Coronavírus: OMS alerta que ‘vírus estará conosco por muito tempo’

‘A maioria dos países ainda está nos estágios iniciais de suas epidemias e alguns que foram afetados no início da pandemia estão começando a ressurgir nos casos’, disse ele

Jornal GGN – Tedros Adhanom Ghebreyesus, chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS) disse que ‘há tendências preocupantes de alta’ nas primeiras epidemias em partes da África e na América Central e do Sul. Ele alertou também que a abertura de viagens globais precisa ser gerenciada com cuidado.

‘A maioria dos países ainda está nos estágios iniciais de suas epidemias e alguns que foram afetados no início da pandemia estão começando a ressurgir nos casos’, disse ele a jornalistas de Genebra em uma entrevista virtual.

‘Não se engane, ainda temos um longo caminho a percorrer. Esse vírus estará conosco por um longo tempo’, acrescentou, observando o progresso na Europa Ocidental.

Mike Ryan, o principal especialista em emergências da OMS, alertou contra a abertura de viagens globais muito rapidamente, dizendo que exigiria ‘cuidadoso gerenciamento de riscos’.

Em outro tema, o chefe da OMS disse esperar que os EUA reconsiderem a decisão de cortar financiamento ao órgão. Tedros afirmou que seu foco principal era acabar com a pandemia e salvar vidas.

‘Espero que o congelamento do financiamento seja reconsiderado e os EUA apoiem mais uma vez o trabalho da OMS e continuem a salvar vidas’, disse Tedros. ‘Espero que os EUA acreditem que esse é um investimento importante, não apenas para ajudar outras pessoas, mas também para que os EUA se mantenham seguros, completou ele.

Mike Ryan, como especialista em emergências da OMS, disse que era importante entender as origens animais do novo coronavírus que derrubou a barreira de espécies humanas na China no final do ano passado, acrescentando: ‘Ele pode ser violado novamente’.

Com informações da Al Jazeera

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora