Chioro chama de “atentado” o projeto do PSDB para proibir médicos cubanos

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O ministro Arthur Chioro disse nesta sexta-feira (27) que o PSDB tentar barrar a introdução de médicos cubanos no programa Mais Médicos é um “atentado contra a população” por “motivação política”. Com um projeto de decreto legislativo, senadores tucanos querem anular a contratação de 11,4 mil profissionais da Ilha, que ajudam no atendimento básico à saúde dos brasileiros. 

“É lamentável. Na prática, acaba com o Mais Médicos. (…) Aqueles que diziam nas eleições passadas que não acabariam com o programa agora mostram a sua verdadeira face”, disse o ministro da Saúde. Durante a eleição de 2014, o então candidato Aécio Neves afirmou que não acabaria com o projeto, mas apresentaria “melhorias” e reduziria o poder do governo Cubano sobre o programa.

Ainda segundo Chioro, “questionar a relação do Brasil com uma instituição centenária como é a Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), braço da Organização Mundial de Saúde, e tornar nulo o convênio do Brasil com a OPAS que permite que mais de 11,4 mil médicos cubanos possam atuar na região de floresta, nas aldeias indígenas, nos quilombolas, no semiárido, nas regiões mais críticas do País, é um atentado contra a população e contra as próprias prefeituras do PSDB, já que 65% delas participam do Mais Médicos, inclusive com médicos cubanos.”

O projeto de decreto foi apresentado por Cassio Cunha Lima (PB) e Aloysio Nunes Ferreira (SP), líder e vice-líder do partido de oposição no Senado. Indignado, Chioro disse não entender “como é que alguém comprometido com a saúde pública pode propor isso”.

Com informações do Estadão

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

40 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Aécio você tem plano de saúde

    Aécio você tem plano de saúde o povo não! Será que o democrático Tancredo faria isso, acho que não!?

  2. É isso. A mesma elite que

    É isso. A mesma elite que obriga os nossos cursos de medicina praticamente só formar para atender esse até com cirurgias plásticas por pura vaidade  e ser atendidas em luxuosos hiospitais, o povão só pode contar com os médicos cubanos. Deeveeri todo mundo ser obrigado só ter como ser atendido em posto de saúde pública e lá da periferia

     

  3. Cada pessoa que morrer no

    Cada pessoa que morrer no local onde os médicos cubanos atendiam, caso passe esse projeto, deverá ser debitado na conta do PSDB. 

    Espero que as familias processem o PSDB.

    1. Isso é exatamente o que a

      Isso é exatamente o que a presidente deveria dizer em rede nacional, com todas as letras e de forma firme e clara. Ah, esqueci, Dilma Rousseff não é Cristina Kirschner. Lamentável.

  4. O Brasil é um avião e a

    O Brasil é um avião e a oposição um co-piloto alemão, que, junto como PMDB trancou a presidenta do lado de fora da cabine.

  5. A tentativa de sangar o

    A tentativa de sangar o governo, para utilizar a palavra do Aloysio Nunes, já está atingindo tons de crueldade. Nada mais a acrescentar.

  6. é o sucesso do programa…

    o que mais aflige os representantes tucanos dos planos de saúde particulares e cada vez mais caros não são os pontos discutíveis do mais médicos, é o seu sucesso, é a boa saúde dos grupos que passaram a ter um tratamento decente, barato e muito mais eficiente do que os de grandes hospitais e clínicas particulares

    o que aflige realmente os tucanos não são os problemas antigos do Brasil, é o Novo Brasil sem problemas

  7. Para que médicos? para que

    Para que médicos? para que dentistas? Para que Saúde da Família? Vamos acabar com essa mordomia de saúde para todos. Quem quiser que banque sua doença, né não? O PSDB quer assim, e o congresso vai apostar no cancelamento da saúde?

  8. CHIORO … É SÓ O PT TRABALHAR!

    Cobra dos parlamentares PetistaS (deputados e senadores) a defesa do Projeto. É só subirem na Tribuna do Congresso, do Senado, e falar o que o PSDB tá armando… É só os deputados petistas “grudarem”  esse atentado no PSDB. A história acaba rapidinho. Tem que dar nome aos bois (Aécio, Cassio, Aloysio, Caiado etc)  Agora, com essa lentidão, essa falta de coragem dos Petistas de brigarem na Tribuna. Aí fica difícil… Os caras da oposição não estão dormindo pra arranjar um jeito de prejudicar o PT no outro dia de manhã. Agora que tem um monte de parlamentares do PT dormindo até tarde, isso tem Chioro. Aí complica, né? 

  9. Mais médicos

    Nada menos que isto poder-se-ia esperar do tucanato. Que se danem as pessoas que são atendidas pelos médicos vindos de Cuba e também de outros países (em menor quantidade). Diga-se que vieram porque os nossos médicos formados em nossas universidades, (estou dizendo dos recemformados porque os outros já devem ter se estabelecido) não se dignaram a ir para os recantos mais longíncuos e inóspitos desta Terra Brasilis. Mas o povão que se dane. Isto é de uma covardia sem tamanho; colocar questões partidárias e ideológicas à frente das necessidades das pessoas que mais precisam. Será que é medo do VIRUS do comunismo escondido por baixo dos jalecos cubanos? Hem seu Cassio Cunha Lima e Aloysio Nunes Ferreira? E por falar em Aloysio Nunes Ferreira, foi você mesmo que foi exilado por ter idéias subversivas? Onde? Que idéias? Você era de esquerda? Era? Não diga… Ah, me lembrei, o muro de Berlim caiu e junto com ele a máscara de muitos. Agora entendi.

  10. A CF/88 garante direito a
    A CF/88 garante direito a saúde e à assistência médica aos cidadãos e obriga o Estado a garantir o exercício destes direitos. O PSDB não está atacando os médicos cubanos e sim a CF/88, que todos os partidos tem obrigação de cumprir e fazer cumprir. O registro eleitoral deste grupo terrorista chamado PSDB, que atenta contra o regime constitucional, deveria ser cassado. Simples assim.

  11. o psdb afunda.

    Que coisa, que destino cruel o do psdb, consegue ser cada hora pior. Que compromisso com o desastre.

    O país precisando de uma oposição, e é tão fácil ser oposição, e eles nem isso conseguem. Longe disso, representam o caos. Herança fhc.

    Leio agora no terrível e vassalo do pig ( como consegue?) estado de m. que o aécio disse no perú que o pt “já era”. Que coisa, perdido de tudo.

  12. Mais Médicos

    Enquanto não se reunirem os Movimentos Sociais, os Partido deEsquerda, os Sindicatos, os Conselhos Profissionais as ONGS e todos que defem o governo em uma cruzada nacional, vão ficar o dos ricos(PSDB) e o partido minguante(DEM) a fazerem complo contra o BRASIL  e sua população mais sofrida.

     

  13. É por esta e outras que,

    É por esta e outras que, mesmo com todos os problemas do governo atual, a volta do PSDB seria um enorme retrocesso, um país para os poucos que podem pagar por tudo.

  14. a covardia do PT (Perda

    A covardia do PT (Perda Total) é nojenta. É prá finaciar DITADURA!

    Existe uma gravação, tornada pública pela Bandeirantes, que demonstra claramente que o Mais Médicos era dirigida ao financiamento de Cuba, a responsável da Opas declara que a intermediação da mesma era apenas para disfarçar o acordo bilateral.

    Está gravado e é público, claro que a pelegada vai negar.

    O PT (Perda Total) agora, de completamente perdido, vai brigar com com a realidade, mas desta vez vai além do domínio do fato.

    A Arena da esquerda cada mais desmascarada…

    Cara de pau que dá nojo.

    Depois não entendem o panelaço “dazelite”…

    .[video:https://youtu.be/Fe03u2SY_KA%5D

    1. Simples…Deixa cortar e

      Simples…

      Deixa cortar e fala que foi o PSDB!

      50.000.000 de pessoas vão achar uma idéia NÃO MUITO INTELIGENTE!

      Vamos ver o que eles vão inventar no lugar…

      De preferência começar a falar isso AINDA HOJE!

    2. Além de Troll, você é

      Além de Troll, você é INFANTIL!

      Para não dizer coisa pior! 

      Ter compaixão pela miséria intelectual, faz parte do bom cristão!

      Mas, matéria da Band?

      Como prova?

      Conta outra véi…

      PS.: Você acredita em papai noel?

      1. Ué a Band é apenas o

        Ué a Band é apenas o mensageiro…rs

        A Gravação nao é a Band falando

        Que doidera…kkkkkkkk

        Ta queimando erva mofada , só pode…

    3. Qual o problema de haver esta

      Qual o problema de haver esta troca entre os governos?

      O importante é que 60 milhões de pessoas que não eram atendidas pelos coxinhas de jaleco brasileiro, passaram a contar com a assistencia de médicos cubanos.

      O governo contratou a OPAS e os cubanos são funcionários da mesma, portanto, respondem às leis de seu país de origem.

      Além de não querer os pobres frequentando o mesmo aeroporto e o shoppings que você frequenta, você quer que eles morram a mingua sem assistência médica?

      Te emenda TUCANO.

      Canalhice tem limite.

      1. Não ha problema nenhum na

        Não ha problema nenhum na troca de governos…rs

        Exceto a cafetinagem de Cuba que na condiçao de uma ditadura é normal

        Errado é o PT confundir o tesouro nacional como seu caixa e permitir essa obscenidade que é pessoas trabalharem aqui sob condiçoes que afrontam as condiçoes minimas de trabalho

        Voces nao sao o partido dos trabalhadores?

        Porque nao tomam vergonha na cara e admitem que para ajudar a ditadura amada de voces os trabalhadores que se F%$#* ? rs

        De fato canalhice tem limite e voces ja ultrapassaram ele ja tem muuito tempo…

        1. Teu “amado” Estados Unidos da

          Teu “amado” Estados Unidos da América, mantém negócios e contratos com várias ditaduras do mundo, sem questionar o que é feito ou deixa de ser feito, em termos de direitos humanos e trabalhistas.

          Os problemas internos de Cuba, só a Cuba interessa.

          As empresas do teu “amado” Estados Unidos da América, lucram horrores, produzindo bugigangas lá na Ásia, com mão de obra semi escrava e nem por isso deixaram de fazer contratos com estes países.

          Arábia Saudita é uma ditadura sanguinária e desumana, mas é o principal aliado do seus “amado” Estados Unidos da América” lá no Oriente Médio e apesar de financiar veladamente o Estado Islâmico, continua a ser aliado do seu “amado Estados Unidos da América.

          Portanto, TUCANO, é CANALHICE vir aqui falar mal de Cuba, enquanto seu “amado” Estados Unidos da América, promove golpes, invade, mutila, assassina e financia ditaduras muito mais sanguinárias do que a da pequena ilha que só quer garantir a sua sobrevivência e um pouco de dignidade para seus habitantes.

           

  15. Eu sou favoravel aos medicos

    Eu sou favoravel aos medicos cubanos

    Porem desde que eles recebam o salario integral, fiquem resumidos a condição de médico para prevençao s/ autorização para procedimentos mais elaborados ( enquanto nao se submeterem ao revalida ) e tenham garantias que poderao trazer a familia para cá. 

    Pronto fica todo mundo feliz!

    Menos os semvergonhas qeu querem financiar uma ditadura miseravel e tem o descaramento de dizer que não dar dinheiro do contribuinte Brasileiro para aqueles ditadores safados seja o mesmo que ser contra pobres.

    E muita falta de honestidade desses tais…rs

    1. Entenda antes de falar….

      Caro, tu teve pelo menos a pachorra de saber como é o convênio com a OPAS? O Brasil paga o salário igual a todos os cubanos…. mas Cuba, por um acordo com a OPAS (o Brasil não tem haver com isso), fica com parte do salário. O Brasil faz sua parte: repassa a OPAS o salário total. O que acontece dali em diante não tem haver mais conosco. Podemos nao gostar, espernear, etc e tal… mas é assim que funciona para os cubanos. A solução poderia ser não contratar cubanos? Sim, poderia, desde que houvesse contigente para assumir o lugar deles. Mas não há…. e você também não acha estranho que os que mais deveriam se sentir incomodados, os cubanos, estejam de boa com isso? Aff….

       

      1. ué…
        O governo Lula passou 2

        ué…

        O governo Lula passou 2 mandatos INTEIROS sem essa necessidade

        Qual a razão de ser para só agora ela aparecer?

        Devemos entender entao que quando o Lula assumiu o governo não havia essa necessidade? 

        Que ela só ocorreu por ter sido ele que teria destruido o SUS a tal ponto que ela existisse?

        Obvio que não né?

        Entao para de falar merda e entenda que o programa foi feito sob medida para dar dinheiro do contribuinte Brasileiro para aqueles canalhas que matam, torturam , prendem e estupram milhares de pessoas desde 1959.

        cada uma…rs

    2. Médicos pagam salário mínimo

      Médicos pagam salário mínimo para recepcionista de seus consultórios e cobram numa consulta 400 reais. Depois vêm com esse papinho furado de que estão preocupados com o salário recebido pelos médicos cubanos. Muita hipocrisia. Não sei se é o seu caso.

  16. Mais médicos

    Amigos, Dilma tem que abrir a boca no trombone, porque se não, vão dizer que ela vai acabar com o Programa Mais Médicos.

    O PSDB quer destruir um dos programas mais importantes para as populações pobres das periferias e do interior!

  17. Alguém surpreso?

    Tem alguém surpreso com esta atitude destes vermes, digo, aves de mau agouro tucanas?

    Isto mostra apenas a sua verdadeira natureza, pois além de nada fazerem pelo País buscam destruir o que foi por outros criado e construído.

    Ou não é verdadeira a fixação do bocudo e sua matilha em destruir o legado de Vargas e sua principal obra, a Petrobras?

    As obras de Lula, caspita, nem se fala! De Dilma, mais ainda! Oh inveja desgraçada e desapreço ao Povo Brasileiro maior ainda!

    FHC, grande timoneiro da nau dos insensatos da tucanada, nos faça um grande favor, vai, durma hoje em paz, do alto de seus oitenta e poucos anos, e não acorde amanhã de manhã não. Chega de prejudicar nosso País e sua população! Numa boa, prometo que te mando uma bonita de coroa de flores com uma bela fita com uma inscrição surpresa para enfeitar seu velório! 

    Na campanha de 2014 a tucanada dizia que não extinguiria o Mais Médicos e o melhoraria. Agora estas vestais de bordel volta e meia teleguiam seus robôs midiotas falando em estelionato eleitoral de Dilma.

    Vão ser cara de pau assim nas profundezas do Tietê ou do inferno, o que for mais próximo!

     

  18. Caro Nassif e demais
    Mais um

    Caro Nassif e demais

    Mais um projeto tucanos de arrebentat com o povo.

    E tem nhó que votam neles.

    Saudações

  19. Cuba não é ditadura

    Certamente temos uma parcela da população que reclama que o “mais médicos” financia a ditadura de cubana e ao mesmo tempo pedem, por aqui, intervenção militar! É loucura!

    Querem um um país com educação, saúde, segurança….vão pra CUBA!!

  20. Caro Nassif e demais
    Esse

    Caro Nassif e demais

    Esse grupo que se coloca contra o Mais Médico, são os assassinos do povo, escondendo seus verdadeiros motivos.

    Eles são favoráveis ao Mais Coveiros, Mais Cemitérios, Mais Esquadrão da Morte. Essa turminha predadora, traidora, quer mesmo é apoiar os EUA, para trazer para o Brasil, a democracia do Afeganistão, da Líbia, do Iraque.

    Sonegam e falam em honestidade, mentem e falam em verdades, apoiam a ditadura militar e falam em liberdade.

    Saudações 

     

  21. Um ano de médicos por três dias em Disney

    Em 2013, a corrente de comércio entre Brasil e Cuba totalizou US$ 624,8 milhões. As exportações brasileiras para Cuba foram de US$ 528,2 milhões. As importações foram de US$ 96,6 milhões. O saldo comercial, positivo para o Brasil, foi de US$ 431,6 milhões. O programa “mais médicos” estima-se que gaste algo em trono de US$250 milhões/ano, ainda muito favorável á nossa balança.

    http://www.brasil.gov.br/economia-e-emprego/2014/11/em-cuba-empresas-brasileiras-fecham-us-120-milhoes-em-negocios

    Cuba investe aproximadamente 80 mil dólares em formar um médico, de modo que, na exportação deste tipo de sérvio especializado, é legítimo que recupere o seu investimento. O Brasil, pela sua parte, gasta esses mesmos 80 mil dólares (apenas considerando o custo de operação) para produzir 3200 t de minério de ferro, que é vendido no mundo de acordo com o humor do mercado. Uma universidade bacana dos EUA apresenta como sendo um favor o fato de cobrar 60 mil dólares/ano pelos estudos de algum iludido do terceiro mundo.

    Anualmente, brasileiros a passeio pelo mundo afora, tiram do Brasil 25 bilhões de dólares a cada ano.

    http://g1.globo.com/economia/seu-dinheiro/noticia/2015/01/gasto-de-brasileiros-exterior-somam-us-25-bilhoes-em-2014-novo-recorde.html

    Ou seja, Brasil gasta em apenas 3 dias, com meninos visitando o pato Donald, o mesmo valor total gasto anualmente pelo mais médicos, e que tem gerado um atendimento de saúde (antes inexistente) para quase 33 milhões de brasileiros.

    Brasil fez um enorme e bom negócio, levando mais saúde a quase 15% da sua população mais carente, com apenas o equivalente a três dias de brasileiros do andar de cima, em Disney. Apenas um dos gatunos da Petrobrás, ofereceu “devolver”, em espécie, quase o que custa todo o programa Mais Médicos num ano.

    1. Não , não é legitimo COISA

      Não , não é legitimo COISA NENHUMA

      Dar educação não é FAVOR é OBRIGAÇAO

      como voces de esquerda tem a capacidade de falar bobagens para justificar seus amores por uma ditadura não?

      Ela fornece ensino gratuuito que é funçao do estado, depois de formado seu cidadão escolhe onde , como e em que trabalhar

      Oras bolas que ideia absurda…

      Sobre saldo comercial favoravel, que vergonha…rs

      Ta dizendo que o Brasil como nação deve se comportar como a taõ odiada ( por voces ) elite que compra roupa cara mesmo sabendo que foi feita com a exploraçao dos trabalhadores?

      Olha só que interessante, o pt  ( com letra minuscula mesmo ) nao é o partido dos trabalhadores? ou só dos trabalhadores brasileiros ? e mesmo assim de alguns trabalhadores ?

      pq o que o funcionalismo publico ( baixo clero , obviamente ) tem sido roubado, tem  apanhado dos governos federal, estadual e municipal com o pt no meio, é brincadeira…

  22. Programa Mais Médico é cristão

    Os tucanos são assim mesmo,  sempre fazem projetos que dê lucros para os mais ricos e prejudica os mais pobres, por isso nunca mais venceram as eleições, e se continuarem com essa atitude irá sumir do mapa. Na minha cidade do interior, mesmo sendo o reduto dos tucanos, há dois médicos cubanos que estão fazendo o maior sucesso, todo mundo quer ser atentido por eles, pois, os médicos brasileiros estão deixando muito a desejar.

  23. Mais Médicos

    As críticas ao pragrama vem de quem nunca precisou atender as demandas da população por atendimento a saúde. O mercado aqui  no Brasil, como em outros países como o nosso  é fechado à categoria médica e por isso eles  resistem ( senadores e deputados médicos) e as  inciativas de ampliação de acesso a serviços são repelidas. Mas o programa está no caminho certo. 

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador