Consultório na Rua: a rua não é um mundo fora do nosso mundo

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

da Rede HumanizaSUS

Solitários, desempregados, famílias, pessoas com transtornos mentais, dependentes químicos, ou simplesmente pessoas que optaram por viver nas ruas. Alguns sonham em sair delas, outros já se conformaram e, em muitos casos, perderam a confiança e a esperança em qualquer tipo de ajuda e assistência. É nesse cenário de vulnerabilidade e carência de cuidado que as mais de 80 equipes de Consultórios na Rua atuam para alcançar essa população.

E é nesse contexto e com o objetivo de divulgar o trabalho das equipes e da atenção à saúde da população que vive em situação de rua, que o documentário “A rua não é um mundo fora do nosso mundo” foi produzido. Realizado pelo Departamento de Atenção Básica (DAB/SAS/MS), o vídeo apresenta e discute a experiência dos Consultórios na Rua, nos municípios de São Paulo e Rio de Janeiro, em junho de 2013. Com duração de 22min, o documentário mostra o caminho percorrido por cinco equipes em seus desafios diários para possibilitarem o acesso, criarem vínculo, e superarem as dificuldades que o cuidado a essa população exige.

Acesso, acolhimento, intersetorialidade e redes de apoio foram alguns dos temas abordados pelo documentário, que traz entrevistas com 22 atores envolvidos, entre profissionais de saúde, gestores e usuários. Para além dos temas específicos da saúde, o filme traz histórias de vida e de superação que fazem dele uma boa pedida não apenas para os trabalhadores e gestores da saúde, mas também para o espectador sensível e interessado num tema que tem mobilizado a sociedade brasileira nos últimos anos.

Compartilhem o vídeo e fiquem à vontade para usá-lo em palestras, oficinas e reuniões de grupo. Boa sessão!

Fonte: Portal da Saúde-DAB – publicado em outubro/2013

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador