Consórcio Nordeste compra 39 milhões de doses da Sputnik V para o Brasil

Ministério da Saúde conseguiu comprar só 10 milhões e ainda vai pagar mais caro porque demorou demais para fazer um acordo com o laboratório russo

Reprodução

Jornal GGN – O Consórcio Nordeste conseguiu comprar 39 milhões de doses da vacina Sputnik V, desenvolvida pelo laboratório russo Gamaleya, pagando 9,95 dólares por cada dose. O contrato deve ser assinado nesta sexta (12), depois que o Supremo Tribunal Federal deu aval a compras pelos Estados durante a pandemia.

Enquanto isso, o Ministério da Saúde conseguiu comprar menos doses da mesma vacina – apenas 10 milhões – e pagará mais caro por cada uma delas – 13 dólares – porque demorou demais para fazer um acordo com a empresa fabricante.

O Consórcio Nordeste estava em negociação com a Gamaleya desde 2020.

A notícia da compra foi confirmada nesta sexta (12) pelo governador do Piauí, Wellington Dias (PT), que preside o Consórcio Nordeste.

O Ministério da Saúde teria se comprometido a assumir, depois, a despesa, e distribuir as doses adquiridas pelo Consórcio Nordesnte no âmbito do Plano Nacional de Vacinação, por todo o Brasil.

A Sputnik V ainda não tem autorização de uso pela Anvisa.

Redação

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador