AHT e doenças autoimunes, por Pisquila Wine

AHT: uma polêmica de saúde ou de mercado? Ela cura o Ebola?

Por Pisquila Wine

A auto-hemoterapia ou AHT como também é conhecida, é uma técnica curativa que teve na figura do Dr. Luiz Moura, um dos seus expoentes no Brasil. A sua aplicação foi proibida pelo Ministério da Saúde, através da Anvisa, após massiva campanha contrária encabeçada pelo CFM e pelo CREMERJ. A Auto-hemoterapia é uma técnica em que se retira o sangue da veia de uma pessoa e o reaplica no músculo da mesma pessoa, aumentando a taxa normal de macrófagos (defesas) de 5% para 22%, no sangue, durante cinco dias. A prática ainda não é reconhecida pela sociedade médica brasileira e tem inspirado muita discussão. A polêmica sobre a sua probição se prende ao fato de que para muitos médicos contrários a postura do CFM, a técnica realmente funciona e segundo eles, cura várias doenças infecciosas e autoimunes. Por outro lado,

 como consistia em um tratamento de baixíssimo custo e sem uso de medicamentos, feria os interesses da indústria farmacêutica como um todo. Inclusive, por se destacar como o maior difusor deste tipo de tratamento no Brasil e ter divulgado CDs a respeito do assunto, o Dr. Luiz Moura chegou a ter o seu CRM cassado pelo Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro em 12/12/2008, quando tinha 83 anos de idade e mais de 57 anos de atividade médica. O processo começou um ano antes, após repercusão causada pelo Fantástico, da Rede Globo, que foi ao ar em 22/04/2007. No programa a AHT foi abordada de forma deturpada e sensacionalista, conforme vários depoimentos de profissionais de saúde ligados ao tema  e que inclusive, estão disponíveis na internet. Destarte o ocorrido, o Dr. Luiz de Moura foi absolvido das acusações relacionadas com a divulgação da auto-hemoterapia, nos dois processos que foram a julgamento no dia 13.08.10, no Conselho Federal de Medicina, em Brasília. Apenas houve a absolvição, pois o CFM não mudou a sua posição quanto a liberação da AHT, o que continua influenciando o Ministério da Saúde quanto ao tratamento e a sua proibição no País. Quem quiser conhecer mais sobre o Dr. Luiz Moura, sua biografia, seus trabalhos e as curas proporcionadas pela AHT, pode acessar o link abaixo:

http://www.auto-hemoterapia.blogs.sapo.mz/brasileiros-homenagem-o-dr-lui…

E o mais recente acontecimento, tanto em importância como em urgência: OMS já aceita princípios da técnica da AHT para tratar o vírus Ebola na epidemia que está ocorrendo na África. Vide link abaixo:

http://www.auto-hemoterapia.blogs.sapo.pt/a-auto-hemoterapia-a-oms-o-san…

 

Redação

22 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Essa classe médica é uma

    Essa classe médica é uma verdadeira DESGRAÇA para o pais. E depois vem com o papo de que eles estão sendo maltratados pelo Governo. Vai pra PQP!

  2. Liberdade cerceada

    A atitude do CFM restringe a liberdade de forma inaceitável. Os médicos devem ser livres para aplicar as suas técnicas, se comprovadamente funcionam. Muito discutível essa apropriação do conhecimento científico. Só pode ser aplicado aquilo que o CFM considera válido. E se o CFM estiver errado? Por que a opinião dele deve se sobrepor às outras opiniões? Para mim, deve ser uma questão de liberdade, sem afastar a responsabilidade do médico que escolha uma determinada técnica de tratamento e ela venha a causar danos ao paciente.

  3. Sra  Pisquila Wine parece o

    Sra  Pisquila Wine parece o Valdívia ( jogador do Palmeiras) com seus chutes no vazio pra parecer craque,

      Só pra dar uma ideia da coisa:

      A doença A H T ainda está em fase embrionária pra saber um tiquinho dela

     E lendo a matéria inteira é de dar nojo.

    ”como consistia em um tratamento de baixíssimo custo e sem uso de medicamentos, feria os interesses da indústria farmacêutica como um todo”

               INACREDITÁVEL ESSA MENTIRA COLOSSAL.

                  Isso que sugere a dra, seria o IPE ROXO pra curar tudo nos anos 70/80.

                     Inclusive todas as espécies de câncer.

                          ps: Fique atento ao ler uma matéria de um remédio novo.Geralmente é patrocinado por MÉDIOS laboratórios pra vender o produto.E é evidente que precisa, de uma dra;/ dr.pra vender o mesmo. Isso acontece muito em propaganda de produtos dentários.Não entre nessa, O que é bom o povo divulga e não precisa de propaganda.Ou alguém assistiu ou ouviu uma propaganda do viagra?

    1. Depois de uma semana dura de

      Depois de uma semana dura de trabalho, passo por aqui para ler uma interessante matéria sobre a possibilidade do uso da AHT como possibilidade no tratamento do ebola e tenho que ler uma mediocridade destas. Só mesmo um energumero que nem leu o texto e se leu, demonstra que é mesmo um boquirroto que fala pelos cotovelos, tivesse lido o texto poderia aprender que AHT não é doença, mas tratamento. Aliás, tratamento muito utilizado em medicina veterinária, pois o CRMV. não o proíbe, com resultados excelentes. Bastaria uma busca rápida no google para não ficar dizendo bobagens…

    2. Anarquista

      o AHT não é uma doença é um procedimento que injeta no paciente o próprio sangue , funciona sim.Tenho uma amiga aí de SP que tem Lupus e se trata comAHT e está muito bem, acho que vc não leu direito o artigo.

  4. Proibir porque?

     

    Esse CFM tem alguma PROVA de que essa técnica seja prejudicial para a saúde do paciente?

    Se não, porque proibir?

    Como usa sangue do próprio paciente, não existe risco de contaminações.

    No pior dos casos, seria uma “canja de galinha”: se não cura, também não faz mal.

    1. “Se não, porque

      “Se não, porque proibir?”:

      Lobby da CMF, Marcon, e esta plenamente documentado no OI.  De fato, tem ate comentarios meus em 2008.  Repito o que disse:  MUITO OBRIGADO, DR. MOURA.

      http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/a-noticia-que-ninguem-publicou

      http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/a_torre_de_marfim

      http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/os_misterios_do_gosto_popular

      Sim, eu sou dificil de digerir e ja era muito antes.  Mas eu ja estava la nesse assunto em 2008:  bastava bater o olho no que Dr. Moura estava falando pra ver que dava certo.

      (nao tenho link dos videos dele, se alguem postar eu agradeco muito)

    2. Desculpe, mas sua afirmação é

      Desculpe, mas sua afirmação é uma inversão de valores.

      Trata-se da saúde pública,  e nesse caso específico,  o CFM, pelo qual não tenho qualquer simpatia, está certo.

      Não é o CFM que deve apresentar prova que o tratamento seja eventualmente prejudicial a saúde de pacientes.

      Os que propõe esse tratamento é que tem que demonstrar e  apresentar provas científicas de sua eficácia. 

      Acredito nisso como cidadão sem entrar no mérito dessa pretensa técnica, e sem fazer juízo de valor, até porque sou leigo. 

      O assunto é sério e envolve a saúde e a vida de pessoas, não é porque um determinado método ou tratamento não faça mal ou seja inócuo que deva ser permitido, pois pessoas podem abandonar tratamentos comprovados mesmo se de controle em casos em que ainda não exista cura,  para se enganar com falsos tratamentos administrados por vigaristas sem escrúpulos (não estou afirmando que este seja o caso em pauta).

  5. Médicos e advogados, não vote.

    Socorro!

    Os deputados advogados assessorados pela OAB fazendo leis que a cada ano garantem mais impunidade a toda sorte de criminosos, de colarinho branco aos que matam para roubar, garantindo assim a indústria do prende e solta. Os brasileiros que continuem sendo roubados e mortos por malfeitores impunes.

    Os médicos deputados, assessorados pela CFM, fazendo leis ou tentando impedir qualquer avanço na medicina preventiva, vide também  a questão do “Mais Médicos”, garantindo assim que os brasileiros fiquem sempre e cada vez mais doentes, para seu lucro.

    Socorro!..

  6. Uso do AHT

    Tenho amigos que usam a auto-hemoterapia, todos são só elogios para a técnica…

    Fazem a aplicação pelo menos uma vez a cada quinze dias.

    A aplicação custa 50,00 reais.

    Os enfermeiros que fazem a aplicação só pedem descrição e que seus nomes não sejam divulgados.

    As doenças que atacavam essas pessoas desapareceram…

  7. Eo efeito placebo?

    Me parece que a questão é mal colocada. Parece que essas “autoridades” esquecem que existem uma coisa chamada “efeito placebo”, que funciona em muita gente (eu em primeiríssimo lugar!). E usada pela própria medicina oficial. Qualquer coisa pode, em tese, ter esse efeito, até imposição de mãos, inclusive com animais: cavalo de corrida, p.ex., segundo um veterinário especializado no assunto, é altamente sugestionável. Não passaria pela cabeça de ninguém, creio eu, proibir o uso de placebos, e certamente a AHT também o tem, como tantos outros. A proibição de determinado tratamento só deveria ser feita caso esse tratamento trouxesse algum risco real à saúde do paciente. Que riscos pode a AHT acarretar? That is the question.

  8. Incrível como se mistura

    Incrível como se mistura política partidária com ciência.

    A lógica é:

    Há uma proposta de terapia–>médicos são contra—->médicos são de direita, reacionários e contrários ao governo popular—->aquela coisa que os médicos são contra com certeza funciona.

    Há uma proposta de terapia—>ela não envolve a indústria farmacêutica—–> a terapia funciona.

    Se alguém propõe uma nova terapia, deve demonstrar, primeiro sua segurança, depois sua eficácia.

    Para demonstrar, precisam  ser  realizados estudos adequados, publicados em revistas científicas, revisados por pares.  Os resultados semelhantes de diferentes estudos com metodologia também semelhante, realizados por grupos independentes, sobre o mesmo assunto, formam o que se convencionou “evidência científica”. O estado, o Ministério da Saúde, a Anvisa, as entidades médicas, portanto, estão absolutamente corretos ao não aprovar qualquer tipo de terapia sem estudos prévios. 

    É de doer ver manifestações tão infantis em um blog com tanta gente esclarecida. Se for igual a “canja de galinha”, no mínimo é crime contra a economia popular.

    O tipo de argumento que estou lendo aqui é o mesmo utilizado por laboratórios  e empresas inidôneos que estimulam cidadão sofridos e desesperançosos  a entrar na justiça obrigando o SUS a pagar por tratamentos muitas veses caríssimos, sem nenhuma comprovação de que sejam úteis….o tal tratamento é exposto em matérias pagas por baixo dos panos  em revistas semanais conhecidas, com dupla finalidade: estimular os cidadãos a buscarem aquela “terapia” divulgada, e servir de “prova”em ações judiciais contra o SUS e planos de saúde privados.

    Por favor, cresçam.

     

     

  9. Tratamento com A H T

    Conheço uma pessoa que, ao ser desenganada pelos tratamentos convencionais, achando que não tinha mesmo jeito, optou por esse tratamento AHT. Olha que funcionou e ela se recuperou. Tomava aplicação uma vez por semana.

  10. No vácuo do seu post

    No vácuo do seu post Pisquila, para aqueles que duvidam das manipulações com a saúde no nosso país e no resto do mundo, não custa recorda “o golpe” da gripe suina e as vendas sky high do Tamiflu.  Quem detinha a patente deste remédio era  a  empresa Gilead Sciences, que na época, tinha em sua direção o nada mais, nada menos,  Donald Rumsfeld, ex-secretário de Defesa do governo Bush.  Em 2005, quando do “grande surto” que matou 257 pessoas em todo o mundo, conforme relatórios da OMS, o então presidente Bush, determinou que todos os soldados que estavam fora do país, fossem vacinados pelo imenso perigo que significava. Foi Rumsfeld que informou a compra, pelo governo, de U$ 1 bilhão em doses do remédio. E, não satisfeitos, logo depois, demonstrando um “grande zelo” pelos seus soldados, anunciaram a compra de mais  U$ 2 bilhões em estoques do Tamiflu. Nem é preciso ser um gênio para saber que o Tamuflu foi o remédio que mais vendeu passando de  254 milhões em 2004 para mais de 1 bilhão em 2005.  Para se ter uma ideia do absurdo que foi isso, a própria OMS informa que a gripe comum mata, em média, 500mil pessoas por ano, em todo o mundo.  Foi ou não foi um negócio da China??  O Tamuflu assim como a Gilead Sciences, agradecem!!  Claro que o bonus, pelo aumento das vendas, pagos ao diretor da empresa – o próprio Rumsfeld- devem ter sido, no mínimo, uma extravagância sem comporação.  Agora, imaginem o valor da empresa na Bolsa de Valores e temos todo o golpe desenhando.  

  11. Tenho esclerose múltipla, há 22anos desde o começo uma fadiga, insuportavel faço auto hemoterapia já 14 aplicações, e a fadiga diminuiu muito meu sono melhor.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador