Anvisa muda exigências para uso emergencial da vacina após críticas da Pfizer

Na mudança, a agência agora pede ‘informações sobre a previsão da quantidade de produto acabado disponível para importação e/ou disponibilização’, sem a exigência de um cronograma.

Jornal GGN – Depois que a farmacêutica Pfizer criticou a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) pelas dificuldades que colocava no caminho da aprovação do uso emergencial da vacina, a agência divulgou alterações no protocolo na noite desta segunda, dia 29. As alterações retiram algumas dificuldades nos requisitos para que laboratórios consigam autorização no uso emergencial da vacina.

Foram duas exigências modificadas. Uma delas, considerado impossível pela Pfizer, é o que trata de fornecer ‘informações sobre a quantidade de produto acabado disponível e cronograma de disponibilização ao país’.

Na mudança, a agência agora pede ‘informações sobre a previsão da quantidade de produto acabado disponível para importação e/ou disponibilização’, sem a exigência de um cronograma.

A mudança feita pela Anvisa acontece um dia depois da reclamação da Pfizer, que soltou nota dizendo que não pretendia pedir uso emergencial no Brasil, pois as condições exigidas pela agência, tornava o processo tão longo quanto do outro processo, o de submissão contínua, que antecede o pedido de registro.

“Um exemplo é a solicitação de uma análise dos dados levantados exclusivamente na população brasileira, o que demanda tempo e avaliações estatísticas específicas. Outras agências regulatórias que possuem o processo de uso emergencial analisam os dados dos estudos em sua totalidade”, dizia a nota da Pfizer.

A Anvisa realizou uma outra mudança nos requisitos para uso emergencial no tocante ao termo de consentimento assinado pelos pacientes que receberem a vacina. A agência aceita o modelo usado no Reino Unido ou ‘outro feito pela empresa’.

As dificuldades impostas pela Anvisa foram muito criticadas, rebatidas pelo secretário-executivo do Ministério da Saúde, Elcio Franco. O secretário da pasta, respondendo às críticas de que o governo está demorando para fechar acordos com laboratórios por vacina, disse que ‘não pode pegar a Pfizer pelo braço’ e pedir que entre com pedido na Anvisa.

E disse mais: “Nos causou espécie um pronunciamento que ocorreu ontem de determinado laboratório de que estava com dificuldade pelas solicitações da Anvisa, uma vez que os aspectos solicitados são os mesmos solicitados pelo FDA, dos Estados Unidos”.

Com informações da Folha.

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Finalmente temos um Presidente da República !!!! Não aceitaremos Vacina-Placebo a preços estratosféricos que farão fortunas de uma secular Elite do Estado Ditatorial Caudilhista Absolutista Assassina Esquerdopata Fascista. Vacinas sem comprovação alguma de eficácia ou necessidade. ‘Conheceis a Verdade. E a Verdade Vos Libertará’. Aqui mesmo neste Veículo:Covid-19: ‘…Vacina da AstraZeneca não terá aprovação rápida da Europa
    Diretor da Agência Europeia de Medicamentos afirmou que é “improvável” a aprovação da vacina até mês que vem, já que seus desenvolvedores ainda não solicitaram o registro…’ Onde estão os bilhões de Dólares dos Respiradores Superfaturados? E onde estão os milhares de Respiradores comprados? Onde está algum Brasileiro que tenha ficado internado nos tais Corruptos Hospitais de Campanha? Mas malas e cuecas de dinheiro, vimos por todo o Brasil !!! Já ficou escrachado quem está ganhando com esta farsa e histeria e INDÚSTRIA DA CENSURA tentando esconder o sol com uma peneira. Pobre país rico. Onde estão estes Bilhões de Dólares para Vacina Fraudulenta que não temos nos Hospitais e Postos de Saúde do SUS? Onde estavam? Mas de muito fácil explicação.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador