Algumas hipóteses sobre a operação do Denarc

Por Cláudio Gonçalves Couto, via facebook

A ação policial na região da Cracolândia paulistana figura entre as ações mais canalhas que eu já pude testemunhar desde que o Brasil regressou à vida democrática.
 
Primeiro vou dar uma de Poliana, aceitando a versão da Polícia Civil de que tudo não passou de uma reação a uma tentativa de prender um traficante na região. Mas mesmo Poliana (ou Eremildo, o idiota; ou a Velhinha de Taubaté) considerariam que a polícia é, no mínimo, incompente e truculenta. Incompetente por tentar fazer a prisão como fez, provocando a reação dos usuários de crack; truculenta por reagir como reagiu, provocando o que provocou.
 
Porém, como não vale a pena bancar Poliana, Eremildo ou a Velhinha de Taubaté (afinal, nenhum de nós é tão bocó), pensemos em hipóteses mais plausíveis. Neste caso, é difícil não pensar em sabotagem ao programa da Prefeitura de São Paulo, o “Braços Abertos”.
 
A questão seria, quem teria determinado a sabotagem?
 
Se forem altas instâncias políticas do governo estadual, pode-se pensar numa ação de motivação partidária, destinada a prejudicar a prefeitura paulistana numa iniciativa inovadora e com grandes chances de render frutos importantes.
 
Se for a própria polícia civil, pode-se perguntar se aos que arquitetaram a operação não interessaria inviabilizar ações que visem reduzir o campo de colheita de suas ações. Afinal, quanto menos viciados, menos traficantes; quanto menos traficantes, menos… Deixo a complementação da resposta à imaginação dos que não são nem Polianas, nem Eremildos, nem Velhinhas de Taubaté.
Redação

28 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É a política.

    A ação é claramente de “política sindical” por parte da polícia civil.

    Estão insatisfeitos e querendo emparedar o Secretário da Segurança e o Governador.

    Criaram um fato onde, se o governo punir os policiais, bota gasolina na fogueira da insatisfação, deflaga um greve. Se nada fizer, fica desmoralizado

    Se há dúvidas, recomendo uma visita ao site http://flitparalisante.wordpress.com

     

    1. Hummm, não me parece que

      Hummm, não me parece que justamente esses mais politizados, que se organizam sindicalmente e fazem reivindicações, que fariam uma ação detratora dessas não. Isso é coisa da banda podre, e bem podre. Sabemos alguma coisa do histórico do Denarc, que o distingue no conjunto da polícia civil. Agora, esse não é uma ato isolado das polícias de São Paulo que causam estranheza. Não sabemos como ficou o caso dos acusados de tráfico, justamente nessa área, que eram policiais do Denarc. Casos de homicídios e chacinas também não são resolvidos e explicados, e também não sabemos porque e quem está tanto matando os PMs, cujo índice foi o mais alto do mundo, 60 o ano passado em São Paulo. O caso do menino Marcelino me pareceu ter sido solucionado rapidamente, de maneira surpreendente e, ao meu ver, fantasiosa: primeiro descrito como criança saudável e dócil, depois, aos poucos foi-se construindo um monstro capaz de tal, ao mesmo tempo em que foi negligenciado o fato de a mãe PM ter se manifestado em investigação sobre os colegas, PMs ladrões de banco. Também custo a crer que o menino Kaique tenha realmente se suicidado, visto que apareceu com os dentess todos extraídos, cirurgicamente, até as raízes, como um suicida teria se auto torturado tanto antes do gesto final ?  É muita coisa estranha junto, das polícias civil e militar. Muita falta de transparência.

  2. Nem isto, nem aquilo, é tudo!

    Prezados e prezadas,

    O grande problema da maioria dos analistas é a teoria da exclusão, ou seja, são incapazes de dar uma visão sistêmica ao fenômeno, e o imaginam como um evento de única causa ou de único efeito.

    Todas as possibilidades levantadas pelo texto são plausíveis, e não se invalidam mutuamente, ao contrário: Só o interesse de um governo em desarticular uma iniciativa que fere sua visão de mundo sobre drogas e que está angariando adeptos para a tese adversária poderia originar uma “autonomia” policial que agisse desta forma e vice-versa.

    E quando falo governo, é bom lembrar que este ente “governo paulista”, ou qualquer outro, é polimórfico e tem nichos específicos que lutam por poder e legitimidade para as suas visões sob a coordenação do mandatário, que motivado por seus interesses, manipula, incentiva e reprime cada iniciativa.

    Por outro lado, obviamente, sendo um governo eleito pela população, é claro que seu modo de operação (modus operandi) é resultado de um pacto social, ou seja, parte da população aceita e incentiva o seu agir e de seus subordinados, que vão às ruas legitimados por esta relação política.

    E com se trata da soma de vários projetos particulares, cada um retira o que lhe convém: as classes dominantes e suas classes aliadas (médias) contam com um projeto privatista de segurança que lhes serve como proteção de classe, o governo avança com sua agenda eleitoral, e a polícia arrecada seu quinhão.

    Cada parte negocia e retira de acordo com o “poder simbólico” que detém, sendo certo que os mais pobres sempre ficam com a pior parte: a morte, a cadeia ou a renegociação permanente das suas formas de sobreviência, onde temos um exemplo claro o apoio inicial a grupos de extermínio e milícias, que depois acabam por se transformar em relação de coação aberta.

    Cada parte corre seu risco, e nos comentários parece que a parte mais “visível” é a corrupção policial. Mas ela não é única, e nem é causa do problema, ela é um fragmento desta realidade que é um muito mais complexa e muito mais corrompida que a mera facilitação negocial aos pequenos varejistas.

    É bem pouco provável que enxerguemos com nitidez os “bandidos ou mocinhos” na tela. Quem o fizer corre o risco de estar idealizando uma realidade também particular.

    Dados aparentemente discrepantes, como o alto número de homicídios nas periferias e o número quase nulo nos bairros ricos, e o tráfico de drogas e as formas obsoletas de controle e combate não são meros acidentes ou eventos aleatórios.

    São escolhas (políticas) orientadas por visões particularistas dos sistemas de segurança pública, e que já nascem corroídas.

    Saudações.

     

  3. Garantia de mercado

    Óbvio que se trata de garantir o mercado e afastar o concorrente que alegadamente deu causa ao episódio.

     

    Por outro lado, a ação demonstra o fim de feira que se instalou no governo tucano. Considero que a ação não foi ordenada pelo governo estadual. Ninguém mais crê na reeleição de geraldinho da ôpus dei.

  4. sabotagem da policia civil

    É evidente que se trata de sabotagem, agora da polícia civil. ontem do ministério público querendo indenização aos atingidos pela inundação. Por que não fizeram isso nos governos aliados dos tucanos? Qualquer ação dos adversários do PSDB (pior salário do brasil) como demonstraram os policiais em greve no governo serra, sofrerá sabotagem, ora será da polícia, ora do ministério público, ora do judiciário. Os caras não se conformam de ter perdido o governo federal, vão se vingar sempre que houver chance, vide o caso do mensalão e as condenações sem prova, ou pior do que isso condenação de funcionário do partido que foi ao banco buscar dinheiro para o chefe e  foi condenado por lavagem de dinheiro, absurdo dos absurdos.

    1. Decretaram guerra a Haddad

      Decretaram guerra a Haddad deste o comecinho. O 1º ato foi o MPL a exigir direitos somente em relação aos ônibus, e ignorando que em São Paulo os transportes de massas são os metrôs e trens. Depois impedir a implantação do imposto progressivo, e até mesmo os consagrados corredores de ônibus. Qualquer coisa que Haddad tente será duramente boicotado. E essa parece uma fase da guerra em que ameaçam, e o governador lava as mãos e finge ignorar, mas é o que mais usufrui disso, porque vê-se que a meta é impedir Haddad de governar.

      1. pânico

        o medo-pânico da direita chama-se Haddad 2018.

        estão tentando acabar com o Haddad ainda no início.

        e trata-se de todos contra Hadad,

        desde o, propaganda antecipada, ESKAFE, passando pelo BATMAN do supremo de frango, e agora pelo chuchuzinho do AIDIMIN.

        o PIG (porca ymprensa gatuna) tentará por todos os meios destruir e assassinar a reputação do Haddad.

  5. Não acredito que a ação da

    Não acredito que a ação da Polícia Civil na Cracolândia seja uma ação política, apesar dos blogueiros de ultradireita apoiar a ação e fazer com o que o outro lado acredite nisso.

    A resposta do governador só poderia ser essa, dado a sua natureza conservadora e a situação em que ele se encontra.  Desautorizar a Polícia Civil teria dois efeitos: Demonstraria fraqueza ao eleitorado conservador e causaria uma insatisfação com a Polícia Civil. Ele não vai querer se envolver em problemas em ano eleitoral, então vai empurrar o problema com a barriga até quando puder. Porém, ele mandou o seu recado para o DENARC. Disse através da Folha de São Paulo (matéria “Policiais civis de SP são suspeitos de comandar tráfico na cracolândia”), que sabe o que eles fazem e que se eles não se controlarem, o governo iria investir contra parte deles, porém, sem mexer no vespeiro. O típico “fique na sua e não mexeremos com vocês”. A matéria também teve como objetivo dizer: Vocês fizeram, agora vão pagar. Alguém terá que ser sacrificado, no caso, um policial do DENARC deve ser preso nos próximos dias.

    A grande questão que fica é: Quando a Polícia Federal irá investir contra o DENARC? Provavelmente depois da saída do Cardoso, já que ele não gosta de se envolver em questões minimamente complexas.

  6. Se é guerra , vão perder pois

    Se é guerra , vão perder pois pelo que se sabe o Sr.Haddad  não costuma ter medo,

    vão boicotar até acabarem se enrolando, tudo isso com o medão de perder o eleição

    para governo do estado, que será o fim antecipado dos “tucanos.

    1. Que percam, Morallis, será um premio aos paulistas!

      Para o bem do povo de São Paulo, que eles percam de uma vez por todas esse poder que abocanham há tantos anos!  Que vergonha! Não sabemos de quem veio a ordem, mas não há dúvida que foi em represália aos bons e honestos programas desse PREFEITO que os paulistanos tiveram a sorte de ganhar!   Mas…  Espero que para o bem de todos,  tenham o bom senso de eleger Padilha!  Que me perdoem, mas a impressão que dá é que existe uma ” máfia” em São Paulo. Sempre disse aqui no Blog, por ocasião das últimas eleições que, se HADDAD vencesse, encontraria uma pedreira pela frente. Mas jamais imaginei que ele encontraria a pedreira com a dinamite juntinha!  

  7. São Paulo tem disso não…

    “… quanto menos traficantes, menos…”

    A cracolândia só dá para o cigarro dos caras…

    O forte dessa gente tem relação com garantir – via monitoramento – o envio de mulas para o exterior.

    É óbio que estamos falando de uma pequena, ínfima minoria porque o Denarc é feito de grandes profissionais…

    Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  8. Desorientados… E mansos.

    É como diz o Fernando Henrique:

    “… não há elo do cartel com o PSDB”.

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKkkkk

    Ou seja, o elo deve ser com o ET de Vargilha.

     

    Do mesmo modo a operação, digo, a desastrada “melação” do Denarc não tem elo com o PSDB.

     

    A PERGUNTA É:

    ONDE ESTÁ A INTELIGÊNCIA DOS PAULISTAS.

    Ninguém reage a esse caos que as “administações” dos tucanos impuseram ao povo de São Paulo? 

     

    O Rio de Janeiro, bem ou mal, soube emparedar Sérgio Cabral e suas arrumações, mas em São Paulo parece que está todo mundo anestesiado.

    Basta o Reinaldo Azevedo ralhar, apontar o caminho e todo mundo obedece. 

    O que é isso minha gente????

     

    1. Que que é isso paulistas?

      Tirem os antolhos que não os deixam ver como têm sido governados e manipulados por políticos medíocres. Com certeza foi uma operação para atingiir o programa  ” Braços Abertos” , da Prefeitura. Quando da candidatura de HADDAD, daqui do Rio, cansei de me dirigir aos paulistanos, para que elegessem  esse nobre, honesto e inteligente prefeito. Não me arrependo! Está dizendo a que veio, e com muita garra!  E a todos os paulistas: VOCÊS TERÃO A OPORTUNIDADE DE SALVAR O ESTADO DE SÃO PAULO!   PADILHA TAMBÉM NÃO DECEPCIONARÁ!  BOA SORTE!

  9. “Afinal, quanto menos

    “Afinal, quanto menos viciados, menos traficantes; quanto menos traficantes, menos… “

    Na Folha de São Paulo, de hoje: Policiais civis de SP são suspeitos de comandar tráfico na Cracolândia [um deles é do Denarc, o que não surpreende]. Matéria na íntegra aqui.

    A Lei Seca dos EUA tem muito a nos ensinar sobre proibicionismo, poder econômico do crime organizado, corrupção de agentes públicos, mas a tal da doutrina da Guerra às Drogas, que poderia ser chamada de Enxugando o Gelo [denominação mais adequada à realidade], ainda faz a cabeça da maioria dos governantes. Infelizmente!

  10. E a ficha?

    Nenhum blogueiro levantou ainda a ficha da delegada?

    Afinal, é padrão o poder em exercício usar um servidor ávido de holofote e fazer parte da tchurma.

    Temos muitos casos semelhantes.

    Vide caso dos aloprados, Pinheirinho, AP 470 e muito mais.

    Político da estatura do governador de SP só usa disso.

  11. TRISTE, MUITO TRISTE.

    Fico aqui no meu cantinho indagando de meus botões: o que os políticos (todos eles, sem exceção) têm na cabeça? Para enfraquecer os adversários só trabalham pelo ENQUANTO PIOR, MELHOR, sem pensar no povo.

    Em qualquer país minimamente civilizado, a oposição apoia medidas de governo que beneficiam o povo. Aqui, o oposição – seja ela do PT, PSDB, PPS, DEM, PSB –  combate e boicota qualquer política adotada pelo adversário. Para mim isto é uma doença e tem um nome: OBSESSÃO COMPULSIVA PELO PODER.  

  12. Essa operação maliciosa e

    Essa operação maliciosa e desastrada envolve o DENARC ( polícia civil ), porém há um caso que envolve a PM de São Paulo muito mais grave, pelas suas consequências, que é a chacina de doze pessoas na cidade de Campinas ocorrida há poucos dias, supostamente a chacina teria ocorrida por vingança pela morte de um PM num assalto, os mortos não tinham passagem pela polícia.

    O que acontece na segurança pública paulista e sua polícia é inacreditável que aconteça no estado democrático de direito, mas para a mídia violações direitos humanos só interessam e são assunto se ocorrerem no Maranhão.

    Gostaria de ver algum comentário do sr, Gunter sobre o ocorrido ontem na cracolândia e recentemente em Campinas, refiro-me a ele, pois em vários de seus posts ele tem dito que o governador é muito progressista no tratamento da questão dos direitos homossexuais, o que me causa profunda estranheza por sabermos o apito conservador que toca o governador, a questão dos direitos homossexuais é na minha opinião uma questão que envolve direitos humanos, então gostaria de ler algum pronunciamento do sr. Gunter sobre a política de direitos humanos do governo Alckymin.

     

  13. Realmente, essa ação da

    Realmente, essa ação da polícia civil (!!) de SP foi ridícula. Existe uma iniciativa social da prefeitura e surge a violência policial. Dizem que tem uma liminar que impede a PM de efetuar prisões no local. Aí mandam quem? A polícia judiciária (!). Para justificar, dizem que era para prender traficante.

    Aí já é um acinte.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador