El País: A sucessão de feriados esconde a real magnitude da terceira onda

Os testes realizados caíram 13% na semana do Natal, apesar da maior incidência. Saúde admite sua "preocupação" e exorta as comunidades "a não baixarem a guarda"

Albert Garcia – El País

do El País

A sucessão de feriados esconde a real magnitude da terceira onda

Por Oriol Güell

Os sinais de alerta lançados pelo sistema de saúde estão se acumulando. A incidência do coronavírus na Espanha atingiu o seu ponto mais baixo na primeira semana de dezembro, após a segunda onda em outubro e novembro, mas desde então não parou de aumentar. Os 189 casos por 100 mil habitantes até 14 dias contados de 10 de dezembro eram 280 na última quinta-feira, último dia com dados do Ministério da Saúde.

O risco de novo crescimento disparou neste fim de semana na Catalunha, saltando de 368 pontos para 422 em apenas 24 horas. A Andaluzia registrou 2.200 novas infecções neste domingo, o maior número desde 22 de novembro. O País Basco alertou para a escalada que mantém a positividade – a percentagem de testes realizados que detectam o vírus – que se aproxima dos 8%. E a Comunidade de Madri registrou mais de 4.200 infecções na última quarta-feira, número não visto desde o final de setembro, segundo seu Relatório sobre a Situação da Pandemia.

Esse conjunto de advertências, entretanto, não reflete a magnitude total do que muitos especialistas já qualificam como a terceira onda. A sucessão de feriados nessas datas reduz o número de exames realizados e, portanto, os casos diagnosticados e a incidência. Na semana de 21 a 27 de dezembro, apesar de a curva de caso já estar inclinada há 10 dias, as comunidades realizaram 843.330 testes de PCR e testes de antígeno, 124.000 a menos (redução de 12,85%) do que os realizados em uma semana antes, de acordo com os dados mais recentes da Health.

“Todos os indicadores estão distorcidos hoje em dia pelas férias”, admite Clara Prats, pesquisadora em Biologia Computacional da Universidade Politécnica da Catalunha (UPC). “Eles mascaram o que está acontecendo, tornam o Rt [o número de reprodução básica instantânea, ou seja, quantas pessoas cada pessoa infectada infecta] mais instável e a incidência menor do que realmente é”, acrescenta.

O menor número de testes ofereceu dados paradoxais nos últimos dias. Em toda a Espanha, enquanto a incidência aumentava, a Saúde informou na segunda-feira, 28 de dezembro, que as infecções detectadas nos sete dias anteriores foram 50.515, quase 6.000 a menos do que as notificadas na segunda-feira anterior.

A Generalitat da Catalunha publicou neste domingo dados mais recentes que tornam a subdetecção mais evidente. Na semana de 24 a 30 de dezembro, o sistema de saúde catalão realizou 207.861 PCR e testes de antígenos. Eles estão quase 80.000 a menos que na semana anterior (38% a menos). E apesar dessa queda importante, os positivos foram mais 1.400.

Durante o curso de uma pandemia como o coronavírus, o número de testes deverá flutuar. A questão é que você deve fazer o oposto de como está fazendo agora. Quando a incidência aumenta, mais pacientes vão aos centros médicos e, portanto, mais exames são feitos. Além disso, você também deve torná-los para os contatos próximos dos positivos. O oposto ocorre quando uma onda é contida e a incidência diminui.

O Ministério da Saúde não esconde a preocupação com a situação. “Pedimos às comunidades autônomas que não baixem a guarda durante essas datas de Natal na detecção antecipada de casos. Compartilhamos a preocupação enquanto esperamos saber amanhã [na segunda] e, principalmente na terça-feira, os dados que podem dar um quadro completo da evolução epidemiológica “, explicou um porta-voz neste domingo. “O ministério valoriza a atitude de algumas comunidades, como Extremadura, Navarra e Aragão, que endureceram as medidas nestas datas”, acrescentou o porta-voz.

Um alto funcionário da saúde, que pede anonimato, afirma que “o problema é grande, mas foi muito inevitável e acabou formando uma tempestade perfeita, com incidência ascendente, os encontros sociais nessas datas e uma sucessão de semanas com um feriado”. “Mas o calendário de trabalho é o que está e com o ano em que o pessoal de saúde está, não ia ser pedido para não aproveitar esses dias. Além disso, muitas vezes são os próprios cidadãos que, a menos que tenham sintomas evidentes, atrasam a realização dos exames nestas férias”, acrescenta este alto funcionário.

Apesar de a Saúde esperar dados mais precisos na próxima terça-feira, o problema se arrastará até meados de janeiro. Depois da semana com feriado de Natal fora do fim de semana (sexta-feira), veio o ano novo (também na sexta-feira) e este tem o dia dos Reis Magos (quarta-feira). Com este calendário, não será até quinta-feira, 21 de janeiro, quando a incidência de 14 dias poderá ser recalculada sem a distorção introduzida pelos feriados fora do fim de semana.

Nessas condições, a Saúde e as comunidades podem captar a tendência do que está acontecendo, mas é impossível precisar a real magnitude da pandemia. A incidência de casos em 7 ou 14 dias por 100.000 habitantes são os indicadores mais utilizados mundialmente para monitorar a evolução da doença e, junto com a positividade, decidir quais medidas adotar.

“Ainda não sabemos muito bem o que está acontecendo”, disse Daniel López Acuña, ex-diretor de Ação de Saúde em Crise da Organização Mundial da Saúde. “Não apenas a incidência nos escapou para cima, mas também perdemos o foco da lupa que nos permitia detectar os casos”, acrescenta.

Esse atraso na detecção é um dos pontos mais preocupantes. “Estão escapando mais cadeias de contágio e isso produzirá um aumento maior de casos, internações e mortes nas próximas semanas”, lamenta López Acuña.

Os especialistas concordam que a Espanha já enfrenta a terceira onda. “Estamos subindo há um mês. Isso tem algo do que queremos chamar, mas com essa tendência podemos dizer que sim, estamos enfrentando a terceira onda. E se não forem adotadas novas medidas, a curva não vai cair”, diz Clara Prats.

Acuña também não tem dúvidas. “Estamos em uma terceira onda mais perigosa que a segunda, que surgiu de incidências muito baixas alcançadas durante o verão na maior parte da Espanha, até 25 casos por 100.000 habitantes em algumas áreas. Agora ficamos sem dados confiáveis ​​e, além disso, essa terceira onda está montada na segunda e parte de uma incidência bem maior”, finaliza.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador