Após ofensas de Bolsonaro, China envia menos insumo para CoronaVac

O Instituto Butantan pediu ao laboratório chinês Sinovac o envio de 6 mil litros do IFA. Mas o país enviará somente 2 mil litros nos próximos dias

Foto: AFP/Archivos

Jornal GGN – O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, afirmou nesta quinta (06) que houve uma redução na quantidade prevista de matéria-prima, enviada pela China, para a produção da CoronaVac e atribuiu a responsabilidade do presidente Jair Bolsonaro, que voltou a ofender o país esta semana.

O Instituto Butantan pediu ao laboratório chinês Sinovac o envio de 6 mil litros do IFA (Insumo Farmacêutico Ativo). Mas o país enviará somente 2 mil litros nos próximos dias.

A declaração foi dada por Covas, em coletiva de imprensa, na manhã de hoje (06), ao lado do governador João Doria. Segundo ele, foi provocado junto ao país fornecedor da matéria-prima um mal-estar “por sucessivas declarações desastrosas do ministro da economia, Paulo Guedes, e agora do presidente da república, Jair Bolsonaro”.

“O insumo da principal vacina que vai no braço dos brasileiros vem da China”, disse.

Ontem, o presidente Jair Bolsonaro disse que o novo coronavírus pode ter nascido “em laboratório”, referindo-se à que supostamente a China teria criado o vírus.

“Os militares sabem o que é guerra química, bacteriológica e radiológica. Será que não estamos enfrentando uma nova guerra? Qual o país que mais cresceu o seu PIB? Não vou dizer para vocês”, disse o presidente da República brasileiro.

Dimas Covas enfatizou que poderá faltar ainda mais insumos para produzir a CoronaVac. “Nós temos que debitar isso principalmente ao nosso governo federal que tem remado contra. Essa é a grande conclusão”, disse.

Redação

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador