Coronavírus: primeira morte fora da China é registrada nas Filipinas

A representante da Organização Mundial de Saúde nas Filipinas, Rabindra Abeyasinghe, disse que é preciso ter em mente que este não é um caso localmente adquirido, já que o paciente veio do epicentro do surto.

Hong Kong – foto de Tyrone Siu/Reuters

Jornal GGN – As Filipinas relataram a primeira morte por coronavírus fora da China, porém de um cidadão infectado em Wuhan, que foi repatriado pelas autoridades. Ele morreu em um hospital nas Filipinas. As autoridades estão rastreando pessoas ligadas à primeira morte no país.

A representante da Organização Mundial de Saúde nas Filipinas, Rabindra Abeyasinghe, disse que é preciso ter em mente que este não é um caso localmente adquirido, já que o paciente veio do epicentro do surto.

O departamento de saúde das Filipinas informou que o homem foi internado no dia 25 de janeiro com febre, tosse e dor de garganta. Ele desenvolveu pneumonia grave, mas estava estável e mostrou sinais de melhora. No entanto, sua condição se deteriorou e ele morreu em 24 horas.

Este homem estava com uma chinesa que também deu positivo para o vírus. Ela foi o primeiro caso de vírus nas Filipinas e está se recuperando em uma ala de isolamento hospitalar.

A notícia desta morte foi divulgada logo depois que as Filipinas anunciaram que interromperiam imediatamente a chegada de qualquer viajante estrangeiro da China, em sintonia com vários outros países que impuseram proibições similares para tentar conter o vírus.

O surto da doença respiratória já vitimou 304 pessoas na China desde que foi detectado na cidade central de Wuhan, no final do ano passado. No sábado, foram confirmadas 2.590 novas infecções, elevando o total para 14.380, informou a Comissão Nacional de Saúde da China. Um estudo da Universidade de Hong Kong descobriu que o vírus pode ter infectado até 75.815 pessoas em Wuhan.

O vírus foi declarado uma emergência mundial de saúde pública, com relatos de infecções em mais de 20 países.

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nassif: tão falando que na última reunião do MessiasDoBras com os VerdeSauvas ficou decidido que que os brasileiros da China, que estavam no entorno da região infectada pelo corona, serão imediatamente repatriados e colocados não em quarentena, mas nas carentes áreas urbanas (favelas). Acham que será uma convivência promissora. Depois, limpam com napalm o que sobrar. Participaram da reunião (como na Alemanha, antigamente) alguns ministros civis. O plano foi aplaudido de pé. Ao dono do Quintal onde moramos vai ser pedido emprestado avião pra tarefa. Só quero ver, agora, esses Kummunistas de Pindorama ficarem dizendo que os caras foram abandonados à sorte pélo governo.

  2. Embora altamente contagiante, isto significa que o índice de letalidade do novo coronavírus é de 2,09%. A síndrome SARS (2003 na China) e a MERS (Oriente Médio, 2012), igualmente causadas por cepas e coronavírus, apresentaram índices de mortalidade em torno de 20% (SARS) e 9,5% (MERS). Nenhum país ocidental conseguiría fazer o que a China está fazendo para conter o surto viral:

    https://actualidad.rt.com/actualidad/341789-primer-hospital-construido-contrarreloj-china-coronavirus-abrirse

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador