao julgar pelos comentários contraditórios dos ministros que já estão aposentados, lá os protagonistas são Teori e Mendes, simples assim. Quanto a intervenção militar e econômica, essas viraram folclore, porque os Comandantes lúcidos das forças armadas tem trauma de guerra civil, devido as más lembranças de 64, já a solução para a economia a curto prazo é a volta da CPMF, segurado nesta, Lula, fora suas virtudes intrínsecas, surfou no “keneysianismo” e deixara o Brasil a um passo do primeiro mundo. Na contra-mão do que é lógico, paradoxalmente, o cidadão brasileiro é capaz de doar para o seu filho 2,5 ml de sangue dos 5 ml que tem em suas veias para salvá-lo se houver algum risco de vida, mas esses mesmos pais, não suportam ouvir falar em um mínimo aumento de impostos (sendo temporário se hover desenvolvimento de  matrizes produtivas, ex: pré-sal; manufaturados da agricultura, entre outros) para que seu ente querido tenha um País para se viver no futuro.

    1. mas como o PSDB vai explicar

      mas como o PSDB vai explicar em 2018 o apoio ao golpe e o paoio e participação total do partido no governo temer?

      1. E desde quando explicaçoes

        E desde quando explicaçoes sao problemas ou obices ao psdb? Pra isso eles tem a grande midia, que se nao explica por eles, atira contra os adversarios

      2. Alem do mais, apesar de nao

        Alem do mais, apesar de nao me achar dono da razao, me parece que vc esta partindo de uma falsa premissa: a do psdb querer neste momento, ou num futuro proximo, se afastar da responsabilidade do golpe. A grande midia + partidos de direita + movimentos detestaveis (porem, bem organizados) como o mbl conseguiram colocar na cabeça da maior parte da populaçao, antes que a dilma pudesse reagir, que a derrubada dela era necessaria. Como nao tivemos um sopro de recuperaçao com ela, nao há boa vontade na analise de sua queda pela maioria da populaçao. A maioria da populaçao, apesar de nao nutrir amores pelo temer, o suporta, quando se tratava da dilma, ja nao a suportavam mais. Eh o poder da midia formadora de opiniao de fazer vc engolir algo que vc nao gosta.

        a historia so faz jus a esquerda com o tempo. Eh o que nossa historia nos mostra. A narrativa da esquerda sobre vargas e sobre a ditadura so começou a prevalecer mtos anos depois, mesmo assim, tentam reve-la de tempos em tempos.

        num curto espaço de tempo, para a maioria da populaçao, o golpe nao foo golpe, mesmo com a gravaçao do ex-ministro do temer explicitando os motivos da queda da dilma.

         

        nesse curto espaço de tempo, que engole 2018, o psdb nao vai explicar pq foi a fsvor do golpe, mas vai se vangloriar de te-lo apoiado e justificar qualquer piora do quadro economico jogando a culpa no colo do temer, sem esquecer de lembrar que ele era um ex aliado petista. No entanto, a narrativa sera a do mal necessario e a de que a economia nao anda ainda como resultado do governo dilma.

         

        duvida disso? Basta olhar o resultado dessas eleiçoes municipais. Lembre-se que antes de o lula ser eleito presidente, o pt foi o grande vitorioso nas eleiçoes municipais anteriores.

        Simplificando a narrativa do psdb eh essa: derrubar a dilma foi um mal necessario e grande parte da populaçao vai engolir isso em 2018… em 2022 a historia será outra.

         

        um bonus de opiniao:

        tenho ctz que a lava jato nao tera forças pra avançar no psdb, mas se conseguirem, a chance do Bolsonaro emergir como grande nome a ser eleito em 2018 eh imensa. E o psdb, mesmo que se afunde em denuncias, nao vai abrir mao de um cacique, pode anotar. Se tem uma coisa que os paulistas nao aceitam, desde o tempo do pos monarquia eh ficar de fora do governo

    2. Duvido que o taques saia. Ate

      Duvido que o taques saia. Ate acho que ele pretendia, mas no estado do mato grosso ele ta queimado. Falou, falou e nada de muito relevante fez. Mato grosso teve um aumento de 15% na arrecadaçao e ele tem falado que estao em crise, diviindo salarios em parcelas, nao pagando o Reajuste anual dos servidores que tem por lei esse direito. Repito, o estado teve um aumento de arrecadaçao. Enqunto isso cuiaba está largada, o tal do vlt, invençao do outro governo (silval) para a copa 2014, está parado sendo que o taques nao fala se vai continuar o projeto ou nao. O candidato a prefeito dele tomou uma surra de um outro candidato que a populaçao tb nao gosta.

      se o psdb pensa em alguem pra presidencia fora dos caciques, o unico que vejo com capital politico para tanto eh o marconi perilo.  Nao tem a moral que o taques tem no mundo juridico, mas tem o apoio do estado dele, coisa que o taques nao tem mais.

       

      mas se puder apostar, jogaria todas as fichas no alckmin. Psdb eh um partido de caciques e eles nao abrem mao dissso, principalmente os paulistas

  53. Uma incognita

    Mais um belo Xadrez do Nassif, nunca esqueço que foi o primeiro jornalista a apontar o papel do Janot na seletividade da lava jato. Apesar de todas essas boas análises, tem um aspecto que ainda acho muito aberto. Essa midia com toda sua influencia e manipulação perdeu 4 eleições seguidas para o PT. Conseguiu seu apice no golpe, criando todo o clima para validar essa cisão institucional. Mas como acreditar que essa midia (globo, folha, estadão e veja) derrotada em quatro eleições, conseguirá dar sustentabilidade ao golpe com suas narrativas fraudadas? Essa para mim, é a grande questão de análise, a midia conseguiu dar o golpe, mas conseguirá sustenta-lo. Lembro que o Lula sempre fala que suas eleições vitoriosas são produtos da consciencia politica do povo. Essa consciencia sofreu uma opacidade, mas poderá reverberar. 

  54. Nassif continua acreditando

    Nassif continua acreditando na delação da Odebrecht e na possibillidade e até necessidade dela “pegar todo mundo”, para manter a credibilidade da LJ .Acho até comovente essa crença, para mim a expressão perfeita de wishfull thinking não corroborado pelo fatos até agora.

    Primeiro, está claro que essa mega delação é apenas uma possibilidade, ainda sem homologação e sem nenhum sinal de que virá a sê-lo.

    O vazamento dessa grana para o Serra na Suiça é assunto que já foi manchete há algum tempo atrás. Na verdade é uma das manobras da Lava Jato, em conluio com a mídida, com um único objetivo: limpar o terreno, apagando qualquer resquício de esquerda, para que a pilhagem ao país possa ser feita sem tropeços. Como todas as denúncias do tipo, aparece um dia e desaparece no outro. Ninguém discute, ninguém fala a respeito e, claro, ninguém investiga. É um feto anencéfalo, sem qualquer chance de sobrevivência.

    Que o Governo Temer se desintegra a olhos vistos é claro para todos. E penso que o cenário 2, do Xadrez, com a derrubada de Temer em 2017 e a eleição indireta de outro Presidente, dispensaria qualquer ataque definitivo a Lula, como a prisão imediata, porque a possibilidade de se manter as eleições em 2018 é praticamente zero, na minha opinião. Processo contra Lula será rápido, com condenação e confirmação pelo TRF4, e aí sim, possivelmente Lula será encarcerado e, de qualquer forma, impedido de concorrer em 2022, se a isso se chegar. 

    Por fim, não vejo Jobim como uma figura viável exatamente porque ele não seria um mero joguete do PSDB. Ora, o PSDB deu as condições, foi o autor do impeachment e coordenou todas as ações no Congresso para a queda de Dilma, e, a partir dessa constatação, a única pergunta que me faço é: porque o PSDB deixaria o filé mignon para qualquer outro?

    O PSDB está em pé de guerra? Sim, está. Mas para abocanhar a Presidência e nela permanecer por muito tempo, qualquer acordo é possível. Até Aécio Neves, se Gilmar Mendes decretar que, cassada a chapa Dilma/Temer, assume o 2º lugar. E Gilmar, como se sabe, é capaz de qualquer coisa para chegar a seus objetivos. 

     

     

  55. Observado o golpe pelos

    Observado o golpe pelos interesses da mídia e das instituições que o patocinaram, Temer, fraco, permanecerá. Nada como um governo fraco, mesmo levando o país à bancarrota, para que essas instituições façam o serviço que lhe intesse. Nunca um novo governo que possa alterar as intenções de sangrar os cofres do Estado e alavancar medidas que não sejam do capital.Temer tem base parlamentar, o que não é pouca coisa. Gilmar pode ser a bola da vez se insistir em alterar as regras do jogo atual.  Essa é a razão do PSDB estar na mira da imprensa e por consequência da Lava Jato.

  56. [30/10 19:53] Edilson Alves
    [30/10 19:53] Edilson Alves Fitterman: Realmente a Globo e a Lavajato conseguiram o seu objetivo
    [30/10 19:53] Edilson Alves Fitterman: Agora é pé na bunda dos eleitores trouxas que foram na onda
    [30/10 19:54] Edilson Alves Fitterman: Até Anapolis onde o PT era bem avaliado e houve uma bela administração. Inacreditável
    [30/10 20:15] SPIN – José Carlos Lima: Prender o Lula será o coroamento da derrota das conquistas q o povo, por absoluta falta de conhecimento, não consegui manter
    [30/10 20:18] SPIN – José Carlos Lima: Ha um artigo recente do Moniz Bandeira sobre o risco de desintegraçao do Brasil…postei no meu blog no ggn…
    [30/10 20:32] Edilson Alves Fitterman: Realmente. É um grande retrocesso. Somos realmente um povo de cultura fraca. Como não têm formação política acaba votando no inimigo
    [30/10 20:33] Edilson Alves Fitterman: Só vota na esquerda quando a miséria bate à porta como última opção.
    [30/10 20:59] Edilson Alves Fitterman: É amiga. Agora tem que começar tudo de novo. Não somos uma democracia consolidada. É um golpe atrás do outro. Só que em outros momentos tínhamos o STF como última trincheira e agora o STF está no golpe
    [30/10 21:01] SPIN – José Carlos Lima: Em 64 os fardados…em 2016 os togados….

    Passaria pelo conhecimento o pais se reerguer…mas a educaçao ta sendo dinamitada
    [30/10 21:05] Edilson Alves Fitterman: Ainda bem que os estudantes secundaristas estão reagindo. Quem sabe daí surjam novas lideranças como aquela menina do Paraná hein

  57. A carmen lucia me lembra

    A carmen lucia me lembra aquele aluno que geralmente nao se destaca e de uma hora pra outra, durante um trabalho escolar, começa a chamar a responsabilidade, ir atras do professor e ficcar tirando duvidas, tentando mostrar um protagonismo forçado, aparecer pro mundo, mas totalmente artificial, diferente daqueles que tem um protagonismo inato. Geralmente eles aparecem e somem, ficam felizes com um “boa garoto(a)”. A carmen lucia recebeu um agrado da midia e se empolgou, agora tenta mostrar um serviço que lhe renda elogios, na presidencia do stf… acabou a presidencia, ela some novamente e a midia, cruel e manipuladora, logo se esquecerá dela. 

    Acho isso ate meio triste, pois ela me parece ser uma boa pessoa, mas realmente parece cada vez mais deslumbrada

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador