Coronavírus: um roteiro para derrotar o vírus

Segundo Washington Post, é necessário um esforço governamental que reúna academia e indústria, e que seja capaz de promover avanços médicos

Foto: Reprodução

Jornal GGN – A crise do coronavírus (COVID-19) já é comparada à Terceira Guerra Mundial, mesmo sem bombardeios ou ataques cibernéticos. Apesar da comparação ser criticada, ela pode ser um modelo para derrotar o vírus de alguma maneira.

“Durante a Segunda Guerra Mundial, os conhecimentos científicos e médicos do país foram mobilizados para combater a guerra. Em caráter emergencial, precisamos repetir essa mobilização e criar redes colaborativas setor-acadêmico-governo para abordar a covid-19 e suas conseqüências para a saúde pública e os cuidados clínicos”, diz o jornal norte-americano Washington Post.

E a comparação com a Segunda Guerra Mundial estrutura a análise do jornal, afirmando que o investimento feito pelo governo dos Estados Unidos em ciência e tecnologia ajudou o país e seus aliados a vencerem o conflito.  “A mobilização bem-sucedida da ciência entre 1939 e 1945 desempenhou um papel crítico no surgimento dos Estados Unidos como o poder militar dominante no mundo”, pontua a publicação.

Apesar disso, um pouco do espírito de colaboração foi perdido da Segunda Guerra Mundial para cá, com grande parte da inovação ficando nas mãos de empresas privadas que atuam no Vale do Silício, mas é menos provável que esse modelo supere a Covid-19.

Segundo o Washington Post, o que se faz necessário é uma iniciativa equivalente ao Escritório de Pesquisa e Desenvolvimento Científico, que atuou durante a Segunda Guerra Mundial. “Seu modelo de coordenação do desenvolvimento entre agências governamentais, organizações sem fins lucrativos e empresas com fins lucrativos, cada uma das quais traz algo à mesa nessa luta, é exatamente o que precisamos para encontrar uma solução para a covid-19 o mais rápido possível”.

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Derrotar o vírus pode ser mais simples que eliminar a ganância e a irracionalidade

    E vale tudo, até desabastecer o fornecedor do planeta. Em ano eleitoral e no desespero para eleger-se, não vai ser nada fácil o mundo ter de bancar a continuidade da mentalidade trumpista e individualista americana. Mônica Bérgamo traz matéria com um alerta:

    EUA enviam 23 aviões à China e acendem alerta de desabastecimento para hospitais do Brasil
    Capitalismo selvagem vai se impor, diz diretor da Fiocruz

    https://www1.folha.uol.com.br/colunas/monicabergamo/2020/04/alta-procura-por-itens-hospitalares-na-china-gera-alerta-em-abastecimento-no-brasil.shtml

    Esta dinâmica, a continuar vai trazer de volta os tempos dos vikings e os piratas – do vale tudo, num tempo de maior escassez

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador