Covid-19 – Balanço de momento: 4,1 milhões de casos, 281,5 mil mortes e 1,4 milhão de altas, por Felipe Costa

Levando em conta os dados obtidos hoje à tarde (10/5), eis um resumo geral da pandemia em escala global

Covid-19 – Balanço de momento: 4,1 milhões de casos, 281,5 mil mortes e 1,4 milhão de altas.

Por Felipe A. P. L. Costa [*]

Este artigo atualiza os números a respeito da pandemia da Covid-19 divulgados em artigo anterior [1].

Levando em conta os dados obtidos hoje à tarde (10/5), eis um resumo geral da pandemia em escala global:

(A) Em números absolutos, os 20 países mais afetados concentram agora 85% dos casos (de um total de 4.081.970) e 92% das mortes (de um total de 281.399) [2]. Os números continuam a escalar, mas a um ritmo declinante. Em termos globais, a maioria dos países ainda está aquém do topo da curva, mas alguns já começaram a descer o outro lado do morro [3].

(B) Entre esses 20 países, a taxa de letalidade está em 7,5%. Os países que mais empurram a média para cima são Bélgica (16,3%), França (14,9%), Reino Unido (14,5%), Itália (14%) e Países Baixos (12,7%). A taxa brasileira permanece em 6,8%.

(C) Nesses 20 países, cerca de 1,139 milhão de indivíduos receberam alta, o que corresponde a 33% dos casos. China, Alemanha e Irã lideram os percentuais de recuperação, todos com mais de 80%. (Fora da lista, os destaques são Austrália, Coreia do Sul e Áustria, todos com mais de 85%.) Em escala global, cerca de 1,4 milhão de indivíduos já receberam altas.

*

Notas.

[*] Para detalhes e informações sobre o livro mais recente do autor, O que é darwinismo (2019), inclusive sobre o modo de aquisição por via postal, faça contato pelo endereço [email protected]. Para conhecer outros livros e artigos, ver aqui.

[1] O balanço anterior pode ser visto aqui. Estou a acompanhar as estatísticas mundiais em dois painéis, ‘Mapping 2019-nCov’ (Johns Hopkins University, EUA) e ‘Worldometer: Coronavirus’ (Dadax, EUA).

[2] Os dois percentuais seguem caindo, uma indicação de que a pandemia cresce em outros países. Embora pareçam estar se acalmando na maior parte da Ásia e da Europa (e em parte da Oceania), os números ainda estão a escalar nas três Américas e na África. Os 20 primeiros países do ranking podem ser arranjados em cinco grupos: (a) Acima de 1 milhão de casos – Estados Unidos; (b) Entre 200 e 500 mil – Espanha, Reino Unido, Itália e Rússia; (c) Entre 100 e 200 mil – França, Alemanha, Brasil, Turquia e Irã; (d) Entre 50 e 100 mil – China, Canadá, Índia, Peru e Bélgica; e (e) Entre 25 e 50 mil – Países Baixos, Arábia Saudita, México, Paquistão e Suíça.

[3] Austrália e, sobretudo, Coreia do Sul – ambos já fora da lista dos ‘20 primeiros’ – seriam dois dos destaques positivos. Para uma introdução ao estudo dos padrões de crescimento, ver as duas primeiras partes do artigo ‘Corpos, gentes, epidemias e… dívidas’ (aqui e aqui).

* * *

Redação

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador