Após falas de Bolsonaro, Cuba se retira do Mais Médicos e presidente reage com mais ataques

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Os profissionais cubanos chegaram a representar 88% do corpo de médicos do programa, levando atendimento a 60 milhões de brasileiros. “Mais de 700 municípios tiveram um médico pela primeira vez na história”, afirma o governo de Cuba

Foto: Agência Brasil

Jornal GGN – As declarações de Jair Bolsonaro sobre o Mais Médicos levaram Cuba a cancelar a parceria com o Brasil e, consequentemente, suspender a permanência de cerca de 11 mil profissionais cubanos que trabalham atualmente no programa. A decisão tomada pelo Ministério da Saúde Pública da República de Cuba foi comunicada oficialmente nesta quarta (14).

“As mudanças anunciadas [por Bolsonaro] impõem condições inaceitáveis que não cumprem com as garantias acordadas desde o início do Programa”, diz o governo cubano.

Sem apresentar soluções para compensar a crise que será aberta no atendimento na saúde básica, Bolsonaro afirmou que o País vizinho foi “irresponsável” em sua decisão e seguiu atacando as diretrizes do programa. 

“Condicionamos à continuidade do programa Mais Médicos a aplicação de teste de capacidade, salário integral aos profissionais cubanos, hoje maior parte destinados à ditadura, e a liberdade para trazerem suas famílias. Infelizmente, Cuba não aceitou. Além de explorar seus cidadãos ao não pagar integralmente os salários dos profissionais, a ditadura cubana demonstra grande irresponsabilidade ao desconsiderar os impactos negativos na vida e na saúde dos brasileiros e na integridade dos cubanos”, escreveu Bolsonaro nas redes sociais.

Em nota, o governo cubano afirmou que Bolsonaro fez “referências diretas, depreciativas e ameaçadoras à presença de nossos médicos [no brasil], declarou e reiterou que modificará termos e condições do Programa Mais Médicos, com desrespeito à Organização Pan-americana da Saúde e ao conveniado por ela com Cuba, ao pôr em dúvida a preparação de nossos médicos e condicionar sua permanência no programa a revalidação do título e como única via a contratação individual.”

O deputado de extrema direita foi eleito presidente com o discurso de acabar com o “viés ideológico” nas parcerias e negociações econômicas do governo federal e, especificamente em relação aos Mais Médicos, afirmou que faria mudanças na base de gestão do programa, desconsiderando as diretrizes estabelecidas junto à Organização Pan-Americana da Saúde.

Uma das alterações pretendidas é a exigência de revalidação do diploma dos médicos cubanos por instituições brasileiras, colocando sob suspeição a formação dos profissionais estrangeiros.

Cuba considerou a declaração inaceitável porque a formação dos médicos cubanos é referencia em todo o mundo. A ilha diz, inclusive, que forma gratuitamente profissionais de outros países e seus cidadãos também são enviados para missões humanitárias.

“Não aceitamos que se ponham em dúvida a dignidade, o profissionalismo, e o altruísmo dos colaboradores cubanos que, com o apoio de seus familiares, prestam serviço atualmente em 67 países. Em 55 anos já foram cumpridas 600 mil missões internacionalistas em 164 nações, nas quais participaram mais de 400 mil trabalhadores da saúde”, afirma a nota.

O Ministério da Saúde de Cuba ainda informou que durante os 5 anos de parceria com o Brasil, perto de 20 mil médicos cubanos ofereceram atenção médica a 113,3 milhões de pacientes, em mais de 3,6 mil municípios. Quando os profissionais cubanos representavam 88% do corpo de médicos que fazem parte do programa, o atendimento chegava a 60 milhões de brasileiros. “Mais de 700 municípios tiveram um médico pela primeira vez na história.”
 
Nas redes sociais, o deputado federal Paulo Teixeira disse que a decisão de Cuba deve afetar ao menos 30 milhões de brasileiros.
 
A essência do programa criado em 2013, no governo Dilma Rousseff, era a de levar médicos a regiões onde os profissionais formados no Brasil não tinham interesse em trabalhar, dada principalmente a distância das grandes metrópoles. Quando assumiu o governo no lugar de Dilma, Michel Temer manteve o programa Mais Médicos.

Leia a nota completa abaixo:

DECLARAÇÃO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE PÚBLICA

O Ministério da Saúde Pública da República de Cuba, comprometido com os princípios solidários e humanistas que durante 55 anos têm guiado a cooperação médica cubana, participa desde seus começos, em agosto de 2013, no Programa Mais Médicos para o Brasil. A iniciativa de Dilma Rousseff, nessa altura presidenta da República Federativa do Brasil, tinha o nobre propósito de garantir a atenção médica à maior quantidade da população brasileira, em correspondência com o princípio de cobertura sanitária universal promovido pela Organização Mundial da Saúde.

Este programa previu a presença de médicos brasileiros e estrangeiros para trabalhar em zonas pobres e longínquas desse país.

A participação cubana nele é levada a cabo por intermédio da Organização Pan-americana da Saúde e se tem caracterizado por ocupar vagas não cobertas por médicos brasileiros nem de outras nacionalidades.

Nestes cinco anos de trabalho, perto de 20 mil colaboradores cubanos ofereceram atenção médica a 113 milhões 359 mil pacientes, em mais de 3 mil 600 municípios, conseguindo atender eles um universo de até 60 milhões de brasileiros na altura em que constituíam 88 % de todos os médicos participantes no programa. Mais de 700 municípios tiveram um médico pela primeira vez na história.

O trabalho dos médicos cubanos em lugares de pobreza extrema, em favelas do Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador de Baía, nos 34 Distritos Especiais Indígenas, sobretudo na Amazônia, foi amplamente reconhecida pelos governos federal, estaduais e municipais desse país e por sua população, que lhe outorgou 95% de aceitação, segundo o estudo encarregado pelo Ministério da Saúde do Brasil à Universidade Federal de Minas Gerais.

Em 27 de setembro de 2016 o Ministério da Saúde Pública, em declaração oficial, informou próximo da data de vencimento do convênio e em meio dos acontecimentos relacionados com o golpe de estado legislativo-judicial contra a Presidenta Dilma Rousseff que Cuba “continuará participando no acordo com a Organização Pan-americana da Saúde para a implementação do Programa Mais Médicos, enquanto sejam mantidas as garantias oferecidas pelas autoridades locais”, o que até o momento foi respeitado.

O presidente eleito do Brasil, Jair Bolsonaro, fazendo referências diretas, depreciativas e ameaçadoras à presença de nossos médicos, declarou e reiterou que modificará termos e condições do Programa Mais Médicos, com desrespeito à Organização Pan-americana da Saúde e ao conveniado por ela com Cuba, ao pôr em dúvida a preparação de nossos médicos e condicionar sua permanência no programa a revalidação do título e como única via a contratação individual.

As mudanças anunciadas impõem condições inaceitáveis que não cumprem com as garantias acordadas desde o início do Programa, as quais foram ratificadas no ano 2016 com a renegociação do Termo de Cooperação entre a Organização Pan-americana da Saúde e o Ministério da Saúde da República de Cuba. Estas condições inadmissíveis fazem com que seja impossível manter a presença de profissionais cubanos no Programa. Por conseguinte, perante esta lamentável realidade, o Ministério da Saúde Pública de Cuba decidiu interromper sua participação no Programa Mais Médicos e foi assim que informou a Diretora da Organização Pan-americana da Saúde e os líderes políticos brasileiros que fundaram e defenderam esta iniciativa.

Não aceitamos que se ponham em dúvida a dignidade, o profissionalismo, e o altruísmo dos colaboradores cubanos que, com o apoio de seus familiares, prestam serviço atualmente em 67 países. Em 55 anos já foram cumpridas 600 mil missões internacionalistas em 164 nações, nas quais participaram mais de 400 mil trabalhadores da saúde, que em não poucos casos cumpriram esta honrosa missão mais de uma vez. Destacam as façanhas de luta contra o ébola na África, a cegueira na América Latina e o Caribe, a cólera no Haiti e a participação  de 26 brigadas do Contingente Internacional de Médicos Especializados em Desastres e Grandes Epidemias “Henry Reeve” no Paquistão, Indonésia, México, Equador, Peru, Chile e Venezuela, entre outros países.

Na grande maioria das missões cumpridas, as despesas foram assumidas pelo governo cubano. Igualmente, em Cuba formaram-se de maneira gratuita 35 mil 613 profissionais da saúde de 138 países, como expressão de nossa vocação solidária e internacionalista.

Em todo momento aos colaborados foi-lhes conservado seu postos de trabalho e o 100 por cento de seu ordenado em Cuba, com todas as garantias de trabalho e sociais, mesmo como os restantes trabalhadores do Sistema Nacional da Saúde.

A experiência do Programa Mais Médicos para o Brasil e a participação cubana no mesmo, demonstra que sim pode ser estruturado um programa de cooperação Sul-Sul sob o auspício da Organização Pan-americana da Saúde, para impulsionar suas metas em nossa região. O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e a Organização Mundial da Saúde qualificam-no como o principal exemplo de boas práticas em cooperação triangular e a implementação da Agenda 2030 com seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Os povos da Nossa América e os restantes do mundo bem sabem que sempre poderão contar com a vocação humanista e solidária de nossos profissionais.

O povo brasileiro, que fez com que o Programa Mais Médicos fosse uma conquista social, que desde o primeiro momento confiou nos médicos cubanos, aprecia suas virtudes e agradece o respeito, a sensibilidade e o profissionalismo com que foram atendidos, poderá compreender sobre quem cai a responsabilidade de que nossos médicos não possam continuar oferecendo sua ajuda solidária nesse país.

Havana, 14 de novembro de 2018.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

32 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Impressionante a falta de

    Impressionante a falta de responsabilidade de Jair Bolsonaro que ainda nem assumiu a Presidência da República e já causa danos irreparáveis as populações carentes do país.

  2. Cancela o desconto de IR e previdência no Brasil então

    O Bolsonaro deveria ser coerente: se ele é contra que o Estado desconte um percentual diretamente do salário dos trabalhadores, deveria fazer o mesmo para os trabalhadores do Brasil, e extinguir o imposto de renda e a contribuição previdenciária descontadas na fonte.

  3. Pois é…

    Se um sujeito que mora em um desses lugares onde os médicos brasileiros não se dignam a colocar os pés e tinha lá um médico cubano cuidando da saúde dele e da população local votou no tal bolsonaro, das duas uma: ou é masoquista,  ou então gostaria de estar junto aos patos em avenida da paulicéia Então…

     

     

  4. Nova administração

    Novos programas.

    Sai o “Mais médicos”, entra o “Menos médicos”.

    Em breve, em uma escola perto de você, também o “Menos professores”.

  5. Ê vida de gado…

    Os mais pobres das regiões mais pobres estarão ainda mais próximos da morte.

    As decisões que tomamos tem consequências…

    Povo despolitizado é povo espoliado.

  6. Cansaço
     

    Será que o Coiso não se cansa de passar vergonha?

    Temos certeza de que ele não tinha a menor noção do que se tratava o Programa Mais Médicos.

    Era preferível ter eleito um rinoceronte.

  7. Curiosamente Bolsonaro ainda não é presidente.

    Como é que Bolsonaro pode ter feito exigências, que segundo ele não teriam sido aceitas, se no momento ele sequer é presidente. E no momento ele não pode decidir nada. No momento ele pode falar , mas precisa tomar muito cuidado com o que fala. Cuba se retirou do programa devido às suas  falas. O Egito cancelou um encontro com Aloysio e empresários, devido às suas falas. Mas seus assessores costumam dizer, que ele não falou por mal.

    Mas é  tambem curioso como um político que não é ainda presidente dizer que fez exigências e que Cuba saiu porque não as atendia. E depois desta irresponsabilidade, Bolsonaro acusa Cuba de ser irresponsável.

  8. São mais de 4.000 municípios
    São mais de 4.000 municípios e mais de 63 milhões de brasileiros beneficiados. Onde estão as passeatas ??? As panelas e gritos de manifestações ???
    Se nada disso ocorrer , os médicos são dispensáveis.

  9.  
    Qual é o problema dos

     

    Qual é o problema dos médicos fazerem o exame de qualificação?

    Qualquer médico estrangeiro não cubano, para trabalhar no Brasil necessita fazer esse exame, porque com os médicos cubanos haveria de ser diferente?

    Eles estão acima da Lei?

    Sobre o sistema de pagamento, onde o governo cubano fica com 75% do pagamento e o médico com 25%, taí um grande exemplo da mais valia, descrita por Carl Marx como a forma dos burgueses se apropriarem da riquesa produzida pelos trabalhadores.Trabalhadores sendo expropriados pelos patrões não pode. Trabalhadores sendo expropriados pelo governo comunista isso pode. Me fez lembrar o Livro A Revolução dos bichos.

    Sobre a permissão da família dos médico virem morar no Brasil isso bem demonstra o grau de democracia (no caso falta) que existe em Cuba. Proibir os filhos do convívio dos pais é asqueroso, uma verdadeira crueldade contra essas crianças. Que tipo de regime separa os filhos dos pais?

  10. Esse nojo, esse vômito

    Ao menos, um professor da USP vai achar ótimo a saída dos médicos cubanos (isso eu posso provar, esse nojo, esse vômito). 

    Mas outros “profissionais”, que fazem manifestação contra médicos que vão para lugares que essa gente nem ouviu falar. 

    Quer saúde? Vá pra Cuba…

  11. É inacreditável e espantosa a

    É inacreditável e espantosa a capacidade deste senhor e de seus filhos de produzir asneiras. Aparentemente idiotice e imbecilidade estão no DNA da família.

  12. É inacreditável e espantosa a

    É inacreditável e espantosa a capacidade deste senhor e de seus filhos de produzir asneiras. Aparentemente idiotice e imbecilidade estão no DNA da família.

  13. #

    Os adoradores cubafóbicos fanáticos do Bostonauro estão em festa, soltando rojões.

    O fato é que quem perde com isso são os milhões de brasileiros pobres que ficarão sem atendimento médico.

    Não é de hoje que o capitão “patriota” demonstra o seu desapreço pelos brasileiros.

    Nos anos 80 ele planejou explodir a adutora de Gandu, à época, essencial para o abastecimento de água da cidade do Rio de Janeiro, só para reivindicar aumento de salário.

    Grande patriota! Um desenvolvimentista!

    https://veja.abril.com.br/blog/reveja/o-artigo-em-veja-e-a-prisao-de-bolsonaro-nos-anos-1980/

     

     

  14. CFM

    A casta médica foi linha de frente na batalha odienta que a direita travou para acabar com os governos  da esquerda.

    Recebe agora a  recompensa.

    Os doentes das cidades distantes, tomem um chá, procurem um pastor ….

    Por trás de todaa artimanha, mais um trenzinho da  alegria , a criaçao da carreira de estado para médicos, com todas as regalias pertinentes. O Estado a serviço de quem pode mais …..

    A viúva vai ter que vender as jóias da herança para pagar a festa !

    Agora vai !

  15. Um comentário melhor que o

    Um comentário melhor que o outro. Não tenho como fazer um melhor.

    Só quero lembrar duas coisas:

    1 É um governo da classe média coxinha imbecil para a classe média coxinha imbecil. Então, tá tudo sob controle pois os medíocres estão vencendo;

    2. Não vamos esquecer que o Bozó não se elegeria sem os votos desse povo que agora prejudica. Mas duvido que a ficha um dia caia pra essa gente.

    Como o pessoal aí já lembrou: agora que procurem um pastor. Nem que seja pra operar apendicite.

    Só sei que serão anos inesquecíveis e eu vou rir muito de muito otário que tem por aí.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador