Coração artificial infantil nacional será implantado no Incor

Jornal GGN – O primeiro coração artificial infantil totalmente desenvolvido no Brasil, fabricado pelo Incor (Instituto do Coração), deve ser utilizado até o final deste ano. O equipamento estará disponível para uso da equipe de Cirurgia Cardíaca Pediátrica do instituto, que realiza o maior número de transplantes cardíacos pediátricos da América Latina, e poderá salvar crianças que hoje morrem na fila à espera de um coração.

“Um coração artificial infantil poderá ser a diferença entre a vida e a morte nestes casos”, diz o Dr. Marcelo Jatene, chefe da equipe cirúrgica de transplante infantil do hospital. O equipamento, que está sendo desenvolvido conjuntamente pela equipe de cirurgia pediátrica e a Bioengenharia do Incor, deve atender a uma faixa de pacientes que vai de recém‐nascidos a adolescentes.

O desenvolvimento do coração artificail deverá enfrentar vários desafios tecnológicos, que vão desde os materiais usados até sua geometria, devido a suas dimensões, para se adequar ao organismo infantil. Em linhas gerais, o coração artificial infantil terá o mesmo sistema de acionamento já validado no uso em adultos. Estima‐se que anualmente 30 mil crianças no mundo nasçam com alguma má formação congênita no coração, que pode evoluir para a insuficiência crônica do órgão, necessitando de transplante. O coração artificial infantil poderá significar, para parte dessas crianças.

O coração artificial funciona como suporte enquanto o paciente espera pelo transplante. Seu objetivo é substituir o coração já falido, dando à criança condições de esperar mais tempo por um transplante. Atualmente, a chance de um paciente na fila de espera é de 40%, por isso, o coração artificial é tão aguardado.

O projeto conta com o apoio e financiamento da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Veja o funcionamento de um coração artificial

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador