Conferência aponta efeitos do álcool e maconha sobre cérebro

UFMG realiza palestra com cientista David M. Lovinger mostrando impactos de drogas sobre condutas habituais e compulsivas 
 
Conferência aponta efeitos do álcool e maconha sobre cérebro
 
Jornal GGN – A Universidade Federal de Minas Gerais irá realizar uma conferência sobre o impacto do uso habitual de álcool e cannabis (comumente conhecida como maconha) sobre os mecanismos neurais. Uma das palestras será ministrada pelo cientista e professor David M. Lovinger, chefe do Laboratório de Neurociência Integrativa do National Institute on Alcohol Abuse and Alcoholism (NIAAA), dos Estados Unidos, em uma atividade como catedrático do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) da UFMG.
 
A série de encontros ocorrerá nos dias 4, 5 e 6 de junho, a partir das 9h no Auditório Nobre da Escola de Engenharia. Na sua palestra, que será ministrada em inglês com tradução simultânea, o professor Lovinger irá apresentar os efeitos do álcool e do canabinoide (o componente viciante da maconha) no comportamento de primatas e camundongos e, ainda, abordar as condutas habituais e compulsivas realizadas pelos circuitos no cérebro, particularmente no chamado sensório motor e a influência na intoxicação, tanto no consumo habitual de drogas, quanto no seu uso excessivo após períodos de abstenções. Os interessados em assistir as palestras devem realizar inscrições pelo formulário on-line. Clique aqui.
 
UFMG Agência de Notícias
 
Em conferência, pesquisador norte-americano abordará os circuitos do cérebro que controlam o uso de drogas

Divulgação
Photo%20Dr.%20Lovinger%202.JPG

 
Compreender os mecanismos que impulsionam o consumo habitual de álcool e drogas, incluindo uso excessivo e prolongado e ciclos de abstenção e recaídas, é objetivo das linhas de investigação do professor David M. Lovinger [foto], chefe do Laboratório de Neurociência Integrativa do National Institute on Alcohol Abuse and Alcoholism (NIAAA), dos Estados Unidos. O pesquisador, que virá a UFMG para cumprir uma agenda de atividades como catedrático do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT), vai ministrar conferência no dia 4 de julho, às 9h, no Auditório Nobre da Escola de Engenharia.
 
Integrante da programação dos 90 anos da UFMG, a palestra Investigação integrativa dos mecanismos neurais do uso habitual de álcool e cannabis, que será ministrada em inglês pelo professor com tradução simultânea, vai abordar comportamentos habituais e compulsivos controlados por circuitos no cérebro, particularmente o chamado sensório motor, que podem ocorrer apesar das consequências negativas do uso excessivo de drogas.
 
Na conferência também serão apresentados os efeitos do álcool e do canabinoide em moléculas, células, circuitos e no comportamento de camundongos e primatas. O pesquisador vai descrever as mudanças induzidas por essas substâncias no circuito sensório-motor e a sua influência na intoxicação, no consumo habitual de drogas e no seu uso excessivo após abstenções ou recaídas. Os interessados devem realizar inscrição prévia por meio de formulário on-line. Haverá emissão de certificados para os participantes.
 
Durante a estada de sete dias na UFMG, David Lovinger visitará laboratórios e centros de pesquisa vinculados ao Instituto de Ciências Biológicas e a outras instituições mineiras, além de ministrar curso para estudantes de graduação e pós-graduação. A formação em>Neurobiologia do abuso de drogas terá duração de 15h e será ministrada em inglês nos dias 4, 5 e 6 de julho. As inscrições estão encerradas.
 
Diretor científico da Division of Intramural Clinical and Biological Research, Lovinger é graduado em Psicologia pela Universidade do Arizona e com pós-doutorado em Psicologia pela Northwestern University. Atua desde 2001 no National Institute on Alcohol Abuse and Alcoholism (NIAAA) como investigador sênior e chefe do laboratório de Neurociência Integrativa.

 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador