Anvisa autoriza produção e doação do ventilador pulmonar Inspire

Com a autorização, a Poli e o Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo iniciam a produção de mil ventiladores que serão doados

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a USP a iniciar a produção do ventilador emergencial Inspire, desenvolvido pela Escola Politécnica (Poli). A anuência excepcional para fabricação, comercialização e doação de equipamentos de suporte respiratório emergencial e transitório do tipo “ambu automatizado” foi concedida em ofício da agência do dia 13 de agosto.

 

Esse é o resultado de um projeto que começou em meados de março, quando uma equipe multidisciplinar de pesquisadores da Poli, coordenada pelos professores Raúl Gonzalez Lima e Marcelo Knörich Zuffo, decidiu desenvolver um ventilador pulmonar nacional, de baixo custo e de rápida produção para oferecer uma alternativa e suprir uma possível demanda emergencial do equipamento causada pela pandemia da covid-19.

“Conseguir viabilizar um produto inovador do zero, em poucos meses, é um feito notável para os padrões brasileiros. Apesar dos avanços, nós, como nação, temos que melhorar nossos processos de inovação para sermos mais competitivos internacionalmente”, explica o professor Marcelo Knörich Zuffo.

Com a autorização, a equipe agora se prepara para iniciar a produção de mil ventiladores Inspire, em parceria com o Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP), que serão doados para as cidades brasileiras em que a demanda esteja mais alta. A definição dos critérios para a distribuição dos equipamentos está sendo feita em parceria com a Faculdade de Saúde Pública.

“A pandemia tem sido uma oportunidade para dar ênfase a uma das principais missões da Universidade, que é atender às demandas da população. A USP é um reservatório de conhecimento e tecnologia que deve ser acessado sempre que a sociedade precisar. Entre as diversas coisas que aprendemos com essa experiência estão os processos que devem ser adotados para que os projetos ganhem agilidade e também a importância de poder contar com uma rede de colaboradores, formada por pesquisadores, ex-alunos e instituições parceiras”, ressalta o coordenador do projeto, Raúl Gonzalez Lima.

Para o reitor Vahan Agopyan, “nesse momento atípico de nossa história, mais uma vez, a USP, como universidade de pesquisa, mostra sua relevância na produção da ciência e na aplicação desse conhecimento para atender rapidamente às necessidades da sociedade”.

Em julho, dez ventiladores emergenciais foram doados para o Incor – Foto: Divulgação/Governo de São Paulo

Projeto Inspire

O projeto do Ventilador Pulmonar Emergencial Inspire surgiu com o objetivo de desenvolver um equipamento de baixo custo, livre de patente, de rápida produção e com insumos nacionais, para oferecer uma alternativa e suprir uma possível demanda emergencial do aparelho causada pela pandemia da covid-19.

Em abril, o projeto foi aprovado nas etapas finais de testes, realizadas com quatro pacientes do Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. O respirador foi considerado aprovado em todos os modos de uso e não houve nenhum problema com os pacientes ventilados.

O projeto tem a participação de aproximadamente 200 pesquisadores de diversas unidades da USP e outras instituições, e conta com doações de parceiros da iniciativa privada.

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Seis meses para desenvolver um produto com tecnologia amplamente conhecida há mais de 50 anos, numa emergência, eu continuo pensando que é muito tempo. O “BIRD” Marck 7 começou a ser produzido em 1952.

  2. Agora? Agora que Dória, Witzel e outros Governadores e Prefeitos torraram bilhões de reais em Respiradores e Respiradores que ficarão encaixotados sem uso à espera de esquecimento e Lixão? Igualmente aos MultiMilionários Hospitais de Campanha absolutamente sem nenhuma utilidade, fora encher bolsos corruptos da NecroPolítica? Como a aprovação de Bolsonaro só faz crescer?!! Como?! O problema do Brasil é derrubar o atual Presidente e voltar com este Estado Maravilhoso Ditatorial Caudilhista Absolutista Assassino Esquerdopata Fascista. Este Estado que pode comprar um Respirador para cada Brasileiro. O que você pode fazer com tanto Respirador Importado, que não gerou nem receitas, nem Empregos, muito menos Salários Brasileiros? Respirara melhor enquanto esperava a chegada do Apocalipse que virá juntamente com ‘Gripezinha de Inverno’. Pobre país rico. O problema da Saúde no Brasil é que falta dinheiro. Mas de muito fácil explicação.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador